Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


Resultado da busca [Siglas PI0073 a PI0147 ]
 68 Resumo encontrados. Mostrando de 21 a 30


PI0093 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Análise de partículas inorgânicas de silicone por adição para moldagem odontológica
Resende JB, Melo C, Ribeiro MTH, Lozada MIT, Bragança GF, Carlo HL, Zancopé K, Soares CJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi determinar quantitativa e qualitativamente a fração de partículas inorgânicas de elastômeros odontológicos amplamente utilizados no mercado odontológico mundial. Três silicones por adição denso: Virtual Refill Putty, Ivoclar Vivadent (VTP); Panasil Putty Soft, Kettenbach Dental (PNP); Express XT Putty, 3M Oral Care (XTP), e três silicones de adição leves: Virtual Refill Light Body, Ivoclar Vivadent (VTL); Panasil Initial Contact Light, Kettenbach Dental (PNL); Express XT Light, 3M Oral Care (XTL) foram utilizada pesando-se massa antes e após a queima das amostras a 800ºC em analisador termogravimétrico (TGA). Amostras de material não sedimentado foram embebidas em acetona e clorofórmio para remoção da porção orgânica e as partículas de carga restantes foram revestidas com ouro para avaliação de sua morfologia e tamanho, sob microscopia eletrônica de varredura (MEV). O grupo PNP e VTL foi o material com os maiores resultados para fração volumétrica de partículas, enquanto o VTP e XTL apresentou os menores valores. As micrografias SEM das partículas inorgânicas mostraram várias morfologias prismáticas e esféricas.

Diferenças nas características das partículas podem resultar em comportamentos mecânicos e performance de cópia variada de materiais elastoméricos testado.

(Apoio: CNPq)
PI0094 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Efeito do grupo dentário na alteração cromática e sensibilidade dental resultante do tratamento clareador in-office
Leopoldo JAF, Esteves LMB, Santos PH, Aidar KMS, Cintra LTA, de-Souza-Costa CA, Ribeiro RAO, Briso ALF
Odontologia Preventiva e Restauradora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a alteração cromática e a sensibilidade dentária resultantes do tratamento clareador com peróxido de hidrogênio (PH), de acordo com os diferentes grupos dentários. Vinte pacientes foram recrutados e os grupos dentários foram analisados individualmente, sendo: II-Incisivo Inferior; IS-Incisivo Superior; C-Canino Superior; PM- Primeiro Pré-molar Superior. Os pacientes foram submetidos à terapia clareadora com PH 35% por 45 minutos, sendo utilizado volume padronizado de gel e 3 sessões clareadoras. As análises foram realizadas com espectrofotômetro portátil, calculando a alteração cromática (ΔE). A sensibilidade espontânea foi avaliada por questionário e a sensibilidade provocada através de análises termo-sensorial (TSA e COVAS), em 5 tempos: baseline, após 1º, 2º e 3º sessões e 14 dias após o término do tratamento. Os dados foram analisados pelos testes Anova Two-Way RM e pós-teste de Tukey (p<0,05). Com relação à ΔE, observou-se que os grupos PM e C diferiram estatisticamente dos grupos IS e II em todos os tempos analisados. Já ao analisar a evolução do tratamento ao longo do tempo, pode-se perceber que todos os grupos apresentaram aumento progressivo de ΔE, com os maiores valores observados após a terceira sessão. Já na análise de sensibilidade espontânea e estimulada, os maiores índices clínicos foram reportados nos grupos II e IS.

Os diferentes grupos dentários influenciam na resposta de alteração cromática e sensibilidade trans e pós-operatória, sugerindo a adoção de técnicas que individualizem as posologias.

PI0095 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência das técnicas de união da zircônia e da cerâmica de recobrimento na resistência adesiva
Nogueira VF, Contreras LPC, Grangeiro MTV, Gonçalves NMF, Bottino MA, Melo RM, Ramos NC
Materiais Dentários e Prótese UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Zircônias de primeira geração têm como fator limitante a adesão, opacidade e baixa translucidez, necessitando de cerâmicas de revestimento para mascarar sua estrutura opaca e aproximar as propriedades ópticas da dentição natural. Para reduzir a porosidade, estresse residual e defeitos de processamento que comprometam a interface entre as duas cerâmicas, pode-se variar a técnica de união. O objetivo desse estudo foi avaliar a resistência da união entre a zircônia e duas cerâmicas de recobrimento (dissilicato de lítio e cerâmica feldspática) unidas com 3 técnicas diferentes: injeção, conector vítreo e cimentação. Foram confeccionadas 60 fatias de zircônia (7 x 3 mm) e 60 cilindros (Ø = 3,4 mm e 5 mm altura), sendo 30 cilindros de cerâmica feldspática e 30 cilindros de dissilicato de lítio. Uma das superfícies da zircônia e dos cilindros foi polida e preparada para ser unida conforme a técnica selecionada. Foi realizado teste de cisalhamento e imagens no microscópio eletrônico de varredura (MEV) para classificação do tipo de falhas. Os dados foram analisados pelos pressupostos de normalidade e análise de variância (ANOVA 2-Fatores) seguida de Tukey (α = 5%) que mostrou diferença estatística em relação ao fator cerâmicas e técnica de união (p < 0,05). O conector vítreo apresentou melhores valores de resistência de união (26,17 ±3,09 MPa) para a Feldspática e (26,61 ±3,06 MPa) para a Dissilicato através do teste de cisalhamento. As falhas mais frequentes foram predominantemente adesivas.

