Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0943 a PN1178 ]
 220 Resumo encontrados. Mostrando de 201 a 210


PN1172 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da fibrina rica em plaquetas (PRF) no reparo periiplantar: Um estudo em coelhos
Fonseca-Santos JM, Costa MG, Rios BR, Baccaro GC, Buzo-Souza M, Silva IG, Barbosa S, Faverani LP
Cirurgia e Diagnóstico UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo comparar o reparo ósseo periimplantar, de implantes colocados concomitantemente em cavidades sinusais elevadas e preenchidas com coágulos sanguíneos (Clot), hidroxiapatita bovina (HA), com (HA+PRF)ou sem PRF (HA), e PRF isolado. 40 coelhos foram distribuídos aleatoriamente em um dos quatro grupos com base no tempo de sacrifício: 14 e 40 dias. Cada grupo foi representado por cinco animais (n=5) de acordo com o biomaterial utilizado para preencher o espaço entre a membrana elevada e o assoalho do seio. Após a preparação das lâminas histológicas, imagens das lâminas foram utilizadas para calcular o contato osso-implante (BIC) e fração da área óssea ocupada (BAFO). Houve diferença estatística entre o BIC e o BAFO aos 40 dias de cicatrização em comparação aos 14 dias em quase todos os grupos. Na avaliação aos 14 dias de cicatrização, HA+PRF apresentou diferença estatística no BIC em relação aos grupos coágulo e PRF. Aos 40 dias, a associação HA+PRF apresentou resultados de BIC superiores quando comparados a qualquer grupo (P<0,05). O grupo HA+PRF não apresentou vantagens ao BAFO.

Pode-se concluir que HA+PRF melhorou a osseointegração na cicatrização óssea ao redor de implantes colocados imediatamente após o aumento do seio maxilar em coelhos.

PN1173 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência de espessuras de mucosa e material reembasador soft em PTs provisórias sobre implantes pelo MEF-3D
Fantasia R, Gonçales-Souza AC, Araujo RC, Oliveira VG, Lemos CAA, Guiotti AM, Verri FR
Ciencias Odontológicas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O intuito deste estudo foi realizar uma análise biomecânica, pelo método dos elementos finitos tridimensionais, da distribuição de tensões em situação clínica de cicatrizadores expostos durante primeira fase cirúrgica de implantodontia, simulando 4 implantes inferiores suportando uma prótese total provisória. Foram confeccionados 6 modelos tridimensionais no Ansys 17.0, sob carregamento vertical e oblíquo, variando a altura do tecido gengival (2 mm e 3 mm) e a espessura do material reembasador (0 mm - sem material, 2 mm e 4 mm). A visualização dos resultados foi qualitativa através de mapas de deslocamento, von Mises e tensão máxima principal. Nas áreas de interesse, as regiões com maiores deslocamentos foram as dos implantes mais anteriores (#33 e #43). A força oblíqua mostrou maior tendência de concentrações de tensão. O osso cortical se mostrou mais sobrecarregado que o trabecular. O uso do material soft gerou menores tensões transmitidas para o tecido gengival, concentrando estas tensões principalmente no material soft. A não utilização de material soft aumentou as concentrações de tensões nos implantes/cicatrizadores, independentemente de sua espessura ou da espessura gengival.

O uso de soft diminuiu as tensões nos implantes e tecido gengival; maior espessura do material não influenciou na diminuição das tensões; tecidos gengivais mais espessos foram favoráveis na diminuição de tensões no osso mas pioraram nos implantes.

PN1174 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Osteogênese ao redor de implantes com topografia por jateamento com zircônia e incorporação de hidroxiapatita: Estudo pré-clínico
Barbosa S, Toscano RA, Fonseca-Santos JM, Costa MG, Silva MC, Silva IG, Baccaro GC, Faverani LP
Diagnóstico e Cirurgia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou analisar parâmetros estruturais e reparacionais de um método de jateamento de zircônia e ataque ácido com adição nanopartículas de hidroxiapatita (grupo ZrHa) em ossos de baixa densidade. Para isso, realizou-se uma caracterização estrutural da superfície de discos tratados por meio da superfície ZrHa, e também da superfície Zr, ou seja, jateamento de zircônia e ataque ácido em padrões comerciais, através das análises de microscopia eletrônica de varredura, perfilometria, energia livre e análise de microdureza. Além disso, 22 ratas Wistar, foram submetidas a ovariectomia bilateral e após 90 dias, a instalação de implantes de ambas as superfícies utilizadas. Os efeitos reparacionais foram avaliados por histologia e imunistoquímica aos 14 e 28 dias pós-operatório, contra-torque aos 28 dias e histometria aos 60. Os dados quantitativos foram submetidos a análise estatística com nível de significância de 0,05. Os resultados da caracterização da superfície demonstraram que o grupo ZrHa promoveu alteração na morfologia superficial, com formação de poros distribuídos homogeneamente. Os resultados de energia livre de superfície, microdureza e rugosidade foram semelhantes entre os grupos. Em relação ao reparo periimplantar, foi observado maior contra-torque para ZrHa (p=0,030) e tendência a apresentar maior AON e ELCOI do que o grupo Zr. A análise histológica qualitativa constatou melhor maturação óssea para o grupo ZrHa aos 14 e 28 dias.

