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PE031 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Impacto da saúde mental autorrelatada no desempenho acadêmico de estudantes de odontologia: estudo transversal
Juarez HAB, Lima BD, Casarin M, Muniz FWMG
Programa de Pós-Graduação en Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisou-se a associação entre o desempenho acadêmico e sintomas de saúde mental em alunos de graduação em Odontologia de uma Universidade do Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário estruturado, o qual incluiu variáveis exploratórias, como idade, orientação sexual, cor da pele, uso de ansiolíticos ou antidepressivos e atividades remuneradas. A escala traduzida e adaptada "Depression, Anxiety and Stress Scale-21" (DASS-21) foi utilizada para aferir o autorrelato de sintomas de ansiedade, estresse e depressão. O desempenho acadêmico (desfecho) foi quantificado como baixo (<7 pontos) e bom (≥7 pontos), considerando a média geral. Regressões logísticas foram realizadas para verificar a razão de chance (RC) entre desempenho acadêmico e os domínios da escala DASS-21. Foram feitas também análises de subgrupo comparando o sexo dos estudantes (p<0,05). Incluiu-se 244 estudantes. Foi observado que os estudantes com pelo menos depressão moderada apresentaram maior RC de terem baixo rendimento acadêmico quando comparados com aqueles com depressão normal ou leve (RC:2,41; IC95%:1,10-5,29). Na análise de subgrupo, foi demonstrado que, somente ao se considerar o sexo masculino, aqueles com depressão pelo menos moderada apresentaram maior chance de terem baixo rendimento acadêmico (RC:4,10; IC95%:1,19-14,19).

Associações com estresse ou ansiedade não foram identificadas (p>0,05). O baixo rendimento acadêmico esteve significativamente associado somente depressão pelo menos moderada. Esse achado foi identificado somente em homens.

PE032 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Perfil dos ingressantes do curso de Odontologia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul: expectativas individuais e contexto social
Pereira BDF, Garcia RR, Rodrigues MC
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo tem como objetivo conhecer o perfil dos alunos ingressantes no curso de Odontologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e suas expectativas para o mercado de trabalho no contexto das novas Diretrizes Curriculares Nacionais e integração com o Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é um estudo observacional transversal que utilizou um questionário online para conhecer os dados sociodemográficos e a percepção dos alunos sobre o SUS, como campo futuro para sua atuação. Participaram do estudo 61 alunos que ingressaram em Agosto de 2022 e Janeiro de 2023.

O perfil sociodemográfico demonstrou que 87% dos estudantes é do sexo feminino, com idade entre 18 e 44 anos, dos quais pouco mais da metade dos estudantes trabalha enquanto faz o curso de graduação. Dentre as principais motivações dos estudantes para a escolha do curso, destacam-se a vocação e influência familiar. Após a formação acadêmica a grande maioria dos estudantes considera fazer especialização e montar seu próprio consultório. Em relação a percepção dos estudantes sobre o trabalho como dentista no SUS observamos 5 categorias na análise qualitativa das respostas: o SUS ajuda a cuidar das pessoas; o SUS não paga bem; trabalhar no SUS pode aumentar a experiência profissional; falta de conhecimento ou curiosidade em conhecer sobre o SUS; preferência em atuar em clínica privada como especialista ou outros serviços. Esses dados podem auxiliar no aprimoramento da formação dos alunos e das políticas públicas de saúde voltadas para o trabalho de dentistas no SUS.

PE033 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Ações intersetoriais de saúde bucal no contexto do programa saúde na escola no Distrito Federal, relato de experiência, 2023
Barbosa CPA, Sales RHS, Silva EB
Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivo: Relatar a execução do Programa Saúde na Escola (PSE) por estudantes de Odontologia em parceria com Equipe de Saúde da Família da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF). Metodologia: Plataforma Brasil, CAAE: 98483118.5.0000.5650, Parecer nº 3.619.975. Levantamento da prevalência de cárie em crianças de 6 a 12 anos de idade, de uma escola pública do DF, entre março e abril de 2023. Exame da condição dentária e avaliação de estratificação de risco pela Linha Guia de Saúde Bucal da SES-DF, com classificação de Gravidade 1 Atividade de doença bucal e sequelas da cárie em até 4 dentes, Gravidade 2 Atividade de doença bucal e sequelas da cárie em até 7 dentes e Gravidade 3 Atividade de doença bucal e sequelas da cárie em 8 ou mais dentes. Crianças com Gravidade 2 e 3 tinham tratamento prioritário. Tratamentos indicados; aplicação de verniz fluoretado, selantes de fóssulas e fissuras e restauração pela técnica Atraumática (ART). Resultados: Participaram do estudo 85,1% dos 530 alunos matriculados, com prevalência de cárie de 31,9% e Gravidade 2 em 45% delas. Foram atendidas 67 crianças, das quais 35 receberam fluorterapia e/ou orientação dietética, selantes em 63 dentes, e ART em 108. Foram feitos encaminhamentos para UBS ou Clínica Escola da Instituição de Ensino Superior envolvida.

