Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR059 a RCR117 ]
 51 Resumo encontrados. Mostrando de 31 a 40


RCR093 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reabilitação Bucomaxilofacial após tratamento de Mucormicose Rinocerebral: Relato de caso
Elchin CB, Pinto HG, Gomes B, Liporaci ER, Favrin M, Cometti GF, Berard LT, Coto NP
Cirurgia, Prótese e Traumatologia Maxilo UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A mucormicose é uma infecção fúngica oportunista rara, agressiva e com alta taxa de mortalidade. É uma doença angioinvasiva, causada na maioria das vezes por fungos do gênero Rhizopus. A via de contaminação pode ser por alimentos contaminados, por meio da inalação de esporos fúngicos ou ainda a entrada por regiões da pele abrasadas. Esse trabalho apresenta a reabilitação bucomaxilofacial de um homem de 62 anos, diabético, insulino dependente, portando hiperalgesia e odor fétido em região intraoral, com a intenção de demonstrar a melhora na função oral e qualidade de vida. Ao exame físico foi observado grande área de perda óssea maxilar com vasta comunicação bucosinusal e buconasal. O paciente foi diagnosticado com Mucormicose rinocerebral em quadro de tratamento paliativo, quando encaminhado ao ambulatório de reabilitação. O tratamento da infecção foi realizado com terapia antifúngica com Anfotericina B. Após o término da medicação o paciente foi reabilitado com prótese obturadora palatina na intenção primária de promover o fechamento do defeito da comunicação e separação da cavidade oral das aberturas nasossinusais. Foram duas etapas reabilitadoras, sendo uma reabilitação com placa obturadora palatina temporária e uma prótese obturadora palatina reparadora.

A prótese obturadora de palato quando bem planejada e confeccionada é eficaz na devolução da função mastigatória e qualidade de vida dos pacientes com sobrevida de mucormicose rinocerebral.

RCR094 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Financiamento à pesquisa e produtividade global na área de overdentures sobre implante: Uma análise bibliométrica de 35 anos
Matias LFS, Borges GA, Dini C, Medeiros MMD, Rodrigues Garcia RCM, Barão VAR, Mesquita MF
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Overdentures sobre implantes (OSI) são amplamente utilizadas como opção de tratamento para pacientes edêntulos. Contudo, o desenvolvimento na implantodontia, além da expansão comercial, requer financiamento para determinar a confiabilidade científica e aplicabilidade clínica das publicações. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência do financiamento e a associação de parâmetros bibliométricos em publicações na área de OSI. Avaliou-se 1.369 estudos, publicados entre 1986 e 2021, em 6 bases de dados. A razão de prevalência foi aplicada, usando um modelo de regressão de Poisson (α=0,05) para analisar a associação entre financiamento e cada parâmetro bibliométrico. A prevalência de estudos financiados foi de 34,8% (n=477). A renda do país (P<0,01) apresentou associação com o financiamento, sendo os de renda alta e média-alta mais financiados do que média-baixa e baixa. Oceania e América do Sul foram os continentes mais financiados (P<0,05), enquanto a África, o menos. Estudos randomizados, não-randomizados, in vitro e in silico foram mais financiados (P <0,001) do que relatos de casos e séries de casos. Estudos com sistemas de retenção stud e bola foram mais financiados (P <0,01) do que os com mais de um sistema. Ao longo do tempo, o auxílio financeiro aumentou (P<0,01) e autores de correspondência com maior h-index apresentaram mais estudos financiados (P<0,05).

Finalmente, parâmetros como a renda do país e continente, delineamento do estudo, sistema de retenção e h-index foram associados à frequência de estudos com financiamento publicados.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2020/05234-3  |  CNPq  N° 304853/2018-6  |  CAPES  N° 88887.609944/2021-00)
RCR096 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reabilitação protética em paciente glossectomizado total: relato de caso
Oliveira AR, Nascimento VA, Oliveira JA, Munhoz MFV, Haddad MF, Almeida DAF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Carcinoma Espinocelular, tipo de câncer que mais acomete a cavidade bucal, está relacionado, principalmente, a homens com mais de 50 anos de idade. A língua é uma das principais regiões afetadas e o tratamento envolve a remoção parcial ou total do órgão, interferindo diretamente na qualidade de vida do indivíduo. O objetivo deste relato de caso é apresentar o tratamento reabilitador protético após glossectomia total por meio de uma prótese de língua. O paciente de 56 anos, gênero masculino, glossectomizado total há 1 ano e 3 meses, possuía dificuldade na fala e deglutição, com consequente perda de peso. O tratamento proposto foi uma prótese de língua retida por grampos ortodônticos aos dentes inferiores. Foi realizada moldagem das arcadas superior e inferior para confecção de modelo de estudo e planejamento da prótese. Em seguida, confeccionou-se uma placa acrílica que serviu de suporte para os três protótipos de língua que foram feitos com silicona de condensação. Posteriormente, realizou-se prova e ajustes da base acrílica e testes fonéticos, estéticos e funcionais com os protótipos para a escolha da prótese com que o paciente melhor se adaptasse. Optou-se por acrilizar dois modelos de língua, um destinado a alimentação e outro a fonação. Após a acrilização e polimento, as próteses foram provadas e ajustadas. Foi realizada instrução para o acompanhamento fonoaudiológico, buscando melhor adaptação à prótese.

