Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2365 Resumo encontrados. Mostrando de 691 a 700


PN0482 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Manchamento dental promovido por diferentes fases de um cimento de aluminato de cálcio - 1 ano de análise
Cancelier PA, Jesus LS, Volpato CAM, Duque TM, Alves AMH, Bortoluzzi EA, Teixeira CS, Garcia LFR
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou o manchamento de dentes tratados com diferentes fases do cimento de aluminato de cálcio (CAC), comparativamente ao CAC convencional e MTA. Foram utilizados 50 incisivos bovinos que, após preparo e obturação dos canais, tiveram 2 mm de sua obturação removida para confecção de tampão cervical: - cimento experimental obtido a partir das diferentes fases do CAC - CA (CaO.Al2O3) (G1), CA2 (CaO.2Al2O3) (G2), C12A7 (12CaO.7Al2O3) (G3); CAC convencional (G4) e MTA (G5). Foi realizada leitura de cor inicial na face vestibular dos dentes. Após 7, 15, 30, 45, 90, 180 e 365 dias, novas leituras de cor foram realizadas para determinar as diferenças de cor (ΔE00), luminosidade (ΔL'), croma (ΔC') e matiz (ΔH'). ΔE00 foi calculada segundo o sistema CIEDE2000 e analisadas estatisticamente por ANOVA. ΔL', ΔC' e ΔH' foram analisadas pelos testes ANOVA de medidas repetidas. Comparações múltiplas foram feitas pelo Teste de Tukey (α=0,05). ΔE00 foram significativas para os grupos (p=0.036) e tempos (p<0,001), sendo que as maiores diferenças de cor foram observadas após 365 dias no G4 (12.80), seguido por G1 (9.82) e G5 (9.64). Nesse mesmo período, as menores ΔE00 foram observadas no G3 (7.20). ΔL' e ΔC' foram significantes para os grupos e tempos testados (p<0.001), enquanto as ΔH' foram significantes apenas para os tempos (p<0.001). Após 365 dias, uma redução significativa da luminosidade foi observada em todos os grupos testados, com aumento do croma.
Todos as formas de CAC alteraram os padrões colorimétricos, principalmente a luminosidade dental.
PN0483 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Perfil microbiano da reintervenção endodôntica devido ao insucesso do tratamento ou por motivo protetico
Godoi Jr. EP, Francisco PA, Bícego-Pereira EC, Lima AR, Soares AJ, Marciano MA, Ferraz CCR, Gomes BPFA
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A principal causa do insucesso endodôntico é a presença de microrganismos e seus subprodutos no sistema de canais radiculares (SCR). Dessa forma, os objetivos do presente estudo foram: a) Investigar o perfil bacteriano associado a dentes indicados para reintervenção endodôntica por motivos protéticos (G1), e a dentes indicados ao retratamento devido a periodontite apical crônica (G2); b) Monitorar o perfil bacteriano do SCR durante o preparo químico mecânico (PQM) e o uso de medicação intracanal [clorexidina 2% gel + hidróxido de cálcio] (MIC) por 30 dias nos grupos G1 e G2. Foram selecionados 20 dentes em cada grupo e coletadas amostras iniciais, após PQM e após MIC. O DNA das amostras foi extraído e submetido ao Nested PCR, onde 17 primers espécie-específicos foram investigados. Bactérias foram detectadas em todas as amostras inicias do G1 e G2. As espécies mais prevalentes nas amostras provenientes do G1 foram E. faecalis (14/20); G. morbillorum (6/20), P. micra (5/20) e F. nucleatum (4/20) e no G2 as espécies mais prevalentes foram E. faecalis (17/20); F. nucleatum (14/20); P. gingivalis (11/20) e G. morbillorum (8/20). Foi utilizado teste t pareado (p<0,05) para avaliar a redução da carga bacteriana durante as etapas do tratamento endodôntico. Observou-se uma redução na carga de DNA bacteriano após o PQM, no entanto não houve uma redução após a MIC em ambos os grupos (p<0,05).
