Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0943 a PN1178 ]
 221 Resumo encontrados. Mostrando de 221 a 221


PN1150 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Conhecimento de pacientes usuários de agentes antirreabsortivos em serviço público de saúde sobre o risco de osteonecrose induzida
Zago PMW, Barbosa LF, Jesus LSR, Lima LG
Biologia Celular FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A osteonecrose maxilar induzida por medicamentos (OMIM) é uma condição adversa de grande morbidade relacionada ao uso de medicações antirreabsortivas (bisfosfonatos, inibidores de RANK-L e antiangiogênicos) e que é desconhecida por muitos dos usuários crônicos desses fármacos. Considerando que esse desconhecimento pode implicar na falta de medidas preventivas ou de diagnóstico precoce de OMIM, esta pesquisa avaliou o conhecimento de pacientes usuários de medicações antirreabsortivas do serviço público de saúde da cidade de Bragança Paulista, SP, sobre o risco de osteonecrose induzida. Este estudo transversal e quantitativo foi realizado nas unidades básicas de saúde (UBS) do serviço de saúde municipal e se constituiu na aplicação de um questionário a pacientes com enfermidades ósseas e/ou oncológicas usuários de antirreabsortivos. Os dados obtidos foram tabulados e analisados (teste Qui-quadrado) considerando p>0,05. No total, 35 pacientes foram entrevistados, usuários principalmente de adalimumabe (51,42%) e alendronato (17,14%) e que, em sua maioria (88,57%), desconheciam a possibilidade da indução de OMIM pelas medicações. Apesar de muitos pacientes (74,28%) realizarem visitas regulares ao cirurgião-dentista, a falta de informações sobe a doença persistiu.

Conclui-se que há a necessidade de profissionais de saúde orientarem e instruírem adequadamente pacientes que utilizarão ou utilizam medicações antirreabsortivas sobre o risco de OMIM e com isso, possibilitarem melhores ações preventivas e de diagnóstico desse efeito adverso grave.