Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 1661 a 1670


PI0327 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência da expansão rápida da maxila na expressão do fator de crescimento vascular endotelial e no fator de crescimento de fibroblastos
Bernal NR, Pedroso GL, Santos MUC, Matsumoto MAN, Menezes LM, Stuani MBS
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) e o fator de crescimento de fibroblastos (FGF-2) têm a capacidade de aumentar a proliferação e a permeabilidade vascular.O objetivo deste estudo in vivo foi avaliar a expressão de dois fatores de crescimento angiogênicos solúveis (VEGF, FGF-2) após expansão rápida da maxila (ERM).Foram utilizados 30 ratos, distribuídos em dois grupos: controle (5 ratos - sutura intacta) e experimental (25 ratos com ERM). Cinco ratos de cada um dos grupos foram sacrificados nos dias 0, 1, 2, 3, 5 e 7 do experimento. A técnica de RT-PCR foi utilizada para quantificar os níveis de mRNA de fatores de crescimento angiogênicos liberados após diferentes períodos de tempo de aplicação de força ortopédica. Os resultados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey, assumindo-se significância em p<0,05. As análises por RT-PCR mostraram que os mRNAs de VEGF e FGF-2 foram expressos em tecido de sutura palatina normal. VEGF e FGF-2 foram regulados positivamente logo após ERM (24 h) (p<0,001 e p<0,01). O VEGF nunca retornou ao seu nível original, e a expressão do FGF-2 diminuiu até cinco dias (p<0,001) e aumentou repentinamente aos sete dias, retornando ao seu nível original. A ERM aumentou a secreção de VEGF, mas diminuiu a secreção de FGF-2 quando comparado ao tecido normal.

Os resultados mostram que esses fatores de crescimento angiogênicos são liberados nos tecidos de sutura palatina após força ortopédica e, portanto, podem dar uma importante contribuição para a resposta reparadora geral dos tecidos de sutura durante a remodelação óssea.

(Apoio: FAPESP)
PI0329 - Painel Iniciante
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Índice de biofilme dentário em crianças com microcefalia, um estudo observacional transversal
Cardoso SAM, Cunha FNL, Matos LMR, Neves TMA, Dantas EPV, Barbosa BSL, Seraidarian PI
CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A placa dental é o conjunto de bactérias da microbiota bucal retida na superfície dentária formando uma organização microbiana complexa. A formação do biofilme dental varia não apenas entre diferentes locais na cavidade oral, mas também entre indivíduos. Altos índices de biofilme dentário, cárie dentária e gengivite são relatados em pacientes microcefálicos devido as limitações na higienização da cavidade oral. O objetivo do estudo foi analisar o índice de biofilme dental em crianças portadoras de microcefalia. Consiste em estudo quantitativo, observacional transversal, com crianças portadores de microcefalia, que estão em acompanhamento multiprofissional em um centro de reabilitação de pacientes especiais, situado na cidade de Teresina-PI. O estudo foi composto por 74 participantes, 60 (81,1%) apresentaram um nível de higiene oral deficiente. Ao avaliar a escolaridade das mães, 63,5% possuíam até o segundo grau completo, fator que pode interferir nos cuidados prestados aos PNE's. Foi constatado também que 50% das famílias ganham um salário mínimo, aspecto que impacta negativamente na qualidade de vida dos pacientes em cuidados especiais.

O alto índice de placa, a falta de habilidades e a baixa renda familiar são condições intimamente relacionadas causando efeitos negativos às crianças portadoras de microcefalia.

PI0330 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Prevalência de lesões periapicais em incisivos decíduos superiores com traumatismos dentários
Resende MD, Bonelli JM, Fernandes TO, Ascenciano GR, Antunes LS, Antunes LAA
Departamento de Formação Específica FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE- PÓLO NOVA FRIBURGO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a prevalência de lesões periapicais em incisivos decíduos superiores com traumatismo dentário (TD). Uma análise retrospectiva das radiografias periapicais dos prontuários do projeto trauma UFF/NF reconstruindo sorrisos foi realizada. Pacientes com idade até 6 anos que sofreram TD em dentes decíduos que continham dados completos e radiografias digitalizadas foram selecionados por conveniência. Foram avaliados radiograficamente os 4 incisivos superiores de cada criança que sofreu TD nessa região. Os dados foram tabulados e por meio de uma análise descritiva para obtenção das frequências das variáveis de interesse. Um total de 95 prontuários de crianças foram avaliados e 380 dentes foram incluídos. A prevalência de TD foi de 41,58% (n=158) e destes 40 (25,31%) apresentaram lesão periapical. A subluxação ocorreu em 12,09% (n=19) dos casos de TD e nesta condição ocorreu o maior número de lesões periapicais (47,37%).

