Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2115 Resumo encontrados. Mostrando de 1321 a 1330


PN0952 - Painel Efetivo
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Profilaxia antibiótica para mordidas na região Maxilofacial - revisão sistemática e meta-análise
Brozoski MA, Silva YS, Borba AM, Grillo R, Moreira SB, Naclério-Homem MG
Cirurgia Protese e Traumatologia Bucomax UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As lesões por mordida na região maxilofacial são usuais nos serviços de cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais. Este estudo de revisão tem como objetivo avaliar a necessidade de antibioticoprofilaxia em casos de lesões por mordida na região maxilofacial. Foram realizadas pesquisas nas bases de dados PubMed, Web of Science, Cochrane, Virtual health library e Google Scholar no período de início de inserção até abril de 2022; estudos controlados randomizados e não randomizados foram incluídos. Esta revisão seguiu a diretriz PRISMA e as questões PICO. Foi registrada no PROSPERO. A triagem de risco de viés e extração de dados foi realizada de acordo com as diretrizes da Cochrane. A análise quantitativa foi realizada no RevMan 5.4. Um total de 11 estudos foram incluídos na revisão sistemática e meta-análise. Três artigos foram randomizados enquanto oito ensaios clínicos não randomizados. A evidência na literatura é que a profilaxia antibiótica deve ser usada apenas em casos de alto risco com diferença de risco (RD) de 0,01 (IC 95% -0,02-0,05, P = 0,40). Uma lista útil de lesões por mordida maxilofacial de baixo e alto risco foi criada para auxiliar os cirurgiões maxilofaciais nessa decisão.

O uso de profilaxia antibiótica não é obrigatório em todas as lesões por mordidas maxilofaciais. A resistência bacteriana e o risco de infecção devem ser considerados. Mais estudos são necessários para confirmar esses achados.

PN0954 - Painel Efetivo
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Caracterização ultraestrutural e mecânica de scaffolds obtidos por manufatura aditiva em diferentes temperaturas de sinterização
Limirio PHJO, Carneiro-Campos LE, Silva MAFS, Saboia-Dantas CJ, Ribeiro MTH, Soares CJ, Dechichi P
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou scaffolds de β-tricálcio fosfato (β-TCP) obtidos por manufatura aditiva em diferentes temperaturas por meio de análise ultraestrutural e mecânica. Foram utilizados discos de β-TCP, obtidos pela técnica de extrusão e sinterizados nas temperaturas de 900 (Grupo A), 1050 (Grupo B) ou 1200 (Grupo C) ºC. Discos (n=10) medindo 6x2mm foram submetidos a análise ultraestrutural quantitativa e qualitativa por meio de microtomografia computadorizada (micro-CT) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os testes mecânicos de compressão axial (n=10), tração diametral (n=10) e flexão de 3 pontos (n=10) foram realizados em estruturas maciças seguindo as normas ISO. Ao MEV, observou-se partículas cerâmicas parcialmente fundidas em A e B; em C observou-se a formação de rede sólida, com as partículas fundidas. Na micro-CT, o grupo C apresentou maiores valores de porosidade comparado a B e C (p<0,05). No teste de flexão de três pontos, C apresentou maiores valores de resistência à flexão (MPa) em relação a A e B (p<0,001); além disso, B apresentou maiores valores de resistência à flexão em relação a A (p<0,001). O teste de compressão axial mostrou que o grupo C apresentou maiores valores (MPa) em relação a A e B (p<0,001); além disso, B apresentou maiores valores de resistência à flexão em relação a A (p<0,001). À resistência à tração diametral o grupo A apresentou menores valores (MPa) em relação a B e C (p<0,001).

Conclui-se que scaffolds sinterizados a 900ºC apresentam menor resistência nas propriedades mecânicas, enquanto que a 1200ºC mostraram-se mais resistentes

