
2106 Resumo encontrados. Mostrando de 1661 a 1670
PI0334 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Gestação e Saúde Bucal: Influência dos aspectos demográficos em mães primigestas e não-primigestas
Miranda-Filho AEF, Barbosa MCF, Oliveira EJP, Ferreira FM, Fernandes LA, Gomes HS, Lima DC
Departamento de Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Essa pesquisa investigou a associação entre aspectos de saúde bucal com dados demográficos de gestantes. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 500 mulheres em atendimento pré-natal em Unidades Básica de Saúde (UBS) de Alfenas-MG. Foi realizada uma entrevista adotando um questionário semiestruturado e os dados foram analisados no SPSS Statistics® 26.0 (P<0,05). A idade média das mulheres foi 25,3 anos e o tempo médio gestacional foi de 24,0 semanas, com variação de 3 a 39 semanas. Observou-se que 60,0% das gestantes tinham idade superior a 22 anos, 82,6% delas viviam com companheiros (P<0,001), 98,6% compreendiam melhor a importância do tratamento odontológico na gestação do que as mais jovens (P<0,001) e apenas 17,4% receberam orientações sobre saúde bucal (P=0.05). Em contrapartida, 32,7% das gestantes com idade ≤ a 22 anos realizavam mais atividades remuneradas (P=0,038) e 75,87% eram primigestas (P<0,001). Ademais identificou-se que 61,8% das mulheres que possuíam companheiros apresentavam mais filhos (P<0,001), contudo o estado civil não foi associado com as características de saúde bucal e atividade remunerada (P>0,05). Além disso, 98,5% das mulheres não primigestas apresentavam uma melhor compreensão da importância do tratamento odontológico na gestação (P=0,001), mas esse fato não influenciou na procura por tratamento odontológico e outras características de saúde bucal (P>0,05).
Conclui-se que a idade e o fato de ter sido mãe previamente influenciaram nas características de saúde bucal das mulheres durante a gestação.
PI0335 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeitos da terapia Fotodinâmica com fotoenticine® sobre biofilmes de Streptococcus mutans
Pedroso LLC, Garcia MT, Mendes GV, Ward RAC, Figueiredo FC, Miyakawa W, Strixino JF, Junqueira JC
Biociências e Diagnóstico Bucal UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A terapia fotodinâmica (TFD) apresenta atividade antimicrobiana sobre Streptococcus mutans. Entretanto, existe a necessidade da identificação de fotossensibilizadores com maior eficácia contra S. mutans e do entendimento dos seus mecanismos de ação sobre biofilmes. O objetivo foi estudar a atividade do Fotoenticine® (FTC), um novo fotossensibilizador derivado da clorina e-6, na TFD sobre biofilmes de S. mutans, comparando seus efeitos com o fotossensibilizador convencional Azul de Metileno (AM). Biofilmes de S. mutans foram formados sobre discos de dentina bovina e tratados com FTC, AM ou PBS, seguido por irradiação com LED. A seguir, foram feitas contagem de células viáveis, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia de força atômica (MFA). Os dados foram analisados por ANOVA e teste de Tukey. Os resultados demonstraram que: 1) O FTC foi eficaz na TFD contra biofilmes de modo dose dependente, sendo a concentração de 0,6 mg/mL capaz de levar à eliminação total; 2) A análise de MEV evidenciou a capacidade da TFD com FTC de desestruturar as células e a matriz dos biofilmes; 3) Tanto na contagem de células viáveis, como em MEV, verificou-se que a TFD mediada por FTC apresentou maior atividade antimicrobiana do que a TFD mediada por AM; 4) A MFA revelou que as células de S. mutans sobreviventes ao tratamento com TFD por FTC ou AM não apresentaram alterações dimensionais, entretanto, as células tratadas com TFD mediada por AM parecem ter perdido sua capacidade de reprodução.
Concluiu-se que o FTC é um fotossensibilizador promissor contra biofilmes de S. mutans.
