Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 1051 a 1060


PN1140 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Percepção dos pacientes sobre a caracterização em restaurações posteriores de resina composta
Karam SA, Chisini LA, Figueiró AP, Henzel LT, Corrêa MB
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou avaliar a percepção de pacientes em relação à realização de restaurações de resina composta com corantes que reproduzam sulcos pigmentados, comparado a restaurações sem corantes. Estudo transversal, cuja população alvo foram Servidores Públicos da UFPel e funcionários terceirizados. Um questionário autorreportado foi aplicado contendo as variáveis sexo, cor da pele, renda, idade e escolaridade; seguido de dois casos clínicos em fotografias e a justificativa da escolha. As imagens foram representadas com dentes restaurados com e sem caracterização que simulavam sulcos pigmentados. Foi realizada uma análise estatística com Regressão de Poisson. Participaram do estudo 235 indivíduos, destes 55,1% eram do sexo feminino e 61,5 % tinham entre 31 e 50 anos. Observou-se uma preferência por restaurações sem o uso de corantes, 86% dos participantes escolheram essas restaurações. Sendo os motivos mais apontados a restauração ser mais bonita ou mais natural. A prevalência de escolha pela restauração caracterizada foi 20 vezes maior (RP 20,17 [IC95% 2,71 - 149,97) entre indivíduos que apontaram como motivo de escolha o aspecto mais natural da restauração em relação a indivíduos que apontaram como motivo a restauração ser mais bonita.

Constatou-se uma preferência pela restauração sem caracterização com pigmentos, mesmo em uma situação onde os dentes homólogos são pigmentados. Assim, evidencia-se a necessidade de considerar a opinião do paciente na escolha por restaurações de resina composta caracterizadas ou não.

PN1142 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do impacto da saude bucal para usuarios do SUS durante a pandemia do COVID-19 avaliar a qualidade de vida relacionada com saúde bucal
Silva RM, Gomes APM, Silva EG, Tiradentes N, Teixeira SC
pos graduação INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As condições da saúde bucal podem afetar a alimentação, a interação social, o desempenho intelectual, a comunicação, alterações psicológicas, enfim trazem grandes alterações na qualidade de vida do indivíduo. Ao avaliar as experiências subjetivas relacionadas com o impacto dessas com as condições de saúde bucal Diversos instrumentos buscam coletar dados com boa sensibilidade e validade de conclusão, distinguindo-se pela diversidade de abordagens e de questionamentos, que se focalizam na avaliação física, emocional e social. O objetivo desse trabalho é investigar o impacto dessas condições entre variáveis sociodemográficas, socioeconômicas, psicossociais e comportamentais e a saúde bucal avaliada por meio do questionário OHIP-14, para essa interpretação tendo como base a coleta de dados da Qualidade de Vida relacionada com a Saúde Bucal. O questionário foi aplicado à população que faz uso do serviço público de odontologia na cidade de São José dos Campos/SP durante o período de pandemia do Covid-19. Durante esse período o serviço eletivo de atendimento odontológico foi diretamente afetado pelas restrições de atendimento, SARS-Cov2 com isso o serviço de assistência odontológica foi interrompido por um longo período e posteriormente retomado com limitações de atendimento.

Por meio dos mais diversos projetos são produzidos indicadores de saúde bucal que usados em sistemas de informação de saúde bucal podem auxiliar na avaliação da qualidade dos sistemas de vigilância e atenção à saúde bucal.

PN1143 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência da pandemia de COVID-19 na assistência odontológica na atenção primária do estado do Maranhão
Souza SDO, Morais EP, Massignan C
Programa de Pós-graduação em Odontologia UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho teve como objetivo avaliar como a pandemia de COVID-19 influenciou na assistência odontológica na atenção primária do estado do Maranhão. Coletou-se dados no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB) abrangendo o ano de 2019 (pré-pandemia) para serem comparados com dados de 2020 e 2021. Os dados extraídos se referiam à primeira consulta odontológica, tratamento finalizado e urgências odontológicas. Após a coleta, realizou-se tabulação dos dados no programa Microsoft Excel e análise no programa Jamovi 2. Como resultados observou-se que nos três aspectos estudados houve redução na quantidade de atendimentos de 2020 em relação à 2019 (-61%, -58%, -52% p<.001), mas durante 2021 houve aumento na quantidade de atendimentos quando comparados à 2020 (123%, 102%, 79% p<.001), indicando uma retomada ao cenário pré-pandêmico.

