Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2105 Resumo encontrados. Mostrando de 1581 a 1590


PI0247 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Percepção e autopercepção estética do sorriso por crianças - Uma revisão de literatura
Gomes VS, Andrade VS, Magno MB
Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se revisar a literatura científica disponível sobre a percepção e/ou autopercepção de crianças frente a diferentes alterações estéticas no sorriso. Uma busca eletrônica foi realizada no Pubmed, sem restrição de data ou idioma, e estudos que avaliaram a percepção e/ou autopercepção de crianças (0 a 10 anos) frente a diferentes alterações nos dentes anteriores ou sorriso foram incluídos. Dos 634 estudos resgatados, 9 foram incluídos. Os estudos foram conduzidos entre 1980 e 2020 e avaliaram autopercepção (n=3; 2166 participantes [pt]), percepção dos pares (n=5; 1243 pt) ou ambos (n=1; 431 pt), em crianças entre 4 e 10 anos. A maioria dos estudos (n=8) incluiu crianças a partir dos 8 anos de idade. A percepção dos pares foi avaliada através de vídeos e/ou fotografias e mal oclusão (n=3), alinhamento dentário (n=2), necessidade de tratamento ortodôntico (n=1), hipomineralização molar incisivo (HMI) (n=1), opacidade (n=1), descoloração coronária (n=1), fratura de coroa (n=1) e ausência dental (n=1) foram as condições estudadas. Oito questionários diferentes foram utilizados. Oito estudos encontraram relação negativa entre alterações dentárias e percepção ou autopercepção estética em criança, enquanto um estudo não relatou influência da HMI no julgamento estético. Quatro estudos reportaram maior percepção estética negativa pelo sexo feminino.

Alterações estéticas nos dentes anteriores e sorriso influenciam negativamente na percepção e autopercepção de crianças. Estudos futuros incluindo, principalmente, crianças até 7 anos são encorajados.

(Apoio: FAPs - FAPERJ  N° E-26/202.250/2021)
PI0248 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da desmineralização do esmalte dental utilizando a fluorescência óptica durante o tratamento ortodôntico - in vivo
Santos AS, Souza HMM, Navarro RS, Nunez SC, Leal TP, Ortolani CLF
UNIVERSIDADE BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Introdução: Avaliação pela fluorescência óptica de campo amplo (WOF - wide-fieldOpticalfluorescence- Evince),é um dos métodos utilizados de diagnóstico para quantificar a desmineralização pela doença cárie. Objetivo: A proposta deste estudo in vivo, é através da fluorescência Óptica identificar a área de desmineralização do esmalte dental durante o tratamento ortodôntico. Foram selecionados 35 pacientes com necessidade tratamento ortodôntico, maiores de 18 anos, sem perda de dentes incisivos e sem restaurações. Receberam orientações sobre a higienização bucal e dieta alimentar, com o objetivo de homogeneizar as amostras. O estudo utilizou Aparelho Evince MMOptics São Carlos, SP, Brasil. Após todas as leituras iniciais, 30 e 60 dias, as imagens foram analisadas. Resultados: O período decorrido (30 e 60 dias) a partir da visita inicial do paciente mostrou não ter influência (p=0,066) significativa na progressão da lesão. Os diferentes tipos de dentes analisados, também não influenciaram (p=0,603) nos valores medidos para possível progressão Lesão cariosa. Palavras Chave: Diagnóstico por imagem. Desmineralização. Ortodontia. Fluorescência.

Conclusão: O método de fluorescência óptica pelo aparelho Evince foi efetivo na percepção das lesões de esmalte ativas, em relação ao processo de desmineralização, os únicos dentes que não tiveram o esmalte remineralizado foram os incisivos laterais superiores no período decorrido de 30 a 60 dias.

