Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2118 Resumo encontrados. Mostrando de 371 a 380


PN0372 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência de dentifrício branqueador à base de carvão ativado associado a bebida ácida sobre propriedades do esmalte dental
Vasconcelos BNL, Ramos CO, Proietti CC, Ribeiro MES, Lima RR, Loretto SC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se a influência de um dentifrício branqueador à base de carvão ativado, por meio de escovação simulada (desafio abrasivo), associada à bebida ácida (desafio erosivo), sobre a microdureza (MD), rugosidade (RS) e ultramorfologia do esmalte. Foram utilizados 97 dentes bovinos divididos em 06 grupos (MD e RS n:15 e ultramorfologia n:7): G1- dentifrício regular (sem ação branqueadora) (controle negativo); G2- dentifrício branqueador à base de pirofosfato de cálcio (controle positivo); G3- dentifrício branqueador à base de carvão ativado; G4- dentifrício regular + bebida ácida; G5- dentifrício branqueador à base de pirofosfato de cálcio+ bebida ácida; e G6- dentifrício à base de carvão ativado+ bebida ácida. Para o desafio erosivo, as amostras foram submersas em suco de laranja por 10 minutos sob agitação, durante 7 dias. A escovação realizou-se após o desafio erosivo, simulando 3 escovações diárias, durante 7 dias. As leituras foram realizadas antes e ao final dos tratamentos propostos. Os dados foram submetidos a ANOVA two-way, com pós teste de Tukey (α=5%). Os grupos expostos ao desafio erosivo apresentaram redução significativa de MD (p<0.05). O aumento da RS nos grupos dos dentifrícios branqueadores foi exacerbado pela associação do desafio erosivo (p<0.05). A ultramorfologia revelou que todos os tratamentos alteraram a superfície do esmalte.

Conclui-se que os dentifrícios branqueadores, associados ou não a bebida ácida, alteraram significativamente a superfície do esmalte.

PN0373 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do conteúdo de partículas de carga nanométricas na sorção e solubilidade de adesivo universal com propriedades bioativas
Oliveira WS, Boaro LCC, Brandt WC
DOUTORADO UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi analisar a sorção e solubilidade em água de um adesivo universal com diferentes concentrações em massa de partículas de sílica nanométricas com propriedades bioativas após armazenamento de 7 e 14 dias. Um adesivo comercial universal (YBond - Yller) foi acrescido de diferentes percentuais em massa (0%, 3%, 5%, 7%, 10% e 15%) de sílica nanométrica (Si) com 7 nm e de 1% em massa de MMT (nanomontmorilonita) carregada com 10% de clorexidina, criando um total de 7 grupos. Sorção (SO) e solubilidade (SL) foram analisadas de acordo com as especificações da ISO. As amostras foram fotoativadas por uma fonte de luz LED (BluePhase, Ivoclar) durante 10 s. Para análise estatística, análise de variância e teste de Tukey (α = 5%) foram usados. Os grupos com MMT + 7% Si, MMT + 10% Si e MMT + 15% Si, mostraram menor sorção e solubilidade em água do que o grupo controle, enquanto que os grupos com apenas MMT, 3% e 5% de Si mostraram resultados intermediários não diferindo do grupo controle e dos grupos de MMT +7% Si, MMT +10% Si e MMT+15%Si.

A incorporação de partículas inorgânicas nanométricas e partículas bioativas ao adesivo testado, não afetou de maneira negativa no processo de sorção e solubilidade, e revela que as amostras com quantidade maior dessas partículas, apresentaram uma diminuição nesse processo. PALAVRAS CHAVE: Adesivo universal, propriedades mecânicas, grau de conversão, resistência da união

PN0374 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do estrôncio nas propriedades fisico-químicas de um cimento reparador com diferentes concentrações de biovidro
Tavella-Silva NC, Martorano AS, Castro-Raucci LMS, Miranda CES, Oliveira IR, Raucci-Neto W
Odontologia UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar o efeito do estrôncio (Sr) no tempo de endurecimento (TE), solubilidade (SL), concentração hidrogeniônica (pH), condutividade (CON), salinidade (SAL), sólidos dissolvidos totais (SDT), radiopacidade (RAD) e rugosidade superficial (RS) de cimento de aluminato de cálcio com diferentes concentrações de biovidro. Foram obtidos os seguintes grupos: cimento de aluminato de cálcio puro (C); C + 5% de biovidro (C5); C + 10% de biovidro (C10); C + 1% de Sr (C-Sr); C5 + 1% de Sr (C5-Sr); C10 + 1% de Sr (C10-Sr). Foram analisados o TE e RAD de amostras recém manipuladas. A SL foi analisada pelo peso das amostras recém manipuladas e após sete dias de imersão em água. O pH, CON, SAL e SDT foram realizadas na solução resultante. Para RS, foram analisadas amostras armazenadas em água e solução salina tamponada por 7 e 28 dias. Os dados foram analisados por ANOVA e Tukey (α = 0,05). Foi observado menor TE para as formulações com biovidro, sendo que o Sr não alterou este parâmetro. Todos os cimentos apresentaram ganho de massa. Foi observada semelhança de pH entre todos os grupos. Para CON, SAL e STD, observou-se valores significativamente maiores para C5 e menores para C10-Sr, comparados aos demais grupos. Não foram observada diferenças em RAD. Foi observada aumento da rugosidade após armazenamento em PBS.

