Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0943 a PN1178 ]
 221 Resumo encontrados. Mostrando de 91 a 100


PN1041 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação da acurácia e confiabilidade de mensurações dimensionais de arcos dentários decíduos em modelos de gesso e modelos digitais
Nadelman P, Vargas EOA, Pithon MM, Castro ACR, Maia LC
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a acurácia e confiabilidade de mensurações dimensionais de arcos dentários decíduos obtidas com: (1) paquímetro digital e (2) compasso de pontas secas em (A) modelos de gesso; e mensurações digitais (3) em (B) modelos digitais. Foram selecionados 40 modelos de gesso de indivíduos com dentição decídua completa ou incompleta. Os modelos foram digitalizados no Optical 3D scanner (Open Technologies). Dois operadores treinados e calibrados realizaram as mensurações com paquímetro digital (Mitutoyo) e compasso de pontas secas (Ice) diretamente nos modelos de gesso e, digitalmente com o programa Autodesk Meshmixer nos modelos digitais. Seis medidas foram avaliadas: espaço do dente perdido (caso houvesse), perímetro do arco, comprimento do arco, largura do arco, comprimento intercaninos e largura intercaninos. Os dados foram tabulados e análise estatística foi realizada no programa Jamovi (versão 2.2) por meio do coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e análise de Bland-Altman (a=0,05). A média da diferença entre os instrumentos variou de 0,28mm (-1,35; 1,93) a -1,5mm (-3,46; 0,45), com exceção da variável perímetro do arco das arcadas superiores que apresentou média da diferença de -2,02mm (-4,36; 0,30). A confiabilidade interavaliadores foi considerada excelente com valores de ICC variando de 0,93 a 1,00.

A análise de arcos dentários decíduos em modelos digitais apresentou, com exceção de perímetro do arco, mensurações acuradas e excelente confiabilidade para fins de aplicação clínica em Odontopediatria.

(Apoio: FAPERJ  N° E-26/200.677/2021  |  CNPq  N° 310225/2020-5)
PN1042 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Cirurgias de frenectomia lingual em lactentes com laser diodo de alta potência e eletrocautério- estudo clínico controlado randomizado
Mazzoni A, Navarro RS, Fernandes KPS, Mesquita Ferrari RA, Horliana ACRT, Sobral APT, Motta LJ, Bussadori SK
Biofotônica UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A anquiloglossia caracteriza-se por um frênulo lingual anormalmente curto, espesso ou delgado, que pode restringir os movimentos da língua e interferir negativamente na amamentação, diminuindo a habilidade do lactente na pega, sucção e extração do leite materno adequadas. O objetivo deste estudo foi avaliar as cirurgias de frenectomia lingual, em recém-nascidos de 0 a 3 meses de idade com diagnóstico de anquiloglossia, executadas com eletrocautério (ELC) ou laser de diodo de alta potência (L). Foi realizado o diagnóstico lingual pelo protocolo de Bristol- BTAT, avaliação clínica, fotográfica e teste de dor-EVA para as nutrizes nos momentos pré e 15 dias após os procedimentos cirúrgicos, estes foram realizados por único dentista treinado e experiente e realizada avaliação cega das imagens por dentistas calibrados e experientes. O estudo avaliou 57 participantes, divididos aleatoriamente em 2 grupos: G1- ELC (n= 23) e G2- L (n= 34). O ELC apresentou maior sangramento e inflamação nas bordas da ferida cirúrgica em relação ao L. Não há um consenso sobre o método cirúrgico para o reparo da anquiloglossia em recém-nascidos, o profissional deve ter habilidade, treinamento e domínio dos equipamentos utilizados para evitar acidentes e complicações. Os pacientes operados com L apresentaram cicatrização com maior grande chance de recidiva.

As técnicas cirúrgicas com laser de diodo de alta potência e eletrocautério mostraram-se seguras e eficazes, com mínimo sangramento e complicações pós-operatórias.