Conclui-se que há uma alta prevalência de desenvolvimento de lesões periapicais em dentes decíduos. Dentre os tipos de TD, a subluxação, apesar de ser um traumatismo de pequena intensidade, foi o tipo de trauma que mais desenvolveu a sequela de lesão periapical.

PI0331 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Fotogrametria como método para escaneamento 3D de modelos ortodônticos
Santos DC, Zatt FP, Valerio MV, Caldas RA
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi desenvolver e avaliar a aplicabilidade de diferentes protocolos de fotogrametria para reconstrução 3D de modelos Odontológicos. Utilizou-se um modelo ortodôntico de estudo de um arco superior em dentadura permanente com segundos molares irrompidos, confeccionado em Gesso Pedra Tipo IV. Quatro protocolos fotográficos foram realizados, variando entre 10 ou 20 fotos ao redor do modelo de gesso, e 2 ou 3 posicionamentos da câmera em relação à base do modelo, resultando em protocolos com 20, 30, 40 e 60 fotos, reconstruídas tridimensionalmente pelo software [AliceVision Meshroom]. Foram mensuradas as distâncias transversais intermolares, intercaninos, canino-incisivo central e canino-pré-molar e comparadas com medidas obtidas manualmente com paquímetro digital no modelo físico. O cálculo do Erro do Método foi realizado por re-mensuração 15 dias após a primeira mensuração e a concordância foi avaliada com o Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI). As comparações foram realizadas através da Análise de variância, seguida pelo Teste de Tukey (P<0,05). O CCI revelou excelente concordância (CCI=1,00). As medidas obtidas com os protocolos digitais avaliados foram semelhantes entre si e em relação àquelas provenientes do modelo físico (P=0,219).

Concluiu-se que os protocolos de fotogrametria propostos são ferramentas viáveis para o escaneamento de modelos ortodônticos, com precisão suficiente para serem utilizados na rotina clínica.

(Apoio: CNPq  N° 157640/2020-5)
PI0332 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto da correção da desarmonia dentofacial no julgamento em primeira-impressão do grau de produtividade
Ferraz AX, Miranda BM, Barbosa DM, Heiden GS, Poulmann MM, Schroder AGD, Matos TP, Araujo CM
UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou avaliar o impacto da deformidade dentofacial e a posterior correção no julgamento em primeira-impressão no grau de produtividade em um possível emprego. Fotografias da face de 15 indivíduos com deformidade dentofacial (vista frontal e lateral), dos momentos pré e pós-correção ortodôntica-cirúrgica foram randomizadas entre dois diferentes questionários. Como controle, cinco indivíduos sem deformidade dentofacial foram utilizados em ambos os questionários. Os questionários foram avaliados por adultos, com experiência no recrutamento e contratação pessoal em empresas de diferentes ramos. Uma escala likert (0-10) foi utilizada para gerar os escores, onde 0 correspondeu ao pior julgamento possível e 10 o melhor julgamento. Os dados foram tabulados e submetidos a análise estatística através dos testes de ANOVA e post-hoc de Tukey. O tamanho do efeito foi avaliado através do d de Cohen. Houve diferença estatisticamente significativa quando comparado os momentos pré e pós-correção, quanto ao julgamento do grau de produtividade em uma primeira-impressão, com menores valores para o momento pré-correção (6,42 ± 2,22), quando comparado ao momento pós (6,96 ± 2,04) e ao grupo controle (7,31 ± 1,90)(p < 0.001). O tamanho de efeito foi considerado pequeno para esta comparação.

A deformidade dentofacial influenciou o pré-julgamento quanto ao grau de produtividade, mas não apresentou ser um fator preponderante para o julgamento neste quesito.

