Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0001 a PI0072 ]
 69 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 30


PI0023 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Profilaxia antibiótica não altera o curso clínico após exodontia de terceiros molares
Mendes PGJ, Fumagali ALB, Pereira DA, Bonatto MS, Soares-Júnior EC, Santos SS, Oliveira GJPL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse projeto avaliou se a aplicação da profilaxia antibiótica apresentaria efeito benéfico na fase pós-operatória de cirurgias de exodontia de terceiros molares. Esse estudo randomizado e controlado com modelo paralelo contou com a participação de 60 pacientes que foram divididos em dois grupos a depender a administração prévia ou não de amoxicilina 1g uma hora antes do procedimento cirúrgico (n = 30 pacientes por grupo): Grupo CTR- Sem administração de amoxicilina previamente ao procedimento cirúrgico; Grupo ATB- Com administração de amoxicilina previamente ao procedimento cirúrgico. A análise dos diferentes protocolos de antibioticoterapia teve como desfecho as análises clínicas nos períodos de 3, 7, 14, 30 e 90 dias após o procedimento cirúrgico para se avaliar presença de complicações cirúrgicas, análise de grau do edema, qualidade de cicatrização e satisfação dos pacientes. Foi observado que não houve diferenças entre os grupos onde foram administrados antibióticos no período pré-operatório em comparação ao grupo onde o antibiótico não foi indicado em nenhum período ou análise executada.

A profilaxia antibiótica não promove benefícios clínicos e nem altera a satisfação dos pacientes após exodontia de terceiros molares.

PI0024 - Painel Iniciante
Área: 1 - Biologia craniofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O treinamento físico minimiza os danos gerados na qualidade óssea alveolar de ratos expostos ao etanol de forma intensa e episódica
Peinado BRR, Frazão DR, Matos-Sousa JM, Ferreira RO, Balbinot GS, Collares FM, Lima RR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo foi feito com o objetivo de avaliar se os danos ao tecido ósseo alveolar de ratos expostos ao etanol de forma intensa e episódica são minimizados pelo treinamento fisico (Binge drinking). Para isso, foram utilizados 32 ratos Wistar alocados aleatoriamente em 4 grupos: água + sedentarismo; água + treinamento; etanol + sedentarismo; e etanol + treinamento. A intoxicação por etanol foi feita seguindo o padrão "binge drinking" por três dias seguidos durante 4 semanas, através de gavagem orointragástrica. O treinamento foi feito em uma esteira rolante (Insight LTDA), durante 30 minutos por dia durante 5 dias, com velocidade aumentada semanalmente seguindo o padrão: 1 semana: 2/m durante 5 min; 5m/min durante 5 min; 8m/min durante 20 min. Após o último dia de gavagem, foi feita a eutanásia dos animais e as mandíbulas foram coletadas e analisadas através de microtomografia computadorizada (micro-CT) para avaliação da qualidade óssea alveolar. Os resultados revelaram que o consumo de etanol associado ao sedentarismo gerou danos ao osso alveolar em parâmetros de separação trabecular, número de trabéculas, e razão entre volume ósseo e volume de tecido. No entanto, ao associar o consumo de etanol ao treinamento físico, esses danos mostraram-se significativamente reduzidos.

Em conclusão, o consumo intenso e episódico de etanol causa danos na qualidade óssea alveolar, porém esses danos são minimizados quando o consumo é associado ao treinamento físico diário.

PI0025 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Comparação dos efeitos da fotobiomodulação e da antibioticoterapia na cicatrização em alvéolos pós-extração de terceiros molares
Santos SS, Martins AVB, Pereira DA, Bonatto MS, Soares-Júnior EC, Mendes PGJ, Oliveira GJPL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse projeto avaliou diferentes protocolos de cuidados pós-operatórios em cirurgias de exodontia de terceiros molares onde foram indicados a antibioticoterapia ou a fotobiomodulação (PBMT) com duplo comprimento de onda (vermelho e infra-vermelho). Esse estudo clínico controlado e randomizado contou com a participação de 45 pacientes que foram submetidos a extração dos 4 terceiros molares e foram divididos em 3 grupos: (n=15): CTR: Utilização de analgésicos e anti-inflamatórios no pós-operatório; ATB7: Utilização de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos (Amoxicilina) por 7 dias de pós-operatório, PBMT: Utilização de PBMT com luz vermelha e infravermelha em 3 sessões por 7 dias (8J por sessão). Os pacientes foram acompanhados nos períodos de 3, 7, 14, 30 e 90 dias após o procedimento cirúrgico para se avaliar presença de complicações cirúrgicas, grau de satisfação do paciente e qualidade de cicatrização. Não foram observadas diferenças entre os grupos CRT e ATB7, porém o grupo PBMT esteve associado a menores edemas, dor e maior satisfação por parte dos pacientes em relação ao procedimento cirúrgico.

