Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 781 a 790


PN0837 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Associação dos genes MTR e MTRR com atraso na erupção dentária e estado nutricional em um grupo de crianças pré-escolares brasileiras
Fonseca BA, Fernandes TO, Kuchler EC, Antunes LS, Antunes LAA
PPGO UFF NF FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a associação entre os genes MTR (rs1805087) e MTRR (rs1801394) com atraso na erupção dentária (ATD) e estado nutricional em um grupo de pré-escolares brasileiros. Foi realizado um estudo transversal em crianças de 2 a 6 anos de creches públicas de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil. O exame bucal foi realizado e o ATD foi definido pela ausência de emergência gengival dentária de acordo com a cronologia proposta pelo "Fundo Global de Odontologia Infantil". Para o estado nutricional o IMC foi definido como: i) baixo peso - percentil < 5; ii) eutrófico - percentil ≥ 5 ou <85; iii) percentil de sobrepeso ≥ 85 ou <95; iv) obeso - percentil ≥ 95. A genotipagem dos polimorfismos selecionados foi realizada por PCR em tempo real TaqMan utilizando DNA genômico extraído de células bucais. Frequências alélicas e genotípicas foram comparadas entre os grupos de IMC. O teste χ 2 e exato de fisher foi analisado considerando p ≤ 0,05. A amostra final foi composta por 95 pré-escolares com média de idade de 3,13 (1,37 DP). Nesta amostra 13,7% apresentaram ATD e 69,5% foram classificados como eutrófico, 6,3% com baixo peso, 8,4% com sobrepeso e 15,8% como obesos. Sobrepeso foi associado ao ATD (p=0,041). Foram amplificadas 65 amostras em MTR e 73 para MTRR. Não foi observada relação estatística nos polimorfismos de MTR e MTRR com ATD (p>0,05) e IMC (p>0,05).

Os resultados sugerem uma associação entre baixo peso e sobrepeso com maior risco de ATD; no entanto, não se pode sugerir que os genes candidatos são um fator de risco genético para ATD e IMC.

(Apoio: CNPq  |  Fundação Carlos Chagas Filhos de Amparo a Pesquisa do Estudo do Rio de Janeiro   N° FAPERJ  |  CAPES)
PN0838 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise de tensões e avaliação da resistência à flexão de dois materiais cerâmicos híbridos
Tomaselli LO, Silva EA, Simionato AA, Faria ACL, Rodrigues RCS, Ribeiro RF
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência à flexão de dois materiais cerâmicos híbridos utilizados para a técnica CAD/CAM, VITA Enamic (VE) e Ambarino High Class (AH), com a análise complementar das tensões realizada pela Correlação de Imagens Digitais (CID). As amostras (n=24) em forma de barra (14,0 x 4,0 x 1,2 mm) foram obtidas com o corte de blocos para CAD/CAM em cortadeira de precisão. Em seguida, foram submetidas à pintura para realização da CID. As amostras de ambos os materiais foram colocadas em Máquina de Ensaios Universal e durante a realização do ensaio de resistência à flexão, imagens da superfície das amostras foram obtidas para a posterior análise das tensões horizontais ocorridas durante a aplicação de carga. Os resultados da resistência à flexão foram comparados pelo Teste-T de amostras independentes. Houve diferença entre VE e AH (p<0,05), sendo que VE apresentou maior resistência à flexão que AH. A análise das tensões geradas durante o carregamento mostra comportamento e distribuição de tensões condizente com os valores obtidos no ensaio de resistência à flexão.

Os resultados sugerem que o material VE possui maior resistência à flexão que AH e que existe maior concentração de microtensões na região de fratura no material AH.

(Apoio: FAPs - fapesp  N° 2019/25405-0)
PN0839 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da adaptação marginal de restaurações provisórias obtidas pela técnica não digital e digital por fresagem ou por impressão 3-D
Zancopé E, Rodrigues TCM, Resende CCD, Moura GF, Mendonça G, Zancopé K, Neves FD
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A tecnologia de fabricação auxiliada por computador (CAD) permite diferentes técnicas de manufatura. Poucas informações estão disponíveis comparando o desempenho relacionado ao ajuste marginal da restauração provisória por meio de fabricação fresada ou impressa em 3-D em comparação com métodos não digitais (convencionais). O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar o ajuste marginal de restaurações provisórias, confeccionadas de forma não digital, fresada ou impressa tridimensionalmente. Foram produzidas 15 restaurações provisórias de 3 elementos cada, divididas em 3 grupos: não digitais obtidas em laboratório; fresada e impressa em 3-D. O ajuste marginal foi avaliado por meio de imagem obtida com microscópio eletrônico de varredura, realizada em 2 situações: apenas o parafuso central apertado e com todos os 3 parafusos apertados. Os valores de desajuste horizontal foram divididos em sobre extensão, igual extensão ou sub extensão. A análise estatística foi realizada pelo teste de Tukey Kramer (a=0,05). Na avaliação vertical e horizontal, as restaurações impressas em 3-D demonstraram maior desajuste do que quando comparadas as fresadas e o grupo controle (P<0,05). O modelo impresso 3-D apresentou os resultados mais desfavoráveis que o método não digital e a forma fresada na avaliação do desajuste vertical e horizontal.

