Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 1342 Resumo encontrados. Mostrando de 701 a 710


PN0991 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Inibição do oxigênio na superfície de resina composta e sua correlação com o grau de conversão e a estabilidade de cor
Vargas RP, Borges MG, Silva GR, Neves FT, Soares CJ, Faria-E-silva AL, Menezes MS
Dentística e Materiais Odontológicos - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar os efeitos da inibição de oxigênio e acabamento e polimento nas propriedades das resinas compostas bulk-fill, nanoparticulada e microhíbrida, variando o tratamento de superfície: grupo controle; glicerina + fotoativação de 20 segundos; acabamento e polimento; glicerina + acabamento e polimento. O grau de conversão (GC) (n=5) foi medido imediatamente após o acabamento e polimento e após 15 dias, com espectroscopia. Os índices de estabilidade de cor e de brancura (n=5) foram avaliados por meio de espectrofotômetro após 15 dias de imersão no café. A análise estatística foi realizada por meio dos testes ANOVA dois-fatores e Tukey (α=0,05) e para a opacidade, foi realizado o teste ANOVA com medidas repetidas. O uso de glicerina aumentou significativamente o GC sem influenciar o ΔE. O Δa foi modificado pelo tratamento de superfície para todas as resinas. O acabamento e polimento reduziram o Δb para a bullk-fill e reduziram o ΔE para todas as resinas. O parâmetro *L variou significativamente para todas as resinas e os valores mais baixos foram observados após o acabamento e polimento, em comparação ao grupo controle. Filtek Z250 apresentou maior opacidade, seguida pela Filtek Z350XT e Filtek Posterior, independentemente do tratamento de superfície. O acabamento e polimento ou a sua associação à inibição de oxigênio aumentou o ΔWI.
Conclui-se que o uso de glicerina aumentou o grau de conversão sem influenciar o manchamento superficial pelo café. O acabamento e o polimento foram capazes de melhorar a estabilidade de cor para todas as resinas compostas.
(Apoio: CNPq)
PN0992 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Influência da estratégia de adesão à resistência de união de pinos reforçados por fibra de vidro à dentina radicular
Paschoalino VESM, Paschoalino BJ, Laxe LAC
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivo: avaliar a influência da estratégia de adesão de diferentes cimentos resinosos à resistência de união de pinos reforçados por fibra de vidro à dentina radicular. 30 raízes de incisivos bovinos contendo 18mm de comprimento, após tratamento endodôntico e secção das coroas, foram divididas em 3 grupos (n = 10), de acordo com o agente cimentante: RelyX U200 (RXU); Panavia F (PNF) e C&B Cement (C&B). Os condutos foram desobstruídos em 12mm e a cimentação dos pinos White Post DC-2 (FGM) foi realizada seguindo-se as recomendações de cada fabricante dos cimentos resinosos utilizados. As coroas foram reconstruídas com resina composta fotopolimerizável, em forma e tamanho padronizados de incisivos, com auxílio de uma guia em silicone. As raízes dos dentes restaurados foram incluídas em resina acrílica com auxílio de um delineador, após simulação do ligamento periodontal. Estas amostras foram submetidas à ciclagem termomecânica (90N / 1.200.000 ciclos/4Hz). Duas fatias de 1mm de espessura foram obtidas em cada terço radicular (cervical, médio e apical) e submetidas ao teste de resistência de união ao push-out em máquina de ensaio universal: 100N / 0,05mm/min. Considerando-se a região radicular, não houve diferenças entre os 3 terços avaliados, independente do cimento (p > 0,05). Houve uma tendência para maior resistência de união ao se utilizar o cimento C&B, independente da região avaliada.
Portanto, as três estratégias de adesão apresentadas neste estudo foram semelhantes entre si e não influenciaram na resistência de união dos retentores intrarradiculares.
