Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0071 a PI0143 ]
 62 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 20


PI0081 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do polimento pós-clareamento na alteração de cor, morfologia do esmalte e sensibilidade: ensaio clínico randomizado
Monteiro-Filho G, Barros APO, Alencar CM, Xavier GMB, Araújo JLN, Kuga MC, Souza CMS, Silva CM
Ciências da Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo clínico, randomizado, controlado por placebo, avaliou a influência do polimento na morfologia, alteração de cor do esmalte e sensibilidade após o clareamento de consultório. Cinquenta voluntárias foram randomizadas em dois grupos (n=25): (GSEM) recebeu clareamento com peróxido de hidrogênio 35% (PH35%) por 45 min sem polimento (GP) recebeu clareamento com (PH35%) seguido do polimento. A análise de cor foi realizada três vezes: antes, imediatamente após a 1ª, 2ª e 3ª sessão de clareamento com espectrofotômetro Easyshade Advanced (Vita-Zahnfabrik), utilizando os sistemas CIELAB (E) CIEDE2000 (E00). Uma análise qualitativa da morfologia do esmalte foi realizada usando réplicas obtidas com resina epóxi observadas em microscópio eletrônico de varredura (aumento de 277× 554×). A sensibilidade dentária foi avaliada diariamente através da escala analógica visual. Não houve diferença estatisticamente significante (p > 0,05) na alteração da cor dos dentes ao avaliar DE, DE00 e o índice de clareamento (DWID) entre os grupos avaliados. A maior área de irregularidades e depressões da estrutura do esmalte foi observada no GP. Não houve diferença na sensibilidade dentária (p > 0,05) entre os grupos. O polimento após o clareamento dental com PH35% não alterou a cor do dente, mas, promoveu a maior alteração na morfologia da superfície do esmalte.

O polimento após o clareamento dental com PH35% não alterou a cor do dente, mas, promoveu a maior alteração na morfologia da superfície do esmalte.

PI0082 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Análise comparativa entre três resinas utilizadas para núcleo de preenchimento em relação a dureza Knoop
Marchesan CHC, Ferreira LP, Priesnitz MC, Tuchtenhagen PH, Dullius AIS
PPGO-PUCPR PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo comparou a dureza Knoop entre as resinas Z100, Z250 e Bulk Fill para uso em núcleo de preenchimento. Foram confeccionados 45 corpos de prova de cada resina (15 de cada tipo) e a dureza foi determinada após 24 horas e 1 semana de armazenagem em água destilada na temperatura estável de 37°C, com auxílio de um microdurômetro Knoop. Todos os corpos de prova passaram pelo processo de acabamento e polimento com lixas d'água de granulação grossa, média e fina, por fim utilizou-se discos de feltro com pasta de polimento. A Análise estatística foi realizada por meio de teste t pareado e análise de variância com post hoc de Tukey com nível de significância de 5%. Observou-se que a resina Z250 apresentou maior dureza em comparação com a Z100 e a Bulk Fill. Além disso, todas as resinas tiveram um aumento significativo na dureza após a armazenagem de 1 semana.

A dureza e a estabilidade a longo prazo devem ser consideradas na escolha da resina composta para a confecção do núcleo de preenchimento a fim de se obter melhores resultados no tratamento proposto.