O paciente se mostrou satisfeito e com capacidade satisfatória das funções de mastigação, deglutição e fala, levando a melhora da sua qualidade de vida.

RCR097 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Identificação de próteses dentárias: técnicas, aplicação e importância juridico-social como método de identificação pessoal
Costa TC, Olivieri GT, Alves MR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi analisar, por meio de uma revisão de literatura, técnicas, aplicabilidades e importância jurídico-social da identificação de próteses dentárias totais e parciais. Avaliou-se a viabilidade, propedêutica, protocolos clínico/laboratoriais, estética, aceitabilidade e relevância médico-legal. Foram selecionados artigos nas plataformas eletrônicas PubMed, LILACS, Scielo e BVS, publicados entre os anos de 1999 e 2021, utilizando as palavras chaves "marcação", "prótese dentária", "identificação de dentaduras" e "identificação de próteses orais". Os resultados revelam que, embora existam vários métodos de marcação de próteses e sua relevância tanto social quanto jurídica sejam muito relevantes, a importância desse procedimento ainda é pouco conhecida pelos profissionais e pacientes. Tal fato é bastante negativo visto que uma grande parcela da população possui algum tipo de reabilitação com próteses removíveis.

Dentre os benefícios, destacam-se a possibilidade de identificação do usuário no caso deste se separar das suas próteses, especialmente para indivíduos institucionalizados ou hospitalizados, e até a identificação post-mortem. A classe odontológica reconhece a importância dos processos de marcação, porém a maior parte dos profissionais não está habituado a tal prática no cotidiano de seus consultórios e laboratórios. Quanto ao método de identificação, as características socioeconômicas e culturais de cada região têm papel importante para determinar a preferência por um determinado método.

RCR098 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Tendências de citação e fator de impacto em artigos na área de overdentures sobre implante publicados entre 1986 e 2021: Estudo bibliométrico
Borges GA, Dini C, Medeiros MMD, Rodrigues Garcia RCM, Barão VAR, Mesquita MF
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O progresso científico pode ser melhor compreendido agrupando artigos científicos e avaliando os padrões de publicação, como a média de citações (MC) e o fator de impacto do Journal Citation Reports (JCR). Objetivou-se, então, avaliar a associação do fator de impacto JCR e da MC com parâmetros bibliométricos em estudos na área de overdentures sobre implantes. 6 bases de dados foram revisadas. Regressões múltiplas foram aplicadas para avaliar: (i) a associação entre a MC (Tweedie) e variáveis bibliométricas e (ii) a associação entre o fator de impacto JCR (Poisson) e parâmetros bibliométricos. 1369 artigos foram incluídos. Os dados revelaram alta MC e alto fator de impacto JCR para ensaios clínicos e estudos in vitro (p<0.05). Estudos in silico apresentaram apenas alta média de citação (p<0.001). Alta MC e fator de impacto JCR foram associados a artigos avaliando maxila e mandíbula (p<0.006), bem como artigos com pesquisadores seniores com alto índice-h (p<0.001). Periódicos com alto fator de impacto JCR foram mais propensos a publicar estudos de países de renda-alta (p=0.04) e média-alta (p=0.019). Além disso, artigos com alta MC foram associados a sistemas de retenção específicos (barra, bola, magnético e estudos com mais de um sistema) (p<0.05), colaborações internacionais (> 1 país) (p=0.009) e periódicos com maior fator de impacto JCR (p<0.001).

