Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR118 a RCR175 ]
 51 Resumo encontrados. Mostrando de 41 a 50


RCR160 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reposicionamento tecidual facial com fios espiculados de polidioxanona: Relato de caso
Bordalo ST, Boaro LCC
Doutorado UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Paciente de 64 anos, apresentando flacidez facial leve a moderada e submetida à ritidectomia há 22 anos, procurou meu consultório para melhorar o sulco nasogeniano, linhas de marionete, contorno de mandíbula e arquear as sobrancelhas. Não queria passar por uma nova intervenção cirúrgica. A polidioxanona é usada há mais de três décadas na engenharia tecidual e cirurgia. É efetiva e usada diariamente em hospitais para o fechamento de feridas. Comparada com outros fios absorvíveis, é a mais duradoura1 2. São biocompatíveis3, biodegradáveis e reabsorvidas em 6 meses4. Material não alergênico e não piogênico5. Indicados para o reposicionamento tecidual facial em pele com grau de flacidez de leve à moderada6. 20 fios de polidioxanona espiculados Mint Lift Fine®7 18G em terço médio e inferior da face e protocolo de levantamento em bloco do Dr. Kwon Han Jin8 9. Mais 6 fios de espiculados em sobrancelhas, sendo 1 fio central Mint Lift Fine® 18G e 2 fios laterais bidirecionais 19G i-THREAD®7 e protocolo de levantamento em rede10, totalizando: 26 fios espiculados. Paciente ciente que por terem sido utilizados biomateriais reabsorvíveis, seriam necessárias manutenções a cada 6 meses. Os resultados foram satisfatórios, cicatrizes ausentes11, rápida recuperação12 e realizado em ambiente ambulatorial10.

Conclui-se que o reposicionamento tecidual facial com fios espiculados de PDO em pacientes com esta condição é uma alternativa em indivíduos que já passaram pela ritidectomia, além de ser um método pouco invasivo com resultados satisfatórios.

RCR161 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Sobrevivência de implantes imediatos: uma análise bibliométrica dos 20 artigos mais citados
Urizzi K, Miranda MC, Balduino TY, Bianchini MA, Garcia LFR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar os 20 artigos mais citados na literatura relacionados à sobrevivência de implantes imediatos. Realizou-se uma análise bibliométrica a partir da base de dados Web of Science, utilizando uma chave de busca específica. Os programas R-Project for Statistical Computing e RStudio, através da ferramenta de análise Bibliometrix, foram utilizados para gerar a rede bibliométrica. Dados como: informação das coleções, desenho de estudo, quantidade de implantes, região, arcada, posição e taxa de sobrevivência foram coletados. A busca resultou em 58 estudos, publicados entre 1999 a 2021. Foram selecionados 20 estudos e, em seguida, estes foram ordenados de forma decrescente pelo número de citações. Verificou-se uma variação no número de citações de 4 a 38 (média=21,13). Os estudos retrospectivos tiveram maior frequência (n=8). Implantes unitários apareceram em 10 de 20 estudos. As regiões com maior número de registros foram as anteriores e posteriores (n=15), bimaxilares (n=14), com posicionamento axial (n=16). A menor taxa de sobrevivência relatada foi 89,9% e a maior foi 100%. Brignardello-Petersen R. foi o autor mais citado (n= 3) e sendo Den Hartog L., com a obra mais citada (n=225). O periódico com o maior número de publicações foi o The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants (n=4), seguido de uma ampla rede de colaboração mundial.

Fica evidenciado neste estudo, que os implantes imediatos possuem alta taxa de sobrevivência, proporcionando uma boa previsibilidade aos tratamentos.

