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 20 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


PE001 - Pesquisa em Ensino
Área: 1 - Anatomia

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de metodologias ativas voltadas aos alunos de graduação para o estudo de anatomia dental do Banco de Dentes Humanos da FOUSP
Vaz BCV, Souza MC, Gentile ACC, Rezende KMPC, Botta SB, Imparato JCP
odontopediatria e ortodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este projeto buscou o desenvolvimento de metodologia ativa para estudo de anatomia dental a partir de amostras de dentes com variações anatômicas oriundos do Banco de Dentes Humanos da FOUSP (BDH-FOUSP) para o ensino teórico-prático voltado à graduação. O projeto foi dividido em duas partes: a teórica, constituída pelo material de apoio, e a prática, com a separação e organização das amostras em vitrines no BDH. O conteúdo teórico foi redigido por meio de tabelas separadas de acordo com as fases de formação do órgão dentário, cada uma com suas respectivas anomalias dentárias correspondentes. Em relação à parte prática, cerca de 600 dentes passaram por análise e foram selecionados 50 dentes com características da anatomia dental e dentes com anomalias anatômicas e tratamentos restauradores a fim de complementar o ensino das aulas teórico-expositivas. Este material teórico foi disponibilizado em forma de apostila física e colocado junto das amostras já organizadas, proporcionando uma nova experiência aos alunos bem como um melhor desenvolvimento de habilidades práticas, e maior consolidação do aprendizado ao ajudar a sanar possíveis dúvidas e tornar o aluno o sujeito ativo em seu aprendizado.

Podemos concluir que essas novas alternativas de ensino ajudam a diminuir as limitações de recursos para o estudo da anatomia dental nas universidades brasileiras. Portanto, o emprego de modos alternativos e eficazes da aprendizagem desconstrói a artificialidade do saber científico e estimula a participação dos alunos de maneira responsável no seu processo de aprendizagem.

PE002 - Pesquisa em Ensino
Área: 2 - Biologia pulpar

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso da plataforma de assistência virtual ChatGPT pode ser uma ferramenta adicional para o estudo histofisiologia do complexo dentina polpa?
Maia NRF, Ribeiro EE, Cabral GBS, Bruno AMV, Ormiga F, Risso PA
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar o uso da plataforma ChatGPT (CGPT) como ferramenta adicional para o estudo da histofisiologia do complexo dentina polpa por alunos de graduação. Para tanto, graduandos (n= 27) da disciplina de Endodontia 1, de uma Universidade Pública Federal, foram divididos em 7 grupos, orientados a produzir um texto de 1500 palavras sobre o tema com o auxílio do CGPT e verificar se este texto respondia a 7 questões específicas. A seguir, foram instruídos a responder às mesmas perguntas com base na leitura do capítulo do livro de referência da disciplina. Em um terceiro momento, foram instruídos a responder às mesmas perguntas com o auxílio do CGPT e fazer uma análise comparativa dos 3 tipos de respostas. Os textos CGPT contemplaram em média 3 das 7 perguntas específicas. As respostas às questões especificas foram mais abrangentes do que aquelas contidas no texto CGPT produzido inicialmente, porém continham algumas informações erradas e eram mais superficiais do que as respondidas com o capítulo do livro de referência.

Do exposto, pode se concluir que embora a plataforma seja de fácil acesso e utilização, o CGPT não deve ser utilizado como ferramenta adicional à leitura do capítulo do livro de referência da disciplina para o estudo da histofisiologia do complexo dentina polpa.

PE003 - Pesquisa em Ensino
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Estudo retrospectivo de tratamentos endodônticos realizados em curso de especialização em endodontia : análise de prontuários
Camargo GM, Scapinelli RR, Bisi BG, Cardoso LN
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo colheu e organizou os dados dos tratamentos endodônticos realizados nos pacientes desde o ano de 2019 até primeiro semestre de 2022. Avaliando o preenchimento das fichas, a epidemiologia e o registro radiográfico dos casos atendidos pela clínica de especialização em endodontia de uma universidade de São Paulo. Foi realizado uma revisão dos prontuários recolhendo os seguintes dados: número e grupo do elemento dental, condição pulpar do elemento, ausência ou presença de dor, situação coronária, complicações e acidentes, selamento provisório, material obturador, número de sessões, qualidade atual do processamento radiográfico e quantidade de radiografias necessárias para o registro dos casos. Nos resultados nota-se a dificuldade da fase diagnóstica, sendo o campo menos preenchido e com mais incoerências (preenchimento de outras fazes do tratamento no campo diagnóstico), e a deficiência de radiografias suficientes para arquivar os casos e o armazenamento incorreto dessas.

