Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PN0237 a PN0471 ]
 226 Resumo encontrados. Mostrando de 91 a 100


PN0334 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do pré-aquecimento em propriedades físico-químicas de compósito resinoso experimental contendo monômero uretano elastomérico
Batista JMN, Fraga MAA, Silva MVM, Correr AB, Geraldeli S, Sinhoreti MAC
Odontologia Restauradora FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foi avaliado o efeito do pré-aquecimento (PA) e da adição do monômero elastomérico Exothane-24 (E24) em propriedades físicoquímicas de um compósito experimental. Duas matrizes orgânicas foram formuladas: C - 50% BisGMA / 50% TEGDMA; e E - 20% E24 / 40% BisGMA / 40% TEGDMA. O sistema fotoiniciador foi composto de 0,25% canforquinona e 0,50% etil-4-dimetilamino benzoato. Foi incorporado 65% de partículas de carga em peso: 20% sílica (0,05 µm) e 80% vidro de BaBSiO2 (0,7 µm). Quatro grupos foram estabelecidos: BisGMA/TEGDMA (controle - C); BisGMA/TEGDMA pré-aquecido (BTH); E24/BisGMA/TEGDMA (E) e E24/BisGMA/TEGDMA pré-aquecido (EH). Os grupos BTH e EH foram pré-aquecidos a 69ºC em dispositivo aquecedor de compósitos. A espessura de película (EP) (n = 10) foi aferida conforme a ISO 4049:2019. A tensão de contração de polimerização (TCP) (n = 5) foi medida em máquina de ensaio universal. A formação de fenda (FF) (n = 8) foi obtida em molde metálico circular (2 mm X 7 mm) e aferida em microscópio eletrônico de varredura. A cinética de polimerização (n = 3) foi avaliada em FTIR. Os resultados foram submetidos a ANOVA dois fatores e teste de Tukey ( = 0,05). O PA reduziu a EP para ambos os compósitos. TCP e FF foram significativamente menores para EH. O grau de conversão para EH e BTH foram maiores e a taxa máxima de polimerização para EH aumentou com o PA.

A incorporação de E24 associado ao PA melhorou as propriedades físico-químicas do compósito experimental testado. No entanto, a TCP do grupo E foi semelhante ao C.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0335 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Propriedades térmicas, estruturais e morfológicas de uma cerâmica odontológica 3Y TZP sintetizada pelo método de precursores poliméricos
Machado LMG, Prado FS, Miyazato AS, Rezende LYZ, Pieri VG, González AHM
Pós- Graduação Stricto UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo da pesquisa foi sintetizar pós de zircônia estabilizada com 3 mol% de ítria (3Y-TZP) por meio do método de precursores poliméricos (MPP). A solução precursora foi pré-aquecida a 350ºC por 3h, posteriormente tratada termicamente a 500ºC por 3h e 800ºC por 6h. Os materiais obtidos foram analisados por meio das técnicas de Termogravimetria - Termogravimetria Derivada (TG / DTG), Análise Térmica Diferencial (DTA), Difração de raios-X (DRX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Dois sistemas cerâmicos Y-TZP comercialmente disponíveis, VITA InCeram YZ (Vita) e Ceramill zirconia (Amann Girrbach AG), foram escolhidos para comparação. A análise de DRX dos pós sintetizados de 3Y-TZP revelou a cristalização da fase tetragonal, enquanto ambos os sistemas comerciais mostraram a coexistência das fases monoclínica e tetragonal. A análise de MEV mostrou que os pós tratados termicamente a 800ºC são constituídos por aglomerados de nanopartículas esféricas, muito semelhante à morfologia dos sistemas comerciais.

Os resultados revelaram que o MPP produziu cerâmicas com propriedades estruturais e morfológicas comparáveis às cerâmicas odontológicas reforçadas disponíveis comercialmente.

(Apoio: CAPES)
PN0336 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de duas técnicas de escaneamento com scanner intraoral em dentes com canais unirradiculares
Oliveira GS, Domínguez J, Munhoz MS, Gomes GM, Gomes JC
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo avaliou e comparou a eficácia de duas técnicas de escaneamento na obtenção de imagens tridimensionais em dentes com canais unirradiculares. Para isso foram simulados dentes com canais unirradiculares no software Meshmixer (Autodesk), utilizando dimensões de um segundo pré-molar superior. Foram impressas 12 amostras na impressora 3D FlashForge Hunter (FlashForge 3D Technology) para posterior escaneamento com o scanner intraoral Trios 3 Basic (3Shape). As amostras foram escaneadas uma vez pela técnica convencional (n=12) e outra com a técnica oscilatória (n=12). Os escaneamentos foram examinados no software Geomagic Wrap (3D Systems) para avaliar tanto a superfície obtida quanto a distância máxima em ambas as técnicas de escaneamento. Utilizando o teste T de variáveis independentes observou-se diferença significativa entre as técnicas de escaneamento (p < 0,05). A área de superfície em mm2 da técnica oscilatória foi maior em todas as amostras em relação a técnica convencional.

