Programação

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas AO013 a AO024 ]
 12 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 10


AO013 - Apresentação Oral
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Jacarandá

Efeito do Plasma de Argônio e da Técnica de Reexpansão Fibrilar na Adesão Dentária
Santos DB, Willers AE, Araújo-Neto VG, André CB, Giannini M
Odontologia restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho avaliou os efeitos da aplicação de plasma de argônio (PAR), da reexpansão fibrilar com água (REF) e de adesivos dentais na resistência de união à dentina. Foram utilizados 54 molares humanos hígidos, que tiveram suas raízes e a superfície oclusal do esmalte removidas. Foram utilizados 3 adesivos contendo solventes orgânicos distintos: 1- Gluma Universal/acetona (GL), 2- Prime&Bond Universal/propanol (PB) 3- Scotchbond Multipurpose/água (SB). A dentina oclusal foi abrasionada e então divididas em 3 tratamentos para os 3 adesivos: 1- ácido fosfórico por 15 segundos (AFO); 2- AFO+PAR e 3- AFO+PAR+REF. Em seguida, um bloco de compósito foi construído em cada dente. Para o ensaio de microtração, as amostras foram avaliadas em 2 tempos de envelhecimento em água destilada: 24 horas e 1 ano. Os dados obtidos foram submetidos à ANOVA 3 fatores e teste de Bonferroni. Não houve diferença estatística significativa entre adesivos, independentemente do tipo de tratamento dentinário. GU mostrou maior resistência de união quando aplicado após AFO+PAR. O tratamento da dentina não influenciou a adesão para o PB, enquanto que SB apresentou menor resistência de união com a REF fibrilar após PAR, quando comparado ao AFO+PAR. Após 1 ano, apenas SB (sem PAR) apresentou redução significativa da resistência de união.

Os resultados sugerem que a tentativa de REF com água após o uso do PAR não produziu aumento significativo da resistência de união dos adesivos testados à dentina.

(Apoio: CNPq  N° 156645/2021-1)
AO014 - Apresentação Oral
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Jacarandá

Eficácia da resina infiltrante para mascarar lesões de Hipomineralização Molar Incisivo em dentes anteriores
Alves JEG, Valenzuela EBS, Weber JBB, Burnett Júnior LH, Spohr AM
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo clínico foi avaliar a eficácia da resina infiltrante para mascarar lesões de Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) em dentes anteriores. Foram selecionados pacientes, com idades de 6 a 15 anos, portadores de lesões de HMI em dentes anteriores com coloração branco/creme e com queixa estética. Doze pacientes participaram do estudo, sendo o tratamento realizado em 30 dentes. Os dentes foram isolados com dique de borracha e receberam aplicação da resina infiltrante Icon® seguindo as recomendações do fabricante para a aplicação em lesão de mancha branca. O polimento da face vestibular foi realizado com pontas de silicone impregnadas com óxido de alumínio Enhance®. Fotografias registraram a imagem das lesões antes (T1), imediatamente após (T2) e uma semana após (T3) a infiltração. Dois avaliadores, individualmente, fizeram a análise visual qualitativa das fotografias, aplicando o critério de avaliação estética da cor da Fédération Dentaire Internationale (FDI). De acordo com o teste de distribuição Binomial, houve aumento significativo na correspondência de cores entre T1 e T2 (p=0,0005) e entre T1 e T3 (p=0,0005). De acordo com o teste de McNemar, também houve aumento significativo na correspondência de cores entre T2 e T3 (p=0,0019) (α=0,05).

Concluiu-se que a resina infiltrante foi eficaz na melhora estética de dentes anteriores com lesões de HMI com coloração branco/creme.

