Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0707 a PN0942 ]
 220 Resumo encontrados. Mostrando de 131 a 140


PN0854 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Determinação do padrão de proporção do incisivo central superior de acordo com o gênero em adultos jovens brasileiros
Kreft TP, Grande MFB, Pelegrine AA, Teixeira ML
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Sabe-se que a estética dental pode ser motivo de julgamento e que diversos fatores influenciam a estética do sorriso. Este estudo teve como objetivo verificar a influência da idade e do tempo de formação dos dentistas na percepção da estética, o impacto da proporção dos incisivos centrais na percepção de estética, e se algum dos parâmetros comumente listados no estudo estética dentária impactou de forma significativa a percepção estética de dentistas. Foram obtidas fotografias em padrão frontal de face e de sorriso de 50 voluntários na Faculdade de Odontologia e Medicina São Leopoldo Mandic, em Campinas-SP. As fotografias foram avaliadas e caracterizadas como "agradável" ou "não agradável" por 76 dentistas participantes do Congresso Uniodonto Campinas 2019. Os parâmetros estudados dos avaliadores não exerceram influência significativa na percepção de estética (p-valor ≤ 0,05). Para face, a cor dos dentes foi o único fator que mostrou significância, enquanto para o sorriso, além da cor dos dentes, também foram significantes a altura do sorriso, arquitetura gengival e simetria dos incisivos centrais superiores.

Foi possível concluir que a percepção estética dos dentistas não sofreu influência pela idade, tempo de formado e área de atuação, que a proporção dos incisivos centrais de acordo com o gênero não apresentou grande impacto na percepção de estética e que a cor dos dentes foi o fator que mais impactou a percepção estética de adultos jovens, quando julgado por dentistas.

PN0855 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Cirurgia de bichectomia: estudo longitudinal da pressão dos tecidos orofaciais e contato da área oclusal
Bettiol NB, Cardoso AHLS, Xavier SP, Branco T, Vasconcelos PB, Siessere S, Regalo SCH, Palinkas M
biologia básica e oral UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A bichectomia é um procedimento cirúrgico estético que remove parcialmente a gordura bucal. Este estudo teve como objetivo avaliar indivíduos submetidos à bichectomia, utilizando a pressão dos tecidos orofaciais e contato da área oclusal, antes, 30 dias e 60 dias do período pós-operatório. 10 indivíduos saudáveis, de ambos os gêneros, com oclusão normal e sem disfunção temporomandibular participaram do estudo aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (processo número 10589419.0.0000.5419). A pressão dos tecidos orofaciais: lábios, língua, orbicular da boca (lado superior direito e esquerdo) e bucinador (lado direito e esquerdo) foi mensurada pelo Iowa Oral Pressure Instrument (IOPI). O sistema T-Scan® III Occlusal Analysis foi utilizado para analisar o contato de forças oclusais entre as hemiarcadas superior e inferior (lado direito e esquerdo) e dos dentes 16,26,36 e 46. Os dados foram tabulados e submetidos à análise estatística utilizando o teste de medidas repetidas (p < 0,05). Foi observada maior pressão dos tecidos orofaciais após 60 dias da cirurgia, com diferença significante para pressão dos lábios (p = 0,04). Na análise clínica, sem diferenças significantes, observou-se após 60 dias do procedimento cirúrgico, menor contato de área oclusal entre as hemiarcadas superior e inferior (lado direito e esquerdo) e dos dentes 16, 36 e 46.

O estudo sugere que a cirurgia de bichectomia aumentou o potencial de pressão dos tecidos orofaciais, em especial entre lábios e reduziu a área de contato oclusal (evidência clínica).

PN0856 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Características psicológicas de graduandos durante a pandemia de COVID-19
Valesan LF, Salvador AC, Braghini AP, Archer AB, Denardin ACS, Souza BDM
Centro de Ciências da Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo tem por objetivo avaliar a prevalência dos sintomas de estresse, ansiedade e depressão nos estudantes de graduação, em odontologia e fonoaudiologia, da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de um estudo observacional transversal, avaliado durante o período de isolamento, de maio a agosto de 2020, através de um questionário on-line via Google Forms. O questionário contemplava perguntas sobre as questões sociodemográficas e os fatores psicossociais por meio da versão brasileira da Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse (DASS-21). Foram realizadas as análises descritivas, frequência absoluta (n) e relativa (%), média (X) e desvio padrão (DP) das variáveis numéricas e categóricas além do teste-t para amostras independentes. Participaram do estudo 536 estudantes, 406 de odontologia e 130 de fonoaudiologia, apresentando uma média de idade e DP de 22,3 ± 3,5. A prevalência geral obtida foi de 57,7% para estresse, 53,6% para ansiedade e 59,1% para depressão. Houve uma diferença estatisticamente significante entre os gêneros para depressão (> feminino) (p = 0,048), e entre os cursos para depressão (p = 0,006) e ansiedade (p = 0,026) (> curso de odontologia).

