PE021 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Iniciação científica dirigida por Cochrane Brasil na Faculdade de Medicina de Petrópolis/ Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE)
Nascimento MSP, Nogueira CB, Leitão EF, Altoé KL, Fontes LE, Jorge RC
FACULDADE DE MEDICINA DE PETRÓPOLIS - FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Iniciação Científica (IC) é um programa direcionado a estudantes de graduação, a fim de vinculá-los a grupos de estudo e linhas de pesquisa. O presente estudo tem como objetivo descrever a experiência da IC conduzida pela filial da Cochrane Brasil no Rio de Janeiro (CBRJ) a estudantes de graduação da Faculdade de Medicina de Petrópolis e da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE), uma instituição privada no Estado do Rio de Janeiro, que não possui uma disciplina formal em Saúde Baseada em Evidência (SBE). Este estudo utiliza uma metodologia descritiva apresentando atividades de cunho acadêmico-científico desenvolvidas por alunos integrantes de um grupo de pesquisa sobre Saúde Baseada em Evidência orientada pelo CBRJ, sediada na FMP/FASE em parceria com o Centro de Medicina Baseada em Evidências da Universidade de Oxford. Os alunos de graduação dos diversos cursos de saúde da FMP/FASE são incentivados a participar do processo seletivo e ingressar no CBRJ, experimentar diferentes áreas de atuação do Centro, como traduções de artigos científicos focados em revisões sistemáticas, pesquisas, habilidades organizacionais, extensão e ensino, através de atividades de aprendizado presenciais e virtuais. São realizadas reuniões mensais com a participação de alunos e professores colaboradores do CBRJ para delineamento das atividades e discussão sobre as pesquisas em andamento. Através deste trabalho apresentamos como a IC voltada para a Saúde Baseada em Evidência pode contribuir para uma formação acadêmica de excelência de alunos de graduação.PE022 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Estágio em serviço público de saúde: percepções de estudantes de Odontologia e consonância com propostas curriculares
Carvalho CS, Lobachinski KC, Gaião MAGS, Schmitt EJ, Caldarelli PG, Gabardo MCL
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Propôs-se analisar se a percepção dos estudantes do curso de Odontologia acerca do estágio está de acordo com os objetivos de aprendizagem da disciplina Estágio Supervisionado em Serviço de Saúde (ESSS) da Universidade Positivo e com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). O desenho adotado foi o transversal quali-quantitativo. Uma amostra de conveniência contou com 135 estudantes do último ano do curso, de ambos os gêneros e turnos, que haviam concluído a disciplina de ESSS no ano de 2018 e que responderam a um questionário padrão entregue ao término do estágio. As perguntas abertas foram analisadas conforme Bardin e as categorias de análises foram estruturadas de acordo com as competências gerais descritas nas DCN: atenção à saúde, tomada de decisão, comunicação, liderança, administração e gerenciamento e educação permanente. A questão fechada foi analisada, quantitativamente, pela medida de frequências, em SPSS versão 21.0. Os estudantes afirmaram que puderam desenvolver habilidades e competências que corroboram o disposto nos objetivos de aprendizagem da disciplina de ESSS e nas DCN. A classificação do estágio como excelente foi feita por 80,0% dos pesquisados. Concluiu-se que a percepção dos estudantes acerca do estágio está em consonância com o proposto nos documentos que o norteiam.PE023 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Divulgação da ciência na sociedade como disciplina de um programa de pós-graduação
Hashizume LN, Quevedo AS, Lamers ML
Odontologia Preventiva e Social - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A divulgação científica é uma atividade complexa onde os conhecimentos científicos são disponibilizados de forma acessível à população para que ela possa utilizá-los no seu cotidiano e em tomadas de decisão. O Programa de Pós-graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul oferece a disciplina "Divulgação da ciência na sociedade" para os discentes matriculados nos cursos de mestrado e doutorado da universidade. O objetivo deste estudo foi avaliar a disciplina através do ponto de vista dos discentes concluintes. Participaram do estudo 36 discentes de diferentes