Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0943 a PN1178 ]
 221 Resumo encontrados. Mostrando de 141 a 150


PN1099 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência de parâmetros técnicos na dose de radiação e qualidade de imagem no tomógrafo ortopantomographTM OP300
Nunes FF, Santos AA, Silva JK, Mezaiko E, Silva BSF, Yamamoto-Silva FP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse trabalho teve como objetivo avaliar a relação dos parâmetros técnicos - voxel, miliamperagem, tempo de exposição e imagens base - no aparelho OrtopantomographTM OP300 (Instrumentarium DentalTM, Charlotte, NC, USA) na qualidade de imagem e dose de radiação a partir de 9 protocolos. Foram utilizados 19 dosímetros termoluminescentes localizados em regiões radiossensíveis posicionados em um fantoma antropomórfico Alderson RANDO® para cada protocolo. A avaliação subjetiva foi realizada por meio da análise de exames de TCFC de uma mandíbula macerada por 3 especialistas em Radiologia Odontológica e Imaginologia, independentes entre si, na identificação de estruturas anatômicas. A confiabilidade intra e interobservadores foi calculada como kappa. Foi realizado análise descritiva da dose de radiação e regressão linear múltipla para avaliar a influência dos parâmetros na dose com influência do número de imagens base e da miliamperagem, em maior e menor grau, respectivamente. O teste exato de Fisher mostrou que não houve associação entre a qualidade de imagem e protocolos de aquisição e o teste qui-quadrado de independência mostrou que não houve associação entre a confiança dos examinadores e protocolos de aquisição, para nível de significância p<0,005.

Com a manipulação dos parâmetros técnicos para os protocolos avaliados, observou-se variação de até 225,6% na dose efetiva. O Protocolo 1 (FOV 6x8 cm, 90 kV, voxel 0,3 mm, 8 mA, 4,9 s e 486 imagens base) foi considerado superior aos demais em relação à avaliação subjetiva da qualidade de imagem e à dose de radiação.

(Apoio: CNPq  N° 28/2018)
PN1100 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do desempenho da terapia de fotobiomodulação sistêmica transdérmica como adjuvante no tratamento de pacientes com Covid-19
Dias AD, Moreira FCL, Martorell LB, Costa CA, Vilela ACS, Oliveira SA, Costa SP, Costa NL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho tem por objetivo avaliar o desempenho da Terapia de Fotobiomodulação Sistêmica Transdérmica (TFST) como adjuvante no tratamento sistêmico da COVID-19. Trata-se de estudo de série de casos com amostra constituída por 34 pacientes hospitalizados com COVID-19, confirmados pelo exame qRT-PCR. Os pacientes receberam a TFST utilizam-se um equipamento de laser de baixa potência de (100mW) no comprimento de onda de 660nm (vermelho) com o spot do equipamento posicionado sobre a área da artéria radial dos pacientes. Cada sessão de TFST teve duração de 30 minutos, com intervalos de 48 horas. Foram avaliadas variáveis sociodemográficas e de desfecho. A análise estatística foi descritiva com valores absolutos e relativos e o teste T foi utilizado. Os resultados demonstraram um predomínio de homens (44,9%) e idade variando de 24 a 89 anos (média=59,1). A maioria dos participantes era pardo (44,1%) ou branco (38,2%). O tempo média de internação foi de 10,1 (DP=6,3) dias. O quadro sintomático variou de leve/moderado em 22 pacientes (64,7%) a severo/crítico em 12 pacientes (35,3%). Vinte e nove (85,3%) pacientes receberam alta por melhora e 5 (14,7%) morreram. Em média, os níveis de saturação de oxigênio após a TFST (92,3; EP=0,85) foram maiores que os níveis iniciais (90,5; EP=0,88), [t(47)=-2,43, p = 0,019)]. Ao contrário, a média da frequência cardíaca após a TFST (81,4; EP=2,28) diminuiu comparada a frequência inicial (86,9; EP=2,76), [t(47)=3,41, p = 0,001)].

Conclui-se que a TFST melhora os sinais vitais dos pacientes hospitalizados com COVID-19.

(Apoio: FAPs - FAPEG  N° #CVD2020051000009)
PN1101 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Frequência de dentes Supranumerários em indivíduos moradores da região do Vale do São Francisco
Senna FBPT, Junqueira JLC, Moreira DD, Nascimento MCC
ODONTOLOGIA FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os dentes supranumerários são anomalias congênitas que podem causar alterações funcionais e estéticas levando a complicações na erupção da dentição permanente da região acometida. O objetivo desse trabalho foi avaliar a prevalência de dentes supranumerários nos indivíduos da região do Vale do São Francisco por meio de radiografias panorâmicas. Um total de 4496 radiografias panorâmicas de indivíduos foram avaliadas a partir de um banco de dados de um centro radiológico privado entre os anos de 2017 e 2020. A presença de dentes supranumerários foi identificada e correlacionada ao sexo, idade e localização. Das radiografias analisadas 289 pacientes apresentaram dentes supranumerários (6,4%. Observou-se que a idade é significativamente menor entre os pacientes com presença de supranumerários (p<0,05). Dos pacientes que apresentavam dentes supranumerários, 93,8% apresentavam apenas um dente com essa característica, 5,9% apresentavam dois dentes e um paciente apresentava quatro dentes (0,3%).

