Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 1831 a 1840


RCR068 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Guia básico para identificação dos tipos de estudos científicos em Odontologia
Silva IC, Barreto LSC, Menezes LM, Quintão CCA
Ortodontia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desta revisão é apresentar um guia básico sobre os tipos de estudos científicos existentes, e ordená-los a partir do nível de evidência, com formulação de desenhos esquemáticos e exemplos da literatura. Para a descrição dos modelos de pesquisa, foi realizada uma busca na base de dados eletrônica Pubmed, com os termos: "nível de evidência", "pirâmide de evidencia científica", "estudos epidemiológicos". A definição dos tipos de estudos, e a ordem da pirâmide de níveis de evidência científica, foram formatadas de acordo com conceitos expostos em metodologias dos trabalhos encontrados. Em ordem hierárquica crescente de complexidade, as publicações científicas foram divididas em estudos primários e secundários. E ainda, a divisão dos estudos primários em descritivos e analíticos. Os estudos de maior relevância correspondem aos estudos secundários, concentrados no topo da priâmide por serem um compilado de estudos primários. Assim, este guia básico apresenta a seguinte sequência de oito principais modelos de pesquisa: 1) Guia de práticas clínicas; 2) Revisões Sistemáticas com ou sem Metanálise; 3) Ensaios Clínicos; 4) Estudo de Coorte; 5) Estudo Transversal (Cross-sectional); 6) Caso-controle; 7) Série de Casos; 8) Relato de Caso. Além disso, são mencionados outros tipos, desde estudos in vitro e em animais, opiniões de especialistas e editoriais.

É imprescindível que o leitor tenha conhecimento dos tipos de estudos e níveis de evidências, para melhor categorizar os artigos encontrados sobre determinada problemática.

RCR069 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Os 100 artigos mais citados sobre expansão maxilar: uma revisão bibliométrica
Moccelini BS, Rocha AO, Andriani JSP, Martins-Júnior PA, Bolan M, Santana CM, Cardoso M
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa revisão bibliométrica foi analisar os 100 artigos mais citados sobre expansão maxilar. A busca foi realizada em abril de 2022, na base de dados Web of Science Core Collection (WoS-CC). Os artigos foram ordenados de forma decrescente pelo número de citações. Dois pesquisadores extraíram os seguintes dados: número e densidade de citações, ano de publicação, país, continente, periódico, desenho estudo, instituição e autores. As bases Scopus e Google Scholar foram utilizadas para comparação das citações dos artigos. O software VOSviewer foi usado para gerar gráficos bibliométricos. O número de citações variou de 73 a 455 (média:119,84), 58 estudos tiveram pelo menos 100 citações. Os artigos foram publicados entre 1966 e 2015. Os países com maior número de publicações foram os Estados Unidos (n=45) e Itália (n=20), sendo a América do Norte o continente (n=49). Os artigos foram publicados principalmente no American Journal Of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics (n=55). Os desenhos de estudos mais observados foram intervenção (n=28) e observacional (n=22). A instituição e o autor com maior número de artigos foram, respectivamente: Universidade de Florença (n=8) e Baccetti T (n=10). Os mapas do VOSviewer demostraram a existência de colaborações entre os principais pesquisadores sobre o tema.

De modo geral, esta análise bibliométrica evidenciou a importância da expansão maxilar devido ao expressivo número de citações vinculado aos 100 artigos mais citados. Destaca-se o número de artigos sobre o tema publicados pela América do Norte.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR070 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeitos dos aparelhos Twin Block e Herbst sobre as vias aéreas de pacientes portadores de má oclusão de Classe II: série de casos
Neves BM, Barreto LSC, Miguel JAM, Batista KBSL, Quintão CCA
De Odontologia Preventiva e Comunitária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta série de casos avaliou as vias aéreas de 10 pacientes portadores de má oclusão de Classe II que utilizaram os aparelhos Twin Block (TB) (n=5) e de Herbst (HB) (n=5). Tomografias computadorizadas de feixe cônico foram realizadas antes (T0) e após (T1) o uso dos aparelhos; O software Dolphin Imaging foi utilizado para obtenção de medidas das vias aéreas e de imagens tridimensionais. O teste de Shapiro-Wilk foi utilizado para avaliar a distribuição dos dados. Para distribuição normal, foi utilizado o teste t pareado para a avaliação intragrupo (T0 x T1) e o teste t para amostras independentes para a intergrupo (TB x HB). Para distribuição não normal, foi utilizado o teste de Wilcoxon para a análise intragrupo. Valores de p≤ 0,05 foram considerados estatisticamente significativos. Na análise intragrupo, ao final do tratamento, observou-se aumento significativo no volume da nasofaringe no grupo HB e na área axial mínima no grupo TB; na hipofaringe, os pacientes do grupo TB apresentaram aumento significativo em área, volume e área axial mínima. Na orofaringe, não houve diferença significativa em área, volume e área axial mínima nos grupos TB e HB. Na análise intergrupo, observou-se que não houve diferenças entre os grupos TB e HB com relação à orofaringe, nasofaringe e hipofaringe.