AO015 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Jacarandá

Desenvolvimento de gel antimicrobiano com vanadato de prata: avaliação de propriedades e características físico-químicas
Silva JMC, Teixeira ABV, Schiavon MA, Reis AC
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho objetivou desenvolver géis com vanadato de prata nanoestruturado decorado com nanopartículas de prata (AgVO3) a partir da concentração inibitória mínima (CIM) frente Candida albicans e avaliá-los pelos testes físico-químicos: centrifugação (Cf), estabilidade acelerada (EA), armazenamento (Am), verificação das características organolépticas (CO) e pH. A CIM frente C. albicans foi determinada. Foram formulados géis com concentrações de 1, 2 e 5 x CIM, utilizando espessante, umectante e regulador de pH. Um gel base sem AgVO3 foi obtido. Realizou-se 1 ciclo de Cf de 5 g dos géis (n=3) e 6 ciclos de resfriamento a 4 ºC e aquecimento a 37,5 ºC para EA (n=5). Foi feito o Am dos géis (n=5) por 2 meses à temperatura ambiente. CO e pH foram avaliados antes e após EA e Am. Foram empregadas análises: Wilcoxon (P<0,05) para avaliar diferença no pH antes e após EA, e qualitativa para Am. A CIM foi de 62,5 µg. Os géis apresentaram-se homogêneos, transparentes, inodoros, com coloração amarelada proporcional a concentração de AgVO3, pH neutro e sem separação de fases após Cf. Após a EA foi observada diminuição do pH com diferença estatística (P=0,043). Uma diminuição no pH também foi observada após Am. Ademais, após ambos os testes, houve alteração de cor e diminuição da viscosidade, exceto para o gel base. Foi observada estabilidade nas formulações após Am.

O AgVO3 inibiu o crescimento de C. albicans na CIM de 62,5 µg. A adição de AgVO3 no gel não ocasionou separação de fases. Após os testes de EA e Am, manteve-se inodoro, entretanto, apresentou alteração de cor e pH em relação ao gel base.

AO016 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Jacarandá

Efeito de gradientes elásticos na mecânica de fratura de materiais restauradores diretos
Roeder RBR, Cribari L, Muniz LP, Weber KR, Gonzaga CC, Kaizer MR
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar três condições de gradiente elástico formado entre material restaurador direto e substrato de suporte análogo à dentina quanto à mecânica de fratura: fratura livre (resistência à flexão biaxial, piston-on-three balls) e capacidade de carga (fratura hertziana). Os materiais utilizados foram: resina composta (RC, Gradia Direct, E=6,2 GPa), cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade (CIV-AV, Equia Forte, E=5,4 GPa) e alkasite (Cention N, E=13 GPa). Discos de 12,5 mm de diâmetro por 1 mm, 2 mm e 3 mm de espessura, foram confeccionados para todos os materiais, sendo que para o teste de capacidade carga estes foram restaurados sobre análogos de dentina (E=24 GPa). Os dados foram submetidos a ANOVA 2-fatores e Tukey (α=5% e β=80%). O alkasite apresentou as maiores médias de resistência flexural (MPa) e carga máxima de fratura (N) nas três espessuras, seguido da resina composta e do CIV-AV: Para 1 mm, alkasite 112,0±5 MPa e 2932±368 N; RC 81±5 MPa e 2389±375 N; CIV-AV 37±5 MPa e 1605±253 N. Para 2 mm, alkasite 122±17 MPa e 3310±390 N; RC 95±6 MPa e 2591±373 N; CIV-AV 41±7 MPa e 1997±363 N. Para 3 mm, alkasite 134±10 MPa e 4405±48 N; RC 113±8 MPa e 3462±268 N; CIV-AV 38±10 MPa e 2002±416 N.

A associação entre resistência flexural do material restaurador e um gradiente elástico coerente entre este e o substrato de suporte resultam em uma maior capacidade de suportar cargas oclusais, como observado para o alkasite no presente estudo.