A PBMT com duplo comprimento de onda beneficia o curso clinico após exodontia de terceiros molares, sendo que esse efeito esteve relacionado a maior grau de satisfação por parte dos pacientes.

PI0026 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

PDI001- Análise de simulação de reconstrução com rhBMP-2 em scaffolds de Polidioxanona: estudo in vivo
Paludetto LC, Rios BR, Silva WPP, Barbosa S, Fonseca-Santos JM, Ervolino E, Shibli JA, Faverani LP
Cirurgia e diagnostico UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo é avaliar o potencial de reparo ósseo de um "scaffold" de Polidioxanona (PDO) associado a rhBMP-2 em reconstruções de ressecção óssea de fémures de ratos. Então, 24 ratos machos com 6 meses, foram submetidos bilateralmente a estabilização femoral com placas e parafusos de titânio (Ti) (Sistema 1.5) e "gap" de 2mm. A reconstrução foi feita com rhBMP-2 em esponja de colágeno (3,25 µg) e foram divididos em 2 grupos (n=24 fêmures), um recoberto por malha de Ti e outro pelo scaffold de PDO, no qual 16 (n=2) receberam em seu dorso fragmento do mesmo material para análise de biocompatibilidade, retirados sob anestesia local junto do tecido adjacente aos 3, 5, 7 e 10 dias. Aos 14 e 60 dias foram eutanasiados (n=6) e coletados os fêmures para densitrometria, avaliação histológica, e análise himunoistoquímica (Runx2, OPG, RANKL, OCN e BMP2). As informações foram submetidos ao teste ANOVA-2 fatores e pós-teste Tukey. Os resultados da densitometria foram maiores para o grupo PDO, especialmente aos 14 dias (p<0,05). A análise histológica mostrou reparo mais favorável para o grupo PDO aos 60 dias quando comparado ao Ti (p = 0.002) e menor infiltrado inflamatório e maior numero de vasos sanguíneos aos 14 dias. Quanto as imunomarcações, BMP-2 mostrou-se grande em PDO aos 60 dias (p<0.05). OPG e RANKL mostraram maior marcação em Ti, principalmente aos 60 dias (p<0.05). Já Runx2 e OCN apresentaram resultados superiores para PDO aos 14 dias, contudo, aos 60 dias Ti demonstrou maior expressão.

Observou-se um padrão reparacional mais favorável à reconstrução com PDO em comparação ao grupo Ti.

(Apoio: FAPs - Bolsa Iniciação cientifica   N° 2019272377)
PI0027 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise comparativa de conceitos de oclusão e posicionamento condilar entre especialistas
Silva HR, Barretto MDA, Santos VPA, Elias FM, Ferreira EG, Deboni MCZ
Cir, Prótese e Traumatol. Maxilo-Faciais UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os conceitos de oclusão e posicionamento condilar são uniformes e comparáveis entre cirurgiões bucomaxilofaciais, ortodontistas e protesistas? Convidamos especialistas e docentes de Universidades Públicas e Particulares das áreas de cirurgia bucomaxilofacial, ortodontia e prótese dentária de várias regiões do Brasil, a responder um questionário virtual. Foi referência os conceitos de Relação Cêntrica (RC), Oclusão Cêntrica (OC) e Posição Retruída de Contato (PRC) presentes no "Glossário de Termos Protéticos".

Os dados foram avaliados pelo teste de concordância com nível de significância de 5% (p<0,05). Houve baixa adesão de resposta ao questionário. Em 34 respostas houve diferença significativa entre os grupos de profissionais no conceito de RC, classificada como ântero-superior por protesistas (61,5%) e ortodontistas (36,4%), e póstero-superior por cirurgiões (66,7%). Não houve diferença significativa para o conceito de OC, porém protesistas e ortodontistas responderam de forma diferente dos cirurgiões. A PRC foi a única relação em que houve concordância entre todos os grupos (>90%). Houve concordância (74,2%) quanto a RC como a posição de montagem dos modelos de gesso para a cirurgia ortognática. Nos limites da amostra, concluímos que falta consistência entre profissionais das especialidades quanto aos conceitos desses termos e que estão relacionados à prática da cirurgia ortognática. Há controvérsias conceituais significativas na obtenção da oclusão guia nas reabilitações protéticas ou no planejamento da ortognática.