Pode-se observar que para ambos os casos, tanto a área de superfície escaneada quanto as distâncias máximas de escaneamento obtidas mostraram ser maiores na técnica oscilatória. Pode-se concluir que a técnica oscilatória apresentou vantagem frente a técnica de escaneamento convencional para o escaneamento de dentes com canais unirradiculares.

(Apoio: UGF/SETI-PR)
PN0337 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação de diferentes composições de hipoclorito de sódio na cimentação de pinos de fibra de vidro
Gelio MB, Manzoli TM, Nogueira CHP, Donegá BL, Kuga MC
Odontologia Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a presença de resíduos, resistência de união e penetrabilidade dentinária com um sistema de cimentação dual na dentina radicular, após irrigação com hipoclorito de sódio (NaOCl) em diferentes composições (DW; água destilada, SHS; NaOCl convencional 2,5%, SHT; NaOCl 3% com tensoativo e SHG; NaOCl em gel 3%). Oitenta raízes bovinas foram obturadas e preparadas para pino de fibra e distribuídas em quatro grupos: DW, SHS, SHT e SHG. Quarenta raízes foram utilizadas para avaliação de incidência de resíduos em MEV. As raízes restantes foram submetidas ao teste de resistência de união push-out, seguida de análise de padrão de fratura e penetrabilidade dentinária por microscopia confocal nos terços da raiz. Para análise dos dados de persistência de resíduos e formação de tags, foi realizado o teste de Kruskal Wallis e Dunn, já para resistência de união, Anova One Way e Tukey (α=0,05). Na análise da presença de resíduos, independente dos terços, não houve diferença estatística. DW apresentou os maiores valores de resistência de união, independente do terço. Os grupos SHS e SHT apresentaram resultados similares entre si, nos terços cervical e médio, e ambos foram maiores que SHG. Os terços cervical e médio do grupo DW, apresentou maior incidência de fratura tipo 4, enquanto os grupos SHS, SHG e SHT, fratura tipo 2. O grupo DW proporcionou a maior extensão de tags na dentina que os demais grupos, independente do terço.

SHT obteve os melhores resultados, pois foi o que menos interferiu na interface adesiva do sistema adesivo Scotchbond Universal e cimento RelyX Ultimate.

PN0338 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do ascorbato de sódio na penetração de peróxido de hidrogênio, efetividade e resistência do esmalte pós-clareamento em consultório
Carpio-Salvatierra B, Mena Serrano AP, Favoreto MW, Silva KL, Loguercio AD, Reis A, Farago PV
ODONTOLOGÍA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito da aplicação de ascorbato de sódio 10% (AS) pós-clareamento em consultório na penetração de peróxido de hidrogênio (PH) na câmara pulpar, efetividade clareadora e resistência de união (µTBS) à interface resina-esmalte. Pré-molares e molares humanos foram divididos aleatoriamente em 3 grupos (n = 20) de acordo com o tratamento recebido: Controle negativo (água deionizada), Clareamento com PH 35% (1 sessão; 3x15 minutos), e Clareamento com PH 35% (1 sessão; 3x15 minutos) mais aplicação de AS 10% durante 10 minutos. Após os procedimentos, a concentração (µg/mL) de PH na câmara pulpar foi avaliada por espectrofotometria UV-Vis. A cor (ΔEab, ΔE00 e ΔWID) foi avaliada inicialmente e após 1 semana de clareamento com espectrofotômetro Vita Easyshade. Após os tratamentos, os molares humanos de todos os grupos foram restaurados e seccionados para obtenção de palitos da interface resina-esmalte, os quais foram testados (µTBS) à velocidade de 1 mm/minuto até à falha. Os dados de concentração de PH e µTBS foram analisados pelos testes ANOVA de 1 fator e Tukey, e a efetividade foi analisada pelo teste t (α=0.05). A aplicação de AS 10% melhorou significativamente os valores de µTBS, e reduziu a concentração de PH dentro da câmara pulpar (p < 0,0001). No entanto, o AS 10% interferiu significativamente na efetividade do clareamento quando comparado ao grupo controle (p < 0,05).