AO017 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Jacarandá

Efeito do tratamento com análogos biomiméticos sobre o conteúdo mineral da dentina afetada por cárie condicionada com ácido fosfórico
Pires MLBA, Fernandes LO, Mendes-Soares IP, Anselmi C, Scheffel DLS, Gibin MS, Baesso ML, Hebling J
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Aproximadamente um terço do conteúdo inorgânico da dentina está localizado no interior das fibrilas de colágeno. Uma vez perdido, sua reposição parece ser possível via processo PILP (Polymer induced liquid precursor), o qual utiliza análogos biomiméticos. Assim, esse estudo investigou o efeito dos análogos ácido poliacrílico (PAA) e trimetafosfato de sódio (STMP) sobre o conteúdo mineral da superfície da dentina afetada por cárie (DAC) e condicionada com ácido fosfórico (AF). Superfícies planas de dentina de molares hígidos (N=105) foram submetidas a um protocolo microbiológico (S. mutans) de indução de cárie in vitro. A validação desse método e da subsequente remoção seletiva do tecido cariado foi realizada para confirmar a variação dos conteúdos mineral e orgânico (FTIR, n=9) da hígida (DH), infectada (DI), DAC e DAC-AF. Na segunda fase, a DAC-AF foi tratada com PAA 500 µg/mL e STMP 100.000 µg/mL, isolados ou associados (n=6/grupo), aplicados com leve agitação por 1 min. Após 14 dias sob pressão intrapulpar com simulated body fluid (SBF), o conteúdo mineral e orgânico e a morfologia da superfície foram avaliados por FTIR e MEV. Os dados foram analisados com RM-ANOVA/Sidak ou Kruskal-Wallis (α=5%). O conteúdo orgânico e mineral foi estatisticamente diferente entre as condições de dentina (p<0,001). Entretanto, nenhuma alteração nesses conteúdos foi observada após 14 dias do tratamento com PAA, STMP ou PAA+STMP.

Em conclusão, considerando o período de análise, o conteúdo mineral da DAC-AF não foi alterado pela aplicação dos análogos biomiméticos.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2019/26672-1  |  FAPs - Fapesp  N° 2019/16473-1)
AO018 - Apresentação Oral
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Jacarandá

Compósitos com nanotubos de haloisita (NTH) carregados com NaF (NTH-NaF) incorporados na matriz orgânica ou em partículas poliméricas
Belo GOG, Jardim RN, Silva EM
odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente projeto foi a produção de compósitos restauradores com nanotubos de haloisita (NTH) funcionalizados com NaF (NTH-NaF). NTH foram silanizados com 3-metacriloxipropiltrimetoxisilano (α-MPS) e tratados com uma solução aquosa de NaF a 10% / pH = 6,5. Uma blenda de 2-hidroxietilmetacrilato / trimetilpropanotrimetacrilato (HEMA/TMPTMA - 50/50%) e peróxido de benzoíla (0,5%), carregada com 50% de NTH-NaF, foi tratada termicamente: 120ºC/2 h/pressão de 0.1 Mpa e mantida à 120C/16 h/pressão de -0.1 Mpa. O polímero foi triturado para obtenção de partículas com 15 m (HEMA/TMPTMA/NTH-NaF). foram produzidos nove compósitos. E0: 40% de matriz orgânica Bis-GMA/TEGDMA (70/30%) e 60 %p/p de partículas de bário-boro-silicato (BaBSi) de 0,7 μm: Nos demais: E10, E20, E30, E40, EP10, EP20, EP30 e EP40, as partículas de BaBSi foram parcialmente substituídas por NTH-NaF (E) ou TMPTMA/HEMA/NTH-NaF (EP) nas concentrações de 10, 20, 30 e 40%. As seguintes propriedades foram caracterizadas: grau de conversão (GC%), resistência à flexão (RF) e módulo de elasticidade (ME). Os dados foram submetidos à análise de variância e teste de Tukey HSD ( = 0,05). E10, E20, EP10, EP20, EP30 e EP40 apresentaram GC% similar a E0. E10, E20, EP10 e EP20 apresentaram RF e ME similar ao controle (E0).

Concluiu-se que a incorporação de NTH-NaF e HEMA/TMPTMA/NTH-NaF até 20% pode ser uma estratégia para produção de compósitos restauradores. A avaliação do potencial remineralizante dos compósitos está em curso.

