Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PE001 a PE032 ]
 30 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 20


PE012 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento de folder educativo sobre protetores bucais: validação de conteúdo e avaliação da eficácia na transmissão de conhecimento
Costa MP, Amorim CS, Jural LA, Magno MB, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se desenvolver, validar o conteúdo e avaliar a eficácia na transmissão de conhecimento de um folder educativo sobre protetores bucais (PB) para crianças e adolescentes (C/A) entre 8 e 15 anos. Buscou-se na literatura as principais evidências sobre PB a fim de desenvolver o material, que foi posteriormente avaliado por 6 estudantes da pós-graduação e professores de odontologia, 2 profissionais da educação e pelo público-alvo (14 C/A). Seis professores universitários do Brasil foram selecionados como juízes e o índice de validade de conteúdo (IVC) para cada item (I-IVC) e para o folder completo (F-IVC) foi calculado, finalizando a etapa de validação. A eficácia na transmissão de conhecimento foi avaliada através de um questionário previamente elaborado abordando o conteúdo do folder (aplicado antes e imediatamente após a sua leitura). Associações não ajustadas e ajustadas foram avaliadas através dos modelos linear generalizado e misto, respectivamente, e o poder da amostra foi calculado. O I-IVC e F-IVC foram 1,0 e 1,0, demonstrando relevância, representatividade e boa operacionalidade do folder. Vinte e três C/A com 10,9±2,3 anos foram incluídas e a leitura do folder influenciou positivamente na média de respostas corretas, permanecendo após o ajuste do modelo para prática de esporte, e compreender previamente a função e importância do PB (p<0.001). O poder amostral de 99% foi obtido.

O folder educativo apresentou conteúdo validado e pode ser considerada uma ferramenta eficaz na transmissão imediata do conhecimento sobre PB para C/A.

(Apoio: FAPs - Faperj  N° E-26/200.534/2021   |  CNPq  N° 310225/2020-5  |  CAPES  N° DS 001)
PE013 - Pesquisa em Ensino
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A relação entre o desempenho acadêmico e a variável emocional no ensino mediado por tecnologia em odontologia
Moutinho MV, Mattos MFR, Berry MCC, Souza MIC, Quintão CCA
Departamento de Ortodontia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

De acordo com teorias da aprendizagem, as emoções são uma das bases na construção de conhecimento. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi explicitar a relação entre o desempenho acadêmico e a variável emocional em alunos matriculados na disciplina de Ortodontia Pré-clínica durante a pandemia do Covid-19 em uma instituição pública. A disciplina utilizou metodologia ativa aplicada ao ensino mediado por tecnologia, contendo vídeo-aulas e atividades assíncronas e, momentos síncronos semanais com os professores. Todos os alunos inscritos nos semestre de 2021.1 e 2021.2 participaram da pesquisa (n=69) e foram avaliados questionário de percepção, presença nos encontros síncronos e nas atividades e, notas (atividades e prova). Ambos os grupos relataram aumento da ansiedade (91,3%) e do cansaço mental (72,4%) devido a pandemia. Porém, os participantes relataram que os encontros síncronos proporcionaram momentos de interação que construiu confiança, compreensão mútua das situações e apoio para o aprendizado. Apesar da situação estressante induzida pelo COVID-19, 66,6% disseram que se sentem preparados para o futuro no que diz respeito à disciplina. Os alunos relatam uma experiência de aprendizado positiva, o que mostrou a importância do apoio emocional no sucesso acadêmico através do ensino mediado por tecnologias.

Os alunos relatam uma experiência de aprendizado positiva, o que mostrou a importância do apoio emocional no sucesso acadêmico através do ensino mediado por tecnologias.