RCR162 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Tendências e impacto da colaboração internacional na implantodontia: Uma análise bibliométrica de 1999 a 2019
Dini C, Pereira MMA, Souza JGS, Avila ED, Barão VAR
Diagnóstico Oral FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar como a colaboração internacional afeta as publicações na implantodontia e quais as tendências de publicação para artigos com colaboração entre países de diferentes rendas. Estudos publicados em 7 periódicos relacionados à implantodontia dentro de cinco time-points (1999, 2004, 2009, 2014 e 2019) foram revisados. Os dados foram extraídos e analisados por regressão logística com α=0,05. Foram incluídos 1944 artigos, dos quais 27,5% apresentaram colaboração internacional. Em 2009, 2014 e 2019, a colaboração internacional foi maior do que em períodos anteriores (p≤0,005). Autores correspondentes com índice-h >20 (p≤0,01) e autores da Europa e América do Norte (p<0,001) estabeleceram mais conexões internacionais. Colaborações foram maiores em estudos em animais (OR=1,6; IC 95%, 1,24-2,07; p<0,001) e em artigos publicados na Clinical Oral Implants Research (OR=1,3; IC 95%, 1,03-1,65; p=0,026). Países de alta renda e de renda média-alta ou média-baixa estabeleceram mais conexões em 2014 e 2019 (p<0,05) e foram associados a um maior número de autores (OR=1,17; IC 95%, 1,03-1,33; p=0,015). Autores europeus apresentaram menor colaboração com países de renda média-alta ou média-baixa (OR=0,14; IC 95%, 0,09-0,22; p<0,001).

Anos específicos de publicação, índice-h, continente, desenho do estudo e periódico foram associados à presença de colaboração internacional. No entanto, os parâmetros bibliométricos mostraram tendências diferentes quando países de diferentes rendas estabeleceram colaboração internacional.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2020/05234-3  |  CAPES  N° 001)
RCR163 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Uso de Nanocompósitos de Grafeno na Odontologia: Propriedades e Indicações
Lima EL, Ferroni TVS, Vaz ACM
Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO UNDB
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O grafeno tem demonstrado progressivo destaque no cenário odontológico como um nanomaterial promissor na engenharia de tecidos. Neste contexto, este material e seus derivados como o óxido de grafeno, apresentam excelentes propriedades físico-químicas como resistência mecânica, condutividade elétrica e estabilidade térmica, além de ser biocompatível com os tecidos. Essas características tornam o grafeno um material com grande potencial a ser explorado para o uso em Odontologia nas suas diversas especialidades como em periodontia, implantodontia, cirurgia ou incorporado a diversos materiais, como em cimentos, resinas e membranas. O objetivo deste trabalho é descrever as características do grafeno, suas propriedades e indicações na odontologia. Consiste em uma revisão de literatura do tipo narrativa, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, e teve como unidade de análise os estudos publicados na literatura científica nacional e internacional, nas bases de dados online ACS, PubMed, MEDLINE, SciELO e LILACS, a partir dos descritores relacionados ao tema e com recorte temporal de 2015 a 2022.

Observou-se, portanto, que o grafeno possui excelentes propriedades que lhe permite combiná-lo com diferentes biomateriais e biomoléculas, favorecendo o desenvolvimento de novos compósitos com ampla variedade de utilização em Odontologia. No entanto são necessárias mais pesquisas em relação à sua citotoxicidade ao organismo.

RCR164 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

The race for antibacterial implant surface to fight biofilm-related disease: laboratorial studies vs. stagnation in clinical application
Pereira MMA, Nagay BE, Barão VAR, Pavarina AC, Beucken JD, Avila ED
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The commercialization of research outcomes provides real advancement in the biomedical field. In this sense, the development of antimicrobial surfaces as a strategy to overcome infection has been explored, but no product has been marketed so far. The aim of this study was to investigate the relationship between antimicrobial implant surfaces in the laboratory versus the clinical application of antibacterial implant surfaces through a systematic search. Research articles reporting antimicrobial implant surfaces were identified by searching PubMed, Scopus, Web of Science, The Cochrane Library, Embase, and System of Information on Grey Literature, between 2008 and 2020. The eligibility criteria considered materials for dental and biomedical implants as the population of interest; antimicrobial surface treatment as the intervention; untreated surface as the comparison; and positive effect of surface treatment on microorganisms as the outcome. A total of 1,777 studies were included for quality assessment and review. A total of 1,655 articles (93,1%) comprised in vitro studies, whereas 122 articles (6.9%) reported in vivo investigations, among these, only 21 articles were published on clinical performance of antibacterial implant surfaces. There is substantially less activity on this topic in terms of in vivo experimentation with such surfaces.