PI0249 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Correlação entre a severidade da maloclusão e o impacto na qualidade de vida
Souza CP, Costa MC, Neves AA, Cruz CV
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a severidade da maloclusão e sua correlação com a qualidade de vida (QV) de crianças e adolescentes. Para tanto, incluiu-se 126 indivíduos, com idades entre 8 a 14 anos. O nível de severidade da maloclusão foi aferido através do Índice Dental Estético (DAI), mensurado por um operador calibrado (teste Kappa=0,86). Os indivíduos foram alocados em dois grupos de acordo com a presença ou não de maloclusão, grupo caso (n=52) e controle (n=74). A QV foi verificada através do grupo de questionários Child Oral Health Quality of Life Questionnaire (CPQ8-10 e CPQ11-14). A análise estatística foi realizada no programa SPSS 20.0. Para a análise de associação da intensidade entre as variáveis ordinais foi utilizado o teste de Correlação de Spearman. Os escores do CPQ8-10 e CPQ11-14 foram calculados pelo método aditivo e comparados através do teste Mann-Whitney. A QV dos indivíduos portadores de maloclusão apresentou escores mais elevados quando comparada aos indivíduos sem maloclusão, não sendo estatisticamente significativa (p= 0,28). Nos domínios da vida limitação funcional e bem estar social a QV foi afetada, sendo estatisticamente significativa (p<0,05) e houve uma correlação positiva entre a piora na QV em indivíduos portadores de maloclusão (p<0,01).

A maloclusão apresentou impacto negativo na QV dos indivíduos, havendo uma correlação positiva entre a severidade da maloclusão e a piora na QV dos indivíduos.

PI0250 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Desempenho mecânico de um cimento de ionômero de vidro modificado com nanopartículas de fosfato e quitosana fosforilada em uso ortodôntico
Vanim MM, Fernandes GLP, Delbem ACB, Gonçalves FMC, Camargo ER, Navarro MFL, Cannon M, Danelon M
Odontologia UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da incorporação de nanopartículas de trimetafosfato de sódio (TMPnano) e quitosana fosforilada (Qui-Ph) em cimento de ionômero de vidro modificado por resina (CIVMR) utilizado em cimentação de bráquetes ortodônticos, sobre a dureza de superfície (DS). Foram confeccionados corpos-de-prova de cada material: 1) CIVMR sem TMPnano/Qui-Ph (Controle-Fuji Ortho LC); 2) CIVMR com 14%TMPnano (CIVMR-TMPnano); 3) CIVMR com 0,25%Qui-Ph (CIVMR-0,25%Qui-Ph); 4) CIVMR com 0,5%Qui-Ph (CIVMR-0,25%Qui-Ph; 5) CIVMR com 14%TMPnano e 0,25%Qui-Ph (CIVMR-TMPnano-0,25%Qui-Ph) e 6) CIVMR com 14%TMPnano e 0,5%Qui-Ph (CIVMR-TMPnano-0,5%Qui-Ph). Após 24 horas e 7 dias determinou-se a Dureza de Superfície (DS-KHN) dos materiais. Os resultados foram submetidos à análise de variância (ANOVA, 2 critérios) seguido pelo teste Student-Newman-Keuls (p < 0,001). No tempo de 24 horas, o grupo Controle apresentou o menor valor em relação aos demais grupos (p < 0,001). Os grupos CIVMR-TMPnano e CIVMR-TMPnano-0,25%Qui-Ph, foram similares entre si (p > 0,001), assim como CIVMR-TMPnano-0,25%Qui-Ph e CIVMR-TMPnano-0,5%Qui-Ph (p > 0,001). O maior valor de dureza foi observado para o grupo CIVMR-0,25%Qui-Ph (p < 0,001). Após 7 dias os grupos CIVMR-0,25%Qui-Ph, CIVMR-0,5%Qui-Ph e CIVMR-TMPnano-0,5%Qui-Ph apresentaram os maiores e similares valores de dureza (p > 0,001).

Conclui-se que a incorporação de TMPnano e Qui-Ph ao CIVMR promoveu um aumento significativo na dureza do material, podendo beneficiar o seu desempenho clínico.

(Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP  N° 2021/05532-7   |  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP  N° 2021/14835-3)
PI0251 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação das propriedades mecânicas de um cimento de ionômero de vidro contendo nanopartículas de óxido de zinco e glicerofosfato de cálcio
Meira MFC, Delbem ACB, Cannon M, Quinteiro JP, Gonçalves FMC, Danelon M
Odontologia UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar in vitro o efeito da incorporação de nanopartículas de óxido de zinco (ZnONPs) e micropartículas de glicerofosfato de cálcio (CaGP) em cimento de ionômero de vidro modificado por resina (CIVMR), sobre as propriedades mecânicas. Foram confeccionados corpos-de-prova de cada material (n=6): 1) CIVMR sem ZnONPs/CaGP (Fuji II LC- CG Corporation®: Controle); 2) CIVMR+1,0%ZnONPs; 3) CIVMR+2,0%ZnONPs; 4) CIVMR+3,0%CaGP; 5) CIVMR+1,0%ZnONPs+3,0%CaGP e 6) CIVMR+2,0%ZnONPs. Após 24 horas e 7 dias determinou-se a Resistência à Tração e Compressão Diametral (RTD-MPa; RCD-MPa). Os resultados foram submetidos à análise de variância (ANOVA, 2 critérios) seguido pelo teste Student-Newman-Keuls (p < 0,001). A incorporação de 1,0%ZnONPs e 3,0%CaGP (CIVMR+1,0%ZnONPs+3,0%CaGP) promoveu um aumento nas propriedades mecânicas do material (RTD) em relação ao grupo Controle, sendo ~ 78% (após 24 horas) e ~ 87,6% (após 7 dias) superior (p < 0,001). Para os dados de RCD foi possível observar que o grupo Controle após 24 horas, apresentou o maior valor de RCD (p < 0,001); após 7 dias, o grupo CIV+2,0%ZnONPs+3,0%CaGP apresentou o maior valor sendo superior em ~ 15,5% (p < 0,001) quando comparado ao Controle.

Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a incorporação de 2,0%ZnONPs+3,0%CaGP ao CIVMR melhorou as propriedades mecânicas do material podendo ser uma estratégia clínica promissora para restaurações, e biomineralização dos tecidos dentários duros.

(Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP  N° 2021/06411-9)
PI0252 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Criação de um repositório de preços e valores para uso em avaliações econômicas na área de Odontopediatria
Rodrigues LGS, Machado TGO, Viganó MEF, Ladewig NM, Pontes LRA, Rocha ES, Braga MM
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O uso de plataformas de Ciência Aberta e repositórios de dados possibilitam que novos conteúdos científicos suportem diversas análises, dentre elas as análises econômicas. Objetivamos criar um repositório aberto de preços e valores para uso em avaliações econômicas na área de Odontopediatria. Os recursos associados ao tratamento odontológico integral de crianças, utilizando princípios de mínima intervenção, foram registrados em ensaios clínicos realizados entre 2017 e 2022. Eles foram valorados, usando-se a perspectiva do sistema público de saúde brasileiro. Os dados obtidos compuseram o repositório apresentado, a ser disponibilizado no Repositório de Dados da USP. O banco de custos diretos foi constituído com materiais de consumo, instrumentais, equipamentos, perfazendo 109 itens e incluindo valores médios de mercado (R$ R$0,45 a R$636,60) e respectivos valores porcionados. Custos de acomodação e profissionais também foram disponibilizados, com referência nacional e individualizados para os estados brasileiros (até 24% além do nacional). Entre os custos indiretos, foram incluídos transportes e salários de referência para cálculo do custo dos participantes e seus responsáveis (média:R$82,71 por tratamento de 3,4h). Além disso, o repositório está composto, a priori, pelos custos médios (e respectivos IC) de 15 procedimentos, variando de R$ 13,95 a R$144,86.

Assim, dispõe-se de um repositório robusto para ser usado em análises econômicas de pesquisas relacionadas a Odontopediatria e disponibilizado para uso por diferentes grupos de pesquisa.