PE014 - Pesquisa em Ensino
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Qual a percepção sobre o manejo clínico de lesões cervicais não cariosas por estudantes de odontologia brasileiros?
Santin DC, Jacomine JC, Costa MP, Honório HM, Wang L
Dentístia, Endodontia e Materiais Odonto UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As lesões cervicais não cariosas (LCNC) possuem etiologia multifatorial dificultando o diagnóstico clínico e consequente manejo. A abordagem no ensino ainda é difusa, sem consenso mais robusto. Desta forma, a propagação bem embasada do conhecimento entre alunos de Odontologia pode auxiliar no processo de aprendizagem e a difusão mais apropriada. Este estudo objetivou mapear o conhecimento de alunos de Odontologia em relação às LCNC e o seu manejo clínico. 70 alunos de graduação das cinco regiões do Brasil responderam a um questionário eletrônico. O questionário foi estruturado em 4 áreas: conteúdo ministrado na graduação, fatores etiológicos, diagnóstico e tratamento dentário. A estatística descritiva foi utilizada para analisar os dados quantitativos. Os resultados mostram que o tema é abordado na grade curricular da maioria dos cursos (98,57%) e que 55% dos graduandos possuem conhecimento científico superior a 6 em relação ao manejo de LCNC. 77,13% sabem diferenciar os fatores etiológicos e 64,26% apresentam conhecimento intermediário quanto ao diagnóstico das lesões de forma apropriada. Com relação ao tratamento, 84% dos estudantes afirmaram dominar as indicações e opções terapêuticas, porém apenas 48,56% conduziriam a melhor abordagem odontológica.

Pode-se concluir que embora o tema esteja presente na formação acadêmica, o manejo clinico das LCNC ainda é um desafio para grande parte dos graduandos. Por isso, é fundamental que esta condição seja explorada interdisciplinarmente, maximizando o aprendizado e facilitando a tomada de decisão clínica.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PE015 - Pesquisa em Ensino
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Estudo comparativo de ferramentas de aprendizagem para preparos dentários em prótese fixa
Gomes MSS, Kojima AN, Andreatta Filho OD, Nishioka RS, Paes-Junior TJA
Departamento de Materiais Odontológicos INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

No ensino teórico-prático em prótese fixa docentes utilizam diversos recursos didáticos no intuito de ensinar o conceito de um preparo dental ideal; conteúdo esse que deve ser aplicado e refinado na prática odontológica. O presente estudo teve como objetivo validar duas ferramentas no ensino e aprendizagem em Prótese Fixa. Participaram da pesquisa 61 alunos da graduação em Odontologia e duas metodologias foram avaliadas: 1) Aplicativo de celular contendo os principais preparos coronários e, 2) manequim com esquema de cores que calibrar os alunos na quantidade de redução coronária. Como metodologia os alunos realizaram o preparo de um dente íntegro antes e após o uso das ferramentas didáticas do aplicativo e manequim. Os preparos foram escaneados e um software de análise de deformidade de superfície avaliou a diferença entre o preparo realizado após a aplicação da metodologia x valor de referência, podendo assim ser inferida a melhora no resultado da aplicação da metodologia. Os dados computados foram analisados estatisticamente pelo test t com nível de significância estabelecido foi de p<0,05.

A metodologia do aplicativo de celular mostrou poucas diferenças estatísticas quando comparado ao método do manequim com esquema de cores, esse último supriu 3 das principais dificuldades dos alunos relatadas no questionário inicial. Ambas as metodologias, foram aprovadas 96,77% (Aplicativo) e 98,39% (Manequim) pelos alunos e validadas como metodologias auxiliares ao ensino em PPF e odontologia.

(Apoio: CAPES)
PE016 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto de uma intervenção educacional sobre aconselhamento antitabágico para cirurgiões-dentistas e estudantes de odontologia
Carrard VC, Herpich TL, Roxo-Gonçalves M, Mendes EM, Romanini J
Departamento de Odontologia Conservadora UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O tabagismo é um importante problema de saúde pública caracterizado pela dependência da nicotina. Na boca, o tabaco está associado a diferentes doenças como leucoplasia e carcinoma espinocelular. Estudos mostram que a orientação do cirurgião-dentista pode ter efeitos positivos no auxílio à cessação do tabagismo. Apesar disso, poucos profissionais recebem treinamento para abordar essa questão durante a sua formação. Este estudo quase experimental avaliou conhecimentos, atitudes e percepções sobre o aconselhamento para cessação do tabagismo (ACT). A amostra do estudo foi composta por cirurgiões-dentistas e estudantes de odontologia que participaram de uma atividade de educação permanente (AEP) sobre cessação do tabagismo promovida pelo TelessaúdeRS. Os participantes (n=94) responderam um questionário antes e após uma uma palestra para mensurar o impacto da atividade. Todos participantes afirmaram que questionam sobre consumo de cigarros, mas poucos perguntam sobre formas alternativas de exposição como narguilé (25,5%) e cigarro eletrônico (31,9%). Poucos participantes (33,0%) afirmaram ter recebido orientação sobre ACT durante a graduação, mas 96,2% deles referiu que têm interesse neste tipo de atividade. Após a intervenção, houve aumento de 10,7% na percepção do ACT como uma abordagem efetiva (Qui-quadrado, p=0.03). Além disso, a autoconfiança para abordar os pacientes e falar sobre o tema passou de 8.9% para 23.3% (Qui-quadrado, p<0.01).

