Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN1179 a PN1412 ]
 206 Resumo encontrados. Mostrando de 201 a 206


PN1316 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise bibliométrica e perspectiva histórica dos 100 artigos mais citados em odontologia adesiva
Limeira FIR, Chowdhury AFMA, Sano H, Martins-Júnior PA, Yamauti M
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se identificar e analisar as principais características dos 100 artigos mais citados em odontologia adesiva, adotando uma perspectiva histórica. A busca foi realizada em 16 de julho de 2021, na base Thompson Reuters Web of Science (WoS) Core Collection. Foram extraídos os seguintes dados: título, número de citações WoS (total e nos últimos sete anos) e densidade, autoria, continente, país, instituição, ano de publicação, periódico científico, idioma, desenho do estudo, área de estudo e nível de evidência. Foram realizadas comparações em relação ao número de citações no Scopus e no Google Scholar. O software VOSviewer foi usado para gerar redes bibliométricas. A busca recuperou 55.582 artigos. Cada um dos 100 artigos selecionados possuia mais de 100 citações. Vinte e dois artigos possuiam mais de 400 citações. O artigo mais citado foi da Bélgica, de autoria de Van Meerbeek et al. (2003). Dois grupos de pesquisas proeminentes foram identificados nos EUA e na Bélgica. As décadas de 2000 e 1990 foram as mais profícuas, com 53 (17.408 citações) e 29 (8.918 citações) artigos. Os períodicos Journal of Dental Research e Dental Materials apresentaram as maiores publicações (33 e 30) e citações (10.567 e 9.830). A caracterização e a comparação de sistemas adesivos foi o tópico mais estudado (38 artigos, 12.275 citações).

Houve a predominância de estudos experimentais sobre as propriedades dos sistemas adesivos comerciais. A análise bibliométrica forneceu pistas sobre os temas, grupos de pesquisa, autores e periódicos que contribuem para a odontologia adesiva.

(Apoio: CAPES)
PN1318 - Painel Efetivo
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do silicone transparente na transmissão de luz de aparelhos fotoativadores
Albuquerque RC, Moreira PM, Rueggeberg FA, André CB, Sahadi BO, Soto J, Giannini M
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da espessura de silicones transparentes (SITR) na transmissão de luz emitida por aparelhos fotoativadores. Foram utilizados três SITR nas espessuras de 2 e 4 mm: Elite Glass (EG / Zhermack); Transil F (TR / Ivoclar Vivadent) e Memosil 2 (MM / Kulzer), e dois aparelhos fotoativadores (Valo Grand, Ultradent e Elipar DeepCure-S, 3M). Amostras de SITR foram preparadas em moldes de resina 3D impressa, nas duas espessuras. Para a avaliação da transmissão de luz através dos SITR (n=5), as amostras de SITR foram interpostas entre o aparelho fotoativador e o espectrômetro (STS-NIR, Ocean Insight). Leituras realizadas sem SITR foram utilizadas como controle. Os dados foram analisados pela ANOVA dois fatores para medidas repetidas e teste de Tukey (α=0,05). Para o aparelho Valo Grand, o tipo de SITR e espessura influenciaram significativamente os valores de irradiância. O SITR MM com 4 mm apresentou os maior perda luz (57%) quando comparado ao TR e EG. A luz violeta (395nm) apresentou menores valores de transmissão de luz quando comparada à luz azul (467-445nm). Para o aparelho Elipar, MM e EG apresentaram maior perda de luz comparado ao TR. O aumento da espessura do SITR tende reduzir a passagem de luz.

Os resultados deste estudo demonstraram que o uso do SITR reduz a transmissão de luz dos aparelhos fotoativadores, que pode comprometer a polimerização do compósito, principalmente daqueles que dependem da luz violeta.

PN1325 - Painel Efetivo
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Caracterização das propriedades físico-químicas de novas formulações de dentifrícios contendo nanopartículas de tricálcio fosfato
Sobral-Souza DF, Yamashiro AC, Aguiar FHB, Lima DANL
Odontologia UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar in vitro as propriedades físico-químicas de dentifrícios contendo nanopartículas de tricálcio fosfato. Foram avaliados 7 dentifrícios (n=5) de acordo com sua formulação: Colgate Máxima Proteção Anticáries (CMPA); Elmex Sensitive Profissional (ES); Bianco Advanced Repair (Advanced); Bianco Pro Clinical (PROCLINIC); Bianco Oxigênio Ativo (O2); Bianco Protefresh Nano (PROTEFRESH) e Bianco Detox Pró Esmalte Carbon (CARBON). A caracterização baseou-se na composição dos ingredientes, pH, teor de sólidos e morfologia das partículas inorgânicas, analisadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os dados de pH foram analisados por ANOVA one way e teste de Tukey. O teor de sólidos foi analisado por modelos lineares generalizados para o efeito do dentifrício. Foi considerado α=0,05 para todas as análises. Quanto aos ingredientes, CARBON foi o único dentifrício sem fluoreto em sua composição. Enquanto que somente O2 continha peróxido de hidrogênio. Quanto aos resultados de pH, o grupo CMPA apresentou-se alcalino quando comparado aos demais (p<0,05). Já O2 apresentou pH ácido, diferindo de todos os dentifrícios analisados (p<0,05). Para o teor de sólidos, todos grupos apresentaram variações, sendo CMPA, ADVANCED, PROTEFRESH e CARBON com maiores percentuais em massa (p<0,05). As imagens de MEV, mostraram que CMPA e PROTEFRESH apresentaram partículas semelhantes, esféricas com espículas e aglomeradas.

Pode-se concluir que os dentifrícios apresentam diferenças quanto a teor de sólidos, pH, morfologia e tamanho das partículas inorgânicas.