PI0333 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito antimicrobiano do extrato aquoso da própolis verde em biofilmes uniespécies: análise do metabolismo celular
Lima MBS, Gomes Filho FN, Marques IL, Bezerra IM, Borges-Grisi MHS, Almeida LFD
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o efeito antimicrobiano do extrato aquoso da própolis verde frente microrganismos do biofilme dentário. Foram desenvolvidos biofilmes uniespécies de Candida albicans (SC5314) e Candida krusei (ATCC34135) em meio RPMI 1640, Streptococcus gordonii (ATCC35105) e Streptococcus oralis (ATCC35037) em meio BHI com 1% de sacarose. Os inóculos foram padronizados na concentração 1x106 UFC/mL para Candida e 1X108 UFC/mL para Streptococcus. Para formação do biofilme, inseriu - se 100 μl dos inóculos em placa de 96 poços e as amostras foram incubadas durante 24h a 37ºC em microaerofilia. Após, as amostras foram submetidas a exposição ao extrato aquoso da própolis verde à 11% (P1) e 5,5% (P2). A clorexidina 2% foi adotada como controle positivo e para o controle negativo utilizou-se os próprios meios de cultura. Após 24h de incubação, foi realizada a análise do metabolismo celular por meio do teste de MTT (n=6/grupo). Os dados foram analisados por ANOVA e Tukey (α=5%). Verificou-se que para a C. krusei, apenas a clorexidina (CHX) promoveu diminuição do metabolismo celular (p<0,05). Para a C. albicans, tanto a CHX quanto as diluições da própolis verde apresentaram efeito sobre o metabolismo celular, diminuindo os valores de absorbância (p>0,05). Para o S. gordonii, o extrato P1 apresentou diferença estatística comparado ao controle de crescimento (p<0,05). Já frente ao S. oralis, P1 e P2 diferiram da atividade da CHX (p<0,05).

O extrato aquoso da própolis verde apresenta efeito antimicrobiano, a depender do microrganismo avaliado, bem como da diluição realizada.

PI0334 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Gestação e Saúde Bucal: Influência dos aspectos demográficos em mães primigestas e não-primigestas
Miranda-Filho AEF, Barbosa MCF, Oliveira EJP, Ferreira FM, Fernandes LA, Gomes HS, Lima DC
Departamento de Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Essa pesquisa investigou a associação entre aspectos de saúde bucal com dados demográficos de gestantes. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 500 mulheres em atendimento pré-natal em Unidades Básica de Saúde (UBS) de Alfenas-MG. Foi realizada uma entrevista adotando um questionário semiestruturado e os dados foram analisados no SPSS Statistics® 26.0 (P<0,05). A idade média das mulheres foi 25,3 anos e o tempo médio gestacional foi de 24,0 semanas, com variação de 3 a 39 semanas. Observou-se que 60,0% das gestantes tinham idade superior a 22 anos, 82,6% delas viviam com companheiros (P<0,001), 98,6% compreendiam melhor a importância do tratamento odontológico na gestação do que as mais jovens (P<0,001) e apenas 17,4% receberam orientações sobre saúde bucal (P=0.05). Em contrapartida, 32,7% das gestantes com idade ≤ a 22 anos realizavam mais atividades remuneradas (P=0,038) e 75,87% eram primigestas (P<0,001). Ademais identificou-se que 61,8% das mulheres que possuíam companheiros apresentavam mais filhos (P<0,001), contudo o estado civil não foi associado com as características de saúde bucal e atividade remunerada (P>0,05). Além disso, 98,5% das mulheres não primigestas apresentavam uma melhor compreensão da importância do tratamento odontológico na gestação (P=0,001), mas esse fato não influenciou na procura por tratamento odontológico e outras características de saúde bucal (P>0,05).

Conclui-se que a idade e o fato de ter sido mãe previamente influenciaram nas características de saúde bucal das mulheres durante a gestação.

PI0335 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeitos da terapia Fotodinâmica com fotoenticine® sobre biofilmes de Streptococcus mutans
Pedroso LLC, Garcia MT, Mendes GV, Ward RAC, Figueiredo FC, Miyakawa W, Strixino JF, Junqueira JC
Biociências e Diagnóstico Bucal UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A terapia fotodinâmica (TFD) apresenta atividade antimicrobiana sobre Streptococcus mutans. Entretanto, existe a necessidade da identificação de fotossensibilizadores com maior eficácia contra S. mutans e do entendimento dos seus mecanismos de ação sobre biofilmes. O objetivo foi estudar a atividade do Fotoenticine® (FTC), um novo fotossensibilizador derivado da clorina e-6, na TFD sobre biofilmes de S. mutans, comparando seus efeitos com o fotossensibilizador convencional Azul de Metileno (AM). Biofilmes de S. mutans foram formados sobre discos de dentina bovina e tratados com FTC, AM ou PBS, seguido por irradiação com LED. A seguir, foram feitas contagem de células viáveis, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia de força atômica (MFA). Os dados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey. Os resultados demonstraram que: 1) O FTC foi eficaz na TFD contra biofilmes de modo dose dependente, sendo a concentração de 0,6 mg/mL capaz de levar à eliminação total; 2) A análise de MEV evidenciou a capacidade da TFD com FTC de desestruturar as células e a matriz dos biofilmes; 3) Tanto na contagem de células viáveis, como em MEV, verificou-se que a TFD mediada por FTC apresentou maior atividade antimicrobiana do que a TFD mediada por AM; 4) A MFA revelou que as células de S. mutans sobreviventes ao tratamento com TFD por FTC ou AM não apresentaram alterações dimensionais, entretanto, as células tratadas com TFD mediada por AM parecem ter perdido sua capacidade de reprodução.