Conclui-se que a prevalência de pacientes com dentes supranumerários é de 6,4% sendo a maior prevalência de dentes supranumerários em homens do que em mulheres. Pacientes com idade menor apresentaram maior frequência.

PN1102 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Desenvolvimento, análise psicométrica e aplicação de instrumento sobre mitos e verdades em radiologia oral para estudantes de odontologia
Rocha TG, Jural LA, Bastos MF, Costa MP, Perazzo MF, Pithon MM, Maia LC, Visconti MA
Patologia e Diagnóstico Oral UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se desenvolver, verificar as propriedades psicométricas e aplicar um instrumento capaz de identificar mitos e verdades sobre radiologia oral (RO) para estudantes de Odontologia. Utilizando as melhores evidências disponíveis, desenvolveu-se um instrumento contendo 14 itens relativos ao cotidiano odontológico no que tange a RO, cuja pontuação poderia variar entre 0-14 pontos. As propriedades psicométricas do instrumento foram testadas através de um questionário aplicado virtualmente por meio da plataforma SurveyMonkey. O ajuste do modelo foi testado em 1008 estudantes de todo território nacional por meio da Análise Fatorial Confirmatória (AFC) unidimensional com indicadores categóricos. Os resultados foram: o modelo apresentou ajustes adequados na AFC; os índices de ajuste apresentados foram CFI = 0,906; TLI = 0,889, RMSEA = 0.038 (0,031 -0,045); SRMR = 0,064; e representação do construto de acordo com a base teórica sobre RO. A idade média dos participantes foi de 24 ± 5 anos e, em relação aos escores, a média de acertos foi de 9 ± 5 pontos. Com relação aos mitos, o mais frequente foi relacionado à osseointegração de implantes, quando 83% dos participantes responderam que sua avaliação deve ser feita utilizando TCFC.

Concluiu-se que existem mitos permeando o conhecimento dos estudantes sobre RO e que o questionário é psicometricamente adequado para uso no contexto brasileiro e as evidências de sua estrutura interna confirmaram sua base teórica para desempenhar a avaliação do construto ao qual se propõe.

PN1103 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Prevalência das estomatites induzidas por inibidores de mTOR em pacientes transplantados renais
Anasenko S, Macedo DS, Pereira AM, Pierrotti LC, Zerbinati RM, Agena F, Braz-Silva PH, Martins F
UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os inibidores do mTOR (imTOR) podem atuar como antineoplásicos ou imunossupressores e apresentam efeitos adversos (EA), incluindo as estomatites orais induzidas pelo imTOR (mIAS), caracterizadas por úlceras rasas, fundo esbranquiçadas/ acinzentadas e halo eritematoso. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de miAS em pacientes transplantados renais em uso destas medicações. O levantamento por meio do prontuário eletrônico do serviço de transplante renal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), os dados obtidos foram inseridos no Excel, e foi realizada uma análise descritiva. Foram avaliados 112 prontuários, 47,3% do gênero feminino, 52,7% masculino (idade média 52,18 anos), motivo principal da falência renal: hipertensão arterial sistêmica (33%) e diabetes (21%). As comorbidades e EAs mais frequentes foram as infecções por poliomavírus (18%); citomegalovírus (7%) e diabetes (13%). Os imTOR em uso atual/passado foram o everolimo (97%) ou sirolimo (13%). Lesões orais foram relatadas em 20,5% dos prontuários, entre eles destacamos a candidíase (4%); herpes labial (7%) e mIAS (17%). As localizações mais frequentes de mIAS foram: borda lateral da língua (5%), fundo de sulco (4%), mucosa labial e jugal (2%). Informações disponíveis sobre o tratamento, relatam o uso de corticoides tópicos e fotobiomodulação.

As lesões miAS podem ser subdiagnosticadas, na ausência de um profissional de Odontologia na equipe, mesmo assim foi observada uma alta prevalência destas lesões na população estudada.

