Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR059 a RCR117 ]
 55 Resumo encontrados. Mostrando de 41 a 50


RCR101 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Pré - aquecimento de resinas compostas para cimentação de peças indiretas: Revisão de Literatura
Andrade RGB, Pellegrini CVDP, Dornellas AP, Alvim HCN, Abreu MFP, Vedovello SAS
UNIVERSIDADE IGUAÇU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou realizar uma revisão de literatura sobre o pré-aquecimento de resinas compostas para cimentação de peças indiretas. Cuja pergunta de pesquisa foi: Qual a marca de resina composta é mais utilizada para essa técnica? Através de uma Revisão narrativa, utilizando as bases PubMed, Scopus e Cochrane com os descritores preheating AND composite resins AND cimentation. Os critérios foram: falar sobre pré-aquecimento de resinas compostas, citar o nome da resina utilizada, estar associada a cimentação de peças indiretas e ter o texto completo disponível. Nenhuma restrição quanto à língua, período ou metodologia. A pesquisa inicial resultou em 41 artigos, dentre eles, apenas 8 artigos foram selecionados e revisados, após exclusão dos estudos duplicados e daqueles que não se enquadravam os critérios de inclusão. O pré-aquecimento de resinas compostas para cimentação de restaurações indiretas reduz a viscosidade, as temperaturas de 54°C e 68°C foram as mais relatadas, com tempo médio de aquecimento de 5 minutos. As marcas mais utilizadas foram Estelite (Tokuyama) seguida da Z100 (3M).

Baseados no exposto, concluímos que os compósitos convencionais pré-aquecidos parecem ser uma alternativa potencial para o melhor ajuste e vedação de cimentação de restaurações indiretas, e que não há uma marca específica de resina composta para execução da técnica. Sugere-se mais pesquisas clínicas no intuito de elaborar um protocolo para o clínico.

RCR102 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Acabamento e polimento com pontas ultrassônicas e cimentação com resina termomodificada. Relato de caso clínico
Netto VPS, Melo BI, Bernardes P, Pereira LM, Zancopé K, Neves FD, Prudente MS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Paciente apresentava dentes 12 e 22 com formatos conoides e restaurações insatisfatórias, os demais dentes eram hígidos e com formato natural. Assim, o tratamento adotado foi a remoção das restaurações insatisfatórias associada a preparos minimamente invasivo e laminados confeccionados com cerâmica feldspática nos dentes 12 e 22. As restaurações em resina composta apresentavam proporções e anatomias adequadas, adotando-as como guia para os preparos dentais. Inicialmente, foram utilizadas brocas diamantadas em alta rotação para o preparo inicial e, em seguida, pontas ultrassônicas para remoção da resina composta e finalização dos preparos. Realizou-se a moldagem com silicone de adição e os laminados cerâmicos foram feitas pela técnica da aplicação sobre troquel refratário. Clinicamente, realizou-se a prova das cerâmicas e a cimentação após aprovação da paciente. A fase da cimentação seguiu o seguinte protocolo: isolamento absoluto, profilaxia dos preparos dentais, condicionamento ácido e aplicação de sistema adesivo. As superfícies internas dos laminados foram condicionadas e então aplicados silano e sistema adesivo. A resina composta foi aquecida e inserida na superfície dos laminados, que foram posicionados sobre os preparos dentais com o auxílio do instrumento ultrassônico até a sua posição final. Após a remoção dos excessos, realizou-se a fotopolimerização do conjunto, polimento da interface adesiva, ajustes oclusais e polimentos finais.

O caso foi realizado com acompanhamento clínico e radiográfico de 12 meses, e favorável prognóstico.