Conclui-se que o conector vítreo resultou em melhores valores de resistência de união.

(Apoio: CNPq  N° 1172)
PI0096 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Influência das diferentes marcas comerciais de silanos na adesão à cerâmica vítrea
Komegae GH, Calixto ET, Fernandez VK, Pini NIP, Sundfeld-Neto D, Freitas KMS
Oodntologia ASSOCIAÇÃO MARINGÁ DE ENSINO SUPERIOR
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a influência de diferentes marcas comerciais de silano na resistência de união entre uma cerâmica vítrea reforçada por dissilicato de lítio (EMX) e cimento resinoso. Para isso, 120 amostras de EMX (Ivoclar Vivadent) foram fabricadas, sendo suas superfícies padronizadas por meio de lixas d'água de granulação 150 e 600. Em seguida, todas superfícies foram condicionadas com ácido fluorídrico 5% durante 20 segundos, lavadas com spray de ar/água e secadas. Uma gota de silano foi aplicada sobre a superfície do EMX, esfregada durante 15 segundos com microbrush e deixado reagir durante 60 segundos. Dois Cilindros de cimento resinoso (1 mm de diâmetro) foram confeccionados sobre cada superfície de EMX e fotopolimerizadas durante 40 segundos. Após armazenagem em água deionizada durante 24 horas a 37°C, os cilindros de cimento resinoso foram submetidos ao teste de resistência de união pelo microcisalhamento, sendo os dados obtidos em MegaPascal e submetidos ao teste de ANOVA-1 fator (p<0,05). Há influência da marca comercial do silano na resistência de união ao EMX, sendo influenciado pelas suas composições químicas.

Conclui-se que as diferentes marcas comerciais de silano influenciam na qualidade e resistência de união entre o EMX e cimento resinoso.

PI0097 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Resistência de união de cimentos de ionômero de vidro híbridos à dentina afetada por cárie utilizando instrumentos manual e rotatório
Jendik LA, Alvarez VFG, Betoni DB, Souza EM
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do uso de instrumentos manual e rotatório sobre a resistência de união à microtração de cimentos de ionômero de vidro (CIV) híbridos à dentina afetada por cárie. Doze molares sadios e 24 molares com cárie em dentina foram seccionados perpendicularmente ao longo eixo e divididos em 6 grupos (n=6) de acordo com as técnicas de remoção de tecido cariado (E: escavador, B: broca) e com o material restaurador (EQ: Equia Forte, RIV: Riva Self-Cure). Dentes hígidos formaram grupos-controle com dentina sadia (S: sadia) restaurada com ambos os materiais restauradores. Após 24 h em água destilada a 37ºC, os dentes foram seccionados no sentido do longo eixo em cortadeira de precisão para obtenção de fatias com 1mm de espessura e desgastados em forma de ampulheta com uma ponta diamantada na região da interface adesiva (1,2 mm). Os espécimes foram submetidos a testes de resistência de união à microtração a uma velocidade de 1,0 mm/min em máquina de testes universal. Os dados foram submetidos à ANOVA a dois critérios e teste de Games-Howell (α=5%). Os grupos EQ-S e RIV-E apresentaram médias de resistência à microtração significantemente maiores do que os demais grupos (p˂0,05), com exceção do grupo RIV-B, que se mostrou semelhante a todos os grupos (p>0,05).

O cimento de ionômero de vidro Riva Self-Cure apresentou resistência de união semelhante com ambos os métodos de remoção de cárie avaliados. A resistência de união se mostrou material-dependente, conforme o substrato dentinário.

