Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2121 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 30


FC021 - Fórum Científico
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Sala Carvalho I

Triple-blind randomized controlled trial assessing efficacy of 0.05% nanoencapsulated imiquimod for treatment of actinic cheilitis
Silva EL, Pedraça ES, Salgueiro AP, Frank LA, Nunes JS, Rados PV, Guterres SS, Visioli F
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Actinic cheilitis (AC) is a potentially malignant lip disorder caused by exposure to ultraviolet radiation. Imiquimod (IMIQ) is a topical immunomodulator used to treat neoplasms and precancerous skin lesions. However, commercial formulations cause side effects such as ulceration and pain. This triple-blind randomized controlled clinical trial evaluated the efficacy of AC treatment with chitosan hydrogels containing 0.05% IMIQ nanoencapsulated compared to 5% IMIQ, 0.05% IMIQ, and placebo. Treatment was associated with lip sunscreen SPF30, lip hydration and educational information. A sample of 49 subjects was randomized into 4 groups: PLACEBO; IMIQ-5%; IMIQ-0.05%; IMIQ-NANO-0.05%. Participants were monitored for 14, 28, 60, and 210 days after starting treatment. An intention-to-treat analysis was performed, data was analyzed using the generalized linear model. The IMIQ-5% and IMIQ-NANO-0.05% groups showed a significantly higher frequency of improvement than the IMIQ-0.05% group (p=0.005 and p=0.0001). The IMIQ-5% group had a significantly higher frequency of side effects (92.3% of subjects) compared to the other groups (p<0.05). There was no significant difference between groups regarding reported satisfaction with treatment received. All groups showed reduction of cell proliferative activity parameters.

In conclusion, the present study demonstrated that IMIQ-5% or IMIQ-NANO-0.05% hydrogel treatments resulted in clinical improvement of AC lesions. However, the use of IMIQ-NANO-0.05% results in lower frequency and severity of side effects.

FC022 - Fórum Científico
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Sala Carvalho I

Detecção de desajustes na interface implante-prótese: implicações da técnica radiográfica e da magnitude do desajuste na região estética
Mota VPO, Braga MS, Loss AA, Rosetti EP, de-Azevedo-Vaz SL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou a acurácia de 3 técnicas radiográficas intrabucais na detecção de desajustes na interface implante-prótese em região estética e se a magnitude do desajuste influenciou no diagnóstico. Quinze implantes com conexão cônica interna foram inseridos na região de incisivo central em maxilas de poliamida e coppings em cerâmica foram confeccionados por meio do sistema CAD/CAM. Desajustes de 50, 100 e 150 μm foram simulados por meio da interposição de, respectivamente, 1, 2 ou 3 tiras de poliéster de 50 μm de espessura na interface; a ausência da tira representou o grupo controle. Radiografias digitais foram obtidas utilizando-se posicionadores para as seguintes técnicas periapicais: bissetriz (PTB), paralelismo (PTP) e paralelismo modificado (PTM). Um total de 180 radiografias foram avaliados por 2 radiologistas e 1 implantodontista experientes. Os valores de área sob curva característica de operação do receptor (Az) foram comparados usando ANOVA para dois fatores, com teste post-hoc de Tukey, a nível de significância de 5%. Diferenças estatísticas significativas foram encontradas para os fatores técnica radiográfica e magnitude do desajuste (p < 0,05). Os valores de Az para a PTB (média = 0,904) foram significativamente menores do que aqueles obtidos para a PTP (média = 0,946) (p < 0,05). Desajustes de 50 μm resultaram em valores de Az (média = 0,823) significativamente menores do que os de 100 (média = 0,966) e 150 μm (média = 0,992) (p < 0,05).

PTP foi a técnica radiográfica mais acurada e desajustes maiores resultam em diagnósticos mais acurados.