A aplicação de AS 10% pós-clareamento em consultório foi capaz de reduzir a penetração de PH na câmara pulpar, no entanto interferiu negativamente na efetividade do clareamento

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0339 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Grau de conversão de compósitos do tipo Bulk-fill e monocromáticos
Gordilho AC, Gonçalves F, Pimentel AC, Noborikawa J, Brandt WC, Boaro LCC
ODONTOLOGIA UNIVERSIDADE SANTO AMARO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os compósitos do tipo Bulk-fill (BF) vem ganhando espaço no mercado devida a sua economia de tempo clínico por permitir a polimerização de incrementos com até 4mm de espessura, assim como os compósitos do tipo monocromáticos (MO) pela sua facilidade de seleção de cor, e possibilidade de se camuflar ao substrato dentinário. O objetivo do presente estudo foi avaliar o grau de conversão de compósitos do tipo BF, MO e convencionais, 24 horas após a fotoativação. Foram avaliados dois compósitos BF (Filtek Bulk-fill e Tetric Bulk-fill), dois compósitos MO (Charisma One e Vitra Unique) e quatro compósitos convencionais (Filtek Universal, Tetric N-Ceram, Charisma e Vitra). O grau de conversão (n=5) foi determinado utilizando um espectrofotômetro infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR). O grau de conversão foi calculado considerando-se a área abaixo do pico 6165 cm-1do material polimerizado e não polimerizado. Os valores de GC variaram entre 48 e 79%, e foram estatisticamente semelhantes entre si.

Dentro das limitações do estudo podemos concluir que os tanto compósitos BF quanto os compósitos MO apresentam grau de conversão semelhantes aos compósitos convencionais, com a vantagem clínicas que cada um proporciona.

PN0340 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito longitudinal do tratamento prévio com clorexidina na adesão de pinos de fibra com cimento resinoso autoadesivo
Alessi RS, Modesto E, Gomes GM, Gomes JC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da clorexidina (CHX) na dentina radicular aplicada ativamente na adesão dos pinos de fibra de vidro (PFV) cimentados com cimento resinoso autoadesivo após um ano. Foram selecionados 35 dentes permanentes unirradiculares, os quais tiveram suas coroas removidas, tendo suas raízes tratadas endodonticamente. As raízes foram divididas aleatoriamente em 5 grupos (n=7) de acordo com o tratamento dentinário prévio à cimentação dos PFV: hipoclorito de sódio (NaOCl) 2,5% com irrigação convencional com agulha (controle), clorexidina (CHX) 2% com irrigação convencional com agulha, CHX 2% com irrigação ativa por ultrassom, CHX 2% com irrigação ativa por lima Easy Clean e CHX 2% com irrigação ativa por lima XP-Endo Finisher. Após a cimentação dos PFV, as raízes foram armazenadas em água destilada a 37 oC durante 1 ano. Então, duas fatias de cada terço radicular foram avaliadas para resistência de união (RU) pelo teste de push-out. Os dados obtidos foram submetidos aos testes ANOVA 2 fatores e Tukey para contraste das médias (α=0,05). A interação dupla (tratamento dentinário vs. região radicular) foi significativa (p < 0,001), sendo que os grupos em que houve aplicação ativa de CHX apresentaram resultados de RU estatisticamente semelhantes entre si (p > 0,05), mas superiores aos grupos com aplicação convencional de CHX e NaOCl (p < 0,05).

Pode-se concluir que a aplicação ativa de clorexidina promoveu melhores valores de resistência de união comparado ao método convencional após um ano.

(Apoio: CAPES)
PN0341 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise comparativa da percepção de graduandos da faculdade de odontologia da UFRJ e leigos em relação à estética do sorriso
Portela TP, Rabello TB
Pós Graduação em Odontologia UFRJ UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Comparou-se a percepção de graduandos da Faculdade de Odontologia da UFRJ e leigos em relação a estética do sorriso. O sorriso considerado 'ideal' (1) foi manipulado digitalmente para criar mais 6 imagens representando alterações estéticas do sorriso: dente fraturado (2), diastema na linha média (3), assimetria no contorno gengival (4), dentes com proporções alteradas (5), dente com alteração de cor (6) e excesso de exposição gengival (7). As imagens foram avaliadas por 36 graduandos e 36 leigos por meio de um questionário eletrônico. Cada imagem apresentava uma escala de atratividade de 0 a 10. Foram utilizado os testes de Shapiro-Wilk e Levene's para normalidade e homogeneidade. O teste t foi aplicado para comparar cada sorriso entre graduandos e leigos. O teste t de Welch foi usado quando havia variâncias desiguais entre os dois grupos. As diferenças intragrupo foram avaliadas com ANOVA de um fator de medidas repetidas e comparações pareadas post-hoc. Adotou-se o nível de significância de 5%. Os resultados mostraram que os sorrisos 2, 4, 5 e 7 tiveram diferenças significativas entre os grupos (p<0,05). Leigos deram notas mais altas para esses sorrisos. Nãos se observou diferenças significativas para os outros sorrisos avaliados (p>0,05). As comparações intragrupo mostraram diferenças significativas entre os diferentes sorrisos (p<0,001). O Sorriso 1 foi o mais bem avaliado por ambos os grupos, seguido pelos sorrisos 4 e 7 e os 2 e 6 foram os piores avaliados.

