Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0296 a PI0367 ]
 68 Resumo encontrados. Mostrando de 51 a 60


PI0349 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Precisão da transferência da posição dos implantes em mandíbulas edêntulas: modelo de carga imediata versus index sólido após 2 anos
Queiroz EEF, Segundo HVM, Campos MFTP, Tôrres ACSP, Pereira ALC, Carreiro AFP
DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo se propôs avaliar duas técnicas de transferência da posição dos implantes, quanto as distâncias e angulação em arcos edêntulos mandibulares reabilitados com 4 implantes. Os participantes foram submetidos a duas técnicas de moldagem: a partir da prótese total para carga imediata (CM) e index sólido (ID) após, no mínimo 2 anos de uso da prótese imediata provisória. Os modelos de gesso, obtidos pelas duas técnicas, foram digitalizados por um scanner de laboratório e os arquivos STL gerados, importados para um software de engenharia para mensurar os eixos das coordenadas dos implantes (n=40) e as distâncias entre os implantes (n=60). O teste de Wilcoxon foi utilizado para verificar a diferença estatística entre CM e ID (p<0,05). O coeficiente de correlação de Spearman foi aplicado para identificar a correlação entre as duas variáveis desse estudo (p<0,05). Na avaliação das distâncias, observou-se diferença significativa entre CM (x̅:21,49) e ID (x̅:21,60), com p<0,05. Quanto aos eixos das coordenadas dos implantes, o modelo CM (eixos x: x̅:3,95; y: x̅:9,07; z: x̅:79,36) diferiu significativamente em relação ao ID (eixos x: x̅:3,79; y: x̅:7,24; z: x̅:80,47) (p<0,05). Não foi identificado correlação entre as duas variáveis dependentes.

Conclui-se que o modelo CM não pode ser utilizado para a confecção da reabilitação final, visto que o processo de osseointegração pode levar a alterações na angulação dos implantes, impactando na adaptação das próteses.

PI0350 - Painel Iniciante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise da resistência de união entre cerâmicas dos tipos feldspática e zircônia frente a diferentes tratamentos de superfície na zircônia
Celestrino VI, Castro TS, Martins RG, Tuzita AS, Mesquita AMM, Saraceni CHC
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência de união entre uma cerâmica feldspática e uma cerâmica de zircônia parcialmente estabilizada por Ítrio frente a diferentes tratamentos de superfície na zircônia. Para tanto foram confeccionadas 60 bases trapezoidais em zircônia, em seguidas estas foram divididas aleatoriamente em 4 grupos (n=15): G1 - Grupo Controle; G2 - Óxido de Aluminio 50μm; G3- Adesivo (Signum® - Heraeus Kulzer); G4- Liner® - Ivoclar Vivadent). Foi injetada uma cerâmica de recobrimento estético IPS Design (Ivoclar-Vivadent) conformando um corpo-de-pova na forma de ampulheta que foi submetido ao teste de tração em máquina de ensaio universal (2000RK - Kratos, São Paulo, Brasil). Os dados de ruptura foram apresentados por meio de estatística descritiva, os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey (p<0,5). Resultados: As médias e desvio padrão para os grupos foram respectivamente: G1:125,47 ± 36,11; G2 221,58 ± 60,67; G3: 178,64 ± 31,21; G4 192,75 ± 69,13.

O grupo que apresentou os maiores valores de resistência a tração foi o grupo 2, sendo semelhante estatisticamente com o grupo 3 e 4. O grupo controle foi diferente estatisticamente dos grupos 2 e 4, porém foi semelhante ao grupo 3. O grupo 3 foi semelhante tanto ao grupo controle como aos demais grupos (2 e 4).

PI0352 - Painel Iniciante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Microarquitetura óssea nas lesões centrais mandibulares: resultados preliminares de uma análise comparativa com pacientes saudáveis
Rios ABAM, Ramos I, Abreu M, Smiderle F, Loures AO, Assis NMSP, Grando LJ, Rabelo GD
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se a realização de uma análise comparativa entre o osso mandibular saudável e o osso na adjacência das lesões centrais benignas. Pacientes saudáveis (n=17, média 23,9 anos) submetidos à exodontia de terceiros molares e indivíduos diagnosticados com lesões centrais benignas (n=8, média 40,8±15,6 anos, sendo 4 císticas, 3 neoplásicas e 1 reativa), os quais foram submetidos a biópsias ósseas utilizando trefinas. A biópsia óssea foi realizada na periferia das lesões. As amostras foram incluídas em Metilmetacrilato e posteriormente analisadas por meio da Microtomografia computadorizada (µCT40, voxel de isotrópico de 19 µm) para avaliação dos parâmetros: porosidade cortical (Po, %), superfície óssea intracortical (SO_Ct, µm), grau de anisotropia (GA, #), densidade mineral óssea na cortical (DMO_Ct, g/cm3), volume trabecular (VO_Tb, %), superfície óssea trabecular (SO_Tb, µ), número de trabéculas (NT, n), espessura trabecular (Esp_Tb, µm) e separação entre trabéculas (Sep_Tb, µm). Os dados foram analisados pelos testes t e Mann-Whitney. VO_Tb foi de 52% para o grupo lesões benignas e 35% para grupo saudável (p 0,05) e NT com 1,9 vs 1,5 (p 0,05). Sep_Tb foi maior no grupo saudáveis (0,46 vs 0,21, p 0,02). Não houve significância para os demais parâmetros.