Concluiu-se que a frequência de microrganismos detectados no G1 e G2 é diferente e que o retratamento endodôntico foi eficaz em reduzir os níveis bacterianos em ambos os grupos.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 303852/2019-4,  |  2015/23479-5  N° FAPESP)
PN0484 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Avaliação clínica e tomográfica da presença do quarto canal em primeiros molares superiores
Dorigon-Santos J, Vitali FC, Braghini AP, Olbertz J, Silveira PF, Alves AMH, Duque TM
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a eficácia de diferentes métodos clínicos em identificar a presença do canal mesiopalatal (MP) em primeiros molares superiores (MS). Para isso, 66 MS foram selecionados e previamente submetidos à Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) para confirmar a presença do canal MP. O acesso endodôntico tradicional foi realizado por um operador e em seguida, dois especialistas em Endodontia, previamente calibrados, avaliaram a presença do MP através de três métodos clínicos: visualização direta (VD); lupa odontológica com ampliação de 4x (LO); e microscópio operatório com ampliação de 12x (MO). Os dados foram tabelados e avaliados estatisticamente pela análise da curva ROC associada aos testes Q de Cochran e Qui-Quadrado. Os resultados mostraram diferença estatística entre VD e MO (p=0,000). No entanto, não houve diferença entre VD e LO (p=0,111) e LO e MO (p=0,421). Mesmo a TCFC apresentando o MP em 100% da amostra, ele foi identificado em maior porcentagem pela MO (65,15%), seguido da LO (48,48%) e VD (34,84%).
Concluiu-se que mesmo o MP sendo identificado na TCFC, nem sempre o diagnóstico clinico é possível. Porém o MO é o mais indicado para sua identificação.M
PN0485 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Dor pós-operatória em tratamento endodôntico sob irrigação com hipoclorito de sódio 8,25%: ensaio clínico
Fonseca-Filho PFO, Demenech LS, Tomazinho FSF, Fariniuk LF, Freitas JV, Baratto-Filho F, Gabardo MCL
Odontologia - UNIVERSIDADE POSITIVO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foi avaliada a dor pós-operatória em estudo clínico randomizado controlado em 180 pacientes submetidos a tratamento endodôntico, utilizando NaOCl 8,25% comparado às soluções: NaOCl 2,5%, 5,25%, 8,25% ou CLX 2%. Empregou-se instrumentação automatizada com instrumento único, com tempo de preparo foi cronometrado e seguiu-se mesma técnica obturadora. A presença de dor foi avaliada em "sim" ou não" e por escala visual analógica (EVA), em três tempos diferentes: 24, 48 e 72 h pós-intervenção. Foi realizada análise descritiva seguida de regressão logística e teste de Wald (p < 0,05). Responderam à pesquisa 169 pacientes, com média de idade foi 38,06 anos. Quanto à dor pós-operatória, houve diferença significativa no "tempo ≥ 10 minutos" (OR = 3,23; IC95%: 1,05-9,91; p = 0,041), e "com extravasamento de material obturador" (OR = 13,6; IC95%: 3,98-46,9; p < 0,001). Para a "dor pós-operatória em 24 h", os resultados tiveram diferença significativa em relação às mesmas variáveis, sendo que o NaOCl 5,25%, representou 16,7% dos casos (OR = 7,10; IC95%: 1,17-43,00; p = 0,003).
Não houve diferença quanto à dor pós-operatória nos pacientes do grupo NaOCl 8,25% comparado às demais soluções. O NaOCl 8,25% pode ser utilizado para como solução irrigadora, desde que o tempo de preparo seja reduzido.
