Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0148 a PI0221 ]
 71 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 20


PI0159 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Potencial fotossensibilizante de extratos de Baccharis Trimera e Alpinia zerumbet na terapia fotodinâmica frente Staphylococcus aureus
Matos WS, Carvalho MS, Duarte-Júnior JSX, Andrade AN, Lins NAE, Santos FRR, Nascimento PLA, Lins RBE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou, in vitro, a eficácia de extratos da casca do caule de Baccharis trimera (carqueja) e folhas de Alpinia zerumbet (colônia) como fotossensibilizantes quando submetidos à terapia fotodinâmica antimicrobiana (PDT). O material botânico foi preparado com álcool etílico PA por maceração. A fonte de luz utilizada foi o laser de diodo de InGaAlP, Flash Lase I. O microrganismo utilizado no estudo foi Staphylococcus aureus (ATCC 25923). Para determinar a concentração inibitória mínima (CIM) dos extratos frente ao microrganismo, utilizou-se concentrações dos extratos que variaram de 1000 a 62,5 μg/mL. Foi realizada subcultura para identificar efeito bactericida ou bacteriostático. A fim de detectar as condições mais favoráveis dos extratos para a ação antimicrobiana na PDT, empregou-se um planejamento fatorial 23, com três variáveis independentes: tempo de pré-irradiação (minutos), concentração fotossensibilizante (mg/mL) e tempo de irradiação (segundos), em dois níveis experimentais e quatro pontos centrais, totalizando 12 ensaios. A variável dependente foi a atividade antimicrobiana. Para análise estatística, o teste de Kruskal-Wallis foi aplicado. Ambos os extratos apresentaram CIM de 125 μg/mL para S. aureus. Nos testes da PDT, nos dois casos, o ensaio 6 demonstrou maior potencial de inibição bacteriana. Neste teste, utilizou-se 5 minutos de pré-irradiação, concentração do extrato de 0,01 mg/mL e tempo de irradiação de 60 segundos.

Os extratos etanólicos de carqueja e colônia apresentaram poder fotossensibilizante para S. aureus.

PI0160 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise de três métodos de estimativa da idade pela mineralização dentária em crianças do Sul do Brasil
Silva GS, Gomes MV, Kaminski C, Carelli J, Lopes CMCF
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi analisar métodos existentes de estimativa de idade cronológica pela mineralização dentária em crianças de Joinville-SC. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, parecer 4.392.279/20. Foram avaliados 9117 prontuários odontológicos de pacientes de ambos os gêneros com idade variando entre 6 e 12 anos que realizaram e/ou estão em tratamento na Clínica Integrada Infantil da Univille. Destes 9117 prontuários odontológicos, 8888 foram excluídos do estudo por não apresentarem radiografia panorâmica para realização da avaliação dos estágios de maturação e mineralização dentária pelos três métodos selecionados: Método de Demirjian et al., (1973), Método de Hofmann et al., (2016) e Método de Cameriere et al., (2006); e 161 foram excluídos por não apresentarem na radiografia panorâmica o germe dentário dos quatro terceiros molares permanentes, critério para aplicação do Método de Hofmann et al., (2016). Portanto a amostra foi composta por 68 radiografias panorâmicas e aplicados os três métodos de desenvolvimento dentário. Os dados encontrados foram analisados pelos testes Shapiro-Wilk e Mann-Whitney. A idade cronológica média para gênero feminino foi de 9,55 (+/- 0,88) e para o gênero masculino foi de 9,80 (+/- 0,96) anos. Superestimativas de idade foram observadas após o uso do Método de Demirjian et al., (1973) e Método de Hofmann et al., (2016).

O Método de Cameriere et al., (2006) teve a maior precisão na estimativa de idade da amostra estudada.

PI0161 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso de fio dental está associado ao menor risco de cárie dentária em crianças pré-escolares?
Guimarães RA, Ramos-Jorge J, Mourão PS, Ramos-Jorge ML, Fernandes IB
Saúde bucal da criança e do adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar se o uso de fio dental está associado a um menor risco de cárie dentária em crianças pré-escolares. Este estudo longitudinal foi realizado com 151 crianças de 1 a 3 anos na primeira fase do estudo e com 4 a 6 anos de idade no acompanhamento. A coleta de dados realizada nos dois momentos incluiu a aplicação de questionários às mães, abordando aspectos econômicos e sociodemográficos da família. Foram realizados exames clínicos bucais das crianças para avaliar a presença de cárie dentária através dos critérios do Sistema Internacional de Avaliação e Detecção de Cárie dentária e calcular a incidência de cárie dentária. Após a primeira avaliação, todos os responsáveis por essas crianças receberam orientações de higiene bucal, incluindo sobre o uso de fio dental. No acompanhamento foi registrado quais responsáveis adotaram essa recomendação. A incidência de cárie dentária no acompanhamento foi de 56,3% e 55% dos responsáveis adotaram o uso do fio dental em seus filhos após recomendação. A menor incidência de cárie foi associada à adoção do uso de fio dental (RR 0,72; IC 95% 0,54-0,97; p= 0,032) e ao menor consumo de sacarose pela criança (RR 0,63; IC 95% 0,47-0,83; p= 0,001).

