RESUMOS APROVADOS

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2954 Resumo encontrados. Mostrando de 741 a 750


PN0521 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 27

Avaliação de seis meses do comportamento clínico de um adesivo universal de aplicação "sem espera": estudo clínico randomizado
Almeida RAM, Muniz LP, Lima SNL, Castro GG, Mattos NHR, Cardenas AFM, Loguercio AD, Bandéca MC
Doutorado - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Avaliar o comportamento clínico de um adesivo universal de aplicação sem espera em lesões cervicais não cariosas (LCNCs). Vinte e cinco pacientes participaram deste estudo. Foram distribuídas 176 restaurações em quatro grupos: Prime&Bond Active (PB), aplicado na estratégia etch-and-rinse (ER) e self-etch (SE) com 20 segundos de espera e Clearfil Universal Bond Quick (CQ), aplicado na estratégia ER e SE, sem tempo de espera. As restaurações foram avaliadas no baseline e após 6 meses, utilizando os critérios da Federação Dentária Internacional (FDI) e do Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos (USPHS). Os dados foram analisados através dos testes de Friedman e teste de McNemar, com nível de significância de 5%. Cinco restaurações (3 para PB-SE e 2 para CQ-SE) foram perdidas após 6 meses. Foi possível observar uma taxa de retenção de 93,2% para PB-SE, 95,5% para CQ-SE e 100% para ambos os adesivos quando utilizada a estratégia adesiva ER (p > 0,05 para ambos os critérios). Dezoito restaurações mostraram algumas discrepâncias na adaptação marginal após 6 meses usando os critérios FDI (3 para PB-ER, 7 para PB-SE, 2 para CQ-ER e 6 para CQ-SE), mas apenas quatro restaurações foram pontuadas como 'bravo'' para adaptação marginal nos critérios USPHS (2 para PB-SE e 2 para CQ-SE; p > 0,05).
O desempenho clínico do adesivo CQ na aplicação "sem espera" foi semelhante ao adesivo PB na aplicação convencional (20 segundos), promovendo resultados bastante satisfatórios quando aplicado nas estratégias adesivas ER ou SE, após 6 meses de avaliação clínica.
PN0522 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 27

Desempenho clínico do Cimento de Ionômero de Vidro modificado por resina versus Cention® N em molares decíduos: ensaio clínico randomizado
ALVES-DUARTE AC, Soares MEC, Silva TF, Duarte-Rodrigues L, Galo R
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se verificar o desempenho clínico do tratamento restaurador em molares decíduos com a utilização do material Cention ® N comparado ao Cimento de Ionômero de Vidro (CIV) modificado por resina. Crianças com idades entre 7 e 10 anos apresentando molares decíduos com lesões oclusais foram incluídos no presente estudo. Após a remoção seletiva da cárie, os dentes foram restaurados com Cention ® N e CIV. Todos os procedimentos foram realizados sob isolamento relativo adotando a abordagem do ART (Atraumatic Restorative Treatment). Após três e seis meses, a performance clínica das restaurações foi avaliada utilizando o critério modificado do Serviço de Saúde Pública e critério do ART. Além disso, o tempo dispendido em cada procedimento restaurador também foi coletado. Realizou-se as análises descritivas da amostra, e adotou-se o teste Qui-quadrado e associação de tendência linear para avaliar a associação entre cada critério de avaliação clínica entre os diferentes materiais restauradores. A diferença entre o tempo médio gasto nos procedimentos restauradores dos diferentes materiais foi calculada através do teste Mann-Whitney. Resultados com valores de p <0,05 foram considerados significativos. Não houve diferença estatisticamente significativa entre as restaurações classe I realizadas com CIV e Cention ® N.
Após a remoção seletiva do tecido cariado em molares decíduos, foi observado desempenho clínico semelhante para ambos os materiais CIV e Cention ® N após 6 meses de acompanhamento.
(Apoio: CAPES  |  UFVJM)
PN0523 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 27

