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cursos e simpósios 2020


37ª Reunião Anual da SBPqO Virtual - 9 a 12 de setembro de 2020.
Programação sujeita a alterações
Os cursos serão gratuitos a todos os participantes inscritos. Não é necessário que se façam reservas.

Sábado - 12 de Setembro de 2020
Cursos e Simpósios

HORÁRIO ATIVIDADE
PERÍODO - MANHÃ
PERÍODO - TARDE
14h15 - 15h55

"SIMPÓSIO TRAUMA - ABORDAGENS TERAPÊUTICAS INTERDISCIPLINARES FRENTE AOS TRAUMATISMOS DENTÁRIOS"


Coordenadora: Profa. Lucianne Cople Maia (UFRJ)

Ministradores:

14h15 - 15h05

Prof. Carlos José Soares (UFU) - Trauma dental - evidências na tríade: contenção, restauração & proteção

15h05 - 15h55

Profa. Adriana de Jesus Soares (FOP/UNICAMP) - Revascularização/Revitalização pulpar como opção terapêutica em dentes traumatizados com rizogênese incompleta

Um dos maiores desafios enfrentados na endodontia é o tratamento de dentes com rizogênese incompleta e necrose pulpar. O desenvolvimento das paredes do canal é interrompido e esses dentes apresentam em sua estrutura paredes de dentina radicular finas e susceptíveis a fraturas, e um ápice amplo e aberto que dificulta tecnicamente o tratamento. Os procedimentos para revascularização/ revitalização pulpar pode ser definido como a diferenciação de células progenitoras da porção apical de dentes jovens que passam a colonizar o canal radicular, resultando na deposição de tecido mineralizado nas paredes dentinárias. Este procedimento, atualmente, é indicado para dentes jovens com rizogênese incompleta como uma alternativa para o tratamento tradicional de apicificação.  Apesar de ser a terapia mais classicamente empregada, a permanência desta medicação por longos períodos pode levar a fragilidade das paredes radiculares. Diante disso, há uma constante busca por novas alternativas de tratamento que possibilitem o completo desenvolvimento das raízes sem que as mesmas fiquem fragilizadas. A revitalização emergiu como uma nova opção para o tratamento de dentes jovens com necrose pulpar, utilizando técnicas terapêuticas tais como: a indução da formação de coágulo no interior do canal radicular e aplicação de pastas poliantibióticas e medicações, com intuito da complementação radicular em comprimento, também o aumento da sua espessura, e aumento da resistência.

16h10 - 17h50

"SYMPOSIUM - CLINICAL RESEARCH - FROM PLANNING TO SYNTHESIS OF CLINICAL DATA"


Coordenadora: Dra. Angela Mayumi Shimaoka (Clinical and Scientific Consultant - DMG)

Ministradores:

16h10 - 17h00

Dr. Susanne Effenberger - Head of Clinical Research - (DMG-Germany) - How to plan clinical trials? A guide on clinical trial design

The demand for clinical research is constantly growing, not only driven by science itself but by increasing regulatory requirements. Evaluation of the clinical performance of medical devices is essentially based on clinical data which are and become more and more the benchmark for quality in this field. A variety of information on how to design clinical trials, a range of methodologies, guidance documents and frameworks are available to assist researchers.
This lecture will give an overview over the most important information for successful conduct of a clinical trial, sharing with the audience difficulties and solution approaches. This presentation will help to decide and choose between different designs, explain how they can be best applied to the research hypothesis, and evaluate the quality of the generated clinical data.

17h00 - 17h50

Prof. Dr. Falk Schwendicke - Chair and Head, Department of Oral Diagnosis, Digital Health and Health Services Research (Charité – University Medicine Berlin, Germany) - How to make sense of all the studies? A guide on synthesis methods for clinical data

Given an increasing interest in meta-research, i.e. research synthesizing and contrasting studies in a field against each other, a range of methodologies, guidance documents and frameworks are available to assist researchers. For clinical data, systematic reviews, meta-analysis, network meta-analysis, sequential analysis and many more synthesis options are available. The lecture will cover how to decide between them, apply them, and will critically evaluate the robustness stemming from most of them. The audience will afterwards have an overview over the available instruments, and have an understanding as to when and how to use them, building a foundation for more research into this promising and emerging field.

Patrocínio DMG Germany

18h30 - 19h30

"PALESTRA MAGNA DE ENCERRAMENTO - IMPACTO DA PESQUISA NA SAÚDE"


Ministrador: Prof. Marcelo Araújo (American Dental Association - ADA)

Mediadora: Profa. Isabela Almeida Pordeus (Presidente SBPqO)

14h15 - 16h45

"SIMPÓSIO ESTUDOS IN VITRO E IN SITU: ESCOLHA DO MODELO E CÁLCULO AMOSTRAL"


Coordenadora: Profa. Cínthia Pereira Machado Tabchoury (FOP/UNICAMP)

Palestras:

14h15 - 15h05

Prof. Jaime Aparecido Cury (FOP/UNICAMP) - Modelos in vitro e in situ: Validade em Odontologia.