PN0994 - Painel Aspirante
Área: 5 - Dentística

Impacto da Fluorose na Qualidade de Vida e sua Percepção Estética
Silva MVS, Duarte MBS, Carvalho VR, Ribeiro APD, Leal SC, Takeshita EM, Hilgert LA
Ppgodt Odontologia - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A ingestão de flúor em excesso por crianças no momento da maturação dentária está associada a incidência de fluorose. O objetivo deste estudo foi avaliar a percepção estética das crianças e seus pais acerca da aparência dos dentes acometidos ou não pela fluorose. Participaram do estudo 411 crianças. Os exames clínicos foram realizados por examinadores calibrados para o diagnóstico e foi utilizado o índice de Thylstrup and Fejerskov (TF). As crianças e seus responsáveis foram convidados a responder um questionário validado sobre a aparência dos dentes, composto de duas partes e com versão específica para ambos. Durante a avaliação clínica, observou-se a prevalência de fluorose de 40.75%, dos quais 69% das crianças foram classificadas na categoria leve, 12% na moderada e 17% na severa. O questionário foi respondido por 293 dos responsáveis. Desses, 59% eram pais de crianças sem fluorose e 41% com fluorose, o que se assemelha com a prevalência da fluorose observada no exame clínico, reduzindo a possibilidade de viés. A primeira parte do questionário avaliou os domínios físicos, psicológico e social. Não foram observadas diferenças significativas entre as crianças com e sem fluorose para os 3 domínios avaliados. Na segunda parte do questionário, crianças e pais foram questionados sobre suas percepções gerais dos dentes dessas crianças e se isso era motivo de preocupação. Não foram observadas diferenças entre as crianças ou responsáveis com e sem fluorose.
A percepção estética é diferente entre crianças e seus responsáveis e a presença de fluorose não impacta essa percepção.
PN0996 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Overdenture mandibular retida por implante único não influencia a fala de idosos
Meira IA, Pinheiro MA, Prado DGA, Barreno AHC, Rodrigues Garcia RCM
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo clínico pareado avaliou a influência de overdentures mandibulares retidas por implante único (OUIs) sobre a articulação da fala, movimentos mandibulares (MM), espaço funcional de pronúncia (EFP) e o movimento rotacional posterior (MRP). Idosos totalmente desdentados (n=22, idade média=66,7± 4,6 anos) com altura óssea mandibular entre 11-21mm receberam novas próteses totais convencionais (PTs). Após 2 meses de uso, as PTs foram convertidas em OUIs, por meio da instalação de implante mandibular. As características fonoarticulatórias foram avaliadas por meio de gravações em áudio/vídeo de 3 amostras de fala (espontânea, contagem de números, e repetição de vocábulos e frases). A velocidade e amplitude dos MMs e EFP foram mensurados por kinesiógrafo durante a leitura de palavras contendo os fonemas da língua Portuguesa brasileira. O MRP foi avaliado com perguntas específicas, relacionada a presença de rotação posterior e o quanto esse movimento incomodava-os. As avaliações foram realizadas com as PTs antigas, após 2 meses de uso das novas PTs, e OUIs. Os dados foram submetidos a ANOVA de medidas repetidas, t-Student e Likelihood Ratio Chi-Square. Não houve diferença (P>0.05) para as características fonoarticulatórias, MM e EFP entre os períodos de avaliação, exceto para amplitude de retrusão, que foi menor durante o uso das novas PTs e OMIs (P=0,0017). Ademais, significativamente mais pacientes identificaram MRP durante o uso das PTs antigas.
Conclui-se que as OUIs não alteram as características fonoarticulatórias, o MM durante a fala e EFP de idosos.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2018/23013-4)
PN0997 - Painel Aspirante
Área: 6 - Oclusão / ATM

Prevalência e fatores associados ao bruxismo de vigília em estudantes universitários
Figueredo OMC, Câmara-Souza MB, Carvalho AG, Bracci A, Manfredini D, Rodrigues Garcia RCM
Prótese e Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Verificar a frequência de bruxismo de vigília (BV); os níveis de ansiedade, depressão e estresse; e a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) de estudantes pré-vestibulandos. Sessenta e nove alunos matriculados em curso preparatório para o vestibular foram selecionados. O BV foi diagnosticado por meio do Oral Behaviors Checklist e por avaliação momentânea ecológica utilizando o aplicativo de celular Bruxapp,® durante 7 dias. A presença de ansiedade e depressão foi identificada por meio da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, e o estresse por meio da Escala de Estresse Percebido. A QVRSB foi avaliada por aplicação do Oral Health Impact Profile (OHIP-14). Correlação de Pearson foi aplicada com nível de significância de 5%. Verificou-se que 38,4% dos pré-vestibulandos apresentou BV (mínimo 2,2%, máximo 90,6%). Houve correlação entre frequência de BV e Oral Behaviors Checklist (P<0,001; r=0,491), ansiedade (P<0,001; r=0,433), depressão (P<0,001; r=0,426), estresse (P<0,001; r=0,485) e QVRSB (P<0,001; r=0,478).