O uso de novas tecnologias na confecção de restaurações provisórias pode proporcionar agilidade e eficiência em relação aos métodos não digitais, porém deve ainda ser utilizado com cautela em longos períodos.o aos métodos não digitais.

PN0840 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da estabilidade de cor de dois materiais cerâmicos híbridos após a imersão em bebidas de alto consumo
Moss OB, Silva EA, Simionato AA, Faria ACL, Rodrigues RCS, Ribeiro RF
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da imersão na estabilidade de cor de dois materiais cerâmicos híbridos, VITA Enamic (VE) e Ambarino High Class (AH), após a imersão desses materiais em bebidas com grande consumo pela população em geral: café (CA), Coca-Cola (CO), energético (EN), suco de laranja (S) e vinho tinto (V), com a água destilada (A) sendo utilizada como controle. As amostras (n=8) foram obtidas com o corte de blocos para CAD/CAM em cortadeira de precisão (6,0 mm x 5,0 mm x 1,0 mm). As amostras foram imersas em cada uma das bebidas durante 137 horas em estufa a 37°C, correspondente a 7,6 anos de exposição. A leitura de cor foi realizada previamente à imersão e logo após a lavagem (Delta Vista 450G, Delta Color) e a diferença de cor foi calculada utilizando a formula CIEDE 2000. Os dados foram interpretados segundo o teste Two-Way ANOVA, com pós-teste de Bonferroni. Para AH foram encontrados valores fora dos limites de aceitabilidade para alteração de cor nos grupos CA, CO, S e V. Para VE, os grupos A, CA, CO e V ficaram fora dos limites de aceitabilidade. Em ambos os materiais, todos os grupos apresentaram valores acima dos limites de perceptibilidade.

Os resultados sugerem que as bebidas testadas causam alterações de cor perceptíveis nos materiais cerâmicos híbridos.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPESP  N° 2017/14470-3)
PN0841 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Correlação entre diferentes graus de estomatite relacionada à prótese e carga microbiana
Fortes CV, Ribeiro AB, Clemente LM, Oliveira VC, Macedo AP, Watanabe E, Salgado HC, Silva-Lovato CH
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a correlação entre carga microbiana de microrganismos alvo do biofilme de próteses totais superiores e palato de indivíduos desdentados totais com estomatite relacionada à prótese (ERP). O palato de 152 participantes que atenderam aos critérios de elegibilidade foi fotografado e, de acordo com a Classificação de Newton modificada, 2 pesquisadores atribuíram escores que variaram de 0 (mucosa saudável), IA (Grau 1), IB (Grau 2), II (Grau 3) a III (Grau 4). Para carga microbiana, o biofilme da prótese e do palato foi coletado, semeado em meios de cultura específicos para Candida spp., S. mutans e S. aureus e quantificado pela contagem de unidades formadoras de colônia (UFC). Os dados foram avaliados pelo Teste de correlação de Spearman (p<0,05). C. albicans, C. tropicalis e C. glabrata foram identificadas pelo meio Chromagar. A amostra foi composta por 21 indivíduos com grau 0, 14 com grau 1, 47 com grau 2, 37 com grau 3 e 33 com grau 4. Houve correlação positiva entre grau ERP e Candida spp. (prótese: ρ=0,179; p=0,027; palato: ρ=0,215; p=0,008), C. albicans (prótese: ρ=0,260; p=0,001), C. tropicalis (prótese: ρ=0,262; p=0,001; palato: ρ=0,187; p=0,021), S. mutans (prótese: ρ=0,319; p=0,00; palato: ρ=0,233; p=0,004) e negativa, com S. aureus (prótese: ρ=-0,174; p=0,032).

As correlações foram fracas, sendo que as positivas indicam que há necessidade de um intenso aumento na contagem de UFC para impactar na gravidade da ERP. A correlação negativa indica que quanto maior a contagem de S. aureus, menor é o grau da inflamação.