The stagnation of antimicrobial surfaces to clinical application reveals weaknesses that permeate the current system of basic and preclinical research.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2021/10762-1  |  FAPs - FAPESP  N° 2018/20719-3)
RCR165 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia básica e biomateriais

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Papel do fungo Candida albicans na patogênese de infecções peri-implantares: revisão sistemática
Azevedo FR, Sampaio AA, Costa RC, Feres M, Shibli JA, Barão VAR, Abdo VL, Souza JGS

Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Candida albicans é um microrganismo oportunista e principal fungo colonizador das superfícies orais. A evidência científica tem sugerido o potencial desse fungo de colonizar as superfícies de implantes. No entanto, o papel desse fungo na patogênese e progressão de infecção peri-implantar tem sido negligenciado. Dessa forma, a presente revisão sistemática sintetizou a evidência in vivo do papel da Candida na infecção peri-implantar.

A evidencia científica mostra que a Candida albicans tem uma alta habilidade de colonizar a superfície de implantes, o qual possivelmente favoreça diferentes processos na patogênese da infecção peri-implantar e, portanto, precisa ser considerada na progressão e tratamento da doença por estudos futuros.

RCR168 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Implantoplastia como alternativa no tratamento da doença peri-implantar: uma análise bibliométrica dos 20 artigos mais citados
Lupinacci MHM, Balduino TY, Cabral FC, Bianchini MA, Garcia LFR
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar os 20 artigos mais citados na literatura sobre a implantoplastia na resolução da doença peri-implantar. A busca se deu a partir da base de dados da Web os Science, utilizando uma chave de busca específica. O R- Project for Statistical Computing e RStudio através da ferramenta de análise Blibliometrix foram utilizados para gerar a rede bibliométrica. Dados como: informações das coleções, origens, autores, desenho de estudo e a eficácia da implantoplastia foram registrados. A busca resultou em 81 estudos, datados entre 1997 à 2022. Os 20 estudos selecionados foram ordenados em ordem decrescente pelo número de citações. Houve uma variação no número de citações de 13 à 144 (média: 18,64). Dentre os trabalhos selecionados, os ensaios clínicos randomizados (n=5) e os retorpectivos (n=5) foram mais frequentes. Schwarz F., é o autor com maior citação (n=123) e Romeo E, tem a obra mais citada (n=144). O periódico que reserva o maior número de publicações é o Journal Clinical Periodontol (n=6). A Europa, é continente que abriga o maior número de publicações (n=16), sendo a Alemanha o país de maior destaque (n=11) e a Universidade de Dusseldorf com a maior afiliação (n=7). O efeito positivo da implantoplastia foi identificado em 19 estudos sendo 1 sem previsibilidade.

A implantoplastia tem sido considerada uma estratégia encorajadora no tratamento da peri-implantite. O progresso científico sobre a realização da implantoplastia, foi evidenciado neste estudo, demonstrando a existência de redes colaborativas entre países e autores.

RCR170 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Perfil microbiológico e proteômico na região transcutânea de implantes extraorais em diferentes condições clínicas
Cortizo DL, Casati MZ, Casarin RCV, Corrêa MG, Salmon CR, Monteiro MF, Dib LL
DOUTORADO UNIVERSIDADE PAULISTA - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os implantes extraorais são fixados na região dos ossos da face para retenção de próteses faciais, usadas em pacientes com deformidades, após sofrerem ressecção tumoral. As taxas de sucesso entre 46% a 95%, as causas, radioterapia prévia, vascularização tecidual, quimioterapia e idade avançada. As reações de pele na região transcutânea pilar-implante, estão relacionadas ao formato dos pilares e biofilme, entre outras causas. A avaliação microbiológica das próteses faciais identificou patógenos que podem estar relacionados à inflamação na região. A proposta deste estudo foi investigar a região transcutânea em pacientes oncológicos por microbioma e proteoma, em condições de saúde e de inflamação, e estabelecer um protocolo específico de tratamento. Foram selecionados 11 pacientes, com próteses faciais implantossuportadas, 22 amostras da região, classificadas em 2 grupos, teste as com inflamação e controle, as saúde. Estão em avaliação os perfis microbiológico e proteômico, por sequenciamento de DNA, utilizando o primer 16S pela Illumina Miseq 2 x 250bp, na região do gene V3-V4, por bioinformática,para identificação. As análises e a indicação dos fármacos estão sendo realizadas para definição do tratamento específico. Serão utilizados os testes estatísticos ANOVA One-Way e Turkey, para os resultados da pesquisa.