A ação estimulou habilidades e competências dos discentes, com visão ampla da atuação do Cirurgião-Dentista dentro do princípio da intersetorialidade, um dos pilares do Sistema Único de Saúde na Atenção Primária à Saúde, além de ter melhorado a condição bucal dos participantes da pesquisa.

PE034 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Associação entre o desempenho acadêmico clínico e pré-clínico em estudantes de odontologia: uma coorte retrospectiva
Oliveira LV, Tambara GB, Freitas BO, Casarin M, Cenci MS, Muniz FWMG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a associação entre o desempenho acadêmico nas disciplinas clínicas com aquele das disciplinas pré-clínicas de estudantes de graduação em Odontologia de uma universidade brasileira. Foram incluídos apenas estudantes que tivessem finalizado pelo menos uma disciplina clínica do curso. As disciplinas pré-clínicas têm caráter laboratorial de aprendizagem, possuindo conteúdos de periodontia, dentística, cariologia, materiais odontológicos e endodontia. Nas disciplinas clínicas, ocorrem os atendimentos integrados dessas especialidades. O desempenho acadêmico foi obtido por meio do histórico escolar. Realizou-se médias das disciplinas pré-clínicas e clínicas finalizadas. Um questionário estruturado coletou dados sociodemográficos, de renda familiar e uso de medicamentos para ansiedade/depressão. Regressão linear ajustada foi realizada para verificar a associação entre rendimento acadêmico clínico (desfecho) e as variáveis independentes (α<0,05). Foram incluídos 146 estudantes, e o rendimento acadêmico médio (± desvio padrão) foi de 7,55±0,73. Associações significativas foram observadas com o uso de medicamentos para ansiedade/depressão (β: -0,134; intervalo de confiança de 95% [IC95%]: -0,416 - -0,013) e desempenho nas disciplinas pré-clínicas (β: 0,625; IC95%: 0,393 - 0,607).

Concluiu-se que a não utilização de medicamentos para ansiedade/depressão e melhor desempenho pré-clínico estão associados com maior rendimento nas disciplinas clínicas de graduação em Odontologia.

PE035 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Verificação das evidências de validade de conteúdo de e-book sobre técnicas acessíveis para o manejo da ansiedade odontológica infantil
Amorim CS, Primo LG, Lebre LMS, Pires PP, Maia LC, Pithon MM
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se elaborar um e-book apresentando aos dentistas que atuam no atendimento infantil, informações embasadas acerca do manejo da ansiedade odontológica e verificar suas evidências de Validade de Conteúdo. A fundamentação teórica foi realizada por buscas no PUBMED e Google Scholar. O conteúdo teórico foi estruturado em tópicos e em seguida diagramado sob julgamento de um painel de especialistas. A fim de verificar suas evidências de Validade de Conteúdo, foi enviado a 5 juízes que avaliaram os itens clareza (C); pertinência (P) e relevância (R), atribuindo valores de 1 (nada) a 5 (totalmente) claro/pertinente/relevante. Adaptando o método de Hernandez-Nieto (2002), calculou-se o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC) através da média de cada item entre os tópicos do e-book, para obter o CVC corrigido (CVCc) (CVC - viés), considerando o viés (1/Total juízes)Total de juízes. CVCc acima de 0,8 foi considerado aceitável. Sendo o viés = 0.00032, verificou-se os seguintes CVCc entre os tópicos para C; P; R, respectivamente: Introdução (1,0; 0,92; 0,96); Apresentação (1,0; 0,96; 1,0); Acupressão (1,0; 0,88; 0,88); Aromaterapia (1,0; 0,96; 0,92); Compartilhamento de controle (0,88; 1,0; 1,0); Controle da respiração (1,0; 0,88; 0,88); Imaginação guiada (1,0; 0,92; 0,92); Música (1,0; 0,96; 0,96); Recursos audiovisuais (1,0; 1,0; 1,0); Abordagem psicológica (1,0; 0,96; 0,96); Considerações finais (1,0; 1,0; 1,0).