(Apoio: CNPq  |  FAPEMIG)
PN0984 - Painel Efetivo
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação das paredes dentinárias e redução de carga microbiana variando os protocolos de desinfecção em revitalização pulpar
Barroso LS, Nunes AM, Habitante SM, Barbosa CGC, Barroso LDB, Barroso DDB, Paula MN, Baroudi K
Curso de Odontologia CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE VOLTA REDONDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi realizar a análise das paredes radiculares e redução de carga microbiana de quatro protocolos de limpeza para revitalização pulpar: Escova Profilática para conduto (MK Life), microbrush Aplik Extrafino (Angelus), lima K n° 50 (Dentsply) e XP Endo Finisher (FKG). Setenta pré-molares inferiores unirradiculares foram padronizados em tamanho e diâmetro de conduto. Para análise no microscópio eletrônico de varredura (MEV), 16 espécimes foram submetidos a procedimento endodôntico com 5 mL de NaOCl a 2,5% e 5 mL EDTA a 17% ambos a 36,5°C, variando-se o recurso mecânico de acordo com o descrito acima (n=4), em experimento com tempo padrão. Em seguida, os dentes foram preparados para avaliação no MEV por dois observadores independentes. Para avaliação de redução de carga microbiana, foi induzida a contaminação por E. faecalis por 21 dias em 50 espécimes. Irrigação com solução salina a 36,5°C foi feita, onde se variou o recurso mecânico para a limpeza (n=12). Contagem de colônias (UFC) foi realizada antes (S1) e depois (S2) do procedimento de limpeza. As diferenças entre S2 e S1 foram contabilizadas e análise por Kruskal Wallis foi realizada. Não houve diferenças entre os grupos na análise por MEV. Escova para conduto reduziu 99,27% da carga microbiana, seguida de XPEndo Finisher (99,13%), microbrush Aplik (98,71%) e lima K (98,66%). (p=0,3616).

Não houve diferença estatística entre os grupos testados. Microbrush ApliK Extrafino e Escova para conduto se equivaleram a XP Endo Finisher e lima K.

PN1004 - Painel Efetivo
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O design dos aparelhos ortodônticos e a preferência de jovens universitários
Silva FLBS, Didier VF, Ladewig VM, Almeida-Pedrin RR, Fernandes TMF, Almeida MR, Oltramari PVP, Conti ACCF
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo da pesquisa foi avaliar a preferência de jovens universitários provenientes de cursos das áreas da saúde, exatas e humanas por diferentes modelos de aparelho ortodôntico. Foram escolhidos dois indivíduos-modelos jovens, um masculino e um feminino. Foram então confeccionadas 6 imagens de cada simulando aparelhos ortodônticos, e posteriormente, foi confeccionado um álbum fotográfico que foi entregue a 169 estudantes universitários de 18 a 25 anos. Três grupos universitários avaliaram as imagens: grupo da saúde (n=62), de exatas (n=51) e de humanas (n=56). No questionário eles identificaram o aparelho de preferência, ordem e motivo de preferência. O Teste Mann-Whitney foi empregado para a comparação entre o sexo e o teste Kruskal-Wallis foi utilizado para a comparação entre os grupos de estudantes. Para a comparação entre os aparelhos foram adotados o teste Friedman e o teste post hoc de Dunn. Para as análises foi adotado um nível de significância de 5% (p<0,05).

Os Alinhadores foram os aparelhos preferidos, seguidos pelos braquetes estéticos e os aparelhos metálicos foram pior avaliados. A área de estudo e o sexo do avaliador não influenciaram sobre a hierarquia de atratividade na avaliação; o grupo de estudantes da saúde foram os mais críticos

PN1027 - Painel Efetivo
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desvio do septo nasal ou maloclusão: qual impacta mais a percepção estética facial de leigos?
Mattos CT, Ghiu ITP, Seixas J, Machado RM, Motta ATS
Departamento de Odontoclínica UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção estética facial de leigos na presença de desvio do septo nasal e de maloclusão, e detectar qual das desarmonias causa maior impacto negativo nesta percepção. Foi feito o cálculo amostral. A partir da foto de uma modelo feminina, foram utilizadas imagens com o nariz original simétrico e com manipulações simulando desvio de septo nasal leve ou severo. Em relação ao sorriso da modelo, fotos intraorais de dentes alinhados ou de maloclusão com desalinhamento dentário superior anterior perceptível foram inseridas. Foram obtidas seis imagens com as características: foto controle sem desarmonias (C), foto com desvio de septo leve e dentes alinhados (DL), foto com desvio de septo severo e dentes alinhados (DS), foto sem desvio de septo e com maloclusão (M), foto com desvio de septo leve e maloclusão (DL+M) e foto com desvio de septo severo e maloclusão (DS+M). Foram selecionados como avaliadores 58 adultos leigos e as imagens foram apresentadas em ordem aleatória em IPad. Os avaliadores marcaram em escala visual analógica de 0 a 10 o grau de atratividade da face de cada imagem. Foi utilizado a ANOVA a dois critérios com pós-teste de Tukey para detectar as diferenças estatísticas. As maiores notas foram atribuídas às fotos C, DS e DL, sem diferença estatística entre elas. Todas as fotos com maloclusão receberam notas significativamente menores que as demais (p < 0,05), sem diferença estatística entre elas.

Concluiu-se que a maloclusão impactou negativamente a percepção estética facial por leigos, enquanto que o desvio de septo nasal não.