A conclusão do presente estudo será verificada no breve término das análises em processamento.

(Apoio: CNPq  N° 402453/2021-2)
RCR171 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

O efeito da modificação cervical em implantes hexagono externo. Relato de Caso
Balduino TY, Ramos MEE, Kühlkamp LF, Junior JMC, Lessa R, Lupinacci MHM, Bianchini MA
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo é relatar um caso clínico de reabilitação oral utilizando implantes hexágono externo modificado na região cervical (Implacil de Bortoli, São Paulo, Brasil), afim de avaliar o comportamento biológico peri-implantar longitudinalmente. As características macrogeométricas dos implantes, correspondem a um diâmetro de 4.1 mm x 11mm, com uma área cervical côncava de 2.8mm x 3.5mm na região de menor diâmetro. Paciente de 65 anos de idade, sexo masculino, sistemicamente saudável, com a necessidade da reabilitação múltipla da arcada inferior e superior; devido a notáveis perdas de elementos dentários. Em exame tomográfico o aporte ósseo foi identificado sendo determinante para a instalação dos implantes propostos para o caso. A área cirúrgica foi preparada e instrumentada, de acordo com a sequência de brocas para implantes cilíndricos (Implacil de Bortoli, São Paulo, Brasil). Os implantes foram instalados segundo o posicionamento protético planejado, na região de 36, 32, 42 e 45, com um torque de 25N deixando a plataforma do implante no nível ósseo e a modificação côncava dos implantes infraóssea.

Existe a expectativa de que implantes dentários com uma região cervical modificada, tanto pelo seu formato concavo, quanto pela sua superfície lisa, promova uma ação de osseointegração comparável com as câmaras de cicatrização dos implantes e a adesão das fibras peri-implantares, promovendo uma distância biológica propicia, tornando-o promissor na implantodontia atual.

RCR174 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 10 - Implantodontia - clínica protética

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reabilitação oral superior sobre implantes em zircônia monolítica altamente translúcida pelo sistema cad-cam: relato de caso
Ribeiro AOP, Silva GSA, Bochnia J, Agostinho Neto O, Mello EB, Campos TMB, Melo RM
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Com o advento da tecnologia CAD-CAM e da implantodontia é evidente o elevado sucesso de reabilitações implantossuportadas livres de metal em áreas de grande esforço mastigatório. A zircônia 3Y-TZP, devido características intrínsecas como tenacidade à fratura elevada, biocompatibilidade e estética, se consagrou como material de eleição para reabilitações posteriores. Contudo, sua alta opacidade e necessidade de aplicação de cerâmica de cobertura, culminou no desenvolvimento das zircônias de terceira geração (4Y-TZP e 5-TZP). A zircônia monolítica altamente translúcida surgiu com objetivo de aperfeiçoar sua translucidez, entretanto, a alta concentração dos grãos em sua forma cúbica levou a queda da resistência. Diante desse panorama, o objetivo desse trabalho foi relatar um caso clínico de um paciente submetido a tratamento reabilitador com coroa de zircônia altamente translúcida Zolid Fx White (Amann Girrbach®) sobre implantes Strong SW (SIN®) em região posterior em que foi aplicado um glaze experimental com o objetivo de melhorar a biocompatibilidade, diminuir propagação de trinca e manter a estabilidade de cor. As etapas clínicas e laboratoriais foram confeccionadas pelo sistema CAD/CAM em fluxo digital através do escaneamento com 3Shape, design no Exocad e fresagem na Ceramill therm 3.

Conclui-se que o fluxo totalmente digital possibilitou a reabilitação em zircônia altamente translúcida monolítica sobre implante, apresentando alta resistência à fratura, estética adequada, baixa distorção no resultado final e menor tempo clínico.