Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 929 Resumo encontrados. Mostrando de 601 a 610


PN0555 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Efeito do laser infravermelho na periodontite induzida por ligadura em ratos. Análise histológica, Micro CT e celular
Camargo GACG, Barbosa LMO, Stumbo MB, Thurler-Júnior JC, Pascoal V, Robbs BK, Lopes RT, Capelo LP
Formação Específica - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do laser infravermelho na periodontite induzida por ligaduras em ratos, utilizando-se análise histológica, micro TC, migração e viabilidade celular. 45 ratos foram divididos em 3 grupos: NDP, sem tratamento, DP, tratado por ligadura para indução da doença periodontal e sem laserterapia e Laser, tratado por ligadura e tratado com laser infravermelho. Mandíbulas dos primeiros molares inferiores foram analisadas por micro CT e histologia. O ensaio de migração e viabilidade celular utilizou fibroblastos para testar a dose de radiação, viabilidade e migração celular após a aplicação do laser infravermelho. A análise histológica da distancia COA-JCE demonstrou que o grupo laser não apresentou alteração após 30 dias quando comparado ao grupo DP. Quanto a analise de polimorfonucleares (PMN) no epitélio, o grupo laser apresentou diminuição estatisticamente significativa comparado ao grupo DP. A análise de Micro CT demonstrou que o grupo laser apresentou melhores resultados para a relação volume ósseo / volume total, espessura trabecular e grau de anisotropia quando comparado ao grupo DP, 30 dias após a terapia. O ensaio de migração e viabilidade celular mostrou que o laser infravermelho manteve a viabilidade celular dos fibroblastos e a dosagem de 4 joules mostrou 100% de cicatrização. O nível de significância estatística foi estabelecido em 5%.
Conclui-se que a utilização do laser infravermelho associado ao tratamento da doença periodontal contribuiu para melhora na cicatrização dos tecidos periodontais.
(Apoio: PIBIC  N° 177733  |  PIBIC  N° 166773  |  155767  N° PIBIC)
PN0568 - Painel Efetivo
Área: 8 - Periodontia

Avaliação clínica de dois protocolos de aplicação de toxina botulínica na redução do sorriso gengival
Costa AB, Romansina D, Ramalho JAS, Pereira PA, Tedesco TK, Morimoto S, Ramalho KM
Odontologia - UNIVERSIDADE IBIRAPUERA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este ensaio clínico randomizado comparou o efeito de dois protocolos de aplicação de toxina botulínica tipo A (BTX-A) na redução do sorriso gengival (SG) e atividade muscular em 2, 8, 12, 16, 21 e 25 semanas. O objetivo foi avaliar se o aumento do número de pontos tem efeito na eficácia, durabilidade do tratamento e na atividade muscular. O estudo incluiu pacientes com SG maior ou igual a 3mm. Grupo 1: um total de 4 pontos de aplicação de BTX-A (2 unidades de BTX-A por ponto) para relaxamento dos músculos elevador do lábio superior e asa do nariz e elevador do lábio superior foi realizado; Grupo 2: um total de 2 pontos de BTX-A (2 unidades por ponto) para relaxamento do músculo elevador do lábio superior foi realizado. A Atividade muscular foi avaliada através de eletromiografia de superfície (EMGs) por avaliador cego e a quantidade de gengiva exposta durante o sorriso foi mensurada com uso de paquímetro por avaliador cego. Após 2 semanas, houve diferença estatisticamente significante entre as medidas basal e final nos dois grupos em relação à redução do SG e redução da atividade muscular (p<0.05). Não houve diferença quando os dois grupos foram comparados entre si (p>0.05). Em 8 semanas, não houve mais redução estatisticamente significativa na atividade muscular. A duração do tratamento para redução significante do SG foi de 12 semanas no G1 e 16 semanas no G2, mas sem diferença significante entre eles em nenhum momento
Não houve diferença entre os dois protocolos testados em nenhum tempo avaliado. Aumentar o número de pontos de injeção não aumenta a eficácia e durabilidade do resultado.
PN0639 - Painel Efetivo
Área: 10 - Implantodontia - clínica cirúrgica

Análise histomorfométrica da perfuração do leito receptor no processo de neoformação óssea do enxerto autógeno onlay corticomedular
Gusmão PS, Fabri GMC, Chaves MGAM, Nunes FD, Netto BP, Netto HDMC
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou, por histomorfometria, em humanos, se existe influência do método de perfurar o leito receptor no processo de neoformação óssea do enxerto autógeno onlay corticomedular. Após exames clínicos e radiográficos, foram selecionados nas clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, oito pacientes (2 homens, 6 mulheres; média de 56,9 anos), que apresentavam rebordos alveolares atróficos, em região de maxila, com indicação de enxerto ósseo autógeno onlay, sendo a área doadora de eleição a sínfise. Os pacientes passaram por dois procedimentos cirúrgicos, sendo a primeira fase de enxertia e a segunda, após seis meses, coleta de material para análise histomorfométrica e instalação dos implantes. Cada paciente participou, simultaneamente, dos dois grupos de estudo, ou seja, grupo teste (GT) em que o leito receptor foi perfurado e grupo controle (GC), em que o leito receptor não recebeu perfuração para inserção do enxerto em bloco.As características microscópicas de ambos os grupos evidenciaram presença de neoformação óssea, observando-se que houve diferença estatística entre os grupos (p = 0,046), em que uma média de 5,74% (±1,82) foi atribuída a GT e 3,68 (± 1,82), a GC.
No grupo de pacientes analisados, a perfuração do leito receptor demonstrou influência no processo de neoformação óssea do enxerto autógeno onlay corticomedular.
PN0657 - Painel Efetivo
Área: 3 - Cariologia / Tecido Mineralizado

