Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0001 a PI0070 ]
 66 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 30


PI0023 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Qualidade de vida de pacientes classe II e classe III: submetidos e não submetidos à cirurgia ortognática
Fonseca RS, Santana BLP, Stechman-Neto J, Tonocchi R, Araujo CM, Cavalcante-Leão BL
Odontologia UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Alterações no padrão do crescimento esquelético facial e a má oclusão podem afetar negativamente as condições funcionais e estéticas do paciente bem como prejudicar o sistema estomatognático, alterando a mastigação, apneia do sono, dificuldade de abertura bucal e produção da fala. Optar pela cirurgia busca-se a melhora de aspectos funcionais e estético e expectativa na melhoria nas relações interpessoais. Objetivo: analisar a visão sobre qualidade de vida de dois grupos de indivíduos diagnosticados com Classe II ou Classe III, um submetido e outro que não foi submetido à cirurgia ortognática. Metodologia: para a coleta de dados, os participantes, escolhidos por amostragem "Bola de Neve", responderam a um questionário e preencheram um protocolo de qualidade de vida (WHOQOL-brief), elaborados através da plataforma Google docs, de forma online, e divulgados por meio de mídias sociais. Resultados: Evidencia-se o aumento da qualidade de vida dos participantes que realizaram cirurgia ortognática nos aspectos funcionais e nos pessoais/emocionais/sociais, mostrando que fatores, principalmente, quanto a aparência facial/estética e autoestima atingem diretamente a vida desses participantes.

Participantes desta pesquisa diagnosticados com Classe II e Classe III submetidos à cirurgia ortognática obtiveram melhor resultado na qualidade de vida em relação aos participantes que que não foram operados, especialmente nos aspectos psicológico e de relações sociais.

PI0024 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Rastreamento da presença de ansiedade e depressão em pacientes com bruxismo do sono
Oliveira MN, Suota GL, Santos RS, Batista LH, Araujo CM, Stechman-Neto J, Cavalcante-Leão BL
Odontologia UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A ansiedade representa um papel importante na iniciação, perpetuação, tratamento e severidade dos pacientes com presença de bruxismo do sono, existe um consenso da relação entre o bruxismo e a ansiedade estabelecidos, em relação a depressão há escassez de dados que comprovem sua associação ao bruxismo. O objetivo do presente estudo foi rastrear a presença de ansiedade e depressão em pacientes com bruxismo do sono. Para tanto foram avaliados 51 pacientes com a presença autorrelatada de bruxismo do sono aos quais foi aplicado o questionário de avaliação do nível de ansiedade e depressão (Escala HAD - hospital anxiety and depression scale) avaliando de forma confiável a gravidade geral da ansiedade clinicamente significativa e depressão. Foram avaliados 51 pacientes sendo 12 do sexo masculino e 39 do sexo feminino e a Sendo a presença de ansiedade com 47,1% e a depressão com 17,6% na amostra avaliada.

A ansiedade é prevalente em pacientes com bruxismo do sono.

PI0025 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de bruxismo e indentações na mucosa bucal em adultos jovens
Augustin H, ANDREIS, PKDS, Garanhani RR, Sydney PBH, Schappo C, Vanzela NJ, Ignácio SA, Camargo ES
graduação em odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a prevalência de bruxismo em vigília (BV), bruxismo do sono (BS), e indentações da mucosa bucal, em adultos saudáveis, de ambos os sexos. Foi realizado estudo observacional transversal em 54 participantes, com média de 26,9 anos de idade, sendo 8 do sexo feminino (média de 26,4 anos) e 15 do sexo masculino (média de 28,3 anos). Para avaliação do BV e do BS foi utilizado o questionário Lista de Verificação de Comportamentos Orais (OBC). As indentações na mucosa da língua, jugal e labial foram avaliadas por meio de exame físico (inspeção), sendo registrada sua presença ou ausência. A prevalência de BV foi 65,2% (83,8% feminino e 16,2% masculino); de BS foi 53,2% (85,1% feminino e 14,9% masculino); foi observada maior prevalência de indentação lingual, 100% (51,8% feminino e 48,2% masculino), seguida por labial, 77,7% (66,6% feminino e 33,4% masculino) e jugal, 74% (70% feminino e 30% masculino).

O estudo mostrou que mais de metade dos adultos jovens analisados apresentaram comportamentos de bruxismo e grande prevalência de indentações na mucosa bucal.