PN1048 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A Disciplina Prática Baseada em Evidências está presente nos currículos de Odontologia do Brasil?
Sanglard LF, Thomes² CR, Peres CV, Pimenta de Barros LA, Rosetti EP, Costa LOP, Oliveira LB, Reis FJJ
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se: 1) identificar a presença da disciplina Prática Baseada em Evidências (PBE) nos Cursos de Graduação em Odontologia do Brasil; 2) analisar se os conteúdos ofertados estão de acordo com o currículo mínimo de PBE proposto para cursos da área da saúde no Brasil; 3) identificar os conteúdos cobertos pelos programas. Os Programas dos Cursos de Odontologia (Julho a Setembro/2021) foram identificados. Dados foram extraídos por 2 examinadores independentes, com uso de formulário (Research Electronic Data Capture) e incluíram a presença da disciplina e suas características. Os dados foram exportados (Calc®, LibreOffice) e posterior análise descritiva e teste qui-quadrado realizados. Dos 581 programas identificados, 363 foram elegíveis, 282 (77,7%) foram incluídos. A disciplina apareceu em 3,5% (n=10; IC95%: 2,1% a 4,9%) dos programas, com proporções diferentes no país: região Sul com 5,1% (IC95%: 2,1% a 8,1%) e região Norte, nenhuma. Três (0,3%) disciplinas não são obrigatórias, 2 (0,2%) têm 60 e 90 horas. Em 3 currículos da disciplina PBE obtidos, 13 (0,24%) conteúdos foram ofertados. Em 282 programas, 5 conteúdos (0,09%) foram oferecidos por Metodologia, Epidemiologia e Bioestatística.

Existe escassez de disciplinas de PBE nos cursos de Graduação em Odontologia no Brasil. Os conteúdos não seguem o currículo mínimo proposto pela literatura. Recomenda-se que os cursos de Graduação em Odontologia no Brasil incluam um currículo de PBE que esteja de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e siga os conteúdos recomendados pela literatura científica.

PN1056 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Percepção e experiência de dentistas da Estratégia Saúde da Família do estado do Rio de Janeiro sobre a Hipomineralização Molar Incisivo
Soviero VM, Gomes TA, Pires KM
ODONTOLOGIA PREVENTIVA E COMUNITÁRIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo é avaliar a percepção e a experiência dos dentistas da Estratégia Saúde da Família (ESF) do estado do Rio de Janeiro em relação à Hipomineralização Molar Incisivo. O estudo teve caráter transversal observacional e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Pedro Ernesto (CAAE: 48541921.4.0000.5259). Incluiu-se dentistas da ESF do interior do estado do Rio de Janeiro e excluídos aqueles com menos de 1 ano na ESF. Os dados foram obtidos por um questionário autoadministrado, testado e validado, e da "Escala de percepção da HMI como um problema clínico" de 36 pontos, desenvolvida pela equipe pesquisadora, entre janeiro e fevereiro de 2022. Foram realizadas as análises bivariadas entre o escore médio da escala com as variáveis independentes e multifatorial. A amostra foi de 304 respostas dos dentistas, após 2 lembretes. 95,8% da amostra já se deparou com casos de HMI durante sua prática clínica na ESF. A média do valor de percepção dos dentistas respondentes foi de 22,74 (DP=5,117). A análise multivariada, em termos de razão de prevalência e 95% de intervalo de confiança, foi significativa entre indivíduos na categoria "Pós-graduação em Odontopediatria" (RP: 1,226; IC 95%: 1,12 - 1,33; p<0,001) e dentistas atuantes da "Região Serrana" (RP: 1,087; IC 95%: 1,001 - 1,179, p<0,001).

A análise das respostas do questionário permitiu constatar que a maior parte dos dentistas se depara com a HMI com relativa frequência e percebem a HMI como um desafio clínico no ambiente da ESF.