PN0486 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Análise in vitro da atividade antimicrobiana do ácido peracético a 1% em um modelo de biofilme duas-espécies
Caldeira TH, Pedrinha VF, Cuéllar MRC, Bueno CES, Andrade FB, De Martin AS
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar in vitro a atividade antimicrobiana do ácido peracético a 1%, como solução irrigadora alternativa, em modelo de biofilme duas-espécies (Enterococcus faecalis e Candida albicans) de diferentes maturações (7 e 28 dias) utilizando blocos de dentina bovina como substrato (n = 7) e a ação da solução irrigadora em canais radiculares bovinos infectados experimentalmente (n = 10) seguindo protocolo de contaminação intratubular. Os espécimes contaminados de forma padronizada com as espécies foram divididos aleatoriamente em 3 grupos: controle (sem tratamento), hipoclorito de sódio a 2,5% e ácido peracético a 1%. Após o tratamento receberam os corantes Live/Dead e Calcofluor White para avaliar a viabilidade microbiana e a matriz do biofilme obtendo-se imagens de fluorescência com Microscopia Confocal de Varredura a Laser. Os dados foram analisados pelos testes de Kruskal-Wallis e Dunn (α = 0.05). O ácido peracético foi mais eficiente na redução da viabilidade microbiana e quantidade de matriz intratubular, porém não estatisticamente diferente do hipoclorito. Na eliminação dos biofilmes sobre os blocos, ambas soluções também foram efetivas e equivalentes estatisticamente, avaliando células e matriz. Biofilmes de 7 dias tiveram a viabilidade diminuída mais facilmente do que aos 28 dias, porém a matriz foi igualmente afetada em ambos períodos.
Concluindo, ambas soluções de hipoclorito de sódio a 2,5% e de ácido peracético a 1% demonstraram percentual de redução de matriz extracelular e de viabilidade microbiana semelhantes (p > 0.05).
PN0487 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Comparação tomográfica entre dois sistemas rotatórios na desobturação e repreparo de canais radiculares ovalados
Savaris JM, Paula HD, Kuntze MM, Corrêa LR, Teixeira CS, Garcia LFR, Silveira MPC, Bortoluzzi EA
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo foi avaliou a eficácia dos sistemas ProTaper Universal Retratamento (PTUR) e TruShape (TSH) na desobturação e repreparo de canais radiculares ovalados por meio de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC). 42 réplicas de pré-molares inferiores foram instrumentadas com ProTaper Universal e obturadas com cones de guta-percha e AH Plus pelas técnicas do cone único + compactação lateral. Os espécimes foram distribuídos em 2 grupos (n = 21) de acordo com o sistema utilizado na desobturação e repreparo dos canais: G1-PTUR e G2-TSH. Imagens volumétricas foram adquiridas por meio do TCFC antes e após os procedimentos. Dois examinadores atribuíram escores em relação à quantidade de material obturador remanescente (MOR) nos canais: I - completamente removido; II - menos de 2mm de MOR; III - presença de uma a três "ilhas" de MOR com menos de 2mm de extensão; IV - presença de mais de três "ilhas" de MOR com menos de 2mm de extensão; V - mais de 2mm de MOR; VI - mais de 4mm de MOR. Os resultados foram analisados pelo teste t (α=5%). No terço cervical, G1 e G2 receberam escore VI em 61,9% e 90,4% dos espécimes, respectivamente. Nenhum dos espécimes dos grupos recebeu escore I neste terço. No terço médio, G1 apresentou escore I em 42,8% dos espécimes e G2 recebeu escore V em 33,3%. No terço apical, 61,9% dos espécimes do G1 receberam escore I e 33,3% do G2 o escore V.
O grupo PTUR foi mais eficaz na remoção de material obturador do terço apical, quando comparado ao TSH (p<0,05). Nenhum dos sistemas rotatórios foi capaz de remover completamente o material obturador dos canais radiculares.