PI0026 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise da suscetibilidade antifúngica de Candida spp. isoladas de indivíduos sem e com estomatite relacionada a prótese
Fifolato MA, Ribeiro AB, Clemente LM, Oliveira VC, Watanabe E, Salgado HC, Silva-Lovato CH
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo avaliou a suscetibilidade de espécies de Candida isoladas do biofilme de próteses totais de indivíduos com e sem estomatite relacionada à prótese (ERP) a diferentes antifúngicos. A coleta do biofilme das próteses foi realizada pelo método de dessorção. A suspensão obtida foi semeada em meio CHROMagar Candida®, as cepas de C. albicans, C. glabrata, C. tropicalis, C. dublinienses e C. parapsilosis foram identificadas por meio do método cromogênico e a confirmação da espécie foi obtida pelo método de reação em cadeia da polimerase. Então, as espécies foram submetidas ao teste de microdiluição em caldo, seguindo o documento M27-A2 do CLSI, para análise da suscetibilidade aos antifúngicos: Fluconazol, Micafungina, Miconazol e Nistatina. Os resultados foram expressos em: sensível (S), sensível dependente de dose (SDD) e resistente (R) e apresentados em forma de frequência. Foram avaliadas cepas de 38 indivíduos sem ERP e 73 com ERP. Todas as cepas foram susceptíveis à nistatina. De modo geral, as cepas não-albicans oriundas dos pacientes com ERP apresentaram maior resistência quando comparadas com às cepas dos pacientes sem ERP, principalmente ao Fluconazol, seguida da Micafungina e Miconazol.

Baseado nos achados pode-se concluir que todas as espécies avaliadas, independentemente da presença de ERP foram sensíveis à Nistatina, indicando que este antifúngico deve ser indicado para o tratamento da ERP.

(Apoio: FAPESP  N° 2020/06043-7)
PI0027 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Índice de Dessaturação de Oxigênio e Qualidade de Sono em Crianças com Bruxismo do Sono Provável
Vanelli MI, Abdulla Y, Santos LC, Perotta M, Hapner AVP, Cavalcante-Leão BL
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A literatura científica busca relacionar o bruxismo do sono com distúrbios respiratórios do sono. Portanto, estima-se estreita relação do bruxismo do sono com a apneia obstrutiva do sono. O bruxismo do sono é uma atividade muscular mastigatória rítmica, observada por atos de ranger, apertar ou protruir a mandíbula. A apneia obstrutiva também é uma condição relacionada ao sono e ocasiona uma redução do fluxo de ar nas vias aéreas superiores, total (apneia) ou parcial (hipopneia), dessaturação de oxigênio e distúrbios do sono. Esta relação baseia-se em indícios do aumento da ativação da musculatura das vias aéreas superiores como um mecanismo compensatório para a passagem do ar, uma vez que as vias aéreas estão obstruídas. Objetivo: rastrear o índice de dessaturação de oxigênio e avaliar a qualidade de sono em crianças de 6 a 12 anos de idade que apresentam bruxismo do sono. Metodologia: conduziu-se um estudo transversal, exploratório e descritivo. Foram avaliados 28 pacientes, sendo 12 do sexo masculino e 16 do sexo feminino, quanto ao índice de dessaturação de oxigênio e a qualidade de sono. Resultados: observou-se haver diferença estatisticamente significante entre os grupos com e sem autorrelato de bruxismo do sono, sugerindo uma pior qualidade respiratória e de sono nas crianças com bruxismo.

Conclusão: o bruxismo do sono pode estar relacionado a índices de dessaturações de oxigênio mais altos, visto que o bruxismo do sono pode ser secundário a uma obstrução de via aérea superior.