Avaliação de restaurações de resina composta por dentistas e leigos do Peru e Brasil
Cruvinel PB, Freitas BN, Pintado Palomino K, Falcón Antenucci RM, Corona SAM, Souza-Gabriel AE, Tirapelli C
Materiais Dentários e Prótese - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esse estudo objetivou avaliar se dentistas e leigos poderiam apresentar diferentes tendências na avaliação de restaurações de resina composta em dentes anteriores. Restaurações em resina composta foram fotografadas digitalmente em alta definição e avaliadas de acordo com os critérios FDI World Dental Federation (pontuação 1-5) por dois dentistas e dois leigos no Brasil (BR) e Perú (PE). Para análise dos dados os escores foram alocados em: dentistas vs. dentistas - manutenção (1, 2, 3), reparo (4) e substituição (5); dentistas vs. leigos e leigos vs. leigos - aceitável (1, 2, 3) e inaceitável (4, 5). O teste do Qui-quadrado foi utilizado para comparar as frequências das pontuações. As frequências de manutenção (BR: 82.4% / PE:72.8%) e de substituição (BR:7.1% / PE:6.7%) foram semelhantes, diferentes do reparo (BR: 10.5% / PE: 20.5%). No BR, quando comparados aos leigos (13.9%), os dentistas (70.5%) julgaram ser aceitável a maioria das restaurações. Entre os leigos dos dois países, observou-se uma maior frequência de ​​reprovação estética no BR (86.1%) em comparação com PE (42.9%).
Dentistas no BR e PE apresentam tendência semelhante na avaliação de resinas compostas em dentes anteriores, mostrando maior frequência de decisão de manutenção. Leigos do BR e do PE classificaram com frequência significantemente maior as restaurações em relação aos dentistas do mesmo centro. Leigos do BR classificaram as restaurações como inaceitáveis em proporção significantemente maior do que os leigos do PE.
(Apoio: CAPES  N° 001)
PN0524 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 27

Restaurações diretas em dentes desgastados apresentam menor longevidade do que indiretas? Uma revisão sistemática e meta-análise
Madeira L, Cribari L, Andrade KGN, Macedo RM, Porto TS, Baratto-Filho F, Wambier LM, Kaizer MR
UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Essa revisão sistemática teve como objetivo verificar se restaurações diretas de resina composta em dentes posteriores com severa destruição coronária apresentam taxa de sobrevivência menor que restaurações estéticas indiretas. Uma busca sistematizada foi realizada nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science, sendo identificados 2523 estudos. Após remoção de duplicatas e seleção por critérios de inclusão e exclusão, 10 artigos foram selecionados para o estudo. Destes, dois ensaios clínicos randomizados possuiam duas publicações cada, sendo consideradas apenas as versões mais atuais. Para avaliar a qualidade dos estudos selecionados foi utilizada a ferramenta de risco de viés da Cochrane, através da qual observou-se que quatro estudos foram considerados com baixo risco de viés e os outros quatro, com risco indefinido. Estes 8 artigos foram incluídos na meta-análise, que foi subdividida conforme intervalos de acompanhamento clínico (2 à 3,5 anos; 5 à 6 anos; e, 11 anos de acompanhamento), em nenhum dos quais foram constatadas diferenças significativas de longevidade entre restaurações diretas e indiretas.
Com base na presente revisão sistemática e meta-análise, foi possível concluir que restaurações extensas diretas de resina composta apresentaram longevidade semelhante àquela observada quando materiais estéticos indiretos são utilizados. Entretanto, os resultados devem ser interpretados com cautela devido ao número reduzido de trabalhos incluídos, bem como ao risco indefinido de viés de alguns destes trabalhos.
PN0525 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 27

Avaliação da distribuição de tensões em restaurações posteriores com diferentes materiais e linhas de cimento
Kunz PVM, Kintopp C, Kaizer MR, Rezende CEE, Correr GM, Diógenes AN, Gonzaga CC
Odontolo - UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a distribuição de tensões em restaurações indiretas posteriores confeccionadas em diferentes materiais e na linha de cimento por meio de análises de elementos finitos. Quatro réplicas de um primeiro molar inferior foram preparadas para diferentes preparos: inlay, onlay, endocrown e faceta oclusal. As restaurações monolíticas posteriores foram simuladas com quatro materiais restauradores: resina composta, vitrocerâmica de dissilicato de lítio, cerâmica infiltrada por polímero e zircônia. Após confecção e cimentação das restaurações, os espécimes foram microtomografados e modelos tridimensionais de elementos finitos foram gerados. Uma carga de 500 N foi aplicada. Os valores de tensão máxima principal e distribuição de tensão nas restaurações, linhas de cimento e estrutura dentária foram calculados e analisados. As endocrowns apresentaram menores tensões, enquanto que as inlays obtiveram tensões de maior magnitude. Em relação aos materiais restauradores, zircônia e vitro-cerâmica apresentaram os maiores tensões nas restaurações, seguidas por cerâmica infiltrada por polímero e resina composta. Esta diferença entre os materiais restauradores foi maior nas inlays e endocrowns. O recobrimento de cúspides na onlay, em comparação com a inlay, apresentou tensões menores e mais favoravelmente distribuídas.
Os diferentes preparos protéticos e materiais para restaurações posteriores unitárias influenciaram a distribuição de tensões na restauração, na linha de cimento resinoso e na estrutura dental remanescente.
PN0526 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 27