(Apoio: CAPES)
PI0028 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Eficácia da ozonioterapia sistêmica no tratamento da osteonecrose dos maxilares induzida por medicamentos. Estudo pré-clínico
Silva IG, Delanora LA, Silveira GRC, Rocha TE, Silva MC, Fonseca-Santos JM, Ervolino E, Faverani LP
Departamento de Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da ozonioterapia sistêmica em 43 ratas Wistar senis, induzidas à osteonecrose via medicação, após extração do primeiro molar inferior. Os animais foram divididos em quatro grupos: grupo SAL, recebendo aplicações de soro fisiológico, grupo SAL + OZ recebendo aplicações de soro fisiológico e ozonioterapia (0,7 mg/kg - intraperitoneal), grupo ZOL recebendo apenas aplicações de zoledronato (100 μg/kg) e por último o grupo ZOL + OZ também recebendo aplicações de zoledronato e ozonioterapia. Todos as ratas foram submetidas à extração na terceira semana do experimento e foram submetidas à eutanásia na sétima semana. As peças foram submetidas à análise microtomográfica, histométrica e imunoistoquímica (VEGF, TRAP, OCN, IL-1b e TNFa). Os resultados evidenciaram com diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) uma característica de um osso sem vitalidade, denso, com aspecto vítreo, pobre em vascularização e com valores elevados para marcadores inflamatórios, característico da osteonecrose dos maxilares relacionadas a medicação para o grupo ZOL.

A ozonioterapia evidenciou diferenças significantes em relação aos grupos não tratados, com melhora no reparo alveolar, na vascularização do tecido ósseo, manutenção/surgimento de células osteoblásticas ativas e modulação da inflamação local, melhorando principalmente os parâmetros analisados do grupo ZOL, concluindo como benéfico o uso da terapia sistêmica no controle/tratamento da osteonecrose da mandíbula relacionada a medicamentos.

PI0029 - Painel Iniciante
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Sensibilidade das análises 2D e 3D em simulações de edema pós exodontia de terceiros molares
Baccaro GC, Dallazen E, Costa MG, Rios BR, Silva IG, Silva MC, Paludetto LC, Faverani LP
Departamento de Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Comparar os métodos tridimensionais (3D) e bidimensionais (2D) utilizados para a avaliação de edema pós-operatório para exodontia de terceiros molares por meio da simulação do edema facial. Neste ensaio clínico controlado não randomizado foram incluídos 20 voluntários adultos, sendo 10 do gênero masculino e 10 do gênero feminino. Os indivíduos passaram por 3 protocolos de avaliação, sendo eles: 1. realização de medidas lineares (perímetro) em pontos anatômicos na face; 2. aquisição de fotos com câmera fotográfica de smartphone para realização de fotogrametria; e 3. realização de escaneamento da face por meio de aplicativo de smartphone (Bellus 3D). Foram realizados os protocolos em dois momentos: 1. sem a simulação de edema; e 2. simulando edema em região de face à direita com dispositivo padronizado de utilização individual. Todos os métodos foram capazes de capturar as alterações causadas pela simulação do edema, no entanto a análise do coeficiente de variação, observou valores mais altos para a análise da simulação do edema através do método manual (47%), quando comparado ao método de fotogrametria (18%) e ao método utilizando o aplicativo Bellus 3D (21%). Houve diferença significativa na comparação entre os valores do grupo manual e os demais grupos (p<0,001), porém não foi identificada diferença entre o grupo Bellus 3D e fotogrametria (p=0,703).

Pode-se concluir que os métodos digitais (3D) apresentam maior homogeneidade de aferições das distorções causadas pela simulação do edema em face.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2021/10743-7)
PI0030 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Change in the sleep pattern in patients with symptomatic temporomandibular dysfunction: a systematic review
Medeiros DR, Soares-Júnior EC, Coelho MBP, Januzzi E, Cunha TCA, Simamoto-Júnior PC
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho visa sintetizar os resultados obtidos por estudos sobre a qualidade do sono em indivíduos portadores de disfunção temporomandibular sintomática. Esta revisão sistemática seguiu as orientações do PRISMA e está registrada na base de dados PROSPERO. A busca de dados foi feita de maneira individualizada e detalhada nas principais bibliotecas eletrônicas, sem limite de ano, sendo incluídos estudos observacionais, com restrição da linguagem em inglês e português. As extrações, sumarização, análise qualitativa e avaliação do risco de viés foram feitas utilizando o software Review Manager 5.4 da Cochrane. 749 artigos foram selecionados, e após aplicado os critérios de elegibilidade, 20 estudos foram selecionados para inclusão. Os artigos escolhidos estão entre 2009 e 2021, e visam responder à pergunta em formato PICO: "Os pacientes portadores de disfunção temporomandibular sintomática apresentam prejuízo na sua qualidade de sono?" O risco de viés mostra estudos com baixo risco, e outros com incerteza ou risco alto. Dos 20 estudos incluídos para análise detalhada, 7 utilizaram a polissonografia para investigar potenciais distúrbios do sono e suas relações com os níveis de dor. Dos 11 estudos que utilizaram o questionário de Pittsburgh, 11 relatam um comprometimento importante na qualidade do sono, e 3 avaliou a cefaléia tensional descrevendo a correlação da DTM com ansiedade.

