Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas COL001 a COL004 ]
 3 Resumo encontrados. Mostrando de 1 a 3


COL001 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Ipê

Validação de modelo de ciclagem de pH para avaliar o efeito de vernizes fluoretados na desmineralização do esmalte dental
Ferreira RS, Cury JA, Tabchoury CPM
Biociências FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Vernizes fluoretados (VF) têm sido vendidos sem ao menos terem seu potencial anticárie estimado. Como não há modelo validado para avaliar seu potencial anticárie, esse foi o objetivo do presente estudo. Blocos hígidos de esmalte, selecionados por dureza de superfície (DS), foram aleatorizados nos seguintes grupos: placebo (controle negativo), verniz manipulado NaF 1,25, 2,5 ou 5%, e Duraphat (NaF 5%, controle positivo). Após aplicação dos vernizes, os blocos (n=12) foram imersos em saliva artificial por 24 h para propiciar reatividade do fluoreto com esmalte. O verniz aderido foi removido e metade da superfície de cada bloco foi isolada (baseline). Os blocos foram submetidos diariamente à ciclagem de pH de 4 h na solução des e 20 h na re. Após 8 ciclos, a DS foi novamente determinada e a % de perda (%PDS) calculada. Em seguida, os blocos foram seccionados e metade de cada bloco (baseline e área ciclada) teve área da lesão avaliada (ΔΔS, kgxmm2). Nas outras metades, foi determinado fluoreto total (FT µg F/cm3). Os dados foram submetidos à análise estatística (α=5%). Efeito dose-resposta entre concentração de F dos vernizes e %PDS, ΔΔS e FT no baseline e área ciclada foi encontrado (R2=0,584; 0,483; 0,486 e 0,621, respectivamente, p<0,05). Os grupos NaF 5% e Duraphat apresentaram menores %PDS e ΔΔS e maior concentração de FT no baseline e área ciclada, e não diferiram entre si (p>0,05), mas foram diferentes do grupo placebo (p<0,05).

O modelo proposto apresentou efeito dose-resposta e foi validado para estimar o potencial anticárie de VF na redução da desmineralização do esmalte.

(Apoio: CNPq  N° 1414072018-2  |  CAPES  N° 001)
COL003 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Ipê

Desenvolvimento e validação de um gibi educativo para orientação quanto ao uso de dentifrício fluoretado por crianças
Flório FM, Rached EA, Victorelli G, Silva ASF, Lima-Arsati YBO
Saúde Coletiva FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A orientação sobre o uso adequado de dentifrícios fluoretados por crianças é de extrema importância para garantir a máxima proteção contra a cárie e o mínimo risco de fluorose. Foi objetivo deste estudo descrever a elaboração e a validação de conteúdo de um gibi para orientação quanto ao uso seguro de dentifrício fluoretado por crianças. Estudo de desenvolvimento de tecnologia educativa realizado em quatro fases: 1 - revisão da literatura e roteiro; 2 - elaboração do material (ilustrações, layout e design), 3 - validação (Índice de Validade de Conteúdo = IVC e Índice de Legibilidade de Flesch = IF), 4 - teste piloto para legitimação do material junto ao público-alvo. Participaram da validação 31 pessoas, sendo sete juízes-especialistas e 24 representantes do público-leigo, responsáveis pelo cuidado diário de crianças em idade pré-escolar e escolar. Na validação a concordância das respostas dos juízes especialistas foi excelente (IVC=1,00) para os blocos objetivos e relevância e o bloco estrutura e apresentação teve IVC igual a 0,94. Após os ajustes sugeridos, no teste piloto realizado com o público-leigo, verificou-se que os 3 blocos de avaliação (conteúdo, visual e personagens) tiveram IVC=1,0 (100%).

O gibi mostrou-se válido quanto à aparência, relevância e conteúdo e pode ser utilizado para atividades de educação em saúde para orientar os adultos sobre o uso seguro de dentifrícios fluoretados para higiene bucal de crianças.

(Apoio: Learning - Desenvolvimento de Softwares LTDA )
COL004 - Prêmio Colgate Odontologia Preventiva
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Apresentação: 08/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Ipê

Efeito protetor de dentifrício contendo TiF4 e quitosana sobre o desgaste erosivo do esmalte e da dentina in vitro
Francese MM, Gonçalves IVB, Vertuan M, Souza BM, Magalhães AC
Ciências Biológicas UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho in vitro avaliou o efeito protetor de dentifrício contendo TiF4 e quitosana sobre o desgaste dentário erosivo-DDE. Amostras de esmalte e dentina bovinas foram distribuídas aleatoriamente em cinco grupos (n= 12/grupo): 1 - Dentifrício experimental contendo TiF4 (1400 ppm F-); 2 - Dentifrício experimental contendo TiF4 (1400 ppm F-) + quitosana 0,5% (75% de desacetilação, 500 mPas); 3 - Dentifrício experimental contendo quitosana 0,5% (75% de desacetilação, 500 mPas); 4 - Dentifrício comercial Erosion Protection (Elmex® - GABA, Suíça, 1400 ppm F-) e 5 - Dentifrício placebo. Doze amostras foram submetidas apenas à erosão (controle). Realizou-se a ciclagem de pH (4 x 90 s/dia, ácido cítrico 0,1%, pH 2,5) e o desafio abrasivo (2 x 15 s/dia abrasão + 45 s de tratamento) durante 7 dias. O desgaste foi quantificado por perfilometria de contato (µm) e comparado por Kruskal-Wallis/Dunn (p<0,05). Três amostras de esmalte por grupo foram analisadas por MEV/EDS. O dentifrício contendo TiF4, independentemente da presença de quitosana, foi capaz de reduzir o DDE, enquanto que a quitosana isolada foi semelhante ao placebo para ambos os tecidos. Ainda para o esmalte, teve efeito protetor superior ao dentifrício Elmex, que também diferiu significativamente do placebo. Na análise por MEV/EDS, detectou-se superfície lisa semelhante ao grupo controle e maiores valores de Ti para os grupos tratados com TiF4.

Os dentifrícios contendo TiF4, independentemente da quitosana, apresentam um efeito protetor contra o DDE in vitro.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  FAPs - Fapesp  N° 2018/26369-4  |  FAPs - Fapesp  N° 2019/21797-0)