(Apoio: FAPES - Edital PROCAP )
FC023 - Fórum Científico
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Sala Carvalho I

Análise imuno-histoquímica do GATA-3 e IL-4 em carcinomas epidermóides de lábio inferior e língua oral
Maia CR, Dantas AN, Santos PPA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O carcinoma epidermoide (CE) é a neoplasia maligna mais comum na cavidade oral, sendo o lábio inferior e a língua oral os sítios de maior ocorrência. Como todas as neoplasias malignas, o CE tem etiologia multifatorial, com associação ao tabagismo, etilismo e exposição crônica a radiação solar. Na atualidade muitos estudos têm voltado atenção para o papel da resposta inflamatória no desenvolvimento e crescimento tumoral, principalmente no que se refere à resposta imune celular. O objetivo do estudo foi analisar a expressão do GATA-3 e da IL-4 em carcinoma epidermoide de lábio inferior (CELI) e de língua oral (CELO). Os casos selecionados foram classificados de acordo com a gradação histológica de malignidade da Organização Mundial da Saúde e submetidos a análise imuno-histoquímica do GATA-3 e IL-4 em 57 casos, sendo 27 de CELI e 30 de CELO, oriundos do Serviço de Anatomia Patológica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Verificou-se significância estatística do GATA-3 no estroma (p < 0.05) dessas lesões e da IL-4 no parênquima (p < 0.01), no estroma (p < 0.01) e no parênquima + estroma (p < 0.01). Além de correlação positiva entre a expressão do GATA-3 no parênquima e a IL-4 no parênquima (r = 0.438; p = 0.001), entre o GATA-3 no parênquima e a IL-4 no estroma (r = 0.378; p = 0.004), e entre o GATA-3 no parênquima e a IL-4 no parênquima + estroma (r = 0.348; p = 0.008).

Em todos os casos de CELI e CELO se observou a presença da resposta Th2, implicando em um novo horizonte na área para estudos que contribuam para o entendimento dessa resposta no crescimento e desenvolvimento dessas lesões.

FC024 - Fórum Científico
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Sala Carvalho I

Aplicação tópica da Chalcona T4 previne a reabsorção óssea, reduz a apoptose e a atenua o estresse oxidativo associado à periodontite em ratos
Camilli AC, Costa VB, Godoi MA, Cirelli G, Fernandes NAR, Assis LR, Regasini LO, Stabili MRG
Diagnostico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As chalconas são compostos fenólicos derivados de plantas com efeitos anti-inflamatório, antioxidante e anti-osteolítico. O estudo avaliou o efeito da aplicação local de um novo composto Chalcônico, Chalcona T4, na progressão da doença periodontal (DP) em ratos. 40 animais (Rattus norvegicus albinus, Holtzman) foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: Controle negativo (sem doença e sem tratamento); Controle positivo (com a doença e sem tratamento); Chalcona I (com a doença e tratados com Chalcona T4 0,6mg/mL) e Chalcona II (com a doença e tratada com Chalcona T4 1,8mg/mL). A DP foi induzida através da instalação de ligaduras nos primeiros molares inferiores. Os compostos foram aplicados topicamente no sulco gengival dos primeiros, por 10 dias, uma vez ao dia. Após eutanásia, as hemimandíbulas foram removidas para as análises de reabsorção óssea (microtomografia), quantificação do infiltrado celular e matriz extracelular (estereometria); expressão de mediadores inflamatórios (NFATc1, TNF-α, iNOS,SOD) por meio de RT-qPCR, e expressão de Caspase - 1 (imuno-histoquímica). A menor dose do composto preveniu a perda óssea, e ambas as doses preveniram a degradação de matriz colágena. Houve redução na expressão de NFATc1, TNF-α e iNOS, aumento de SOD em nível de mRNA no tecido gengival dos animais tratados com a Chalcona T4, e diminuição da marcação Caspase - 1.

Conclui-se que a aplicação local da Chalcona T4 reduziu a reabsorção óssea e a inflamação associada à periodontite, sugerindo um potencial terapêutico do composto nesta condição inflamatória.

