Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas FC011 a FC015 ]
 5 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 5


FC011 - Fórum Científico
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Sala Carvalho I

Uso de duas estratégias clínicas para avaliação de restaurações em dentes decíduos - um olhar sobre a eficiência na gestão de recursos
Freitas RD, Moro BLP, Maia HCM, Oliveira RC, Tedesco TK, Raggio DP, Mendes FM, Braga MM
Odontologia Social e Pediátrica UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto econômico de utilizar a estratégia Caries Around Restorations and Sealants (CARS) em substituição à estratégia da Federação Dentária Internacional (FDI) para avaliação de restaurações em dentes decíduos. Foram avaliados 4 efeitos: número de novas intervenções operatórias, tempo até a necessidade de uma nova intervenção operatória, necessidade de novas intervenções operatórias e o número de novas substituições. Custos e efeitos foram comparados entre os grupos por medidas relativas, conforme a quantidade de restaurações incluídas por grupo. Simulações de Monte-Carlo avaliaram as incertezas ao redor dos parâmetros e curvas de aceitabilidades foram construídas. Dados de 163 pacientes e 650 restaurações foram utilizados para a avaliação econômica. Considerando um limiar de disposição a pagar de 100 dólares, o CARS apresentou Net Monetary Benefits (NMB) positivos para os efeitos número de novas intervenções operatórias, tempo até a necessidade de uma nova intervenção operatória e número de novas substituições. Além disso, demonstrou uma probabilidade de aproximadamente 90% de ser custo-efetivo considerando o efeito tempo até a necessidade de uma nova intervenção operatória. Para o efeito necessidade de novas intervenções operatórias, o CARS apresentou NMB negativo e uma probabilidade de aproximadamente 50% de ser custo-efetivo.

Em conclusão, o CARS é uma alternativa custo-efetiva em substituição ao FDI, sobretudo considerando o adiamento de novas intervenções operatórias em dentes decíduos.

(Apoio: FAPESP  N° 2018/03199-6)
FC012 - Fórum Científico
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Sala Carvalho I

Influência da zigosidade no medo e ansiedade de crianças frente ao ambiente odontológico: estudo de coorte em gêmeos
Freitas JG, Pontes LRA, Brondani B, Machado TGO, Costa LRRS, Raggio DP, Braga MM, Mendes FM
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a influência da zigosidade no medo e ansiedade frente ao ambiente odontológico através da escala Modified Child Dental Anxiety Scale (MCDASf). Pares de gêmeos nascidos de 2007 a 2014 no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo foram convidados a participar de uma coorte retrospectiva. Os gêmeos preencheram a MCDASf na primeira consulta, antes do exame clínico e tiveram suas necessidades odontológicas classificadas pelo grau de complexidade. Informações sobre gemelaridade também foram coletadas e todos receberam tratamento. Para as análises, foi realizado Kappa ponderado das diferentes questões da MCDASf e cálculo do coeficiente de correlação intraclasse (ICC) para os escores totais, com respectivos intervalos de confiança a 95% (95% CI) considerando se os gêmeos eram mono- (MZ) ou dizigóticos (DZ). Análises de regressão de Poisson multinível foram feitas para ver a associação dos escores totais com a zigosidade e necessidade de tratamento. 100 gêmeos foram avaliados, sendo 50 MZ e 50 DZ. Não houve coincidência entre as respostas dos pares por questão e nem para os escores totais [MZ: ICC (95% CI) = 0,326 (-0,052 a 0,629), DZ: ICC (95% CI) = 0,310 (-0,095 a 0,625)]. Não foi encontrada associação entre os escores de medo/ansiedade e a zigosidade (p = 0,84). Necessidades de tratamentos operatórios simples (p = 0,98) e complexos (p = 0,27) não foram associados a maiores escores comparados aos tratamentos preventivos.

A zigosidade, assim como a necessidade de tratamento, não influenciaram no medo e ansiedade dental observado entre os pares de gêmeos.

(Apoio: FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)  N° 2019/27560-2  |  PRP (Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo)  N° 2021.1.10424.1.9)
FC013 - Fórum Científico
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Sala Carvalho I