Estudantes pré-vestibulandos demonstraram frequência moderada de BV, e esse comportamento foi correlacionado com fatores psicossociais.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° #2017/23429-3)
PN0999 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Avaliação de diferentes revestimentos confeccionados por prototipagem rápida para inclusão e polimerização de próteses maxilofaciais
Corrêa RO, Silva PLC, Arruda JAA, Leite WO, Vieira LMG, Magalhães CS, Rubio JCC, Moreno A
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar mecanicamente seis grupos de revestimentos impressos por prototipagem rápida em relação a polimerização e dureza de amostras protéticas maxilofaciais. Para isso foram desenhados protótipos simulando muflas protéticas em formatos diametral e retangular com auxílio do software Z-print 7.1, e as suas impressões 3D em material em pó (ZPTM150), com auxílio de impressora Z-Printer. Os protótipos foram diferenciados em seis grupos (n= 5) de acordo com o uso do infiltrante: verniz vitral (V), verniz acrílico acetinado (VAA), verniz álcool (VA), cianoacrilato (C), cianoacrilato associado a verniz vitral (CVV) e cianoacrilato associado a verniz álcool (CVA). O elastômero maxilofacial MDX4-4210 foi utilizado para inclusão, polimerização (72 h a 25℃) e obtenção das amostras protéticas. Os protótipos impressos foram avaliados por teste de flexão e compressão; e as amostras protéticas avaliadas quanto a dureza Shore A. Os protótipos dos grupos CVV e CVA apresentaram maiores valores em relação a flexão e compressão. Verificou-se maior valor da força empregada e deslocamento até a sua ruptura (P<0,05) para os protótipos infiltrados com cianoacrilato em relação aqueles infiltrados apenas com verniz. A dureza das amostras protéticas para todos os grupos apresentou-se dentro da normalidade informada pelo fabricante.
Concluiu-se que os grupos com revestimento e infiltrante de cianoacrilato associado ao verniz vitral apresentaram ser a melhor opção para a confecção de muflas protéticas maxilofaciais impressas por prototipagem rápida.
PN1000 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Potencial antifúngico de dentifrícios associados a quitosana na desinfecção de próteses acrílicas
Theodorovicz KV, Gobbi LPS, Dias-Filho BP, Ferruzzi F, Sundfeld-Neto D, Vieira-Junior WF, Pini NIP
Odontologia - ASSOCIAÇÃO MARINGÁ DE ENSINO SUPERIOR
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou a associação de quitosana a dentifrícios comerciais em relação ao seu potencial antifúngico na desinfecção de próteses acrílicas. Dez discos de resina acrílica termopolimerizável (diâmetro de 6 mm) foram submetidos a ciclos de abrasividade (maquina de escovação simulada - 10000 ciclos) com os diferentes dentifrícios (n=2): CT - Colgate Total 12; CTQ - CT + 0,5% quitosana; EX - Elmex e EXQ - EX + 0,5% quitosana. Os dentifrícios foram utilizados na forma de slurry proporcionado com água destilada (1:3). Um grupo controle negativo (CN) foi incluído e tratado com água destilada. Após os tratamentos, os discos foram colocados em meio de cultura contendo a Candida albicans (ATCC 10231), incubados sob agitação por 24h a 37ºC, sendo esse processo repetido por duas vezes. O produto foi dispensado em placa de ágar (estrias continuadas). As placas foram também armazenadas em estufa a 37ºC, por um período de incubação de 24h. A análise das placas permitiu visualizar que nos espécimes do CN e CT, houve crescimento expressivo de Candida albicans, não sendo detectada ação antifúngica. No grupo CTQ, verifica-se a potencial ação da quitosana em inibir o crescimento do fungo. O dentifrício Elmex (EX) demonstrou uma alta atividade antifúngica, sendo visualizada apenas uma microcolônia de fungo, que não persistiu no grupo que associa a combinação desse produto com a quitosana (EXQ).
A associação de quitosana a dentifrícios promoveu um potencial antifúngico, independente da formulação comercial testada.
PN1003 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Influência dos métodos de remoção da saliva ou sangue humano da superfície de uma cerâmica vítrea reforçada por dissilicato de lítio
Marchioro RR, Fagan-Junior J, Vesselovcz-Junior J, Puppin-Rontani J, Correr-Sobrinho L, Freitas KMS, Pini NIP, Sundfeld-Neto D
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivos: Avaliar a eficácia de diferentes técnicas de limpeza da superfície cerâmica previamente silanizadas após contato com fluídos orgânicos (saliva ou sangue) por meio da análise de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Métodos: Blocos da cerâmica vítrea reforçada por dissilicato de lítio foram condicionadas com ácido fluorídrico 5% por 20 segundos e silanizadas. Três grupos controle foram criados (n=1): controle sem contaminação, controle positivo saliva e controle positivo sangue. As amostras foram contaminadas com saliva e a outra metade com sangue (n=4). Após a contaminação, as amostras foram distribuídas em quatro grupos de acordo com o método de limpeza (n=1): spray de ar/água, ácido fosfórico 35%, álcool 70% e Ivoclean; em seguida, foram lavadas com spray de ar/água e secadas. Amostras representativas de cada grupo foram recobertas com uma liga de ouro-paládio durante 120 segundos a 40 mA. Em seguida, os espécimes foram posicionados em dispositivos de alumínio identificáveis e analisados em microscopia eletrônica de varredura operado à 15 Kv por uma única operadora com aumento de 2000x. Resultados: As imagens de MEV mostraram saliva e sangue humano na superfície da cerâmica quando não submetidos à nenhum método de limpeza. Outras imagens ilustraram uma superfície limpa e sem resíduos dos contaminantes após os métodos de limpeza, sendo que todos foram eficazes.