Conclui-se que a adoção do uso de fio dental foi associado a um menor risco de incidência de cárie dentária em crianças pré-escolares.

(Apoio: CAPES)
PI0162 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto da pandemia da COVID-19 no atendimento odontológico do paciente oncopediátrico
Freire WAS, Luna VMS, Viana-Filho JMC, Valença AMG
UNIESP CENTRO UNIVERSITÁRIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se comparar os atendimentos odontológicos realizados antes e durante a pandemia da COVID-19, em pacientes oncopediátricos de um hospital de referência em João Pessoa-PB. Um estudo transversal retrospectivo foi conduzido, utilizando-se os bancos de dados da produção diária da equipe de Odontologia pediátrica, com base nos procedimentos ambulatoriais e hospitalares executados entre os períodos: 2018-2019 (antes) e 2020-2021(durante). Os resultados foram calculados pelos testes U de Mann-Whitney e One-Way ANOVA/Games-Howell (p<0,05). Dentre os procedimentos individuais analisados, as visitas em enfermarias foram os que mais reduziram (DM=166; p<0,001). A solicitação de radiografias (p=0,560), exames hematológicos (p=0,338) e prescrição de vitamina E (p=0,163), todos ambulatoriais, não diferiram entre os períodos. No entanto, ao agrupar todos os procedimentos ambulatoriais (p<0,001) e hospitalares (p<0,001), verificou-se uma diminuição no período pandêmico.

A pandemia da COVID-19 impactou negativamente no atendimento odontológico de pacientes oncológicos infantis, tendo em vista a redução nos procedimentos ambulatoriais e hospitalares. As visitas em enfermarias foram as que mais reduziram, porém a vigilância da equipe odontológica possibilitou a solicitação de exames complementares e prescrição de vitamina E.

(Apoio: CNPq  N° 407394/2016-8)
PI0163 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do dimorfismo sexual na espessura da crista infrazigomática da maxila
Acciaris F, Castanha D, Banak GT, Fontão FNGK, Andrighetto AR
Ortodontia INSTITUTO LATINO AMERICANO DE PESQUISA E ENSINO ODONTOLÓGICO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar, retrospectivamente, a possível influência do dimorfismo sexual na espessura óssea da região da crista infrazigomática da maxila. Para tanto, foram utilizadas imagens de tomografias computadorizadas de feixe cônico (TCFC), obtidas do banco de exames do arquivo da Faculdade Ilapeo. Fizeram parte da amostra 60 indivíduos com média de idade de 42a e 4m, sendo 23 homens e 37 mulheres. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da própria instituição (n.2.655.772). Nas imagens do corte parassagital das TCFC foram realizadas medidas no nível do ápice e no ponto médio da raiz distovestibular (DV) do primeiro molar superior (1º Ms) e da raiz mesiovestibular (MV) do segundo molar superior (2º Ms). Para a análise estatística, foi empregado o teste não-paramétrico de Mann-Whitney, no nível de significância de 5%. O sexo masculino apresentou espessura óssea da região do ápice da raiz MV do 2° Ms até o final do osso cortical significativamente maior (p<0,001) que o sexo feminino. As demais variáveis não apresentaram diferença significativa entre ambos os sexos.

Concluiu-se que os indivíduos do sexo masculino apresentaram, em média, maior quantidade de osso na crista infrazigomática da maxila - região apical da raiz MV do 2° Ms - quando comparado ao sexo feminino.

