Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO013 a AO024 ]
 12 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 12


AO023 - Apresentação Oral
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Jacarandá

Avaliação de 36 meses de restaurações posteriores com adesivo universal aplicado na dentina úmida e seca: ensaio clínico randomizado
Wendlinger M, Falconi-Páez C, Ñaupari-Villasante R, Gonzalez CC, Castro AS, Carneiro TS, Favoreto MW, Loguercio AD
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a influência da umidade da dentina no comportamento clínico de um adesivo universal em dentes posteriores após 36 meses de acompanhamento. Quarenta e cinco participantes foram selecionados, onde cada um deles possuia dois dentes posteriores com necessidade restauradora . Um total de 90 restaurações de cavidades Classe I ou Classe II foram aleatorizadas e distribuídas para os dois grupos: dentina seca (DS) ou dentina úmida (DU) (n=45). O protocolo restaurador utilizou um adesivo universal (Single Bond Universal - 3M ESPE) aplicado na estratégia de condicionamento e lavagem sobre DS e DU. Posteriormente foram restauradas com resina Bulk Fill (Filtek One Bulk Fill- 3M ESPE). As restaurações foram avaliadas no tempo imediato e após 6, 12, e 36 meses por dois examinadores cegos, seguindo os critérios da FDI. Após 36 meses de avaliação clínica, 38 restaurações do grupo da DS e 38 restaurações da DU foram avaliadas. A taxa de retenção (95% de intervalo de confiança) foi de 97,7% (86,5 - 99,5) para DS e 97,7% (86,5 - 99,5) para DU, sem apresentar diferença significativa entre os grupos (p > 0,05). Mínimas discrepâncias foram observadas na descoloração e adaptação marginal em ambos os grupos, clinicamente satisfatórias e sem diferença significativa (p > 0,05). Outros critérios não tiveram diferença significativa (p > 0,05).

A umidade da dentina não influenciou no desempenho clínico de restaurações posteriores utilizando um adesivo universal na estratégia de condicionamento e lavagem, após 36 meses.

(Apoio: CAPES  N° 001)
AO024 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Jacarandá

Hidrogel de gelatina metacrilada (GelMA) como carreador de óxidos metálicos para regeneração dentinária
Bordini EAF, Silva ISP, Corrêa LE, Cassiano FB, de-Souza-Costa CA, Soares DG
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi desenvolver um hidrogel de gelatina metacrilada (GelMA) associado a concentrações bioativas dos óxidos de estrôncio (SrO), magnésio (MgO), silício (SiO) e zinco (ZnO), a fim de estimular deposição de matriz mineralizada por células da papila apical humana (SCAPs; Lonza). As concentrações de 0.3, 0.2 e 0.1% foram incorporadas ao GelMA e SCAPs (1x104 céls) foram semeadas sobre as amostras para avaliação da viabilidade celular (Live/dead). Ao observar que os óxidos se aglomeram na malha do GelMA e apresentam potencial citotóxico, cada óxido foi disperso em solvente (albumina do soro bovino/etanol anidro), seguido da adição ao GelMA. Apesar de melhora na dispersão, a menor concentração ainda apresentou células mortas. Novo screening foi realizado com a incorporação das concentrações de 0.1, 0.075, 0.05 e 0.025% ao GelMA, para avaliação da viabilidade, proliferação celular (Alamar blue) e deposição matriz mineralizada (Alizarin red) por até 14 dias (n=6; ANOVA/Tukey; α=5%). ZnO demonstrou ser tóxico em todas as concentrações testadas. Os demais óxidos apresentaram excelente citocompatibilidade e promoveram aumento da proliferação celular, com exceção do SrO 0.025%. Aumento na deposição de matriz mineralizada foi observado para todos os grupos, sendo este aumento significativo para MgO 0.05% e SrO 0.075%.

Assim, conclui-se que hidrogéis de GelMA associados aos óxidos de magnésio (0.05%) e estrôncio (0.075%), estimulam a expressão do fenótipo odontoblástico das SCAPs e apresentam potencial para aplicação na regeneração dentinária.