(Apoio: FAPESP  N° 2018/02568-8)
PN1104 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da intensidade de artefatos produzidos pela presença de pinos metálicos na arcada dentária utilizando CS 9000 3D
Silva DFB, Freitas APLF, Suassuna FCM, Lima ED, Melo SLS, Bento PM, Melo DP
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar a intensidade dos artefatos produzidos pela presença de mais de um pino metálico na arcada dentária utilizando o CS 9000 3D. A amostra foi composta por 20 pré-molares unirradiculares restaurados com pinos metálicos. Todos os dentes foram escaneados usando CS 90003D com quatro condições orais diferentes na arcada: 1) um único pré-molar restaurado; 2) dois pré-molares restaurados do mesmo lado da arcada; 3) dois pré-molares restaurados em lados opostos da arcada; 4) três pré-molares restaurados, dois do mesmo lado e um do lado oposto da arcada. A presença de artefatos hipodensos e hiperdensos foi avaliada quantitativamente por um observador treinado, usando o software ImageJ®. Os testes estatísticos de Wilcoxon e Friedman com correção de Dunn foram usados para avaliar os dados. O nível de confiança foi fixado em 95% (α<0,05). O percentual de artefatos hipodensos foi significativamente maior para a presença de dois dentes restaurados quando comparado com mais de dois dentes restaurados (p<0,001); no entanto, não houve diferença significativa na intensidade do artefato entre dois dentes restaurados e a presença de três dentes restaurados independentemente de sua posição na arcada.

Conclui-se que, em um dente restaurado com pino metálico o artefato é aumentado pela presença de um dente restaurado extra na arcada; entretanto, a presença de mais de dois dentes restaurados na arcada pode ter pouca influência no aumento da intensidade do artefato, independente de sua posição na arcada.

PN1106 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Aspecto clínico e termográfico dos fenótipos gengivais
Pereira VAC, Melo NB, Pereira CMV, Bezerra LNSD, Barbosa JS, Silva AMG, Soares RSC, Bento PM
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar os aspectos clínicos e termográficos dos fenótipos gengivais (FGs) de pacientes saudáveis. Foi realizado um estudo transversal com uma amostra composta 33 voluntários. No total, foram avaliados 264 incisivos, sendo 162 incisivos centrais (ICs) e 162 incisivos laterais (ILs), superiores e inferiores. Quatro parâmetros periodontais foram sistematicamente registrados: relação largura e altura da coroa dentária (LC/AC), altura da gengiva inserida (AG), profundidade de sondagem (PS) e transparência gengival (TR). Também foram registradas a temperatura da gengiva inserida (Temp AG) e da gengiva marginal livre (Temp marginal) através da termografia infravermelha (IRT). A média de idade da amostra foi de 30,70 ± 7,65 anos. Dos 264 dentes avaliados, 201 (76,1%) apresentavam FG fino. Houve associação significativa entre a LC/AC (p < 0,001), a AG (p < 0,001) a PS (p = 0,007) e a Temp marginal (p = 0,006) com os grupos de dentes avaliados (ICs e ILs). Observa-se diferença significativa entre a LC/AC e a AG com FG, apresentando valores de p = 0,026 e p < 0,001, respectivamente. Além disso, os resultados mostram correlação significativa e inversamente proporcional entre os parâmetros clínicos morfológicos coronários e gengivais e as características termográficas (p < 0,001). Entretanto, não foi possível observar associação significativa entre a Temp AG (p = 0,267) e a Temp marginal (p = 0,456) com o FG.

A LC/AC e a AG influenciam no FG e existe correlação inversamente proporcional entre a temperatura gengival e os parâmetros clínicos morfológicos que determinam o FG.

(Apoio: CAPES)
PN1107 - Painel Aspirante
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Expressão gênica de RANKL, RANK, OPG e Esclerostina na mandíbula de pacientes diagnosticados com carcinoma epidermóide
Schulz RE, Patricio da Silva EF, Lopes DGF, Camillo CMC, Kowalski LP, Alves FA, Rabelo GD
Estomatologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar a expressão de genes do metabolismo ósseo na mandíbula de indivíduos diagnosticados com carcinoma epidermóide (CE) em cavidade bucal, comparando casos com e sem invasão óssea. Foi realizado um estudo prospectivo transversal incluindo 24 pacientes com CE e submetidos à mandibulectomia. Foi realizada coleta de fragmento ósseo no osso distando 5 mm da interface osso/neoplasia, que foi congelado e processado para extração do RNA. O RNA foi analisado por espectrofotometria e eletroforese, seguido da síntese do DNA complementar. Os genes analisados foram o sistema RANKL (receptor-ativador do fator nuclear-ligante κB)/RANK (receptor ativador do NF-kB)/OPG (osteoprotegrina) e o gene SOST, que codifica Esclerostina, por meio da PCR quantitativa em tempo real. Dados clínicos e histopatológicos foram coletados dos pacientes, incluindo a situação da invasão óssea. Oito casos tinham invasão óssea (grupo I) comprovada, e 16 casos sem invasão (grupo SI). Na comparação de grupos não houve diferença significante comparando os valores de expressão relativa (Ct) (RANK: I 0,47 vs SI 0,31; RANKL: I 0,08 vs SI 0,25; SOST: I 0,04 vs SI 0,05 - Mann Whitney; OPG: I 0,17 vs SI 0,24 - teste T não pareado; todos com valor p>0,05). OPG apresentou downregulação em 100% dos casos e RANKL apresentou expressão normal em 5,5%.