A topografia representada por ZrHa otimizou a osteogênese ao redor de implantes em osso de baixa densidade.

PN1175 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Eficácia de um produto à base de oxigênio ativo no tratamento não-cirúrgico da mucosite peri-implantar
Freire GCB, Cruz RKS, Viana JCM, Dantas JLM, Dutra AMP, Gurgel BCV
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar a eficácia do oxigênio ativo (Bluem®) como coadjuvante químico no tratamento não-cirúrgico da mucosite peri-implantar em um protocolo de tratamento não-cirúrgico. Sendo assim, 20 implantes foram tratados, 9 no grupo teste (Bluem®) e 11 no grupo controle (placebo), em indivíduos reabilitados com implantes. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em grupo teste e grupo controle. Os parâmetros clínicos peri-implantares de índice de placa visível (IPV), índice de sangramento gengival (ISG), profundidade de sondagem (PS), sangramento à sondagem (SS) e mucosa ceratinizada foram avaliados no baseline, 1 mês e 6 meses após o tratamento. Para análise estatística, foram utilizados os testes de Mann-Whitney, Friedman, Wilcoxon e Exato de Fisher com nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que houve diminuição significativamente estatística para: IPV geral (56,81% para 27,27%) e ISG geral (32,95% para 28,41%) do grupo teste; IPV geral (42,86% para 15,18%) e ISG geral (31,25% para 2,32%) do grupo controle no baseline e 6 meses; IPV do implante no grupo controle (21,42% para 0%) no baseline e 6 meses; profundidade de sondagem para o grupo teste (2,83mm para 2mm) e SS para o grupo controle (33,33% para 16,67%) no baseline e 6 meses. No entanto, não houve diferenças significativas entre os dois grupos quando foram comparados em cada período.

Dentro dos limites desse estudo, o Bluem não foi eficaz como adjuvante químico no tratamento da mucosite peri-implantar, não sendo superior ao placebo.

PN1176 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Citotoxicidade da superfície titânio revestido por compostos de vidro bioativo em osteoblastos
Girundi ALG, Guimarães RP, Domingues RZ, Maltos KLM, Sá AF, Pacheco CMF, Discacciati JAC, Moreira AN
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, a citotoxicidade de novos materiais de compostos de vidro bioativo utilizados para revestir a superfície de titânio. Para isso, discos de titânio, grau 4, tiveram a superfície tratada por jateamento com óxido de alumínio e duplo ataque ácido (HNO3/HF). As superfícies tratadas do titânio foram revestidas pelo processo de imersão controlada em dip-coating com dois novos materiais à base de vidro bioativo sintetizados pela rota sol-gel em baixas temperaturas. Por fim, dois grupos receberam uma imersão de solução básica de KOH. Análises biológicas utilizando células pré-osteoblásticas imortalizadas da calvária de camundongos neonatos MC3T3 foram realizadas por ensaio de viabilidade celular (MTT - 24 horas e 7 dias) e avaliação de morfologia celular por imagens de MEV (7 e 14 dias). O efeito dos fatores em estudo na viabilidade celular foi verificado por ANOVA dois fatores seguido de teste Tukey (p≤0,05). Os resultados evidenciaram que o ensaio de MTT em 24 horas e 7 dias não apresentou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos.

Desse modo, conclui-se que as superfícies testadas foram viáveis e não citotóxicas para o crescimento de células osteoblásticas MC3T3.