PI0028 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Aplicabilidade dos smartphones na digitalização de modelos odontológicos utilizando a fotogrametria
Santos VSM, Ferreira MCPM, Nishyama R, Costa B, Stegun RC, Mukai MK
Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A fotogrametria, assim como os scanners odontológicos, consiste na aquisição de imagens de um objeto ou superfície e posterior processamento a fim de gerar uma representação digital daquela topografia. Dessa forma, permite que modelos de gesso possam ser convertidos para modelos digitais através de fotos. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um protocolo de fotogrametria para a digitalização de modelos de gesso utilizando câmeras de smartphones e verificar a sua acurácia. A fim de determinar um protocolo, foi criado um grupo com 4 variáveis: Modelo de gesso sem textura e 3 grupos com texturizações de malha quadriculada com espaçamento de 2mm, 4mm e 8mm. Esses 4 grupos, combinados aos protocolos fotográficos de 24, 36, 48 e 72 fotos, geraram 16 combinações. O modelo digital que melhor apresentou detalhes anatômicos foi o de 72 fotos com malha de 2mm. Definido o protocolo, criou-se 3 grupos experimentais: Iphone SE, Galaxy A53 e Câmera digital Canon T5i. Os modelos gerados a partir das tomadas fotográficas foram comparados com um modelo 3D obtido por escâner de bancada inEOS X5 Dentsply Sirona. A análise das imagens foi realizada com software Gom Inspect. Os dados foram submetidos à análise estatística pelo teste de Kruskall Wallis e não foi observado diferença estatisticamente entre os grupos.

Podemos concluir que é possível obter um modelo de fotogrametria a partir de um smartphone, entretanto o software necessita de aprimoramentos para que se consiga efetuar a leitura da superfície sem o auxílio de texturas na superfície do modelo.

PI0029 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Comparação de instrumentos para triagem de disfunção temporomandibular aplicados em mulheres assistidas pelo projeto social Casa de Mãe
Gonçalves CP, Lana JS, Almeida GD, Fermoseli ICC, Ortega GB, Zulick IH, Lalue-Sanches M
Graduação Odontologia UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Disfunção temporomandibular (DTM) é uma doença muito prevalente na população e muitas vezes, por ser mal diagnosticada, leva a quadros de cronificação de difícil resolução. Existem diversos instrumentos que auxiliam na triagem dos indivíduos com DTM. O objetivo desse estudo foi orientar sobre a doença DTM, com uma palestra, para mulheres assistidas pelo projeto social Casa de mãe e depois aplicar, naquelas que concordaram em participar da pesquisa, dois instrumentos para triagem de DTM e comparar seus resultados. Foi aplicado em 53 mulheres, em março de 2023, dois instrumentos de triagem para DTM, o Índice Anamnésico de Fonseca e o questionário 3Q/TMD. Os resultados mostraram que, em relação aos diferentes graus de intensidade de DTM contemplados pelo IAF, a amostra apresentou uma distribuição homogênea. Aproximadamente um terço das mulheres não apresentou DTM (32,1%), um terço apresentou DTM leve (35,8%) e o terço restante apresentou DTM moderada e severa (32,1%). Com relação ao 3Q/TMD um terço (32,1%) apresentou DTM e dois terços não apresentaram DTM (67,9%). Quando comparamos os dois instrumentos pudemos observar que ambos são capazes de detectar a presença de DTM, quando esta é mais intensa. No entanto, as mulheres com DTM leve se confundem com as mulheres sem DTM no instrumento 3Q/TMD, provavelmente porque o IAF apresenta algumas perguntas que não são características exclusivas dos sintomas de DTM, dando assim um resultado falso positivo.

Tanto o IAF quanto o 3Q/TMD são capazes de detectar a presença de DTM quando esta apresenta maior quantidade de sintomas.

PI0030 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Perfil microbiano de cavidades anoftálmica/prótese ocular, mãos e nariz de indivíduos anoftálmicos usuários de prótese ocular
Almeida LL, Makrakis LR, Oliveira VC, Watanabe E, Silva-Lovato CH
Materiais Dentários e Próteses UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o perfil microbiano de cavidades anoftálmica/prótese ocular, mãos e nariz de indivíduos anoftálmicos usuários de prótese ocular. Amostras da cavidade anoftálmica/prótese ocular, mãos e nariz foram coletas por meio de swab, semeadas por 48 horas em meio de cultura específico para isolamento e crescimento de bactérias Aeróbias totais, Candida spp., Staphylococcos spp. e bactérias Gram-negativas. A carga microbiana foi avaliada por meio da contagem de unidades formadoras de colônia (UFC/mL). Os dados foram analisados pelo teste de Friedman e Stepwise-Stepdown (p<0,05). Os resultados indicaram que houve diferença significante na carga microbiana de Gram- com maior contagem para cavidade/prótese; não houve diferença na carga microbiana de mãos e nariz (p=0,04); houve diferença significante na carga microbiana de Staphyloccus spp. e aeróbios totais, com maior contagem para nariz. Não houve diferença na carga microbiana de mãos e cavidade/prótese (p<0,00). Esperava-se encontrar similaridade entre a carga microbiana de cavidade/prótese com a do nariz, entretanto, a carga microbiana do nariz foi maior. Por outro lado, a carga microbiana de Staphylococcus spp. e aeróbios totais foi similar entre cavidade/prótese e mãos, indicando uma possibilidade de infecção cruzada. Assim, os resultados indicam que a limpeza das mãos previamente ao manejo diário da prótese é de suma importância para a saúde dos tecidos.

