Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas RCR118 a RCR175 ]
 51 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 30


RCR139 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Reabilitação estética do sorriso: um relato de caso
Alves RO, Lacerda GC, Carrera TMI, Oliveira JA, Haddad MF, Oliveira GJPL, Pigossi SC, Almeida DAF
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A harmonia do sorriso depende das características físicas e visuais dos elementos dentários e sua relação com a face, lábios e gengivas. Neste contexto, o desnível da margem gengival é um obstáculo para uma estética agradável, bem como o escurecimento dos dentes e a presença de diastemas. O objetivo desse relato de caso foi apresentar um protocolo clínico para otimização da estética vermelha e branca em um paciente com desnível da margem gengival, dentes escurecidos e diastema na região anterior. Iniciou-se o tratamento com a cirurgia de aumento de coroa clínica para correção do nível da margem gengival. Para isso foi realizada a gengivoplastia e osteoplastia/ostectomia nos dentes 13 ao 23. Após a cicatrização do tecido gengival, foi realizada a aplicação de toxina botulínica tipo A para correção de marcas de expressão facial. Em seguida, foi realizado clareamento caseiro na região anterior superior e inferior com peróxido de carbamida 10% por 18 dias. Após vinte dias do fim do uso do clareador, observou-se a estabilização na coloração dental (transição da cor A2 para A1 na escala Vita). Por fim, foram realizadas as facetas diretas em resina composta para fechamento dos diastemas nos dentes 13 ao 23. Ao final do tratamento foi possível observar estabilidade do posicionamento da margem gengival e restabelecimento da estética do sorriso, com elevada satisfação do paciente.

Conclui-se que o protocolo clínico multidisciplinar apresentado constitui uma alternativa viável e conservadora, com ótimo custo-benefício, para restabelecer a harmonia do sorriso.

RCR140 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análises bibliométricas no campo da Medicina Periodontal
Cruz APCF, Martins-Júnior PA, Pereira TS, Lima RPE, Costa FO, Cota LOM
CPC UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Medicina periodontal (MP) avalia as relações entre periodontite e saúde geral, sendo um extenso campo de pesquisa nas últimas décadas. Este estudo avaliou os 100 artigos mais citados em MP para mapear sistematicamente e analisar os indicadores de produção acadêmica na área. A busca bibliográfica foi feita na Web of Science Core Collection (11/2021) e os artigos foram ordenados em ordem decrescente de citações. Três pesquisadores realizaram a seleção dos artigos e a extração dos dados: título, número de citações, instituição e país do autor correspondente, revista e desenho de estudo e condições sistêmicas avaliadas. O número total de citações variou de 189 a 927. O autor mais citado foi Genco RJ (11 artigos; 3.692 citações). O centro de pesquisa com o maior número de publicações e citações totais foi o Suny Buffalo University/EUA (8 artigos; 2.790 citações). Os países com maior número de publicações e citações totais foram Estados Unidos (66 artigos; 20.308 citações) e Inglaterra (12 artigos; 3.561 citações). Journal of Periodontology foi a revista com maior número de publicações (18%). Os desenhos de estudo mais frequentes foram revisões de literatura (23%), estudos transversais (15%) e estudos de coorte (15%). As condições sistêmicas mais abordadas foram doenças cardiovasculares (37%), diabetes (19%) e artrite reumatóide (15%).

Indicadores bibliométricos em MP mostraram redes colaborativas nacionais e internacionais, com predominância de citações para artigos de revisão e estudos observacionais com destaque para estudos com autores dos Estados Unidos.

(Apoio: CAPES)
RCR141 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Parâmetros clínicos, análise histológica e fluxometria por laser Doppler em diferentes tipos de enxerto de tecido conjuntivo subepitelial
Eustachio RR, Ferreira R, Brondino NCM, Cota LOM, Costa FO
Clínica Patologia e Cirurgia Odontológic UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (SCTG) apresenta resultados favoráveis nos procedimentos de recobrimento radicular de elementos afetados pelas recessões gengivais. No entanto, a técnica de remoção pode influenciar a composição anatômica e histológica do SCTG. Dentro das limitações de um relato de caso, o comportamento clínico dos SCTGs, removidos por duas técnicas, foi avaliado bilateralmente em um paciente usando o bisturi de lâmina dupla (DBS) e a técnica do enxerto desepitelizado (DE). Parâmetros clínicos periodontais, fluxometria de laser Doppler (LDF) e análise histológica foram avaliados