PN1043 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação polissonográfica de características fisiológicas associadas ao bruxismo do sono em crianças e adolescentes
Bonacina CF, Soster LMSFA, Conte AL, Diniz JS, Cirelli T, Bueno C, Lira AO
UNIVERSIDADE GUARULHOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar Bruxismo do Sono (BS) mediante exame de polissonografia (PSG) de crianças previamente diagnosticadas clínica e polissonograficamente com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono leve e, identificar temporalmente, mudanças fisiológicas associadas. Foram realizadas nove PSG do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina (USP), e avaliados eventos de BS (fásico e tônico), identificando fases de sono em que ocorrem (sono Rapid Eye Movement - REM - e sono não REM - NREM 1, 2 e 3) e distúrbios que possam anteceder ou preceder esses eventos: microdespetar, apneia obstrutiva e hipopneia, apneia central, dessaturação, aumento de saturação, taquicardia, bradicardia e movimento de pernas. Foram realizados teste de normalidade, teste de Kruskal Wallis com pós teste de Dunn. Dos 409 eventos de BS ocorridos, os mais frequentes foram durante os períodos de sono NREM, perfazendo 78,23% dos total de eventos (320/409). Dentro das fases de sono NREM mais superficiais (N1 e N2) observamos a maior quantidade de eventos (323 eventos). A duração média em cada evento foi de 6,23 segundos, sem diferença estatística significativa com relação à fases do sono em que foi observada (p>0.05). Na fase N2 foi observada maior quantidade de eventos fisiológicos (microdespertar, apneia, alterações da frequência cardíaca e movimentos de pernas) próximos aos eventos de BS.

Os episódios de BS cursam temporalmente com alterações fisiológicas, evidenciando a complexa interrelação entre as variáveis e a importância clínica da sua investigação

(Apoio: CAPES  N° 8016866377505282)
PN1044 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Tratamento ortodôntico com alinhadores transparentes e dor orofacial
Cantanti MCSS, Withers EHL, Melo ACM, Shimizu RH, Andrighetto AR
Ortodontia INSTITUTO LATINO AMERICANO DE PESQUISA E ENSINO ODONTOLÓGICO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar, prospectivamente, o nível de dor em pacientes tratados ortodonticamente com alinhadores transparentes. A amostra constou de 27 pacientes, com diferentes tipos de maloclusões, sendo 18 do sexo feminino e 9 do sexo masculino, com média de idade de 31,4 ± 10,8 anos, tratados com alinhadores da marca ClearCorrect, na clínica de Odontologia da Faculdade Ilapeo. Para todos os participantes foram aplicadas perguntas contidas no segmento de dor orofacial do Eixo II (fatores psicossociais) do questionário Research Diagnostic Criteria (RDC-TMD) ao início, após 3 e após 6 meses de tratamento. Todos os pacientes assinaram termo de consentimento livre e esclarecido e o estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa do da própria instituição (n.3.270.799). As diferenças entre os momentos foram analisadas com o teste de McNemar, para as variáveis qualitativas. Nenhuma das variáveis estudadas apresentou diferença significativa, quando comparados os três tempos avaliados.

Concluiu-se, dentro das limitações do presente estudo, que o tratamento com alinhadores transparentes, durante o período de 6 meses, não causou dor facial.

PN1045 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Será que a HMI é uma alteração dos tempos atuais?
Di Campli FGR, Grizzo IC, Silva EF, Miranda F, Fitipaldi LMPT, Tosta-Junior W, Garib DG, Rios D
Odontopediatria UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A Hipomineralização Molar Incisivo (HMI) foi conceituada no ano 2001, como uma alteração qualitativa do esmalte de origem sistêmica, que atinge um ou mais primeiros molares permanentes associados ou não aos incisivos permanentes. O objetivo desse trabalho foi avaliar a prevalência da HMI por meio de fotografias intraorais de pacientes pertencentes ao arquivo de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) desde 1977 até o ano 2022. Toda documentação foi examinada, por um examinador previamente calibrado, com concordância intra-examinador maior que 85%. utilizando índice de HMI simplificado da EAPD. Os critérios de inclusão foram presença dos 4 primeiros molares permanentes, fotografias coloridas que permitissem a realização do diagnóstico e idade entre 6 a 12 anos. Os critérios de exclusão estabelecidos foram presença de dispositivo ortodôntico fixo nas imagens e fotografias em preto e branco. Foram avaliados mil e quarenta e quatro (1044) prontuários, no entanto apenas 678 foram incluídos na amostra. Dos 678 prontuários, 240 correspondiam a pacientes até 2000, com 29 pacientes apresentando HMI, com uma prevalência total de 12%. A partir do ano 2001, foram avaliados 438 prontuários com fotografias, destes 41 pacientes apresentavam HMI, correspondendo a uma prevalência de 9%.

Os resultados mostraram que a prevalência de HMI já correspondia ao valor de prevalência média encontrada atualmente no mundo que é em torno de 14%.