AO019 - Apresentação Oral
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Jacarandá

Clareamento Dental: longevidade, Qualidade de Vida Relacionada à Saúde Bucal e Impacto da Estética Dental
Silva JS, Amaral DCG, Martins LM, Herkrath APCQ, Herkrath FJ, Oliveira LPS, Lago ADN, Silva LM
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a longevidade do Clareamento Dental (CD), Impacto na Qualidade de Vida (QVRSB) e o Impacto Psicossocial (IP) em pacientes submetidos ao CD. Tratou-se de um estudo longitudinal avaliando indivíduos submetidos ao CD após cinco anos de proservação. A cor dos dentes foi mensurada de forma subjetiva e objetiva. A QVRSB e o IP foram avaliados por meio dos instrumentos Oral Health Impact Questionnaire (OHIP) e o Psychosocial Impact of Dental Esthetics Questionnaire (PIDAQ). 72 pacientes responderam aos questionários e compareceram à proservação e 20 pacientes responderam somente aos questionários, totalizando 92. Foram avaliados tanto clareamento de consultório (CC) como clareamento caseiro (CCAS). O teste de Wilcoxon pareado foi utilizado para avaliar os escores OHIP, e análises de regressão não linear para testar a associação das medidas de longevidade (ΔE e ΔSGU), a técnica de clareamento e as variáveis subjetivas. O escores do OHIP diferiram entre o baseline e final do tratamento, porém não foi observada diferença entre o final do tratamento e aos cinco anos de proservação. Indivíduos que apresentaram melhor longevidade relataram maiores escores na autoconfiança dentária. Identificou-se diferença na longevidade pelo ΔSGU, em que o CCAS mostrou menor aumento no indicador na proservação.

Não houve diferença na longevidade entre o CCSA e o CC. Pacientes com melhor longevidade clínica apresentaram melhores pontuações na autoconfiança no PIDAQ. Os escores no questionário OHIP foram mantidos, indicando impacto positivo na QVRSB.

AO020 - Apresentação Oral
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Jacarandá

Efeito da modificação da película adquirida com extrato de cranberry no esmalte submetido à erosão-abrasão
Mailart MC, Nikolla I, Reinales ASA, Niemeyer SH, Baumann T, Borges AB, Carvalho TS
Odontologia Restauradora INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi investigar o efeito da modificação da película adquirida com extrato de cranberry no esmalte submetido à erosão-abrasão. Espécimes de esmalte de molares humanos foram alocados em quatro grupos de tratamento (n=15): AD (água deionizada-controle negativo); NaF (solução de fluoreto de sódio-500ppm NaF); Sn+F (solução comercial-SnCl2/NaF/AmF); e CRA+F (extrato de cranberry+500ppm NaF). Os espécimes foram submetidos a 5 ciclos, consistindo em: formação da película com saliva humana (30 min,37°C), seguido de modificação na película com os tratamentos (5ml,2min,25°C), formação de película subsequente (60min,37°C), e então erosão-abrasão. Para erosão, os espécimes foram submetidos ao ácido cítrico a 1% (1min, pH 3,6). A abrasão consistiu na escovação dos espécimes com slurry de pasta fluoretada em máquina de escovação (50 golpes, 200g). O desgate do esmalte foi mensurado com um perfilometro óptico. O teste de Kruskal-Wallis e post-hoc Dwass-Steel-Critchlow-Fligner foram utilizados (=0.05). Houve diferença significante para as soluções testadas (p<0,01). O desgaste do esmalte (mediana;IQR) foi maior para o grupo AD (0,487μm;0,477-0,625)a. As outras soluções testadas apresentaram proteção significante e semelhantes entre si, com os seguintes valores de desgaste do esmalte: CRA+F (0,290μm;0,233-0.325)b, NaF (0,364μm;0,342-0,429)b, Sn+F (0,315µm;0,300-0,414),b.

Conclui-se que a modificação da película com solução contendo extrato de cranberry promoveu proteção contra erosão/abrasão semelhante aos controles positivos.