(Apoio: Programa Unificado De Bolsas USP)
PI0253 - Painel Iniciante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Propriedades antibacterianas e físico-químicas do óleo essencial de Eugenia brejoensis incorporado a um adesivo dentinário
Sousa DF, Pereira ML, Xavier TAC, Carvalho EM, Siqueira FSF, Silva LCN, André CB, Galvão LCC
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho tem por objetivo avaliar os efeitos antimicrobianos e a toxicidade do óleo essencial Eugenia brejoensis Mazine (OEEB), além de determinar as propriedades antibacterianas e propriedades físico-químicas de um adesivo dentinário incorporado ao OEEB. Para isto, OEEB foi testado contra o S. mutans e foi determinada a sua concentração inibitória mínima (CIM), e a concentração bactericida mínima (CBM). A toxicidade do OEEB também foi avaliada utilizando o modelo de larvas de Tenebrio molitor. Posteriormente, o OEEB foi incorporado ao adesivo dentinário Ambar APS-FGM na CIM e 10x a CIM para avaliação do seu efeito sobre o biofilme de S. mutans. A resistência flexural e o módulo de elasticidade do adesivo foram determinados com e sem a incorporação do OEEB, bem como o grau de conversão e a taxa máxima de polimerização. A CIM do OEEB contra S. mutans foi de 62,5 μg/mL, o que coincidiu com os valores CBM. Este OE não apresentou ação tóxica em modelo de larvas e inibiu a formação do biofilme de S. mutans em microplacas e discos de resina impregnados com adesivo incorporado ao OEEB. Adicionalmete, a incorporação do OEEB ao adesivo dentinário não afetou as suas propriedades mecânicas e físico-químicas.

Foi demonstrado que a OEEB apresentou uma forte atividade antimicrobiana, inibindo eficazmente a formação do biofilme de S. mutans, não demonstrou toxicidade em modelo larvas e a sua incorporação no adesivo dentinário preservou ou melhorou as propriedades mecânicas e físico-químicas do adesivo.

PI0255 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Conhecimento, percepção e atitude de alunos de Odontologia sobre biossegurança e vacinação no combate à COVID-19
Neuhaus YS, Araki JV, Rocha CT
Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento, a percepção e a atitude de alunos de Odontologia sobre biossegurança e vacinação no combate à COVID-19. Um estudo transversal foi realizado com discentes de universidades públicas e faculdades particulares do Distrito Federal. Um questionário previamente validado e montado no Google Forms foi disponibilizado por redes sociais. O nível de conhecimento (bom, moderado ou insuficiente) e atitude (positiva, neutra ou negativa) foi calculado em porcentagem, já que cada resposta correta valia 1 ponto. Para avaliar a percepção, uma Escala Likert foi utilizada. Uma estatística descritiva baseada em frequências absolutas e relativas foi realizada. Participaram 162 estudantes de universidades públicas (51,23%) e faculdades particulares (48,76%). A maioria era do sexo feminino (66,7%). O conhecimento geral sobre COVID-19 (66,60%), biossegurança (66,34%) e vacinação (66,44%) foi moderado. A atitude sobre vacinação (69,68%) foi neutra. Pela percepção dos alunos, o papel do dentista na educação sobre COVID-19 é significativo. Eles estão indiferentes sobre evitar infectar-se com SARS-CoV-2 durante as atividades clínicas e sobre o autoconhecimento ser suficiente para atender com segurança.

Concluiu-se que o conhecimento dos alunos não está adequado e que a atitude quanto à vacinação precisa ser melhorada. Os alunos se apresentaram neutros em relação a sua percepção de preparo e segurança para o atendimento odontológico.