Assim, nesta série de casos, foi observado que existiram diferenças entre os efeitos dos aparelhos Twin Block e de Herbst isoladamente em algumas áreas, porém não existiram diferenças entre os aparelhos sobre as vias aéreas como um todo.

(Apoio: CAPES  N° 88887.669551)
RCR071 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Síndrome de Maroteaux-Lamy: Relato de Caso Clínico com Tratamento Ortodôntico
Silva DB, Almeida SCM, Ishimoto MFG, Barroso DDB, Silva MGP, Oliveira DM, Habibe CH, Caetano RM
Odontologia CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE VOLTA REDONDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A mucopolissacaridose tipo VI conhecida por picnodisostose ou Síndrome de Maroteaux-Lamy é uma síndrome rara, com displasia esquelética caracterizada por baixa estatura, osteoclerose, acrosteólise, deformidades crânio-faciais e fragilidade óssea pelo aumento da densidade óssea, que leva a fraturas por trauma mínimo. O objetivo desse estudo foi abordar a Síndrome Maroteaux-Lamy, através da apresentação de caso clínico com tratamento ortodôntico. Foi relatado um caso de criança com 10 anos de idade, baixa estatura, exoftalmia, histórico de inúmeras fraturas ósseas, alterações respiratórias, hipodesenvolvimento dos maxilares, seios paranasais hipoplásicos, anomalias dentárias, mordida cruzada posterior bilateral e severo apinhamento dentário. O plano de tratamento compreendeu disjunção maxilar, aparatologia ortodôntica fixa e exodontia de três elementos dentários. Na fase inicial do alinhamento dentário observou-se reabsorção radicular externa no elemento 11. Portanto, o tratamento foi conduzido de forma simplificada e objetiva, utilizando forças leves, com cuidadoso acompanhamento radiográfico, para monitoramento da suscetibilidade à reabsorção radicular, provavelmente pela maior densidade óssea e forma dilacerada do terço apical de várias raízes. O resultado foi satisfatório com alinhamento das arcadas dentárias.

Concluiu-se que por se tratar de uma síndrome rara, com manifestações clinicas envolvendo diferentes órgãos, torna-se imprescindível um acompanhamento multiprofissional, incluindo os tratamentos odontológicos.

RCR072 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortopedia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso das placas palatinas de memória e terapia miofuncional em crianças com Síndrome de Down: uma série de casos
Julio ICG, Carvalho ACT, Santos LG, Morais DCS, Oliveira CCM, Cançado RH, Pretti H, Neves LS
Departamento de odontologia restauradora UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A hipotonia muscular, a língua flácida e protruída são uma das principais manifestações orofaciais da síndrome de Down. Para estimular os movimentos e a percepção das áreas motoras da face da criança foram associadas à terapia miofuncional orofacial a Placa Palatina de Memória (PPM). O objetivo é descrever e discutir os resultados obtidos de três casos clínicos de crianças com síndrome de Down desenvolvidos no projeto de extensão multidisciplinar na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Caso 1: Avaliação inicial com 15 meses, com 1 semana de adaptação teve retração inicial da língua, após 2 meses selamento labial e língua mais posterior, com alta em 1 ano e 11 meses. Caso 2: 2 meses de idade, com cardiopatia e displasia pulmonar, sucção não nutritiva, adaptação com 2 semanas com melhora na respiração e sucção, vedamento labial e língua retruída. Após 14 semanas sem placa houve perda de resultado e a readaptação trouxe readequação com 15 semanas de uso da placa, após 1 ano e meio com posição lingual mais posterior. Caso 3: 45 dias de vida, 1 mês após instalação da PPM teve posição natural da língua no palato. Com ausência do uso da placa por 3 meses houve piora do quadro, reinstalando e após 1 ano e 10 meses com melhora do quadro postural, alta e continuidade da terapia orofacial.