As implicações da pandemia na saúde mental dos universitários é um importante aspecto de saúde pública a ser considerado, tendo em vista a alta prevalência dos sintomas de estresse (57,7%), ansiedade (53,6%) e depressão (59,1%). Orientações e intervenções psicológicas devem ser realizadas a fim de minimizar os danos por meio de apoio e capital social.

(Apoio: CAPES  N° 88887.600721/2021-00)
PN0857 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Resistência ao cisalhamento entre cerâmicas vítreas cristalizadas por energia de micro-ondas e cimento resinoso
Siqueira JRCS, Viana MQ, Pignataro RRDG, Saavedra GSFA, Carvalho ABG, Ramos NC, Bottino MA
odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente estudo avaliou a resistência adesiva de duas cerâmicas vítreas: dissilicato de lítio (DL) e silicato de lítio reforçado por zircônia (SLZ) cristalizadas por energia de micro-ondas. Foram confeccionados 48 discos de cerâmica - ISO 6872/2015 - metade dos espécimes foram cristalizados em forno convencional (C), e a outra metade em forno de micro-ondas (MO). Após a cristalização, os discos foram embutidos e as superfícies livres foram então condicionadas com ácido fluorídrico 5% e aplicado o silano. O cimento resinoso Allcem Dual (FGM) foi inserido em matrizes de silicone com diâmetro de 0,7 mm sobre as superfícies tratadas, e após a fotopolimerização, a matriz de silicone foi removida. Em seguida, o teste de microcisalhamento foi realizado em máquina de ensaio Universal (EMIC). Os espécimes foram analisados em microscópio óptico para classificação dos tipos de falhas. Os dados foram analisados por ANOVA 2 fatores e teste Tukey (p<0,05), e foi observado que os grupos DL-MO e SLZ-C apresentaram os maiores valores de resistência de união (1,5 ± 0,71 e 1,4 ± 0,68N, respectivamente). Os grupos SLZ-MO (1,1 ± 0,47N) e DL-C (0,7 ± 0,43N) apresentaram as menores médias de resistência de união e foram estatisticamente semelhantes. As falhas foram predominantemente adesivas entre cerâmica e cimento em todos os grupos.

Assim, é possível concluir que a resistência ao cisalhamento é influenciada diretamente pelo tipo de cristalização, e que a energia de micro-ondas pode otimizar a adesão entre a cerâmica de dissilicato de lítio e cimento resinoso.

PN0859 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Prevalência de Bruxismo em Pacientes Atendidos de Forma Online no CEMDOR no Período da Pandemia de COVID-19
Archer AB, Cezar PM, Denardin ACS, Valesan LF, Braghini AP, Salvador AC, Souza BDM
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi investigar a prevalência do bruxismo do sono (BS), bruxismo na vigília (BV) e fatores psicossociais durante a pandemia de COVID-19. Em atendimento online do Centro Multidisciplinar de Dor Orofacial (CEMDOR), foi aplicado uma ficha clínica aos universitários do curso de Odontologia e Fonoaudiologia de ambos os sexos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investigou-se dados gerais dos alunos, presença de possível BS e/ou possível BV e fatores psicossociais. Após a coleta dos dados e tabulação das fichas clínicas, foi realizado um cálculo de prevalência simples no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). A amostra foi composta por 21 alunos com 23±2,39 anos. A prevalência de possível BV foi 90,48% (19), enquanto do possível BS foi de 85,71% (18). Sobre os fatores psicossociais 90,48% (19) dos alunos se consideraram indivíduos ansiosos, 85,71% (18) preocupados demais, 52,8% (11) perfeccionistas, 76,19% (16) estressados ou sobrecarregados e 47,62% (10) depressivos ou desanimados.

A prevalência de BV em alunos foi de 90,48% e de BS foi de 85,71%. Essas condições podem estar associadas a fatores psicossociais, os quais tiveram prevalência acentuada nesse período pandêmico.