Conclui-se que o conhecimento sobre o assunto deve ser aprimorado e que o mesmo deveria ser incorporado em AEP.

PE017 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Benefits of using an audience response system to perform a case-based learning sections during a flipped course about oral mucosal diseases
Stelter GO, Sangoi MGR, Braun LW, Wagner VP, Martins MAT, Oliveira MG, Martins MD, Carrard VC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

To explore the potential of alternative teaching methods for the diagnostic process for oral mucosal lesions and the students' perception in relation to an audience response system use. The impact of a 14-weeks course about oral mucosal lesions diagnosis on the diagnostic abilities of 27 dental undergraduate students were assessed by means a 30 questions quiz based on clinical photos. The quiz comprised benign, potentially malignant, and malignant oral mucosal lesions. The course followed the flipped-classroom approach associated to 90 minutes weekly synchronous sections for clinical cases discussion using an audience response system (Socrative) to promote active learning. After the course, the students answered a questionnaire about their perception in relation to the teaching approaches. After the course, the students scored better in the diagnostic abilities quiz (p<0.01, Wilkoxon's test), showing a mean increase of 25.1% in the number of correct answers. Most students perceived that use of audience response system was enjoyable, promote active participation, and improve their understanding along the course.

This study demonstrates that the association of flipped classroom method and active learning tools are capable to engage dental students e promote knowledge increase in relation to distinguishing oral mucosal diseases. Further studies are needed to evaluate the effect of those methods on the knowledge retention.

PE018 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de achados incidentais em radiografias panorâmicas e sua importância no diagnóstico prévio de calcificações da artéria carótida
Vidovichi JA, Felgueiras GS, Silva AM, Alves FRF, Marques AA, Brasil SC
Odontologia UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi revisar a literatura quanto a importância da identificação de achados incidentais em radiografias panorâmicas e sua legitimidade para o diagnóstico de calcificações da artéria carótida (CACs). A base de dados utilizada para a busca eletrônica foi o PubMed, sem restrição de idioma e ano de publicação. Dos 163 artigos encontrados, 88 demonstraram achados incidentais gerais e em 15 foram detectados CACs. Compilando os resultados dos estudos, foram analisadas 21.387 radiografias panorâmicas, solicitadas como exame de rotina a pacientes de 18 e 89 anos. Imagens sugestivas de CACs foram relatadas em 12 artigos, que juntos analisaram 1.186 radiografias. Com base nestes dados, pôde-se inferir uma prevalência de CACs em 73,17% de pacientes acima de 60 anos, sendo 52,08% mulheres. Além disso, em CACs bilaterais foram identificadas em 24,83% dos casos. Seis artigos não relataram informações quanto ao histórico de outras doenças potencialmente associadas e 7 revelaram associação com a dislipidemia. Diabetes Mellitus e hiperlipidemia foram as comorbidades mais frequentemente associadas às CACs. Apenas um artigo apontou a associação com o consumo de álcool.

Foi possível concluir que uma análise criteriosa das radiografias panorâmicas pode ser determinante para a identificação de achados incidentais de grande relevância médica, como é o caso das CACs.

