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RESUMOS APROVADOS

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 2363 Resumo encontrados. Mostrando de 2251 a 2260


PE031 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Estresse ocupacional entre cirurgiões-dentistas que exercem docência do ensino superior privado
Chaves RS, Pinheiro CJ, Mania TV
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A docência é uma profissão cercada de fatores estressantes que podem evoluir para a Síndrome de Burnout (SB), caracterizada pela exaustão de energia e pelo esgotamento físico, psíquico e emocional do indivíduo. O objetivo dessa pesquisa transversal de abordagem quantitativa foi avaliar a prevalência do estresse e da SB entre cirurgiões-dentistas que exercem docência no Ensino Superior em uma Faculdade privada do interior da Bahia, investigando fatores associados. Foram entrevistados todos os 43 cirurgiões-dentistas docentes da Instituição, por meio de um questionário autoaplicável envolvendo questões biodemográficas e profissionais e os Inventários de Lipp (ISSL) e Burnout Maslach - General Survey. Obtiveram-se 40 questionários respondidos e válidos. A maioria dos docentes (67,50%) sentia-se sobrecarregada, estressada (72,50%) e esgotada (57,50%). O estresse, confirmado pelo ISSL, esteve presente em grande parte dos participantes (40,00%), sendo a fase de resistência a mais frequente (35,00%) com maior prevalência de sintomas físicos (25,00%), já a SB não foi detectada. Os principais fatores estressantes relatados pelos participantes foram o trabalho extra sala de aula e questões relacionadas aos discentes, como desinteresse e desrespeito.
Conclui-se que o estresse, na fase de resistência, esteve presente no exercício docente de cirurgiões-dentistas, apresentando-se associado ao sexo feminino e à autopercepção de estresse, sobrecarga e esgotamento.
PE032 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Método tradicional, ensino misto e modelo EaD - Impacto no desempenho acadêmico de alunos do curso de graduação em Odontologia
Fernandes MRU, Aranha ACC, Suzuki SS, Montalli VAM, Segundo ASG
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O curso de graduação em Odontologia é ministrado de maneira tradicional, com alunos e professores presentes em sala de aula. Porém, o uso de tecnologias como o "e-learning" é amplamente discutida. Devido a quarentena, imposta pela pandemia do COVID-19, os cursos de Odontologia tiveram que inovar na maneira de ministrar aulas e passar o conteúdo teórico. Assim, este estudo comparou 3 métodos de ensino (tradicional, misto associado à video aula e o modelo EaD) e a percepção dos alunos em turmas que cursaram a disciplina de Microbiologia na Faculdade São Leopoldo Mandic (SLM-Campinas). Foram avaliados 152 alunos que cursaram a disciplina nos anos de 2018 a 2020, com os mesmos professores e sistemas de avaliação. Os alunos foram submetidos à três métodos de ensino durante o semestre e avaliados quanto às suas opiniões à respeito da metodologia e ao rendimento na disciplina. Os alunos foram divididos em: G1-aulas presenciais (n=60); G2-aulas presenciais associadas à vídeo-aulas com 30 min de duração - resumo da aula (n=34); G3-aulas à distância - modelo EaD (n=58). Na turma G1 30% estiveram abaixo da média 7, no G2 23,52% ficaram abaixo da média e 29,41% obtiveram notas maiores que 8. No entanto, na turma de 2020 (G3), só 5,17% ficaram abaixo da média, enquanto 81,03% conseguiram nota maior que 8.
Sendo assim, é possível concluir que quando bem executado, o modelo de ensino à distância cumpre o papel de contribuir para a formação do graduando em Odontologia e, que mesmo o apoio didático de vídeo-aulas, pode impactar no desempenho acadêmico, quando comparado ao método tradicional.