PI0084 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação físicas de uma resina composta experimental flow bioativa a base de ácido alfa lipóico e NaF submetida a desafio erosivo-abrasivo
Alves MCS, Manzoli LP, Araújo JLN, Silva CM, Loretto SC, Carneiro PMA, Kuga MC, Alencar CM
Clínica odontológica do CESUPA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliação das propriedades físicas e perda de volume de uma resina experimental flow bioativa com 60% de carga a base de ácido alfa lipóico e NaF submetido a desafio erosivo-abrasivo. Sessenta discos de resinas foram confeccionados e randomizados em 5 grupos de acordo com o material restaurador utilizado (n=12): GBF00 - Resina bioativa Beautifil flow Plus F00 (Shofu); GBF03 - Resina bioativa Beautifil flow Plus F03 (Shofu); GEX - Resina flow experimental com 60% de carga a base de ácido alfa lipóico e NaF a 1,23%; GCIV: Cimento de ionômero de vidro fotopolimerizável IONOSEAL (VOCO); GCP - Resina flow convencional grandioso (VOCO). Quarenta e oito horas após a polimerização das amostras, metade delas foi protegida e a outra metade foi submetida a desafio erosivo-abrasivo e imersão em solução de café por 15 dias. Foram realizadas análise de mudança de cor, dureza de superfície e perfilometria de não contato 3D para detectar a perda de volume e rugosidade. Um teste ANOVA\Bonferroni de uma via foi realizado para analisar os dados (a= 0,05). Os grupos GBF00 e GCP não demonstraram mudança de cor significativa quando comparado aos demais grupos (p < 0.05). Todavia, o grupo com maior dureza de superfície foi o GCP (p< 0.05). Além disso, houve maior perda de volume nos grupos GCIV quando comparado aos demais (p < 0.05).

O material restaurador experimental a base de ácido alfa lipóico e NaF parece promissor na prevenção da perda de volume frente a desafio erosivo-abrasivo. Todavia, suas propriedades mecânicas necessitam ser aperfeiçoadas.

PI0085 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de solução experimental à base de polifenóis antioxidantes do maracujá (Passiflora edulis) 50% sobre a dentina erodida
Marvão RMA, Manzoli LP, Xavier GMB, Souza CMS, Carneiro PMA, Silva CM, Alencar CM
Clínica odontológica do cesupa CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o potencial preventivo de uma solução experimental a base de polifenóis antioxidantes provenientes do maracujá (Passiflora edulis) sobre a dentina erodida. Foi desenvolvida uma solução experimental de compostos fenólicos antioxidantes provenientes do maracujá fermentadas em uma concentração de 50%. Trinta amostras de dentina cervical bovina foram obtidas e randomizadas em três grupos (n=10): G1 - água destilada; G2 - solução experimental a 50% de fenólicos antioxidantes provenientes do maracujá; G3 - Creme dental comercial anti-erosivo. Foi realizada ciclagem erosiva e tratamento durante 3 dias. Após isso, as amostras foram submetidas a análises por Microscopia confocal 3D sem contato para mensurar a rugosidade volumétrica (Sa), linear (Ra) e desgaste erosivo. Posteriormente, foi realizada análise qualitativa das fotomicrografias de microscopia confocal e descritiva de espectroscopia de energia dispersiva (EDS). O teste one-way ANOVA/Bonferroni foi realizado (α=0,05). O grupo G2 obteve menor valor de Ra e Sa quando comparado aos demais grupos (p <0,05). Além disso, apresentou o menor desgaste erosivo em µm (p <0,05) em relação a G1 e G3. O grupo G2 apresentou obliteração parcial dos túbulos dentinários e maiores níveis de Ca+2 ao final do desafio.

A solução experimental proveniente do Passiflora edulis apresentou desempenho promissor sobre a dentina erodida nesta investigação. Todavia, mais estudos deverão ser realizados para comprovar a sua eficácia e possível consideração no desenvolvimento de novo produto.

