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PE022 - Pesquisa em Ensino
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O impacto da gestação no microbioma de pacientes fumantes
Sorrentino SS, Monteiro MF, Peruzzo DC, Lacerda FG, Joly JC
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE IGUAÇU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A gestação e o hábito de fumar podem modular o microbioma subgengival e desta forma impactar o ambiente e a saúde periodontal.No entanto, os efeitos da gestação no microbioma subgengival de fumantes ainda é pouco compreendido. Foi avaliado o impacto da gestação no microbioma em fumantes através de um estudo caso-controle. Amostras de biofilme subgengival de 25 mulheres fumantes foram coletadas, o DNA do biofilme foi extraído, a região 16S do rRNA foi sequenciado e os dados analisados com ferramentas de bioinformática. Todas as pacientes apresentavam saúde gengival e as gestantes estavam no terceiro trimestre de gravidez.Não foram observadas diferenças nos parâmetros clínicos e demográficos entre os grupos. Com relação à diversidade microbiana, não houve diferença entre os grupos para a diversidade alfa, enquanto na análise de diversidade beta, observou-se uma clusterização das amostras de cada grupo. Dentre as espécies diferencialmente abundantes entre os grupos, Não-gestantes apresentaram maiores quantidades de P. gingivalis, P. endodontales, T. forsythia, P. micra, F. nucleatum e F. alocis, enquanto em Gestantes, uma maior abundância de espécies dos gêneros Capnocytophaga, Prevotella, Selenomonas e Veillonella.

Conclui-se que a gestação interfere na microbiota subgengival de fumantes, causando uma alteração da diversidade microbiana associada ao aumento de espécies de Capnocytophaga, Prevotella, Selenomonas e Veillonella e redução das espécies P. gingivalis, P. endodontales, T. forsythia, P. micra, F. nucleatum e F. alocis no grupo gestantes.

PE023 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Ensino, pesquisa e extensão integrados pela translação do conhecimento
Camargos CR, Silva EMM, Rocha KTD, Félix TR, Pinto RS, Vargas-Ferreira F, Mattos FF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A translação do conhecimento é um processo multidirecional e interativo e inclui síntese, disseminação, intercâmbio e aplicação do conhecimento, para circular e transformar os saberes gerados, democratizá-los e atingir a população não acadêmica, conforme proposto por Paulo Freire. A Faculdade de Odontologia da UFMG (FAO-UFMG) busca difundir o conhecimento gerado no Mestrado Profissional em Odontologia em Saúde Pública para gestores, acadêmicos e profissionais da área da saúde e desenvolve o projeto de extensão universitária "Translação do Conhecimento em Odontologia em Saúde Pública". Participam dele discentes de graduação e mestrandos do departamento de Odontologia Social e Preventiva da FAO-UFMG, sob coordenação docente. O conhecimento gerado é convertido em imagens e textos publicados em rede social. O engajamento às postagens na rede Instagram mostra que em 2022 foram alcançados diversos estados brasileiros, sendo maior a proporção de visualizações da região Sudeste. Brasileiros foram responsáveis por 95,7% dos acessos, seguido por espanhóis e norte-americanos (0,5% cada) e Venezuelanos (0,3%). A maior proporção de acessos deu-se entre pessoas dos 25 aos 34 anos (36,4%), seguido por pessoas 18 e 24 (30,4%) e pessoas entre 34 e 44 anos (19,5%). Mulheres (69,1%) acessaram mais do que homens (30,9%). Em média, cada publicação alcançou 1100 pessoas.

A rede social é um meio acessível, conveniente e oportuno para a comunicação científica entre quem produz o conhecimento na FAO-UFMG e quem o aplica na prática profissional.

(Apoio: PROEX UFMG/FAPEMIG)
PE025 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Aprendizado interprofissional pela educação remota: compreensão da experiência de estudantes de Odontologia no período pandêmico
Olsson TO, Toassi RFC
Dep. de Odontologia Preventiva e Social UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo qualitativo fenomenológico buscou compreender a experiência de aprendizado interprofissional vivenciada no período pandêmico do ensino remoto emergencial. Amostra foi constituída por estudantes de graduação em Odontologia de universidade pública brasileira, que concluíram a atividade de educação interprofissional (EIP) em 2021 (n=5). Entrevistas semiestruturadas (n=3) e análise documental dos portfólios individuais (n=5) foram utilizados para produção de dados. O material textual foi interpretado pela análise de conteúdo. Influência de colegas-familiares-professores, reconhecimento da importância de atividades interdisciplinares-interprofissionais e o contexto da pandemia de COVID-19, motivaram a busca pela atividade de EIP remota. Nos diálogos com profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), os estudantes se aproximaram do cotidiano de trabalho e desafios enfrentados por essas equipes na pandemia. Aprendizagem em grupos de tutoria estimulou relações de interação-aprendizagem colaborativa entre as profissões. Limitações relacionadas ao acesso à internet/dispositivos eletrônicos e à criação de vínculos foram percebidas.