programas de pós-graduação da universidade que concluíram a disciplina. Foi aplicado um questionário estruturado com questões que avaliavam a disciplina cursada. A maioria dos alunos se matriculou na disciplina por considerar que divulgar a ciência para a sociedade é uma das competências mais importantes para um pesquisador, devendo ser desenvolvida durante sua formação na pós-graduação. Todos os respondentes concordaram que o docente-pesquisador deve ter responsabilidade ético-político-social e que aumentar sua percepção sobre a importância da divulgação científica para a sociedade irá estimular a popularização da ciência em ações de inclusão social e redução das desigualdades. A divulgação da ciência para a sociedade deve ser vista como parte das responsabilidades de um docente-pesquisador, devendo este tema ser incluído na formação dos discentes de pós-graduação.PE024 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Implantação do biobanco de dentes na universidade do extremo sul catarinense
Guzzatti MFM, Dirschnabel AJ, Dallanora LMF, Ceretta RA, Bellettini AP, Gazola S, Pires PDS, Bernardi AV
Odontologia - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Biobanco caracteriza-se como uma instituição sem fins lucrativos com finalidade de concessão de dentes para realização de ensino, pesquisa e extensão. Possibilita o adequado armazenamento, desinfecção e condicionamento dos dentes, principalmente para realização de pesquisas científicas com os dentes do acervo. O objetivo deste trabalho é demonstrar a transição do Banco de Dentes Humanos para o Biobanco da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), dentro dos aspectos éticos e legais, proporcionando novos avanços tecnológicos e científicos na área odontológica. O estudo para implantação foi realizado através de uma pesquisa nas bases de dados: Scielo, Pubmed e Lilacs, e também com uma visita presencial a um Biobanco de outra instituição. Os resultados geraram um fluxograma de estratégias desde processo inicial ao final de implantação. A implantação do Biobanco na Unesc é um grande passo na pesquisa científica para nossa universidade de região.PE025 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Análise do perfil de egressos do grupo PET Odontologia da UFPel
Morel LL, Silva HG, Chaves ET, Ferreira NB, Altmam JG, Martos J
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo desse trabalho foi avaliar o perfil profissional dos egressos da Faculdade de Odontologia (FO) da UFPel participantes do Programa de Educação Tutorial (PET). Foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, utilizando um questionário eletrônico estruturado e autoaplicável como instrumento de coleta e enviado, via correspondência eletrônica, à todos os egressos da FO que participaram efetivamente do grupo PET e aceitaram participar desta pesquisa aprovada pelo CEP. Atividade profissional, níveis de formação e objetivos propostos pelo programa foram avaliados. O total de egressos foi de 89, desde a criação do grupo, em 1992, até o ano de 2019. Com as respostas obtidas (n=59), verificou-se que maior parte dos egressos que aderiram a pesquisa concluíram o curso entre os anos de 2004 até 2018 (59.5%), e apenas 24 (40.6%) em período anterior a 2004. Verificou-se que 25% atuam no serviço público, 44% no setor privado e 22% atuam em ambos. Em relação a titulação, apenas 4 (6,8%) não possuem nenhuma pós-graduação, e 53 (98.8%) atuam na região Sul do país, 39 (66%) são do sexo feminino e 20 (34%) do sexo masculino. Ao final do questionário, foi perguntado à respeito da influência da participação no grupo sobre a trajetória profissional, com intensidade progressiva de 1 a 5, gerando 19 respostas com nível 4, e 32 respostas com nível 5. Os resultados evidenciaram uma influência muito positiva da participação no grupo na vida profissional de seus ex-participantes, tanto no mercado de trabalho, quanto na vivência de pós graduação.PE026 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Experiências Interprofissionais do Programa Pet-Saúde na Estratégia de Saúde da Família em Minas Gerais
Sampaio JV, Santos DC, Pinho GHC, Freitas CTC, Campolina LRM, Ramos TMC, Oliveira V, Salas M M S