PI0164 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso de solução enxaguante a base de Punica granatum Linn frente microrganismos de interesse odontológico
Elmescany NNA, Carvalho MS, Santos LRA, Duarte NGA, Araújo EFQ, Santos FRR, Nascimento PLA, Lins RBE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho objetivou avaliar, in vitro, um enxaguante bucal a base de extrato etanólico da casca da Punica granatum Linn (romã) frente microrganismos de interesse odontológico. Após sua obtenção, o extrato etanólico da romã foi testado em microplaca de 96 poços a fim de obter-se sua concentração inibitória mínima (CIM) frente Enterococcus faecalis (ATCC 6057) e Escherichia coli (ATCC 25922). As concentrações testadas variaram de 1000 a 62,5 ug/mL diluídas em água. A partir da determinação da CIM (125 ug/mL), foi elaborado, em farmácia de manipulação um enxaguante bucal nessa concentração, e repetiu-se o teste em microplaca a fim de verificar sua efetividade. O extrato etanólico bruto apresentou CIM de 62,5 μg/mL frente E. faecalis e 125 μg/mL frente Escherichia coli com ação fungicida para ambas. O enxaguante na concentração de 125 μg/mL apresentou-se bacteriostático ambas as bactérias. Os testes foram realizados em triplicata e o controle foi clorexidina a 0,12%.

A solução enxaguante bucal à base do extrato etanólico da Punica granatum Linn demonstrou ação antibacteriana tanto para a cepa gram-positiva quanto para a gram-negativa. No entanto, é necessária a realização de outros estudos para uma maior segurança em futuros estudos in vivo e posterior comercialização.

PI0165 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Potencial antimicrobiano de nanopartículas verdes sintetizadas a partir do extrato etanólico de Abarema cochliacarpos
Mota GHV, Carvalho MS, Duarte-Júnior JSX, Andrade AN, Lins NAE, Santos FRR, Nascimento PLA, Lins RBE
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar atividade antimicrobiana de nanopartículas carregadas com extrato etanólico da casca de Abarema cochliacarpos - Leg. Mim. O extrato etanólico da casca da A. cochliacarpos (barbatimão) foi testado frente Staphylococcus aureus (ATCC 25923) e Enterococcus faecalis (ATCC 6057) in vitro. Para a síntese das nanopartículas de prata, partiu-se de 0,01 g de nitrato de prata (AgNO3), em 25 mL de água milli-Q e realizou-se 3 testes com os extratos secos da casca do barbatimão, com as massas de 0,04g, 0,06g e 0,1g. À solução contendo o nitrato de prata, adicionou-se cada suspensão do barbatimão e deixou-se agitar a 350 rpm pelos intervalos de tempo de 48h, 72h e 5 dias, devidamente protegidos da luz. Ao término da reação, as suspensões foram filtradas e centrifugadas a 10000 rpm por 5 min. Ressuspendeu-se em água milli-Q e armazenou-se os coloides em frascos âmbar, protegidos da luz. Espectroscopicamente o coloide AgBBT6 apresentou o pico mais intenso e sem 'ombros', o que sugere que as nanopartículas apresentavam formas e tamanhos homogêneos na suspensão. Determinou-se a concentração inibitória mínima (CIM) da AgBBT6 em microplaca 96 poços. A CIM da AgBBT6 frente S. aureus foi de 250 µg/mL e para E. faecalis 125 µg/mL.

Conclui-se que foi possível sintetizar AgNP's utilizando uma rota sintética verde, a partir do extrato de barbatimão, com resultados espectroscópicos promissores e identificou-se atividade antimicrobiana desta, frente os microrganismos testados. Será realizado o aperfeiçoamento da síntese e avaliada sua ação inibitória frente outros microrganismos.

PI0166 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da capacidade antimicrobiana de materiais seladores coronários provisórios
Miranda NO, Silva CD, Mazzon RR, Duque TM, Bortoluzzi EA, Garcia LFR, Teixeira CS, Alves AMH
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O sucesso do tratamento endodôntico depende da desinfecção do sistema de canais radiculares. Assim, todas as etapas do tratamento devem prevenir a entrada de microrganismos. O objetivo deste estudo foi avaliar a ação antimicrobiana de materiais seladores provisórios utilizados entre sessões do tratamento endodôntico. Os materiais Coltosol, Bioplic, Maxxion R e IRM foram avaliados separadamente (pó e líquído) contra as bactérias Escherichia coli, Enterococcus faecalis e Pseudomonas aeruginosa. Com as culturas ajustadas a 0,5 na escala McFarland, realizou-se o teste de difusão de ágar (meio Mueller-Hinton) em triplicata. Cada placa recebeu três poços equidistantes contendo: 1 - o material estudado; 2 - controle positivo (clorexidina 0,12%) e 3 - controle negativo (solução salina 0,9%). Após incubação a 37°C por 24 horas, os halos de inibição do crescimento bacteriano foram medidos e calculadas médias e desvio padrão. Os resultados demonstraram melhor ação do líquido do Maxxion R, apresentando médias de 28,6(± 3,29), 30,6 (± 1,24) e 34,3(± 2,05) mm de halo de inibição contra Escherichia coli, Enterococcus faecalis e Pseudomonas aeruginosa, respectivamente. Coltosol, IRM (pó e líquido) também apresentaram ação antimicrobiana contra as bactérias. O pó do Maxxion R apresentou ação antimicrobiana apenas contra P. aeruginosa. Bioplic não apresentou ação antimicrobiana.

