Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0001 a PI0072 ]
 69 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 20


PI0011 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise da biocompatibilidade e caracterização química de cimentos endodônticos à base de silicato de cálcio
Boldieri JM, Janini ACP, Pelepenko LE, Francati TM, Santos VAB, Soares AJ, Gomes BPFA, Marciano MA
Odontologia Restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a resposta inflamatória e caracterização química dos cimentos endodônticos à base de silicato de cálcio EndoSequence BC Sealer e EndoSequence BC Sealer HiFlow frente ao material à base de resina epóxi AH Plus. Tubos de polietileno contendo os cimentos foram implantados no tecido subcutâneo dorsal de ratos Wistar em grupos de acordo com o período de análise: 7 e 30 dias. Após cada período experimental, os tubos com o tecido circundante foram removidos e processados histologicamente para serem analisados utilizando hematoxilina-eosina. Avaliação da superfície do material e caracterização química foram realizadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectrometria de energia dispersiva (EDS) e Raman. Os dados foram analisados estatisticamente pelo teste de Kruskal-Wallis a um nível de significância de 5%.

A resposta inflamatória observada no cimento EndoSequence BC Sealer foi maior após 7 dias e diminuiu em 30 dias. Já no EndoSequence BC Sealer HiFlow, após 30 dias, a inflamação foi mais intensa. Picos de cálcio, silício e radiopacificador foram observados para os materiais à base de silicato de cálcio nas análises MEV/EDS e Raman. Dentre os materiais, o EndoSequence BC Sealer apresentou maior biocompatiblidade.

(Apoio: FAPESP  N° 2019/22098-9  |  CAPES  N° 001)
PI0012 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise da solução irrigadora e do tempo na dissolução de tecido orgânico simulado em áreas não instrumentadas
Belini LLS, Titato PCG, Rosa SJ, Oliveira-Neto RS, Vivan RR, Duarte MAH
Endodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi comparar a eficácia da dissolução de tecido simulado das substâncias irrigadoras: solução de clorexidina 2% (CLX) e hipoclorito de sódio 2,5% (NaOCl), e do tempo de irrigação sendo eles 1, 3, 6 e 12 minutos. Para isso foi realizada abertura coronária em vinte (n=10) dentes protótipos, preparados até o instrumento 50/.02, e posteriormente foram realizados dois orifícios, um no terço apical e outro no terço médio onde se encaixaram capilares de vidro de 1mm de diâmetro e preenchidos com fios reabsorvíveis Catgut® cromado. Os grupos experimentais foram G1: irrigação convencional com agulha de abertura lateral e NaOCl 2,5% e G2: irrigação convencional com agulha de abertura lateral e solução de clorexidina 2%, ambos durante 1, 3, 6 e 12 minutos; após os protocolos de irrigação o conjunto foi pesado novamente para obtenção da diferença de peso inicial e final. Os dados foram submetidos aos testes de normalidade. Para comparação entre grupos foi empregue o teste ANOVA seguido de Tukey (α=0.05). Na comparação intragrupo podemos afirmar que NaOCl se diferenciou estatisticamente em todos os tempos (p<0,05), apresentando a maior diferença de peso no tempo de 12 minutos. A CLX não obteve diferenças significantes para os diferentes tempos (p>0,05). Quando comparadas as substâncias, NaOCl apresentou maior capacidade de dissolução, obtendo diferenças significativas em todos os tempos comparados a CLX (p<0,05).

Concluiu-se que a dissolução de tecido simulado em áreas não tocadas pelos instrumentos foi maior quando utilizado o NaOCl a 2,5% por 12 minutos.