Assim, os resultados indicam que a limpeza das mãos previamente ao manejo diário da prótese é de suma importância para a saúde dos tecidos.

(Apoio: CAPES - FAPESP  N° 001)
PI0031 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Alteração de cor e luminosidade de dissilicato de lítio e zircônia maquiados após escovação com diferentes dentifrícios e termociclagem
Guimarães RR, Santos RP, Mascaro BA, Reis JMSN
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a cor e luminosidade de dissilicato de lítio e zircônia após maquiagem e glaze e submetidos à escovação com diferentes dentifrícios e termociclagem. Amostras (12x10x1,5mm; n=20/material) de IPS e.max CAD e IPS e.max ZirCAD foram obtidas e receberam procedimentos de maquiagem e glaze. Após, foram divididas em dois grupos e submetidas à escovação (50.000 ciclos, 1,96N, 120 movimentos/min) com dentifrício convencional (n=10) ou clareador (n=10) e à termociclagem (6.000 ciclos, 5-55ºC, 30s), para simulação de 5, 10 e 15 anos. Para cada período, dados de L*, a*, b* foram registrados com espectrofotômetro (VITA Easyshade V) para cálculo da alteração de cor (ΔEab ) e luminosidade (ΔL*). Dados foram submetidos às análises de esfericidade (Mauchly) e 2-way ANOVAs (Dentifrício x Período), seguidas por teste Bonferroni (α=0,05). Para IPS e.max CAD, verificou-se maior ΔE ab após 15 anos em relação a 10 anos de escovação com o dentifrício clareador. Observou-se maior valor de ΔE ab em 15 anos em relação a 5 anos para IPS e.max ZirCAD do grupo convencional. Em 15 anos, o grupo convencional produziu ΔE ab superior comparado ao grupo clareador para IPS e.max ZirCAD. Verificou-se aumento de luminosidade para IPS e.max CAD em 5 anos e redução da luminosidade após 15 anos para IPS e.max ZirCAD.

O envelhecimento por escovação, independentemente do dentifrício, e termociclagem influenciou a cor e luminosidade das cerâmicos CAD/CAM avaliadas.

PI0032 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de um gel à base de Cymbopogon citratus sobre massa e rugosidade superficial em dentes artificiais de resina acrílica
Mascarenhas KAC, Martins ALF, Silva MFL, Silva RMS, Martins TC, Silva PGB, Rodrigues-Neto EM, Fiallos ACM
Departamento de Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do gel higienizador à base de Cymbopogon citratus a 1% para próteses dentárias removíveis (PDRs) sobre a rugosidade superficial e massa de dentes artificiais, por meio de um ensaio in vitro. Foram utilizados trinta dentes artificiais distribuídos aleatoriamente em 3 grupos (n = 10/grupo) de acordo com a solução testada: água destilada (AD) - grupo controle negativo, dentifrício comercial Even® (DC) - grupo controle positivo e gel à base de Cymbopogon citratus a 1% (GC) - grupo teste, e foram submetidos ao ensaio de escovação simulada pelo período de 5 anos. As análises de rugosidade e massa foram realizadas antes e após 12, 36 e 60 meses de escovação e os dados foram expressos em forma de média e desvio-padrão, comparados entre grupos pelo teste ANOVA/Bonferroni e entre momentos por meio dos testes ANOVA para medidas repetidas/Bonferroni, adotando uma confiança de 95%. Os resultados das análises de massa e rugosidade revelaram variações não significativas entre os grupos experimentais após 5 anos de escovação simulada.

Conclui-se que a escovação com o gel à base de Cymbopogon citratus a 1% não ocasionou efeitos deletérios sobre os dentes de resina acrílica.