PI0087 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito anti-erosivo de creme dental experimentais à base do antioxidante Resveratrol a 10% associados a diferentes concentrações de NaF
Pirixan TLR, Fernandes GCS, Xavier GMB, Paula BLF, Silva CM, Araújo JLN, Kuga MC, Alencar CM
Clínica Odontológica do Cesupa CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou investigar o potencial preventivo de um creme dental a base do antioxidante Resveratrol a 10% associados a diferentes concentrações de Fluoreto de sódio (NaF) sobre a dentina erodida. Cinquenta amostras de dentina cervical bovina foram obtidas e pré-erodidas em solução de ácido cítrico (1%; pH 2.5; 10 min), protegidas com fita UPVC para expor uma janela de 2mm e randomizadas em cinco grupos de acordo com o tratamento anti-erosivo (n=10): G1 - água destilada; G2 - creme dental experimental de Resveratrol a 10%; G3 - creme dental experimental de Resveratrol a 10% associado a NaF 2,6%; G4 - creme dental experimental de Resveratrol a 10% associado a NaF 5,2% e G5 - Creme dental comercial anti-erosivo. Foi realizada ciclagem erosiva durante 3 dias. Após isso, as amostras foram submetidas a análises por Microscopia confocal 3D sem contato para mensurar a rugosidade volumétrica (Sa), linear (Ra) e desgaste erosivo. Posteriormente, foi realizada análise quantitativa das fotomicrografias de microscopia confocal. O teste one-way ANOVA/Tukey foi realizado (α=0,05). O grupo G4 obteve menor valor de Ra e Sa quando comparado aos demais grupos (p <0,05). Além disso, apresentou o menor desgaste erosivo em µm 3 (p <0,05). O grupo G3 e G4 apresentaram menor quantidade de túbulos dentinários abertos (p <0,05).

Os cremes dentais experimentais contendo antioxidante Resveratrol a 10% associados a concentrações de 2,6% e 5,2% de NaF apresentaram desempenhos promissores sobre a estrutura da dentina erodida.

PI0088 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Degradação de compósitos experimentais contendo partículas de ortofosfato de cálcio após armazenamento em diferentes meios de imersão
Alves TVM, Trinca RB, Vilela HS, Braga RR
Biomateriais UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi analisar o efeito do meio de imersão na degradação de compósitos contendo fosfato dicálcico dihidratado (DCPD). Compósitos foram manipulados com 50 vol% de vidro de bário e DCPD nas proporções 35:15 (A), 15:35 (B) e 50:0 (controle, C). O grau de conversão (GC) foi determinado por espectroscopia FTIR (24h/37°C). Resistência à fratura (RF) e módulo de elasticidade (ME) foram obtidos através do teste de flexão biaxial após 24h de imersão em água deionizada (Ad), ácido cítrico (Ac) ou 75% etanol (Et). A microdureza (KHN) foi determinada em fragmentos dos espécimes. Dados foram analisados por ANOVA/teste de Tukey (α=5%). O compósito B apresentou maior GC (%, A: 76,4±1,0B; B: 83,9±1,9A, C: 74,0±1,3B, p<0,001). Com uma exceção, RF não foi afetada pelo meio de imersão (MPa, maiúsculas: mesmo meio; minúsculas: mesmo material, AdA: 131,3±15,2Ba; AdB: 75,8±10,7Ca; AdC: 153,8±20,8Aa; AcA: 144,1±21,4Aa; AcB: 90,6±9,9Ba; AcC: 138±20,1Aab; EtA: 135,4±19,3Aa; EtB: 73,3±10,9Ba; EtC: 124,9±26,6Ab, p<0,05). O etanol reduziu ME e KHN em relação à água; o meio ácido afetou KHN apenas dos materiais com DCPD (ME/GPa, AdA: 12,8±0,7Aa; AdB: 12±1,6Aa; AdC: 12,4±0,9Aa; AcA: 11,3±1Ab; AcB: 11,9±1,3Aa; AcC: 12,1±0,8Aa; EtA: 9,9±1,2Ab; EtB: 8,8±1,5Ab; EtC: 10±0,7Ab; KHN/ kgf/cm2, AdA: 30,7±0,6Aa; AdB: 22,9±2,3Ba; AdC: 33,2±2,2Aa; AcA: 26,8±0,9Bb; AcB: 5,3±0,4Cb; AcC: 33,7±1,3Aa; EtA: 18,4±2,4Bc; EtB: 14,9±0,6Cc, EtC: 25,3±2Ab, p<0,001).

Conclui-se que o etanol degradou todos os materiais; compósitos com DCPD apresentaram degradação superficial em meio ácido.

