Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0943 a PN1178 ]
 221 Resumo encontrados. Mostrando de 121 a 130


PN1077 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do Hot Isostatic Pressure em próteses All-on-4 impressas (3D) sobre força de destorque dos parafusos protéticos e tensão
Barbin T, Borges GA, Matias LFS, Mesquita MF
Prótese e Periodontia FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O efeito do tratamento Hot Isostatic Pressure (HIP) sobre estruturas metálicas de próteses All-on-4 impressas é pouco conhecido. Neste estudo foi avaliado o efeito do tratamento térmico HIP sobre a estabilidade dos parafusos protéticos (força de destorque) e tensão em infraestruturas de protocolos suportados por quatro implantes (All-on-four) confeccionados pelas técnicas de usinagem e impressões 3D (DMLS - Direct Metal Laser Sintering, e EBM - Electron Beam Melting). Foram confeccionadas 30 infraestruturas em Ti-6Al-4V para os grupos de estudo usinagem, impressões por DMLS e por EBM (n=10/grupo). A força de destorque dos parafusos protéticos foi avaliada 24h após o torque, e a tensão avaliada por extensometria. Ambas análises foram realizadas antes e após o tratamento HIP. A análise estatística foi realizada por testes de ANOVA de medidas repetidas e Bonferroni (α=0,05). As médias de torque de afrouxamento foram similares entre os grupos impressos em 3D antes do HIP (P=0.109). Após, a estabilidade dos parafusos protéticos aumentou para os grupos usinagem (P<0.0001) e EBM (P<0.0001), e não alterou os valores para o grupo DMLS (P=0.057). Para tensão, a maior média foi observada no grupo usinado antes do HIP (P<0.05), e após foi reduzida (P=0.004). Ainda após o HIP, a tensão também diminuiu no grupo EBM (P=0.009), e para o grupo DMLS, não houve alteração (P=0.186).

Para os parâmetros avaliados, o tratamento HIP pode ser considerado uma etapa promissora na confecção de próteses do tipo All-on-four em Ti-6Al-4V, para as técnicas estudadas.

(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2019/27541-8   |  FAPs - Fapesp  N° 2020/13439-4  |  CAPES  N° 001)
PN1078 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do envelhecimento nas propriedades mecânicas de resinas acrílicas para base de dentadura fresadas CAD-CAM e impressas 3D
Bento VAA, Sayeg JMC, Gomes JML, Limírio JPJO, Rosa CDRD, Lemos CAA, Santos DM, Pellizzer EP
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi comparar as propriedades mecânicas das resinas acrílicas para base de dentadura confeccionadas por métodos convencionais (banho-maria e micro-ondas) e métodos do sistema desenho auxiliado por computador/fabricação auxiliada por computador (CAD/CAM) (fresadas e impressas 3D) diante de diferentes tempos de envelhecimento. Um total de 160 amostras retangulares (64 × 10 × 3,3 ± 0,03 mm) foram confeccionadas, divididas entre 4 grupos de resinas conforme seu método de confecção (banho-maria, micro-ondas, fresada e impressa 3D) e subdivididas em 4 tempos de análise (T0, T1, T2 e T3), resultando um n = 10 para cada subgrupo. As amostras do tempo T0 passaram por armazenamento em água destilada a 37°C por 24h, enquanto que as outras amostras passaram por envelhecimento em uma termocicladora à temperatura de 5°C e 55°C nos ciclos de 5.000 (T1), 10.000 (T2) e 20.000 (T3). As propriedades mecânicas das resinas foram avaliadas através dos testes de microdureza, resistência à flexão e módulo de elasticidade. Os dados dos testes mecânicos foram avaliados com a análise de variância ANOVA two-way (p <0,05). A resina impressa 3D apresentou, significativamente, os menores valores de microdureza, resistência à flexão e módulo de elasticidade comparado as outras resinas ao longo do tempo (p < 0,001).

O estudo concluiu que a resina de dentadura fresada CAD/CAM apresentou propriedades mecânicas semelhantes as resinas convencionais, enquanto que a resina impressa 3D não apresentou propriedades mecânicas adequadas para uso clínico à longo prazo.