PN0488 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Controle da inflamação pulpar e reabsorção óssea periapical por AINEs: estudo experimental in vivo
Carvalho MS, Santos FRR, Politi MPL, Arnez MFM, Silva LAB, Faccioli LH, Paula-Silva FWG
Clínica Infantil - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivos deste estudo foi avaliar o efeito de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) no controle na inflamação pulpar e reabsorção óssea periapical, após inoculação de lipopolissacarídeo (LPS) na câmara pulpar de primeiros molares de camundongos. Inoculou-se na câmara pulpar de camundongos C57BL/6 (n=144), uma solução contendo LPS de E. Coli (1,0mg/ml) e os animais foram tratados diariamente com Indometacina e Celecoxibe. Após 7, 14, 21 e 28 dias, os tecidos foram removidos para avaliaçãohistopatológica e da expressão gênica. Os efeitos do bloqueio farmacológico no recrutamento de células inflamatórias foi quantificado na polpa radiculare na expressão gênica de RANK, RANKL, OPG foram investigados por qRT-PCR. A inoculação de LPS na câmara pulpar induziu a expressão gênica dePtgs2, responsável pela codificação da enzima ciclooxigenase-2 (COX-2), assim como dos receptores Ptger1, Ptger3 ePtger4para prostaglandina E2. Concomitantemente houve a indução da expressão dos genes Tnfrsf11a, Tnfsf11 e Tnfrsf11b, responsáveis pela codificação dos moduladores da osteoclastogênese RANK, RANKL e OPG, respectivamente. Indometacina e Celecoxibe modularam diferencialmente o recrutamento de células inflamatórias e a expressão gênica. A administração de Indometacina por 28 dias resultou emdesenvolvimento lesão periapical, diferentemente do Celecoxibe.
Os medicamentos AINEs Indometacina e Celecoxibe modularam diferencialmente o recrutamento de células inflamatórias, a expressão de genes envolvidos no metabolismo ósseo e a reabsorção óssea.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2010/17611-4)
PN0489 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

O efeito do aquecimento nas propriedades físico-químicas de cimentos à base de silicato de cálcio
Nomura LH, Schuldt DPV, Cardoso IV, Silveira MPC, Vitali FC, Garcia LFR, Bortoluzzi EA, Teixeira CS
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito do aquecimento nas propriedades físico-químicas de cimentos à base de silicato de cálcio. Os seguintes cimentos foram testados: EndoSequence BC Sealer, BioRoot-RCS e Bio-C. O cimento à base de resina epóxica AH Plus foi usado como controle. O tempo de presa (TP) foi medido com a agulha de Gilmore, de acordo com a norma ANSI/ADA 57. O escoamento (ESC) foi medido com um paquímetro digital de acordo com a norma ISO 6876. A alteração dimensional (AD) foi avaliada em 24 horas (h) e 30 dias (d) e o pH foi medido em 24h e 30d na água do teste de AD. A solubilidade (SOL) foi medida em 24h e 30d, conforme metodologia específica. Os testes foram repetidos com novas amostras submetidas ao aquecimento em uma estufa a 100° C por 1 minuto. A análise dos dados foi realizada por teste estatístico ANOVA, seguido dos testes F e Tukey (α=5%). O aquecimento promoveu diminuição significativa no TP do AH Plus e EndoSequence (p<0.05). O aquecimento também causou redução significativa no ESC (p<0.05) e aumento no pH do AH Plus (p<0.05). A SOL do EndoSequence quando aquecido foi significativamente maior (p<0.05) após 30d no peso desidratado. A SOL observada nas amostras de Bio-C, quando pesadas desidratadas, foi superior aos parâmetros recomendados pela norma ANSI/ADA, independente do aquecimento. A AD dos cimentos AH Plus (24h e 30d), BioRoot-RCS (30d) e Bio-C (24h e 30d) não atingiu os padrões recomendados pelas normas ANSI/ADA e ISO.
O aquecimento promoveu diminuição no TP e aumento da SOL do EndoSequence, redução no ESC e aumento do TP e pH do AH Plus.