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, que tem por objetivo qualificar os profissionais e orientar a formação em saúde, tem por foco principal no presente edital a interprofissionalidade. O estudo visa relatar a experiência dos primeiros 12 meses de atuação do PET Saúde Interprofissionalidade na Estratégia de Saúde da Família Santa Paula. A equipe interprofissional é composta por tutores, preceptor e discentes dos cursos de medicina, nutrição e odontologia. Inicialmente foi realizado o diagnóstico situacional da ESF, o planejamento estratégico situacional sendo o problema priorizado o baixo autocuidado dos pacientes com a saúde. As intervenções consistiram em salas de espera informativas sobre os grupos operativos e serviços ofertados na ESF para um total de 32 participantes, dos quais 75% eram do sexo feminino e 25% do sexo masculino. Realizamos também uma atividade sobre o autocuidado e prevenção do câncer de mama no formato de café da manhã e roda de conversa com 35 usuárias. O PET-Saúde Interprofissionalidade na percepção dos discentes oferece aos estudantes oportunidades para aprendizado em conjunto com outros profissionais para desenvolver atributos e habilidades necessárias em um trabalho coletivo. As ações realizadas como parte do PET Interprofissionalidade além de promover a aproximação entre a academia, o serviço e a comunidade, beneficia a todos seus autores, ampliando as ações de promoção da saúde e prevenção para a comunidade; promovendo a educação e práticas interprofissionais e consequentemente reorientando a formação profissional.PE027 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Práticas integrativas e complementares na graduação de odontologia: a experiência na UFMG
Costa AA, Bretz YPM, Rocha IR, Moura RNV, Vale MPP, Lanza CRM, Santos VR, Paula JS
Odontologia Clinica e Infantil - ACADEMIA JUINENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAOUFMG) incentiva mecanismos de ensino para conhecimento e valorização das aplicações das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Odontologia. Nesse contexto,objetivou-se relatar as oportunidades de pesquisa, ensino e extensão sobre as PICS previstas na graduação da FAOUFMG, bem como apresentar os resultados encontrados à luz da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. A FAOUFMG oferta anualmente a disciplina optativa "Práticas Integrativas e Complementares na Odontologia", com carga horária teórico-prática de 45H. Em 2018, foi fundada a "Liga Acadêmica de Odontologia em Práticas Integrativas e Complementares (LAOPIC)" e as atividades como palestras, rodas de conversa, seminários e aulas práticas sobre as PICS acontecem quinzenalmente. Os graduandos da FAOUFMG também têm a oportunidade de participar do projeto de extensão "PICS: Acupuntura na Odontologia" com aulas teórico-práticas, atendimento clínico e atividades de educação em saúde sobre os benefícios das PICS. O envolvimento com a pesquisa resultou em 12 Iniciações científicas/Trabalhos de Conclusão de Curso, entre 2016 e 2019. Em junho de 2019 realizou-se um evento científico aberto ao público, com objetivo de divulgar as aplicações das PICS na Odontologia. O conhecimento sobre as PICS encontra-se em ascendência nas práticas de ensino da graduação em odontologia da FAOUFMG, com disseminação desse tema nas ações de ensino-pesquisa-extensão da instituição, por um novo modelo de formação em saúde.PE028 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Educação Interprofissional em Saúde Pública: avaliação e prontidão para a aprendizagem entre estudantes da UFMG
Rocha NB, Palmier AC, Freitas GL, Oliveira HN, Senna MIB, Castro PMMA, Gontijo ED
Odontologia Social e Preventiva - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Objetivou-se analisar a aplicação de sistema de avaliação de aprendizagem (ITOSCE - exame clínico objetivo estruturado em equipe interprofissional) em estudantes dos Estágios em Saúde Pública de quatro cursos da área de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia e sua prontidão para aprendizagem interprofissional. Foram utilizados questionários estruturados auto-aplicados sobre condução e satisfação do ITOSCE e a prontidão para aprendizagem interprofissional (Readiness Interprofessional Learning Scale - RIPLS). Para análise da diferença estatística significante, calculou-se teste t e Anova e o teste Qui-Quadrado para a concordância das assertivas isoladamente, considerando o nível de significância de 5%. Os questionários foram respondidos por 40 estudantes com idade média de 26,1 anos (±5,26). A pontuação média do ITOSCE foi alta, totalizando 