Foi notável a falta de preenchimento correto das fichas endodôntica pelos alunos, para o correto arquivamento dos tratamentos. Isso é prejudicial para a questão jurídica da universidade e para os próprios alunos, já que estas deveriam guiá-los entre os sintomas para o correto diagnóstico. Deve-se ser ressaltado em aula as dúvidas entre os diagnósticos já que os alunos em sua maioria efetuaram o tratamento mesmo sem preencher. Também é responsabilidade dos professores, a orientação e cobrança com o preenchimento dos documentos.

PE004 - Pesquisa em Ensino
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Endodontia em ambiente pré-clínico: percepções de acadêmicos de Odontologia frente a dois protocolos de treinamento
Albuquerque T, Barbisan DB, Santos SKQ, Melo TAF, Luisi SB, Montagner F
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi determinar o nível de confiança de acadêmicos de Odontologia às etapas do tratamento endodôntico (TE) realizado em ambiente pré-clínico frente a dois protocolos de tratamento. Os participantes matriculados em Disciplina de Pré-clínica responderam ao questionário e atribuíram grau de confiança às etapas do TE (Escala Likert de 5 pontos). G1 (n=39) realizou TE em 1 monorradicular, 1 pré-molar e 2 molares artificiais, com técnica de preparo coroa-ápice e obturação por meio de condensação lateral. G2 (n=19) realizou TE em 2 monorradiculares, 1 pré-molar e 1 molar artificiais, com limas manuais de NiTi e obturação pela Técnica híbrida de Tagger. A análise dos dados foi realizada em pacote estatístico (a=5%). Não houve diferença para o nível de confiança ao realizar as etapas do TE independente do grupo dental e do protocolo de tratamento (P>0,05, Teste de Kruskal-Wallis, Dunn). Não houve diferença comparando a mesma etapa do TE considerando as abordagens adotadas em G1 e G2 em monorradiculares e molares (P>0,05, Teste T). Participantes do G1 demonstraram ser mais confiantes ao realizar o preparo químico mecânico que os de G2 apenas em pré-molares (P=0,03, Teste T).

A modificação do protocolo não impactou a percepção dos participantes quanto à confiança para realizar as diferentes etapas do TE. Para todas as etapas, tanto em G1 quanto em G2, predominaram escores "confiante" e "muito confiante". A avaliação das modificações em protocolos deve ser incentivada para que se possa conhecer as perspectivas de quem participa do processo de ensino-aprendizagem.

PE005 - Pesquisa em Ensino
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Principais erros cometidos por alunos de graduação durante a confecção da cavidade do acesso endodôntico
Souza CO, Porto ARNP, Campello AF, Souza FES, Brum SC
Odontologia UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cavidade de acesso é a fase do tratamento endodôntico onde se faz a abertura coronária para realizar o preparo químico mecânico e posteriormente a obturação do canal radicular. Essa etapa deve ser realizada de forma precisa, para isso é necessário que se tenha um conhecimento da anatomia dentária interna e da forma de conveniência adequada para cada dente, a fim de eliminar qualquer interferência que possa impedir a atuação dos instrumentos endodônticos. O acesso bem realizado permite: acesso direto à região apical, visualização da câmara pulpar, instrumentação facilitada e obturação adequada. Durante a confecção da cavidade de acesso podem ocorrer acidentes e complicações, devido à complexidade anatômica dos dentes e falta de experiência do profissional. O objetivo deste estudo foi avaliar os principais erros cometidos por alunos de graduação em odontologia durante a confecção da cavidade do acesso endodôntico. Para esta pesquisa foram avaliados dentes de acrílico acessados por alunos de graduação do 5º período do curso de Odontologia da Universidade Iguaçu durante a aula prática laboratorial da disciplina de Endodontia I.

Conclui-se que durante o acesso endodôntico podem ocorrer alguns acidentes ou complicações, como desgaste excessivo das paredes, perfuração, remoção incompleta do teto da câmara pulpar e forma de contorno inadequada. Para diminuir tais acontecimentos, é necessário que o profissional tenha conhecimento das características anatômicas dentais, treinamento e instrumentais adequados, a fim de proporcionar um tratamento de excelência.

