Siga-nos nas redes sociais:

cursos e simpósios 2020


37ª Reunião Anual da SBPqO Virtual - 9 a 12 de setembro de 2020.
Programação sujeita a alterações
Os cursos serão gratuitos a todos os participantes inscritos. Não é necessário que se façam reservas.

Sábado - 12 de Setembro de 2020
Cursos e Simpósios

HORÁRIO ATIVIDADE
PERÍODO - MANHÃ
08h45 - 11h15

"SIMPÓSIO - ESTRATÉGIA PARA ESCOLHA DE DESFECHOS E ANÁLISE DE DADOS EM ESTUDOS CLÍNICOS"


Coordenador: Prof. Giuseppe Alexandre Romito (FOUSP)

Palestras:

08h45 - 09h35

Profa. Magda Feres (UnG) - Importância e Estratégias para Escolha de Desfechos em Estudos Clínicos

Um dos passos mais importantes ao se desenhar um Ensaio Clínico é a seleção do desfecho primário. Esse parâmetro determinará o tamanho amostral mínimo para garantir poder estatístico adequado ao estudo e definirá se existe ou não diferença entre os grupos experimentais. Agências reguladoras e normativas para desenho de estudo clínico sugerem que desfechos clinicamente significativos (ou diretos) devem ser capaz de medir como um paciente se sente, age ou sobrevive.  No entanto, nem sempre é possível optar por um desfecho direto, seja porque a resolução da doença não está associada a sintomas evidentes ou porque o desfecho escolhido é um evento raro que muitas vezes se manifesta apenas a longo prazo. Sempre que não for viável escolher um desfecho direto, um desfecho substituto (ou indireto), como um biomarcador ou uma medida clínica, pode ser usado como alternativa. A utilização desses desfechos substitutos difundiu o conceito de treat-to-target (tratar uma doença até que uma meta clínica ou laboratorial pré-especificados sejam alcançados) na medicina. Porém, essa estratégia ainda é pouco utilizada na odontologia. A maioria dos estudos clínicos em odontologia utilizam desfechos substitutos, mas que na maioria das vezes não refletem uma meta clínica final do tratamento e/ou não indicam benefícios reais para os pacientes. O objetivo dessa apresentação é discutir sobre a escolha de desfechos em estudos clínicos na odontologia e estratégias para essas escolhas. Um exemplo da utilização do conceito de treat-to-target em estudos clínicos periodontais será apresentado.

 

09h35 - 10h25

Prof. Heitor Marques Honório (FOB/USP) - Cálculo Amostral  Para Estudos Clínicos

O cálculo amostral consiste em uma etapa essencial para o planejamento de um estudo clínico randomizado. Contudo, a definição da amostra ideal para um trabalho científico é cercada de dúvidas por muitos pesquisadores e um mal planejamento amostral pode impactar negativamente nos resultados finais, na interpretação e na validade dos dados de um estudo. O cálculo amostral não é um processo mágico ou empírico e o pesquisador enfrentará dificuldades enquanto não conhecer alguns conceitos simples que estão por trás desta etapa do planejamento científico. Neste simpósio, de uma maneira breve, direta e lúdica, serão abordados os princípios fundamentais que envolvem a determinação do tamanho amostral de um estudo clínico. Por meio de diversos exemplos clínicos práticos utilizando-se softwares gratuitos, os inscritos poderão, mesmo diante das particularidades da sua pesquisa, conhecer e compreender os parâmetros que influenciarão na sua amostra final. A partir daí, calcular a amostra de um estudo clínico nunca mais será tão complicado. Materiais de apoio disponíveis em: www.youtube.com/pesquise.

10h25 - 11h15

Prof. Maximiliano Sérgio Cenci (UFPel) - Análises de Sobrevida em Estudos Clínicos

11h30 - 12h20

"CURSO - ESTADO DA ARTE EM PESQUISA E PRÁTICA CLÍNICA: QUÃO GRANDE É O GAP EM MATERIAIS DENTÁRIOS?"


Coordenador: Prof. Murilo Baena Lopes (UNOPAR)

Ministrador: Prof. Fabricio Collares (UFRGS)

Em parceria com o Grupo Brasileiro de Materiais Dentários - GBMD

12h30 - 14h00

"SIMPÓSIO - CLOREXIDINA: EVIDÊNCIAS RELEVANTES PARA SEU USO NA CLÍNICA ODONTOLÓGICA"


Ministradores: 

Prof. Cassiano Kuchenbecker Rösing (UFRGS)

Prof. Juliano Cavagni (UFRGS)

Profa.Patricia Weidlich (UFRGS)

Profa. Sabrina Carvalho Gomes (UFRGS)

Patrocínio Colgate

08h45 - 10h25

"CURSO INTERNACIONAL - S-PRG TECHNOLOGY: SCIENTIFIC EVIDENCE AS THE BIO-ACTIVE MATERIAL AND IMPACT ON THE CLINIC."