Pode-se concluir que o uso de biovidro reduz o tempo de endurecimento e o estrôncio não interfere significativamente nas propriedades físico-químicas do cimento testado.

(Apoio: CAPES  N° 88882.365145/2019-01)
PN0375 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Dentifrícios à base de carvão ativado: efeito na rugosidade de superfície e massa de resinas compostas comerciais
Kepler LC, Frozza A, Burnett Júnior LH, Réquia EC, Ferreira NMR, Rodrigues-Junior SA
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo avaliou o efeito de dentifrícios à base de carvão ativado na rugosidade de superfície e perda de massa de duas resinas compostas comerciais. Noventa e seis espécimes (5mm de diâmetro X 6mm de espessura) de Filtek Z350XT (n=48) e IPS Empress Direct (n=48), cor EA2, foram confeccionados e fotoativados incrementalmente com uma unidade Raddi-Cal com 900 mW/cm², e polidos com Sof-Lex Pop On. Os espécimes foram aleatoriamente distribuídos para cinco dentifrícios à base de carvão ativado e um convencional: Curaprox Black is White, Arm and Hammer Charcoal White, Beverly Hills Formula Natural White Activated Charcoal, Colgate Luminous White Carvão Ativado, Colgate Natural Extracts Carvão Ativado e Menta e Colgate Total 12. O ensaio de escovação foi feito com uma máquina multi-estação e com escova Sorriso Adulto, 200g de carga, por 250 ciclos por minuto (20.000 ciclos - simulação de 2 anos). Rugosidade de superfície (Ra - µm) e massa (g) foram avaliados antes e depois do ensaio. Os dados foram analisados com testes não paramétricos e com modelo linear generalizado (α=0,05). Apenas a resina IPS Empress Direct apresentou rugosidade significativamente aumentada após a escovação (p<0,05). Não houve diferença estatisticamente significativa entre os dentifrícios na rugosidade pós escovação das resinas (p>0,05). A escovação não alterou a massa dos espécimes de nenhuma das resinas com nenhum dos dentifrícios (p>0,05).

Dentifrícios à base de carvão ativado não alteram a massa de resinas compostas comerciais, mas aumentam a rugosidade de superfície da IPS Empress Direct.

(Apoio: Chamada Pública FAPESC no. 06/2017)
PN0376 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da Fonte de Luz e Método de Fotoativação no Desempenho Biomecânico de Facetas em Resinas Compostas
Peres TS, Oliveira HLQ, Ribeiro MTH, Mendoza LCL, Melo C, Soares CJ
Dentística e Materiais Odontológicos UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou avaliar o efeito do tipo de fonte de luz (FL) e o modo de fotoativação (MF) nas propriedades mecânicas de faceta em resinas. Amostras no formato de incisivo central com 1,5mm de espessura foram confeccionadas com 2 resinas TN, Tetric N-Ceram (Ivoclar Vivadent) e VI, Vittra APS (FGM) na cor A2; fotoativadas com 4 FLs: 2 multiespectro - GV, Grand Valo (Ultradent) e EN, Emitter Now Duo (Schuster); e 2 monoespectro RX, Radii Xpert (SDI); EL, Elipar Deep Cure (3M Oral Care); em 2 MF: única no centro (40 s), e 2 fotoativações deslocando 3 mm para cervical e para incisal (20 s cada), totalizando 16 grupos (n=10). Foi calculada dureza Knoop (KHN, N/mm2) no topo e base da amostra nas regiões do centro, cervical, incisal, mesial e distal. As FL foram caracterizadas em: dimensão da ponta ativa (mm), potência (mW), perfil do feixe sem e com interposição da amostra (mW/cm²). Os dados foram analisados por ANOVA em 3 fatores e Teste Tukey (α = 0,05). Todas as FLs apresentaram distribuição homogênea. Os valores de KHN do topo foram significativamente superiores que da base na fotoativação única especialmente na periferia da amostra. RX e EN geraram menor dureza na região cervical. O EL e principalmente VG resultaram em melhor desempenho com fotoativação única. A fotoativação em 2 pontos minimizou as diferenças entre as FLs.

