Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas COL009 a COL012 ]
 4 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 4


COL009 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Desenvolvimento de sistemas nanoemulsionados contendo carvacrol para controle de biofilme cariogênico
Gimenes MS, Sales LS, Lobato JD, Chorilli M, Meneguin AB, Brighenti FL
Morfologia e Clínica Infantil UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo desenvolver, caracterizar e testar uma nanoemulsão contendo carvacrol como uma alternativa para a prevenção da cárie dentária. A nanoemulsão foi preparada utilizando o método óleo em água e caracterizada quanto aos aspectos visuais, tamanho médio da gotícula, índice de polidispersão e potencial zeta. A atividade antimicrobiana e anticárie da nanoemulsão foram avaliadas em biofilmes polimicrobianos obtidos a partir da saliva de um voluntário, cultivados em blocos de esmalte por 96 h. Os sistemas foram analisados quanto à capacidade em interferir na maturação do biofilme (viabilidade de bactérias e acidogenicidade) e capacidade de impedir a desmineralização do esmalte (microdureza de superfície). As nanoemulsões desenvolvidas apresentaram características visuais satisfatórias e estabilidade durante todo o período analisado. O sistema contendo carvacrol reduziu significativamente a viabilidade microbiana e a acidogenicidade do biofilme em comparação ao sistema sem carvacrol e ao grupo controle. Além disso, os blocos de esmalte expostos ao sistema contendo carvacrol apresentaram uma perda significativamente menor de microdureza de superfície.

Em conclusão, a nanoemulsão desenvolvida contendo carvacrol apresentou-se estável durante o período analisado e controlou importantes fatores de virulência do biofilme, mostrando ser uma opção viável para o desenvolvimento de novas formulações para a prevenção da cárie dentária.

COL010 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Efeito antierosivo de soluções fluoretadas associadas ao copolimero aminometacrilato: estudo in situ randomizado cruzado
Prado TP, Santos KC, Torres CRG, Scaramucci T, Aoki IV, Borges AB
Odontologia Restauradora INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o potencial antierosivo de soluções fluoretadas associadas ao aminometacrilato (AMC) na presença da película adquirida sobre o esmalte e dentina. Doze voluntários instalaram um dispositivo intraoral contendo espécimes de esmalte e dentina bovino. Após, realizaram o bochecho (1 min) com uma das soluções: Água (C); Flúor (F, 225ppm F-); Cloreto Estanhoso (S, 800ppm Sn+2); AMC (2%); FS; AMC+F; AMC+FS e permaneceram com o dispositivo para maturação da película (30 min). Os espécimes foram imersos em HCl 0,03%, pH 2,3, 3 min extra oralmente. Esses passos foram repetidos 6 vezes. Cada solução foi testada em uma fase com os mesmos voluntários (intervalo de 2 dias). Ao término da ciclagem, realizou-se a microbiópsia para leitura da concentração de cálcio e fósforo no ácido coletado por método colorimétrico em espectrofotômetro. Os dados obtidos foram convertidos em valores de perda erosiva (μm) considerando a fórmula estequiométrica da hidroxiapatita. Determinou-se também a concentração de flúor solúvel em KOH (µg/cm²) da superfície dos espécimes. Os dados foram analisados com RM-ANOVA e Tukey (5%). Considerando a perda erosiva calculada em esmalte a solução de AMC+F apresentou o melhor desempenho (p < 0,001). Em dentina, as soluções AMC+F e AMC+FS foram estatisticamente superiores (p < 0,001). Os resultados de concentração de flúor solúvel em KOH no esmalte foram: C = S = AMC < F < AMC+F ≤ AMC+FS ≤ FS e na dentina: C = S = AMC < F = AMC+F = AMC+FS < FS.

Conclui-se que o AMC foi capaz de aumentar o potencial antierosivo de soluções fluoretadas na presença da película adquirida.

(Apoio: CAPES  |  FAPESP  N° 2020/10284-0)
COL011 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Aprendizado de máquina para previsão de adolescentes que usam serviços de saúde bucal para urgência
Bomfim RA
Saúde Coletiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - FACULDADE DE ODONTOLOGIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve o objetivo de prever adolescentes que usam serviços de saúde bucal para urgência por meio de abordagem de aprendizado de máquina com diferentes algoritmos. Foram analisados dados de um levantamento epidemiológico nas cinco maiores cidades (> 80.000 habitantes) de um Estado Brasileiro (n=615) aos 12 anos. Foram coletados dados de características demográficas, consumo de alimentos não-saudáveis e comportamentos de saúde. O modelo teórico de Sisson sobre os determinantes de iniquidades em saúde foi usado. Para o aprendizado de máquina, foram usados 3 algoritmos: 1) XGboost; 2) Random forest e 3) LightGBM. A base epidemiológica foi usada para treinar e testar previsões para detectar indivíduos que usam serviços para urgência, por meio de nove variáveis preditoras (sem conter preditor clínico). As análises foram realizadas no software Python. A função Boruta foi usada para definir as principais preditoras. Entre os adolescentes, 43% usaram os serviços para tratamento/urgência. O Lightgbm teve melhor performance com área sob a curva (AUC) de 78% contra 74% do algoritmo RF e 72% do Xgboost. Porém, após uso da função boruta, 2 variáveis preditoras foram excluídas (sexo e raça), e o lightGBM teve AUC de 76%, e o RF e Xgboost de 75%. Todos tiveram a mesma acurácia (78%). O consumo inadequado foi a preditora mais importante.

Os algoritmos tiveram bom desempenho (acertando 8 em cada 10) para prever adolescentes que usam serviços para urgência e podem ser usados e retreinados no contexto da atenção primária à saúde. Políticas de saúde devem priorizar estes adolescentes

(Apoio: Secretaria Estadual de Saúde de MS  N° 001)
COL012 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 04/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Análise do plano municipal e metas no âmbito da saúde bucal
Cunha V, Moimaz SAS, Saliba NA, Saliba TA
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O plano de saúde é um documento importante na gestão de serviços em saúde. O objetivo neste trabalho foi analisar o plano, no âmbito da saúde bucal, trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa de análise documental. Foram analisados: os aspectos de estrutura, metas e diretrizes voltadas ao atendimento odontológico. A estrutura física da Assistência Básica está organizada em 20 Unidades Básicas de Saúde. Atuam 45 equipes de Estratégia Saúde da Família, compostas por médicos, dentistas, enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde. São 25 Equipes de Saúde Bucal, com cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal. O Pronto Atendimento Odontológico possui 02 consultórios odontológicos. Na média complexidade tem-se o Centro de Especialidades Odontológicas, o Serviço Ambulatorial Especializado composto por 02 Ambulatórios. O Centro de Assistência Odontológico à Pessoa com Deficiência, e o Centro de Oncologia Bucal da Faculdade de Odontologia da Unesp. A Rede de Atenção Hospitalar com 02 leitos de cirurgia. A meta foi a reforma do Pronto Atendimento Odontológico, a nova estrutura para o Centro Odontológico e a ampliação das Equipes de Saúde Bucal foram as diretrizes estabelecidas. Conclui-se que o plano municipal de saúde contempla a descrição da infraestrutura e propõe metas, relacionadas à saúde bucal.

Conclui-se que o plano municipal de saúde contempla a descrição da infraestrutura e propõe metas, relacionadas à saúde bucal.