Coordenador: Prof. Carlos Rocha Gomes Torres (ICT-UNESP/SJC)

Ministrador: Prof. Junji Tagami (Tokyo Medical and Dental University - TMDU)

Patrocínio SHOFU - Japão

10h25 - 11h15

"CURSO - OS BENEFÍCIOS DOS GIOMERS COMO MATERIAIS BIOATIVOS NA ODONTOLOGIA PREVENTIVA E RESTAURADORA"


Ministradoras: 

Profa. Taylane Soffener Berlanga de Araújo (UNORP/UNIPÓS de São José do Rio Preto-SP)

Profa. Alessandra Bühler Borges (ICT-UNESP-SJC)

Patrocínio SHOFU - Japão

11h30 - 12h20

"CURSO - ANESTESIOLOGIA: EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS ATUAIS"


Ministradora: Profa. Juliana Ramacciato (SL Mandic)

Patrocínio DFL

09h35 - 10h25

"SIMPÓSIO PARA EDITORES"


Coordenador: Prof. Sigmar de Mello Rode (ICT-SJC/UNESP e ABEC)

Ministrador: 

Prof. Ricardo Antunes Azevedo (ESALQ/USP) - O papel do editor frente aos indicadores de citação da revista

10h40 - 12h20

"SIMPÓSIO - DESAFIOS NA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA"


Coordenador: Prof. Cláudio Mendes Pannuti - (FOUSP)

Ministradores:

Ana Paula Morales (jornalista e biomédica - Agência Bori) - A imprensa como aliada no fortalecimento da ciência

Em tempos de pandemia, a ciência tem ocupado cada vez mais espaço no noticiário e na vida das pessoas. Mas a população em geral permanece distante do processo científico e vozes dissonantes ganham espaço em discussões sobre o tema. Nessa conversa, discutiremos a divulgação científica de forma ampla, passando pela percepção das pessoas sobre a ciência e o trabalho da Agência Bori nos estabelecimentos de pontes entre pesquisadores, jornalistas e sociedade.

André Biernath (jornalista) - Como usar as redes sociais para produzir conteúdo científico relevante (e interessante) para o público?

O objetivo da palestra é fazer uma diferenciação básica entre os propósitos e as características das principais redes sociais do momento (Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter e Instagram) e apontar como profissionais da odontologia podem utilizar esses canais para divulgar a ciência para o público. Vamos apresentar alguns exemplos e um pequeno manual com recomendações de boas práticas.

Prof. Thiago Cruvinel (FOB/USP) - Identificando e combatendo fake news em Odontologia

O objetivo da palestra é fazer uma diferenciação básica entre os propósitos e as características das principais redes sociais do momento (Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter e Instagram) e apontar como profissionais da odontologia podem utilizar esses canais para divulgar a ciência para o público. Vamos apresentar alguns exemplos e um pequeno manual com recomendações de boas práticas.

08h45 - 10h25

"SIMPÓSIO - IMPACTO DA PANDEMIA NA PESQUISA ODONTOLÓGICA"


Coordenadora: Profa. Manoela Domingues Martins (UFRGS)

Ministradores:

Prof. Paulo Nadanovsky (UERJ/Fiocruz) - Novos Rumos para a Produção de Evidência Científica

Prof. Paulo Ricardo Martins Filho (UFS) - Pesquisa Sobre COVID-19 no Nordeste do Brasil: Desafios e Potencialidades

Prof. Luciano José Pereira (UFLA) - Impacto da Pandemia Sobre a Produção Científica Odontológica: Visão de Pesquisador e de Editor Associado

A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 pelo mundo provocou mudanças drásticas na rotina de profissionais de todas as áreas, em especial dos cirurgiões-dentistas. A possibilidade de contaminação por aerossóis e superfícies colocou a classe odontológica em situação de alto risco, pela possibilidade de contato com saliva. Imediatamente, a ciência se mobilizou e inúmeros projetos e artigos sobre o tema começaram a ser idealizados e submetidos aos periódicos. Em especial, trabalho de revisão de literatura aumentaram exponencialmente, bem como modelos de pesquisa envolvendo questionários eletrônicos em redes sociais em razão da impossibilidade de contato físico com voluntários, que em algumas regiões perduram até os dias atuais. O distanciamento social e o trabalho remoto, possibilitaram também para muitos maior disponibilidade de tempo para redação e submissão de trabalhos, até então sem espaço na agenda de prioridades. Porém, a paralisação das atividades escolares gerou para grande parcela dos pesquisadores, sobrecarga das atividades domésticas, necessidade de acompanhamento dos filhos durante as aulas on-line, necessidade de aprimoramento das habilidades didáticas para adaptação de atividades letivas durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesta seção do simpósio, serão discutidos os impactos da pandemia sobre a rotina de professores, pesquisadores e também o olhar de editor associado de periódico internacional da área de Odontologia (Brazilian Oral Research), visando o compartilhamento de experiências e perspectivas para os próximos meses. Em especial, serão abordados assuntos referentes mudanças de trâmites, dificuldades e enfoques necessários para aumentar as chances de publicação de estudos envolvendo a COVID-19.