(Apoio: FAPESP  N° 2020/11180-3)
FC025 - Fórum Científico
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Sala Carvalho I

Atuação da chalcona T4 sobre a osteoclastogênese e efeitos sobre as vias de sinalização intracelular
Matos IAF, Fernandes NAR, Cirelli G, Assis LR, Regasini LO, Stabili MRG
PÓS-GRADUAÇÃO PERIODONTIA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os compostos chalcônicos apresentam inúmeras atividades biológicas e potencial para o tratamento de diversas doenças, como osteoporose e tumores ósseos. Em função da alta bioatividade desses compostos, uma nova chalcona (Chalcona T4) foi sintetizada pelo nosso grupo de pesquisa e seus efeitos sobre a reabsorção óssea inflamatória têm sido avaliados. No presente estudo, o potencial da chalcona T4 sobre a osteoclastogênese, e os mecanismos moleculares subjacentes foram investigados. A diferenciação e atividade de macrófagos (RAW 264.7) foi estimulada por RANKL, e as células tratadas com diferentes concentrações da chalcona T4, em diferentes períodos durante o processo de diferenciação. Os efeitos do composto sobre a diferenciação e atividade foram avaliados pela coloração do anel de actina (microscopia de fluorescência) e determinação das áreas de lacunas de reabsorção, respectivamente. A expressão de marcadores gênicos (Nfatc1, Oscar, Trap, Mmp-9 e Catepsina k) foi avaliada por RT-qPCR, e ativação das vias (MAPK, AKT e NF-kB) por western blot. Os resultados mostraram que a chalcona T4 reduziu a diferenciação e atividade dos osteoclastos induzida por RANKL, suprimiu a expressão de Oscar, Trap e Mmp-9, e reduziu a ativação de ERK e AKT, de maneira dose-dependente.

Estes resultados nos permitem concluir que chalcona T4 é capaz de reduzir a osteoclastogênese através de efeitos da modulação de vias de sinalização intracelular importantes na diferenciação e atividade dos osteoclastos, indicando o potencial para tratamento de doenças osteolíticas.

(Apoio: CAPES)
FC026 - Fórum Científico
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Sala Carvalho I

Eventos adversos associados ao uso de metronidazol e amoxicilina no tratamento periodontal
Fernandes SMSL, Tavares APL, Silva HDP, Duarte PM, Saraiva L, Pannuti CM, Feres M, Retamal-Valdes B
UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a prevalência de evento adversos associados ao uso de metronidazol (MTZ) e amoxicilina (AMX) no tratamento periodontal e explorar associações entre esses eventos e as características clínicas, demográficas e sistêmicas de voluntários submetidos a esse tratamento. Foram avaliados dados de cinco estudos clínicos que testaram os efeitos de MTZ+AMX adjuntos ao tratamento periodontal mecânico. Os voluntários responderam a um questionário de eventos adversos. Foram incluídos dados de 656 indivíduos. A prevalência de efeitos adversos nos grupos tratados com antibióticos e placebo variou de 0,9% a 17,7% e de 0,9% a 13,7%, respectivamente. Os eventos mais frequentemente observados no grupo antibiótico do que no grupo placebo foram diarreia e gosto metálico (p<0,05). O diabetes aumentou significativamente as chances de um paciente relatar desconforto (OR 2,6), diarreia (OR 4,0), fraqueza (OR 6,0) e sonolência excessiva (OR 2,9). Em voluntários sistemicamente saudáveis, o uso de antibióticos na fase de reparo (OR 3,0), ser mulher (OR 3,9) e ter menos de 49 anos (OR 4,5) aumentou significativamente as chances de relato de eventos adversos.

