Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2118 Resumo encontrados. Mostrando de 341 a 350


PN0340 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito longitudinal do tratamento prévio com clorexidina na adesão de pinos de fibra com cimento resinoso autoadesivo
Alessi RS, Modesto E, Gomes GM, Gomes JC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da clorexidina (CHX) na dentina radicular aplicada ativamente na adesão dos pinos de fibra de vidro (PFV) cimentados com cimento resinoso autoadesivo após um ano. Foram selecionados 35 dentes permanentes unirradiculares, os quais tiveram suas coroas removidas, tendo suas raízes tratadas endodonticamente. As raízes foram divididas aleatoriamente em 5 grupos (n=7) de acordo com o tratamento dentinário prévio à cimentação dos PFV: hipoclorito de sódio (NaOCl) 2,5% com irrigação convencional com agulha (controle), clorexidina (CHX) 2% com irrigação convencional com agulha, CHX 2% com irrigação ativa por ultrassom, CHX 2% com irrigação ativa por lima Easy Clean e CHX 2% com irrigação ativa por lima XP-Endo Finisher. Após a cimentação dos PFV, as raízes foram armazenadas em água destilada a 37 oC durante 1 ano. Então, duas fatias de cada terço radicular foram avaliadas para resistência de união (RU) pelo teste de push-out. Os dados obtidos foram submetidos aos testes ANOVA 2 fatores e Tukey para contraste das médias (α=0,05). A interação dupla (tratamento dentinário vs. região radicular) foi significativa (p < 0,001), sendo que os grupos em que houve aplicação ativa de CHX apresentaram resultados de RU estatisticamente semelhantes entre si (p > 0,05), mas superiores aos grupos com aplicação convencional de CHX e NaOCl (p < 0,05).

Pode-se concluir que a aplicação ativa de clorexidina promoveu melhores valores de resistência de união comparado ao método convencional após um ano.

(Apoio: CAPES)
PN0341 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise comparativa da percepção de graduandos da faculdade de odontologia da UFRJ e leigos em relação à estética do sorriso
Portela TP, Rabello TB
Pós Graduação em Odontologia UFRJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Comparou-se a percepção de graduandos da Faculdade de Odontologia da UFRJ e leigos em relação a estética do sorriso. O sorriso considerado 'ideal' (1) foi manipulado digitalmente para criar mais 6 imagens representando alterações estéticas do sorriso: dente fraturado (2), diastema na linha média (3), assimetria no contorno gengival (4), dentes com proporções alteradas (5), dente com alteração de cor (6) e excesso de exposição gengival (7). As imagens foram avaliadas por 36 graduandos e 36 leigos por meio de um questionário eletrônico. Cada imagem apresentava uma escala de atratividade de 0 a 10. Foram utilizado os testes de Shapiro-Wilk e Levene's para normalidade e homogeneidade. O teste t foi aplicado para comparar cada sorriso entre graduandos e leigos. O teste t de Welch foi usado quando havia variâncias desiguais entre os dois grupos. As diferenças intragrupo foram avaliadas com ANOVA de um fator de medidas repetidas e comparações pareadas post-hoc. Adotou-se o nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que os sorrisos 2, 4, 5 e 7 tiveram diferenças significativas entre os grupos (p<0,05). Leigos deram notas mais altas para esses sorrisos. Nãos se observou diferenças significativas para os outros sorrisos avaliados (p>0,05). As comparações intragrupo mostraram diferenças significativas entre os diferentes sorrisos (p<0,001). O Sorriso 1 foi o mais bem avaliado por ambos os grupos, seguido pelos sorrisos 4 e 7 e os 2 e 6 foram os piores avaliados.

Conclui-se que os graduandos avaliaram as alterações estéticas do sorriso de forma mais crítica do que os leigos.

PN0342 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise da aplicação de adesivos universais com nanoparticulas de quercetina e naringina na nanodureza e resistência de união em dentina
Falconi-Páez C, Hilgemberg B, Nuñez A, Bauer MLM, Davila Sanchez CA, Coppla FM, Costa AFP, Arrais CAG
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar o efeito da aplicação de adesivos universais contendo flavonoides nanoencapsulados na resistência de união (RU) e na nanodureza da camada híbrida (Hi). A superfície oclusal da dentina de 66 molares permanentes (N=66) foi exposta e os dentes foram aleatoriamente alocados em 6 grupos experimentais. Flavonoides nanoencapsulados nos adesivos universais ScotchBond [SBU] e Prime&Bond Elect [PBE], originando os grupos 1) SBUC [sem flavonoides], 2) SBUQ com quercetina, 3) SBUN com naringina, 4) PBEC [sem flavonoides], 5) PBEQ com quercetina e 6) PBEN com naringina. Após as superfícies serem restauradas, os dentes foram seccionados em palitos (0,9mm2) e testados sob tração (n=7) no tempo imediato (TI) de 24 h e após o tempo de armazenamento (TA) por 3 meses. Para Hi (n=2), os dentes foram cortados em fatias e analisados no nanoindentador após TI e TA. Os dados foram analisados em ANOVA seguido pelo teste de Bonferroni (p<0,05). Todos os grupos com SBU mostraram maiores valores de RU. Só o grupo PBEN apresentou maiores valores de RU após TA comparado ao TI (p<0,05). A maioria das fraturas foram adesivas. Para a Hi, foram obtidos menores valores no TI na camada adesiva nos grupos controles (p<0,05). Após o TA, somente PBEQ mostrou ganho de Hi (p>0,05). Na camada híbrida tanto para o TI e após TA, houve diferença só no grupo PBE, o qual apresentou maiores valores de Hi no Ti, e menores valores após TA.