(Apoio: CAPES)
PN1046 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Braquetes cerâmicos impressos em 3D: ensaio mecânico de coeficiente de atrito
Campos BC, Gomes APM, Cury SEN, Silva EG
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar os coeficientes de atrito entre um tipo de fio de aço ortodôntico, dois tipos de braquetes impressos em 3D e uma marca de braquetes de referência. Para cada um dos 3 grupos foram utilizados 4 braquetes iguais referentes ao dente 23 com slot 0.022 prescrição MBT. Dois grupos de braquetes foram impressos em impressora 3D: Lightforce White (Lightforce Orthodontics) e Lightforce Translucent (Lightforce Orthodontics). O grupo controle foi realizado com os braquetes ClarityTM Advanced (3M Unitek). Foi utilizado um tipo de fio reto retangular de aço com calibre de 0,019"x 0,025" unido aos braquetes por ligadura elástica. Os acessórios foram colados no dispositivo de teste fornecido pela empresa Lightforce Orthodontics por arquivo STL e impressos em impressora 3D. O modelo de teste foi adaptado a uma máquina universal de ensaio (EMIC DL - 2000) a uma velocidade de 0,5mm/min para mensurar o atrito causado pelo deslize. A força (N) necessária para iniciar o movimento foi calculada automaticamente com o valor de pico de cada ciclo. Os dados foram analisados por ANOVA e teste post-hoc Tukey a 0,05. As médias dos resultados obtidos por grupos foram: 1,639N para o grupo LFW, 1,485N para o grupo LFT e 1,214N para o grupo CL, não apresentando diferenças estatísticas entre eles.

De acordo com os resultados obtidos, pôde-se concluir que o coeficiente de atrito entre braquetes cerâmicos impressos em 3D e braquetes convencionais foi semelhante, indicando a utilização dos dois tipos no tratamento ortodôntico.

PN1047 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Fatores individuais e contextuais relacionados ao impacto psicossocial da estética dentária em adolescentes
Duarte-Rodrigues L, Marques LS, Neves EPS, Souto-Souza D, Soares MEC, Ramos-Jorge ML
ODONTOLOGIA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi investigar os fatores relacionados ao impacto psicossocial da estética dentária em adolescentes escolares. A amostra foi composta por 252 adolescentes. O impacto psicossocial da Estética dentária foi avaliado através da aplicação da versão brasileira do Psychosocial Impact of Dental Aesthetics Questionnaire (PIDAQ). Dados sociodemográficos foram coletadas através de um questionário pré-estruturado direcionado aos pais. O exame clínico bucal foi realizado no ambiente escolar. Análise descritiva foi realizada, além da análise uni e multivariada da Regressão de Poisson com variância robusta. A análise de regressão multivariada revelou que adolescentes cujas famílias com uma renda mensal menor que dois salários mínimos apresentaram escores do PIDAQ 34% maiores do que adolescentes oriundos de famílias com uma renda mensal maior. Adolescentes com apinhamento anterior (Razão da taxa- RT 1,36; p=0,004) desalinhamento anterior (RT 1,30; p=0,022) e ausência de dentes anteriores (RT 1,39; p=0,005) tiveram maiores escores do PIDAQ quando comparados aos adolescentes sem estas desordens bucais.

O presente estudo concluiu que a presença de discrepâncias oclusais como apinhamento dentário e o desalinhamento dentário superior, bem como a ausência de dentes no segmento anterior influenciaram negativamente no contexto psicossocial dos adolescentes. Além disso, adolescentes pertencentes a um grupo familiar com menor renda mensal também apresentaram pior impacto psicossocial relacionado à estética dentária.

(Apoio: CAPES)
PN1050 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise qualitativa de resina de âmbar por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas
Canto FMT, Silva RVS, Raposo MS, Azevedo DA, Maia LC, Pithon MM
Odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O âmbar báltico é uma resina fóssil produzida por árvores, e muito tem se falado na literatura acerca do seu potencial terapêutico para a saúde humana a partir da liberação de produtos naturais. Partindo deste pressuposto, o presente estudo tem como objetivo analisar a composição molecular de uma amostra de âmbar báltico de composição de um cordão, verificar a presença ou ausência de compostos benéficos à saúde humana e discutir o potencial terapêutico desta resina fóssil. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas, que é capaz de fazer uma separação automatizada em componentes individuais do âmbar. Os resultados revelaram que as amostras eram compostas por terpenos e terpenoides: monoterpenoides; sesquiterpenoides; diterpenoides; hidronaftaleno; ácido succínico e ácido isopimarico. Estes apresentam potencial terapêutico para diversas doenças; inibem diversas etapas do processo inflamatório e melhoram os sintomas causados por ele.