Recobrimento radicular completo foi observado bilateralmente, bem como melhora na faixa (largura) e espessura do tecido ceratinizado após 2 anos de acompanhamentos pós-cirúrgicos. A análise da fluxometria por laser Doppler demonstrou melhor (mais rápida) revascularização na área receptora de DBS em comparação com DE até 7 dias. A avaliação histológica mostrou diferenças na composição tecidual e organização das fibras colágenas dos tipos I e II. Desfechos clínicos semelhantes foram observados bilateralmente, porém maior morbidade e estética foi relatada na área que recebeu o enxerto do tipo DE.

(Apoio: CAPES)
RCR142 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais em Centros de Especialidades Odontológicas no Brasil: revisão integrativa
Costa EE, Pires MM, Pires MM, Rosa SV, Caldarelli PG, Brancher JA, Gabardo MCL
odontologia UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão integrativa tratou do atendimento de Pacientes com Necessidades Especiais (PNEs) em Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) brasileiros. As bases consultadas foram Google Scholar, PubMed, Bibliografia Brasileira em Odontologia e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Os descritores foram: "pessoa com deficiência", "pessoa com necessidade especial", "pessoa com incapacidade" , odontologia, "atenção secundária à saúde", "atenção secundária", "centro de especialidades odontológicas", CEO, "disabled persons", handicapped, "people with disabilities", dentistry, "secondary care", "dental specialty center", "secondary care centers", "personas con discapacidad", "atención secundaria de salud" e "centro de especialidad dental". Não foi feita restrição quanto ao idioma, mas o período definido foi de 2015 a 2020. Foram excluídas as duplicatas, os textos cujos títulos e resumos não estivessem de acordo com os critérios de inclusão. Dos textos eleitos para leitura na íntegra foram extraídos: autor, tipo de estudo, caracterização da amostra, local, objetivo, resultados principais e conclusão. De 383 estudos, cinco foram incluídos, os quais abordaram questões socioeconômicas e demográficas, localização dos CEOs, recursos financeiros, acessibilidade e qualificação profissional para a prestação dos atendimentos.

Mesmo com a evolução gradativa do atendimento dos PNEs nos CEOs, há aprimoramentos necessários, tanto em relação à qualificação dos profissionais, quanto à melhoria do acesso para esses pacientes

RCR143 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação das propriedades psicométricas de questionários de frequência alimentar usados na prática odontológica - Revisão sistemática
Paula ICSF, Santos CS, Moysés SJ, Rached RN, Baldani MH, Werneck RI, Gasparello GG, Rocha JS
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Analisar a qualidade dos instrumentos de frequência alimentar usados na Odontologia, considerando suas propriedades psicométricas (PP). Revisão sistemática de estudos de construção e validação de instrumentos de avaliação do consumo alimentar para uso na Odontologia. Revisão e carta aos editores foram excluídos. A busca e seleção bibliográfica foi realizada nas bases de dados: Pubmed, Scopus, Web of Science, CINAHL e Dentistry & Oral Sciences Source, LILACS e BBO. A literatura Cinzenta também foi acessada. A seleção dos artigos foi realizada inicialmente pela leitura de títulos, resumos e posteriormente pela leitura do texto completo para confirmação dos critérios de elegibilidade. A análise de risco de viés dos estudos incluídos foi avaliada pelo Consensus-based Standards for the Selection of Health Measurement Instruments (COSMIN). A seleção, análise de risco de viés e extração de dados foram realizadas por dois avaliadores independentes. Foram encontrados 6383 artigos e ao final foram incluídos sete artigos. Apenas um estudo realizou tradução e validação transcultural de um instrumento, os demais eram estudos de construção. Todos os estudos foram considerados "inadequados" pelo check-list COSMIN, sendo que a confiabilidade (teste-reteste) foi a PP mais validada e apenas um estudo realizou a validação de todas as PPs previstas.

É evidente a necessidade de avanços no processo de validação desses instrumentos, com métodos apropriados e completos para validação de suas PPs, para minimizar erros de medição e evitar estimativas incorretas.