Conclusões: Os métodos de limpeza avaliados foram eficazes para remover a saliva e sangue humano da superfície da cerâmica vítrea.
PN1005 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

Avaliação do potencial de adaptação de próteses múltiplas implanto suportadas obtidas por fluxo digital
Traczinski A, Tassi-Junior PA, Manfrinato JPL, Sartori IAM
INSTITUTO LATINO AMERICANO DE PESQUISA E ENSINO ODONTOLÓGICO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade do fluxo de trabalho totalmente digital na confecção de próteses múltiplas implanto suportadas do tipo parafusadas em relação à passividade das mesmas. Esta série de casos, faz parte do projeto aprovado pelo Comitê de Ética do Centro Universitário José Campos Andrade- UNIANDRADE sob número 3.367.320. A amostra foi constituída na Faculdade ILAPEO, 32 implantes serviram de suporte para 15 PPF em 9 pacientes, que preencheram os critérios de inclusão e assinaram o TCLE. Foram instalados intermediários selecionados de acordo com os tecidos peri implantares. O escaneamento intraoral realizado com oclusão registrada em MIH. As imagens formam processadas, infraestruturas fresadas em CoCr quando posteriores e em Zr quando anterior, e modelos de trabalho impressos. Todas mostraram resultado positivo do assentamento passivo através do Teste de Shefield. As peças receberam a camada de cerâmica de cobertura, depois ajustadas e instaladas.
O fluxo de trabalho aplicado, produziu peças com adaptação clínica e radiográfica aceitáveis. Assim podemos concluir: o escaneamento intraoral é um grande aliado do sistema CAD/CAM para a confecção deste tipo de próteses; este fluxo de trabalho produziu estruturas com assentamento passivo aceitáveis de acordo com a avaliação aplicada; próteses multicamadas confeccionadas por este fluxo, necessitam de ajustes intraorais semelhantes as confeccionadas por fluxo convencional.
PN1006 - Painel Aspirante
Área: 6 - Prótese

A qualidade do tecido de suporte para a prótese pode influenciar a função mastigatória e a qualidade da prótese total?
Girundi ALG, Girundi FMS, Machado RMM, Gonçalves TMSV, Cury AAB, Silva WJ
Prótese e Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A qualidade dos tecidos de suporte para próteses totais (PT) influencia a retenção e a estabilidade das próteses, o que pode afetar a função mastigatória (FM) e satisfação dos pacientes. Assim, este estudo clínico transversal avaliou a influência da qualidade dos tecidos de suporte para PT na FM, satisfação, qualidade das próteses e qualidade de vida relacionada à Saúde Bucal (QVRSB). Sessenta voluntários foram selecionados e alocados, segundo a classificação do American College of Prosthesis (ACP), em dois grupos, A (n=24), voluntários com melhor condição do rebordo (Classe I-II), e B (n=36), voluntários com pior condição do rebordo (Classe III-IV). Todos os voluntários receberam novas próteses, e após 4 meses foram avaliados quanto a satisfação, QVRSB, qualidade da prótese, FM avaliada por meio da performance mastigatória (PM) e limiar de deglutição (LD). Os dados foram analisados por análise univariada. A satisfação (p=0,181), a qualidade das próteses (p=0,103) e a QVRSB (p=0,343) não foram influenciadas pela qualidade do tecido de suporte da PT. A PM apresentou maiores valores no grupo B (4,21±0,14) do que no grupo A (3,15±0,21) (p<0,001), assim como o LD, que foi de 3,27±0,13 para o grupo B e 2,40±0,18 para o grupo A (p<0,001).
A qualidade do tecido de suporte para a prótese influenciou a função mastigatória dos pacientes desdentados totais, entretanto não foi capaz de influenciar a satisfação, qualidade das próteses e QVRBS.
(Apoio: CNPq  N° 03348/2012 -9)