Os protocolos de prevenção à COVID-19 diminuíram o acesso ao atendimento odontológico, inclusive para casos de urgência no estado do Maranhão. Entretanto com a distribuição da vacina e consequente suavização da medidas de restrição, notou-se que durante o ano de 2021 este cenário apresentou tendência à normalização daquele apresentado antes da pandemia. Diante do exposto é necessário que os profissionais e gestores estejam atentos para avaliar e pensar em medidas para diminuir as consequências desta crise sanitária.

PN1144 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de um gel anestésico na prevenção de dor à sondagem periodontal: ensaio clínico randomizado
Oliveira DB, Tedesco TK, Heller D, Wambier LM, Chibinski ACR, Palacio DC, Wambier DS
Odontologia UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A doença periodontal é uma doença crônica comum, e o maior problema de saúde ao redor do mundo todo envolvendo cerca de 743 milhões de pessoas. No Brasil, é a maior responsável pela perda dentária da população, principalmente devido à falta de diagnóstico precoce. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de um anestésico tópico (EMLA) na prevenção da dor à sondagem em pacientes com doença periodontal crônica. Para este estudo clínico randomizado, duplo cego, de boca dividida e controlado por placebo, foram selecionados 33 pacientes, com idade entre 18-60 anos, de ambos os sexos com pelo menos 20 dentes na boca, e necessariamente os elementos 16, 22, 36 e 42. Os dentes foram avaliados aleatoriamente, pois um dos lados recebeu aplicação do gel anestésico EMLA® (AstraZeneca, Cotia, SP,Brasil) composto por 25 mg/g de lidocaína e 25 mg/g de prilocaína, enquanto o outro lado recebeu um gel placebo com as mesmas características do gel em estudo, porém sem efeito anestésico. Para avaliar a intensidade da dor à sondagem a escala Visual Analógica foi utilizada. Os dados obtidos foram submetidos a ANOVA de dois-fatores com medidas repetidas (anestésico e tipo de dente). A análise não mostrou diferença estatisticamente significante entre a aplicação de anestésico (35,4±23,7) e o placebo (35,5±25,3), independente do tipo de dente (p=0,982). Também não foram observadas diferenças entre os tipos de dente - molares e incisivos - para o relato de dor (p=0,303).

A aplicação do gel anestésico tópico EMLA não é eficaz na redução de dor à sondagem em pacientes com doença periodontal crônica.

PN1145 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Indicadores de Saúde e Avaliação de políticas públicas de saúde do idoso
Silva BO, Moimaz SAS, Saliba TA, Saliba NA
Saude coletiva UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se verificar os principais indicadores de saúde, e o desempenho na atenção primária à saúde bucal do idoso, em um município do estado de São Paulo, entre 2019 e 2021. Trata-se de um estudo descritivo, quanti-qualitativo, com análise de dados secundários obtidos dos seguintes sistemas de informações: Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Política do idoso (SISAP-Idoso), Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e Sistema de Informação em Saúde (SIS). Foram coletados dados anuais dos principais indicadores: promoção e prevenção, cobertura de serviços odontológicos e desempenho comparados com as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Quanto ao número de consultas programadas, observou-se aumento de 7,2%. As reabilitações protéticas tiveram declínio de 12,8% no período. As medidas de promoção de saúde cresceram em média 8,7%. Utilizou-se o teste não paramétrico de Friedman, através do BioEstat para verificar se há diferenças entre as variáveis avaliadas, houve melhora no desempenho dos Indicadores de acesso e promoção de saúde (p≤0,05). A avaliação das ações e programas governamentais é essencial pois possibilita verificar em que medida os objetivos estabelecidos foram alcançados, visando o replanejamento e uso racional dos recursos em saúde. Os serviços de saúde direcionados a população idosa contribuem para o envelhecimento ativo e saudável.

A política pública está trazendo impacto na saúde do idoso.