Assim, a finalidade terapêutica é prevenir o desenvolvimento de patologias secundárias como a respiração oral, más oclusões, distúrbios de deglutição, sucção e fonação, com melhor qualidade de vida destes pacientes.

RCR073 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Mapeamento das propriedades materiais das resinas bulk-fill: uma análise bibliométrica
Passos PF, Veiga RSAM, Ferreira DMTP, Maia LC, Primo LG, Fonseca-Gonçalves A, Correa IC, Visconti MA
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se empregar a bibliometria para verificar as propriedades das restaurações com resinas bulk fill (BF) em dentes humanos. Dados de publicação, propriedades materiais e características dentárias foram extraídos. Dois pesquisadores independentes realizaram a busca eletrônica em 10/2021 (PubMed, Scopus e Embase) e os dados analisados no VantagePoint®. De 783 estudos, foram incluídos 232 publicados entre 2011-2021. O Brasil liderou o ranking mundial de publicações (n=54), seguido pela Turquia (n=38), Alemanha (n=14), Arábia Saudita (n=13) e EUA (n=12). O periódico e autores com maior número de artigos foram Operative Dentistry (n=30) e Soares CJ/ Giannini M (n=8). As propriedades mais pesquisadas foram integridade marginal/novas lesões de cárie (19,70%), desgaste/envelhecimento (13,86%), adesão/retenção (12,19%), fratura (10,02%) e estabilidade de cor (5,68%). Mais estudos sobre BF regular (n=185) foram observados em comparação à flow (n=119). Dentre as marcas comerciais, 3M/ESPE e Ivoclar/Vivadent (n=88), Dentsply (n=81) e Kerr (n=52) foram as mais pesquisadas. Observou-se 39 estudos in vivo, 194 in vitro, onde 17.311 dentes humanos foram testados. Dentre eles, 10.112 molares, 4.414 pré-molares e 252 dentes anteriores permanentes; e 1.749 molares e 123 dentes anteriores decíduos; aplicados em classes I (29%), II (51%) e outras finalidades (20%).

Concluiu-se que a integridade marginal/novas lesões de cárie foram as mais citadas, utilizando-se resinas BF regular, em molares permanentes, com maior aplicabilidade em restaurações classe II.

RCR074 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Potencial de ajuste de cor de resinas compostas single-shade: uma revisão de escopo
Silva ETC, Charamba CF, Miranda SB, Montes MAJR
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Realizar uma revisão de escopo buscando mapear as principais evidências atuais disponíveis sobre o potencial de ajuste de cor ou "efeito camaleão" das resinas compostas single-shade. A metodologia foi baseada no The JBI Manual for Evidence Synthesis e nos cinco passos proposto por, Arksey e O'Malley. Os métodos foram registrados na Plataforma Open Science Framework (). A busca eletrônica foi realizada de forma independente por dois autores nas bases de dados PubMed, Scopus, Embase e Web of Science. Os artigos incluídos na revisão corresponderam a estudos que tenham avaliado o potencial de ajuste de cor de resinas compostas single-shade. Foram incluídos estudos clínicos e in vitro; estudos que avaliaram a correspondência de cor de resinas compostas single-shade e estudos publicados em inglês. A busca foi realizada em novembro de 2021 e forneceu 819 artigos. No total 10 estudos foram incluídos nesta revisão de escopo. Dos estudos incluídos nesta revisão, nove foram estudos in vitro e apenas um foi realizado estudo clínico e in vitro associado. Não houve nenhum estudo apenas clínico. O principal compósito de tom único utilizado nos estudos foi o Omnichroma (OC). O compósito OC exibiu um potencial de ajuste de cor mais pronunciado quando comparado à outros compósitos testados tanto na avaliação instrumental, quanto visual.

As resinas compostas single-shade ou de tom único, demonstraram de forma geral um potencial de ajuste de cor satisfatório.

(Apoio: CAPES)
RCR075 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do módulo de elasticidade na distribuição de tensões de implantes dentais por elementos finitos: uma revisão sistemática
Alves BMBC, Tardelli JDC, Reis AC, Valente MLC
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática teve como objetivo avaliar criticamente a literatura para responder à pergunta "Qual a influência do módulo de elasticidade de implantes dentais na distribuição de tensões de acordo com o método de elementos finitos?". Para isso, as diretrizes do PRISMA foram seguidas e o protocolo registrado no Open Science Framework. A estratégia de busca personalizada foi aplicada nas bases de dados Embase, PubMed, Scopus e Science Direct. Como critérios de elegibilidade: estudos que avaliaram a influência do módulo de elasticidade de implantes dentais na distribuição de tensões pelo método de elementos finitos, sem restrição de tempo e idioma. Para análise do risco de viés a ferramenta de Sarkis Onofre et al para estudos experimentais in vitro foi adaptada. 1579 artigos foram encontrados, após exclusão dos duplicados, 1358 foram avaliados pelo título e resumo, dos quais 38 foram selecionados para a leitura na íntegra, destes 5 foram incluídos por atenderem aos critérios. Os 5 apresentaram baixo risco de viés. A metanálise não pode ser realizada devido a heterogeneidade dos estudos.

