Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0707 a PN0942 ]
 220 Resumo encontrados. Mostrando de 81 a 90


PN0794 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Viabilidade celular e expressão de fator de crescimento por fibroblastos da polpa de dentes decíduos após uso do Laser de Baixa Intensidade
Silveira ABV, Oliveira BLS, Bergamo, MTOP, Vitor LLR, Lourenço-Neto N, Sakai VT, Machado MAAM, Oliveira TM
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Cole UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de diferentes densidades de energia do Laser de Baixa Intensidade (LBI) na viabilidade celular de fibroblastos da polpa de dentes decíduos e na expressão gênica do fator de crescimento endotelial vascular (VEGF). Amostras de fibroblastos foram obtidas da polpa de dentes decíduos humanos. As técnicas utilizadas para as análises foram MTT, Cristal Violeta e RT-PCR. Os valores foram analisados por ANOVA, seguido do teste de Tukey e Kruskal-Wallis, complementada pelo teste de Dunn. Houve diferença estatisticamente significativa entre os períodos estudados: 6h, 12h e 24h (p<0,000). Observou-se uma diminuição da viabilidade celular com o passar do tempo para todos os grupos, exceto o G1. O controle negativo apresentou uma média estatisticamente menor que os grupos: G1, G2, G3, G4, G6, G7, G8 e G9 (p=0,000), porém sem diferença estatística com G5 (p=0,459). O controle positivo apresentou diferença estatística com o negativo (p=0,000) e o G5 (p=0,024), apresentando maior viabilidade celular. No Ensaio de Cristal Violeta observou-se que na comparação entre os grupos houve diferença estatística entre o controle positivo e negativo (p=0,008). Na comparação da expressão gênica de VEGF nos três períodos, observou-se que houve diferença estatística.

O LBI foi capaz de manter as células viáveis e contribuir para a expressão gênica de VEGF em todas as dosimetrias utilizadas. Observou-se que em maiores potências e menores tempos de irradiação houve melhor viabilidade do que em menores potências e maiores tempo de irradiação.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2016/20662-6)
PN0795 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência do iodeto de potássio na terapia fotodinâmica com azul de metileno e laser vermelho em biofilme microcosmo oral
Bastos CN, Brenes A, Soto J, Farias-da-Silva FF, Benine-Warlet J, Ferraz AR, Groppo FC, Steiner-Oliveira C
Odontopediatria FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar a eficácia da terapia fotodinâmica antimicrobiana (TFDA) mediada por azul de metileno (AM) e iodeto de potássio (KI) em biofilmes de microcosmos orais cultivados em dentina. Um estoque saliva-glicerol de saliva humana foi diluído em saliva artificial McBain com 1% de sacarose (1:1), inoculado em blocos de dentina bovina por 5 dias. Os biofilmes foram divididos (n=9/grupo) e tratados com NaCl 0,9% (C), clorexidina 0,2% (CX), laser vermelho (λ=660 nm) (L), AM 0,01% (F), KI 50 mM, e as associações de FKI, FL, KIL e FKIL. A viabilidade celular (UFC/mL) foi avaliada para microrganismos totais, lactobacilos totais, estreptococos totais e S. mutans. Biofilmes adicionais foram tratados (n=4) para determinação de biomassa (%BMR). A estrutura dos biofilmes foi observada por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foram realizados os testes One-way ANOVA e Tukey (α=5%). Microrganismos totais e estreptococos totais reduziram nos biofilmes tratados com CX e FKIL quando comparados com C (p<0,05), mas os tratamentos CX, FKIL e FL não diferiram entre si (p>0,05). Lactobacilos totais e S. mutans apresentaram redução nos grupos CX, FL e FKIL quando comparados ao C (p<0,05), mas sem diferença entre eles (p>0,05). A análise de biomassa mostrou uma redução significativa para CX e FKIL em comparação com C (p<0,05). As micrografias MEV mostraram mudanças visíveis na integridade da membrana bacteriana para os grupos FKIL e CX.

A adição de KI à TFDA mediada por azul de metileno em biofilmes de microcosmos foi eficaz na redução de microrganismos orais, mas o efeito foi grupo-dependente.