(Apoio: FAPESP  N° 2020/06043-7)
PN0843 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Nanofibras de policaprolactona-nistatina produzidas por eletrofiação
Gonçalves NI, Santos JD, Campos TMB, Ramos LP, Oliveira LD, Borges ALS
Materiais Dentários e Prótese INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Sintetizar um scaffold de nanofibras (NFs) de policaprolactona (PCL) com adição de nistatina (NYS) pela técnica da eletrofiação, caracterizar e avaliar sua atividade antimicrobiana. Para as NFs utilizou-se solução de PCL puro e PCL adicionado de NYS. Para a síntese das NFs de PCL, o polímero foi dissolvido em Dimetilformamida (DMF) e 1,1,2,2 Tetracloroetano (TCE), logo após foram adicionadas três concentrações de NYS (Grupos A, B e C). As amostras foram analisadas em Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia por energia dispersiva (EDS), Análise de molhabilidade, Análise de Difratometria de Raios-X (DRX) e Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR). Após a análise em MEV foi realizada a média dos diâmetros das fibras com Software ImageJ. A atividade antimicrobiana foi avaliada por meio dos testes de concentração inibitória mínima (CIM) e concentração microbicida mímica (CMM).

As NFs de PCL com NYS do grupo A apresentaram diâmetro de 0,99 ± 0,29 µm, o padrão do grupo B apresentou uma média de diâmetro de 1,3 ± 0,56 µm e o grupo C 1,24 ± 0,48 µm. De acordo com os testes de caracterização, as amostras se apresentaram hidrofóbicas, além de ter a presença de PCL e de NYS comprovadas. A CIM e a CMM comprovaram a ação fungicida e fungistática das NFs A, B e C.

(Apoio: CAPES)
PN0844 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do material restaurador na distribuição de tensões em laminados oclusais de diferentes espessuras
Ruggiero MM, Freitas MIM, Cury AAB
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O trabalho avaliou a influência do material restaurador, do substrato e da espessura na distribuição de tensão de laminados oclusais (LO). Dois modelos virtuais de LO de diferentes espessuras (0,5 mm, 1,0 mm) de um primeiro molar inferior foram desenhados utilizando o software Solidworks 2013. Cada modelo foi avaliado em cinco materiais: resina composta (RC), resina nanocerâmica (RNC), cerâmica infiltrada por polímero (CIP), dissilicato de lítio (DL) e zircônia (ZIR); e em dois substratos: esmalte e dentina. A distribuição de tensões foi avaliada pela análise de elementos finitos no software Ansys Workbench 15.0, na qual uma carga de 400 N foi aplicada na restauração. O comportamento mecânico dos materiais foi avaliado quanto a tensão máxima principal (σmax) na restauração e substrato; e cisalhamento (τmax) no cimento. Os maiores valores de σmax foram encontrados nas restaurações de ZIR de 0,5 e 1,0 mm (57 e 36 MPa) em dentina; e os menores foram encontrados em RNC de 0,5 e 1 mm (20 e 21 MPa) em esmalte. Houve um maior σmax induzido no esmalte do que dentina, independente da espessura da restauração. O modelo de restauração de RNC de 0,5 mm foi o que mais induziu σmax nos dois substratos. Quanto ao τmax induzido no cimento, os menores valores foram encontrados em ZIR de 0,5 e 1,0 mm (0,6 e 0,4 MPa) no esmalte; e os maiores foram encontrados em RNC de 0,5 e 1 mm (7 e 4 MPa) em dentina.

A espessura e o material da restauração de laminados oclusais influenciou as tensões geradas na restauração e no cimento, enquanto apenas o material influenciou nas tensões geradas nos diferentes substratos.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0845 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito de tratamento de superfície e imersão em solução manchante na rugosidade, microdureza e estabilidade da cor em cerâmicas monolíticas
Brito MGA, Coelho RMI, Basting RT, Amaral FLB, Turssi CP, França FMG
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os efeitos de diferentes tratamentos de superfície e imersão em substância de manchamento sobre a rugosidade, estabilidade de cor e microdureza de cerâmicas monolíticas. As cerâmicas utilizadas: dissilicato de lítio reforçada com dióxido de zircônio, dissilicato de lítio e feldspática. Submetidas a dois tratamentos de superfície, nos grupos G (n=20) aplicados glaze; e nos grupos P (n=20) polidos mecanicamente. Após isso dividiu-se em dois subgrupos (n=10) de acordo com a substância de manchamento. A mensuração da rugosidade, microdureza e cor foram realizadas em dois períodos. Os dados foram submetidos à análises de variância e comparações múltiplas efetuadas por meio de testes de Tukey ao nível de significância em 5%. Os resultados verificaram que para quaisquer das cerâmicas testadas, realizando-se polimento a rugosidade foi menor do que a obtida quando aplicado glaze. Em relação aos dados de microdureza, não se observou diferença na microdureza do E.max, para Empress, valores mais elevados de microdureza foram alcançados quando havia glaze. E para Suprinity o polimento alcançou valores mais altos de microdureza. Ao se analisar os efeitos do glaze e do polimento em cada cerâmica, os dados de ∆E2000 da cerâmica E.max submetidas ao polimento resultou em maior alteração.