PE006 - Pesquisa em Ensino
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

PAP como uma oportunidade de expêriencia pedagógica para o aluno de pós-graduação em Odontologia
Soares SMG, Scardini IL, Santos LM, Dantas LO, Sipert CR
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A pós-graduação stricto sensu em Odontologia pressupõe o desenvolvimento de diversas atividades como desenvolvimento de pesquisa científica e cumprimento de créditos em disciplinas. No entanto, as oportunidades envolvendo atividades de ensino com alunos de graduação dificilmente são protagonizadas pelo discente da pós-graduação. O Programa de Apoio Pedagógico (PAP) da Universidade de São Paulo permitiu facilitar a recuperação do aprendizado eventualmente defasado devido à pandemia de Covid19, e também permitiu que alunos de mestrado e doutorado pudessem protagonizar uma experiência docente distinta daquela tradicionalmente realizada durante o curso de pós-graduação. Neste programa, os pós-graduandos propuseram e desenvolveram atividades como aulas expositivas e dialogadas, além de metodologias ativas de ensino para os alunos de graduação sob supervisão do docente tutor, porém com liberdade criativa e autonomia. Dentre as atividades desenvolvidas para o PAP, destaca-se a simulação de casos clínicos para Diagnóstico das Alterações Pulpares e Periapicais, atendendo inclusive a demandas levantadas pelos próprios graduandos. Com a maior proximidade entre os alunos de graduação e alunos de pós-graduação, foi possível criar um ambiente harmônico que tornou mais confortável a participação dos discentes no processo de ensino e aprendizagem.

Sendo assim, o PAP contribuiu não apenas com melhorias na formação acadêmica dos alunos de graduação, mas também com o enriquecimento da formação docente do aluno de pós-graduação em Odontologia.

PE007 - Pesquisa em Ensino
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Experiência do Programa de Apoio Pedagógico da USP como piloto para atividades regulares da Graduação na Odontologia
Sipert CR, Soares SMG, Santos LM, Scardini IL, Dantas LO, Crivello-Junior O, Pinheiro ET, Skelton-Macedo MC
Dentística UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Programa de Apoio Pedagógico (PAP) da Universidade de São Paulo teve o objetivo de fomentar atividades de reforço no ensino na graduação eventualmente reduzidas em virtude da pandemia de Covid-19. Neste relato, pretendemos difundir a experiência utilizada em caráter experimental no PAP junto aos alunos regulares da graduação. O uso de simulações clínicas já é conhecido como estratégia de ensino-aprendizagem em contextos diversos, mas o seu uso na apresentação do conteúdo de diagnóstico em Endodontia ainda se constituía um desafio. O tema foi escolhido a partir de demanda espontânea dos graduandos participantes do PAP como principal ponto de defasagem no aprendizado. Uma atividade de simulação realística foi criada e protagonizada pelas tutoras do programa (pós-graduandas) e realizada no Laboratório de Simulação Clínica Realística e de Realidade Virtual Aumentada da FOUSP após aula expositiva sobre o tema. A atividade foi desenvolvida de forma a estimular a participação ativa dos alunos de graduação com a análise crítica das situações que eram por eles vivenciadas. Como desfecho, o feedback da atividade por parte dos graduandos motivou a equipe a aplicá-la na sequência em turmas maiores. A partir desta atividade, a disciplina pode viabilizar a implementação da simulação clínica para os alunos regularmente matriculados.

A experiência obtida através no Programa de Apoio Pedagógico da USP consolidou-o como ferramenta promissora para o desenvolvimento de metodologias ativas para o ensino da graduação em Odontologia.

PE008 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Metaverso na Odontologia: imersão e interatividade em sala de aula no período da pós-realidade
Silveira JA, Silva GAV, Costa JFGP, Alves NM, Mendonça BB, Amaral LA, Boelter HM, Zettermann J
Saúde CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Através de um projeto de pesquisa em parceria entre os alunos dos cursos de Tecnologia da Informação e Odontologia do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), criou-se um ambiente virtual e interativo de simulação que possibilita aos estudantes aprender, experimentar e treinar procedimentos práticos e teóricos relacionados à área de Odontologia. O objetivo do projeto foi desenvolver um sistema baseado no conceito de Metaverso que possibilita que o usuário, ao entrar no mundo virtual utilizando um Óculos Rift (dispositivo tecnológico de imersão em ambiente virtual), seja capaz de identificar e interagir com diferentes tipos de arcadas e com distintos níveis de cárie dentária. O estudante de odontologia pode executar intervenções nos dentes, desde a remoção do tecido cariado até restaurações, manipulando instrumentais 3D, como caneta de alta rotação, resina composta e fotopolimerizador. O projeto está baseado em um ambiente virtual multiplayer que permite a participação simultânea de vários usuários no sistema. Busca-se expandir o projeto para um ambiente multiplataforma, tornando-o acessível em diferentes dispositivos como computadores, tablets e smartphones, permitindo que um número maior de usuários tenha acesso ao sistema. Testes já realizados apontam o sistema como uma ferramenta facilitadora no treinamento de técnicas operatórias.