PN0796 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Prevalência de Lesões Cervicais Não Cariosas e Tratamento Ortodôntico: Um Estudo Retrospectivo
Cruz IG, Gomes RR, Zeola LF, Barbosa TAQ, Fernandes-Neto AJ, Soares PV, Almeida GA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar a distribuição de lesões cervicais não cariosas (LCNCs) por tipo de dente, investigar a prevalência de LCNCs em pacientes em tratamento ortodôntico e identificar os possíveis fatores associados. Um total de 160 pacientes foram incluídos neste estudo retrospectivo. Os dados das seguintes variáveis foram coletados dos registros pré e pós-tratamento ortodôntico: idade, sexo, má oclusão de Angle, padrão facial, número de sessões de ativação, tratamento compensatório e retratamento. Fotografias intraorais frontais, laterais direita e esquerda de cada paciente foram avaliadas para identificar a presença ou ausência de LCNCs em cada dente e avaliar a distribuição de LCNCs nos 3.840 dentes dos pacientes inscritos. Além disso, os pacientes foram classificados como LCNCs presentes, independentemente do número de LCNCs nos dentes ou LCNCs ausentes. Análises de regressão de Poisson bivariada e multivariada com variância robusta foram utilizadas para avaliar a associação entre os LCNCs e cada variável independente. A prevalência de LCNCs antes e após o tratamento ortodôntico foi de 22,71% e 30,91%, respectivamente. Após análise estatística, verificou-se que a idade foi o fator variável que influenciou a razão de prevalência, sendo a LCNC a mais prevalente quando o tratamento ortodôntico foi realizado na idade adulta.

Os pré- molares foram mais comumente afetados por LCNCs. Além disso, a idade parece contribuir para o aumento da prevalência de LCNCs em adultos submetidos ao tratamento ortodôntico.

PN0798 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Existe relação entre resposta imunológica à COVID -19 em crianças e prevalência de cárie?
Brito DHS, Santos TGFT, Almeida NKVL, Silva M CPM, Paula LMC, Caldas-Junior AF, Heimer MV, Rosenblatt A
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar a sorologia IgM/IgG para COVID-19 e verificar se há associação com a prevalência de cárie nas crianças infectadas. Trata-se de um estudo transversal, realizado em duas Unidades de Saúde da Família no município de Ipojuca-PE, no segundo semestre de 2020. A amostra foi composta por 54 crianças, de 6 a 9 anos de idade, sendo a prevalência de cárie registrada pelo índice ceo-d e CPO-D, através do exame intrabucal. Os examinadores utilizaram o Kappa para determinar o nível de concordância interexaminadores (0,76). O teste sorológico foi realizado por um laboratório terceirizado. O teste sorológico para detecção de imunoglobulinas revelou que 16,7% da amostra foi positiva para COVID-19. Do total, 68,5% apresentavam cárie. A média do ceo-d foi 2,57 (DP = 2,31) e a do CPO-D foi 0,17 (DP = 0,50). As crianças testadas positivas tiveram mais perdas dentárias precoces, lesões de cárie e experiência de cárie. Das nove crianças positivas para COVID-19, sete apresentaram cárie dentária (77,8%).

Crianças infectadas com SARS-CoV-2 podem apresentar maior suscetibilidade à cárie; no entanto, não foi observada relação estatisticamente significante entre cárie e resposta imune à COVID-19 pois, à época, não havia conhecimentos científicos suficientes para informar quanto tempo as imunoglobulinas neutralizantes permaneciam no soro sanguíneo. Outras crianças que apresentaram cárie podem ter sido infectadas previamente pelo vírus, afinal hoje é sabido que um resultado negativo não exclui a possibilidade da doença devido à janela imunológica.

(Apoio: CAPES  |  Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE)  N° 11/2020)
PN0799 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise bibliométrica dos 100 artigos mais citados em fonoaudiologia
Rocha IA, Oliveira MG, Marques AMA, Freire-Maia J, Martins-Júnior PA, Borges-Oliveira AC, Serra-Negra JMC
odontopediatria UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Fonoaudiologia e Odontologia são áreas afins. O objetivo deste estudo foi analisar os 100 artigos mais citados na área da Fonoaudiologia e quais teriam integração com a Odontologia. A busca foi realizada na Web of Science Core Collection em Novembro de 2021. Quatro pesquisadores realizaram a seleção dos artigos e a extração dos dados: título, número de citações, instituição, país, revista, desenho de estudo e condições sistêmicas avaliadas. O número total de citações variou de 255 a 1.456. O autor mais citado foi Bishop D (10 artigos; 3.321 citações). A instituição com o maior número de publicações foi a University of Oxford/Inglaterra (11 artigos; 4.047 citações). O país com maior número de publicações e citações totais foi os Estados Unidos (62 artigos; 18.308 citações). Journal of Speech Language and Hearing Research foi a revista com maior número de publicações (24%). Os desenhos de estudo mais frequentes foram caso-controle (40%) e longitudinal (25%).

A condição clínica mais frequentemente abordada foi o autismo (18%). Os 100 artigos mais citados em Fonoaudiologia foram predominantemente estudos de caso-controle publicados por autores dos EUA, sendo o autismo a temática mais estudada. Além disso, verificou-se que os artigos não se integravam com a área Odontológica.