PN1079 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Resinas compostas como agentes cimentantes: efeitos na resistência de união a uma cerâmica feldspática e uma cerâmica híbrida
Rossi NR, Grangeiro MTV, Rodrigues CS, Melo RM, Bottino MA
Departamento de Materiais e Protese dent INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a resistência de união entre diferentes agentes cimentantes resinosos a uma cerâmica feldspática e uma cerâmica híbrida. Para isso, blocos de Vita Enamic (cerâmica híbrida) e Vita Mark II (cerâmica feldspática) foram seccionados em amostras de 10 mm x 8 mm x 2 mm. Após, as amostras foram incluídas em resina acrílica quimicamente ativada, condicionadas com ácido fluorídrico e cilindros dos agentes cimentantes (Ø = 1.6 mm, altura = 2 mm) foram confeccionados sobre a superfície. Assim, 3 grupos (n = 20) de cada material cerâmico foram formados de acordo com o agente cimentante: cimento resinoso (CR), resina flow (RF) e resina aquecida (RA). Metade dos espécimes de cada grupo foi submetida ao teste de resistência ao cisalhamento 24 h após a sua preparação (baseline) e metade após termociclagem. Os dados foram analisados com ANOVA 3-fatores (cerâmica x agente cimentante x termociclagem) e teste de Tukey. De acordo com os resultados obtidos, os três fatores (cerâmica, agente cimentante e termociclagem) influenciaram na resistência adesiva (p-valor < 0.05). A resina aquecida obteve valores semelhantes ao do cimento resinoso, enquanto os valores de resistência adesiva para resina flow foram menores. A cerâmica híbrida apresentou maiores valores de resistência de união quando comparada à feldspática. Para todos os grupos, houve redução da resistência de união após a termociclagem.

Pode-se concluir que a resina aquecida é uma alternativa viável para cimentação das cerâmicas estudadas, uma vez que os resultados foram comparáveis ao cimento resinoso.

PN1080 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise do tempo médio do controle das Disfunções Temporomandibulares
Metidieri LM, Guimarães AS, Valadas LAR, Rodrigues LLFR
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O propósito deste estudo foi avaliar o tempo médio decorrido entre o primeiro atendimento e a alta clinica, de acordo com cada subtipo de DTM, sexo e faixa etária. Foram avaliados 400 prontuários e fichas de avaliação da clínica de disfunção temporomandibular e dor orofacial da Faculdade São Leopoldo Mandic, unidade Campinas, no período entre 2006 e 2021. Os dados foram analisados estatisticamente, aplicando o teste qui-quadrado. A média de idade dos pacientes foi de 44,2 anos e o sexo feminino foi o mais prevalente (85,5%). O subtipo muscular teve maior prevalência, seguido da combinação de DTM muscular e articular e, por fim, DTM articular. A média de sessões clínicas foi de 4,75. O estudo mostrou não haver significância estatística quando comparado o número de sessões e a idade, bem como o subtipo de DTM. Porém houve associação significativa entre o número de sessões e gênero, visto que o gênero feminino necessitou de mais sessões quando comparado ao masculino.

Pôde-se concluir que o tempo para controle dos subtipos de disfunções temporomandibulares foi semelhante, mostrando-se independente da idade e subtipo de DTM.

PN1081 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise morfológica das superfícies condicionadas de dissilicato de lítio: estudo por microscopia eletrônica de varredura
Massahud MLB, Cunha RAA, Seraidarian KKA, Antunes ANG, Seraidarian PI
ODONTOLOGIA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a morfologia de superfícies cerâmicas tratadas com diferentes métodos de condicionamento. Foram utilizadas três placas de dissilicato de lítio (2mm x 10mm x 10mm), incluídas em resina acrílica ativada quimicamente. Cada amostra foi separada em quatro quadrantes. A primeira amostra foi condicionada com ácido fluorídrico a 5%. Cada quadrante foi condicionado por 0, 10, 20 e 40 segundos. O mesmo procedimento foi realizado com ácido fluorídrico a 10% e com primer cerâmico autocondicionante. Todas as amostras foram submetidas à análise por Microscopia Eletrônica de Varredura (aumento de 2000x). As superfícies condicionadas com ácido fluorídrico a 10%, por 20 segundos, expuseram mais os cristais de dissilicato de lítio, se comparadas às superfícies tratadas com Monobond Etch & Prime, utilizando-se o mesmo tempo de condicionamento. As superfícies condicionadas com ácido fluorídrico a 10%, por 20 segundos, expuseram mais os cristais de dissilicato de lítio, se comparadas às superfícies condicionadas com ácido fluorídrico a 5%, também por 20 segundos. A presença de poros maiores foi mostrada no quadrante condicionado com ácido fluorídrico a 10%, por 40 segundos.

O Monobond Etch & Prime não forneceu padrões de superfícies cerâmicas condicionadas similares às condicionadas com ácido fluorídrico a 5% e 10%, por 20 ou 40 segundos. Superfícies condicionadas com ácido fluorídrico a 10% por 20 segundos, expuseram mais cristais de dissilicato de lítio, se comparadas a superfícies condicionadas com ácido fluorídrico a 5% por 20 segundos.