Em conclusão, a prevalência de efeitos adversos durante o tratamento com MTZ+AMX foi baixa. Os principais fatores que aumentaram as chances de um paciente relatar eventos adversos foram diabetes e uso de antibiótico na fase de reparo, em vez de na fase ativa do tratamento.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° grants 2007/56413-0, 2007/55291-9, 2009/17677-8, 2011/14872-4, 2013/01072-5, 2016/10958-5)
FC027 - Fórum Científico
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Sala Carvalho I

Efeitos da suplementação probiótica pré-natal e perinatal na susceptibilidade ao desenvolvimento da periodontite em camundongos
Leite-Filho AM, Gonzalez AF, Silva PHF, Martínez CJH, Salvador SLS, Casarin RCV, Furlaneto FAC, Messora MR
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou se suplementação pré-natal e peri-natal com probióticos (PROB) reduz a susceptibilidade à perda óssea alveolar após desafio com Porphyromonas gingivalis w83 (PG) na prole adulta de camundongos que foram submetidos à periodontite experimental (DP) durante a gestação. 140 camundongos prenhes foram divididos em 4 grupos: CM (Controle), CMPROB, DPM e DPMPROB. A prole destes grupos foi dividida em 4 sub-grupos: CM-P, CMPROB-P, DPM-P e DPMPROB-P. Os animais dos grupos DPM, DPMPROB, DPM-P e DPMPROB-P receberam gavagens com PG para indução da DP. Os animais dos grupos CMPROB e DPMPROB receberam PROB durante 56 dias. A prole foi submetida à eutanásia 63 dias após o nascimento. Metade dos animais dos grupos maternos foi submetida à eutanásia um dia antes da provável data do parto. Foram realizadas análises imunológicas e microtomográficas (p<0,05). O grupo DPM apresentou maiores níveis de citocinas pró-inflamatórias nos tecidos placentário (IL-1β, INF-γ e TNF-α) e gengival (IL-1β, IL-17 e TNF-α) quando comparado aos grupos CM e CMPROB (p<0,05). O grupo DPMPROB apresentou menores níveis de citocinas pró-inflamatórias no tecido placentário (IL-1β) e gengival (IL-1β e TNF-α) quando comparado ao grupo DPM (p<0,05). Os grupos DPMPROB e DPMPROB-P apresentaram maior volume ósseo alveolar quando comparados aos grupos DPM e DPM-P (p<0,05).

A suplementação probiótica em camundongos com DP durante a gestação modula o perfil imunológico dos tecidos gengival e placentário e reduz a susceptibilidade da prole ao desenvolvimento de DP na idade adulta.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 19/12269-0 e 20/04434-9)
FC028 - Fórum Científico
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Sala Carvalho I

Crianças com Transtorno do Espectro Autista: percepção das mães sobre o impacto da pandemia da COVID-19
Angelo GL, Freitas LV, Rabello F, Prado HV, Deps TD, Mattos FF, Borges-Oliveira AC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo objetivou analisar a percepção de um grupo de mães sobre o impacto da pandemia da COVID-19 para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizou-se a abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas, via online, entre maio e agosto de 2021, com 15 mães de filhos com TEA, atendidos na Faculdade de Odontologia da UFMG, em Belo Horizonte. As falas foram analisadas por meio da análise de conteúdo, com dois núcleos temáticos: pandemia da COVID-19 e saúde da criança. As mães relataram dificuldades para as crianças seguirem as medidas de segurança contra a doença (como uso de máscara e higienização das mãos) e problemas com a suspensão das aulas presenciais e dos tratamentos de rotina (sessões de terapia, fonoaudiologia). Para as entrevistadas, houve uma regressão no processo de socialização e desenvolvimento. Algumas crianças ficaram mais agressivas e ansiosas, influenciando na rotina de toda a família. Houve piora dos hábitos alimentares e de higiene bucal. As mães sinalizaram dificuldades, ainda maiores de conseguirem atendimento odontológico para o filho.

A pandemia provocou um impacto grande na vida das crianças com TEA e das mães. O comprometimento das atividades educacionais e terapêuticas sinalizaram prejuízos significativos no desenvolvimento das crianças, repercutindo negativamente na saúde geral e bucal.