(Apoio: CAPES  N° 04/2022)
RCR144 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Conhecimento e práticas de cirurgiões-dentistas para prevenção da endocardite infecciosa: uma revisão sistemática
Bordin GM, Kublitski PMO, Rodrigues AOLJ, Rocha JS, Brancher JA, Caldarelli PG, Gabardo MCL
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foram avaliados o conhecimento e as condutas de cirurgiões-dentistas para a prevenção da endocardite infecciosa (EI). Foram incluídos estudos observacionais com base no guideline da American Heart Association (AHA). Excluíram-se pesquisas com estudantes de Odontologia, estudos em que não foi possível o isolamento de dados da AHA ou dos cirurgiões-dentistas, estudos com endocardite não-infecciosa, revisões, cartas editoriais, estudos-piloto, relatos e séries de casos, artigos de opinião, artigos técnicos, e estudos de intervenção. As buscas foram feitas nas bases PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS, BBO, CINAHL e literatura cinzenta. Dois revisores independentes avaliaram e participaram das etapas de seleção e elegibilidade, até a extração de dados. Para avaliação da qualidade metodológica e risco de viés foi utilizada a lista de verificação do Joanna Briggs Institute. Dos 1085 estudos identificados, 22 foram incluídos. Em 12 estudos foi abordado o conhecimento da EI e das condutas adotadas para prevenção da morbidade. Sete estudos foram considerados de moderado risco de viés, e 15 de baixo risco.

O conhecimento e as condutas adotadas para a prevenção da EI se mostraram insuficientes, o que aponta a necessidade de uma abordagem mais aprofundada desta temática durante e após a graduação.

RCR145 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Pesquisas em Odontologia utilizando questionários eletrônicos: tendências mundiais observando a pandemia de COVID-19
Jural LA, Marinho MCFL, Santos K, Andrade ML, Ribeiro-Lages MB, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho é avaliar as tendências mundiais de pesquisas em Odontologia utilizando questionários eletrônicos (Q-e), observando mudanças causadas pela COVID-19. Utilizando o software VantagePoint, foram analisados dados bibliométricos como ano de publicação, palavras-chave, periódico, país e autores de artigos oriundos de buscas realizadas em jan/22 nas bases Pubmed, Scopus, Web of Science e Lilacs. Sem restrições ano ou idioma, foram utilizados termos livres e MesH relacionados à Odontologia/saúde oral e questionários eletrônicos. Após a remoção de duplicatas, 3.001 artigos foram avaliados quanto aos critérios de seleção e 1967 foram incluídos na análise bibliométrica. As palavras-chave mais frequentes, não relacionadas aos termos da busca, foram "COVID-19" e "awareness" (n=236 e 154) e, o Journal of Dental Education (n=159), o periódico que mais publicou. Estados Unidos, India e Reino Unido (n= 398, 297 e 231) apresentaram o maior número de artigos publicados utilizando esta metodologia e Ganapathy D, o autor com maior volume de publicações (n=53). Com relação ao ano de publicação, observou-se aumento de 155,9% entre o número de artigos publicados em 2019 (n=170) e 2020 (n=435), quando foi deflagrada a pandemia de COVID-19.

Q-e estão sendo utilizados pela Odontologia em todo o mundo, bem como COVID-19 e educação/ensino parecem ser assuntos frequentemente avaliados através desta metodologia. Além disso, nota-se um aumento expressivo de pesquisas utilizando Q-e a partir do surgimento da pandemia de COVID-19.

RCR146 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Seria o YouTubeTM uma fonte confiável de informações sobre laminados cerâmicos ultrafinos?
Souza FN, Pimentel TO, França M, Ferreira DC, Prado M, Tannure PN
Odontologia UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar vídeos sobre laminados cerâmicos ultrafinos na plataforma YouTubeT, disponíveis ao público geral, na língua portuguesa. Buscas foram realizadas usando as expressões "laminados cerâmicos ultrafinos" e "lentes de contato dental". Os 100 primeiros vídeos foram analisados por 2 examinadores. Foram classificados quanto a fonte (profissional, pessoal, acadêmico e misto) e o conteúdo (útil, enganoso e experiência pessoal). A qualidade dos vídeos foi baseada na presença de informações confiáveis e poderia variar entre muito ruim-excelente. Questões adaptadas da ferramenta DISCERN (avaliação de informações de saúde) foram usadas para confiabilidade. Para comparar variáveis quantitativas com as classificações de fonte, conteúdo e qualidade foram usados os testes de Kruskal-Wallis e Dunn. Para categóricas, o qui-quadrado (p≤0,05). A amostra final foi composta por 72 vídeos. A maioria foi classificado como útil (68,1%) e a fonte era profissional (70,8%). Poucos obtiveram qualidade moderada-excelente (47,2%). Não se observou associação entre variáveis quantitativas como duração, visualizações, likes e popularidade e as categorias de qualidade (p>0,05). Vídeos de experiencia pessoal tiveram mais visualizações (p=0,002), likes (p=0,001) e popularidade (p=0,001). 49 vídeos mostraram confiabilidade baixa (média DISCERN:1,71±0,645).

