Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas COL001 a COL004 ]
 4 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 4


COL001 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Mutanases fúngicas induzidas por fibra de manga: biotecnologia e sustentabilidade com foco no controle do biofilme cariogênico
Bem JSP, Souza LB, Polizello ACM, Cabral H, Garzon NGR, Vargas Rechia CG, Aires CP
Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Mutanos são fator de virulência para cárie. A impossibilidade de degradação destes por bactérias bucais permite seu acúmulo na matriz, aumentando a retenção de ácidos bacterianos e limitando a ação de antimicrobianos. O fungo Trichoderma harzianum é uma ferramenta biotecnológica para produção de mutanase, mas sua indução na presença de rejeito industrial de manga ainda não foi estudada. Assim, avaliou-se o efeito das enzimas fúngicas induzidas por fibra de manga (Fi) sobre biofilmes cariogênicos. Fi de mangas Tommy Atkins foram esterilizadas e adicionadas a meio de cultura contendo o fungo. Mutano purificado serviu como Controle + para indução de mutanases. Após 192h, os caldos foram centrifugados e os sobrenadantes (extratos enzimáticos, EE), utilizados nos biofilmes. Biofilmes de Streptococcus mutans UA 159 cultivados por 120 h foram submetidos 2x/dia por 60 s aos tratamentos (n=9): 1. NaCl 0,9% (controle-); 2. Clorexidina 0,12% (controle+); 3. EE induzido por mutano (controle experimental); 4. EE induzido por Fi. A partir de ANOVA e teste de Tukey (α=5%), observou-se que o grupo 2 e 4 não diferiram em relação à viabilidade bacteriana (p<0,05). A quantificação de mutanos no Grupo 4 (1723,4±324,4 μg/biofilme) foi menor que nos grupos 1 e 3 (2860,4±401,45 e 1272±292,7 μg/biofilme) (p<0,05).

A mutanase fúngica induzida por Fi interferiu na viabilidade do biofilme e degradou polissacarídeos da matriz. Assim, estratégias biotecnológicas que explorem propriedades bioativas de resíduos industriais de manga podem contribuir para o controle do biofilme cariogênico.

(Apoio: FAPESP  N° 2020/07315-0)
COL002 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Desenvolvimento e avaliação de um sistema de registro eletrônico de dados em cariologia (Cariodata)
Neves BG, Marques VF, Carvalho NO, Sampaio AL, Silva RBT, Sousa VF, Rodrigues LKA
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi desenvolver um sistema de registro eletrônico de dados em Cariologia, realizar a validação de conteúdo e testá-lo quanto à eficácia, eficiência e usabilidade. O sistema desenvolvido (Cariodata) permite registrar os dados clínicos através de diferentes índices de detecção de cárie como ICDAS e Nyvad e realizar a conversão entre eles. Após a etapa de desenvolvimento, foram realizados testes para validação de conteúdo (IVC) com profissionais com experiência em desenvolvimento de sistemas que avaliaram o software através de critérios preestabelecidos. Além disso, foram convidados professores das áreas de Cariologia/Dentística dos cursos de Odontologia do estado do Ceará para realizar a avaliação da usabilidade do software através da escala System Usability Scale (SUS). Os testes foram realizados individualmente e de forma remota com os professores (n=31). A avaliação de conteúdo foi dada através de porcentagem e o valor final foi de 75% e o IVC foi de 0,92. A avaliação da eficácia foi de 98,01%, tendo sido mensurada a partir da percentagem de comandos que foram finalizados corretamente. A eficiência foi avaliada pelo tempo necessário para concluir um comando proposto. Com um nível de significância de 5%, o resultado foi que os tempos em cada comando seguiram uma distribuição normal. O índice SUS calculado para o Cariodata teve uma média total de 94,19.

O sistema apresentou excelentes resultados quanto ao conteúdo, eficácia, eficiência e usabilidade, quando avaliado por professores na área de Cariologia/Dentística.