A fotoativação cobrindo toda a área da restauração demonstrou-se fundamental para atingir adequada dureza do material. Fontes de luz com maior diâmetro de ponta ativa gera maior dureza e melhor distribuição da luz na fotoativação de facetas em resina compostas.

(Apoio: CNPq)
PN0377 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de propriedades mecânicas de resinas compostas monocromáticas
Oliveira HLQ, Ribeiro MTH, Peres TS, Oliveira G, Bragança GF, Melo C, Mendoza LCL, Soares CJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar propriedades mecânicas de resinas compostas monocromáticas em comparação a uma resina nanoparticulada de referência no mercado quanto ao grau de conversão (GC, %), contração pós-gel (PGel, %), dureza Knoop (KHN, N/mm2), resistência flexural (RF, MPa), módulo de elasticidade (E, MPa) e tensão de contração (TC, MPa). Duas resinas monocromáticas: VU, Vittra Unique, FGM; OM, Ominichroma, Tokuyama; e uma resina nanohíbrida: Z350, Filtek Z350XT, 3M-Oral Care, foram testadas. As amostras foram ativadas com VALO Grand, Ultradent por 20s. GC foi calculado por Espectroscopia Raman, KHN por dureza Knoop, PGel por extensometria, RF e E por meio de resistência flexural, TC pelo método de elementos finitos 2D. Os dados foram analisados por ANOVA em um fator e Tukey (α = 0,05). A resina VU teve GC e KHN significativamente maior que OM. Z350 obteve E significativamente maior que OM. PGel e TC foram similares para as 3 resinas compostas.

Resinas monocromáticas apresentaram desempenho mecânico similar ou superiores à resina composta nanoparticulada de referência para restaurações diretas.

(Apoio: CAPES  |  FAPEMIG  |  CNPq)
PN0378 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso do extrato de romã na dentina erodida: Ação antioxidante, resistência de união e morfologia da interface após envelhecimento
Cortez TV, Gallas JA, Oliveira WP, Miranda CS, Corona SAM, Souza-Gabriel AE
Depto de Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho avaliou o efeito do extrato de romã (P. granatum) na dentina erodida. Avaliou-se a ação antioxidante, a resistência de união (RU) ao cisalhamento e morfologia da interface após envelhecimento. Preparou-se o extrato hidroalcólico da casca da romã pelo método da liofilização. A evidenciação do polifenol punicalagina foi realizada por cromatografia líquida de alta eficiência. A atividade antioxidante foi avaliada pela captura do radical DPPH em 515 nm. Para a RU, 96 fragmentos de dentina bovina (n=12) foram divididos em hígido ou erodido (2h, ácido cítrico 0,3%), e subdivididos de acordo com o pré-tratamento: água destilada ou solução P. granatum. Os espécimes foram restaurados (adesivo + resina bulk fill/DMG) e a RU foi analisada imediata (24h) e após 12 meses de envelhecimento. Para a MEV, 48 fragmentos de dentina (n=6) receberam os mesmos tratamentos da RU. Os dados foram analisados por ANOVA a 3 critérios(α=0,05). O extrato da romã apresentou melhor potencial antioxidante que o padrão controle (IC50=3,5). A dentina erodida apresentou menor RU que a hígida (p=0,000). Na análise imediata, os espécimes tratados com P. granatum mostraram RU sem diferença do controle (p>0,05). Após o envelhecimento, os espécimes tratados com P. granatum apresentaram maior RU que o controle. Na MEV, a dentina erodida apresentou desmineralização peritubular e, nos grupos tratados com P. granatum, observou-se camada híbrida com tags.

Conclui-se que a solução experimental da casca de romã apresentou ação antioxidante, e preservou a interface adesiva da dentina erodida.