Conclui-se que o YouTubeTM apresenta um grande número de vídeos muito visualizados a respeito do tema, porém não contribuem com informações de qualidade e confiabilidade para o público em geral.

RCR148 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Estratégias Desenvolvidas no Cuidado à População Trans: uma revisão de escopo
Souza LA, Félix TR, Figueiredo RST, Bulgareli JV, Herval AM
Programa de Pós Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Trata-se de uma revisão de escopo desenvolvida com o objetivo mapear, sintetizar e apresentar as estratégias desenvolvidas para o cuidado ao público trans. A pesquisa foi realizada seguindo as recomendações do "PRISMA Extension for Scoping Reviews" e incluiu artigos que discutissem abordagens, estratégias, dispositivos e ferramentas desenvolvidos para o cuidado em saúde da população trans (transexuais, travestis e transgêneros), considerando o enfrentamento às dificuldades e particularidades na perspectiva dos profissionais e a problemática da relação profissional-paciente no contexto do atendimento a este público. A coleta dos dados foi realizada nas bases de dados PubMed, Scopus, Web of Science, PsycNET, SciELO e LILACS em junho de 2021 abrangendo artigos, dissertações e teses. A amostra final foi composta por 15 artigos publicados entre os anos de 2008 e 2021. As estratégias publicadas eram diversas quanto a sua metodologia e contexto de desenvolvimento, e foram apresentadas em duas categorias: estratégias educacionais/formativas e estratégias institucionais/organizacionais.

Conclui-se que as estratégias existentes se constituem, principalmente, de abordagens educacionais voltadas para a conscientização dos profissionais de saúde em relação às necessidades específicas e disparidades que envolvem as pessoas trans, sendo estas práticas consideradas eficazes e necessárias.

RCR149 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

A influência de estratégias educacionais acerca de Pessoas com Deficiência na formação de discentes em Odontologia: Revisão Sistemática
Silva FL, Tavares SJO, Silveira FM, Antunes LS, Antunes LAA, Assaf AV
Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática objetivou analisar a influência de estratégias educacionais para atenção em saúde bucal de Pessoas com Deficiência (PcD) na formação técnica e ética/social de estudantes de graduação em Odontologia. Foi realizada uma extensa busca nas seguintes plataformas: Cochrane, Embase, PubMed, Scopus, Web of Science, LILACS/BBO e Opengrey, além de ter sido realizada uma busca manual. Os estudos foram selecionados por dois revisores independentes, os dados foram extraídos e o risco de viés foi avaliado pela ferramenta ROBINS-I. A certeza da evidência foi avaliada usando o sistema GRADE. Foram encontrados 1447 artigos, após a remoção das duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade, nove estudos foram incluídos. Foi demonstrado uma melhoria significativa da formação técnica dos discentes, todavia não há consenso nos resultados sobre a aquisição de competências ético/ sociais após a aplicação de estratégias educacionais. Os estudos incluídos apresentaram de moderado a sério risco de viés e o Grade classificou como muito baixa a certeza de evidência para ambos os constructos avaliativos, de formação técnica e ética/social.

Apesar dos estudos mostrarem que estratégias educacionais acerca de PcD aumentam significativamente a aquisição, especialmente de competências técnicas nos estudantes de odontologia, a evidência ainda é muito baixa devido ao alto risco de viés e a inconsistência observada tanto no constructo técnico quanto no ético/social, gerando assim a necessidade de maior aprofundamento desta temática de pesquisa.