PE033 - Pesquisa em Ensino
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Ambulatório Virtual: estratégia na Graduação e na Pós-Graduação para enfrentamentos de pandemia
Skelton-Macedo MC, Martins FC, Araujo ME, Michel-Crosato E, Carrer FCA
Dentística - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O SUS oferece serviço de teleconsultoria à Atenção Primária à Saúde (APS), mas os dados das avaliações nacionais mostraram que o uso do serviço por profissionais é tímido (menos de 10%). O Brasil possui grande extensão territorial e as distâncias são barreiras para o Sistema de Saúde. A teleconsultoria reduz distâncias, aumenta a resolução desse nível de atenção e corrige iniquidades, acesso e qualidade dos serviços, com redução de custo. O objetivo deste trabalho foi estimular alunos na adoção de ferramentas tecnológicas desde a graduação. Os resultados iniciais mostram a validade da estratégia: criou-se um ambulatório virtual, incluindo alunos de graduação (n = 20) e de pós-graduação - PG (n = 8), que está em sua terceira turma. Os alunos de PG recebem treinamento e transmitem aos de graduação. Realizou-se 674 teleconsultorias, principalmente versando sobre o processo de trabalho. O contexto da pandemia tende a aumentar exponencialmente esse registro. O tempo de resposta da equipe ao profissional solicitante foi ligeiramente superior a 5 dias e por Portaria deveria ser de até 72h
A estratégia mostrou-se promissora e reforça o potencial do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na solução rápida e eficaz de dúvidas dos profissionais e durante o processo de treinamento do alunos de PG e de Graduação. A estratégia reforça o potencial da relação ensino-serviço para a educação continuada e alta resolução de problemas nos serviços de saúde, com impacto positivo nos anseios e necessidades da população. O tempo de respostas é impactado pelo treinamento necessário.
(Apoio: CPDigi/Teleodonto FOUSP  |  UNIFESP)
PO001 - POAC
Área: 4 - Odontopediatria

Efeitos da placa palatina de memória sobre as estruturas e funções estomatognáticas de crianças com Síndrome de Down
Deps TD, Furlan RMMM, Pretti H, Borges-Oliveira AC
Odontopediatria - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Síndrome de Down (SD) tem como uma das características específicas a hipotonia dos músculos orofaciais. Sendo assim, Castillo Morales propôs o uso de um dispositivo intraoral denominado Placa Palatina de Memória (PPM) que visa melhorar a postura habitual de língua e de lábios. Este estudo buscou descrever o Projeto de Extensão "Abordagem multidisciplinar da hipotonia orofacial e protrusão lingual de bebês com Síndrome de Down" uma parceria entre os cursos de Fonoaudiologia e de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Alunos de graduação e pós-graduação, sob a supervisão dos professores, atuam de forma interdisciplinar na terapia miofuncional, na moldagem, confecção e instalação da PPM. A placa contém um botão estimulador que favorece o posicionamento da língua no palato e elevações na região do vestíbulo oral que estimulam o vedamento labial. Os atendimentos são para bebês com SD na faixa etária de 2 meses a 2 anos. A participação no projeto permite aos alunos uma experiência de muito aprendizado e eles relatam vontade de continuar no projeto nos outros semestres. O envolvimento da família é fundamental para o sucesso da intervenção. Os pais se mostram participativos nos atendimentos clínicos e nas terapias de acompanhamento. Relatam a escassez de oferta desse tipo de atendimento para bebês com SD e salientam a importância dos resultados como a modificação de tônus e postura dos lábios, língua e mandíbula observados em seus filhos.
O projeto consolida-se como uma atividade relevante para a sociedade, tanto no aspecto assistencial quanto no âmbito do ensino.
(Apoio: CAPES)
PO002 - POAC
Área: 4 - Odontopediatria

Alfabetização em saúde bucal: criação de um canal virtual com foco em crianças e adolescentes
Oliveira FMMPC, Queiroz AM, Arnez MFM, Lamarque GCC, Carvalho MS, Paula-Silva FWG
Doutorado - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A alfabetização em saúde bucal é um processo que visa propiciar ao indivíduo a capacidade de obter, processar e compreender informações sobre saúde bucal para tomar decisões adequadas. Este projeto de ensino e extensão está centrado na Educação Básica e tem o objetivo de divulgar formas de prevenção de doenças bucais em paralelo à capacitação de professores para inserção deste conteúdo em sala de aula. No estudo piloto foi elaborado material didático na temática "Defeitos do Esmalte Dentário", composto por vídeos educativos para crianças e adolescentes e vídeo-aulas de curta duração com finalidade de promover ensino e capacitação de professores à distância. O material foi disponibilizado on-line no canal "Alfabetização em Saúde Bucal" na Plataforma YouTube. A divulgação foi realizada nas redes sociais Instagram e Facebook. No canal, os registros de acesso tem sido mensurados eletronicamente e avaliados quanto a sua distribuição geográfica. Para os professores da Educação Básica, o contato com a equipe está disponibilizado por meio de divulgação de e-mail ou redes sociais ao final da vídeo-aula. Essa interação permite que as dúvidas sejam dirimidas e o recebimento de feedback sobre a temática apresentada e novas sugestões.