Estudos com alta MC e alto fator de impacto JCR foram associados com ensaios clínicos e estudos in vitro, bem como com pesquisadores que tinham alto índice-h e estudos abrangentes, incluindo avaliações na maxila e mandíbula.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - FAPESP  N° 2020/05234-3  |  CNPq  N° 304853/2018-6)
RCR099 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência e concordância de cor de cimentos fotopolimerizáveis e suas respectivas pastas de prova na cor final de laminados cerâmicos
Franken T, Pereira RP, Miranda NO, Silva SB
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Em virtude da espessura dos laminados cerâmicos, os cimentos resinosos fotopolimerizáveis são indicados principalmente pela variedade de cores e possibilidade de avaliar a tonalidade previamente a cimentação definitiva utilizando as pastas de prova (Try-In) conferindo previsibilidade na estética final. O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre a influência dos cimentos resinosos fotopolimerizáveis na cor final de laminados cerâmicos e concordância de cor com suas respectivas pastas de prova. Foram realizadas buscas nas seguintes bases de dados: Pubmed, Scielo e Google Acadêmico com as palavras-chave: "Venner Cement"; "Resin Cement"; "Try-in Cement". Os critérios de inclusão foram artigos laboratoriais publicados entre os anos de 2010 até 2021, e então foram selecionados 18 artigos. Verificou-se que a influência da cor do cimento resinoso na cor final do laminado é dependente da espessura da cerâmica, especialmente em laminados com espessura menor que 0,7 mm, visto que a cor do cimento pode mudar ligeiramente a cor final da restauração. O grau de concordância de cor entre os cimentos resinosos e suas respectivas pastas de prova é variável entre as diferentes marcas avaliadas e a maioria dos estudos mostra que não há concordância de cor entre os dois materiais.

Conclui-se que, pela espessura dos laminados cerâmicos ser delgada, a cor final pode ser influenciada pela cor do cimento resinoso. Dessa forma, se faz necessário mais pesquisas para melhor assertividade e segurança na seleção de cor do cimento.

RCR100 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Técnica abreviada para próteses totais fixas implantossuportadas: fluxo de trabalho parcialmente digital em 4 sessões clínicas
Pereira ALC, Campos MFTP, Freitas RFCP, Tôrres ACSP, Gomes JML, Pellizzer EP, Carreiro AFP
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente relato de caso clínico visa apresentar um novo fluxo de trabalho para a confecção de próteses totais fixas implantossuportadas (PSI), objetivando a redução do número de sessões clínicas e laboratoriais. Para tanto, foi concebido um dispositivo, dotado de um pino rosqueável com encaixe bola, suporte para união dos corpos de digitalização e uma barra rígida, utilizado para escaneamento intraoral da posição dos implantes, seguido da digitalização do arco antagonista e registro maxilomandibular, em um mesmo tempo clínico. A condensação das imagens digitais obtidas permitiu o planejamento digital da infraestrutura, cuja foi usinada diretamente no disco de Cobalto-Cromo. Na segunda sessão, a infraestrutura foi provada para análise da passividade clínica e radiográfica. Os modelos articulados foram impressos, permitindo a montagem dos dentes artificiais. Na terceira sessão, realizou-se a prova dos dentes, seguido da acrilização da base da prótese pela técnica convencional, permitindo a instalação da PSI na quarta sessão clínica. Observou-se que a associação dos métodos permitiu a confecção de uma infraestrutura com ajuste passivo, bem como, da montagem precisa dos dentes artificiais.

O método proposto (Patente BR 10 2019 026265 6) resultou na simplificação dos procedimentos de confecção de PSI, apresentando-se como uma alternativa viável capaz de reduzir o tempo total de trabalho, utilizando da tecnologia dos scanners intraorais e CAD/CAM para eliminar possíveis erros associados ao fluxo convencional.

(Apoio: CAPES  N° 88887.531281/2020-00)
RCR101 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Pré - aquecimento de resinas compostas para cimentação de peças indiretas: Revisão de Literatura
Andrade RGB, Pellegrini CVDP, Dornellas AP, Alvim HCN, Abreu MFP, Vedovello SAS
UNIVERSIDADE IGUAÇU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou realizar uma revisão de literatura sobre o pré-aquecimento de resinas compostas para cimentação de peças indiretas. Cuja pergunta de pesquisa foi: Qual a marca de resina composta é mais utilizada para essa técnica? Através de uma Revisão narrativa, utilizando as bases PubMed, Scopus e Cochrane com os descritores preheating AND composite resins AND cimentation. Os critérios foram: falar sobre pré-aquecimento de resinas compostas, citar o nome da resina utilizada, estar associada a cimentação de peças indiretas e ter o texto completo disponível. Nenhuma restrição quanto à língua, período ou metodologia. A pesquisa inicial resultou em 41 artigos, dentre eles, apenas 8 artigos foram selecionados e revisados, após exclusão dos estudos duplicados e daqueles que não se enquadravam os critérios de inclusão. O pré-aquecimento de resinas compostas para cimentação de restaurações indiretas reduz a viscosidade, as temperaturas de 54°C e 68°C foram as mais relatadas, com tempo médio de aquecimento de 5 minutos. As marcas mais utilizadas foram Estelite (Tokuyama) seguida da Z100 (3M).