(Apoio: FAPESP  N° 2021/07035-0)
PI0013 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O efeito da terapia fotodinâmica na redução da carga microbiana e fatores de virulência em dentes com infecção primária
Cardozo B, Silva EGA, Arruda-Vasconcelos R, Louzada LM, Soares AJ, Marciano MA, Gomes BPFA
Odontologia Restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os objetivos deste trabalho foram caracterizar a microbiota de canais radiculares (CR) de dentes com necrose pulpar e lesão periapical e quantificar os níveis dos fatores de virulência bacterianos, tais como endotoxinas (i.e. lipopolissacarideos, LPS) e ácido lipoteicóico (LTA) presentes nos CRs, com e sem terapia fotodinâmica (PDT). Vinte dentes foram selecionados, divididos em grupo tratamento endodôntico convencional (GC) e grupo PDT (GPDT). As amostras foram coletadas com cone de papel antes e após o preparo químico-mecânico (PQM) e após PDT. As amostras foram diluídas, plaqueadas e incubadas para contagem de unidades formadoras de colônias (UFC/mL). Os dados foram analisados com o software estatístico IBM SPSS 22 usando o nível de significância de 5%. Os dados de UFC, LPS e LTA foram analisados pelos testes não paramétricos Kruskal-Wallis e Dunn para comparações entre os grupos. Houve crescimento bacteriano em todas as amostras analisadas. PQM foi efetivo na diminuição de bactérias viáveis em todos os grupos (p<0,05). Níveis de LPS e LTA foram detectados em todas as amostras iniciais, de ambos os grupos, com médias de 20,561 UE/mL(GC) e 430,91 pg/ mL (GPDT). PQM diminuiu significativamente (p<0,05) os níveis de LPS e LTA, em ambos os grupos. PDT diminuiu significativamente (p<0,05) os níveis de LPS e LTA, em relação as amostras após PQM.

Concluiu-se que a terapia fotodinâmica mostrou-se eficaz na redução de bactérias pela cultura, bem como na diminuição dos níveis dos fatores de virulência, quando comparados com os obtidos após PQM.

(Apoio: FAPESP  N° 2015/23479-5, 2019/09115-1  |  CNPq  N° 303852/2019-4  |  CAPES  N° 001)
PI0014 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O efeito da terapia fotodinâmica na dor pós-operatória em dentes com necrose pulpar e lesão periapical
Nicoletti J, Silva EGA, Steiner-Oliveira C, Arruda-Vasconcelos R, Louzada LM, Soares AJ, Gomes BPFA
Departamento de Odontologia Restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar o efeito da PDT no controle da dor pós-tratamento endodôntico. Sessenta dentes com infecção primária foram divididos aleatoriamente em 2 grupos (n=30): grupo tratamento endodôntico convencional (GC) e grupo onde se utilizou a terapia fotodinâmica coadjuvante (GPDT). Os canais foram instrumentados com Reciproc R25 em todos os casos, usando clorexidina gel 2% como substância química auxiliar e obturados com cimento Endométhasone N. A intensidade da dor foi avaliada nos períodos de 8, 12, 24, 48, 72 horas e 1 semana após o tratamento endodôntico através da escala visual analógica. O nível de dor foi classificado como: nenhum (0), leve (1-3), moderado (4-7) ou intensa (8-10). Os dados foram analisados por meio do Mann-Whitney e Fridman, a um nível de significância de 5%. Houve diferença estatística significante (p<0.05) nos períodos de 8,12,24,48,72 horas entre o grupo convencional e o grupo PDT. Após 1 semana, não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos.

Conclui-se que a terapia fotodinâmica teve um efeito significativo na diminuição de dor pós-operatória em dentes com necrose e lesão periapical.