Nossa proposta visa contribuir para a formação de professores da Educação Básica e difundir às crianças e adolescentes informações sobre saúde bucal. Acreditamos que essa estratégia favoreça a educação em saúde bucal, o reconhecimento de problemas e seus determinantes e, de modo mais amplo o auto-cuidado, a autonomia individual e coletiva.
PO003 - POAC
Área: 4 - Odontopediatria

Capital social e percepção de saúde bucal de escolares
Tuchtenhagen S, Haubert G, Agostini BA, Emmanuelli B, Ortiz FR
Ciências da Saúde - UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES - CAMPUS ERECHIM
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Capital social, um termo que descreve os recursos resultantes das relações sociais, tem sido associado a melhores condições de saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre capital social e percepção de saúde bucal de escolares. Os dados são provenientes de um estudo transversal realizado em 2019 com 354 pais e escolares de 12 anos, de 15 escolas de Erechim-RS. Um questionário estruturado foi enviado aos responsáveis para verificar as características socioeconômicas das famílias; as crianças responderam a um questionário sobre suas características, última ida ao dentista e relações sociais. O capital social foi mensurado por meio do auto-relato de encontros com amigos e uso de aplicativos de mensagens; a autopercepção de saúde bucal foi mensurada por meio da questão global do Child Perceptions Questionnaire 11-14. Os dados foram ajustados a um modelo de regressão logística multinível, respeitando o agrupamento dos estudantes em escolas, com inserção de variáveis de acordo com um modelo teórico conceitual. Após ajuste, observou-se que escolares provenientes de famílias com rendimentos inferiores a 3 salários mínimos (OR = 2,48, p = 0,002), que não participavam de grupos de mensagens com os amigos (OR = 2,35, p = 0,015) e que não haviam visitado o dentista nos seis meses anteriores à coleta de dados (OR = 2,07, p = 0,027) tinham maior chance de classificar sua saúde bucal como regular ou ruim.
Conclui-se que as relações sociais virtuais estão associadas à forma como os adolescentes percebem sua saúde bucal.
PO004 - POAC
Área: 4 - Odontopediatria

Integralidade da atenção à saúde bucal na infância: produção de saúde em uma brinquedoteca
Amaral DC, Franco LLMM, Martorell LB, Romanowski FNA, Gomes CC, Azevedo MN, Reis LBM
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANGÉLICA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta pesquisa no ensino busca apresentar a produção de saúde em uma brinquedoteca relacionada à clínica odontopediátrica. A análise pautou-se em relatórios das ações de produção de saúde, numa visão de clínica ampliada,preconizada na Política Nacional de Humanização. A brinquedoteca é um espaço anexo da sala de espera da clínica odontopediátrica e seu uso está indicado para crianças e adolescentes até doze anos. A abordagem clínica tem sido feita direcionada para a singularidade do sujeito e da complexidade do processo saúde doença. As atividades foram realizadas nos anos 2018 e 2019, sendo atendidas 1.082 crianças/adolescentes, com idade média de 7,5 anos(DP=1,9), por meio do lúdico, com uso de fantoches e brinquedos pedagógicos e aconteceram sob a supervisão de professora cirurgiã-dentista, com colaboração de 38 acadêmicos em atividade não curricular, alternados nos quatro semestres. O atendimento odontológico inicia-se na brinquedoteca, a partir da história social mediante os fatores determinantes e condicionantes da saúde e finaliza no processo reabilitador no cenário odontológico.
Considera-se que proporcionar um atendimento clínico odontológico sensível para o cuidado, centrado na criança-adolescente, e produzir saúde na oferta do tratamento odontológico têm sido essencial para um cuidado humanizado. Buscou-se assim extrapolar a mera reabilitação clínica de um contexto restrito a boca para outro universo, englobando suas percepções e contexto de vida buscando a integralidade da atenção à saúde.
PO005 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Sistema prisional no sertão de Pernambuco: avaliação da saúde bucal dos apenados em Arcoverde
Silva IKS, Moreira MHBA, Rocha FN, Ferst HM, Brito ALB, Vidal HG
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Projeto de Extensão "Sistema prisional no sertão de Pernambuco: Avaliação da saúde bucal dos apenados em Arcoverde" realizou atividades de reafirmação do compromisso universitário com a transformação social em benefício da saúde bucal da população carcerária do presídio Advogado Brito Alves- PABA, localizado no município de Arcoverde-PE. Objetivando esclarecer, orientar e estimular os detentos sobre as práticas de autocuidado em higiene bucal e sobre a importância do autoexame da boca como medida preventiva e de diagnóstico foi criada uma equipe composta por 6 integrantes, 2 docentes e 4 discentes, que atuou segundo as normas de segurança da instituição, utilizando-se de metodologias ativas de ensino: roda de conversa com apoio de material expositivo, realização de dinâmica de mitos e verdades sobre as questões que interferem na saúde bucal, demonstração em manequim de técnicas de escovação, e aplicação de questionário semiestruturado. Ao fim do projeto, 153 apenados que estavam matriculados em 2019.2 na escola do PABA, participaram das atividades de prevenção, educação e promoção de saúde bucal e relataram a falta de conhecimento sobre a importância da identificação de lesões na boca e técnicas de escovação adequada.