Conclui-se que os graduandos avaliaram as alterações estéticas do sorriso de forma mais crítica do que os leigos.

PN0342 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise da aplicação de adesivos universais com nanoparticulas de quercetina e naringina na nanodureza e resistência de união em dentina
Falconi-Páez C, Hilgemberg B, Nuñez A, Bauer MLM, Davila Sanchez CA, Coppla FM, Costa AFP, Arrais CAG
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar o efeito da aplicação de adesivos universais contendo flavonoides nanoencapsulados na resistência de união (RU) e na nanodureza da camada híbrida (Hi). A superfície oclusal da dentina de 66 molares permanentes (N=66) foi exposta e os dentes foram aleatoriamente alocados em 6 grupos experimentais. Flavonoides nanoencapsulados nos adesivos universais ScotchBond [SBU] e Prime&Bond Elect [PBE], originando os grupos 1) SBUC [sem flavonoides], 2) SBUQ com quercetina, 3) SBUN com naringina, 4) PBEC [sem flavonoides], 5) PBEQ com quercetina e 6) PBEN com naringina. Após as superfícies serem restauradas, os dentes foram seccionados em palitos (0,9mm2) e testados sob tração (n=7) no tempo imediato (TI) de 24 h e após o tempo de armazenamento (TA) por 3 meses. Para Hi (n=2), os dentes foram cortados em fatias e analisados no nanoindentador após TI e TA. Os dados foram analisados em ANOVA seguido pelo teste de Bonferroni (p<0,05). Todos os grupos com SBU mostraram maiores valores de RU. Só o grupo PBEN apresentou maiores valores de RU após TA comparado ao TI (p<0,05). A maioria das fraturas foram adesivas. Para a Hi, foram obtidos menores valores no TI na camada adesiva nos grupos controles (p<0,05). Após o TA, somente PBEQ mostrou ganho de Hi (p>0,05). Na camada híbrida tanto para o TI e após TA, houve diferença só no grupo PBE, o qual apresentou maiores valores de Hi no Ti, e menores valores após TA.

As propriedades mecânicas da dentina não foram prejudicadas após restauração utilizando adesivos contendo flavonoides, e melhoraram a adesão dentinária.

(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0343 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Recobrimento de ZrO2 por SiO2 para reforço de biocerâmica densa de hidroxiapatita bovina: a síntese de Core-shell ZrO2@SiO2 é promissora?
de Azevedo-Silva LJ, Padovini DSS, Minim PR, Pereira LF, Ignácio MF, Ferrairo BM, Fortulan CA, Borges AFS
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da síntese de nanoestrutura de ZrO2 coberta por camada de SiO2 (Core-Shell ZrO2@SiO2,) na resistência à flexão biaxial de uma biocerâmica densa policristalina de hidroxiapatita bovina (BDPHA). Nanopartículas de ZrO2 foram preparadas pelo método hidrotermal e envolvidas por SiO2 pelo método de Stöber modificado. ZrO2, SiO2 e ZrO2@SiO2 (15wt%) foram adicionadas à hidroxiapatita bovina, foram prensados em discos e posteriormente sinterizados. BDPHA e ZrO2@SiO2 puros foram utilizados como grupos controle. Os grupos foram submetidos à difração de raios X (DRX), espectroscopia de infravermelho (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e a resistência à flexão biaxial (RFB). Os resultados de FTIR e DRX demostraram os picos e ligações características dos materiais. As imagens de MEV demostraram maior homogeneidade na superfície do ZrO2@SiO2, sem poros e defeitos. Todos os grupos apresentaram diferença significativa entre si para os resultados de RFB (p<0.05). O grupo ZrO2@SiO2 apresentou resultado superior (134, 130;140 MPa) e os grupos HA/ZrO2 (42,5, 41,4; 43,3) e HA/SiO2 (33,6, 30,6; 39,1 MPa), resultados inferiores. No entanto, o grupo HA/ZrO2@SiO2 apresentou aumento significativo (108, 106; 115 MPa) em relação ao grupo BDPHA (101, 89,9; 102 MPa) (p=0.003).

A adição do SiO2 e ZrO2 em sua forma pura não contribuíram para a melhora mecânica da BDPHA. Desta forma, o recobrimento da zircônia com a sílica, pela síntese de core-shell ZrO2@SiO2 demonstrou ser promissora para ser utilizada como reforço de uma BDPHA.

(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2020/01715-7  |  FAPs - FAPESP  N° 2018/23639-0  |  CAPES  N° 001)