(Apoio: FAPESP 2015/23479-5, 2019/09115-1, CNPq, 303852/2019-4, CAPES 001, PIBIC/CNPq)
PI0015 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do pH no comportamento volumétrico de materiais reparadores biocerâmicos pronto para uso e pó-líquido: análise por micro-CT
Mendonça GC, Tavares KIMC, Santos-Junior AO, Torres FFE, Pinto JC, Guerreiro-Tanomaru JM, Tanomaru-Filho M
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

pH ácido pode ocorrer nos tecidos periradiculares e afetar propriedades de materiais. O efeito do pH no comportamento volumétrico de cimentos reparadores biocerâmicos foi avaliado. Tubos de dentina bovina com 4 mm de comprimento, 1,5 mm de diâmetro interno e espessura aproximada de 1 mm foram preenchidos com cimento reparador biocerâmico pronto para uso NeoPUTTY (NP, Nusmile) ou pó/líquido MTA Repair HP (MTAHP, Angelus) e mantidos em estufa a 37ºC por 24 horas. Após escaneamento inicial em micro-CT (SkyScan 1176) com tamanho de voxel 8.74 µm, os espécimes foram imersos em 1,5 mL de solução salina tamponada com fosfato (PBS, pH 7,35) ou ácido butírico (AB, pH 4,1) (n=5): NP/PBS, NP/AB, MTAHP/PBS, MTAHP/AB e mantidos em estufa a 37 ºC por 7 dias. AB foi trocado a cada 24 h. Em seguida, novo escaneamento em micro-CT foi realizado. Porcentagem de alteração volumétrica nas extremidades e parte interna de cada amostra foi determinada. Testes ANOVA e Tukey e Kruskal-Wallis foram realizados (α=5%). Todos os materiais apresentaram perda volumétrica quando imersos em PBS ou AB nas extremidades das amostras (P<0,05). No entanto, MTAHP/AB apresentou maior perda volumétrica (-3,86%) (P<0,05). Não houve diferença na alteração volumétrica quando avaliada a parte interna (P>0,05).

Conclui-se que pH ácido aumenta a perda volumétrica do cimento reparador pó-líquido MTA Repair HP. Estabilidade volumétrica foi demonstrada para NeoPUTTY em ambos meios de imersão e para MTA Repair HP em PBS.

(Apoio: CNPq  N° 136623/2020-4  |  FAPs - Fapesp  N° 2017/19049-0)
PI0016 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da Irrigação Ultrassônica Passiva e do Easy Clean na remoção de material obturador e extrusão apical
Hawerroth T, Goulart TS, Magalhães KS, Coelho BS, Garcia LFR, Bortoluzzi EA, Almeida J
Odontologia UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, o efeito da irrigação ultrassônica passiva (PUI) e do Easy Clean (EC) na remoção de material obturador (MO) dos canais radiculares (CR) e dos istmos (IST), e na extrusão apical de MO. Trinta pré-molares superiores artificiais foram fixados individualmente em dispositivos específicos, previamente pesados. Os canais foram preparados com Reciproc R25 e obturados com cone único e cimento AH Plus. Após 30 dias, os canais foram desobturados, reinstrumentados com Reciproc R25 e R40, e divididos aleatoriamente em 3 grupos de acordo com o protocolo de irrigação final (PIF) com NaOCl 2,5% (n=10): G1) irrigação convencional (IC) (10 mL); G2) IC + PUI (3 ciclos 20 seg/10 mL); e G3) IC + EC (3 ciclos 20 seg/10 mL). Em seguida, os dentes foram clivados longitudinalmente, no sentido vestíbulo-palatal, e observados em estereomicroscópio. A área de MO remanescente no CR e IST foi mensurada em mm² com auxílio do software Image J. Os dispositivos, contendo MO que extruiu apicalmente, permaneceram em uma estufa a 70° por 5 dias, para evaporação da solução irrigadora e posterior pesagem. Todos os PIF foram eficientes na remoção de MO do CR e do IST (P > 0,05) e extruíram quantidades semelhantes de MO (P > 0,05).

IC, IC + PUI, e IC + EC foram eficientes na remoção de MO do CR e do IST e extruíram quantidades semelhantes de MO.