Concluiu-se que o FTC é um fotossensibilizador promissor contra biofilmes de S. mutans.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2020/09101-8)
PI0337 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Percepção sobre situações de risco ao trauma dental - propriedades psicométricas de um questionário para crianças e adolescentes
Parada MCS, Costa MP, Magno MB, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se propriedades psicométricas de um questionário (Q) sobre percepções relacionadas à preocupação, ao medo e à dor em crianças e adolescentes (C/A) frente a situações de risco (SR) ao trauma dental (TD) durante a prática de futebol. Após a elaboração e avaliação da qualidade de conteúdo, o Q-SR-TD final contemplou 7 imagens de possíveis SR ao TD durante o futebol; questões relacionadas à preocupação, ao medo e à dor (n=3); informações gerais (n=6) e experiências anteriores com SR ao TD (n=11) e foi aplicado à 60 C/A. Foram incluídos meninos, praticantes (n=30) ou não (n=30) de futebol, entre 8 e 15 anos. Avaliou-se a presença de efeitos chão e teto; validade discriminante através da hipótese dos grupos conhecidos entre praticantes os e não praticantes (Mann-Whitney); consistência interna (α de Cronbach) e estabilidade temporal (coeficiente de correlação intraclasse - CCI). Efeito chão e teto foram observados para nenhuma e todas as imagens, respectivamente. O Q-SR-TD não contemplou validade discriminante (p>0,05). Consistência interna e estabilidade temporal apresentaram grau satisfatório (α variando de 0.74 a 0.88; CCI de 0.83 a 0.97).

O Q-SR-TD é parcialmente adequado para avaliar percepções sobre preocupação, medo e dor frente a SR ao TD em C/A.

(Apoio: CNPq  N° 310225/2020-5   |  CAPES  N° DS 001  |  PIBIC - UFRJ)
PI0338 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do cinamaldeído a 1% em um modelo de biofilme de microcosmos: avaliação da viabilidade celular
Marques IL, Oliveira SCFS, Borges-Grisi MHS, Almeida LFD
DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA SO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliou-se o efeito antimicrobiano do cinamaldeído 1%, em um modelo de biofilme de microcosmos sobre superfícies de titânio. Os biofilmes foram cultivados a partir da saliva de indivíduos saudáveis e com gengivite (n=4). Inicialmente os biofilmes foram cultivados por 72 horas consecutivas, realizando-se apenas trocas de meio de cultura (BHI+1%sacarose). Após, as amostras foram expostas as substâncias testes: cinamaldeído 1%, clorexidina 0,12%, durante 3 dias consecutivos, por 1 min. O controle negativo foi realizado com exposição a solução salina. Os biofilmes foram cultivados durante 144h totais, sendo realizada a viabilidade celular (UFC/mL), em 4 diferentes meios de cultura: Brain Heart Infusion Ágar (BHIA), Ágar Saburaud Dextrose (ASD), Mitis Salivarius Ágar (MSA) e Ágar Sal Manitol (ASM). A análise dos dados foi determinada pelo teste de ANOVA (=5%). Para a viabilidade celular entre os biofilmes desenvolvidos a partir das amostras salivares de indivíduos saudáveis, houve diferença estatística entre as substâncias testes para os meios BHIA, MAS e ASM. Porém, quando cultivado no meio ASD, não houve diferença estatística significante entre as substâncias utilizadas. Quando analisou-se a viabilidade celular entre os biofilmes desenvolvidos a partir das amostras salivares de indivíduos com gengivite, inferiu-se que não houve diferença estatística significante (p>0,05) entre as substâncias testes.

O cinamaldeído 1% apresentou efeito antimicrobiano semelhante a clorexidina 0,12% em biofilme de microcosmos cultivados em superfícies de titânio.

(Apoio: Universidade Federal da Paraíba)