Tanto as doenças como alterações estéticas dentais podem de modeladas in vitro e/ou in situ. Esses modelos servem não só para fazer pesquisa básica de mecanismos mas também como indicador se um estudo clínico final deva ser feito. Entretanto, os resultados obtidos com esses modelos só terão valor se os modelos desenvolvidos forem validados em termos de dose-resposta ao desfecho em avaliação. Nesta apresentação será discutida a validação de modelo in vitro para estimar o potencial anticárie de dentifrício de baixa concentração de fluoreto e de modelo in situ para avaliar a cariogenicidade de produtos da dieta.

15h05 - 15h55

Prof. Martinho Campolina Rebello Horta (PUC-MG) - Cálculo Amostral em Estudos Laboratoriais

O cálculo amostral é uma etapa relevante durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa e depende especialmente de três fatores: nível de significância, poder do teste e tamanho do efeito. Neste simpósio abordaremos os fundamentos do cálculo amostral, com ênfase em Estudos Laboratoriais em Odontologia.

15h55 - 16h45

Prof. Yuri Wanderley Cavalcanti (UFPB) - A Escolha do Teste Para Estudos Laboratoriais

A escolha do teste estatístico é parte fundamental para correta análise inferencial dos dados de pesquisa. A escolha do teste será orientada inicialmente pela pergunta de pesquisa e hipótese estatística que pesquisador deseja responder. A partir da definição da hipótese estatística, o pesquisador deverá identificar: as variáveis de pesquisa, a distribuição dos dados do estudo, o número de grupos envolvidos e a dependência entre as variáveis. Espera-se que o expectador, ao final do curso, adquira a habilidade de realizar a escolha do teste a partir de fluxogramas discutidos na apresentação.

17h00 - 17h50

"CURSO - RESTAURAÇÕES COM MATERIAIS BIOATIVOS: CONSIDERAÇÕES CLÍNICAS E CIENTÍFICAS"


Coordenadora: Profa. Sílvia Maria Ribeiro de Alencar Gonçalves - UFRJ

Ministradora:

Profa. Larissa Maria Cavalcante (UVA) - Restaurações com materiais bioativos: considerações clínicas e científicas

O conhecimento científico da doença cárie, associado ao desenvolvimento de materiais adesivos à base de metacrilatos, possibilitou a inclusão de medidas preventivas e a adoção de procedimentos não-, minimamente invasivos ou mais conservadores em Odontologia. Tema de extensos debates e inúmeras publicações, hoje se considera que é possível obter restaurações longevas, desde que bem empregados pelo clínico, e em pacientes com efetivo controle de biofilme. Entretanto, essencialmente na ausência destas condições ideais, tais materiais são susceptíveis à degradação pela ação da saliva e do biofilme oral, aliados as atuações geradas por fatores físicos e mecânicos na cavidade oral. Neste contexto, a presente palestra objetiva abordar os aspectos clínicos e científicos de desenvolvimento e aplicabilidade de materiais bioativos desenvolvidos num esforço para diminuir a degradação da matriz polimérica no ambiente oral.

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Professores de Dentística – GBPD

14h15 - 15h05

"SIMPÓSIO - CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS DAS BOAS PRÁTICAS DE PESQUISA"


Coordenadora: Profa. Maria Gabriela Haye Biazevic (FOUSP)

Palestras:

Profa. Cláudia Bauzer Medeiros (Coordenacao do Programa em eScience e Data Science da FAPESP) - Gestão / Plano de dados em Pesquisa

Planos de Gestao de Dados se tornaram parte essencial das boas praticas de pesquisa, e ha alguns anos vem sendo exigidos por todas as agencias de fomento da America do Norte, Uniao Europeia e Oceania. No Brasil, sao elemento obrigatorio de um grande numero de modalidades de projetos FAPESP, sendo inclusive um dos quesitos avaliados na analise das propostas, A palestrante ira apresentar diretrizes para preparar tais planos e explicar as razoes da sua relevancia crescente.