10h25 - 11h15

"SIMPÓSIO - CONTROLE DE INFECÇÃO NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA FRENTE AOS DESAFIOS DA COVID-19"


Ministradora: Maria Eugênia Alvarez Leite (PUC/MG)

Moderadora: Rafaela Scariot (UFPR)

Patrocínio Oral-B

11h30 - 12h20

"CURSO - A PANDEMIA DA COVID-19 E O PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE BUCAL: O PAPEL DA PÓS GRADUAÇÃO"


Coordenadora: Profa. Cristine Maria Warmling (UFRGS)

Ministradores:

Prof. Gilberto Pucca (UnB)

Prof. Samuel Jorge Moysés (PUC/RS e UFPR)

Em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO

08h45 - 09h35

"CURSO - PROJETO SB BRASIL 2020: O QUE FOI PLANEJADO"


Coordenadora: Profa. Efigênia Ferreira e Ferreira (UFMG)

Ministradoras:

Profa. Efigênia Ferreira e Ferreira (UFMG)

Profa. Raquel Conceição Ferreira (UFMG)

Será realizada uma apresentação do projeto técnico da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal - SB Brasil 2020, com descrição da metodologia empregada para o planejamento amostral, para a entrevista com os participantes e para a avaliação dos agravos em saúde bucal em cada idade índice ou faixa-etária.

09h35 - 10h25

"CURSO - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA NA ODONTOPEDIATRIA BRASILEIRA"


Coordenadora: Profa. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (FOB/USP)

Ministradores:

Profa. Ana Flávia Granville-Garcia (UEPB)

Prof. Thiago Machado Ardenghi (UFSM)

A apresentação objetiva abordar o perfil da pesquisa brasileira em Odontopediatria discorrendo sobre os cursos de pós-graduação strito senso, grupos de pesquisa, distribuição e cooperação entre os pesquisadores de produtividade na área. Além disso, serão apresentados o perfil das produções científicas publicadas nas principais revistas de Odontopediatria e o impacto da produção brasileira na área.

Em parceria com a Associação Brasileira de Odontopediatria – ABOPED

10h40 - 11h30

"VI SIMPÓSIO DE LASER EM ODONTOLOGIA - LASERS NO CONTEXTO DA ODONTOLOGIA DE MÍNIMA INTERVENÇÃO"


Coordenadora: Profa. Patricia Moreira de Freitas (FOUSP)

Ministradores:

Profa. Alyne Simões Gonçalves (FOUSP) - Laser e Terapia Fotodinâmica no Manejo das Complicações Orais dos Pacientes Oncológicos

Mucosite oral, xerostomia, herpes e osteonecrose são algumas complicações orais comuns dos tratamentos oncológicos que podem ser prevenidas ou tratadas com as fototerapias. Com o laser de baixa potência, conseguimos efeito analgésico, reparador e de modulação do processo inflamatório. Com a terapia fotodinâmica (do inglês, Photodynamic Therapy – PDT) obtemos o efeito antimicrobiano. Dentre as vantagens da utilização dessas técnicas: são de fácil aplicação, não-invasivas e bem aceitas pelos pacientes. Além disso, podem contribuir para a diminuição na utilização de medicações, além de diminuir as chances de suspensão do tratamento oncológico. No entanto, embora sejam técnicas de fácil execução; indicações erradas e parâmetros inadequados podem comprometer o tratamento.

Prof. Jamil Shibli (UNG) - Laser de alta potência em Periodontia e Implantodontia

O desenvolvimento de novos equipamentos de lasers de alta potência, principalmente os de Er,Cr:YSGG e Er:YAG propiciaram um aumento significativo do uso e indicações de diversos tratamentos periodontais e peri-implantares tais como gengivectomia, tratamentos periodontal e peri-implantar. Serão abordados os aspectos atuais do uso de laser de alta potência assim como suas vantagens e limitações. 

Moderador: Prof. Sérgio Eduardo de Paiva Gonçalves (ICT-UNESP)

11h30 - 12h20

"CURSO - COMO A TOMOGRAFIA CONE BEAM TRANSFORMARÁ A ODONTOLOGIA RESTAURADORA NOS PRÓXIMOS ANOS?"


Coordenador: Prof. Carlos Francci (FOUSP)

Ministradores: 

Prof. Carlos Estrela (UFG)

Prof. Mike Bueno (UNIC)

Prof. Israel Chilvarquer (FOUSP)

Em parceria com a Sociedade Brasileira de Odontologia Digital – SBO DIGITAL

PERÍODO - TARDE