(Apoio: CAPES  |  FAPESC)
PN0861 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Frequência de sintomas de disfunção temporomandibular em pessoas em situação de rua
Leite TB, Valadas LAR, Rodrigues LLFR, Guimarães AS
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a frequência de sintomas de disfunção temporomandibular (DTM) em moradores de rua que frequentam o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) da cidade de Juazeiro do Norte-CE. Para isso, foi aplicado o TMD-Pain Screener em 100 indivíduos pareados em gênero e faixa etária e divididos em dois grupos: 50 pessoas que se alimentavam no Centro POP, em Juazeiro do Norte e 50 que trabalhavam no mesmo local. A partir da coleta de dados, foi aplicado o teste Qui Quadrado para verificar associações entre as variáveis, considerando um nível de significância de 5% (p≤0,05). Foi observado diferença significativa de sintomas de DTM no grupo controle em relação ao grupo da população em situação de rua (p=0,045), além do sintoma de dor na cabeça, relatado em 20% da população em situação de rua e em 48% do grupo controle (p=0,03).

Concluiu-se que a população em situação de rua apresenta sintomas de DTM, o que deve ser levado em consideração pelas autoridades sanitárias, contudo, em menor proporção do que a população em geral, necessitando de mais estudos para a elucidação dessa desproporcionalidade.

PN0862 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Incidência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular em pacientes dentados naturais e pacientes portadores de prótese total
Alves AA, Ribeiro RA, Rosetti EP, Ricci WA, Mollo-Junior FA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A disfunção temporomandibular (DTM) apresenta sinais e sintomas que envolvem os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular e estruturas adjacentes. Esta pesquisa teve como objetivo comparar a incidência de sinais e sintomas da DTM em pacientes dentados naturais e pacientes portadores de prótese total dupla. O estudo foi composto por 2 grupos de 60 pacientes, sendo o grupo 1 composto por dentados naturais e o grupo 2 por portadores de próteses totais duplas. Foi realizado o índice anamnésico e o exame físico específico para detectar sinais e sintomas da DTM. Para a análise estatística foi empregado o método Qui-Quadrado, de Fisher e a estimativa de risco. Os portadores de prótese total apresentaram um risco 2,63 vezes maior de ter dor de ouvido e 5,42 vezes maior de possuir limitação do movimento lateral da mandíbula. A sensibilidade à palpação dos músculos temporal anterior e temporal posterior apresentaram diferenças estatisticamente significantes (p<0,05), sendo mais comuns entre os dentados naturais, que também apresentaram um risco 0,27 vezes maior de ter sensibilidade articular. Não houve diferença estatística entre os dois grupos em relação ao padrão e limitação de abertura de boca, presença de hábitos parafuncionais e sons articulares.

Concluiu-se que os principais sinais clínicos de DTM dos indivíduos dentados naturais foram a sensibilidade à palpação muscular e a sensibilidade à palpação articular e no grupo de desdentados a limitação de movimento lateral da mandíbula e o sintoma de dor de ouvido foram mais frequentes.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0863 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Precisão do método digital e convencional para a obtenção de moldagens dentárias e modelos impressos em 3D
Mayta BS, Resende CCD, Zancopé K, Mendonça G, Tavares LN, Rizzante FAP, George F, Neves FD
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A precisão do modelo de trabalho em reabilitações orais pode influenciar no ajuste da restauração final, repercutindo na sua longevidade. O objetivo deste estudo foi avaliar a precisão e veracidade de dois escâneres intra-orais (IOSs) e de modelos fabricados por impressão 3D, comparando aos obtidos pelo método convencional (não digital). A partir de um modelo de referência (MR), realizaram-se moldagens elastoméricas convencionais, e modelos de gesso foram obtidos para o grupo controle (GC). Em seguida, o MR foi escaneado com 2 IOSs: CEREC Omnicam, Dentsply Sirona (CO); e TRIOS, 3Shape (TS), como grupos experimentais. Delimitou-se o MR em três áreas para leitura digital: arco completo (AC), arco parcial - hemiarco (AP) e somente área de dentes preparados (DP). A digitalização foi convertida em arquivos formato STL e enviada para a manufatura na impressora Zenith D 3D com espessura de 50 µm. O teste ANOVA unidirecional foi aplicado para a comparação da precisão, e bidirecional para a avaliação da veracidade dos IOSs, seguido pelo teste Tukey. Não houve diferenças estatísticamente significativas na veracidade e precisão para os IOSs (P>0,05). Para os modelos impressos, o GC foi estatisticamente significativo aos modelos 3D, na avaliação do AC (P<0,05). Na precisão, houve diferenças estatisticamente significativas entre o GE e o CO em AC (P<0,05).