(Apoio: Serviço de Apoio ao Estudante  N° SAE  |  CAPES  N° Código de financiamento 001)
PN1374 - Painel Efetivo
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Percepção da saúde bucal, necessidade de tratamento e qualidade de vida do paciente no pré-transplante de fígado
Ferreira SMS, Queiroz LC, Pereira RCS, Gomes MFC, Cavalcante MAA, Oliveira CRR, Omena AA, Penteado LAM
Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cirrose hepática é um processo de necroinflamação e fibrose do fígado. O diagnóstico precoce de afecções na boca é importante prevenindo morbidade e mortalidade. Foi realizado um estudo censitário, com amostragem por conveniência, para avaliar a percepção de saúde bucal,necessidade de tratamento e qualidade de vida relacionada à saúde bucal de pacientes candidatos a transplante de fígado. A amostra foi composta por participantes portadores de cirrose hepática, com indicação ao transplante, atendidos no ambulatório de hepatologia de um Hospital Universitário do Nordeste do Brasil, que aceitaram participar da pesquisa. Os dados foram registrados por meio de entrevista usando formulários elaborados pelos pesquisadores e o OHIP-14. Foram avaliados 39 pacientes. Os participantes foram predominantemente homens, pardos, com baixa renda e escolaridade, todos com MELD e CHILD indicando a necessidade de transplante hepático. Foi verificado que 51,2% dos participantes usavam prótese (33,3% prótese total e 17,9% prótese parcial). Do total da amostra, 79,5% tinha a auto percepção que necessitavam de tratamento odontológico. A análise da satisfação com dentes e com a boca mostrou que 69,2% estavam insatisfeitos, 25,6% estavam satisfeitos e apenas 5,1% muito satisfeitos. A média do OHIP foi de 11,7 (DP: ±7,5), mostrando baixo impacto de seus problemas bucais na sua vida diária.

O estudo evidencia que apesar da auto percepção da necessidade de tratamento odontológico e da insatisfação com dentes ou prótese, estes achados não impactam na qualidade de vida dos pacientes.

(Apoio: Fundação Jayme de Altavila-Cesmac)
PN1381 - Painel Efetivo
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Associação entre covid-19 e alterações bucais: um estudo transversal com pacientes hospitalizados
Costa CPS, Garcia PP, Duailibe LRF, Rodrigues LN, Carvalho CN, Sabino-Silva R, Ferreira MC
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi associar a COVID-19 e alterações bucais. Participaram deste estudo transversal 290 pacientes com e 113 sem COVID-19 maiores de 18 anos internados entre 2020 e 2022 em ar ambiente de dois hospitais públicos em São Luís do Maranhão. Esses pacientes foram avaliados por meio de exame clínico quanto presença de lesões bucais (sim ou não, localização e hipótese diagnóstica), sangramento gengival visível (sim ou não), cárie em dentina (sim ou não), quantidade do fluxo salivar não estimulado, condição de higiene dos dentes (Índice de Higiene Oral Simplificado) e da língua (Grau de Saburra Lingual), uso de prótese bucal (sim ou não); nível de saturação de oxigênio corporal e frequência cardíaca e respiratória. Ainda, foram investigados quanto ao sexo, idade, tempo de internação e presença de comorbidades com auxílio dos prontuários médicos. As diferenças entre os grupos com e sem COVID-19 foram investigadas por meio dos testes qui-quadrado e exato de Fisher (α=0.05). O diagnóstico de COVID-19 foi associado significativamente a presença de úlceras, queilite angular e petéquias (p<0,001), na região de comissuras labiais, gengiva e lábio inferior (p<0,001), sangramento gengival visível (p=0,025), hipossalivação (p=0,025), acúmulo moderado de saburra lingual (p=0,003), diminuição da frequência respiratória (p=0,02) e sexo masculino (p=0,01).

Conclui-se que pacientes com COVID-19 hospitalizados podem apresentar mais alterações bucais do que aqueles sem a doença.

(Apoio: FAPs - FAPEMA  N° PPSUS-02103/20)
PN1398 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Dietary pattern, sociodemographic and behavioral factors influence on periodontal status of adults assisted by a public health care system
Pereira LJ, Canaan JCR, Canaan MM, Costa PD, Pereira MCA, Castelo PM
Medicina UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

The lack of access to a balanced diet can predispose to chronic inflammatory diseases. We aimed to evaluate the relationship between diet quality (based on the Dietary Guidelines for the Brazilian population), sociodemographic, behavioral characteristics, and periodontal health status (PHS) in adults assisted by a public health care system. Participants (n = 442) answered a food frequency questionnaire (FFQ) and were submitted to anamnesis, anthropometric and oral clinical examinations. The 60 food-items extracted from FFQ were reduced by means of principal component analysis (PCA). Fisher's discriminant analysis was used to discriminate the participants according to PHS (classified as healthy, intermediate, poor). The comparison was performed within different age-ranges: 18-39 years (n=97), 40-59 years (n=234), and >60 years (elderly, n=111). BMI increased with increasing age, as the prevalence of chronic diseases. PHS subgroups were homogeneous for sex and BMI, although a difference in schooling and waist circumference (18-39 years), and the presence of chronic diseases (40-59 years) were found (p<0.05). In the age group 18-39 years, better PHS was associated with lower waist circumference (p=0.010). In the age group 40-59 years, worse PHS resulted from higher frequency of diabetes and low consumption of fruits and vegetables (p<0.001). In the age group >60 years, men showed worse PHS (p=0.019).

In conclusion, dietary patterns and nutritional status may have direct influence on PDS especially between 40-59 years of age.

(Apoio: CNPq  N° 312760/2020-5)