Conclui-se, portanto, que o desenvolvimento de um ambiente virtual baseado em Metaverso proporciona diversas oportunidades no ensino da odontologia, integrando conhecimento, imersão e interatividade.

PE009 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de um Manual de Homeopatia aplicada à Odontologia infanto-juvenil
Soares-Silva L, Bagestão RV, Bagestão-Filho JPV, Holandino C, Tavares-Silva CM, Primo LG, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A homeopatia, designada a ciência terapêutica baseada na lei natural de cura Similia similibus curentur ou "sejam os semelhantes curados pelos semelhantes", é uma terapia integrativa. Este trabalho objetivou descrever a construção de um e-book educativo sobre o uso da homeopatia como terapia integrativa, com abordagens de tratamento incorporados à Odontologia para a população infanto-juvenil. O conteúdo do e-book foi obtido a partir do levantamento da literatura especializada, levando-se em conta os fundamentos, a anamnese homeopática, as orientações quanto aos cuidados de prescrição, a manipulação e o armazenamento, bem como os medicamentos homeopáticos utilizados na odontologia. O conteúdo foi abordado de acordo com as características comportamentais, os sinais e sintomas, a indicação clínica e a posologia. As informações compiladas foram discutidas por um grupo de Odontopediatras, uma dentista homeopata e uma farmacêutica. Após organização e discussão teórica, o texto final foi inserido na plataforma de design gráfico CanvaTM para a criação dos conteúdos gráficos e visuais. Como resultado foi elaborado um e-book ilustrado: "Manual de Homeopatia aplicada à Odontologia infanto-juvenil", com 59 páginas, que visa auxiliar dentistas na prática clínica. O mesmo está disponível no site https://pantheon.ufrj.br, de livre acesso, favorecendo a aproximação entre a pesquisa e os clínicos.

A construção do e-book foi bem-sucedida e representa um importante material de apoio para a prática da homeopatia na Odontologia.

PE010 - Pesquisa em Ensino
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de material informativo e avaliação do conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre desfribilador externo automático
Schmidt AB, Motta RHL, Ramacciato JC
Farmacologia,Anestesiologia,Terapêutica FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho teve como objetivos: 1) desenvolver um material informativo sobre o uso do desfribilador externo automático (DEA); 2) avaliar o conhecimento de cirurgiões-dentistas sobre emergências médicas; 3) avaliar a percepção de cirurgiões-dentistas sobre o material desenvolvido. Foram avaliados 53 cirurgiões-dentistas que foram divididos em 2 grupos: 1) Profissionais que atuam com procedimentos cirúrgicos (Cirurgia e Implantodontia - n=25); 2) profissionais que atuam em outras áreas (n=23). A parte experimental foi realizada em 2 fases. Na primeira fase foi avaliado o nível de conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre suporte básico de vida (SBV) e utilização do DEA. Na segunda fase o material foi apresentado e avaliado pelos profissionais. Os resultados foram submetidos à análise estatística com nível de significância de 5%. Foi observado que a maioria dos profissionais de ambos os grupos (65%) nunca participou de cursos de SBV (p>0,05), e que a minoria teve treinamento de habilidades com o uso de DEA (p>0,05). Na segunda fase foi observado que a maioria dos participantes de ambos os grupos teve uma percepção positiva sobre o material desenvolvido (p>0,05), e relatou maior motivação para fazer treinamentos de SBV e uso do DEA após o contato com o seu conteúdo (p>0,05).

Concluiu-se que a maioria dos profissionais não tinha um conhecimento adequado sobre SBV e uso do DEA. Os participantes tiveram uma percepção positiva sobre o conteúdo do material desenvolvido, o que sugere o uso deste recurso para melhor aprimoramento do conhecimento sobre o tema.