(Apoio: FAPEMIG)
PN1083 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

A influência do preparo cavitário e da técnica restauradora no comportamento biomecânico em dentes gretados
Corrêa IS, Soares CJ, Soares RV, Cortes MIS, Tonelli SQ, Bruzinga FFB, Toubes KMPS, Silveira FF
Departamento de Odontologia PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Cirurgiões dentistas têm relatado crescimento no número de dentes gretados (DGs) durante a pandemia do COVID-19. O termo dente gretado (DG) representa uma fratura que quebra a continuidade do esmalte e dentina, sem separar os fragmentos, podendo estender até a polpa, levando a um quadro endodôntico patológico e até perda dentária. O objetivo é avaliar os fatores que influenciam a sobrevivência de DGs restaurados precocemente com restauração onlay ou coroa total. Estudos mostram uma falta de consenso quanto aos protocolos de tratamento e poucos estudos longitudinais sobre DGs restaurados precocemente. Os dados foram coletados de prontuários odontológicos, em um período de 12 anos. De 111 DGs, 86 atenderam aos critérios de inclusão. Dentre os fatores avaliados estão: idade; sexo; tipo de dente; testes de percussão e sensibilidade; hábitos alimentares; diagnóstico pulpar e periapical; número, localização e extensões das trincas; envolvimento da crista marginal, assoalho da câmara pulpar, do canal radicular; e condição da coroa antes e após o tratamento. A taxa de sobrevivência a longo prazo foi estimada usando a análise de Kaplan-Meier e o teste de log-rank. A análise multivariada foi realizada por regressão de Cox.

A taxa de sucesso geral foi de 93%, e as estimativas de sobrevida de DGs restaurados precocemente foram de 98,6%, 94,9% e 55,9% nos acompanhamentos de 1, 5 e 11 anos, respectivamente. Os resultados indicam que DGs devem ser restaurados precocemente com coroa total uma vez que esta foi associada a uma maior taxa de sucesso, independendo das direções das trincas.

PN1084 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Utilização da perfilometria como técnica alternativa para avaliação da formação de gaps em restaurações de resinas compostas
Souza WLR, Cuozzo NS, Campos AR, Rocha GM, Belo-Junior PHS, Cabral-Oliveira GG, Perez CR
Prótese Dentária UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Usualmente a análise da adaptação de restaurações em resina composta é feita com métodos tradicionais, como infiltração por corantes, ou com métodos mais modernos como a micro tomografia (microCT). Dentro desse cenário, o objeto deste trabalho é propor uma técnica alternativa para a análise morfológica e topográfica da interface entre a restauração e as cavitárias internas utilizando um perfilômetro 3D. De forma a ilustrar a metodologia, preparos padronizados (3 mm X 3 mm X 3 mm) foram realizados na face vestibular de incisivos bovinos simulando cavidades tipo Classe I. Um molde realizado com silicone de adição foi feito de cada cavidade previamente à restauração como controle da capacidade de molhamento e adaptação. Com as restaurações finalizadas, os dentes foram submetidos à desmineralização de sua estrutura (ácido nítrico a 10%) permitindo que a restauração fosse destacada para a avaliação em perfilômetro 3D. A técnica se mostrou eficiente na detecção de gaps interfaciais, sejam eles avaliados de forma comparativa com o controle ou através de perfilometria (que permite a mensuração da rugosidade superficial).

Como limitação da técnica destaca-se o fato de ser destrutiva e de que poderia ter sua capacidade de leitura limitada em cavidades com ângulos internos de difícil acesso ao instrumento de leitura. Dessa forma, conclui-se que a técnica proposta se apresenta como uma alternativa para a avaliação do molhamento e da adaptação interna de materiais restauradores.

PN1085 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impacto de diferentes tratamentos de superfície e armazenamento em água na resistência de união de reparo de resina de PMMA para CAD/CAM
Brunetto JL, Pereira BM, Sampaio GN, Silva LS, Cruz KH, Nascimento VA, Campaner M, Pesqueira AA
Materiais Odontológicos e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi analisar o impacto do jateamento com óxido de alumínio (AL2O3) revestido por sílica (SiO2), associado a aplicação de agente de união silano e/ou adesivo hidrófobo, e do tempo de armazenamento em água na resistência de união por microtração (RUM) no reparo de PMMA para CAD/CAM com resina composta. Os 48 blocos de Telio CAD (Ivoclar Vivadent) com 5×5×2 mm foram divididos em 06 grupos (n=8) de acordo com o tratamento de superfície pré-reparo: JT+S (Jateamento com AL2O3 revestido por SiO2 + agente de união silano (Monobond N)); JT+AD (Jateamento + adesivo hidrófobo (Tetric N-Bond) + fotoativação); JT+S+AD (Jateamento + agente de união silano + adesivo hidrófobo + fotoativação). Todos os espécimes foram submetidos a 2.500 ciclos de ciclagem térmica (5 a 55ºC por 30s) previamente ao reparo com resina composta (Tetric N-Line). Após reparo, foram seccionados em palitos de 1x1x12 mm (n=8) e subdivididos em dois períodos de análise ((T1) após 24 horas e (T2) após 90 dias, de imersão em água destilada). Para testar a RUM seguiu-se as normas da ISO/TS 11405 e, posteriormente, a falha foi analisada em estereomicroscópio (SteREO Discovery V20). Nos valores RUM, os tipos de reparo não diferiram estatisticamente entre si (p>0,05), em ambos os tempos de análise. Após T2 houve redução significativa da RUM (p<0,05), independente do reparo. Pode-se observar que em todos os grupos houve predominância de falhas adesivas (superior a 50%), independente do tempo de análise.