RCR103 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reprodução das bordas funcionais no desenho digital de próteses totais: descrição de técnica
Verissimo AH, Ribeiro AKC, Freitas RFCP, Carreiro AFP
Departamento de Odotologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse trabalho se propôs a apresentar uma técnica para reprodução das bordas do molde funcional no desenho digital de próteses totais confeccionadas por fluxo digital. Para isso, foi realizada a digitalização do conjunto moldes funcionais e registro maxilomandibular de um paciente totalmente edêntulo. Com o auxílio do software DWOS (Dental Wings Inc., Montreal - Canadá), os modelos virtuais positivos foram obtidos a partir das imagens do escaneamento dos moldes e registro maxilomandibular. Após o alinhamento e superposição dos modelos virtuais e do registro maxilomandibular no software de desenho, procedeu-se ao recorte dos modelos virtuais eliminando as margens situadas além dos limites da área chapeável. Em seguida, utilizando a ferramenta de desenho, os limites da base da prótese foram determinados cobrindo toda extensão definida pela moldagem funcional para a região de selado periférico. A partir daí, o software de desenho calculou e produziu a base da prótese seguindo os parâmetros definidos pela moldagem funcional, permitindo ainda ao operador manipular, acrescentado ou removendo material quando julgasse necessário para correta delimitação da área chapeável, possibilitando maior precisão.

Enquanto as funcionalidades dos softwares de CAD dentais usualmente produzem próteses com espessuras mínimas e uniformes, a técnica descrita possibilitou a reprodução em extensão e espessura de toda margem do selado periférico dos moldes funcionais no desenho digital das próteses, contribuindo para seu apropriado vedamento periférico.

(Apoio: CNPq  N° 433178/2018-3  |  CNPq  N° 433178/2018-3)
RCR104 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Técnicas de moldagem funcional aplicadas para prótese total: uma revisão de escopo
Costa RTF, Ribeiro AKC, Arão WGS, Araújo RP, Carreiro AFP, Moraes SLD
Reabilitação Oral UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão de escopo foi mapear na literatura as técnicas de moldagem funcional utilizadas em prótese total. Este estudo foi estruturado com base na metodologia proposta por Arksey e O'Malley; na extensão Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses check-list para revisões de escopo; e no Manual JBI para Síntese de Evidências 2020. A busca eletrônica foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Scopus, Embase, Web of Science e Cochrane Library, sem restrições de dados, ano de publicação ou idioma. Os critérios de inclusão foram estudos clínicos que realizaram descrição clínica de diferentes técnicas de moldagem funcional para próteses totais. No total 3.154 estudos foram identificados e 34 incluídos, com a descrição da sequência clínica e laboratorial das etapas de moldagem funcional. A partir do ano de 2017, estudos descrevendo a inserção da tecnologia CAD/CAM nas etapas de replicação das arcadas desdentadas foram observados.

Efetivas técnicas de moldagens funcionais são descritas na literatura e a incorporação da tecnologia digital vem se mostrando bem aplicada na replicação funcional das arcadas desdentadas, impactando positivamente o fluxo de trabalho.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FACEPE  N° 001)
RCR105 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Perspectivas atuais sobre pinos de fibra de vidro customizados com resina composta: uma revisão de literatura
Kukulka EC, De Souza JR, Araújo JCR, Gagliardi CF, Grassi EDA, Morais RC, Pereira ER, Borges ALS
Materiais Odontológicos e Prótese INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A presente revisão de literatura teve por objetivo verificar na literatura atual a aplicabilidade da customização de pinos de fibra de vidro pré-fabricados com resina composta para situações clínicas. Foi realizada uma pesquisa na base de dados PubMed utilizando as palavras-chave: Non-vital tooth, Post and Core Technique e Composite Resins. A busca foi limitada ao período de 2015 a 2021, de estudos publicados na íntegra, em inglês e acesso gratuito. Foram obtidos 1.981 artigos no PubMed, sendo 429 no período de 2015 a 2021. Após a leitura dos títulos e resumos foram excluídos 422 artigos. Ao final foram selecionados 5 artigos, sendo posteriormente acrescentado 4 artigos por referência cruzada, totalizando 9 artigos.

Os pinos de fibra de vidro pré-fabricados customizados com resina composta são uma opção viável para reabilitação de dentes tratados endodonticamente com canal amplo e/ou frágil.