 

Prof. Ricardo Antunes Azevedo (ESALQ/USP) - Plágio e outros desvios de conduta na comunicação científica

Durante a apresentação pretendo pontuar alguns exemplos graves de má-conduta de pesquisadores em relação a publicação de dados em periódicos, tais como o plágio, fraude de dados, questões de autoria, manipulação de métricas, entre outros. Ao pontuar, pretendo deixar claro o impacto negativo e suas consequências aos pesquisadores, instituições, periódicos, a sociedade em geral, etc, e o quanto é importante o preceito ético nas atividades. É importante entender que o a conhecida referência ao “publish or perish” pode também acabar em “publish and perish”!

15h05 - 15h55

"CURSO - CIÊNCIA ABERTA"


Coordenador: Profa. Maria Gabriela Haye Biazevic (FOUSP)

Ministrador:

Prof. Rafael Sarkis Onofre (IMED)

Ciência aberta faz referência a um modelo de prática científica que, em consonância com o desenvolvimento da cultura digital, visa a disponibilização das informações a todos níveis da sociedade de maneira transparente e abrange uma séria de prática que vão desde o acesso a literatura até o compartilhamento dos dados e seu reuso. O objetivo da atividade é apresentar as diferentes práticas de ciência aberta e discutir a sua importância. 

15h55 - 16h45

"CURSO - TRANSPARÊNCIA NA PESQUISA"


Coordenador: Prof. Saul Martins Paiva (UFMG)

Ministradores:

Prof. Fausto Medeiros Mendes (FOUSP)

Prof. David Normando (UFPA)

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Professores de Ortodontia e Odontopediatria – GRUPO

17h00 - 17h50

"CURSO - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E BIG DATA"


Coordenador: Prof. Edgard Michel-Crosato (FOUSP)

Ministrador:

Prof. Alexandre Dias Porto Chiavegatto Filho (FSP/USP)

O rápido aumento na quantidade de dados em saúde tem aberto novas oportunidades para a saúde brasileira. Entre as várias novidades proporcionadas pelo big data, terá destaque o uso de modelos preditivos de inteligência artificial, conhecidos como machine learning. A palestra tem como objetivo apresentar essa área em rápido crescimento, além de seus benefícios, limitações e possíveis aplicações.

14h15 - 15h05

"CURSO - AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM: QUAIS AS ESTRATÉGIAS PARA PRODUZIR CONHECIMENTO?"


Coordenadora: Profa. Vania Regina Camargo Fontanella (UFRGS)

Ministrador: Prof. Rodrigo Guerra de Oliveira (SUPREMA, Comissão de Ensino da ABENO)

A formação do cirurgião-dentista com perfil generalista, crítico e  reflexivo, conforme preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais, parte de uma premissa importantíssima que e é a idealização de uma avaliação do ensino-aprendizagem ativa, contínua e processual, embasada nos princípios dialógicos, que considera o grau de compreensão do estudante e o ritmo de trabalho de quem ensina e de quem aprende. A avaliação engloba dimensões somativa e formativa, de modo a permitir o diagnóstico do desenvolvimento do estudante nos diferentes momentos do processo pedagógico, no que diz respeito aos conhecimentos adquiridos, habilidades e atitudes desenvolvidas, possibilitando ao estudante refazer trajetos e recuperar conteúdos não dominados no percurso. Articular todos esses aspectos exige que docentes e discentes aprendam a transformar os momentos avaliativos em oportunidades únicas de ensino-aprendizagem. A proposta é discutir trilhas de aprendizagem e refletir sobre os processos avaliativos já existentes, no sentido de contribuir para tornar esses momentos (outrora conhecidos como acerto de contas) em uma ótima oportunidade de autoavaliação docente, discente  e também de todo o processo de formação.

Em parceria com a Associação Brasileira de Ensino Odontológico – ABENO

15h05 - 15h55

"CURSO - TELEEDUCAÇÃO E TELEDIAGNÓSTICO EM ESTOMATOLOGIA E PATOLOGIA ORAL: COMO ESTÃO AS EVIDÊNCIAS CIENTIFICAS?"


Coordenadora: Profa. Manoela Domingues Martins (UFRGS)

Ministrador: Prof. Vinicius Coelho Carrard (UFRGS)

O diagnóstico das lesões de mucosa bucal, em especial o câncer de boca, usualmente geram dificuldades aos cirurgiões-dentistas. Em função disso, muitos casos são encaminhados para consulta em serviços especializados em Estomatologia. No Brasil, a rede pública de assistência a saúde não dispõe de uma rede bem estruturada, resultando em longas filas de espera e atrasando o estabelecimento do diagnóstico. Neste contexto, estratégias envolvendo a tecnologia da informação têm potencial para amenizar o problema, seja por meio da teleeducação e do telediagnóstico. Esta apresentação se propõe a refletir sobre potencial dessas ações, resultados alcançados, perspectivas, bem como sobre os desafios a serem superados nos próximos anos no Brasil e em outros países onde esses recursos vêm sendo explorados.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral – SOBEP

16h10 - 17h50

"SIMPÓSIO - DESMISTIFICANDO AS ANÁLISES DE DADOS EM REVISÃO SISTEMÁTICA"


Coordenadora: Profa. Daniela Prócida Raggio (FOUSP)

Ministradoras:

16h10-17h00

Profa. Carolina Castro Martins (UFMG) - Existe diferença no uso do GRADE para meta-análises e network meta-análise?