PN1105 - Painel Efetivo
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Ação antifúngica da terapia fotodinâmica (PDT) associada ao fotossensibilizador clorofilina: um estudo in vitro
Gonçalves JM, Strauch SM, Bruner-Neto M, Daniel TE, Andrades KMR, Miguel LCM, Heyder CDT
Odontologia UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A candidíase é uma doença frequente dentro da clínica odontológica, ocasionada por infecção fúngica oportunista do gênero Candida sp, sendo sua representante mais comum a Candida albicans. Nos últimos anos tem-se estudado novas abordagens terapêuticas para esta condição. Portanto, este trabalho objetivou realizar o estudo in vitro do potencial inibitório da Terapia Fotodinâmica (PDT) associada ao fotossensibilizador clorofilina em cepas de Candida. Para a cultura de leveduras, foram utilizadas colônias de C. albicans, C. tropicalis e C. dubliniensis isoladas da cavidade oral de pacientes atendidos na clínica odontológica. Um total de 0,25 mL do inóculo de cada cepa foi impregnado com solução de clorofilina (100μg/ml) durante 5 minutos antes da fotoativação com laser de luz vermelha (9 J/cm2 por 90 segundos). As amostras de controle negativo, inóculo apenas impregnado e inóculo irradiado foram semeadas em placas de Ágar Sabouraud dextrose e foi realizada a contagem de unidades formadoras de colônia. Sete das dezesseis coletas foram positivas para Candida spp. A PDT em associação com a clorofilina apresentou uma redução média significativa de 51,6% (p=0,042) e a amostra com maior sensibilidade à terapia foi a C. dublinisensis com 58,2%, C. tropicalis com 48,1% e a C. albicans com média de 47,1%.

A PDT associada a Clorofilina mostrou-se eficaz no controle fúngico do gênero Candida, porém são necessários mais estudos a fim de consolidar o uso desse novo fotossensibilizador dentro da prática odontológica.

(Apoio: )
PN1109 - Painel Efetivo
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise dos aspectos anatômicos e dimorfismo sexual do forame mentual por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico
Costa C, Meneses NRO, Schumiski SCF, Carneiro ALE, Salgado DMRA, Kim JH, Cortes ARG, Spin Neto R
ESTOMATOLOGIA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O Forame Mentual (FM) apresenta variações em relação a seu tamanho, formato, localização e direção de abertura. Em pacientes edêntulos as regiões entre os FM são sítios comuns para instalação de implantes cuja distância adequada deverá ser de pelo menos 2mm para prevenir distúrbios sensoriais. O estudo avalia a prevalência e o dimorfismo sexual do FM por meio de imagens de exames tomográficos de indivíduos brasileiros dentados e edêntulos totais e/ou parciais, a localização do FM, altura e comprimento do FM; a menor distância entre o dente adjacente mais próximo e o FM (em pacientes dentados e quando possível em pacientes edêntulos parciais), as medidas da base da mandíbula até a cortical óssea inferior do FM e do rebordo ósseo alveolar até a cortical óssea superior do FM, além da extensão de alça anterior do FM (''loop''). Foram avaliadas 185 tomografias, utilizando o software Ondemand 3D Dental® para obtenção das medidas descritas, resultando em dados quantitativos relacionados com as diferenças entre os grupos masculino e feminino e respectivas prevalências.

Concluiu-se que o uso das tomografias permite a análise da região do FM. Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre os indivíduos dos sexos masculino e feminino para distância da margem inferior do FM até a cortical da base da mandíbula do lado direito ( p≤ 0,01), comprimento do FM esquerdo (p=0,145) e distância da margem inferior do FM até a cortical da base da mandíbula do lado esquerdo ( p≤ 0,01), caracterizando o dimorfismo sexual na população estudada.

(Apoio: CAPES  N° 23009)
PN1137 - Painel Efetivo
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A desinformação e a desconstrução do saber: a atual e perigosa versão da arte de persuasão intelectual humana da dialética de "O Sofista"
Marinho AMCL, Marinho PSG
Departamento de Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Desinformações são consideradas produções e propagações de notícias descontextualizadas que podem impactar o campo do conhecimento em saúde. Contendo ou não evidências científicas podem atrair audiência, enganar, desinformar, induzir a erros, manipular a opinião pública, desprestigiar ou exaltar instituições ou pessoas, para obter-se vantagens diversas tais como prestígio, econômica, política e intelectual, sendo esta última a mais explorada pelo sofista na obra de Platão. Objetivou-se, através da análise documental do diálogo "O Sofista" de Platão, comparar e caracterizar as manobras de confusão do sofista com as manobras contemporâneas em postagens classificadas como Fake News no Instagram da secretaria estadual de saúde de Minas Gerais (abril/2021 a abril/2022). A análise sugere que o antigo o problema, humanamente construído, continua acolhido atualmente. No entanto uma perigosa diferença é notada: "evidências manipuladas" que, outrora visavam o prestígio intelectual, atualmente parecem visar interesses econômicos, políticos e o prestígio pessoal. Uma vez mais distantes da construção intelectual, assinalam uma tendência à desconstrução do saber o que merece um cuidado ainda maior que aquela para com "O Sofista".

Atualmente, "informações" que usam evidências com intenções alheias à busca da verdade continuam em uso. Mas há de se fazer um alerta já que, ao contrário da disputa intelectual que se via na obra aqui mencionada, atualmente interesses diversos distanciam ainda mais a verdade contribuindo para a própria desconstrução do saber.