PN0801 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Relação entre o desmame precoce, desenvolvimento de hábitos bucais deletérios e maloclusões na infância
Barreto LSC, Oliveira NS, Barreto BCT, Bolognese AM, De Souza MMG
Ortodontia e Odontopediatria UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi analisar o tempo de aleitamento materno com a prática de hábitos deletérios e desenvolvimento de maloclusões na infância. Os dados foram obtidos através de questionários em modo online e presencial, direcionados à mães com idade igual ou superior a 18 anos, com filhos de 4 a 10 anos, e que participaram do processo de amamentação dos mesmos. A técnica Delphi foi utilizada para a validação do questionário, este foi composto por 22 perguntas, sendo 15 específicas, e relacionadas a questões envolvendo aleitamento, hábitos deletérios da criança (uso de chupeta, sucção digital e sucção do próprio lábio), além de maloclusões específicas: mordida cruzada posterior (MCP), mordida cruzada anterior (MCA), e mordida aberta (MA). As distribuições de frequência e estatística foram geradas para todas as variáveis do estudo. Em 105 formulários, a prevalência de crianças amamentadas exclusivamente no seio materno por 6 meses ou mais, foi 51,4%, enquanto 31,4% das crianças foram amamentadas de 0 à 5 meses, e 17,2% nunca foram exclusivamente amamentadas no seio. O maior percentual 41% encontrado para o início da alimentação complementar foi a partir dos 6 meses; 59% das mães tiveram algum tipo de dificuldade para amamentar, 38,3% das crianças fizeram uso de chupeta, e 14% fizeram uso de sucção digital. O relato de maloclusões em crianças foi de 9,5% (MCP); 6,7% (MCA), e 23,8% (MA).

Concluiu-se que, a maloclusão de MA foi a mais prevalente nesta amostra, e o aleitamento materno exclusivo preconizado até os 6 meses favoreceu o não desenvolvimento de hábitos deletérios e maloclusões.

PN0802 - Painel Aspirante
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito da dieta dos pacientes na degradação de forças de elásticos em cadeias - Estudo in vitro
Macedo TG, Veiga IRC, Santiago-Junior JF, Almeida-Pedrin RR, Fernandes TMF, Almeida MR, Aguiar DMA, Conti ACCF
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a influência de substâncias com potencial de pigmentação na degradação da força de elásticos corrente estéticos. Para isso utilizou-se segmentos de elásticos de força média com 6 elos das marcas Morelli e Orthometric, organizados em 5 grupos de 10 de cada marca, de acordo com as soluções para imersão: saliva artificial, vinho tinto, café, Coca-Cola e açaí. Cada segmento foi distendido o dobro de seu comprimento e a força resultante da distensão avaliada nos períodos 1, 3, 5, 7, 14, 21 e 28 dias após a imersão. A avaliação da força em gramas foi realizada por meio de um dinamômetro de precisão. Os resultados foram avaliados pelo teste ANOVA e teste de Tukey com nível de significância de 5%, e demonstraram que as duas marcas comerciais apresentaram degradação de força com o tempo, com maior potencial até o 3º dia. Nos primeiros dias, houve uma diferença estatisticamente significativa nos valores de forças inferiores para os segmentos do grupo Morelli, exceto quando imersos nas soluções contendo café e vinho tinto.

Concluiu-se que independente da dieta houve degradação da força após 28 dias de 30%, enfatizando a necessidade de se mensurar as forças durante todo o tratamento ortodôntico.

(Apoio: CAPES)
PN0803 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação do tempo de instrumentação em dentes decíduos utilizando sistemas rotatórios e reciprocante de lima única: estudo in vitro
Matos JM, Martins AM, Barbosa AFA, Silva EJNL, Fidalgo TKS
Odontopediatria UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar o tempo necessário para a instrumentação de canais radiculares de dentes decíduos por instrumentação rotatória e reciprocante de lima única. O tamanho da amostra foi calculado no programa G*Power 3.1 para Windows. Assim, para uma análise com α = 0,05 e poder de 80% e considerando um tamanho de efeito = 0,5, um total de 42 amostras (14 por grupo) foi indicado como o tamanho ideal. Os condutos radiculares foram randomizados (Sealed envelop) e instrumentados por 3 grupos de sistemas de preparação do canal radicular: Reciproc Blue (n=15), XP-endo Shaper (n=15) e Hyflex EDM (n=15). O acesso foi realizado com broca esférica diamantada em alta rotação e remoção do teto da câmara pulpar com broca Endo Z, o comprimento de trabalho foi obtido através do exame visual direto, com auxílio de uma lima #10. A instrumentação foi realizada com os elementos posicionados no manequim A solução de NaClO 1% foi aquecida até a temperatura de 37ºC para mimetizar a temperatura do corpo humano. Os dados foram analisados no programa SPSS versão 22 (SPSS, IL, USA), aplicando-se o teste Kruscal-Wallis (p>0,05). O grupo do sistema XP Endo Shaper foi o com o menor tempo de instrumentação com média 17,58 segundos (DP 1,59), seguido do grupo Hyflex EDM com média de 17,96 segundos (DP 1,33) e do Reciproc Blue com média de 18,25 segundos (DP 4,35). No entanto, os diferentes sistemas não apresentaram diferença estatisticamente significante entre si (p>0,05)

Entre os sistemas analisados, os sistemas XP Endo Shaper, Hyflex EDM e o Reciproc Blue demonstraram tempo similar de preparo.