RCR106 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Grau de satisfação dos usuários de prótese total: uma revisão crítica
Romano BM, Pereira IMSSZ, Bernardino VMM
Mestrado FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi identificar os fatores envolvidos no grau de satisfação dos usuários de próteses totais. Foi realizada uma busca na base de dados do PubMed, utilizando os descritores complete denture and quality of life and patient satisfaction. Um total de 292 artigos foram encontrados, sendo selecionados 43. Foram excluídos os artigos sobre as próteses do tipo overdentures e protocolos, além daqueles artigos publicados em anos anteriores a 2018. Identificaram-se nos artigos os temas mais investigados em relação aos aspectos envolvidos no grau de satisfação dos desdentados totais reabilitados com próteses totais convencionais. Além disso, foram coletadas informações sobre o ano de publicação dos artigos e os tipos de estudos realizados. Os dados foram organizados em tabelas, com as frequências absolutas e relativas. A maioria das investigações foi publicada em 2021 (37,1%) e os tipos de estudos realizados foram Ensaios Clínicos Randomizados (35,0%). Os aspectos mais estudados em relação à satisfação com a prótese total foram: o tipo de oclusão (13,9%), os métodos de confecção da prótese (13,9%) e a eficácia clínica (13,9%). Os fatores mais envolvidos no grau de satisfação do usuário de prótese total foram o tipo de oclusão da prótese, os métodos adequados de confecção da prótese e a eficácia clínica.

Os fatores mais envolvidos no grau de satisfação do usuário de prótese total foram o tipo de oclusão da prótese, os métodos adequados de confecção da prótese e a eficácia clínica.

RCR107 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Impressão 3D e fotogrametria na confecção de próteses totais: série de casos
Zatt FP, Soto AF, Badaró MM, Caldas RA
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A aplicação de tecnologias digitais é uma realidade na prática Clínica Odontológica, contudo, parte dos profissionais e pacientes permanecem sem acesso devido ao custo elevado de tais tecnologias. O objetivo da presente série de casos é relatar três reabilitações com prótese total convencional realizados com o auxílio de tecnologias gratuitas de código aberto em Impressão 3D e fotogrametria. Com a aprovação do comitê de ética em pesquisa (CAAE: 28171420.8.0000.0121), três pacientes foram selecionados para a confecção de prótese total convencional dupla. Em seguida, modelos iniciais foram confeccionados em gesso pedra tipo III. Para confecção das moldeiras individuais, vídeos à 60fps foram realizados em torno dos modelos iniciais e importados para o software AliceVision Meshroom (v.2021.1.0) para a etapa de fotogrametria e reconstrução dos modelos tridimensionais (3D) digitais. Para confecção das moldeiras individuais, os modelos 3D foram transferidos para o software Blender em arquivo STL e impressas por meio de uma impressora FDM (Fused Deposition Modeling). As próximas etapas de confecção das próteses totais seguiram o modo convencional.

Concluiu-se que a utilização de impressão 3D e fotogrametria são métodos viáveis e com potencial de aplicabilidade no cotidiano clínico para confecção de próteses totais, reduzindo custo e tempo de trabalho do cirurgião-dentista. Ainda, o uso de tecnologias digitais de código aberto apresentam menor custo, e consequentemente, maior acessibilidade ao paciente.

RCR108 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reabilitação Oral com restabelecimento da DVO planejada através de um JIG estético: Relato de caso com 5 anos de acompanhamento
Silva NCS, Reis ALG, Chaves-Junior E
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A perda de elementos dentais posteriores ocasiona a falta de estabilidade oclusal, podendo modificar a posição da mandíbula em relação à maxila. Condição esta que origina algumas alterações no padrão funcional e estético, principalmente quando há alteração na Dimensão Vertical de Oclusão (DVO). Neste contexto o objetivo deste trabalho é relatar através de um caso clínico como realizar um planejamento correto e sua importância na condução de execução do tratamento clínico. Paciente do sexo masculino com 64 anos, apresentando desgastes severos dos dentes anteriores devido à falta de contenção posterior associado ao hábito parafuncional de bruxismo e com necessidade de restabelecer a DVO. Foi realizada a confecção de um dispositivo removível e estético com resina acrílica que nos permitiu avaliar através de testes fonéticos e visual, a viabilidade de execução do trabalho reabilitador na nova posição oclusal e alteração de aumento da DVO que foi proposta. Após a fase de planejamento o tratamento iniciou-se com a reabilitação da região posterior com próteses metalocerâmicas sobre implantes, obtendo então espaço interoclusal adequado para a realização das restaurações cerâmicas dos dentes anteriores.