Digitalizações de arcos reduzidos apresentaram melhores resultados, portanto, sugere-se realizar escaneamentos segmentados para melhorar a acurácia em moldagens digitais.

(Apoio: CAPES)
PN0864 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Delineamento convencional versus digital no planejamento de próteses parciais removíveis: estudo de acurácia
Curinga MRS, Pereira ALC, Freitas RFCP, Aquino LMM, Melo LA, Carreiro AFP
DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi analisar a acurácia de um software para a realização do delineamento digital frente ao convencional para o planejamento de próteses parciais removíveis (PPR's). A amostra foi composta por 30 modelos de arcos parcialmente desdentados no formato STL (Tesselation Standart Language), que foram submetidos a dois métodos: delineamento convencional (Grupo DC), a partir da impressão dos modelos e digital (Grupo DV), com os arquivos STL do modelo importado para o software Dental Wings. Uma ficha específica foi idealizada para a coleta dos seguintes quesitos: planos-guias, áreas retentivas, reciprocidade e o tempo de delineamento. Avaliou-se a sensibilidade e especificidade do delineamento digital em relação ao convencional. Utilizou-se o teste de Wilcoxon para analisar diferenças significativas no tempo de delineamento nos métodos convencional e digital. O delineamento digital apresentou 78% de sensibilidade e 84% de especificidade em relação aos planos guia, 82% de sensibilidade e 88% de especificidade em relação as áreas retentivas e quanto a reciprocidade, 75% de sensibilidade e 61% especificidade. O tempo requerido para a realização do delineamento digital (103,30±44,48 segundos) foi menor que o necessário para a realização pela convencional (134,83 ±52,00 segundos) (p=0,017).

Conclui-se que o software utilizado para a realização do delineamento digital mostrou-se acurado para o planejamento da PPR. O delineamento digital necessita de um menor de tempo de trabalho em relação ao convencional.

(Apoio: CAPES  N° 88887.596970/2021-00)
PN0865 - Painel Aspirante
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 09/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeitos de agentes de liberação local de oxigênio e terapia fotodinâmica antimicrobiana no tratamento da periodontite experimental
Gomes NA, Rocha TE, Nuernberg MAA, Freitas RM, Ervolino E, Garcia VG, Theodoro LH
Cirurgia e Traumatologia UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo comparou os efeitos do gel de oxigênio reativo blue®m (BM) isolado ou associado à terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT), como adjuvantes no tratamento da periodontite experimental (PE) em ratos. A PE foi induzida no primeiro molar inferior em 90 ratos e após 7 dias e os animais foram distribuídos nos seguintes grupos (n=18/grupo): PE; RAR - raspagem e alisamento radicular seguido de solução salina; BM - RAR seguida de aplicação local de gel de blue®m por 3 minutos (0,4 mL); aPDT - RAR seguida da aplicação de butil azul de toluidina (0,5 mg/mL) e irradiação com laser de baixa potência (660 nm, 35 mW, 60 s); BM+aPDT - RAR seguido da aplicação de BM e aPDT. Seis animais de cada grupo foram submetidos à eutanásia aos 7, 15 e 30 dias pós-tratamento. A área de furca foi submetida a análises histológicas, histométricas e imuno-histoquímicas (TGF-ß1, BMP2/4, OCN e TRAP). Aos 7 e 30 dias, houve menor PO na área de furca nos grupos BM, aPDT e BM+aPDT (p˂0,01), como também o grupo BM+aPDT apresentou uma melhor remodelação tecidual (p˂0,05). Aos 30 dias, RAR, aPDT e BM+aPDT promoveram maior resolução da resposta inflamatória e maior neoformação óssea (p˂0,05) bem como, maiores padrões de imunomarcação de OCN, BMP2/4 e TGF-ß1 (p<0,05).

Os resultados evidenciaram que o uso de blue®m como coadjuvante a RAR, isoladamente ou associado à aPDT, promoveu maior redução da inflamação e da perda óssea e beneficiou o processo de reparação dos tecidos periodontais.