O polimento mecânico representa uma boa opção de tratamento de superfície de cerâmicas monolíticas, os resultados apresentados pela microdureza e a rugosidade demonstraram que a aplicação de glaze foi inferior e menos satisfatório, alterações que podem provocar instabilidade de cor.

PN0846 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise de diferentes resinas empregadas na impressão 3d de modelos odontológicos
Duarte DM, Dias SC, Carvalho GAP, Franco ABG, Perez F, Martins CM, Mecca-Junior S, Ramos EV
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a precisão de três resinas de impressão 3D. Um modelo em gesso tipo IV foi produzido a partir de um modelo pré-fabricado e escaneado por um scanner de bancada, gerando um arquivo STL (esteriolitografia) utilizado como referência. Logo foram impressos na impressora 3D (DLP Anycubic Photon) trinta modelos (N=30) com 3 resinas de impressão 3D (n=10), sendo: Low Smell Skin (LS), Prizma 3D (PR) e Smart Print (SP), e foram escaneados. A precisão da reprodução foi avaliada pelo software Geomagic, nele esses arquivos de imagens foram sobrepostos sobre o arquivo de referência, sendo analisadas medidas lineares entre 4 pontos, marcados no modelo original, que são: as cúspides vestíbulo distal dos dentes 17 e 27, e na incisal dos dentes 13 e 23. Então mediu-se a distância transversal entre os pontos 13-23 e 17-27, anteroposterior 13-17 e 23-27, e a área do trapézio obtida da ligação entre esses pontos, calculada através do Teorema de Pitágoras. A resina utilizada influenciou as discrepâncias (erros) de área (p<0,001), onde as resinas PR e SP apresentaram discrepâncias de área menores em comparação à resina LS. Já nas medidas lineares aferidas no modelo impresso com a resina PR ficaram 0,02 mm aquém das obtidas no modelo de referência, e com as resinas LS e SP, em média e respectivamente, 0,31 mm e 0,09 mm acima das mensuradas no modelo de referência.

Concluiu-se que a resina utilizada influencia nas discrepâncias de reprodução, mas baseado nos resultados obtidos, a tecnologia de manufatura aditiva pode ser utilizada com segurança para produção de modelos odontológicos.

PN0847 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Estudo clínico de 1 ano da sobrevivência, desgaste de superfície e estabilidade de cor de coroas em zircônia monolítica e metalocerâmica
Tuzita AS, Calabro DE, Barbaran PMV, Cançado RM, Giovani EM, Mesquita AMM
Pós Graduação Doutorado UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo clínico piloto randomizado prospectivo foi avaliar longitudinalmente, coroas sobre dentes confeccionadas em Metalocerâmica (MC) e Zircônia Monolítica (ZM), comparando a sobrevivência, desgaste de superfície e estabilidade de cor. Foram selecionados 11 pacientes, com indicação de 2 coroas unitárias em dentes posteriores. Após cimentação, as coroas foram avaliadas por meio da análise comparativa de STLs (STereoLithography) analisadas no software digital 3D (Autodesk®️ MeshMixer); e a estabilidade de cor, por análise em espectrofotômetro do ΔE*, ΔL*, Δa*, Δb*, nos tempos 0, 6 e 12 meses. Realizou-se análises descritivas e exploratórias dos dados. A normalidade dos erros foi analisada pelo box-plot, gráfico quantil-quantil e teste de Shapiro-Wilks. Para alteração de cor foi realizada ANOVA two-way de medidas repetidas e teste de Tukey. Para a variável dependente desgaste de superfície aplicou-se o teste t-pareado. Utilizou-se o programa SAS adotando α<0,05. Ambos grupos apresentaram sobrevivência de 100%. ANOVA demonstrou diferenças estatisticamente significativas, no qual o grupo MC apresentou médias estatisticamente superiores do grupo ZM, independentemente do tempo. Quanto ao desgaste de superfície das próteses e dos antagonistas, os resultados demonstraram normalidade dos erros (p>0,05), e o teste t-pareado demonstrou que não houve diferenças significativas entre os grupos.

Conclui-se que todas as amostras MC e ZM sobreviveram e não houve diferença no desgaste de superfície, e na estabilidade de cor ao longo do tempo.