Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0296 a PI0367 ]
 68 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 20


PI0307 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da radiação ionizante na resistência à fratura de dentes imaturos simulados submetidos a reforço radicular
Coelho SM, Pandolfo MT, Minamisako MC, Takashima MTU, Pereira RP, Teixeira CS, Bortoluzzi EA, Garcia LFR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A radioterapia (RT) provoca modificações nas propriedades mecânicas da dentina. Entretanto, se desconhece seu efeito sobre dentes permanentes imaturos. Este estudo avaliou o efeito da RT na resistência à fratura de dentes imaturos simulados submetidos a diferentes tipos de reforço radicular. Foram utilizados 64 caninos humanos simulando dentes imaturos. As amostras foram distribuídas em 8 grupos (n=8), de acordo com a exposição ou não à RT (70 Gy) e o tipo de reforço radicular: G1 (controle) - sem RT/sem reforço radicular; G2 (controle) - RT/sem reforço radicular; G3 - sem RT/plug apical de Biodentine/obturação do canal; G4 - RT/plug apical de Biodentine/obturação do canal; G5 - sem RT/preenchimento do canal com Biodentine; G6 - RT/preenchimento do canal com Biodentine; G7 - sem RT/plug apical de Biodentine/pino de fibra de vidro e G8 - RT/plug apical de Biodentine/pino de fibra de vidro. A resistência à fratura foi determinada em máquina universal de ensaios (0,5 mm/min) e os dados analisados estatisticamente (two-way ANOVA e Tukey). Na comparação intergrupos (dentes irradiados e não irradiados), os dentes não irradiados apresentaram valores de resistência à fratura significativamente maiores (p=0,021). A interação entre grupos e procedimentos apresentou diferença estatística (p=0,045), com G7 e G8 apresentando valores significativamente maiores que os demais.

A RT afetou a resistência à fratura dos dentes imaturos. Entretanto, dentes imaturos (irradiados ou não) reforçados com pino de fibra de vidro apresentaram resistência à fratura semelhantes.

PI0308 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da Microinfiltração Apical em Dentes Humanos Extraídos Submetidos a Diferentes Formas de Armazenamento
Anacleto B, Simonetti DM, Scheid MF, Kaizer MR, Madeira L, Lopes CMCF
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O uso de dentes extraídos em estudos de infiltração apical, bem como em outros estudos na área da endodontia, é muito comum, mas poucos estudos avaliam os efeitos da forma de armazenamento e desinfecção sobre as propriedades da dentina radicular. O objetivo deste estudo foi comparar a infiltração marginal apical, a partir do método da diafanização, em dentes humanos extraídos, obturados endodonticamente e submetidos a diferentes condições de armazenamento. Dentes unirradiculares (30) recém extraídos foram armazenados em congelador de geladeira, formol 10% durante 15 dias, ou esterilizados em autoclave. Os canais radiculares foram preparados com limas manuais e obturados com guta-percha e cimento a base de óxido de zinco e eugenol. Os espécimes foram imersos em azul de metileno a 1% durante 24h, e submetidos ao processo de diafanização. Realizado esse procedimento foram avaliados em uma lupa estereomicroscópica quanto ao grau de microinfiltração do corante via forame apical. Os resultados foram avaliados estatisticamente pelo teste não paramétrico de Kruskal Wallis, que detectou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos experimentais. Comparações entre pares foram realizadas pelo método de Mann-Whitney que demonstrou que o grupo de dentes congelados apresentou valores de infiltração apical significativamente menores que o grupo de dentes armazenados em formol 10%.

Com base nos resultados foi possível concluir que o grupo de dentes humanos extraídos armazenado em formol 10% apresentou maior valor de microinfiltração apical.

PI0309 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O uso da clorexidina no tratamento endodôntico de dentes permanentes com periodontite apical: Uma revisão narrativa
Almeida EC, Alves FRF, Brasil SC, Coutinho VE, Amaral CSF
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A clorexidina (CHX) é uma substância amplamente utilizada no tratamento endodôntico pelas suas propriedades antimicrobianas de amplo espectro contra bactérias Gram negativas e positivas. Este estudo teve como objetivo apresentar uma revisão narrativa sobre a eficácia antimicrobiana da CHX no tratamento endodôntico de dentes permanentes com periodontite apical. A busca foi realizada nas bases de dados Scielo, Pubmed, Google acadêmico e LILACS, com as palavras chaves: chlorhexidine or digluconate of chlorhexidine and canal irrigant and endodontic treatment. Os critérios de inclusão foram ensaios clínicos publicados nos últimos 5 anos, em inglês ou português, que utilizaram a CHX como adjuvante no tratamento endodôntico. A busca identificou 468 artigos e após seleção por título e resumo, 3 ensaios clínicos não-randomizados e 5 randomizados com foram incluídos. Sete artigos realizaram tratamento endodôntico primário e dois, retratamento endodôntico. Sete artigos utilizaram o hipoclorito de sódio, a CHX (gel/solução) concentrada a 2%, como irrigante e medicação intracanal com hidróxido de cálcio. Somente um dos estudos não utilizou medicação intracanal.