(Apoio: CAPES  N° 0001)
PN1146 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Validação de Instrumento de Auto Avalição da Qualidade do Cuidado em Instituições de Longa Permanência para Idosos
Vieira BLC, Martins AC, Ferreira RC, Vargas AMD
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo apresenta a etapa final de validação de instrumento de autoavaliação da qualidade do cuidado em instituições de longa permanência para idosos (ILPI) realizado por gestores, denominado QUALIFICAILPI. O estudo metodológico iniciou-se em 2020, com especialistas, por meio da técnica Delphi modificada, em dois ciclos. Para a última fase, o instrumento foi impresso e enviado para 10 gestores de ILPI, cinco filantrópicas e cinco privadas, potenciais usuários do instrumento, possibilitando maior diversidade de avaliadores e maior qualidade na validação. O consenso mínimo exigido foi de 75%. Foi solicitado avaliar a clareza dos padrões, a utilidade para a autoavaliação da ILPI e se a escala estava adequada para diferenciar o nível da qualidade do cuidado em ILPI. Justificativas foram solicitadas quando houve avaliações negativas e espaço reservado para comentários e sugestões. O consenso foi superior a 80% em todos os padrões. Com relação a clareza, houve 100% de respostas positivas para 27 padrões e 90% para os outros dois, que tiveram seus enunciados modificados. Quanto a utilidade, quase todos os padrões obtiveram 100%. Apenas dois padrões tiveram 10% das respostas negativas. Relativo a adequação da escala de avaliação todos os padrões obtiveram consenso superior aos 80%. O instrumento de autoavaliação final ficou com 29 dos 35 padrões, distribuídos em seis dimensões.

O instrumento validado poderá contribuir para monitoramento das ILPI, favorecendo tomada de decisão pelos gestores e trabalhadores e melhoria do cuidado ofertado aos residentes.

(Apoio: CAPES)
PN1147 - Painel Aspirante
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Fatores psicossociais podem modificar o efeito causado pela periodontite apical na qualidade de vida relacionada à saúde bucal de adultos?
Pelissari TR, Oliveira LM, Bier CAS
Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Aspectos psicossociais, como o estresse, e parâmetros biológicos, como a periodontite apical, exercem um impacto negativo na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de adultos. No entanto, se tal fator psicossocial é capaz de modificar a associação entre parâmetros biológicos e QVRSB ainda é uma pergunta sem resposta. O objetivo do presente estudo transversal foi avaliar se indivíduos com maiores taxas de estresse apresentam maior impacto causado pela periodontite apical na QVRSB. A amostra foi composta por 688 adultos residentes na zona rural de Rosário do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Foram coletados dados relacionados a saúde bucal (clínicos, radiográficos e laboratoriais), além de medidas antropométricas, questionários sócio demográficos, médico, comportamentais e de QVRSB. A presença de periodontite apical foi mensurada através do índice PAI, o nível de estresse pelo questionário PSS-10 e o desfecho QVRSB por meio da versão reduzida do questionário validado OHIP-14. Foram realizadas análises de modificação de efeito com estimação do Excesso de Risco Devido à Interação por meio de modelos multiníveis de Regressão de Poisson. Foi detectado um efeito aditivo causado por altos níveis de estresse no impacto da periodontite apical na QVRSB.

Portanto, indivíduos com maiores taxas de estresse e que apresentam periodontite apical apresentam uma pior qualidade de vida relacionada à saúde bucal que aqueles não expostos à nenhum ou somente um dos fatores preditores.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN1151 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação in vitro de um selante na interface de um implante de conexão cônica parafusado: estudo microscópico, mecânico e microbiológico
Oliveira BJ, Antunes ANG, Monteiro MAO, Basting RT, Martinez EF
Implantododontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar a ação de um selante na interface implante/pilar protético sob influência de ciclagem mecânica, através de análises mecânicas, microbiológicas e microscópicas em implantes cone morse Selecionamos 60 conjuntos implante/pilar divididos em quatro grupos (n=15): A, com ciclagem mecânica sem selante; B, com ciclagem mecânica, com selante; C, sem ciclagem mecânica com selante; D, sem ciclagem mecânica , sem selante. Esses conjuntos implante/pilar foram analisados com microscopia eletrônica de varredura (MEV), testes mecânicos ( força de destorque) e estes microbiológicos para verificar a capacidade de vedação do selante. Foram utilizados os testes de Mann Whitney , Wilcoxon e Exato de Fisher. As análises foram realizadas com auxílio do programa R e SAS, tendo sido adotado o nível de significância de 5%.