Em conclusão, a expressão gênica relativa de genes do osteometabolismo na mandíbula de pacientes com CEC parece não diferir em casos com e sem invasão óssea, no entanto, a grande maioria dos casos estava subexpressa.

(Apoio: CNPq  N° 442778/2014-7)
PN1108 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Mucosite oral induzida em ratos wistar tratados com atorvastatina: Potencial preventivo, número de leucócitos e processo de caquexia
Vieira WDA, Vieira BJ, Aarestrup FM, Chaves MGAM, Campos MIC
Clínica Odontológica UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A mucosite oral (MO) acomete cerca de 100% dos pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço, em tratamento concomitante e cerca de 80% daqueles submetidos à quimioterapia. O 5-Fluorouracil (5-FU) é um quimioterápico amplamente utilizado para tratamento do câncer, apresenta inúmeros efeitos colaterais como MO, caquexia e leucopenia. Este trabalho propôs investigar o potencial preventivo da atorvastatina sobre os efeitos do 5-FU, que estudos evidenciaram a ação benéfica da atorvastatina sobre a perda de peso exacerbada. Foram utilizados ratos Wistar, distribuídos em grupos [Grupo I (5- FU + 1mg de atorvastatina); Grupo II (5-FU + 5mg de atorvastatina); Grupo III (5-FU + 10mg de atorvastatina) e Grupo Controle (5-FU + Solução Salina 0,9%)]. Histologicamente foi possível verificar que a dosagem de 1mg de atorvastatina manteve a integridade da mucosa jugal com espessamento da camada epitelial, quando comparado aos animais dos Grupos II e III que apresentaram discreto infiltrado inflamatório e delgada camada de queratina. O leucograma demonstrou que o uso de 1mg de atorvastatina não elevou o número de leucócitos, como ocorreu nos Grupos II e III, mantendo o leucograma dentro dos valores padrões mínimos, principalmente no Grupo III. Após a indução da mucosite oral através do uso de 5-FU e escarificação das mucosas, foi possível verificar intensa caquexia no Grupo I, enquanto nos Grupos II e III houve melhora da perda de peso com tendência a ganho ponderal.

O potencial preventivo da atorvastatina foi determinado sendo definida a dose de 10mg/kg/dia.

(Apoio: Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF)
PN1110 - Painel Aspirante
Área: 7 - Estomatologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Perfil clínico da lesões fibro-ósseas benignas
Moura LL, Vieira-Neto EC, Bullen IRFR, Rubira CMF
Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Rad UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil clínico das lesões fibrosas benignas (LFOB) diagnosticadas na clínica de Estomatologia da Faculdade de Odontologia de Bauru. Foram levantados casos entre 1980 e 2018 com o diagnóstico de LFOB. Dos casos elegíveis foram extraídas informações como idade, sexo, sintomatologia e tratamento. Foram levantados 88 casos de LFOB, sendo 47 de displasia cemento óssea (DCO), 24 de displasia fibrosa (DF) e 17 de fibroma ossificante (FO). A maior parte das DCOs ocorreu em mulheres na sexta década de vida, foram achados incidentais, assintomáticos e o aumento de volume cortical quando presente, ocorreu na variante florida. Não houve predileção por sexo para DF, com maioria diagnosticada na segunda década de vida, comumente com aumento de volume indolor. O fibroma ossificante foi mais prevalente em mulheres na terceira década de vida, com aumento de volume indolor. O diagnóstico de DF e FO foi feito com avaliação dos dados clínicos, radiográficos e anatomopatológicos. Já para o diagnóstico das DCO não foram feitas biópsias, com exceção dos casos em que houve aumento de volume atípico ou supuração. Os casos de DCO e DF foram em sua maior parte acompanhados clínico e radiograficamente, sem tratamento específico. Já os FOs foram removidos cirurgicamente. O diagnóstico e tratamento das LFOB pode ser desafiador, visto que, os aspectos em exames de imagem e anatomopatológicos podem ser semelhantes entre elas.

Neste sentido, a correlação destes dados ao perfil clínico do paciente é determinante para o diagnóstico diferencial e plano de tratamento.

(Apoio: CAPES  N° 001)