A análise qualitativa permitiu inferir que implantes menos rígidos possibilitam uma equilibrada distribuição de tensões e maior estímulo ao tecido ósseo enquanto mais rígidos são associados a picos de tensões desfavoráveis e menor estímulo do tecido ósseo podendo propiciar o fenômeno de blindagem de tensões.

(Apoio: Programa Unificado de Bolsas - PUB/USP)
RCR076 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do design de implantes dentais na distribuição de tensões em overdentures pelo método de elementos finitos: revisão sistemática
Rigotti RLO, Tardelli JDC, Reis AC, Valente MLC
DMDP UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática visou avaliar criticamente a literatura para responder à pergunta "O design do implante dental/mini-implante influencia na distribuição de tensões em próteses overdentures de acordo com a análise de elementos finitos (MEF)?". A estratégia de busca personalizada foi aplicada em 4 bases de dados. Foram incluídos estudos experimentais in vitro que avaliaram a influência do design de implantes/mini-implantes dentais na distribuição de tensões em overdentures por MEF, sem restrição de tempo e idioma. O processo de seleção foi realizado em duas etapas por dois revisores de modo independente. A análise de risco de viés foi feita pela adaptação da ferramenta de Sarkis-Onofre et al. 60 artigos foram avaliados por seu título e resumo, 4 foram selecionados para leitura na íntegra, sendo 3 relevantes e 9 foram incluídos pela busca adicional. Os 12 estudos apresentam baixo risco de viés. A metanálise não pode ser realizada devido à heterogeneidade dos dados (tipo de implante, variação do design, intensidade e direção da carga).

Pode-se inferir pela literatura avaliada que as modificações no design influenciam a distribuição de tensões, mas como o MEF apresenta limitações inerentes ao estudo in vitro, ensaios clínicos são necessários para inferir a eficácia das modificações. Ressalta-se que não há um consenso sobre qual é o melhor desenho de rosca e que implantes de diâmetro muito estreito estão sujeitos à maior concentração de tensões.

RCR077 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso de verniz fluoretado na Odontologia: um estudo bibliométrico dos 100 artigos mais citados
Zendron MP, Rocha AO, Simões MSS, Bolan M, Santana CM, Cardoso M
Clinica Odontolõgica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa revisão foi avaliar os 100 artigos mais citados sobre verniz fluoretado (VF). Uma busca foi realizada em março de 2022 na base Web of Science (WoS). Os estudos identificados com a temática principal VF foram incluídos e listados por ordem decrescente do número de citações. Dois pesquisadores independentes extraíram os dados: número e densidade de citações; ano e periódico de publicação; desenho e temática do estudo; países e continentes; instituições; autoria e palavras-chave. Scopus (Sc) e Google Scholar (GS) foram consultados quanto ao número de citações. Redes bibliométricas foram geradas no software VOSviewer. O número de citações variou de 35 a 330 (média:67,54) no WoS, 32 a 260 (média:75,28) no Sc e 5 a 1.264 (média:163,04) no GS. Dez artigos foram citados mais de 100 vezes. Os artigos foram publicados entre 1977 a 2018, principalmente no periódico Caries Research (17%). Os desenhos de estudo mais comuns foram estudos de intervenção (39%)e revisão da literatura (28%). As temáticas mais abordadas foram prevenção de cárie (40%) e remineralização (36%). A Europa foi o continente com maior número de publicações (49%), destacando a Suécia (30%). A Universidade Umeå somou o maior número de estudos (14%). Petersson LG foi o autor com maior número de artigos (6%), seguido por Twetman S (5%). Mapas do VOSviewer demonstraram redes colaborativas entre países e instituições.

Este estudo bibliométrico evidenciou o progresso científico sobre o uso VF, destacando estudos europeus, as temáticas relacionadas à prevenção da cárie.

(Apoio: CAPES)