PI0098 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Estabilidade da matriz dentina´ria biomodificada com e´ster feneti´lico do a´cido cafeico (CAPE) em diferentes concentrac¸o~es
Damázio AH, Bridi EC, Basting RT, Amaral FLB, Turssi CP, França FMG, Vieira-Junior WF, Basting RT
Dentística FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliaram-se os efeitos do pré-tratamento com soluções etanólicas de CAPE em diferentes concentrações na matriz colágena dentinária quanto ao módulo de elasticidade e alteração de massa. Setenta matrizes de colágeno dentinário receberam os tratamentos com as soluções etanólicas de CAPE (0,05, 0,1, 0,5, 2,5 ou 5%) ou com os tratamentos controles (água destilada ou etanol). Antes, após o tratamento (imediato) e após armazenagem por 3 mês, as matrizes dentinárias foram avaliadas quanto ao módulo de elasticidade e massa. Modelos lineares generalizados mostraram que não houve diferenças significativas entre os grupos (p=0,2949) e entre os tempos (p=0,4725) quanto ao módulo de elasticidade. Houve aumento significativo da massa no tempo imediato em relação ao baseline (p<0,0001) para todos os grupos, mantendo-se estável ao longo de 1 mês de armazenagem, mas com menor massa para todos os grupos após 3 meses (p<0,0001). No tempo imediato, CAPE a 5% apresentou maior porcentagem de aumento na massa que os demais grupos (p=0,0148). CAPE 0,1% apresentou menor perda de massa do que o grupo água (p=0,0145) no tempo de 3 meses. Quanto à colagenase, CAPE 0,5, 2,5 e 5% apresentaram maior porcentagem de perda que o grupo com água (p=0,0002).

Diferentes concentrações de CAPE em solução etanólica não influenciam o módulo de elasticidade da dentina. CAPE a 0,1% pode afetar a variação de massa em função do tempo. Nenhuma das concentrações reduziu a degradação enzimática exógena do colágeno.

PI0099 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Sorção e solubilidade de resinas compostas convencionais e bulk-fill expostas a enxaguatórios bucais comerciais
Derigi LP, França FMG, Sugii MM, Basting RT, Vieira-Junior WF
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar os efeitos de enxaguatórios bucais sobre as propriedades de sorção e solubilidade de resinas compostas convencionais e bulk-fill. Foram confeccionadas 120 amostras cilíndricas de resina composta (10 mm x 1,5 mm), classificadas como: nanoparticulada convencional (Filtek Z350XT, 3M ESPE); nanohíbrida convencional (Luna, SDI); nanoparticulada bulk-fill (Filtek One Bulk-Fill, 3M ESPE); e nanohíbrida bulk-fill (Aura Bulk-Fill, SDI). As amostras (n=10) foram analisadas quanto às propriedades de sorção e solubilidade quando expostas por 7 dias aos tratamentos: água destilada (controle); enxaguatório sem álcool (Colgate® Total 12 Clean Mint, Colgate-Palmolive); ou enxaguatório com óleo essencial e álcool (Listerine® Tartar Control, Johnson & Johnson). Os resultados foram avaliados por modelo linear generalizado (sorção) e pelos testes de Kruskal-Wallis e Dunn (solubilidade), com α=0,05. O enxaguatório com óleo essencial e álcool promoveu maior sorção em todas as resinas compostas quando comparado ao enxaguatório sem álcool. As resinas compostas nanohíbridas apresentaram maior sorção expostas ao enxaguatório com álcool em relação ao controle (água). A resina composta nanohíbrida convencional (Luna) apresentou maior solubilidade frente a ambos os enxaguatórios em comparação ao controle.

Sorção e solubilidade foram fabricante-dependentes e mediadas pelo enxaguatório avaliado. As resinas compostas sofreram maior sorção quando expostas ao enxaguatório contendo álcool e óleo essencial (Listerine® Tartar Control).

PI0100 - Painel Iniciante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Novos cimentos endodônticos elastoméricos com liberação controlada de cálcio
Pinto LM, Andrade JSR, Xavier SR, Barboza AS, Suárez CEC, Pappen FG, Piva E, Lund RG
Pós-graduação PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetiva formular um novo cimento endodôntico expansível e bioativo e avaliar seu desempenho biológico e mecânico. Nanotubos de haloisita (HNT) foram funcionalizados em 10% (w/w) com Ca(OH)2 ou β-TCP. A funcionalização foi confirmada em espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier. As HNTs foram adicionadas aos cimentos experimentais (CE) a 50% (w/w) obtendo-se 3 grupos experimentais (n=6). O AH Plus foi utilizado como referência comercial (grupo controle). Os materiais foram avaliados quanto à espessura de película, estabilidade dimensional, grau de conversão, radiopacidade, liberação de Ca(OH)2, ação antimicrobiana e biocompatibilidade. Os dados foram analisados usando ANOVA uma e duas vias, seguido pelo teste de Tukey (α=5%). Os CE apresentaram bom grau de conversão, escoamento e espessura de película de acordo com as especificações da ISO 6876. Dentre estes, o HNT_β-TCP apresentou maior radiopacidade e liberação de Ca(OH)2 (p<0,0001). Os CE apresentaram maior expansão dimensional quando comparados ao AH Plus e reduziram significativamente a contagem de bactérias mantendo a viabilidade celular.