As propriedades mecânicas da dentina não foram prejudicadas após restauração utilizando adesivos contendo flavonoides, e melhoraram a adesão dentinária.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0343 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Recobrimento de ZrO2 por SiO2 para reforço de biocerâmica densa de hidroxiapatita bovina: a síntese de Core-shell ZrO2@SiO2 é promissora?
de Azevedo-Silva LJ, Padovini DSS, Minim PR, Pereira LF, Ignácio MF, Ferrairo BM, Fortulan CA, Borges AFS
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da síntese de nanoestrutura de ZrO2 coberta por camada de SiO2 (Core-Shell ZrO2@SiO2,) na resistência à flexão biaxial de uma biocerâmica densa policristalina de hidroxiapatita bovina (BDPHA). Nanopartículas de ZrO2 foram preparadas pelo método hidrotermal e envolvidas por SiO2 pelo método de Stöber modificado. ZrO2, SiO2 e ZrO2@SiO2 (15wt%) foram adicionadas à hidroxiapatita bovina, foram prensados em discos e posteriormente sinterizados. BDPHA e ZrO2@SiO2 puros foram utilizados como grupos controle. Os grupos foram submetidos à difração de raios X (DRX), espectroscopia de infravermelho (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e a resistência à flexão biaxial (RFB). Os resultados de FTIR e DRX demostraram os picos e ligações características dos materiais. As imagens de MEV demostraram maior homogeneidade na superfície do ZrO2@SiO2, sem poros e defeitos. Todos os grupos apresentaram diferença significativa entre si para os resultados de RFB (p<0.05). O grupo ZrO2@SiO2 apresentou resultado superior (134, 130;140 MPa) e os grupos HA/ZrO2 (42,5, 41,4; 43,3) e HA/SiO2 (33,6, 30,6; 39,1 MPa), resultados inferiores. No entanto, o grupo HA/ZrO2@SiO2 apresentou aumento significativo (108, 106; 115 MPa) em relação ao grupo BDPHA (101, 89,9; 102 MPa) (p=0.003).

A adição do SiO2 e ZrO2 em sua forma pura não contribuíram para a melhora mecânica da BDPHA. Desta forma, o recobrimento da zircônia com a sílica, pela síntese de core-shell ZrO2@SiO2 demonstrou ser promissora para ser utilizada como reforço de uma BDPHA.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2020/01715-7  |  FAPs - FAPESP  N° 2018/23639-0  |  CAPES  N° 001)
PN0344 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de manchamento de uma resina composta nanohíbrida após acabamento e polimento por diferentes discos de lixa
Cantarelli H, Dalforno DA, Zimmer R, Port EZ, Reston EG, Arossi GA, Klein-Júnior CA
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo avaliar a variação de cor de uma resina composta nanohíbrida submetida a acabamento e polimento com diferentes discos de lixa e imersa em vinho. Foram confeccionados 32 corpos de prova, os quais foram divididos em quatro grupos (n = 8) e receberam as etapas de acabamento e polimento com os seguintes discos de lixa: Optidisc (Kerr Brasil; Joinville, SC, Brasil); Praxis (TDV Dental Ltda; Pomerode, SC, Brasil) e Sof-Lex Pop On (3M do Brasil, Sumaré, SP, Brasil). Como controle negativo os espécimes não receberam nenhum tratamento. As amostras foram armazenadas em vinho tinto por 7 e 14 dias e a alteração de cor decorrente da pigmentação do material foi avaliada com espectrofotômetro e quantificada através da fórmula CIEDE2000. Na análise de 7 dias, o grupo Praxis apresentou uma alteração de cor significativamente superior aos grupos controle negativo e Optidisc. Já na análise de 14 dias não houve diferença estatística entre os sistemas utilizados e apenas o grupo Praxis apresentou uma pigmentação significativamente superior ao grupo controle negativo.