PE019 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação das mudanças no ensino da Radiologia Odontológica adotadas durante a pandemia em todo o Brasil
Rodrigues LG, Ribeiro IC, Soares GM, Carmelo JC, Nascimento GC, Silva AIV, Manzi FR
Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo caracterizar o ensino da Radiologia Odontológica no Brasil na pandemia da COVID-19. A metodologia foi desenvolvida a partir de um questionário on-line aplicado no período de maio a outubro de 2021. Este questionário abordou três tópicos: perfil dos docentes, dificuldades e aprendizados em lecionar na pandemia e mudanças que permanecerão após o fim pandemia. A amostra contou com 61 professores da área de Radiologia Odontológica que lecionam em pelo menos um dos três níveis de atuação (técnico, graduação e pós-graduação) em Escolas de Odontologia localizadas em todo o território brasileiro. Os resultados foram sistematizados e obtidos por meio de planilhas no Microsoft Office. Observou-se que a maioria dos docentes participantes atuava no nível de graduação em capitais da região sudeste com carga horária entre 20 a 40 horas semanais. A falta de motivação dos docentes e o excesso de trabalho foram as dificuldades mais relatadas. Além disso, 42,62% destes consideram boa a participação dos alunos durante as aulas e mais da metade utilizarão de debates de casos clínicos e quiz como estratégia de didática no ensino. Dentre as mudanças que irão ser incorporadas pós-pandemia, 75,41% acreditam que reuniões com orientador acontecerão de maneira remota e 63,93% acham que aulas teóricas poderão ser realizadas remotamente.

A pandemia trouxe diversos desafios ao ensino da Radiologia Odontológica, estes estimularam os docentes a implementarem novas estratégias de aprendizado que poderão continuar sendo efetivas mesmo após o fim da pandemia.

(Apoio: FIP  N° 2021/27128)
PE020 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Orientações sobre a utilização da tomografia computadorizada na Odontologia
Vieira MA, Guedes JC, Costa ED, Tirapelli C
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A tomografia computadorizada de feixe cônico é um exame complementar ao diagnóstico clínico, que permite observar as estruturas maxilo-mandibulares tridimensionalmente. Por ser um exame cada vez mais utilizado na Odontologia, é importante que acadêmicos, profissionais e o público em geral recebam informações sobre a sua aplicação. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um vídeo informativo disponível a estudantes e ao público não acadêmico, sobre a tomografia computadorizada de feixe cônico. Para elaboração do vídeo foi realizada consulta em trabalhos publicados sobre a utilização da tomografia computadorizada na Odontologia, como também a colaboração de professores de Odontologia. O vídeo foi desenvolvido em linguagem simples e acessível, por meio de imagens ilustrativas para facilitar o aprendizado, com tempo de exibição de 2 minutos. Para proporcionar maior acesso ao público-alvo, o vídeo foi disponibilizado na Plataforma de vídeos do YouTube.

Essa forma de abordagem constitui uma importante forma de projeto de ensino e extensão direcionada a comunidade para divulgação e orientação de temas novos e relevantes que são de interesse da comunidade, mas não estão amplamente divulgados.

PE021 - Pesquisa em Ensino
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Orientações sobre a utilização da inteligência artificial na Odontologia
Guedes JC, Vieira MA, Costa ED, Tirapelli C
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A inteligência artificial está cada vez mais presente na vida das pessoas e, também tem aplicações na área da saúde. Nesse sentido, é importante que acadêmicos e o público em geral recebam informações sobre a utilização desse recurso na Odontologia. O objetivo deste trabalho foi a elaboração de um vídeo informativo disponível a estudantes e ao público não acadêmico pelo canal do YouTube. Para elaboração do vídeo foi realizada consulta em trabalhos publicados sobre a utilização da inteligência artificial na Odontologia, principalmente na Radiologia Odontológica, onde a inteligência artificial tem se mostrado bastante promissora. Também colaboraram na elaboração do vídeo professores de Odontologia e Ciências da Computação. O vídeo foi desenvolvido com linguagem simples e acessível direcionada aos pacientes e público em geral, sendo disponibilizado na Plataforma de vídeos do Youtube. O vídeo apresenta cerca de 1 minuto, valendo-se da utilização de imagens e áudio, para que tivesse um conteúdo dinâmico para conquistar a atenção dos telespectadores.

Esse trabalho constitui um projeto de ensino e extensão visando auxiliar a comunicação dos cirurgiões-dentistas com os pacientes sobre a aplicabilidade e utilização da inteligência artificial na Odontologia