PN0490 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Influência do preparo químico-mecânico na microbiota e nos níveis de LPS e LTA em lesões lesões endodônticas-periodontais combinadas
Chapola RC, Berber VB, Marinho ACS, Passini MRZ, Pecorari VGA, Soares AJ, Paster BJ, Gomes BPFA
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou os microbiomas das lesões endodônticas-periodontais (LEP) e os níveis de lipopolissacarídeos (LPS/endotoxina) e ácido lipoteicóico (LTA) antes e após o preparo químico-mecânico (PQM). Foram coletadas amostras clínicas de 15 canais radiculares (CRs) com polpa necrótica e das bolsas periodontais associadas (BPs, n = 15) de dentes com LEP antes e após PQM. O Next Generation Sequencing (NGS) foi utilizado para identificação da microbiota nos CRs e BPs. Foi realizado o cultivo e contagem das UFCs. O método de LAL PyrogentTM 5000 foi utilizado para a quantificação de LPS. Os níveis de LTA foram determinados por ELISA. Utilizou-se os testes de Friedman, Wilcoxon e Teste t (p<0,05) para análises estatísticas. Bactérias foram detectadas em 100% das amostras nos dois sítios (15/15) usando NGS. Firmicutes foi o filo mais predominante nos dois sítios. As espécies mais prevalentes nos CRs antes e depois da PQM foram E.faecalis, P.micra, M.timidum, F.alocis. Nas BPs as espécies mais encontradas antes e após PQM foram P.micra, E.faecalis, S.constellatus, T.forsythia e F.alocis. Associações significantes foram encontradas entre lesões periapicais ≤ 2 mm e Desulfobulbus sp. taxon oral 041; e com BP ≥ 6mm e D.invisius e P.stomatis. PQM diminuiu as UFCs (CRs: 98,4%; BPs: 31,58%). LPS foi 5,23 vezes mais alto nas BPs. LTA foi detectado em todas as amostras (CRs: 331,68; BPs: 386,91 pg / mL).
Concluiu- se que houve similaridade entre as comunidades microbianas dos CRs e BPs nas LEP. PQM foi eficaz na redução da carga microbiana, LPS e LTA em ambos os sítios.
(Apoio: FAPESP  N° 15/23419-5  |  FAPESP  N° 2017/14912-2  |  CNPq  N° 308162/2014-5)
PN0492 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Consequências da formação de resíduo químico durante potencialização da irrigação final - estudo in vitro
Barros MC, Coelho JA, Duarte MAH, Pinto LC, Andrade FB
Dentística, Endodontia e Materiais - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A associação do hipoclorito de sódio (NaOCl) com a clorexidina (CHX), na irrigação final, devido as excelentes características que ambos apresentam, tem sido estudada a fim de potencializar a desinfecção do sistema de canais radiculares. A literatura mostra que a associação dessas substâncias leva a formação de um precipitado acastanhado, porém sem mensurar a intensidade deste precipitado e sua penetração nos túbulos dentinários. Este estudo teve como objetivo avaliar a alteração de cor dentária e a obliteração dos túbulos dentinários após a associação de NaOCl com CHX na irrigação final. 50 pré-molares inferiores humanos esterilizados foram preparados com um único instrumento 35.05, divididos em 6 grupos. Foram testadas quatro diferentes concentrações de NaOCl (0,5%; 1%; 2,5% e 5,25%) associadas a CHX a 2%, além de 2 grupos controles, utilizando apenas NaOCl a 2,5% e CHX a 2%. Após o protocolo de irrigação final, a alteração de cor da dentina foi avaliada por espectrofotometria, e a obliteração dos túbulos dentinários, por microscopia eletrônica de varredura. Verificou-se que independente da concentração de NaOCl utilizada, quando associado a CLX, um resíduo químico era formado, com consequente pigmentação dentinária e obstrução tubular, entretanto, houve uma tendência no aumento da pigmentação dentinária e de obstrução tubular devido a deposição do resíduo químico formado pela associação.
Pode-se concluir que todas as concentrações de NaOCl associadas ao CHX causam alterações de cor e obstrução tubular, sendo proporcional a concentração de NaOCl utilizada.