O e-book apresentou evidências de validade de conteúdo aceitáveis em todos os tópicos, elucidando o tema por uma via tangível aos dentistas.

(Apoio: CAPES  N° DS 001  |  CNPq  N° 309800/2019-6)
PE036 - Pesquisa em Ensino
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

A experiência acadêmica de alunos negros nos cursos de odontologia da universidade luterana do Brasil
Losekann AP, Angonese CL, Araldi EC, Rottoli I, Scaravonatti M, Franco AM, Franco MA, Busato ALS
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi analisar a experiência acadêmica dos alunos negros na graduação, no curso de Odontologia, de uma universidade privada da região metropolitana de Porto Alegre/RS. Especificamente, visou descrever a percepção do acadêmico de odontologia em relação aos docentes, suas experiências diante aos pacientes na clínica odontológica e suas vivências junto aos colegas da graduação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, transversal descritiva, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo qualitativa, de acordo com Bardin. Participaram deste estudo três alunos de etnia negra, regularmente matriculados nos cursos de odontologia da Universidade Luterana do Brasil, em 2022. A pesquisadora responsável realizou entrevistas semiestruturadas, online, que foram gravadas e transcritas. Os resultados foram organizados por categorias a fim de descrever suas percepções em relação aos docentes, experiências junto aos pacientes na clínica odontológica e vivências junto aos colegas da graduação.

Os dados foram discutidos à luz da literatura sobre o tema. Além da universidade realizar seu papel integrador na sociedade, o incentivo para alcançar os objetivos e a influência familiar também fazem parte da construção e realização dos sonhos desses futuros cirurgiões dentistas. Novos estudos abrangendo outras instituições podem elucidar questões não abordadas nesta investigação.

PE037 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Projeto TransOdonto e a relação pesquisa, ensino e extensão entre odontologia e a população LGBT
Drummond AMA, Pereira LR, Passos PAA, Naves MD, Diniz TC, Branco LGA, Chaves HGS, Mattos FF
Odontologia Social e Preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

É importante que os profissionais de odontologia estejam preparados para atender às necessidades da população LGBT, que podem apresentar necessidades de saúde bucal distintas. Isso pode incluir, por exemplo, questões relacionadas à saúde bucal durante a transição de gênero, como a terapia hormonal. Muitas pessoas da comunidade LGBT podem ter experienciado discriminação ou trauma relacionado à sua orientação sexual ou identidade de gênero. Para abordar essas questões, é urgente e imprescindível que as Instituições de Ensino Superior de Odontologia incluam conteúdos sobre orientação sexual e identidade de gênero, e seus impactos na saúde em seus currículos. O Projeto de Extensão TransOdonto da FAO-UFMG utiliza de algumas estratégias que podem ser consideradas. Além do atendimento clínico à população trans, o projeto pesquisa, inclui e dissemina informações sobre questões específicas relacionadas à saúde bucal da comunidade LGBTQIAP+, além de cenários, casos clínicos, pesquisadores e especialistas convidados, que apresentem questões relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero, para que os estudantes possam entender como abordar de maneira adequada e aprendam a prestar cuidados culturalmente sensíveis para todas as pessoas, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero.

Conclui-se que incorporar essas estratégias auxilia os estudantes a se tornarem profissionais de odontologia mais conscientes e inclusivos, além de possibilitar que a população LGBT tenha acesso a cuidados de saúde bucal de qualidade e sem discriminação.

PE038 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Reflexões sobre a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problema no ensino da Ética e Legislação Odontológica
Falcão TN, Nóbrega JBM, Freire DEWG, Andrade RDS, Santos LNA, Alves WCP, Lima LNC, Santiago BM
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se refletir sobre a contribuição da Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) para o ensino da Ética e Legislação Odontológica no curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal da Paraíba. A ABP foi umas das estratégias adotadas pela equipe docente a partir da reformulação da disciplina para o modelo remoto, durante o período pandêmico, sendo mantida no plano de curso no retorno presencial. Nesta abordagem, um cirurgião-dentista é convidado a compartilhar com os estudantes uma situação-problema decorrente da prática clínica. Depois, os alunos se organizam em grupos e discutem as causas do problema apontando soluções para o caso. Os dois momentos são mediados pela equipe com aulas expositivas e recomendação de leituras, a fim de direcionar a atividade e orientar as argumentações. A ABP é utilizada para motivar os estudantes a refletir sobre o exercício ético profissional. A produção de relatórios pelos estudantes permite a avaliação da contribuição da ABP no processo de aprendizagem. Concatenar as ideias em grupo e o acesso unilateral às versões dos casos apareceram como limitações. Os estudantes valorizaram sua participação ativa na elaboração de soluções, sendo possível experimentar questões que permeiam o cotidiano clínico e refletir sobre responsabilidade profissional, legislação e documentação odontológica.