(Apoio: FAPESP  N° 2018/23892-8)
AO021 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Jacarandá

As propriedades dos cimentos de ionômero de vidro se alteram com a incorporação de zircônio? Uma revisão de escopo
Monteiro CMG, Pintor AVB, Sancas MC, Marañón-Vásquez G, Menezes LR, Maia LC
Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Mapear por revisão de escopo evidências da incorporação de zircônio em cimentos de ionômero de vidro (CIVs). Realizou-se busca nas bases Pubmed, Scopus, Embase, Cochrane Library, Web of Science, LILACS, Google Scholar e OpenGrey em 06/2022. Critérios de elegibilidade basearam-se na abordagem PCC, sendo População: dentes ou espécimes; Conceito: incorporação de zircônio (Zr) em CIVs; Contexto: aberto. Assim, incluíram-se estudos primários que investigaram propriedades do ZirconomerTM, ou CIV comercial ou experimental, modificados com composto de Zr. Coletaram-se dados dos estudos; características da amostra e do composto de Zr, propriedades/parâmetros investigados, materiais odontológicos de comparação e resultados. Dos 2053 estudos identificados, incluíram-se 68 laboratoriais publicados em todos os continentes. Desses, 75% utilizaram exclusivamente corpos de prova e 22% dentes. Zircônia (ZrO2) à 5% foi o composto mais incorporado, tendo partículas nanométricas resultados superiores às micrométricas. Identificou-se ZirconomerTM (CIV com ZrO2) em 72% dos estudos. Avaliações de propriedades mecânicas, químicas, biológicas e de caracterização foram identificadas, com destaque para resistência à compressão (n=15) e liberação de flúor (n=10). Diferentes materiais foram comparados aos CIVs com Zr. Dentre os 80 ensaios, observou-se superioridade (n=48) ou equivalência (n=20) de resultado para CIVs com ZrO2.

Os achados reforçam o caráter promissor da incorporação de zircônia em CIVs, sobretudo na resistência à compressão e liberação de flúor.

(Apoio: CAPES - FAPERJ  N° Code001  |  FAPERJ  N° E-26/201.175/2021)
AO022 - Apresentação Oral
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 03/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Jacarandá

Adesão bacteriana e biodegradação in situ de resina composta pré-aquecida como agente de cimentação de restaurações indiretas
Bezerra ALCA, Gonçalves GGA, Alves LC, Stamford TCM, Silva ARJ, Brito OFF, Monteiro GQM
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou adesão bacteriana e rugosidade superficial (Ra) após a biodegradação in situ da interface de união de restaurações indiretas, cimentadas com resina composta (RC) pré-aquecida (PA). Para análise da interface de cimentação, foram confeccionados 25 blocos de RC (Z250 XT/3M) e de esmalte bovino (7 x 2.5 x 2 mm). Os blocos foram cimentados com RCPA (Filtek Z100/3M - Z100 e Gradia Direct X/GC - GDX) e cimento resinoso (RelyX Veneer/3M - RXV) (n=25). O pré-aquecimento foi realizado sobre um disco de aquecimento (HotSet, Technolife) a 69ºC/ 30 min. Para a biodegradação, foram confeccionados 21 discos (7x1.5mm) dos materiais usados para cimentação. A fase in situ consistiu na colocação dos corpos de prova num dispositivo intraoral palatino, usados por 18 voluntários durante 07 dias. A biodegradação foi avaliada por meio da Ra, análise micromorfológica (MEV) e contagem de UFC/mL dos discos. Não foram observadas diferenças na Ra das interfaces de cimentação. Todos os materiais apresentaram um aumento da Ra após o desafio cariogênico, com uma maior variação para a Z100 (0.03 μm) que também apresentou mais falhas na superfície. O RXV apresentou a maior adesão bacteriana (13.93 UFC/mL (Log 10). As RCPA apresentaram películas de cimentação mais espessas.

Todos os materiais sofreram biodegradação, porém a maior adesão bacteriana foi observada para o cimento RXV. No processo de biodegradação dos materiais de cimentação deve-se considerar além da análise de rugosidade de superfície, fatores como: o tamanho das partículas de carga e a espessura da película de formada.