PN0804 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Caracterização superficial e liberação de flúor de cimentos de ionômeros de vidro reforçados com grafeno
Ramos T, Fernandes LSV, Leite KLF, Alexandria A, Silva EJNL, Maia LC, Fidalgo TKS
Faculdade de Odontologia UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho caracterizou a superfície e avaliou a liberação de flúor de cimentos de ionômeros de vidro (CIV) autopolimerizáveis reforçados com grafeno. Foram incorporadas diferentes proporções de pó de grafeno (0,5%, 1%, 2% e 5%) a dois CIVs autopolimerizáveis (GKetac - Ketac, 3M e GFuji - Fuji IX, GC) e confeccionados discos de 1,5mm (altura) x 8mm (diâmetro). As amostras foram caracterizadas por meio da perfilometria 3D de não contato (Nanovea PS50), com velocidade de varredura de 2 mm/s, em uma área de 1mm2. Foram obtidas as médias das três medidas de rugosidade linear (Ra) (500 μm) e rugosidade volumétrica (Sa) (250 μm2). Para análise da liberação de flúor, as amostras (n=5) foram imersas em 10mL de água deionizada (37oC) pelo período de 24 horas, 7, 14, 21 e 28 dias. A leitura de flúor de 1 mL da amostra foi realizada com eletrodo íon seletivo de flúor (Orion). Os dados foram analisados descritiva e estatisticamente através dos testes de Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e Wilcoxon. Foi adotado um intervalo de confiança de 95%. Foi observado que GKetac a 0% apresentava maior mediana de Ra e Sa (4,05 e 4,76, respectivamente); assim como GFuji a 0% (2,72 e 5,16, respectivamente). Houve maior liberação de flúor no GKetac comparado ao GFuji a 0% em todos os tempos (p<0,05). Observou-se maior tendência de liberação de flúor dependente da concentração de grafeno em GKetac a 0% após 24h, 7, 21 e 28 dias que o GFuji. Em todos os grupos, 7 dias foi o período que apresentou maior liberação de flúor.

A incorporação de grafeno reduziu a rugosidade superficial das amostras e aumentou a liberação de flúor em ambos os grupos com efeito dose-dependente, sendo o pico da liberação no 7º dia.

(Apoio: FAPs - FAPERJ  N° E-26/010.100941/2018)
PN0805 - Painel Aspirante
Área: 4 - Odontopediatria

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Fatores preditivos para interação dos usuários do Instagram em postagens sobre o colar de âmbar para prevenir sintomas da erupção dentária
Strieder AP, Aguirre PEA, Lotto M, Rios D, Oliveira TM, Cruvinel T
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Cole UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo objetivou determinar a interação dos usuários do Instagram com postagens brasileiras relacionadas ao uso do colar de âmbar para prevenir sintomas da erupção dentária. Uma amostra de 424 postagens foi analisada de acordo com os seguintes critérios: autor (dentistas ou não dentistas), tipo de perfil (comercial ou pessoal), tempo de publicação (<923 ou ≥923 dias), interação total (<0.36 ou ≥0.36), escore de performance (<1.36 ou ≥1.36), sentimento (positivo ou neutro/negativo), facticidade do conteúdo (informação ou informação falsa) e tipo de postagem (fotos ou vídeo). Fatores preditivos para interação total e escore de performance foram determinados por modelos de regressão logística múltipla. As postagens foram predominantemente criadas por não dentistas (98,6%), com perfis comerciais (58,3%), expressando sentimento positivo (80,0%), contendo informação falsa (79,7%) e fotos (97,6%). O aumento da interação total foi diretamente associado aos fatores perfil pessoal (OR=19.78) e presença de vídeos (OR=0.01), enquanto o escore de performance foi diretamente associado apenas ao perfil pessoal (OR=1.48).

Portanto, o aumento da interação dos usuários com postagens brasileiras do Instagram sobre o colar de âmbar foi significativamente associado ao tipo de postagem (vídeos) e perfil do autor do conteúdo (pessoal).

(Apoio: CNPq  N° 141898/2019-4)