Os resultados mostraram que na distância de 500 µ, na presença de selante, houve maior desadaptação com ciclagem do que sem ciclagem (p<0,05).Na ausência de ciclagem houve maior desadaptação sem selante do que com selante (p<0,05), nas duas distâncias. Não houve diferença significativa entre as distâncias quanto a desadaptação (p>0,05). O grupo sem selante e com ciclagem mecânica apresentou crescimento bacteriano interno significantemente maior que os demais grupos (40% das amostras), p<0,0

PN1152 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise comparativa do perfil proteômico da gengivite e mucosite peri-implantar: estudo in vivo
Nagasawa MA, Costa RC, Marín LM, Siqueira WL, Barão VAR, Feres M, Souza JGS, Shibli JA
Implantodontia UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A gengivite e a mucosite peri-implantar são condições inflamatórias induzidas pela presença de biofilme, mas modelos de indução tem mostrado uma exacerbação de sinais clínicos para infecções relacionadas a implantes. No entanto, os mecanismos e aspectos moleculares que diferenciam tais condições não tem sido bem esclarecidos. Considerando o papel das proteínas em mediar diferentes processos biológicos e exercer funções moleculares relevantes, esse estudo in vivo comparou o perfil proteômico da gengivite e mucosite peri-implantar em um modelo de indução. Esse estudo prospectivo, controlado e in vivo induziu o processo inflamatório em um dente e uma prótese sobre implante em 16 pacientes a partir da interrupção da higiene oral desses elementos e utilização de placa de acetato. Os pacientes foram avaliados nos tempos -21, -14 -7, 0, 3, 7, 14, 21 e 42 dias, sendo o dia 0 o inicio da indução da inflamação. O perfil proteômico foi avaliado por cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas. Em média, foram identificadas 349 e 218 proteínas na gengivite e mucosite peri-implantar, respectivamente, nos diferentes tempos de coleta. Em todos os tempos avaliados, houve diferenças na composição de proteínas entre as duas condições, com uma composição mais ampla para gengivite. No entanto, após início do processo inflamatório, identificou-se uma redução das similaridades de proteínas em comum em ambas as condições.

Os resultados indicam diferenças significativas na composição do perfil proteômico da gengivite e mucosite peri-implantar induzida em humanos.

PN1153 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do processo de manufatura aditiva dos implantes de titânio sobre as características mecânicas e biológicas peri-implantar
Ferroni TVS, Prado WM, Piattelli A, Souza JGS, Feres M, Giro G, Shibli JA
Pós- Graduação UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o comportamento de implantes de titânio preparados por manufatura aditiva (MA) sobre o contato osso/implante e as propriedades mecânicas do osso humano após 8 semanas de cicatrização. Foram utilizados implantes temporários (IT) preparados por 2 métodos distintos: usinados, com superfície tratada, fabricados pelo processo convencional e IT produzidos por MA a partir do pó de titânio. Incluiu-se 1 pacientes edêntulos totais, recebendo 2 IT em região posterior de maxila, em modelo de boca dividida, com objetivo de sustentar uma prótese total provisória imediata, até o final da fase de osseointegração dos implantes convencionais instalados simultaneamente. Após oito semanas, os IT e o tecido ósseo ao redor dos mesmos foram removidos por trefinas e preparados para análise histológica e mecânica. A nanodureza e o módulo de elasticidade foram avaliados utilizando-se um penetrador com geometria Berkovich em equipamento dinamicamente controlado (DUHW211S, Shimadzu Co., Tokyo, Japan). Avaliou-se os dados através do teste Mann-Whitney. Na análise histométrica, o grupo MA apresentou taxa media de BIC (%) de 12,18+12,52 enquanto o grupo usinado superfície tratada (UT) apresentou 3,39+4,11. Não houve diferença estatística para as variáveis avaliadas, apesar do resultado superior do grupo MA.

Dentro das limitações desse estudo, concluiu-se que o processo de fabricação dos implantes não influenciou as propriedades mecânicas do osso peri-implantar, e, que a taxa de contato osso implante não foi influenciada pelo processo de fabricação do implante.