Conclui-se que existe uma tendência para o osso trabecular adjacente às lesões centrais apresentar mais volume e maior número de trabéculas. A separação trabecular é diferente entre osso de pacientes saudáveis e o osso periférico às lesões centrais mandibulares.

PI0353 - Painel Iniciante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Cisto de retenção mucoso: achado incidental avaliado por meio de tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC)
Teixeira KST, Ronquete V, Ribeiro LHMS, Sousa REA, Teixeira RAS, Marceliano-Alves MFV, Marques FV, Coutinho TMC
UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a ocorrência do cisto de retenção mucoso encontrado como achado incidental nos seios maxilares, por análise em tomografia computadorizada por feixe cônico (TCFC). A condição do seio maxilar foi avaliada através do escore Lund-Mackay. Foram avaliadas 182 tomografias, totalizando 364 seios maxilares, bilateralmente. Foram avaliados os seios direito (SMD) e esquerdo (SME), considerando o seguinte score: 0-Sem espessamento, 1-Espessamento <4, 2-Espessamento >4, 3-Opacidade Completa. Os resultados obtidos na avaliação da ocorrência do cisto de retenção mucoso foram: 28,5% (n=52) e 8,7% (n=16), 24,6% (n=32) e 22,9% (n=38), 66,2% (n=86) e 69,9% (n=116), 9,2% (n=12) e 7,2% (n=12), para os escores 0- Sem Espessamento, 1- Espessamento <4, 3-Opacidade Completa, SMD e SME, respectivamente.

O cisto de retenção mucoso é uma lesão benigna causada pela obstrução do ducto excretor de uma glândula da seromucosa do seio maxilar, ocorrendo uma retenção da secreção e dilatação do ducto excretor glandular. Considerando que o fator etiológico desta patologia é incerto, torna-se de suma importância correlacioná-la com possíveis alterações odontológicas ou sinusais de maneira contribuir para o correto planejamento do tratamento bem como, minimizar as variáveis de insucesso para o tratamento.

PI0354 - Painel Iniciante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Inteligência artificial na identificação de calcificações cervicais em radiografias panorâmicas
Fernandes LL, Silva FE, Oliveira GAA, Prado HEVO, Carmelo JC, Santos RPM, Rodrigues LG, Manzi FR
ODONTOLOGIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A radiografia panorâmica pode apresentar calcificações cervicais como consequência da deposição atípica de sais de cálcio em estruturas anatômicas ou processos patológicos. O diagnóstico destas condições pode possibilitar a prevenção de condições clínicas relevantes. No presente estudo, foi analisado a acurácia no diagnóstico de calcificações cervicais em radiografia panorâmica pela inteligência artificial, através da deep learning (DL), e também a influência da formação profissional na capacidade diagnóstica dessas calcificações. De um total de 14526 radiografias panorâmicas obtidas no banco de dados de clínicas odontológicas privadas, foram selecionadas 1896 lados que apresentavam alguma calcificação cervical e 1640 lados que não apresentavam calcificação. Além disso, cem radiografias panorâmicas foram selecionadas e enviadas para três grupos: Graduandos em odontologia (G1), dentistas não especialistas em radiologia odontológica (G2) e especialistas em radiologia odontológica (G3). A acurácia dos grupos e do software desenvolvido (DL), foi determinada em 70, 71, 81 e 74%, respectivamente, mostrando que houve diferença estatística significante entre profissionais e entre profissionais e software, não havendo diferença estatística significante entre graduandos e dentistas.