O GRADE (Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation) foi desenvolvido pelo GRADE Working Group da Cochrane, sendo uma abordagem sensível para avaliar a certeza da evidência e força da recomendação em saúde. O GRADE tem sido muito usado por guidelines e revisões sistemáticas na área médica. Embora as primeiras publicações sejam de 2004, seu uso na Odontologia tem crescido apenas nos últimos anos. O uso do GRADE requer extenso treinamento, e sua aplicação varia de acordo com o tipo de análise. Para meta-análise de comparações diretas de ensaios clínicos randomizados, existem cinco domínios para rebaixamento da certeza da evidência:  risco de viés, inconsistência, imprecisão, evidência indireta e viés de publicação. No entanto, a avaliação da certeza da evidência usando o GRADE para network meta-análise não segue os mesmos padrões para avaliação da certeza da evidência considerando meta-análise tradicional. Para avaliação das estimativas diretas e indiretas, deve-se considerar intransitividade, incoerência e imprecisão. Saber julgar cada critério em cada caso é fundamental para evitar associações espúrias da certeza da evidência.

17h00-17h50

Profa. Alessandra Reis (UEPG) - Quando usar a Meta-Análise de Comparação Direta e a Network Meta-Análise?

14h15 - 15h05

"CURSO - A UTILIDADE DOS GRÁFICOS DIRETOS ACÍCLICOS (DAG) EM ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS"


Coordenador: Prof. Heitor Marques Honório (FOB/USP) 

Ministrador: Prof. Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu (UFMG)

O curso abordará conceitos gerais sobre Gráficos Diretos Acíclicos (DAG) em estudos epidemiológicos em saúde bucal. As ferramentas disponíveis no site http://www.dagitty.net/ serão utilizadas para demonstrar a construção destes gráficos. 

15h05 - 15h55

"CURSO - PERIODONTITE: ENTENDENDO SUA RELAÇÃO COM A SAÚDE SISTÊMICA E DEFININDO ESTRATÉGIAS TERAPÊUTICAS MAIS EFETIVAS"


Coordenador: Prof. Sergio Kahn (UVA)

Ministradores:

Prof. Ricardo Fischer (UERJ)

Profa. Magda Feres (UnG)

Prof. Enilson Sallum (FOP/UNICAMP)

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Periodontia – SOBRAPE

15h55 - 16h45

"CURSO - RELAÇÃO DA ATEROSCLEROSE E DA DIABETES COM A PERIODONTITE APICAL"


Coordenador: Prof. Marco Antônio Hungaro Duarte (FOB/USP)

Ministradores:

Prof. Luciano Tavares Ângelo Cintra (FOA/UNESP)

Prof. Maximiliano Shünke Gomes (PUC/RS)

Será realizada associação da presença de periodontite apical e problemas sistêmicos como a Diabetes e problemas cardíacos. Será apresentados estudos realizados em modelos animais e estudos epidemiológicos realizados sobre o assunto e as perspectivas futuras em relação à essa temática e nortear a realização para estudos futuros.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Endodontia – SBEndo

17h00 - 17h50

"CURSO - DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DAS DORES OROFACIAIS: ESTADO ATUAL E PERSPECTIVAS FUTURAS"


Ministrador: Prof. Leonardo Rigoldi Bonjardim (FOB/USP)

Moderadora: Profa. Daniela Godoi Gonçalves (FOAR/UNESP)

As dores orofaciais são condições bastante prevalentes e que frequentemente levam à incapacitação funcional, com marcante impacto na qualidade de vida e socialização dos pacientes. Após um longo período de exploração de aspectos meramente mecânicos na definição do diagnóstico e terapia, a ciência voltou-se para um modelo biopsicossocial, onde a interação de aspectos neuronais e comportamentais são fundamentais na elaboração das estratégias de controle.

Assim, atualmente são propostos critérios de classificação hierárquicos e validados, além de técnicas de tratamento baseado em evidências robustas. Como perspectiva, estima-se que se possa priorizar, nesse cenário, os mecanismos que conduzem a mantêm a dor, otimizando a eficácia das terapias combinadas, proporcionando alívio das dores persistentes, o que culmina com a melhora da qualidade de vida e reintegração do paciente na sociedade.

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial – SBDOF