O conhecimento e aplicação de conceitos oclusais através deste caso clínico, com cinco anos de acompanhamento, demonstrou resultados excelentes no desempenho clínico e satisfação com o tratamento protético relatado pelo paciente. Além da correta execução dos passos clínicos o equilíbrio oclusal é primordial para o sucesso e longevidade do trabalho reabilitador.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR109 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Carcinoma Odontogênico de Células Claras: Relato de Caso Raro com ênfase no diagnóstico diferencial
Silva FPFB, Guimarães MRFSG, Cintra LTA, Cavalcante LS, Rosa FG, Rodrigues GWL, Santos PC, Guimarães G
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO LUCAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Carcinoma Odontogênico de Células Claras (COCC) foi descrito como tumor odontogênico de células claras e como ameloblastoma de células claras. A OMS (Organização Mundial da Saúde) em 2017, classificou o COCC como um Carcinoma Odontogênico pertencente ao grupo dos tumores ósseos odontogênico e maxilofaciais. Trata-se de uma neoplasia rara de baixo grau, às vezes se comporta de forma agressiva com relatos de metástases pulmonares e nos nódulos linfáticos regionais. O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso de COCC em paciente de 48 anos do sexo feminino. No exame físico notou-se assimetria na região de lábio inferior devido a presença de nódulo único pedicular, fixo e não infiltrado, bordas elevadas e formato irregular, porém com limites nítidos. Foi realizado a biopsia excisional cujo laudo histopatológico indicou fragmentos de mucosa bucal revestido parcialmente por epitélio estratificado pavimentoso paraqueratinizado hiperplásico. Subjacente o tecido conjuntivo apresentou-se desorganizado por células claras pleomórficas, hipercromáticas com mitoses atípicas arranjadas formando lençóis, notando-se ainda, áreas de matriz conjuntiva mais densamente colagenizada, áreas mais mixóides e margens cistúrgicas profundas e periféricas comprometidas, caracterizando o diagnóstico de COCC. Após diagnóstico foi realizado a linfadenectomia radical cervical bilateral.

O diagnóstico diferencial foi de hiperplasia inflamatória, fibroma e lipoma. Apesar de ocorrência rara o COCC, deve ser considerado o diagnóstico diferencial

RCR111 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Carcinoma de Células Escamosas Oral em pacientes jovens: Revisão Narrativa da Literatura
Silva MVZP, Jesus EBL, Barroso DRC, Barros LAP, de-Azevedo-Vaz SL
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O carcinoma de células escamosas oral (CCEO), incide, majoritariamente, no gênero masculino entre 50 e 80 anos de idade, tendo tabagismo como principal fator de risco, associado ou não ao alcoolismo. Tem sido contabilizado crescente índice de CCEO em pacientes com idade inferior a 45 anos, entretanto, os fatores de risco, características clinicopatológicas e prognóstico permanecem pouco elucidados, contudo, amplamente estudados. Objetivou-se traçar perfil sociodemográfico, fatores de risco, aspectos clinicopatológicos e prognóstico dessa população. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura construída de estudos sobre carcinoma de células escamosas, publicados no período de 2005-2020. Foram acessados Pubmed, LILACS, Medline e Google Acadêmico por meio de estratégia de busca, levantados 2.093 resumos, exportados para o Rayyan, sendo selecionados e analisados 34 artigos após aplicação de critérios de elegibilidade.

Os dados mais relevantes dos estudos de CCEO abaixo de 45 anos de idade foram: maior prevalência entre mulheres, grande variabilidade na definição de pacientes jovens entre <35 e <45 anos, fatores de risco tradicionais menos ativos e hipóteses como infecção por HPV, predisposição hereditária, síndromes, má nutrição, imunossupressão, alta taxa de história familiar e a carcinogênese ambiental, a língua como principal sítio e, por fim, avaliação histopatológica do front da lesão com valor prognóstico significativo, independente da faixa etária. Palavras chave: Epidemiologia. Carcinoma de Células Escamosas. Fatores de Risco