Conclui-se que todos os grupos são viáveis, porém, todos sofrem efeitos deletérios da imersão em água.

(Apoio: CNPq  N° Processo 1800)
PN1086 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Traumatismo orofacial e o uso de protetores bucais em atletas profissionais de esportes de combate
Paiva SAF, Fernandes LL, Borges LS, Coto NP, Berard LT, Bordallo V, Araki AT
endodontia UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Lesões orofaciais ocorrem com frequência, especialmente em esportes de contato. A maior frequência de dano envolve estruturas de apoio aos dentes, perda de dentes, fraturas dentárias, lacerações teciduais moles, deslocamento mandibular e fraturas ósseas. Assim, o uso de protetor bucal torna-se essencial para a prevenção de traumatismos orofaciais. O objetivo do estudo foi avaliar o uso de protetores bucais e relacionar á prevalência de traumatismos dentais em academias de luta em Belo Horizonte, MG-Brasil. O estudo foi realizado com praticantes de vários esportes de combate, que responderam ao questionário com questões sobre sua história de trauma orofacial e uso de guardas bucais. Os dados foram apresentados por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando-se o teste Qui-quadrado com nível de significância de 5% (p<0.05). Dos 218 atletas entrevistados, 37,6% não usavam protetores bucais durante as competições, apenas 2,3% relataram usar às vezes. Dos atletas que utilizavam protetores, 14,71% protetores de tipo I (estoque), 77,21% o tipo II (ferve e morde) e apenas 9,56% usavam Tipo III. Em relação ao uso de protetores e lacerações de tecidos moles, 57,32% dos atletas que não usavam sofreram lacerações. Uma diminuição nos traumatismos orofaciais e nas lacerações foi observado ao comparar os protetores tipo I e tipo II ao protetor feito por um dentista: Tipo III

Conclui-se que os protetores do tipo III, confeccionados por um dentista são mais eficazes para evitar fraturas e lesões de tecidos moles, porém poucos atletas usam esse tipo de protetor.

(Apoio: CAPES)
PN1088 - Painel Aspirante
Área: 7 - Imaginologia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do tecido adiposo nos tons de cinza da imagem radiográfica obtida por aparelhos de raios X portáteis: uma avaliação técnica
Paniago LFC, Soares MQS, Panzarella FK, Junqueira JLC, Nascimento MCC
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da espessura do tecido adiposo nos tons de cinza da imagem de radiografias periapicais obtidas por dois aparelhos de raios X portáteis (Diox e Nomad) em comparação com o aparelho de raios X fixo Focus. Este estudo experimental in vitro, analisou 240 radiografias periapicais, da região de primeiros molares, com quatro espessuras de gordura diferentes (sem gordura, 0,5, 1 e 1,5 cm), em cinco fantomas. As imagens foram adquiridas nos aparelhos de raios X intrabucal Diox, Nomad e Focus com os parâmetros de tempo de exposição conforme a orientação do fabricante. A avaliação quantitativa por meio dos valores de tons de cinza da região da dentina e do esmalte de cada imagem foram realizadas. O padrão de referência estabelecido foram as imagens obtidas pelo aparelho de raios X fixo. As imagens foram avaliadas quanto a média, o desvio padrão (SD), o valor mínimo e máximo e a moda por meio do software ImageJ. Os resultados mostraram que houve diferença estatisticamente significante entre os aparelhos de raios X portáteis (DIOX E NOMAD) em relação ao aparelho FOCUS (p<0,05). Entretanto, não houve diferença significativa entre as diferentes espessuras de gordura analisadas (p> 0,05).

Conclui-se que os aparelhos de raios X portáteis DIOX e NOMAD apresentam tons de cinza mais claros quando comparado ao aparelho FOCUS. Entretanto, as espessuras de gorduras analisadas não influenciam nos tons de cinza entre os aparelhos de raios X portáteis e o fixo estudados.