Foi possível concluir que a CHX demonstrou resultados satisfatórios não só como irrigante, mas também como medicação intracanal quando associada ao hidróxido de cálcio.

PI0310 - Painel Iniciante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da medicação intracanal no perfil microbiano, níveis de endotoxinas e ácido lipoteicóico em dentes com lesões endoperiodontais
Tarlá LC, Louzada LM, Arruda-Vasconcelos R, Silva EGA, Barbosa-Ribeiro M, Soares AJ, Marciano MA, Gomes BPFA
Odontologia Restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A polpa dental e o periodonto são estruturas que apresentam interrelações anatômicas, embriológicas e funcionais. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil microbiano e os níveis de endotoxinas (LPS) e de ácido lipoteicóico (LTA) nas bolsas periodontais (BP) e canais radiculares (CR) nas diferentes etapas do tratamento endodôntico de dentes com polpa vital e doença periodontal associada. Parâmetros clínicos também foram analisados. Foram coletadas amostras das BP e CR de 12 pacientes com cones de papel absorvente estéreis antes (C1) e após (C2) o preparo químico-mecânico (PQM), e após 30 dias de medicação intracanal (MIC) à base de Ca(OH)2 (C3). O perfil microbiano foi avaliado através do Nested PCR, os níveis de LPS através de ensaio turbidimétrico LAL (Limulus Amebocyte Lysate) e níveis de LTA foram avaliados através de ELISA. Análise estatística foi realizada com nível de significância de 5%. As espécies mais prevalentes nas BP foram E. faecalis, T. forsythia, P. gingivalis, P. micra, T. denticola e A. naeslundii. Nos CR houve prevalência de E. faecalis e P. gingivalis. O tratamento endodôntico promoveu redução microbiana tanto nas BP quanto nos CR. A redução de LPS foi de 73,38% nas BP e 90% nos CR após MIC. Houve redução de LTA de 28,45% nas BP e 47,93 % nos CR após MIC. Após proservação de 1 ano, a mobilidade dentária foi reduzida.

Concluiu-se que a microbiota das BP e CR é polimicrobiana e que o PQM e a MIC favoreceram a redução microbiana e dos níveis de LPS e LTA em ambos os sítios. O tratamento endodôntico favoreceu os aspectos clínicos periodontais.

(Apoio: FAPESP 2015/23479-5, 2019/19300-0, 2021/14459-1, CNPq 303852/2019-4, CAPES 001)
PI0311 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Variações da morfologia interna de 150 pré-molares inferiores: estudo multianalítico tridimensional
Dantas PT, Souza TM, Macedo RPVS, Marques AA, Rodrigues RCV, Alves FRF, Brasil SC
Odontologia UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito deste estudo foi investigar variações na morfologia do canal radicular de pré-molares inferiores humanos através de microtomografia computadorizada (Micro-CT). Imagens tridimensionais de 150 pré-molares inferiores extraídos foram obtidas por meio de Micro-CT. As configurações dos canais radiculares foram analisadas usando a Classificação de Vertucci, volume e área do segmento apical (5 mm) e considerando todo o comprimento do canal. O comprimento do canal radicular e o diâmetro apical foram analisados bidimensionalmente. Os dentes foram classificados nos seguintes tipos de Vertucci: I (68,7%), V (16,7%), III (10%), VII (1,3%) e II (0,6%), sendo 2,7% não classificáveis. O volume médio foi de 7,65 ± 5,63 mm3 para o comprimento total e 9,95 ± 5,92 mm2 para o segmento apical (5 mm). A área média foi de 0,81 ± 1,28 mm2 para o segmento apical. Delta apicais foram encontrados em 4,7% da amostra. Canais laterais foram observados em 13,3% e secundários em 20% dos dentes, com 5,3% apresentando um canal lateral e um canal secundário. Ramificações foram encontradas em 44% dos dentes. Os dados bidimensionais mostraram que as médias do comprimento total e do diâmetro apical dos canais foram de 12,72 mm e 1,64 mm, respectivamente.

Houve alta prevalência de morfologia complexa através do canal e variações na zona crítica apical em pré-molares inferiores.