(Apoio: CNPq  N° 125459/2021-1)
PI0018 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Potencial osteoindutor da terapia de fotobiomodulação em cultura de células tronco mesenquimais derivadas da medula óssea de ratos
Pereira CR, Bueno NP, Copete IN, Silva CC, Passos LF, Marques MM, Ferraz EP
Departamento de Estomatologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A terapia de fotobiomodulação (FBM) aumenta a diferenciação osteoblástica (OB) de células-tronco mesenquimais da medula óssea (CTMs) de ratos cultivadas em condições osteogênicas, contudo não há dados acerca da diferenciação destas em condições não osteogênicas. O objetivo do estudo foi investigar o potencial osteoindutor da FBM na diferenciação OB de CTMs. Para tanto, CTMs foram cultivadas em meio de expansão e submetidas à terapia de FBM (660 nm; 0,14 J; 20 mW; 0,714 W/cm2 e 5 J/cm2). Como controle foram utilizadas CTMs em meio de expansão. As respostas celulares avaliadas foram proliferação celular (MTT) aos 3, 7 e 10 dias, atividade de fosfatase alcalina (Kit comercial) aos 7 e 14 dias e produção de matriz mineralizada (Alizarina) aos 17 dias. Os dados foram comparados por ANOVA ou teste t (p≤0,05).

Houve aumento da proliferação celular quanto ao tempo, em ambos os grupos (p<0,001); quanto aos grupos, nota-se aumento da proliferação em CTM-FBM em relação à CTM aos 10 dias (p <0,05). Houve diminuição da atividade de ALP de 7 para 14 dias (p<0,001), sem diferenças entre os grupos em ambos os períodos (p=0,555). Por outro lado, a produção de matriz foi maior em CTM-FBM comparado à CTM (p<0,001), oque sugere o papel osteoindutor da FBM na diferenciação osteoblástica.

(Apoio: PUB  N° 479)
PI0020 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de algoritmos de meditação e atenção obtidos por eletroencefalograma de canal único durante procedimentos cirúrgicos bucais
Girardello MM, Semczik IM, Faria KW, Guzzoni LFM, Bortoluzzi MC, Loguercio AD
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de um eletroencefalograma portátil (EEG) - (Brainwave Starter Kit Mobile 2®, NeuroSky - BSKeeg) de canal único em detectar o curso da ansiedade e dor em procedimentos cirúrgicos bucais. Para isto, avaliadores de ansiedade como Inventário de Ansiedade Traço-Estado (STAI- T ou E), Ansiedade Dental de Corah (DAS), Intervalo de Resposta de Ansiedade (ISAR) foram aplicados, além da coleta da ansiedade auto avaliada pelo paciente (PSA). Comparou-se os achados dos questionários com os dados obtidos a partir do EEG de canal único, pelos algoritmos de meditação (MED) e atenção (ATT), a frequência cardíaca e pressão arterial durante o pré, trans e pós-operatório. Os principais resultados obtidos apontaram correlação entre pacientes classificados como mais ansiosos pelas escalas e níveis maiores de dispersão mental, indicados por medidas do algoritmo ATT maiores do EEG. A correlação de Pearson demonstrou valores negativos entre o algoritmo ATT e DAS (r= -,34/ p=0,006), entre STAI-E (r= -,29/ p=0,03) e traço (r= -,3/p=0,02) na medida do momento da anestesia, a média das medidas transoperatórias mostrou correlação negativa entre o algoritmo ATT e DAS (r= -,27/ p=0,04), STAI-T (r= -,28/ p=0,03). Houve correlação limítrofe com STAI-E e o aumento do relato de dor ao suturar. Foi possível observar que pacientes mais ansiosos relataram maiores níveis de dor e tempo de cirurgia.

Conclui-se que o EEG de canal único é promissor para identificar ansiedade no período perioperatório em procedimentos cirúrgicos odontológicos.