Baseados no exposto, concluímos que os compósitos convencionais pré-aquecidos parecem ser uma alternativa potencial para o melhor ajuste e vedação de cimentação de restaurações indiretas, e que não há uma marca específica de resina composta para execução da técnica. Sugere-se mais pesquisas clínicas no intuito de elaborar um protocolo para o clínico.

RCR102 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Acabamento e polimento com pontas ultrassônicas e cimentação com resina termomodificada. Relato de caso clínico
Netto VPS, Melo BI, Bernardes P, Pereira LM, Zancopé K, Neves FD, Prudente MS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Paciente apresentava dentes 12 e 22 com formatos conoides e restaurações insatisfatórias, os demais dentes eram hígidos e com formato natural. Assim, o tratamento adotado foi a remoção das restaurações insatisfatórias associada a preparos minimamente invasivo e laminados confeccionados com cerâmica feldspática nos dentes 12 e 22. As restaurações em resina composta apresentavam proporções e anatomias adequadas, adotando-as como guia para os preparos dentais. Inicialmente, foram utilizadas brocas diamantadas em alta rotação para o preparo inicial e, em seguida, pontas ultrassônicas para remoção da resina composta e finalização dos preparos. Realizou-se a moldagem com silicone de adição e os laminados cerâmicos foram feitas pela técnica da aplicação sobre troquel refratário. Clinicamente, realizou-se a prova das cerâmicas e a cimentação após aprovação da paciente. A fase da cimentação seguiu o seguinte protocolo: isolamento absoluto, profilaxia dos preparos dentais, condicionamento ácido e aplicação de sistema adesivo. As superfícies internas dos laminados foram condicionadas e então aplicados silano e sistema adesivo. A resina composta foi aquecida e inserida na superfície dos laminados, que foram posicionados sobre os preparos dentais com o auxílio do instrumento ultrassônico até a sua posição final. Após a remoção dos excessos, realizou-se a fotopolimerização do conjunto, polimento da interface adesiva, ajustes oclusais e polimentos finais.

O caso foi realizado com acompanhamento clínico e radiográfico de 12 meses, e favorável prognóstico.

RCR103 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reprodução das bordas funcionais no desenho digital de próteses totais: descrição de técnica
Verissimo AH, Ribeiro AKC, Freitas RFCP, Carreiro AFP
Departamento de Odotologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse trabalho se propôs a apresentar uma técnica para reprodução das bordas do molde funcional no desenho digital de próteses totais confeccionadas por fluxo digital. Para isso, foi realizada a digitalização do conjunto moldes funcionais e registro maxilomandibular de um paciente totalmente edêntulo. Com o auxílio do software DWOS (Dental Wings Inc., Montreal - Canadá), os modelos virtuais positivos foram obtidos a partir das imagens do escaneamento dos moldes e registro maxilomandibular. Após o alinhamento e superposição dos modelos virtuais e do registro maxilomandibular no software de desenho, procedeu-se ao recorte dos modelos virtuais eliminando as margens situadas além dos limites da área chapeável. Em seguida, utilizando a ferramenta de desenho, os limites da base da prótese foram determinados cobrindo toda extensão definida pela moldagem funcional para a região de selado periférico. A partir daí, o software de desenho calculou e produziu a base da prótese seguindo os parâmetros definidos pela moldagem funcional, permitindo ainda ao operador manipular, acrescentado ou removendo material quando julgasse necessário para correta delimitação da área chapeável, possibilitando maior precisão.

Enquanto as funcionalidades dos softwares de CAD dentais usualmente produzem próteses com espessuras mínimas e uniformes, a técnica descrita possibilitou a reprodução em extensão e espessura de toda margem do selado periférico dos moldes funcionais no desenho digital das próteses, contribuindo para seu apropriado vedamento periférico.

(Apoio: CNPq  N° 433178/2018-3  |  CNPq  N° 433178/2018-3)