Avaliação in vitro e in vivo de um sistema restaurador resinoso isento de Bisfenol-A, adaptado para uso na fixação de bráquetes ortodônticos
Delgado RZR, Feres MFN, Bergamo AZN, Pires-De-souza FCP, Segato RAB, Silva LAB, Nelson-Filho P
Clínica Infantil UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar in vitro a liberação de Bisfenol-A (BPA) e a resistência ao cisalhamento e in vivo o BPA salivar, biofilme, saúde gengival e taxa de sobrevida de bráquetes colados com o sistema restaurador sem BPA (Adesivo Ambar e Resina Vittra - grupo I) ou Transbond XT (grupo II - controle). Discos fotopolimerizados foram avaliados quanto ao BPA por cromatografia gasosa e a resistência ao cisalhamento de bráquetes fixados em pré-molares com 3 protocolos (técnicas convencionais e modificada) foram analisados. Amostras salivares de 19 pacientes (grupos I e II) foram coletadas previamente à colagem e após 30 min, 24 h, 7 e 30 dias, quanto a presença de BPA, junto à quantificação de biofilme e avaliação gengival. A taxa de sobrevida foi avaliada por 12 meses. Os dados foram analisados por testes estatísticos apropriados, com nível de significância de 5%. Os resultados evidenciaram que apenas os discos de Transbond XT apresentaram BPA. A resistência ao cisalhamento da técnica modificada do grupo I e da técnica convencional do grupo II não diferiram entre si. Maiores concentrações de BPA salivar ocorreram no grupo II nos tempos de 30 min, 24 h e 7 dias. Não observou-se liberação de BPA no grupo I. O biofilme e o índice gengival foram menores no grupo I aos 7 dias e a ausência de BPA não influenciou na taxa de sobrevida.

Conclui-se que a Resina Vittra e Adesivo Ambar não liberaram BPA, apresentaram resistência ao cisalhamento adequada, menores índices de biofilme e índice gengival e taxa de sobrevida semelhante ao controle, justificando sua indicação para colagem de bráquetes.

(Apoio: CAPES)
FC014 - Fórum Científico
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Sala Carvalho I

Inteligência Artificial na predição de cirurgia ortognática de pacientes Padrão III
Oliveira PHJ, Gonçalves JR, Gandini Júnior LG, Oliveira Júnior MA, Parizotto JOL, Kato RM, Bianchi J
Morfologia e Clínica Infantil UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os pacientes Padrão III apresentam discrepância esquelética anteroposterior entre maxila e mandíbula. Isto pode gerar impactos estéticos, funcionais e sociais. Por isso, ortodontistas e cirurgiões bucomaxilofaciais devem saber diagnosticar estes pacientes, especialmente em casos limítrofes que demandam experiência do profissional. Em busca de tomadas de decisões mais adequadas, modelos de inteligência artificial (IA) podem ser empregados. Por isso, o objetivo desse estudo foi avaliar a precisão de um algoritmo de IA na predicão de cirurgia ortognática ou tratamento compensatório para pacientes Padrão III. Para isso, foram utilizados 32 fatores cefalométricos de 362 telerradiografias de pacientes previamente tratados. Os pacientes foram divididos em grupos: cirúrgicos (n=198) e não-cirúrgicos (n=164), de acordo com o tratamento realizado. Os dados foram avaliados pelo algoritmo de machine learning "J48", no software Weka. Os resultados mostraram que para o training-set, a precisão, curva ROC e acurácia foram: 0.911, 0.933 e 0.898, respectivamente. Já para o testing-set, após realizado 10-fold cross-validation, os resultados foram: 0.748, 0.719 e 0.743.

Com isso, pode-se concluir que o algoritmo foi capaz de obter alta precisão na fase de treinamento, porém na fase de teste (validação) a acurácia foi menor. Nossos dados sugerem que para estes pacientes, ainda são necessárias variáveis adicionais, além das cefalométricas. Além disso, futuros estudos serão realizados para avaliar a perfomance do sistema de IA comparado com avaliadores humanos.

FC015 - Fórum Científico
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Sala Carvalho I

O efeito do tratamento de superfície de implantes TiUnite® com nanofilme de fosfato de cálcio sob a perspectiva da osseointegração
Menezes LS, Rocha DN, Prado da Silva MH, Blazutti RLS, Ferreira JRM, Gonçalves GA, Girol AP, Neves JG
MATERIAIS DENTÁRIOS FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito do tratamento de superfície do implante TiUnite® (TI) com deposição nanométrica de fosfato de cálcio. Foram utilizados cilindros de Ti com dimensões de 8,0 mm x 3,8 mm. Por meio do método "dip coating", os espécimes de Ti foram recobertos com solução precursora rica em íons cálcio e fosfato. Após isso, foram imersos em solução alcalina, à 60°C, por 2h e caracterizados por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscópio de força atômica (AFM), e Viabilidade celular in vitro. Além disso, os implantes experimentais foram introduzidos em fêmur de coelhos e após 4 meses foram analisados tecidos adjacentes por meio de análises Histomofométricas. Os resultados das análises de superfície (MEV e AFM) indicaram alteração na micro e nanotopografia da superfície de Ti com a presença do fosfato de cálcio. O ensaio de viabilidade celular in vitro demonstrou um aumento da viabilidade celular para o grupo experimental de Ti com fosfato de cálcio após 36h (p<0,05). Nas análises histológicas foram observadas maior processo de maturação óssea para o grupo de Ti com fosfato de cálcio, pela presença de colágeno mais espesso e organizado, caracterizado pelas diferenças de birrefringência.

O tratamento de superfície de Ti com fosfato de cálcio mostra-se promissor no processo de osseointegração, uma vez que apresentou características morfológicas e biológicas favoráveis para o aceleramento desse processo.