Avaliação das propriedades físico-químicas de um novo cimento obturador à base de silicato de cálcio: Bio-C Sealer Ion+
Antunes TBM, Janini ACP, Soares AJ, Gomes BPFA, Ferraz CCR, Almeida JFA, Marciano MA
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou avaliar as propriedades físico-químicas de um novo cimento à base de silicato de cálcio, o Bio-C Sealer Ion+, em comparação com dois outros cimentos de características semelhantes, o EndoSequence BC Sealer e o Bio-C Sealer, e com um à base de resina epóxi, o AH Plus. A superfície e a caracterização química dos materiais foram avaliadas através de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia por energia dispersiva (EDS). Para os testes físico-químicos, foram avaliados, segundo a norma ISO 6876/2012, o escoamento, o tempo de presa (através do método úmido e seco), a solubilidade e a radiopacidade. O pH também foi avaliado. Para a análise estatística, foram utilizados os testes ANOVA, Shapiro-Wilk e Levene. Para o post hoc, foi utilizada a correção de Bonferroni, adotando-se o nível de significância de 5%. Em relação aos cimentos à base de silicato de cálcio, observou-se em MEV e EDS, picos de cálcio, silício e zircônio. Quanto ao escoamento, todos os cimentos tiveram valores acima de 17 mm, o mínimo preconizado pela norma ISO. O tempo de presa foi menor para o Bio-C Sealer em ambos os métodos. A solubilidade do cimento Bio-C Sealer Ion+ apresentou resultados semelhantes aos outros dois cimentos à base de silicato de cálcio (p>0,05), acima de 3%. Todos os cimentos apresentaram radiopacidade acima de 7 mmAl e exibiram pH alcalino até 21 dias.
O cimento Bio-C Sealer Ion+ exibiu propriedades semelhantes aos outros cimentos biocerâmicos, incluindo a alta solubilidade, fato este que se torna questionável em seu sucesso clínico ao longo prazo.
PN0527 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 10h30 - 12h00 - Sala: 27

Resistência ao desgaste de dois tipos de zircônia monolítica pigmentadas extrinsecamente, submetidas ou não a escovação dentária
Simionato AA, Rodrigues RCS, Macedo AP, Ribeiro RF, Faria ACL
Dmdp - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da escovação dentária e da pigmentação extrínseca na resistência ao desgaste de dois tipos de zircônia monolítica de alta translucidez: imersa em solução para coloração antes da sinterização (SHT) e pré-tonalizada (SHTC). As amostras foram divididas em dois subgrupos, sendo um polido (POL) e outro teve pigmentação aplicada (PIG). Metade das amostras não foi submetida à escovação dentária (NE) e o restante foi submetido a 650.000 ciclos de escovação a 180 ciclos/min em água/dentifrício na proporção 1/1 (E). Amostras cônicas e antagonistas planos foram obtidos por CAD/CAM e corte em cortadeira de precisão, respectivamente (n=10). As amostras foram submetidas a ensaio de abrasão em equipamento simulando oclusão, lateralidade e desoclusão. Foram realizados 300.000 ciclos em frequência de 1Hz sob carga de 20N para simular 1 ano de função mastigatória. A perda de massa e de altura foi avaliada antes e após ensaio. Os resultados foram comparados por ANOVA de 3 fatores e teste de Bonferroni (α=5%). Para perda de altura, houve diferença, onde SHTC>SHT (p=0,043) e E < NE (p<0,05), mas a utilização de PIG ou POL não interferiu no desgaste. A interação zircônia*escovação foi significativa (p=0,001), havendo diferença entra as zircônias nos grupos NE, mas essa diferença não existiu nos grupos E. Não houve diferença significativa para perda de massa.
Os resultados sugerem que a escovação diminui o desgaste da zircônia, mas a aplicação de pigmento extrínseco não.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2017/15470-3)
PN0528 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 28

Efeito transdentinário de agentes químico-mecânicos na citotoxicidade e produção de radicais livres por células pulpares
Lins-Candeiro CL, Oliveira-Neto NF, Ribeiro RAO, de-Souza-Costa CA, Turrioni AP, Paranhos LR, Santos Filho PCF
Odontologia Preventiva e Social - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito transdentinário in vitro de removedores químico-mecânicos de cárie na citotoxicidade e produção de radicais livres por células pulpares humanas. As células foram semeadas em placas de 24 poços (50.000 células/poço) e após 24 horas, um conjunto dispositivo metálico/disco de dentina (3mm de espessura)/anel de silicone foi inserido em cada poço. Os materiais foram aplicados de acordo com os grupos: controle sem material; peróxido de hidrogênio 35% por 2 minutos; PapacárieDuo (PD) por 30 segundos; PD por 2 minutos; Brix3000 (BX) por 30 segundos e BX por 2 minutos (n=8 por grupo). Os testes de viabilidade (MTT), produção de óxido nítrico (ON, reagente de Griess) e produção de espécies reativas de oxigênio (EROs, sonda DCFH-DA) foram realizados 24 horas após a aplicação dos materiais. Os dados foram submetidos aos testes estatísticos one-way ANOVA complementado por Tukey (p<0,05). Para viabilidade celular, os grupos BX nos dois tempos não diferiram do controle (p>0,05), enquanto o grupo PD 30 segundos e 2 minutos apresentaram diminuição na viabilidade em 21,1% e 58,4% respectivamente (p<0,05). Quanto à quantificação de ON, não houve diferença estatística entre os diferentes grupos (p>0,05). Para a quantificação de EROs, os grupos PD 30 segundos e PD 2 minutos apresentaram um aumento de 171,2% e 75,1% respectivamente quando comparados ao controle (p<0,05).
Portanto, a ação trasndentinária do material PD apresentou potencial citotóxico e aumento de produção de EROs por células pulpares, nos tempos de aplicação 30 segundos e 2 minutos
(Apoio: CAPES  |  CNPq  |  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais)
PN0529 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 28