(Apoio: FUNADESP)
PI0312 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Associação entre bruxismo e obesidade em crianças e adolescentes: Um estudo transversal
Pasetto JJ, Góes G, Soares JP, Moro JS, Santos PS, Cardoso M, Bolan M, Santana CM
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A obesidade infantil está associada a fatores comportamentais, dessa forma a rotina, a alimentação e o padrão de qualidade do sono podem influenciá-la. Neste contexto, o presente estudo avaliou a possível associação entre bruxismo e obesidade em crianças e adolescentes. Trata-se de um estudo transversal aninhado a um estudo de coorte. Indivíduos de 7 a 14 anos provenientes da rede municipal de ensino da cidade de Florianópolis (SC) foram avaliados no ano de 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários e exame clínico. Os questionários englobaram a condição sociodemográfica da família, relato de bruxismo em vigília, bruxismo do sono, dor de cabeça, dor de ouvido, problemas respiratórios e horas de sono. A obesidade foi determinada através do índice de massa corporal (IMC) de cada participante considerando a idade, sexo e as medidas obtidas no exame físico (peso e altura). Cinco examinadores calibrados (Kappa>0,7) avaliaram as seguintes condições clínicas: erosão dental (basic erosive wear examination - BEWE), desgaste dental e respiração nasal (espelho milimetrado de Altmann). Foram realizadas análises descritivas e regressão logística multinomial (p<0,05) tendo a obesidade como variável dependente. Dentre os 237 participantes, a maioria era do sexo feminino (58,6%) e apresentaram média de idade de 12,95 anos. A média de horas de sono foi de 8 horas e 50 minutos. Na análise ajustada houve associação entre obesidade e dor de cabeça (RC: 2,85; IC95%: 1,15-7,09; P=0,024).

Concluiu-se que existe associação entre obesidade e dor de cabeça.

PI0313 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Perfurocortantes na Clínica Odontológica da UNAERP. Levantamento dos acidentes no período de 2000 a 2021
Souza RL, Freitas JR, Bruniera JFB, Rached-Junior FJA, Messias DCF, Silva-Sousa YTC, Alfredo E
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar a ocorrência de acidentes perfurocortantes e suas principais causas, durante os procedimentos realizados em pacientes na Clínica Odontológica da UNAERP, no período de março de 2000 a dezembro de 2021. Foram analisados os registros de 578 acidentes no Livro de Ocorrências, sendo que os resultados mostraram um decréscimo e estabilização no período de 2004 até 2014, acréscimo no quinquênio de 2015-2019 e novamente decréscimo em 2020 e 2021. A análise demonstrou também, que os acidentes com agulhas, brocas e sondas exploradoras foram responsáveis por 49,9 % de todos os acidentes verificados na clínica no período analisado. Ações prevencionistas e orientações durante a realização dos procedimentos com esses materiais continuam sendo implementadas desde 2004, o que provavelmente colaborou para o decréscimo das ocorrências no período citado. Tendo em vista os números registrados nos últimos anos, as atividades realizadas na Clínica Odontológica passaram, em 2016, a ter apoio de uma enfermeira Padrão, tendo sido criada, em 2017, uma Comissão de Biossegurança com representantes do corpo docente, discente e auxiliares de esterilização. Em 2020 foi implantado o Guia de Biossegurança para as Atividades Clínicas e Laboratoriais no Curso de Odontologia Pós-Pandemia da COVID-19.

Concluiu-se que as ações adotadas no último biênio foram eficazes na redução dos acidentes e que a conscientização prevencionista com envolvimento de todos é fator determinante para a minimização e controle dos riscos no seu ambiente de trabalho.

PI0314 - Painel Iniciante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desafios erosivos e seu efeito sobre a oclusão tubular proporcionada por gel dessensibilizante à base de oxalato de potássio
Araújo MA, Turssi CP, Barros LS, Amaral FLB, França FMG, Basting RT
Cariologia e Odontologia restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a capacidade oclusiva de um gel dessensibilizante à base de oxalato de potássio (OxP) frente a desafios erosivos. Discos de terceiros molares (1,4 mm de espessura) foram submetidos a um protocolo de criação de morfologia de dentina hipersensível (ácido cítrico 0,3%, pH 3,2). Então, foi feita mensuração da condutância hidráulica (CH) em equipamento de permeabilidade dentinária (Odeme). Os discos de dentina foram distribuídos em 2 grupos (n=20) e receberam aplicações do gel de OxP a 3% (Oxagel) ou água deionizada (controle negativo). Após o tratamento, a CH foi avaliada novamente. Metade das amostras de cada grupo (n=10) passou por ciclos alternados de imersão em solução erosiva (ácido cítrico 0,3%, pH 2,6) e saliva artificial, por 5 dias. As demais amostras de cada grupo (n=10) ficaram apenas em saliva artificial. Foi realizada nova medição de CH e calculada a diferença percentual entre os valores pós-tratamento e final de CH. Os dados foram submetidos à ANOVA a dois critérios. Em relação à imersão em saliva artificial, os ciclos erosivos ocasionaram maior aumento da CH (p=0,008). Seja após os desafios erosivos ou imersão apenas em saliva artificial, o aumento de CH foi menos expressivo no grupo que recebeu o gel de OxP a 3% (p=0,019).