90% dos pontos distribuídos, com associação ao curso (p˂0,01), sendo menores médias da Odontologia e Enfermagem. Foi verificada alta pontuação do RIPLS (87% dos pontos distribuídos), com maiores médias da Medicina e Fisioterapia. O estudante de Odontologia mostrou médias significativamente mais baixas em itens do RIPLS. Concluiu-se que o ITOSCE é uma ferramenta útil para avaliar competências desenvolvidas pelo ensino interprofissional e estimula o trabalho em equipe, bem como os estudantes apresentaram alta disponibilidade para ensino interprofissional. Evidenciou-se dificuldade ao trabalho em equipe pelos discentes da Odontologia.PE029 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Influência das redes sociais no desempenho acadêmico de estudantes universitários de odontologia
Santos LFN, Carneiro DPA, Santos PR, Meneghim MC, Vedovello-Filho M, Vedovello SAS
Programa de Pós-graduação Em Odontologia - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO HERMÍNIO OMETTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do uso das redes sociais na nota média de estudantes universitários de odontologia. Estudo observacional transversal realizado com 297 estudantes universitários de um Curso de Graduação em Odontologia. Foram incluídos no estudo indivíduos que faziam uso de pelo menos uma rede social. A percepção acerca da utilização das redes sociais e o desempenho escolar foram avaliados por meio de um questionário estruturado e auto administrado. Para caracterização dos participantes, foram incluídas questões sociodemográficas. Estudantes com questionários incompletos foram excluídos do estudo. Foram estimados modelos de regressão logística simples entre cada variável e o desfecho. As variáveis com p<0.20 nas análises simples foram levadas para o modelo múltiplo, permanecendo no modelo final as variáveis com p≤0.05. A diferença entre os grupos em relação as notas foram analisadas pelo test t de student. Não foi possível observar associação significativa entre o uso das redes sociais e a média das notas (p>0.05). No entanto, o grupo que usava as redes sociais por até 5 horas diárias apresentou média aritmética significativamente maior do que o grupo que fazia uso por mais de 5 horas (p<0.05). Concluiu-se que estudantes universitários que utilizam as redes sociais por um tempo superior a 5 horas diárias apresentaram pior desempenho acadêmico. (Apoio: Programa de Inicação Científica)PE030 - Pesquisa em Ensino
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9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva
Educação interprofissional na graduação em odontologia: análise da experiência em serviços de atenção primária à saúde
Olsson TO, Toassi RFC
Odontologia Preventiva e Social - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Esta pesquisa analisou a experiência de Educação Interprofissional (EIP) em serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) na graduação em Odontologia. Estudo de caso de abordagem qualitativa realizado com estudantes de Odontologia de Universidade Pública do Sul do Brasil que concluíram atividade de EIP (disciplina eletiva). Concluintes de 2012 a 2017 responderam um instrumento online com questões abertas (n=30) e os de 2018-2019 participaram de entrevistas semiestruturadas (n=8). O material textual foi interpretado pela análise de conteúdo (Bardin) considerando os níveis de avaliação de Kirkpatrick - reação, aprendizado, comportamento e resultado. O ensino por grupos de tutoria na APS mediado por professores facilitadores e a interação entre estudantes-professores-profissionais de diferentes profissões foram aspectos inovadores da experiência (reação). Os estudantes relataram aprendizados sobre cuidado em rede no Sistema Único de Saúde, processo de trabalho em equipe e desenvolvimento de competências colaborativas. No comportamento destacaram-se mudanças relacionadas à abordagem do paciente em clínica e o reconhecimento do cirurgião-dentista poder atuar em equipe. A característica eletiva da experiência aliada à limitação de novas atividades de EIP ao longo do currículo foram desafios observados. A experiência de EIP mostrou resultados positivos relacionados à reação, aprendizado e comportamento de estudantes de Odontologia. Atividades de EIP são recomendadas em currículos de Odontologia para complementar a educação uniprofissional. (Apoio: Bolsa de Iniciação Cientifica UFRGS)