Atividade de EIP remota oportunizou aprendizados relacionados ao trabalho em equipe na APS, telessaúde/teleatendimento, permitindo o reconhecimento/valorização do aprender com/sobre outras profissões, da comunicação interprofissional e do cuidado centrado nos pacientes-usuários-famílias. Apesar deste resultado, a EIP presencial foi percebida como essencial na formação em saúde.

(Apoio: Bolsa de Iniciação Cientifica BIC-UFRGS  N° 30517)
PE026 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Características socioeconômicas e Racismo Moderno entre estudantes de graduação de Odontologia no Brasil
Lamenha-Lins RM, Carvalho GR, Bastos JLD, Paiva SM, Serra-Negra JMC
Saúde Bucal da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo transversal avaliou as características socioeconômicas de estudantes de graduação em Odontologia no Brasil e a sua associação com o Racismo Moderno (RM). O "racismo moderno", variável principal do estudo, é definido quando as pessoas agem externamente sem preconceitos, mas mantêm interiormente pensamentos e atitudes preconceituosas. Participaram 240 graduandos em Odontologia de Instituições de Ensino Superior (IES). Os estudantes responderam ao questionário eletrônico, por amostragem em bola de neve. Idade, sexo, cor da pele autodeclarada, anos de escolaridade paterna e materna, renda familiar mensal e região brasileira em que se encontra a IES foram coletadas. Os estudantes também responderam à versão brasileira da Escala de Racismo Moderno, onde maiores escores indicam traços mais acentuados de RM. Análises descritiva e Kruskal-Wallis foram realizadas (p<0,05). A maioria dos participantes era do sexo feminino (79,1%) e a média de idade foi de 24,9 anos (± 5,8). Dentre os estudantes, 58,3% autodeclararam-se brancos e 41,7% não-brancos. Mais da metade dos participantes pertencia à IES da região Sudeste (55,4%). A cor da pele autodeclarada pelos estudantes esteve associada com os escores da Escala de Racismo Moderno (p=0,038). O RM não esteve associado com escolaridade paterna (p=0,986), materna (p=0,745) e renda familiar mensal (p=0,680).

A cor da pele autodeclarada influenciou o relato de traços de Racismo Moderno nos estudantes de Odontologia, enquanto indicadores socioeconômicos (escolaridade e renda) não influenciaram este relato.

PE027 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Nível de Formação de Futuros Docentes de Odontologia em Programas de Pós-Graduação de Universidades do Brasil
Franco AM, Angonese CL, Araldi EC, Losekann AP, Debias EMF, Garcia FR, Scaravonatti M, Busato ALS
Odontologia UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A formação didático-pedagógica do professor de Odontologia tem sido debatida no meio acadêmico com as novas demandas sociais do mundo globalizado e informatizado. O objetivo deste trabalho é verificar a relevância da formação pedagógica pelos alunos dentro dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia do Brasil, bem como o grau de participação destes na ministração de aulas na graduação, na disciplina de estágio docência e conhecimentos didático-pedagógicos. O delineamento é quantitativo e qualitativo. Para a interpretação de cada programa, foi elaborado um questionário. Foram obtidas e analisadas 342 respostas. No mestrado e no doutorado, mais de 90% afirmam haver disciplinas voltadas ao exercício da docência, em que aproximadamente 70% se consideram satisfeitos ou muito satisfeitos com a formação docente do seu programa, e cerca de 60% considera a quantidade de horas-aula adequada no que se refere à formação docente. No doutorado, o número de futuros docentes que tiveram a oportunidade de ministrar aulas na graduação é maior (55,3%), comparado ao mestrado (30,1%). A maioria dos estudantes, nas questões quantitativas, assinalou estar satisfeito com a presença de atividades relacionadas à docência, e uma parcela relevante considera sua formação ruim ou muito ruim (35,7%).Outros destacaram a predominância da formação como pesquisador (12%) e a reduzida carga horária destinada à essa finalidade (12%).