Assim, por meio de uma interação social humanizada entre alunos, professores, detentos e equipe de saúde e segurança do PABA, o presente projeto promoveu a elucidação de dúvidas sobre saúde bucal e ressignificou as percepções dos apenados sobre as implicações do autocuidado da boca para sua qualidade de vida, fortalecendo o conteúdo trabalhado.
(Apoio: Programa de Fortalecimento Acadêmico - PFA da UPE, Edital PFA Extensão - 01/2019.)
PO006 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Taxas de procedimentos odontológicos e meta de exodontias no município de Canoas: uma série histórica de 10 anos
Oliveira DD, Rosa CH, Bavaresco CS, Busato ALS, Lund RG, Moura FRR
Saúde Comunitária Em Odontologia - UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliação da produção ambulatorial constitui-se em uma ferramenta importante para a vigilância contínua dos serviços de saúde, contribuindo com o (re)planejamento. Logo, o objetivo do estudo foi compor uma série histórica de 10 anos dos procedimentos odontológicos realizados nos serviços de Atenção Primária e Secundária no município de Canoas e verificar as taxas de procedimentos de exodontia, comparando-as com a meta do Plano Anual de Saúde (PAS). A coleta foi realizada na base de dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), através do TABNET. Após a coleta os dados foram exportados para o Microsoft Excel e agrupados em blocos: exodontias, restauradores, preventivos, periodontais, endodônticos/urgências e outros procedimentos. Após análise descritiva, foi realizado teste de Kruskal Wallis, para comparação das médias, e teste t para uma amostra, para a comparação das taxas com a meta do PAS (redução de 3,2 para 2,8). As médias das taxas de exodontias de 2009 a 2018 foram, utilizando os critérios da Atenção Primária e do Indicador de Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (IDSUS), respectivamente, de 4,46 e 4,83. No entanto, na série histórica, verificou-se uma redução das taxas de exodontias nos últimos anos, apresentando as maiores taxas referentes aos procedimentos periodontais.
Assim, conclui-se que a série histórica evidencia a redução das taxas de exodontias no município, porém, as médias das taxas no período avaliado foram altas quando comparadas com a meta estabelecida pelo PAS (2,8) do município de Canoas.
PO007 - POAC
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Fissuras labiopalatinas no Brasil: série histórica de dez anos e análise da infraestrutura dos hospitais habilitados
Silva RS, Pinto RS, Macari S, Werneck MAF
Odontologia Social e Preventiva - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Estudos que elaboram séries históricas mostram a evolução de um problema, justificando pesquisas mais aprofundadas. A Portaria SAS/MS n°62, de 19/04/1994, estabelece normas para o cadastro dos 29 hospitais que realizam, para ao Sistema Único de Saúde (SUS), procedimentos de reabilitação aos portadores de Fissuras Labiopalatinas (FLP). Este estudo elaborou uma série histórica de 2008 a 2017 das FLP para as 5 regiões naturais e as 27 unidades federativas do país, e buscou conhecer a estrutura dos hospitais habilitados pela Portaria. Utilizando o banco de dados provenientes do Sistema de Nascidos Vivos (SINASC) foram calculadas as taxas de prevalência das FLP, dividindo-se o número de nascidos vivos com fissuras por residência da mãe, pelo total de nascidos vivos no mesmo ano e local, multiplicando-se por 100.000. A comparação das taxas das FLP, revela que estas são mais expressivas no Sul do país. A infraestrutura dos hospitais foi obtida por meio de acesso ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). As principais defasagens encontradas foram nos equipamentos e em relação às instalações físicas. Além disso, uma parcela mínima dos hospitais é composta por um quadro profissional com todas as áreas necessárias.
Desta forma, a série histórica contribui para a contextualização, entendimento da evolução da prevalência das FLP no país e justifica estudos mais aprofundados em regiões mais afetadas; e o preenchimento adequado das fichas do CNES, além de ser obrigatório, subsidiam decisões políticas, planejamento, monitoramento e avaliação em saúde.