Os resultados desta revisão sugerem que a qualidade do sono deve ser investigada nos pacientes portadores de DTM, e o tratamento influencia positivamente na resolução da dor.

PI0031 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Associação dos genes AKK1 e DRD2 com a qualidade de vida relacionada à saúde bucal em homens com disfunção temporomandibular
Gomes MV, Baratto SSP, Kuchler EC, Matos TP, Kunz PVM, Castro JP, Lopes CMCF, Baratto-Filho F
Odontologia UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar o papel dos genes ANKK1 e DRD2 na qualidade de vida bucal de homens com Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM). Foram incluídos trabalhadores da construção civil do sexo masculino com pelo menos um dos sinais e sintomas de DTM. A DTM foi determinada de acordo com os critérios do Eixo I e Eixo II dos Critérios Diagnóstico de Pesquisa para DTM (RDC/TMD), que foi preenchido e teve como objetivo mensurar a intensidade da dor e os níveis de sintomas depressivos. A versão reduzida do questionário Oral Health Impact Profile validado para o português (OHIP-14) foi utilizada para avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde bucal. Amostras de DNA genômico foram usadas para avaliar um polimorfismo genético em ANKK1 (rs1800497) e dois polimorfismos genéticos em DRD2 (rs6275 e rs6276) usando PCR em tempo real. Os dados do OHIP-14 foram apresentados como mediana (mínimo e máximo) e o escore do OHIP-14 total e de cada domínio foi comparado entre os genótipos (alfa de 5%). A amostra incluiu um total de 115 pacientes do sexo masculino, com idade variando de 19 a 70 anos (média de idade de 38,2; desvio padrão de 11,7). Dor crônica (87,7%), seguida de deslocamento de disco (38,2%) e inflamação articular (26,9%) foram os sinais e sintomas mais observados. Todos os polimorfismos genéticos avaliados estavam dentro do equilíbrio de Hardy-Weinberg. O domínio 'Handicap' (D6) foi associado a rs1800497 em ANKK1 (p=0,01).

O polimorfismo genético rs1800497 pode estar associado à qualidade de vida oral de homens com DTM.

PI0032 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Associação entre dinsfunção temporomandibular em homens e polimorfismos em genes dopaminérgicos
Marins M, Correr GM, Mattos NHR, Madalena IR, Castro JP, Kuchler EC, Baratto SSP, Baratto-Filho F
Odontologia UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi explorar a influência dos polimorfismos genéticos nos genes dopaminérgicos (ANKK1 e DRD2) nos sinais e sintomas das disfunções temporomandibulares (DTMs) em trabalhadores da construção civil. Este é um estudo transversal que incluiu apenas indivíduos do sexo masculino. Todos eram trabalhadores da construção civil, saudáveis e tinham mais de 18 anos. Foram excluídos trabalhadores analfabetos e analfabetos funcionais. O diagnóstico de DTM foi estabelecido de acordo com os Critérios de Diagnóstico de Pesquisa para DTM (RDC/TMD). O DNA genômico foi utilizado para avaliar os polimorfismos genéticos ANKK1 (rs1800497) e DRD2 (rs6275 e rs6276) utilizando PCR em Tempo Real. Foram utilizados testes de qui-quadrado ou exato de Fisher para avaliar a distribuição dos genótipos e alelos entre os fenótipos estudados. O alfa estabelecido deste estudo foi de 5%. A amostra incluiu um total de 115 pacientes. A idade dos pacientes variou de 19 a 70 anos (idade média 38,2; desvio padrão 11,7). Dor crônica (87,7%), deslocamento do disco (38,2%), e inflamação articular (26,9%) foram os sinais e sintomas mais observados. O polimorfismo genético rs6276 em DRD2 foi associado à dor crônica (p=0,033).

Genes dopaminérgicos podem estar envolvidos com DTM. O polimorfismo genético rs6276 localizado no DRD2 pode influenciar sinais e sintomas de TMD em um grupo de trabalhadores da construção masculina.