Os resultados desta pesquisa concluem que valorizar o preparo didático-pedagógico dos futuros professores é de extrema importância.

(Apoio: CAPES)
PE028 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A percepção dos formandos de odontologia durante a vivência do estágio supervisionado em unidades de atenção primária em saúde
Anunciação MS, Moimaz SAS, Cristino PS, Ramirez GTV, Saliba TA
Saude Coletiva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O PET SAÚDE GraduaSus foi uma iniciativa do governo brasileiro para induzir mudanças no curso de graduação. Uma das ações realizadas pelo PET SAÚDE implantada em uma universidade no Estado da Bahia foi a formação de preceptores. Nesta pesquisa o objetivo foi conhecer a percepção de formandos em Odontologia sobre a vivência no Estágio Supervisionado em Unidades de Atenção Primária em Saúde (APS) de Salvador-BA. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, de grupo focal. Ocorreram dois encontros, o primeiro com 20 formandos e duração de 50 minutos e 46 segundos, o segundo com 12 formandos e duração de 45 minutos e 04 segundos. Verificou-se que a vivência do estágio na APS fortaleceu a autonomia e humanização dos alunos de graduação, além de ressignificar a visão estigmatizada sobre o Sistema: "[...] isso é muito bacana por que a gente percebe que tem organização no serviço público, é muito diferente do que a mídia mostra". A preceptoria foi identificada como o elo mais forte na integração ensino-serviço, com notável dedicação dos profissionais, mas que se encontravam muitas vezes desmotivados: "Ele [o preceptor] chegou e falou que não tinha mais vontade de receber a gente por falta de incentivo".

Conclui-se que a imersão na APS se mostrou capaz quebrar paradigmas, desviando o antigo enfoque curativista para a atenção integral e humanizada, em acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Entretanto, existe fragilidade na relação com os preceptores e o estreitamento dos laços entre serviço-ensino-gestão devem ser cuidados para superação das barreiras.

PE029 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de estratégia de comunicação e ensino da Clínica Ampliada de Promoção de Saúde utilizando redes sociais
Pieri HB, Pedra RC, Bello GVL, Rocha GPO, Martins R, Araujo ME, Carrer FCA
Odontologia Social UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve o objetivo de desenvolver e analisar estratégias inovadoras de ensino aos alunos de graduação da Disciplina de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde (CAPS) através do uso de redes sociais. Desenvolvemos estratégias de comunicação e ensino utilizando as redes sociais para atingir o público alvo. Elaboramos postagens em diversas mídias a fim de aumentar o engajamento dos alunos com conteúdos abordados. As postagens foram periódicas. Foram realizadas estatísticas descritivas das métricas disponibilizadas por cada plataforma a fim de mensurar o engajamento dos usuários. Foram produzidos 88 produtos digitais, distribuídos nas seguintes redes sociais: Instagram (48), YouTube (6), Facebook (15), Spotify (5), além de 14 materiais impressos. Os produtos foram disponibilizados no Instagram @FOUSPCAPS, no link da biografia e no site EvipOralHealth. Até o momento houve 9706 visualizações em vídeos, 4122 contas alcançadas e 374 visitas ao perfil.

Proporcionamos um cenário de prática de ensino inovadora utilizando comunicação em saúde. Construímos um processo de aprendizagem dinâmico com participação ativa dos alunos aproximando-os do conteúdo ministrado e aumentando o engajamento com as temáticas da disciplina.

(Apoio: PUB - Universidade de São Paulo)
PE030 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O desenvolvimento de Serious Games para problematização de casos clínicos em Odontologia: uma estratégia em Educação Permanente em Saúde
Carmo CDS, Haddad AE, Meireles AAO, Nogueira JA, Monier EB, Huanca CM, Teixeira MAM, Oliveira AEF
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Aprendizagem Baseada em Problemas, a partir da análise e resolução de casos clínicos, tem sido uma prática constante no processo de ensino e de aprendizagem em Odontologia. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar o desenvolvimento de serious games para problematização de casos clínicos, como estratégia de fortalecimento da Educação Permanente em Odontologia. O desenvolvimento dos serious games foi realizado em ferramenta web - GameCase Admin, registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) - número BR512021001271-2. Iniciou-se com a elaboração e validação dos casos clínicos, produção gráfica de cenários/personagens, desenvolvimento e validação na plataforma, e publicação na web/lojas Android e Apple. Foram disponibilizados gratuitamente 22 casos clínicos, como estratégias de qualificação à atenção à saúde, em odontopediatria, endodontia, prótese dentária, dentística restauradora e odontologia para pacientes com necessidades especiais, com abordagens à pessoa com vírus HIV, síndrome de Down, transtorno do espectro do autismo, diabetes mellitus e hipertensão arterial, gestante ou sífilis congênita. Estes têm sido publicados em repositórios de objetos de aprendizagem internacionais (Merlot), com traduções para as línguas inglesa e espanhola, e com a produção contínua de novos casos.