(Apoio: CNPq)
FC029 - Fórum Científico
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Sala Carvalho I

Impacto da funcionalização de implantes com teriparatida sobre o reparo periimplantar em ratas com deficiência de estrógeno
Ervolino-Silva AC, De-Souza-batista FR, Gomes-Ferreira PHS, Moura J, Kitagawa IL, Vasconcellos LMR, Lisboa Filho PN, Okamoto R
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi investigar a associação de risedronato de sódio sistêmico e teriparatida local funcionalizando as superfícies de implantes em ratas com deficiência de estrógeno tratadas com dieta de cafeteria. Foram realizados testes físicos e in vitro para validar a superfície dos implantes funcionalizados por Layer by Layer a serem utilizados nos experimentos in vivo. Para isso 96 ratas foram divididas em seis grupos: SHAM (ovariectomia fictícia e dieta balanceada); SHAM/SM (ovariectomia fictícia e dieta de cafeteria.); OVX (ovariectomia); OVX/SM (ovariectomia e dieta de cafeteria); OVX/RIS (ovariectomia e tratamento com risedronato de sódio); OVX/SM/RIS (ovariectomia; dieta de cafeteria; tratamento com risedronato de sódio). Após 28 dias da instalação dos implantes foi realizada a eutanásia para mensuração do torque de remoção, análise de RT-PCR e microscopia confocal. Os dados foram submetidos à análise estatística considerando p<0,05. Os implantes funcionalizados apresentaram os maiores valores de torque de remoção em todos os grupos experimentais, maior expressão gênica relativa das proteínas que atuam no reparo periimplantar e melhores respostas de mineralização óssea, especialmente quando associados ao tratamento sistêmico com risedronato de sódio.

Com isso, conclui-se que o desempenho clínico dos implantes funcionalizados com teriparatida foi favorável, no entanto, quando associado à administração sistêmica de risedronato de sódio, os resultados se tornam mais promissores.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2019/09946-0)
FC030 - Fórum Científico
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Sala Carvalho I

Eletrodeposição de filme de polipirrol inspirado em tatuagem: desenvolvimento de um filme altamente aderente para implantes biomédicos
Borges MHR, Nagay BE, Costa RC, Sacramento CM, Ruiz KGS, Rangel EC, Cruz NC, Barão VAR
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O revestimento da superfície de implantes com polímeros condutores, como polipirrol (PPy), demonstra ser uma estratégia promissora. Porém, a adesividade limitada do PPy às superfícies metálicas é um desafio. Assim, este estudo produziu um revestimento por meio do plasma eletrolítico de oxidação (PEO) objetivando servir como ancoragem para a subsequente deposição de um filme aderente de PPy (PEO+PPy). Discos de titânio (Ti) com superfícies usinadas e tratadas por PEO foram utilizados como controles. Para os grupos experimentais, o filme de PPy foi eletrodepositado sobre ambas as superfícies. A influência das superfícies usinadas e de PEO na síntese, condutividade, microestrutura, propriedades mecânicas, eletroquímicas, microbiológicas e biológicas do filme de PPy foram investigadas. Os resultados evidenciaram que um filme de PPy altamente aderente ("inspirado em uma tatuagem") foi obtido quando a superfície de Ti recebeu o pré-tratamento com PEO. O PEO+PPy aprimorou as propriedades mecânicas e tribológicas do Ti por induzir um menor coeficiente de atrito e desgaste devido ao efeito de amortecimento do PPy, além de promover maior resistência à corrosão ao Ti. A morfologia em "couve-flor" do PPy favoreceu a adsorção de proteínas plasmáticas, a nucleação de fosfato de cálcio, a biocompatibilidade para células pré-osteoblásticas e fibroblasto, e não induziu maior crescimento bacteriano em modelos monoespécie ou polimicrobiano.

Logo, a associação entre PEO e PPy pode ser considerada bioativa e promissora para longevidade dos implantes biomédicos.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  Fapesp  N° 2020/07087-8)