(Apoio: FAPs - Fapesp N° 2020/09101-8)
PI0337 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Percepção sobre situações de risco ao trauma dental - propriedades psicométricas de um questionário para crianças e adolescentes
Parada MCS, Costa MP, Magno MB, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliou-se propriedades psicométricas de um questionário (Q) sobre percepções relacionadas à preocupação, ao medo e à dor em crianças e adolescentes (C/A) frente a situações de risco (SR) ao trauma dental (TD) durante a prática de futebol. Após a elaboração e avaliação da qualidade de conteúdo, o Q-SR-TD final contemplou 7 imagens de possíveis SR ao TD durante o futebol; questões relacionadas à preocupação, ao medo e à dor (n=3); informações gerais (n=6) e experiências anteriores com SR ao TD (n=11) e foi aplicado à 60 C/A. Foram incluídos meninos, praticantes (n=30) ou não (n=30) de futebol, entre 8 e 15 anos. Avaliou-se a presença de efeitos chão e teto; validade discriminante através da hipótese dos grupos conhecidos entre praticantes os e não praticantes (Mann-Whitney); consistência interna (α de Cronbach) e estabilidade temporal (coeficiente de correlação intraclasse - CCI). Efeito chão e teto foram observados para nenhuma e todas as imagens, respectivamente. O Q-SR-TD não contemplou validade discriminante (p>0,05). Consistência interna e estabilidade temporal apresentaram grau satisfatório (α variando de 0.74 a 0.88; CCI de 0.83 a 0.97).
O Q-SR-TD é parcialmente adequado para avaliar percepções sobre preocupação, medo e dor frente a SR ao TD em C/A.
(Apoio: CNPq N° 310225/2020-5 | CAPES N° DS 001 | PIBIC - UFRJ)
PI0338 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeito do cinamaldeído a 1% em um modelo de biofilme de microcosmos: avaliação da viabilidade celular
Marques IL, Oliveira SCFS, Borges-Grisi MHS, Almeida LFD
DEPARTAMENTO DE CLÍNICA E ODONTOLOGIA SO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Avaliou-se o efeito antimicrobiano do cinamaldeído 1%, em um modelo de biofilme de microcosmos sobre superfícies de titânio. Os biofilmes foram cultivados a partir da saliva de indivíduos saudáveis e com gengivite (n=4). Inicialmente os biofilmes foram cultivados por 72 horas consecutivas, realizando-se apenas trocas de meio de cultura (BHI+1%sacarose). Após, as amostras foram expostas as substâncias testes: cinamaldeído 1%, clorexidina 0,12%, durante 3 dias consecutivos, por 1 min. O controle negativo foi realizado com exposição a solução salina. Os biofilmes foram cultivados durante 144h totais, sendo realizada a viabilidade celular (UFC/mL), em 4 diferentes meios de cultura: Brain Heart Infusion Ágar (BHIA), Ágar Saburaud Dextrose (ASD), Mitis Salivarius Ágar (MSA) e Ágar Sal Manitol (ASM). A análise dos dados foi determinada pelo teste de ANOVA (=5%). Para a viabilidade celular entre os biofilmes desenvolvidos a partir das amostras salivares de indivíduos saudáveis, houve diferença estatística entre as substâncias testes para os meios BHIA, MAS e ASM. Porém, quando cultivado no meio ASD, não houve diferença estatística significante entre as substâncias utilizadas. Quando analisou-se a viabilidade celular entre os biofilmes desenvolvidos a partir das amostras salivares de indivíduos com gengivite, inferiu-se que não houve diferença estatística significante (p>0,05) entre as substâncias testes.
O cinamaldeído 1% apresentou efeito antimicrobiano semelhante a clorexidina 0,12% em biofilme de microcosmos cultivados em superfícies de titânio.
(Apoio: Universidade Federal da Paraíba)
PI0339 - Painel Iniciante
Área: 4 - Odontopediatria
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação da efetividade do preparo de diferentes sistemas em protótipos de segundos molares decíduos inferiores: estudo em micro-CT
Janiques ACSL, Moraes LGN, Ronquete V, Brum SC, Coutinho TMC, Lopes RT, Neves AA, Marceliano-Alves MFV
Pesquisa em Odontologia e Endodontia UNIVERSIDADE IGUACU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi avaliar o preparo biomecânico em protótipos padronizados de segundos molares decíduos inferiores por meio de microtomografia computadorizada. Foram impressos 22 molares decíduos (n=11) que foram instrumentados por lima manual Kerr e XP-endo Shaper. A irrigação foi realizada com um total de 10mL de soro fisiológico à 0,9% para cada canal. Os dentes foram escaneados antes e depois do preparo sendo quantificada a área não preparada em 4 e 10 mm do ápice. Os resultados mostraram não houve diferença nas áreas não preparadas, sendo encontrado 53,69 ± 6,63% e 29,58 ± 4,64% para o grupo Manual e 54,17 ± 4,80% e 31,51 ± 3,78% para Xpendo Shaper (p>0.05). Em relação ao volume e área na avaliação entre os grupos e somente no nível de 10 mm foram encontradas diferenças, onde o sistema Xpendo Shaper se promoveu maior aumento percentual (p<0.05).
Conclui-se que os sistemas se equivalem quanto às áreas não preparadas dos canal radicular de molares decíduos inferiores , porém limas manuais promovem maior aumento percentual da área e do volume.
(Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro N° E-26/202.729/2019)
PI0340 - Painel Iniciante
Área: 4 - Ortodontia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Efeitos da pandemia do coronavírus no tratamento ortodôntico de pacientes da universidade federal de minas gerais (UFMG), Brasil
Martins SA, Simões CF, Cançado RH, Neves LS
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
Este estudo objetivou avaliar os tipos de complicações ortodônticas ocorridas durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19 e seus possíveis impactos nos tratamentos ortodônticos corretivos e interceptativos e as repercussões psicológicas de pacientes em tratamento ativo. Os participantes foram pacientes ou responsáveis por pacientes da clínica de Ortodontia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que estavam em tratamento ortodôntico no momento da pesquisa. Os pacientes ou seus responsáveis foram solicitados a responder voluntariamente a um questionário virtual sobre suas percepções em relação ao distanciamento social e sua influência no tratamento ortodôntico. Os resultados do estudo demonstraram que pacientes em tratamento ortodôntico corretivo apresentam 5,96 vezes mais chance de apresentarem sintomas de COVID-19 em casa quando comparados a pacientes em tratamento ortodôntico interceptativo (p<0,0001; IC= 2,45 - 14,50) e 89,16 vezes mais chance de procurarem outro local de atendimento (p<0,0001; IC= 11,73 - 677,48). Pacientes em tratamento ortodôntico interceptativo apresentaram 4,19 vezes mais chance de se sentirem ansiosos para a próxima consulta quando comparados a pacientes em tratamento ortodôntico corretivo (p<0,0001; IC= 2,06 - 8,53).
O tratamento ortodôntico de pacientes na UFMG foi significantemente afetado pela pandemia do coronavírus e revelou a necessidade que fossem criadas estratégias para oferecer suporte aos pacientes.
PI0341 - Painel Iniciante
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação da atividade antimicrobiana de óleos essenciais visando a prevenção e tratamento de infecções odontogênicas
Pinto ERR, Pitondo-Silva A, Goulart RS, Miranda CES, Moraes MA, Silva MO, D´´angelis CEM, Silva-Sousa YTC
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O uso de óleos essenciais como agentes antimicrobianos tem sido visto como uma alternativa promissora e inovadora para o desenvolvimento de novas terapias para superar a resistência microbiana. O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana de nove óleos essenciais frente a diferentes espécies bacterianas frequentemente associadas a infecções odontogênicas. Com base em critérios de baixa citotoxicidade e possibilidade de aplicação em mucosa oral, foram selecionados os seguintes óleos essenciais (dōTERRA Cosméticos do Brasil Ltda): Cravo, Hortelã-pimenta, Alecrim, OnGuard, Laranja-Lima; Manjericão; Eucalipto; Bergamota, Melaleuca -. Em relação às linhagens bacterianas, foram selecionadas diferentes espécies que frequentemente associadas a infecções odontogênicas: Klebsiella pneumoniae ATCC 700603, Escherichia coli ATCC 25922, Enterococcus faecalis ATCC 4083, Staphylococcus aureus ATCC 25923. Foram realizados testes de avaliação da concentração inibitória mínima (CIM) e de concentração bactericida mínima (CBM).
Todos os produtos avaliados no presente estudo apresentaram atividade antimicrobiana contra todas as linhagens bacterianas avaliadas. No entanto, os óleos essenciais de Cravo e o OnGuard demonstraram maior eficácia em relação aos demais produtos testados, indicando serem promissores no desenvolvimento de novos medicamentos para tratamento e prevenção de infecções odontogênicas.
(Apoio: CNPq N° 145893/2021-9)
PI0342 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Avaliação do bruxismo em vígilia, ansiedade e depressão em estudantes universitários
Vanzela NJ, Garanhani RR, ANDREIS, PKDS, Souza DRP, Guariza Filho O, Arantes ACM, Ignácio SA, Camargo ES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O bruxismo em vigília (BV) é uma atividade dos músculos da mastigação durante o dia, o qual pode afetar o cotidiano dos seus portadores, por causar dores e alterações na saúde bucal. O objetivo da pesquisa foi avaliar a frequência de BV, ansiedade e depressão em estudantes universitários. A pesquisa foi realizada durante a pandemia do COVID-19. A amostra foi composta de 52 estudantes universitários de ambos os sexos, do curso de Odontologia e de outros cursos, com média de idade de 21,21 (+- 2,06) anos. O BV foi avaliado em tempo real, 15 vezes ao dia, das 9:00 às 21:00h, em horários aleatórios, durante 7 dias, por meio do aplicativo para dispositivos móveis Desencoste Seus Dentes. No aplicativo foram registrados os momentos em que o participante estava com um dos 4 comportamentos de BV (dentes encostados, apertados, ranger de dentes e mandíbula tensionada) ou com a mandíbula relaxada. A ansiedade e depressão foram analisadas pela escala HADS. Análise estatística foi realizada (p<0,05). Observou-se frequência de BV de 25,34% (+- 21,94), sem diferença entre sexos ou cursos; ausência de ansiedade (0,87 +- 1,05), maior no sexo feminino (p<0,05); ausência de depressão (0,27 +- 0,56), sem diferença entre sexos. Não houve diferença entre cursos para ansiedade e depressão. Não houve correlação entre BV, ansiedade e depressão.