(Apoio: CNPq  N° 140877/2019-3)
PN0380 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do uso excessivo de uma placa de fósforo fotoestimulável no diagnóstico de lesões de cárie proximais: um estudo in vitro
Ruiz DC, Gomes AF, Fontenele RC, Gaêta-Araujo H, Freitas DQ, Groppo FC
Diagnóstico Oral FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a influência do uso excessivo (múltiplas exposições aos raios X e escaneamentos) de uma placa de fósforo fotoestimulável (PSP) no diagnóstico de lesões de cárie proximais. Para tanto, 40 dentes posteriores foram divididos em pares e montados em 20 fantomas. Foi adquirida uma radiografia de cada fantoma com uma PSP do sistema Express, totalizando 20 radiografias (grupo 1). Após 400 exposições e escaneamentos, uma radiografia de cada fantoma foi obtida, totalizando 20 novas radiografias (grupo 2). Este procedimento também foi feito após 800 (grupo 3), 1200 (grupo 4) e 1600 (grupo 5) exposições e escaneamentos, resultando em 100 radiografias. Outras 40 radiografias (20 fantomas x 2 grupos) foram obtidas com uma segunda PSP para avaliar a reprodutibilidade dos receptores. As 140 radiografias foram analisadas independentemente por 5 avaliadores quanto à presença de lesão de cárie proximal, usando uma escala de 5 pontos. A área sob a curva ROC, sensibilidade e especificidade foram calculadas e comparadas entre os grupos pela Análise de Variância. O teste t de Student avaliou a reprodutibilidade das PSP (α=0,05). Os valores de diagnóstico para lesões de cárie proximais não diferiram entre os grupos (p>0,05). As concordâncias intra- e interavaliador variaram de substancial a quase perfeita (0,61-0,84) e de leve a moderada (0,18-0,54), respectivamente. Os valores de diagnóstico não diferiram entre as radiografias adquiridas com diferentes PSP (p>0,05).

Conclui-se que o diagnóstico de lesões de cárie proximais não foi afetado pelo uso excessivo da PSP.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0381 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Associação das sinusopatias e patologias perirradiculares em dentes posteriores através de tomografia computadorizada de feixe cônico
Gomes AEN, Bueno CES, Stringheta CP, Fontana CE, De Martin AS, Rocha DGP, Pelegrine RA
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta pesquisa teve por objetivo avaliar a associação das sinusopatias e patologias perirradiculares em dentes posteriores através de tomografia computadorizada de feixe cônico por meio de um estudo observacional retrospectivo. Foram analisados 395 exames realizados no período de janeiro de 2018 a dezembro de 2020, através de imagens provenientes do tomógrafo ICAT Classic. Os dentes posteriores da maxila foram avaliados quanto à presença de patologias perirradiculares, o seio maxilar quanto à presença de sinusopatias e a proximidade entre o ápice radicular e a cortical do seio maxilar através software Dicom E VOL DX. A análise estatística foi conduzida por meio do software SPSS 26.0, através do teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, teste de Kruskal-Wallis e Qui-quadrado com correção de Bonferroni e análise de regressão logística. Foi adotado o nível de significância de 5%. Os principais resultados desta pesquisa mostraram que o espessamento da mucosa sinusal > 3mm apresentou associação significativa com as patologias perirradiculares. As lesões periapicais nas raízes palatinas apresentaram 2,17 vezes mais chances de desenvolverem sinusopatia em relação às demais raízes. A distância ápice-assoalho, bem como presença de tratamento endodôntico não foram associados de forma significativa à sinusite maxilar.

Concluiu-se que a tomografia computadorizada de feixe cônico é efetiva para o diagnóstico da sinusite odontogênica e que a patogenicidade da lesão periapical é um fator primordial para o desenvolvimento das patologias do seio maxilar.

PN0382 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Conhecimento de Radiologistas e Ortodontistas sobre a classificação de Angelieri para sutura palatina
Heringer RR, Reis BR, Ingold MMS, Oenning ACC, Junqueira JLC
MESTRADO FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi investigar o conhecimento dos profissionais envolvidos no diagnóstico e plano de tratamento das deformidades transversais dento-maxilares sobre a classificação da sutura palatina em tomografias computadorizadas, proposta por Angelieri e colaboradores. Questionários contendo perguntas sobre a classificação foram enviados para cirurgiões-dentistas especialistas em Radiologia Odontológica e Ortodontia do estado do Rio de Janeiro. Os mesmos foram instruídos sobre a classificação por meio de um aplicativo (CASU). Os testes de Qui-quadrado e Exato de Fisher foram aplicados para analisar as associações das respostas com a especialidade do profissional. Dos profissionais que participaram da pesquisa, 65,3% responderam que conhecem alguma classificação de maturação de sutura e 62,5% afirmaram que utilizam alguma classificação; 94,2% dos Ortodontistas julgam importante, muito importante ou indispensável o emprego de uma classificação para a formulação do plano de tratamento. Não houve associação significativa das respostas com a especialidade (p>0,05). A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) foi o método indicado para avaliação da sutura por 40,4% dos Ortodontistas, seguida pela análise da idade (36,5%).

Os resultados sinalizam que a classificação de Angelieri e a TCFC representam importantes ferramentas auxiliares no diagnóstico e tratamento das deformidades transversas dento-maxilares, uma vez que a importância do conhecimento da classificação foi apontada pela maioria dos profissionais.

(Apoio: CAPES  N° 001)