As experiências associadas ao curso de especialização permitem uma melhor capacidade diagnóstica das calcificações cervicais, mas a praticidade do software desenvolvido se mostra uma ferramenta adicional e eficaz para o diagnóstico de calcificações cervicais.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PI0355 - Painel Iniciante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação microestrutural da mandíbula em pacientes com Carcinoma Epidermóide oral: comparação com osso de pacientes saudáveis
Abreu M, Claudio TP, Lopes DGF, Patricio da Silva EF, Kowalski LP, Alves FA, Rabelo GD
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi comparar aspectos microestruturais da mandíbula em pacientes com Carcinoma Epidermóide (CEC) e pacientes saudáveis. Pacientes diagnosticados com CEC em boca submetidos à mandibulectomia (n=12, média 60,1 anos) tiveram fragmentos ósseos removidos da peça cirúrgica (5 mm do contato osso/tumor) para comparação com pacientes saudáveis (n=18, média 23,9 anos), que foram submetidos à biópsia óssea no momento da extração de terceiros molares. Esses fragmentos ósseos foram fixados em álcool e incluídos em Metilmetacrilato. As amostras foram escaneadas por Microtomografia computadorizada (voxel de 19 µm, 55 kVp, 144 μA), e analisadas separadamente na parte cortical e trabecular pelos seguintes parâmetros: a) Cortical: porosidade (P_Ct, %), superfície óssea (SO_Ct, µm), grau de anisotropia (GA_Ct, #) e densidade óssea (DM_Ct, g/cm³ HA); b) Trabecular: volume ósseo (VO_Tb, %), superfície óssea (SO_Tb, µm), número (N_Tb, n), espessura (Esp_Tb, µm) e separação (Sep_Tb, µm) das trabéculas. Na análise comparativa foram utilizados os testes t não pareado e Mann-Whitney (significância p<0,05). A porosidade cortical foi maior no grupo CEC (20%) comparada ao grupo saudável (6%) (p<0,0001). Não houve diferença significante entre os demais parâmetros.

Conclui-se que existe diferença na porosidade cortical comparando osso sadio e aquele presente próximo à interface mandibular e o carcinoma. Estas alterações estruturais sugerem se tratar de um reflexo de mudanças prévias no osso, principalmente em termos de maior atividade de reabsorção óssea.

PI0356 - Painel Iniciante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Acurácia da radiografia periapical com filtros de melhoramento na detecção de perda de enxerto ósseo ao redor do implante dentário
Cabau L, Gava F, Castanheira AB, Gaêta-Araujo H, Santaella GM, Brito ACR, Matheus RA, Queiroz PM
Odontologia ASSOCIAÇÃO MARINGÁ DE ENSINO SUPERIOR
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a acurácia de filtros radiográficos para avaliação de perda de enxerto ósseo adjacente a implante dentário. Foram inseridos 21 implantes dentários em alvéolos mandibulares. A interface entre o implante e a cortical alveolar foi preenchida com enxerto ósseo (inicial). Foram simuladas perdas do enxerto (PE) em três níveis: exposição da interface implante-tapa implante, exposição da primeira e da segunda espira do implante. Foram obtidas radiografias periapicais da situação inicial e dos três níveis de PE. Todas as imagens foram salvas sem filtro (SF) e, posteriormente, foram aplicados filtros de suavização (F1), de relevo (F2), de inversão (F3), Endo (F4), Perio (F5) e de pseudocolorização (F6). Assim, obteve-se 588 imagens radiográficas que foram avaliadas quanto à presença/ausência de PE. Calculou-se os valores de área sob a curva ROC, sensibilidade e especificidade. Esses valores foram comparados para os diferentes filtros pela análise de variância considerando nível de significância de 5%. Houve diferença significante (p<0,001) da acurácia, sensibilidade e especificidade entre as imagens. As imagens com filtros F1 (p=0,390), F4 (p=0,404) e F5 (p=0,178) não apresentam diferença significante de acurácia em relação às imagens SF. As imagens F2 e F6 apresentam resultados menos satisfatórios.

Os filtros F1, F4 e F5 podem ser aplicados nas radiografias periapicais sem comprometer a acurácia para diagnóstico de PE. Contudo, de forma geral, as imagens originais ainda apresentam melhor desempenho.

PI0357 - Painel Iniciante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso do Kahoot! TM no estudo da anatomia radiográfica e tomográfica para graduandos em Odontologia
Veiga RSAM, Rosa BSPA, Ocampo TSC, Passos PF, Bastos MF, Visconti MA
Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo neste estudo foi verificar o desempenho do uso do Kahoot!TM no estudo da anatomia radiográfica e tomográfica do complexo maxilofacial para graduandos de Odontologia. A casuística deste estudo observacional compreendeu 28 alunos, aleatorizados em dois grupos: Grupos "sem game" e "com game". Inicialmente, os participantes preencheram um formulário de dados pessoais e realizaram um pré-teste para mensurar a compreensão prévia sobre o assunto e evitar o viés de conhecimento. Posteriormente, 6 vídeo-aulas assíncronas foram disponibilizadas na plataforma Google Classroom. Apenas o Grupo "com game" respondeu ao quiz de forma síncrona. Por fim, foi aplicado um pós-teste para ambos os grupos, idêntico ao pré-teste, para verificar o ganho de conhecimento, e um questionário de satisfação acerca dos métodos avaliados. Houve diferença significativa no número médio de acertos entre os grupos (p=0,024). Para o Grupo "com game" foi observada diferença entre a média de acertos dos testes aplicados (p<0,001), diferente do Grupo "sem game" (p=0,155). A maioria dos alunos avaliou o método de ensino como bastante agradável e motivacional, e 71,4% afirmaram que promoveu um processo ensino-aprendizado mais ativo.