Inicialmente o Praxis apresentou uma maior alteração de cor, enquanto na análise de 14 dias os grupos apresentaram manchamento semelhante, independente do sistema utilizado.

PN0345 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Adição de partículas bioativas em cimento de ionômero de vidro e seus efeitos na remineralização da dentina
Mendes TFP, Diniz ACS, Leitão TJ, Bauer JRO, Firoozmand LM
Doutorado UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a influência da associação de materiais bioativos (45S5 e Niobiofosfato NbG) ao cimento de ionômero de vidro modificado por resina (CIVMR) da dentina desmineralizada em dentes bovinos, quanto ao potencial remineralizante, capacidade alcalinizante, liberação de ions flúor/cálcio e potencial antimicrobiano. Foi avaliado o potencial remineralizante por meio do teste de microdureza Knoop da dentina desmineralizada nas profundidades de 10, 50, 100 e 200μm, a partir dos seguintes grupos experimentais: Cimento de Ionômero de Vidro Modificado por Resina (CIVMR); CIVMR + 10% de vidro 45S5 (45S5); CIVMR + 10% de vidro NbG (NbG). Foram confeccionadas amostras de CIVMR, 45S5 e NbG para analisar o potencial alcalinizante e liberação de flúor dos materiais. O potencial antimicrobiano por meio da analise do biofilme de Streptococcus mutans UA159, e a liberação de cálcio em meio microbiológico em diferentes tempos experimentais foram também avaliados. Os testes ANOVA two-way e pos-hoc Scheffe e teste T foram utilizados para as análises (α=5%). Observou-se um aumento da microdureza da dentina desmineralizada nos grupos 45S5 e NbG (p<0,001). O potencial alcalinizante e liberação de flúor foram maiores para o 45S5 (p<0,001) ao longo do tempo. No potencial antimicrobiano dos grupos estudados não houve diferença significativa (p>0,05). E o 45S5 apresentou maior liberação de cálcio no meio microbiano (p<0,001).

Conclui-se que a associação dos materiais bioativos com destaque para o 45S5, apresentam-se como alternativas para o tratamento da dentina desmineralizada.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0346 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do monômero isobornil metacrilato na tensão de contração de cimentos resinosos experimentais
Pereira RP, Oliveira DCRS, Rocha MG, Correr-Sobrinho L, Roulet J, Sinhoreti MAC
Materiais Dentários FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi investigar o efeito do monômero isobornil metacrilato (IBOMA) combinado ou substituinte do monômero diluente trietileno glicol dimetacrilato (TEGDMA) na tensão de contração de cimentos resinosos. A matriz orgânica dos cimentos resinosos foi formulada com 50% em peso de Bis-GMA e 50 % em peso de monômero diluente. O TEGDMA foi utilizado como monômero diluente no grupo controle, enquanto que nos grupos experimentais uma substituição total do TEGDMA foi feita com 50% em peso de IBOMA ou parcial onde foram utilizados 25% em peso de IBOMA e TEGDMA. Em todos cimentos resinosos, 65 % em peso de partículas de carga foram adicionadas. O teste de tensão de contração foi realizado em máquina de ensaio universal. Hastes de vidro (diâmetro de 4 mm e comprimento de 13 e 54 mm) foram fixadas e alinhadas, deixando 1mm de espaço entre as superfícies onde os cimentos resinosos (n=10) foram inseridos e fotoativadas por 30s utilizando um LED multiwave com irradiância de 1000mW/cm2. A tensão de contração de polimerização dos cimentos foi mensurada utilizando-se um software para detectar o deslocamento das hastes nas imagens geradas durante o teste. Os dados foram submetidos à 1-way ANOVA e teste de Tukey (α=0,05). O grupo TEGDMA mostrou a maior média de tensão de contração quando comparado aos grupos IBOMA (p=0,013) e TEGDMA/IBOMA (p=0,017). Não houve diferença estatística (p=0,99) entre os grupos IBOMA e TEGDMA/IBOMA.

Pode ser concluído que o uso do IBOMA reduziu a tensão de contração de polimerização dos cimentos resinosos experimentais.