A ABP mostrou-se colaborativa ao ensino, visto que aproxima o estudante de situações clínicas, colocando-o como sujeito ativo na resolução de problemas reais, conduzidos a partir dos conhecimentos trabalhados na disciplina.

PE039 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Percepção dos acadêmicos do curso de Odontologia com o uso de um guia prático estudantil para o combate à "fake news"
Santos RM, Suárez CEC, Peña CLD, Kaplan A, Silva MAD, Lund RG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção dos estudantes de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, a fim de auxiliá-los na detecção de fontes não confiáveis de informação e identificação de algumas características comuns às desinformações para diagnosticar a qualidade e a confiabilidade de notícias e conteúdos odontológicos acessados na Internet. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (CAAE: 25002719.9.0000.5318). A principal metodologia utilizada foi a aplicação de um guia (questionário) contendo 11 questões cuja divulgação foi realizada através de redes sociais (Instagram, Whatsapp e Facebook) durante 1 mês. Foi considerada uma amostra por conveniência, calculada previamente no Programa Open Epi com efeito de contorno (deff) de 1.2, 80% de potência e 5% de nível de significância de 84 discentes. Diante dos resultados preliminares, o número de respostas coletadas foi de 47. Foi possível verificar que 33,3% dos discentes costumam conferir se a fonte do texto que estão lendo é confiável. Somente 29,8% tendem a pesquisar se o conteúdo divulgado está sendo disseminado por outros meios de comunicação de renome e o 29,8% não estão habituados a observar os detalhes que distinguem informações verídicas de conteúdos falsos. O navegador onde procuram com maior frequência foi o Google Chrome (59,5%).

Logo, torna-se necessário um guia para orientar a detecção de informações confiáveis na Internet, possibilitando que futuros profissionais embasem sua formação em evidências científicas.

PE040 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Odontogeriatria

Apresentação: 03/09 - Horário: 13h30 às 17h00 - Sala: Área dos Painéis

Idadismo contra pessoas idosas no contexto odontológico e fatores associados: um estudo transversal com estudantes de Odontologia
Menezes EEG, Botacin LA, Leles CR, Marchini L, Nogueira TE
Faculdade de odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O idadismo, também denominado etarismo ou ageísmo, é um preconceito, discriminação ou estereótipo relacionado à idade. Comportamentos idadistas direcionados às pessoas idosas estão presentes na sociedade e pouco se sabe sobre sua ocorrência em estudantes de Odontologia. Objetivou-se avaliar a ocorrência de idadismo contra pessoas idosas no contexto odontológico e fatores associados em estudantes de Odontologia. Estudantes que já haviam cursado ao menos uma disciplina clínica responderam um questionário com aspectos sociodemográficos e formação acadêmica. A empatia foi mensurada por meio da Escala Jefferson de Empatia (JSE), com escore mais alto representando mais empatia. A versão brasileira da Escala de Idadismo para Estudantes de Odontologia (ASDS-Braz) foi utilizada, com maiores escores representando mais idadismo. Os dados foram analisados no software SPSS 20.0 por meio de estatística descritiva, teste Mann-Whitney e regressão linear múltipla. Participaram 267 estudantes de três Instituições de Goiás, 76,1% do sexo feminino, idade média 22,7±3,9 anos, 53,0% autodeclarados como brancos. Estudantes que relataram atividade acadêmica prévia relacionada à Odontogeriatria apresentaram menor escore de idadismo (p=0,004). Houve associação da escala ASDS com o escore de empatia (B=-0,10; IC95%= -0,16 a -0,04; p=0,002) e ter tido atividades de Odontogeriatria (B=-1,87; IC95%= -3,2 a -0,58; p=0,005).

Conclui-se que estudantes que foram expostos a atividades de Odontogeriatria e com maiores escores empatia apresentaram menor escore de idadismo.

(Apoio: International Team for Implantology  N° 966_2014)