A utilização de métodos assíncronos não foi capaz de promover ganho de conhecimento significativo em relação ao conteúdo abordado. Contudo, o uso de metodologias ativas, com a utilização do Kahoot!TM, motivou os alunos a estudarem e participarem do momento interativo, revelando-se uma importante ferramenta na construção do processo ensino-aprendizagem.

PI0358 - Painel Iniciante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Patologias associadas à angulação de terceiros molares impactados
Arraes IGM, Freitas LVB, Lima SS, Menezes EC, Sousa AGS, Ferreira ACG, Macêdo MES, Carvalho PL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou analisar o efeito da angulação dos terceiros molares inclusos na prevalência de patologias associadas, em uma subpopulação da região norte do Brasil. O estudo é do tipo descritivo-retrospectivo de radiografias panorâmicas de 602 pacientes (340 mulheres e 262 homens), com idade entre 6 e 87 anos, selecionadas no banco de dados secundário do Laboratório de Ensino de Radiologia Odontológica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará. Os critérios de inclusão foram: radiografias de pacientes com idade de 17 anos ou mais, homens e mulheres com todas as formas de impactação. Após os critérios de inclusão, 342 imagens foram selecionadas para mensurar as angulações e determinar as patologias associadas aos terceiros molares inclusos. As angulações foram analisadas de acordo com o método Shiller modificado, sendo utilizado o aplicativo Angle Meter 360. Os resultados foram as seguintes lesões radiográficas: cárie de dentes impactados e/ou dente adjacente, reabsorção radicular externa do dente adjacente, perda óssea do dente adjacente superior a 5 mm abaixo da junção cemento-esmalte e aumento do capuz pericoronário maior que 4mm. Na população estudada, a patologia com maior incidência foi a presença de cárie, seguida da perda óssea do dente adjacente. A angulação variando entre 12° e 69° foi a mais relacionada às patologias associadas aos terceiros molares.

Conclui-se que o trabalho pode ter um impacto no desenvolvimento de estratégias para lidar com as patologias que resultem de dentes inclusos.

PI0359 - Painel Iniciante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Risco de acidente vascular encefálico identificado pela radiografia panorâmica
Novaes GA, Costa KCS, Aquino MFF, Ferreira RG, Oliveira DM, Habibe CH, Habibe RCH, Caetano RM
Odontologia CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE VOLTA REDONDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A radiografia panorâmica é um exame de rotina na clínica odontológica, cuja avaliação não deve ficar restrita a dentes e maxilares, possibilitando o diagnóstico precoce dos ateromas calcificados na artéria carótida, apesar de não ser um exame de excelência para essa investigação, entretanto, contribui na detecção dessas lesões em pacientes assintomáticos. O objetivo desse estudo foi avaliar a prevalência de ateromas calcificados da artéria carótida, detectados em radiografias panorâmicas. Foram utilizados arquivos digitais de 100 radiografias panorâmicas efetuadas em pacientes encaminhados com a solicitação do referido exame ao Serviço Especializado em Radiologia Odontológica, da cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro. Foram selecionados pacientes com idade mínima de 40 anos, 50 do gênero feminino e 50 do gênero masculino. Dos 100 pacientes avaliados, o ateroma calcificado na artéria carótida foi detectado em 32 pacientes, portanto, a prevalência foi de 32% com prevalência de 22% no gênero feminino e 10% no gênero masculino. Com relação a localização, o ateroma foi detectado unilateralmente em 20 pacientes e bilateralmente em 12 pacientes. Considerando-se a faixa etária dos 22 pacientes com ateroma do gênero feminino, a maior prevalência foi nos pacientes entre 50 e 59 anos de idade. Dos 10 pacientes do gênero masculino não houve diferença significativa com relação a idade.

Concluiu-se que no presente estudo realizado com pacientes com idade mínima de 40 anos houve uma alta prevalência dos ateromas calcificados (32%), comparado à literatura.