Concluiu-se que desafios erosivos afetaram a capacidade oclusiva do OxP, indicando que sua eficácia poderia ser otimizada mediante minimização do consumo de bebidas erosivas.

PI0315 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Correlação entre as dimensões das vias aéreas superiores, o padrão de crescimento facial e atresia maxilar
Santos LG, Lanna NRD, Cançado RH, França EC, Julio ICG, Morais DCS, Oliveira CCM, Neves LS
Ortodontia e Ortopedia Facial UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar se há correlação entre as dimensões das vias aéreas, o padrão de crescimento craniofacial e a atresia maxilar em crianças de 7 a 10 anos. A amostra foi de 271 crianças com os incisivos centrais, laterais e primeiros molares permanentes irrompidos. Por meio de cefalometria computadorizada foram mensuradas vias aéreas e ângulos faciais para determinar o padrão de crescimento facial. Usando modelos de estudo foram avaliadas as dimensões transversais maxilares. Foram delimitados 2 subgrupos contendo cada um 30 indivíduos com as medidas faciais mais extremas: um grupo de pacientes com forte tendência de crescimento horizontal e um vertical. Foi avaliada a correlação entre nasofaringe, bucofaringe, distancia intercaninos e intermolares superiores e o padrão de crescimento craniofacial. Foi feita também a comparação das vias aéreas e da atresia maxilar entre o grupo vertical e o horizontal. Houve menores dimensões de nasofaringe e distância intercaninos no grupo Vertical. Bucofaringe e distância intermolares são semelhantes para os diferentes padrões. Foram comprovadas correlações: moderada positiva entre distância intercaninos e intermolares; muito fraca negativa entre distância intercaninos e padrão de crescimento facial; muito fraca negativa entre NSGn e distância intermolares e muito fraca positiva entre vias aéreas e Eixo Facial.

Pacientes com padrão de crescimento Vertical apresentam Nasofaringe e Distância Intercaninos superiores menores que pacientes com padrão de crescimento Horizontal.

PI0316 - Painel Iniciante
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Perfil proteômico salivar em indivíduos com doença de Parkinson antes e após a prática de exercício físico intervalado
Santos KO, Ventura TMO, Braga AS, Buzalaf MAR, Kalva-Filho CA, Faria MH, Barbieri FA, Magalhães AC
Departamento de Ciências Biológicas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A literatura mostra que a prática de exercício físico é eficaz no controle de sintomas na doença de Parkinson (DP). Logo, o objetivo do estudo foi realizar análise proteômica salivar de adultos com DP e controle, antes e após a realização de exercício físico intervalado. Foram selecionados 10 adultos com DP e 10 controles. Foi coletada saliva total estimulada antes (AE) e após (DE) o exercício intervalado. Realizou-se extração proteica, concentração e quantificação das proteínas pelo método de Bradford. Em seguida, as amostras foram digeridas com tripsina a 2%, purificadas e dessalinizadas. Para análise dos peptídeos, foi utilizado o espectrômetro de massas Xevo G2 (Waters) acoplado ao sistema nanoACQUITY (Waters, Manchester, Reino Unido). Para análise quantitativa, utilizou-se o software PLGS (Waters); para as comparações entre grupos foi utilizado o CYTOSCAPE 3.8.2 (JAVA), e para a classificação dos processos, o aplicativo ClueGO. Comparando DP vs CO, DE, a Hemoglobin subunit beta aumentou 41 vezes e em AE, houve um aumento de 8 isoformas da hemoglobina no DP. Neural cell adhesion molecule L1 e Clusterin foram identificadas exclusivamente em DP, DE. Na comparação de DE vs AE, para DP houve um aumento de mais de 2 vezes na Hemoglobin subunit alpha em DE e também de imunoglobulinas. A Epoxide hydrolase 3, que possui papel importante no controle da neuroinflamação, foi identificada exclusivamente DE comparada ao AE. Neural cell adhesion molecule L1 e Clusterin podem ser possíveis biomarcadores para DP.

O exercício físico induz alterações importantes no proteoma salivar.

(Apoio: FAPESP  N° 2020/02175-6)