PI0089 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de tratamentos clareadores no comportamento mecânico da matriz dentinária e na biodegradação do colágeno
Junquera LB, Carlos NR, Basting RT
Odontologia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o comportamento mecânico da matriz dentinária submetida a diferentes tratamentos clareadores, bem como avaliação da massa e de biodegradação do colágeno por protease endógena. Trinta e seis matrizes de colágeno dentinário foram preparadas para receber os tratamentos clareadores (n=12): ausência de tratamento clareador (C/ grupo controle), peróxido de carbamida a 10% (PC/ Opalescence PF 10%/ 8 horas por dia por 14 dias) e peróxido de hidrogênio a 40% (PH/ Opalescence Boost/ 40 minutos por sessão em 3 sessões). As matrizes dentinárias foram avaliadas quanto à massa (antes e após os tratamentos), ao módulo de elasticidade (antes e ao final do tratamento) e resistência máxima à tração (ao final do tratamento). Após armazenagem em SBF (solution body fluid) durante os tratamentos, a solução foi avaliada quanto à liberação de hidroxiprolina. Testes de Mann Whitney e de Kruskal Wallis (α=5%) foram aplicados aos dados. As matrizes dentinárias tratadas com PH apresentaram completa degradação após a segunda sessão de clareamento. Houve redução significativa da massa para o grupo PH após a primeira sessão de clareamento (p<0,05). Não houve diferença significativa quanto ao módulo de elasticidade (p=0,3697), nem quanto à massa (p=0,0986) entre PC e C. A resistência máxima à tração foi menor para PC do que para C (p=0,0097), e houve maior liberação de hidroxiprolina para PC do que para C (p<0,0001).

Apesar de PC ter afetado a resistência máxima à tração e a liberação de hidroxiprolina, PH foi bastante deletério às propriedades mecânicas e de degradação do colágeno.

PI0090 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de propriedades mecânicas e microbiológicas de um cimento ortodôntico modificado com o agente antimicrobiano β-AgVO3
Uehara LM, Botelho AL, Valente MLC, Reis AC
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo é analisar o efeito, da modificação do cimento ortodôntico Transbond XT com o nanomaterial β-AgVO3, em sua rugosidade superficial, propriedade de adesão e atividade antimicrobiana. Empregou-se o cimento ortodôntico de resina composta Transbond XT e foram confeccionados 60 corpos de prova com (n=20) por grupo (Grupo controle; Grupo 2,5%; Grupo 5%). A rugosidade de superfície (n=10) foi avaliada com microscópio confocal a laser. A resistência ao cisalhamento foi avaliada antes e após o processo de envelhecido artificial, em 36 dentes pré-molares (n=6). O método de difusão em ágar foi utilizado para a análise microbiológica (n=10), com os microrganismos Streptococcus mutans e Streptococcus sanguinis. Os dados foram analisados quanto à distribuição e os testes estatíscos mais adequados foram aplicados. O menor índice de rugosidade superficial foi observado para a concentração 5%, estatisticamente diferente do grupo controle (p=0,045) e semelhante ao grupo 2,5% (p=0,984). O maior índice de resistência ao cisalhamento foi observado para o grupo controle (p<0,001) e não foram observadas diferenças estatisticamente significativas nas amostras com ou sem termociclagem (p=0,759). Para ambos os microrganismos avaliados, foram observadas diferenças significativas entre as concentrações (p<0,05), o grupo 5% apresentou o maior halo de inibição (p<0,001).

Dessa forma, conclui-se que são necessários estudos futuros que determinem as concentrações ideais para o emprego clínico.