COL003 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Reatividade do verniz fluoretado com o esmalte fluorótico e eficácia na redução da desmineralização pelo processo de cárie
Almeida LF, Valdivia-Tapia AC, Martinez Mier EA, Soares RV, Cury JA
FACULDADE DE CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a reatividade e o efeito do verniz fluoretado (VF) na desmineralização do esmalte fluorótico. Blocos de dentes humanos classificados pelo índice Thylstrup e Fejerskov de 0 a 4 foram separados em 3 grupos: TF0, TF1-2 e TF3-4. VF foi aplicado 10 blocos/grupo de TF, nos quais os produtos de reatividade - tipo CaF2 ("CaF2") e Fluorapatita (FAp) foram determinados. Foram selecionados 20 dentes de cada grupo de TF. De cada dente foram obtidos 3 blocos pareados que foram alocados nos grupos: VF (GVF), Controle (GC) e Dentifrício Fluoretado (GDF). O GVF recebeu um aplicação de VF. Depois, GVF, GDF e GC foram submetidos a 10 dias de ciclagens de pH simulando alto desafio cariogênico (Des>Re). GDF foi tratado 2x/dia com dentifrício fluoretado (1100 ppm F como NaF). Ao final, a área de desmineralização (ΔS) foi estimada por microdureza transversal e a área líquida de desmineralização (ΔΔS) foi calculada. "CaF2"/FAp e ΔΔS foram analisados por ANOVA um e dois fatores, respectivamente, seguidos por teste de Tukey (α=5%). Os grupos de TF não diferiram (p>0,05) quanto a formação de "CaF2"e FAp, mas houve significância (p<0,05) quanto a ΔΔS, TF e tratamentos. No GC a ordem de desmineralização foi TF3-4>TF1-2=TF0 média±dp: TF3-4=32289,3±3642,8; TF1-2=21223,2±12241,3; TF0=20706,2±11324,2 (p<0,05), já no GVF e GDF foi TF0=TF1-2=TF3-4 (p>0,05). GDF e GVF reduziram a desmineralização (p<0,05), mas o GDF foi mais eficaz que GVF (p<0,05).

Conclui-se que o VF reage quimicamente com o esmalte flúorótico e aumenta sua resistência a desmineralização.

COL004 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Cerejeira

Qualidade de Dados de Saúde Bucal Escolar do Sistema de Informação em Saúde em Moçambique no período de 2017-2021
Amade ES, Souza LA, Vilanculos C, Mambo P, Muleia R, Tembe NRN, Soares CJ
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A avaliação da qualidade de dados é imprescindível para programas de saúde identificarem fragilidades na gestão e oportunidades de melhorias dos sistemas de informação em saúde na África. Este estudo avaliou a completude e a consistência de 8 indicadores de saúde bucal escolar, reportados em Moçambique entre os anos de 2017 e 2021: alunos observados, doenças orais, cárie dentária, gengivite, escovação dentária supervisionada, aplicação tópica do flúor, alunos tratados e tratamento restaurador atraumático. A análise de dados se baseou no método de avaliação da qualidade de dados da Organização Mundial da Saúde, 2020. A completude média nacional dos indicadores foi menor que 25%, com tendência de aumento nos primeiros 3 anos. A região central apresentou maior completude (Zambézia e Tete - 26,7%, 2018 e 2019). Em 8 das 11 províncias a completude do reporte foi abaixo de 10,0%, no ano de 2020. A aplicação tópica de flúor (42,5%) e a escovação dentária supervisionada (31,5%) apresentaram maior frequência de valores omissos, os demais indicadores apresentaram entre 19 e 23,0%. Outliers moderados foram mais frequentes no indicador tratamento restaurador atraumático (7,1%), seguido por escovação dentária supervisionada (6,1%), doenças orais (6,1%), cárie dentária (6,1%) e alunos observados (6,1%). Outliers extremos foram mais frequentes no indicador alunos observados (5,1%).

Conclui-se que os indicadores de saúde bucal do Sistema de Informação em Saúde em Moçambique no período de 2017-2021 foram sub-reportados e a integridade dos dados é bastante questionável.