(Apoio: CAPES)
PN0347 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da cor circundante e de fundo no potencial de ajuste de cor de um compósito monocromático
Silva PFD, Santana MLC, Denegredo RMFB, Barros MS, Faria-E-silva AL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito da cor circundante e de fundo no potencial de ajuste de cor (PAC) de um compósito monocromático. Amostras do compósito Vittra APS Unique (VAU) circundado (amostras duplas) ou não (amostras simples) com compósitos controle (cor A1, A2 ou A3) foram confeccionadas. Amostras simples dos compósitos de controle também foram confeccionadas. A cor dos compósitos nas amostras simples e duplas (apenas do VAU) foi mensurada usando um espectrofotômetro sobre fundo cinza ou sobre os compósitos de controle. Para essa última mensuração, o fundo usado era da mesma cor do compósito circundante. As diferenças de cor (CIEDE2000) de VAU para os controles em fundo cinza foram definidas como ΔE1. Três valores de ΔE2 foram definidos a partir da comparação dos controles em fundo cinza com as seguintes amostras de VAU: ΔE2*fundo - simples sobre controles; ΔE2*circundante - duplas sobre fundo cinza; e ΔE2*ambos - duplas sobre controles. Para cada uma dessas condições, PAC = 1 (ΔE2/ ΔE1). Em relação às diferenças de cor, ΔE1 = ΔE2*circundante > ΔE2*ambos > ΔE2*fundo. Exceto para ΔE2*fundo (A1 = A2), para os demais ΔE: A3 > A2 > A1. Os maiores valores de PAC foram observados com amostras simples dos controles com o fundo (0,69 a 0,70), e os menores para amostras duplas sobre fundo cinza (0,03 a 0,13).

Em conclusão, o ajuste de cor do compósito Vittra APS Unique parece ser dependente principalmente da cor de fundo da restauração.

PN0348 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da umidade dentinária em diferentes estratégias adesivas na resistência de união de pinos de fibra de vidro
Rodrigues RC, Jitumori RT, Gomes GM, Gomes JC
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar o efeito da umidade dentinária nos valores de resistência de união de pinos de fibra de vidro (PFV) ao canal radicular cimentados com diferentes estratégias adesivas. Foram selecionados 48 dentes permanentes unirradiculares que tiveram suas coroas removidas abaixo da junção cemento-esmalte e suas raízes tratadas endodonticamente. Após uma semana foi realizado o preparo padronizado dos condutos para posterior cimentação dos PFV. Nesse momento, as raízes foram divididas em seis grupos (n = 8), conforme a combinação dos seguintes fatores: umidade dentinária radicular - seca e úmida, e estratégia adesiva - Single Bond Universal/ RelyX Ultimate (estratégia etch-and-rinse), Single Bond Universal/ RelyX Ultimate (estratégia self-etch) e RelyX U200 (estratégia autoadesiva). Após os procedimentos de cimentação dos PFV, os dentes foram avaliados em resistência de união pelo teste de push-out. Os dados obtidos foram submetidos ao teste ANOVA 2 fatores (estratégia adesiva vs. umidade dentinária) e pós-teste de Tukey (α = 0,05). O fator principal umidade radicular não apresentou diferença estatisticamente significante (p > 0,05). Quanto à estratégia adesiva, o grupo RelyX Ultimate, aplicado de forma etch-and-rinse, apresentou os melhores valores (p 0,05), em contrapartida o cimento RelyX U200 alcançou os menores valores (p 0,05).

Dentre os materiais testados o cimento RelyX Ultimate na estratégia etch-and-rinse foi o mais indicado na cimentação de pinos de fibra de vidro.

(Apoio: Fundação Araucária/PR)
PN0349 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Razão de contraste e parâmetro de translucidez de cerâmicas odontológicas com diferentes espessuras
Silva TC, Gallo R, Queiroz ME, Maluly-Proni AT, Santos PH
DENTÍSTICA RESTAURADORA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo in vitro foi avaliar e comparar a razão de contraste (CR) e parâmetro de translucidez (TP) de três diferentes materiais cerâmicos em diferentes espessuras. Foram obtidas amostras dos três materiais cerâmicos: dissilicato de lítio (e.max CAD), monossilicato de lítio (Celtra Duo) e cerâmica híbrida (Vita Enamic), em oito diferentes espessuras: 0,3mm, 0,5mm, 0,7mm, 1,0mm, 1,2mm, 1,5mm, 1,7mm e 2,0mm (n=10). As amostras foram submetidas à análise cromática através de Espectrofotômetro de Reflexão Ultravioleta Visível para avaliação e comparação da razão de contraste e parâmetro de translucidez por meio de leituras padronizadas que permitiram a correta inserção no dispositivo. Os resultados das médias foram submetidos ao teste Shapiro-Wilk e posteriormente ao ANOVA, a um critério de comparação das médias por meio do teste de Tukey (α=0,05). Os valores médios das análises de comparação das amostras sobre os fundos branco e preto, mostraram que, a espessura da cerâmica e a quantidade de cristais na matriz, implicam nas diferenças de contraste e translucidez entre os materiais estudados, gerando resultados diferentes.

A cerâmica híbrida gerou maiores valores de contraste e menor translucidez se comparado aos demais grupos a partir das espessuras de 0,7mm. Não houve diferença entre os materiais nas espessuras de 0,3 e 0,5mm. Além disso, o estudo evidenciou a relação diretamente proporcional da espessura em relação à razão de contraste, e inversamente proporcional ao parâmetro de translucidez.