(Apoio: FAPESP  N° 2019/064496)
PI0091 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Efeitos da adição de monômeros hidrofílicos na matriz orgânica de compósitos resinosos contendo ortofosfato de cálcio
Vela BF, Trinca RB, Braga RR
Biomateriais e Biologia Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou a sorção de água (SA) de formulações monoméricas e o grau de conversão (GC) e a resistência à flexão (RF) de compósitos contendo fosfato dicálcico dihidratado (DCPD). Foi testada a hipótese nula na qual a composição orgânica não afeta as características avaliadas. A partir de uma mistura equimolar de BisGMA (B) e TEGDMA (T), canforoquinona e EDMAB (0,5 wt% cada), outras seis resinas foram formuladas substituindo um quarto ou metade dos mols de B por dimetacrilato de glicerol piromelítico (GD) e/ou de T por dimetacrilato de polietilenoglicol (PD). SA (n=6) foi analisada após 7 dias de imersão. GC (espectroscopia FTIR, n=3) e RF (flexão biaxial, n=5) de compósitos contendo 10 vol% de vidro de bário e 30 vol% de DCPD foram determinados após 24 h (37oC). Os dados foram analisados utilizando-se ANOVA/teste de Tukey (alfa: 0,05). SA aumentou com a substituição de B e/ou T por GD e/ou PD, atingindo o máximo de 2,3x de aumento na resina contendo proporções iguais dos quatro monômeros (em µg/mm³, 1B/1T: 37,1±0,3; 0,5B/0,5T/0,5GD/0,5PD: 85,0±1,2; p<0,001). A substituição de 0,5B por 0,5GD reduziu GC em relação a 1B/1T (em %, 1B/1T: 82,6±0,6CD, 0,5B/0,5GD/1T: 77,2±1,3E) enquanto 0,25PD em substituição a T e a formulação equimolar apresentaram maior GC (1B/0,75T/0,25PD: 87,1±1,6AB; 0,5B/0,5T/0,5GD/0,5PD: 88,4±0,3A, p<0,001). A substituição de T por PD aumentou a RF em relação a 1B/1T (em MPa, 1B/1T: 63,1±2,1B 1B/0,75T/0,25PD: 80,8±7,8A; 1B/0,5T/0,5PD: 84,6±7,7A; p<0,001).

Assim, a hipótese nula foi rejeitada.

PI0092 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Reconstrução de incisivos severamente danificados por meio do uso de compósito reforçado com fibras curtas
Souza AVS, Silva CM, Oliveira ECG, Alencar CM, Corrêa DL, Arantes DC, Alves EB, Jassé FFA
Faculdade de Odontologia - (ICS) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo analisar a eficácia dos compósitos reforçados com fibra curta (CRFC) em comparação a diferentes protocolos de reconstrução em incisivos bovinos severamente danificados. Para o estudo experimental, in vitro, sessenta incisivos bovinos foram aleatoriamente selecionados e divididos em seis grupos: G-C, controle; G-CRFC, pino/núcleo de CRFC recoberto por resina composta convencional (RCC); G-RCC, pino/núcleo/restauração em RCC; G-FR, pino/núcleo confeccionados com fibra de reforço associada à RCC e restauração em RCC; G-PF, pino de fibra de vidro associado a núcleo/restauração em RCC; e G-IND, pino/núcleo de CRFC associado à restauração cimentada de resina indireta. Cinquenta incisivos tiveram as suas coroas seccionadas transversalmente, restando 2 mm de estrutura coronária, e passaram por tratamento endodôntico. Os procedimentos restauradores foram realizados e, posteriormente, os espécimes foram submetidos ao ensaio de resistência à fratura e à análise do modo de falha. Os resultados obtidos indicaram que os grupos G-RCC e G-IND apresentaram valores significativamente menores de resistência à fratura em comparação aos demais (p ≤ 0,05). Além disso, 90% dos espécimes demonstraram fraturas favoráveis e o padrão mais comum de falha foi o tipo I (fratura da restauração sem envolvimento do pino ou núcleo).

Os achados sugerem uma atuação positiva dos CRFC, pois os grupos que apresentavam algum tipo de fibra na sua composição demonstraram maiores valores de resistência à fratura em comparação aos grupos que não possuíam fibras.