Com a realização desta pesquisa concluiu-se que o âmbar em estudo é formado por terpenos e terpenoides; estas substâncias apresentam em geral potencial anti-inflamatório e analgésico. Entretanto, um estudo aprofundado faz-se necessário sobre a liberação e absorção das substânicas na pele humana, a fim de validar sua eficácia real.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 309800/2019-6)
PN1051 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

Impactos da pandemia de COVID-19 no atendimento ortodôntico nas diferentes regiões do brasil
Duarte de Souza J, Chagas TF, Castro ACR, Sant´Anna EF, Guimarães GS, Squeff LR
ORTODONTIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar os impactos da pandemia de COVID-19 nos atendimentos ortodônticos, abordando a redução ou suspensão destes e suas consequências econômicas nas diferentes regiões do Brasil. A pesquisa foi destinada a ortodontistas que exercem a profissão em território nacional e os dados foram coletados através de formulário virtual compartilhado por meio da plataforma Google Forms. A análise estatística descritiva foi realizada seguida de análise inferencial, por meio do teste de qui-quadrado (a=0,05). De forma anônima, 208 ortodontistas participaram, sendo 69% mulheres e 31% homens, com distribuição entre faixas etárias de "até 25 anos" à "acima de 56 anos". Das regiões mais impactadas pela pandemia, o Nordeste se destacou, sendo a de maior tempo de suspensão dos atendimentos (2 a 4 meses). Na região Sul, observou-se a maior frequência de suspensões de atendimento entre 15 dias e 1 mês. Observou-se associação significativa entre a porcentagem estimada de redução dos ganhos e a região do país, com maior concentração de perdas entre 55% e 70%, e acima de 70% na região Nordeste (P<0,001). Na fase crítica da pandemia, os atendimentos foram suspensos, em nível nacional, entre 15 dias a 1 mês com redução do faturamento entre 15% e 30%; e, cerca de 18 meses após o início da pandemia, ainda estavam reduzidos na faixa entre 15% e 30%.

Conclui-se que a pandemia de COVID-19 afetou consideravelmente o atendimento ortodôntico, apresentando consequências econômicas distintas nas diferentes regiões do território nacional.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN1054 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 10/09 - Horário: 08h00 às 11h30 - Sala: Área dos Painéis

O trimetafosfato de sódio nanoparticulado sobre a composição inorgânica de biofilmes mistos de Streptococcus mutans e Candida albicans
Amarante VOZ, Sampaio C, Morais LA, Delbem ACB, Monteiro DR, Pessan JP, Hosida TY
Odontologia infantil e social UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o efeito de soluções contendo trimetafosfato de sódio comercial (TMP) e nanoparticulado (TMPnano), associados ou não ao fluoreto (F), sobre a composição inorgânica de biofilmes mistos de Streptococcus mutans e Candida albicans. Biofilmes formados em saliva artificial em placas de microtitulação foram tratados 3 vezes (72, 76 e 92 h após o início da formação), por 1 min, com soluções contendo TMP ou TMPnano nas concentrações de 1% ou 3%, associadas ou não a 1100 ppm F. Soluções de 1100 ppm F também foram avaliadas, e o grupo exposto somente à saliva artificial foi testado como controle negativo. Foram avaliadas as concentrações de F, fósforo (P), Cálcio (Ca) e P do TMP, da biomassa e do fluido do biofilme. Em outro conjunto de experimentos, após o último tratamento, os biofilmes foram expostos a uma solução de sacarose a 20%, e os componentes inorgânicos dos biofilmes foram avaliados. Os dados foram submetidos à ANOVA a 2 critérios, seguido pelo teste de Fisher LSD (p<0,05). Tratamentos com TMPn a 3% sem F levou a concentrações de P no fluido do biofilme e significativamente mais altas em comparação a todos os outros grupos, antes da exposição a sacarose. Além disso, 3% de TMPn ou TMP, associados ao F, levou à concentrações de F no fluido do biofilme significativamente maiores que biofilmes tratados com 1% de TMPn ou TMP, associados ao F.

Conclui-se que o TMPn interferiu nos componentes inorgânicos dos biofilmes ao aumentar os níveis de F e P no fluido do biofilme.