(Apoio: UnB)
PI0256 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação das propriedades mecânicas de um cimento de ionômero de vidro restaurador com quitosana fosforilada e nanopartículas de fosfato
Quinteiro JP, Silva BG, Delbem ACB, Fernandes GLP, Camargo ER, Cannon M, Danelon M
Departamento de Odontologia Preventiva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito da incorporação de nanopartículas de trimetafosfato de sódio (TMPnano) e quitosana fosforilada (Qui-Ph) em cimento de ionômero de vidro modificado por resina (CIVMR) sobre as propriedades mecânicas. Foram confeccionados corpos-de-prova de cada material (n=6): 1) CIVMR sem TMPnano/Qui-Ph (Controle); 2) CIVMR + 14%TMPnano (CIVMR-TMPnano); 3) CIVMR + 0,25%Qui-Ph (CIVMR-0,25%Qui-Ph); 4) CIVMR + 0,5%Qui-Ph (CIVMR-0,25%Qui-Ph; 5) CIVMR + 14%TMPnano + 0,25%Qui-Ph (CIVMR-TMPnano-0,25%Qui-Ph) e 6) CIVMR + 14% TMPnano + 0,5%Qui-Ph (CIVMR-TMPnano-0,5%Qui-Ph). A seguir determinou-se a Resistência à Tração e Compressão Diametral (RTD-MPa; RCD-MPa) 24 horas e 7 dias. Os resultados foram submetidos à análise de variância seguido pelo teste Student-Newman-Keuls (p < 0,001). Na análise comparativa individual de cada grupo em relação aos tempos, para RTD, foi possível observar que os grupos Controle (p=0,398), CIVMR-0,5%Qui-Ph (p=0,171) e CIVMR-TMPnano-0,5%Qui-Ph (p=0,730) apresentaram valores similares de RTD (MPa) em ambos os tempos de avaliação (24 horas e 7 dias). Após 7 dias os valores de RTD foram maiores quando comparado a 24 horas. Para RCD foi possível observar que o grupo Controle (CIVMR), após 24 horas, apresentou o maior valor de RC (p < 0,001); após 7 dias, o grupo CIVMR-TMPnano-0,5%Qui-Ph apresentou o maior valor de RC (p > 0,001).

Conclui-se que a adição de TMPnano e Qui-Ph melhorou as propriedades mecânicas do CIVMR podendo ser uma estratégia clínica promissora para restaurações e biomineralização.

(Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)  N° Processo: 2020/15025-2))
PI0257 - Painel Iniciante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Os efeitos do estresse crônico sobre o perfil oxidativo e histológico de glândulas salivares de ratos
Souza-Monteiro D, Né YGS, Aragão WAB, Mendes PFS, Lima RR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estresse crônico afeta o sistema nervoso e seu relacionamento com outros órgãos devido às respostas biológicas frente aos eventos estressores cujo indivíduo está sujeito. Por essa perspectiva, este estudo objetivou avaliar aspectos bioquímico e histomorfométrico das glândulas salivares de ratos submetidos ao estresse crônico por contenção. Para tanto, 16 animais foram divididos em dois grupos com 8 animais cada: estresse, cujo, os animais foram colocados em tubos de plásticos individuais e mantidos sob imobilização por 4 horas ao dia, durante 28 dias; e controle que foi apenas observado durante o mesmo período. Em seguida, os animais foram eutanasiados e os pares de glândulas salivares submandibular e parótida foram coletados. As glândulas foram submetidas à análise bioquímica oxidativa pelos ensaios da capacidade antioxidante total contra radicais peroxil (ACAP) e da peroxidação lipídica (LPO) pelo método de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico; e histológica por coloração de hematoxilina e eosina e mensurações de parâmetros morfométricos. Os dados foram analisados estatisticamente pelo teste t-student (p<0.05). Foi observado redução da ACAP e aumento da LPO nas glândulas salivares dos animais estressados em comparação às dos animais controle, com as glândulas parótidas sendo suscetíveis também a alterações morfométricas como área de parênquima e estroma, ductos e ácinos.

Conclui-se que o estresse crônico é capaz de causar estresse oxidativo nas glândulas submandibular e parótida, associados a alterações morfométricas na parótida.

(Apoio: CAPES  N° 001)