Conclui-se que a incorporação de fontes de cálcio em cimentos endodônticos expansíveis apresentou-se como uma opção promissora para a Endodontia que oferece bioatividade associada à liberação controlada de Ca(OH)2.

PI0101 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Avaliação a longo prazo de adesivos universais com diferentes fotoiniciadores na cimentação de pinos de fibra de vidro
Vieira EGK, Cochinski GD, Hass V, Correia MN, Muniz LP, Siqueira FSF, Cardenas AFM, Loguercio AD
Odontologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar por meio do teste de resistência de união por push-out (PBS) e nanoinfiltração (NI) a logenvidade de adesivos universais com diferentes fotoiniciadores, aplicados na estratégia condicionamento e lavagem (CL) e autocondicionante (AC) nas diferentes regiões do canal radicular. Cento e vinte pré-molares humanos tratados endodonticamente foram divididos aleatoriamente em 12 grupos de acordo com os sistemas adesivos (Scotchbond Universal [SBU], Ambar Universal [AMB], e Ambar Universal APS [AMB-APS]) e estratégia adesiva (CL e AC). Os pinos foram cimentados, os dentes seccionados em fatias, testados para PBS e NL no tempo imediato e após dois anos. Os dados foram avaliados por ANOVA de quatro fatores e teste de Tukey (alfa = 5%). Para o AMB-APS em ambos os tempos não foi observada diferença significativa nos valores de PBS ou NL quando os diferentes terços radiculares foram comparados (p>0,05). Por outro lado, para SBU e AMB, o terço cervical apresentou maiores valores de PBS e menores valores de NL do que o terço apical (p<0,0001). AMB-APS apresentou maiores valores de PBS e NL no terço apical em comparação aos valores observados para SBU e AMB (p<0,0001). Enquanto AMB-APS não apresentou diferença significativa nos valores de PBS ou NL quando comparados os dois tempos (p>0,05), SBU e AMB apresentaram diminuição significativa no PBS e aumento nos valores de NL após 2 anos (p<0,0001).

A adição de um fotoiniciador alternativo (APS) manteve as propriedades adesivas ao longo do tempo.

(Apoio: CAPES  N° 0001)
PI0103 - Painel Iniciante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 08/09 - Horário: 13h00 às 17h30 - Sala: Área dos Painéis

Desempenho de diferentes estratégias adesivas em dentina irradiada associada ou não à desafio cariogênico
Justo AP, Costa MP, Wang L, Santos PSS, Giacomini MC
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A cárie de irradiação é uma consequência comum após a radioterapia de cabeça e pescoço. Para restaurar essas lesões, o uso de sistemas adesivos (SA) no modo autocondicionante parece ser uma alternativa mais apropriada, embora apresentem variações em seus monômeros funcionais. Dada às diferentes tecnologias existentes, este trabalho teve por objetivo avaliar a interação de dentina irradiada associada ou não ao desafio cariogênico com diferentes estratégias adesivas através da microdureza de superfície (MS)- KHN (5 indentações 10g/10s). 60 (n=5) molares hígidos foram seccionados, aleatorizados e distribuídos considerando os valores de MS inicial em 4 grupos de acordo a condição da dentina: H: hígida, C: cariada artificialmente (6hDES/18hRE), I: irradiada (dose total 70Gy) e I+C: irradiada seguida do protocolo da cariada. Após os desafios, os espécimes foram redivididos de acordo com os SA: CSE: ClearFil SE Bond, SU: Adper Single Bond Universal e FB: FL Bond II. O protocolo adesivo seguiu as recomendações do fabricante e os espécimes foram mantidos em estufa seca por 36h para mensuração da MS final. Os dados foram submetidos ao teste ANOVA a 2 critérios e teste de Tukey (p< 0,05). O SU apresentou o melhor desempenho em todas as condições de dentina, exceto na condição I+C, em que não houve diferença entre os SA. CSE e FB apresentaram perfis similares com valores reduzidos comparados aos SU.

Conclui-se que a composição do SA pode influenciar a MS em substratos alterados.

(Apoio: CNPq  N° 163902/2020-8  |  FAPESP  N° 2019/ 20970-0  |  PET)