PI0021 - Painel Iniciante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do titânio com nanotopografia sobre a matriz extracelular produzida por osteoblastos
Quiles GK, Freitas GP, Souza PG, Rosa AL, Beloti MM, Lopes HB
Biologia Básica e Oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A matriz extracelular (ECM) é uma estrutura tridimensional composta por proteínas e polissacarídeos com diversas funções, dentre elas a emissão de sinais ambientais que regulam o comportamento celular. A superfície de titânio com nanotopografia (Ti-Nano) apresenta alto potencial osteogênico por regular diversas vias de sinalização celular envolvidas na diferenciação osteoblástica. Uma vez que a ECM é fundamental para a modulação dessas vias, o objetivo do estudo foi avaliar o efeito do Ti-Nano na expressão de genes relacionados com formação e remodelação da ECM produzida por osteoblastos. Para isso, células da linhagem MC3T3-E1 foram cultivadas sobre discos usinados (Ti-Controle) e discos condicionados por ataque ácido (Ti-Nano). Aos 5 dias, foi avaliada a expressão de 19 genes relacionados com formação e remodelação da ECM (n=4). A mesma análise foi feita em MC3T3-E1 cultivadas sobre poliestireno com meio condicionado por células crescidas sobre as superfícies de Ti por 24 horas. Os dados foram comparados por Teste t de Student (p≤0,05). A expressão de 12 genes foi aumentada pelo Ti-Nano comparado ao Ti-Controle, tanto nas células cultivadas diretamente sobre as superfícies de Ti quanto naquelas cultivadas em meio condicionado. A expressão de 2 genes foi maior no grupo Ti-Controle e em 5 genes não houve diferença estatística.

Esses resultados mostram que a nanotopografia altera o padrão de expressão de componentes das ECM, sugerindo que o alto potencial osteogênico do Ti-Nano se deve, ao menos em parte, à sua capacidade de regular a formação e remodelação da ECM.

(Apoio: FAPESP  N° 2021/08043-7)
PI0022 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Doxiciclina, beta-tricálcio fosfato e aPDT usados na prevenção da osteonecrose em alvéolo pós-exodôntia de ratos tratados com Zoledronato
Rodrigues LGS, Hadad H, de Jesus LK, Matheus HR, Almeida JM, Okamoto R, Souza FA
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar terapias preventivas na osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos (OMIM), no processo de reparo alveolar. 72 ratos wistar receberam 0,035 mg/kg de ácido zoledrônico e foram submetidos a exodontia. Após a exodontia, os animais foram divididos em 9 grupos (n=8), GS (Sham), GC (Coágulo), Gβ (β-tricálcio-fosfato), GD (gel de doxiciclina a 10%), GP (terapia foto-dinâmica), GDβ, GPβ, GPD, e GPDβ. Os animais receberam fluorocromo (calceína e alizarina) intra-muscular e após 28 dias foram eutanasiados. Foram realizados microtomografia computadorizada (microCT), microscopia confocal a laser para taxa de aposição mineral (MAR) e análise histomorfométrica. Os dados foram submetidos a estatística (one-way ANOVA, seguido tukey's post hoc, p <0.05). Na microCT todos os grupos apresentaram maior BV/TV quando comparados a GS (42,17% ± 2,65) e o melhor resultado foi de GPDB, 69,85% ± 6,25 segudo por GPD e GDB (64,62 ±0,13 e 64,69 ± 4,40 (P <0,05). Apenas GS demostrou sequestros ósseos. GPDB apresentou a maior MAR (2,64 ± 0,48) (p <0,001). GPDB apresentou a maior média de %NBA (82,44 % ± 2,69) (p < 0,05), seguido pelo grupo GDB (60,82 % ± 4,37). Apenas GS apresentou osso sem vitalidade (37,94 ± 18,70%). De forma isolada, GB apresentou o melhor %NBA (57,13 % ± 5,89), principalmente quando comparado ao GP (p = 0,022) e GS (p = 0,001).

Concluiu-se que o uso das terapias locais no alvéolo dos ratos tratados com ácido zoledrônico, isoladas ou associadas, foram capazes de prevenir a OMIM.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2019/27609-1)