(Apoio: FAPs - FAPEMIG  N° APQ-01837-16)
PN1177 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Comparação da modificação de superfícies de titânio com hidroxiapatita e sua associação com magnésio e zinco. Estudo in vitro
Silva RC, Oliveira HFF, Cruz MAE, Nogueira LFB, Ciancaglini P, Bassi APF, Ramos AP, Verri FR
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar os aspectos físico-químicos e biológicos de discos de titânio modificados por jateamento seguido do condicionamento ácido (SLA), adicionando recobrimento com hidroxiapatita isolada (HA), HA com adição de magnésio (Mg) e zinco (Zn). Para este estudo, 16 discos com tratamento de SLA foram utilizados. A modificação superficial das amostras foi realizada pela técnica de deposição de filmes Langmuir-Blodgett. O crescimento biomimético de HA e HA modificada por Zn2+ ou Mg2+ foi obtido pela imersão das amostras em solução SBF (Simulated Body Fluid). Foram realizadas análises de topografia (MEV), molhabilidade e energia de superfície (ELS), e toxicidade a partir de cultura de osteoblastos (MTT). Na análise por MEV observou-se a modificação e o recobrimento das superfícies dos discos com os compostos. No grupo SLA, a topografia apresentou padrão de picos e vales de diferentes tamanhos. Nos grupos experimentais observou-se a presença dos compostos recobrindo e preenchendo as irregularidades da superfície previamente tratada. Dentre elas, os discos de HA apresentam porosidades mais evidentes, porém na análise ELS e molhabilidade, os grupos Mg, Zn apresentaram maior hidrofilicidade quando comparados aos grupos HA e SLA. Nas análises de MTT todas a amostras se apresentaram viáveis ao crescimento celular e não tóxicas.

Os dados sugerem que superfícies tratadas com HA, Mg e Zn melhoram a reatividade da superfície SLA, evidenciando características possivelmente favoráveis à osseointegração, estando aptas para testes in vivo.

(Apoio: CAPES)
PN1178 - Painel Aspirante
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Utilização do laser de Er:YAG e terapia regenerativa para o tratamento da peri-implantite: avaliação de 1 ano
Takakura LF, Melo MARC, Bueno-Silva B, Siroma RS, Feres M, Souza JGS, Shibli JA
Mestrado UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou os resultados clínicos do tratamento da peri-implantite utilizando o laser de Er:YAG (érbio dopado com ítrio, alumínio e granada) associado com ROG (Regeneração Óssea Guiada). Durante o período de 18 meses, um total de 24 indivíduos com 31 implantes dentários cilíndricos roscados de diferentes marcas com peri-implantite foram incluídos neste estudo prospectivo. Peri-implantite foi definida como perda óssea vertical > 4mm, profundidade de sondagem (PS)> 5mm, sangramento à sondagem (SS) e/ou supuração (Sup). Todos os implantes dentários foram submetidos a um tratamento pré-cirúrgico que consistiu na aplicação de gel complexo de hidrocarboneto-oxo-borato, profilaxia supragengival por uma semana e avaliação clínica da restauração suportada por implantes. Após acesso cirúrgico e limpeza de todos os defeitos peri-implantar, o enxerto de cerâmica bifásica embebido em sangue preencheu toda a cavidade, uma membrana reabsorvível foi aplicada para cobrir todo o defeito enxertado para permitir uma cicatrização não submersa.

Após 1 ano de acompanhamento, 3 implantes foram removidos devido à infecção persistente. 3 implantes adicionais apresentaram recessão da mucosa peri-implantar, mas sem sinais de inflamação. A taxa de sobrevivência foi de 90,32%. O desfecho clínico (PS <5 mm, sem SS e/ou Sup, sem perda óssea adicional) foi alcançado em 82,75% dos implantes restantes. Pode-se concluir que o laser Er: YAG associado à ROG foi capaz de melhorar o estado de saúde peri-implantar. No entanto, este protocolo não foi capaz de resolver todos os casos.

PN0952 - Painel Efetivo
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Profilaxia antibiótica para mordidas na região Maxilofacial - revisão sistemática e meta-análise
Brozoski MA, Silva YS, Borba AM, Grillo R, Moreira SB, Naclério-Homem MG
Cirurgia Protese e Traumatologia Bucomax UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As lesões por mordida na região maxilofacial são usuais nos serviços de cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais. Este estudo de revisão tem como objetivo avaliar a necessidade de antibioticoprofilaxia em casos de lesões por mordida na região maxilofacial. Foram realizadas pesquisas nas bases de dados PubMed, Web of Science, Cochrane, Virtual health library e Google Scholar no período de início de inserção até abril de 2022; estudos controlados randomizados e não randomizados foram incluídos. Esta revisão seguiu a diretriz PRISMA e as questões PICO. Foi registrada no PROSPERO. A triagem de risco de viés e extração de dados foi realizada de acordo com as diretrizes da Cochrane. A análise quantitativa foi realizada no RevMan 5.4. Um total de 11 estudos foram incluídos na revisão sistemática e meta-análise. Três artigos foram randomizados enquanto oito ensaios clínicos não randomizados. A evidência na literatura é que a profilaxia antibiótica deve ser usada apenas em casos de alto risco com diferença de risco (RD) de 0,01 (IC 95% -0,02-0,05, P = 0,40). Uma lista útil de lesões por mordida maxilofacial de baixo e alto risco foi criada para auxiliar os cirurgiões maxilofaciais nessa decisão.