Os materiais seladores provisórios, com exceção do Bioplic, apresentaram ação antimicrobiana, sendo esta mais efetiva para o líquido do que para o pó.

PI0167 - Painel Iniciante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Potencial abrasivo de dentifrícios contendo carvão ativado sobre a dentina erodida - estudo in vitro
Silva JF, Vertuan M, Oliveira ACM, Magalhães AC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho in vitro objetivou avaliar o efeito abrasivo de dentifrícios contendo carvão ativado sobre o desgaste erosivo da dentina. 132 amostras de incisivos bovinos foram preparadas e distribuídas nos seguintes grupos: Colgate Tripla Ação (controle positivo); Colgate Natural Extracts; Colgate Luminous White Carvão Ativado; Oral-B Whitening Therapy Charcoal; Oral-B 3D White Mineral Clean; Curaprox Black is White e Somente erosão (controle negativo) (n=12). As amostras foram submetidas à ciclagem de pH (4 x 90 s/dia em ácido cítrico 0,1%, pH 2,5) e ao desafio abrasivo (2 x 15 s/dia abrasão + 45 s de tratamento), utilizando uma máquina de escovação, por 7 dias. O desgaste foi quantificado por perfilometria de contato (μm) e comparado por Kruskal-Walis/Dunn (p<0,0001).

Os dentifrícios dos grupos Oral-B 3D White (9,37μm), Oral-B whitening (9,37μm) e Colgate Luminous White (9,37μm) promoveram maior desgaste da dentina em comparação ao grupo erosão apenas, sendo que os dois primeiros foram mais abrasivos que o dentifrício controle positivo (5,30μm). Por outro lado, os dentifrícios Colgate Natural Extracts (4,16μm) e Curaprox (4,06μm) promoveram desgaste semelhante à erosão, mostrando que estes dentifrícios não potencializaram o desgaste já promovido pelos desafios erosivos. Podemos concluir que os dentifrícios contendo carvão ativado podem aumentar o desgaste dentário, especialmente aqueles que têm associação com pirofosfato.

(Apoio: FAPESP  N° 2021/06143-4)
PI0168 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Nióbio e Odontologia: revisão crítica e bibliométrica da literatura
Dias MO, Leite KLF, Tavares FOM, Chevitarese AB, Martins ML, Fonseca-Gonçalves A, Menezes LR, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Investigou-se o perfil do uso do Nióbio (Nb) em materiais odontológicos por meio de uma revisão crítica e bibliométrica da literatura. Buscas eletrônicas foram realizadas em 6 bases de dados até agosto/2021. Estudos in vitro, in situ e in vivo, que avaliaram o uso de Nb na odontologia foram incluídos e suas duplicatas foram removidas utilizando o RayyanT. Dados sobre anos de publicação, autores, países, periódicos, desenho dos estudos, áreas de aplicação, ligas de nióbio, abordagens do estudo, tipos de ensaio e resultados foram agrupados e analisados ​​por meio dos softwares VantagePointT e Excel. Foram realizadas análises descritivas de frequência e tabelas cruzadas. Foram incluídos 315 estudos entre 1977-2021, com aumento do número de publicações entre 2010 e 2021 (n=209; 66,3%). DOI, H. foi o autor mais produtivo (n=9; 2,8%), e o Brasil teve o maior número de publicações (n=70; 22,2%). O Dental Materials foi o periódico com mais publicações (n=24; 7,6%), e a maioria dos estudos foram realizados in vitro (n=266; 84,4%), na área de implante (n=162; 51,4%). A liga ternária (n=147; 46,7%), estudos de caracterização estrutural (n=131; 41,6%), e ensaios mecânicos (n=114; 36,2%) foram predominantes. No geral, foi encontrado resultado positivo em 264 artigos (83,8%) e apenas 13 artigos tiveram resultado negativo (4,1%).

O Nb apresentou resultado positivo na melhoria das propriedades mecânicas de materiais odontológicos. No entanto, mais ensaios clínicos são necessários para confirmar esses efeitos, uma vez que a maioria dos estudos foi realizada em modelos in vitro.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPERJ  N° E-26/202.037/2021  |  FAPs - FAPERJ  N° E-26/201.175/2021)