Apesar da pandemia, os estudantes universitários avaliados não tiveram ansiedade nem depressão, e a frequência de BV foi semelhante a valores referenciados no período pré-Covid-19.
(Apoio: CNPq)
PI0343 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Tradução e análise do instrumento de triagem rápida para disfunção temporomandibular - 3Q/TMD
Botelho SM, Freitas Y, Moraes LOC, Lalue-Sanches M
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
A maioria dos profissionais de saúde ainda possuem muito pouco conhecimento sobre disfunção temporomandibular (DTM), dificultando sua avaliação e comprometendo o encaminhamento daqueles que a possuem, para o especialista na área. O questionário 3Q/TMD é um instrumento que permite, de forma rápida, realizar uma avaliação de triagem para detecção de DTM, sendo muito útil nos centros de atenção primária. O objetivo desse estudo foi realizar a tradução do 3Q/TMD para língua portuguêsa do Brasil e analisar os resultados obtidos. O processo de tradução foi baseado no modelo de padronização proposto por Beaton e sua versão traduzida foi aplicada em uma amostra de 56 pacientes atendidos nas clínicas de uma faculdade de odontologia. Também foi aplicado o Índice Anamnésico de Fonseca (IAF), para avaliar a presença e gravidade da DTM. Após uma semana, o instrumento foi novamente aplicado de forma online. A aplicação inicial do 3Q/TMD identificou 11 indivíduos sem DTM e que concordaram com o resultado do IAF. Treze indivíduos foram classificados pelo IAF com DTM severa e estes também responderam positivamente ao 3Q/TMD. Os 32 indivíduos restantes foram classificados com DTM leve ou moderada e apenas 13 (40,62%) resultados concordaram com o 3Q/TMD.
Foi possível verificar que a tradução do 3Q/TMD foi capaz de detectar a ausência de DTM e DTM severa.
(Apoio: PIBIC UMESP N° 732/20)
PI0344 - Painel Iniciante
Área: 6 - Oclusão / ATM
Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis
Associação entre sintomas de disfunção temporomandibular, bruxismo, ansiedade, pensamentos catastróficos sobre a dor e qualidade de sono
Diniz M, Godoi APT, Custodio W, Degan VV, Venezian GC
Diagnostico Oral FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse
O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre a qualidade do sono, ansiedade, pensamentos catastróficos sobre a dor, bruxismo e sintomas de disfunção temporomandibular (DTM), durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Estudo transversal observacional foi realizado com 479 indivíduos, de ambos os sexos, com média de 28 anos. Questionários sobre os sintomas de DTM (Questionário de Sintomas do Critérios Diagnósticos para DTM - DC/TMD), sintomas de bruxismo do sono e de vigília, ansiedade (Inventário de ansiedade de Beck), pensamentos catastróficos (Escala de Catastrofização de Dor) e Qualidade de Sono (Índice de qualidade de sono de Pittsburgh) foram aplicados de forma virtual. Os dados foram analisados por meio de modelos de regressão logística múltipla (α = 5%). A chance de apresentar pelo menos um sintoma de DTM foi significativamente maior entre as pessoas com sintomas de bruxismo de vigília (OR=2,56; IC95%: 1,57-4,15), com bruxismo do sono (OR: 3,29; IC95%: 1,82-5,95), com ansiedade moderada (OR: 6,35; IC95%: 2,52-15,98) ou grave (OR: 5,14; IC95%: 1,55-17,06), com graus de pensamentos catastróficos leve (OR: 2,84; IC95%: 1,45-5,57) ou moderado (OR: 3,42; IC95%: 1,59-7,38). Não houve associação entre qualidade de sono e sintomas de DTM (p>0,05).
Conclui-se que a chance de apresentar pelo menos um sintoma de DTM é significativamente maior entre as pessoas com relato de bruxismo de vigília e possível bruxismo do sono, com ansiedade moderada ou grave e com graus de pensamentos catastróficos leve ou moderado.
(Apoio: CNPq)