O uso de profilaxia antibiótica não é obrigatório em todas as lesões por mordidas maxilofaciais. A resistência bacteriana e o risco de infecção devem ser considerados. Mais estudos são necessários para confirmar esses achados.

PN0954 - Painel Efetivo
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Caracterização ultraestrutural e mecânica de scaffolds obtidos por manufatura aditiva em diferentes temperaturas de sinterização
Limirio PHJO, Carneiro-Campos LE, Silva MAFS, Saboia-Dantas CJ, Ribeiro MTH, Soares CJ, Dechichi P
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou scaffolds de β-tricálcio fosfato (β-TCP) obtidos por manufatura aditiva em diferentes temperaturas por meio de análise ultraestrutural e mecânica. Foram utilizados discos de β-TCP, obtidos pela técnica de extrusão e sinterizados nas temperaturas de 900 (Grupo A), 1050 (Grupo B) ou 1200 (Grupo C) ºC. Discos (n=10) medindo 6x2mm foram submetidos a análise ultraestrutural quantitativa e qualitativa por meio de microtomografia computadorizada (micro-CT) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os testes mecânicos de compressão axial (n=10), tração diametral (n=10) e flexão de 3 pontos (n=10) foram realizados em estruturas maciças seguindo as normas ISO. Ao MEV, observou-se partículas cerâmicas parcialmente fundidas em A e B; em C observou-se a formação de rede sólida, com as partículas fundidas. Na micro-CT, o grupo C apresentou maiores valores de porosidade comparado a B e C (p<0,05). No teste de flexão de três pontos, C apresentou maiores valores de resistência à flexão (MPa) em relação a A e B (p<0,001); além disso, B apresentou maiores valores de resistência à flexão em relação a A (p<0,001). O teste de compressão axial mostrou que o grupo C apresentou maiores valores (MPa) em relação a A e B (p<0,001); além disso, B apresentou maiores valores de resistência à flexão em relação a A (p<0,001). À resistência à tração diametral o grupo A apresentou menores valores (MPa) em relação a B e C (p<0,001).

Conclui-se que scaffolds sinterizados a 900ºC apresentam menor resistência nas propriedades mecânicas, enquanto que a 1200ºC mostraram-se mais resistentes

(Apoio: CNPq  |  FAPEMIG)
PN0984 - Painel Efetivo
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação das paredes dentinárias e redução de carga microbiana variando os protocolos de desinfecção em revitalização pulpar
Barroso LS, Nunes AM, Habitante SM, Barbosa CGC, Barroso LDB, Barroso DDB, Paula MN, Baroudi K
Curso de Odontologia CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE VOLTA REDONDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi realizar a análise das paredes radiculares e redução de carga microbiana de quatro protocolos de limpeza para revitalização pulpar: Escova Profilática para conduto (MK Life), microbrush Aplik Extrafino (Angelus), lima K n° 50 (Dentsply) e XP Endo Finisher (FKG). Setenta pré-molares inferiores unirradiculares foram padronizados em tamanho e diâmetro de conduto. Para análise no microscópio eletrônico de varredura (MEV), 16 espécimes foram submetidos a procedimento endodôntico com 5 mL de NaOCl a 2,5% e 5 mL EDTA a 17% ambos a 36,5°C, variando-se o recurso mecânico de acordo com o descrito acima (n=4), em experimento com tempo padrão. Em seguida, os dentes foram preparados para avaliação no MEV por dois observadores independentes. Para avaliação de redução de carga microbiana, foi induzida a contaminação por E. faecalis por 21 dias em 50 espécimes. Irrigação com solução salina a 36,5°C foi feita, onde se variou o recurso mecânico para a limpeza (n=12). Contagem de colônias (UFC) foi realizada antes (S1) e depois (S2) do procedimento de limpeza. As diferenças entre S2 e S1 foram contabilizadas e análise por Kruskal Wallis foi realizada. Não houve diferenças entre os grupos na análise por MEV. Escova para conduto reduziu 99,27% da carga microbiana, seguida de XPEndo Finisher (99,13%), microbrush Aplik (98,71%) e lima K (98,66%). (p=0,3616).

Não houve diferença estatística entre os grupos testados. Microbrush ApliK Extrafino e Escova para conduto se equivaleram a XP Endo Finisher e lima K.