Ação da água ozonizada sobre a resistência adesiva de compósito
Wiggers IF, Borba RT, Ueda JK, Mendonça MJ, Menolli RA, Bernardon P, Camilotti V
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência de diferentes soluções de limpeza na resistência de união de um sistema adesivo e uma resina composta. Foram selecionadas 80 coroas dentais bovinas, divididas em quatro grupos (n=10): SF = soro fisiológico; CHX = clorexidina 2%; EDTA = EDTA; AO = água ozonizada (4ppm). Cada grupo foi subdivido em 2 períodos de armazenamento (24h e 30 dias). Em seguida, foram confeccionados três cilindros de resina composta bulk fill flow utilizando-se uma matriz de Tygon com diâmetro interno de 1 mm e 2 mm de altura. A fotoativação foi realizada por aparelho de luz LED com 1200 mW/cm2 por 40 segundos. O teste de resistência adesiva por microcisalhamento foi realizado em uma máquina universal de ensaios (EMIC). Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística de ANOVA 2 critérios, seguido do teste de Tukey, p < 0,05. Ao final do estudo, foi verificado que não houve diferenças estatísticas entre as soluções estudadas. Dessa forma, foi concluído que as diferentes soluções utilizadas previamente ao condicionamento ácido na dentina não interferem na resistência de união por microcisalhamento.
Dentro das limitações deste estudo in vitro, pode-se concluir: As duas variáveis, soluções de limpeza cavitária e tempo de armazenamento, não interferem nos resultados de resistência de união.
PN0532 - Painel Aspirante
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 09/09 (Quinta-feira) - Horário: 08h30 - 10h00 - Sala: 28

Análise da dureza de resinas Bulk Fill em restaurações de cavidades Classe II expostas à luz LED de um fotopolimerizador de baixo custo
Guarneri JAG, Maucoski C, Balzer AH, Souza AK, Braga SSL, Sullivan B, Price RBT, Arrais CAG
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi avaliar a dureza Vickers (VHN) de resinas Bulk Fill na face proximal de restaurações de Classe II MOD expostas à luz LED de um fotopolimerizador LED de baixo custo. Após aprovação do Comitê de Ética (2.896.938/2018), preparos Classe II MOD foram confeccionados em 84 molares (n=7) e restaurados com: Tetric N-Ceram Bulk Fill (Ivoclar Vivadent); Filtek Bulk Fill Flow (3M ESPE); SureFill SDR (Dentsply Sirona), seguindo as recomendações dos fabricantes. As resinas foram fotoativadas com fotopolimerizador Polywave (Bluephase 20i - Ivoclar Vivadent) ou LED de baixo custo (Rainbow Curing Light - SML). Após 24 horas, os dentes foram seccionados paralelamente ao longo eixo com disco de diamante em máquina de corte (300 rpm), originando fatias com 1 mm de espessura, que foram polidas com papel abrasivo de carboneto de silício com irrigação constante na ordem decrescente de granulação: 1200, 2000, 2400. A dureza foi medida em triplicata no topo e base da porção proximal da restauração. Os valores de VHN foram analisados por meio de ANOVA 2 fatores com medidas repetidas seguidas pelo teste de Bonferroni (α=0,05). Para Tetric N-Ceram Bulk fill e Surefill SDR, a luz emitida pelo LED Polywave promoveu maiores valores de VHN no topo e base do que a luz emitida pelo LED de baixo custo na região da resina localizada nas caixas proximais (p<0,001).
O fotopolimerizador de baixo custo não foi capaz de promover a mesma dureza na porção mais externa das resinas bulk fill da caixa proximal de preparos Classe II MOD em comparação com fotopolimerizador Polywave.
(Apoio: CAPES  |  CNPq)