O desenvolvimento de serious games pode impulsionar a aplicação da aprendizagem baseada em problemas, com a análise de etapas essenciais na resolução de casos clínicos de Odontologia, com acesso universal, gratuito, nacional e internacional.

(Apoio: FAPs - FAPEMA  |  Ministério da Saúde)
PE031 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Disciplina de Educação Interprofissional: Avaliação da disponibilidade e aquisição de competências colaborativas
Rocha NB, Camargos DO, Amaral JHL, Senna MIB, Palmier AC
Odontologia Social e Preventiva UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se analisar disciplina de Educação Interprofissional (EIP) ofertada na Faculdade de Odontologia-UFMG em relação ao desenvolvimento de competências colaborativas e prontidão para EIP. Trata-se de estudo quanti-qualitativo, com estudantes matriculados no 2º semestre de 2021(n=17). A escala Readiness for Interprofessional Learning Scale (RIPLS) foi aplicada em dois momentos online para avaliar disponibilidade para EIP no início da disciplina e ao final junto com grupo focal. Também foram avaliadas variáveis demográficas e participação em atividade interprofissional. Os dados foram exportados para excel, sendo os dados quantitativos analisados pelo programa SPSS e qualitativos pela análise temática. Os preceitos éticos foram respeitados. Os estudantes tinham idade média de 25(±4,7) anos, sendo maioria: mulheres (78,6%), primeira metade do curso (64,3%) e sem participação em atividade interprofissional (71,4%). Três estudantes não concluíram a disciplina. Houve aumento significante da disponibilidade para EIP (p=0,03), de 153,0(±5,9) para 157,5(±2,0), principalmente no domínio Trabalho em Equipe e Colaboração (média aumentou de 72,0 para 74,6; p=0,04) após a disciplina. Na análise das falas, verificou-se desenvolvimento de habilidades nos estudantes para Trabalho em Equipe, Comunicação Interprofissional e Ética, influenciando de forma positiva sua formação profissional.

Conclui-se que a disciplina proposta foi efetiva, melhorando a disponibilidade em relação à EIP e desenvolvendo habilidades colaborativas nos estudantes.

(Apoio: FAPs - FAPEMIG)
PE032 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto da pandemia de COVID-19 na demanda estudantil por empréstimo de instrumentais odontológicos na Universidade Federal Fluminense
Martins RG, Carrasco BD, Mendes AS, Fusussi JF, Teixeira MCB, Silva AN
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetiva analisar o impacto da pandemia de COVID-19 na demanda por empréstimo de instrumentais odontológicos por acadêmicos de graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (campus Niterói). O Banco de Instrumentais Odontológicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (BIOFOUFF) é uma ação extensionista que tem por objetivo emprestar instrumentais odontológicos para acadêmicos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A ação é fruto da parceria entre docentes, estudantes, gestores acadêmicos e de unidade e representantes do diretório estudantil. Comparou-se o número de estudantes contemplados com empréstimos do BIOFOUFF e o número de instrumentais cedidos nos 3 editais realizados: 2019 (antes da pandemia), 2021 (com retorno parcial das atividades acadêmicas) e 2022 (com retorno completo). Em 2019, 8 estudantes foram beneficiados e 258 instrumentais foram emprestados. Em 2021,18 estudantes foram beneficiados (aumento de 125%) e 863 instrumentais emprestados (aumento de 234%). Em 2022 houve aumento de 61,1% no número beneficiados (29) e de 4,3% no total de instrumentais cedidos (900) em relação a 2021.

A pandemia provocou um aumento expressivo no número de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica apoiados pelo BIOFUFF e na demanda por instrumentais. Nesse contexto desafiador, o BIOFOUFF representou um importante instrumento pedagógico para a sustentação da diversidade socioeconômica dos graduandos de Odontologia.