Desenvolvimento de sistemas de liberação controlada mucoadesivos contendo morina para uso odontológico
Brighenti FL, Farias AL, Meneguin AB, Barud HS
Morfologia e Clínica Infantil - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O desenvolvimento de sistemas de liberação controlada de fármacos tem como objetivo gerar um efeito terapêutico prolongado. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e caracterizar sistemas de liberação controlada mucoadesivos contendo morina e avaliar as suas atividades antimicrobiana e antibiofilme. Foram desenvolvidos micropartículas (MP), filmes (F) e comprimidos liofilizados (CL) à base de biopolímeros (alginato e goma gelana). Os sistemas foram caracterizados quanto à eficiência de encapsulação (MP), perfil de liberação e mucoadesão (MP, F, CL). A capacidade dos sistemas em interferir na maturação dos biofilmes foi avaliada utilizando Actinomyces naeslundii ATCC 19039 e Streptococcus mutans UA159. Os biofilmes foram analisados quanto à sua acidogenicidade, peso seco e composição microbiana e bioquímica. A eficiência de encapsulação das MP foi de 95,16%. As MP controlaram melhor a liberação (39,6%), seguida do F (41,1%) e C (91,4%). F e CL apresentaram maior mucoadesividade em comparação às MP. A morina liberada reduziu a acidogenicidade, o peso seco, a viabilidade microbiana e a concentração de polissacarídeos insolúveis dos biofilmes quando comparados ao grupo controle.
Os sistemas F e CL controlaram as taxas de liberação e apresentaram mucoadesividade, atividade antimicrobiana e antibiofilme relevante contra micro-organismos cariogênicos.
(Apoio: CAPES  N° 01  |  CNPq  N° 304383/2016-3)
PN0666 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Mel orgânico brasileiro interfere na microbiota e na modulação do processo inflamatório da doença periodontal
Rosalen PL, Lazarini JG, Bueno-Silva B, Pingueiro JMS, Alencar SM, Schattner M, Charó N, Romario-Silva D
Biociências - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar, in vitro, as atividades antimicrobiana e anti-inflamatória de méis orgânicos (MOs) da Mata Atlântica brasileira nos componentes da doença periodontal. Oito MOs (MO-1 a MO-8) georreferenciados e certificados foram esterilizados por filtração e diluídos em diferentes porcentagens (p/v). Atividade antimicrobiana foi avaliada por microdiluição para obtenção da CIM contra Porphyromonas gingivalis W83 e a atividade antibiofilme subgengival multiespécie (34) maduro por hibridização DNA-DNA e viabilidade por TTC. Atividade anti-inflamatória foi avaliada por análise da inibição da ativação de NF-κB e liberação de TNF-α em macrófagos Raw 264.7 (ATCC TIB-71), e formação de NET (neutrophil extracellular traps). Análise estatística: ANOVA one-way e Tukey. Os MOs apresentaram atividade antimicrobiana contra P. gingivalis com CIM variando entre 2% (MO-2) e 7% (MO-6). Todos os MOs apresentaram atividade antibiofilme (p<0,05), com destaque para MO-7 a 8% e 40%. Todos os MOs na concentração 4% reduziram a ativação do NF-κB (p<0,05). Os MOs 2, 3, 4 e 7 diminuíram os níveis de TNF-α em mais de 50% nos macrófagos. Para o NET, os neutrófilos tratados com MO-7 (0,4%), reduziram a formação de NET em comparação com o controle (PMA/ionomicina) (p<0,05).
Concluímos que os MOs brasileiros, especialmente a variedade MO-7, diminuem a viabilidade de biofilme multiespécie e a resposta inflamatória relacionadas aos componentes da doença periodontal, podendo predispor a melhor condição de saúde geral e oral.
(Apoio: CNPq  N° 306673/2019-3)
PN0695 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Uso de solução probiótica no controle de biofilme de Candida albicans em superfície de resina acrílica
Straioto FG, Meireles TA, Gonçalo CF, Poleto LL, Monteiro DR, Maia LP, Amaral COF
Prótese Dentária e Odontogeriatria - UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A estomatite oral causada pela Candida albicans possui alta incidência em portadores de prótese sendo necessário o controle de biofilme. O objetivo foi avaliar a eficácia do uso diário de probiótico no controle de biofilme de Candida albicans formado na superfície de resina termopolimerizável. Discos de resina foram confeccionados (n= 12) e a rugosidade superficial analisada e esterilizados. Os espécimes foram inseridos em microplacas para a formação de biofilme por 48 horas. Foram tratados com diferentes limpadores durante 10 minutos: G1 - controle negativo (água destilada), G2- solução de Bifidobacterium animalis subsp. lactis HN019, G3 - controle positivo (hipoclorito de sódio 0,5%). A quantificação do biofilme foi realizada por meio da contagem de Unidades Formadoras de Colônia após 3, 5 e 7 dias de tratamento. Os dados foram submetidos à análise de variância e ao teste de Tukey com nível de significância de 5%. O grupo G3 apresentou valores menores (p<0,05) quando comparado ao grupo controle negativo (G1) e ao experimental (G2) após 3 dias de tratamento (p<0,05). O grupo experimental (G2) apresentou redução de número de células viáveis igual o controle negativo (hipoclorito de sódio) (p>0,05) após 5 e 7 dias de tratamentos.
O tratamento com solução probiótica contendo Bifidobacterium animalis subsp. lactis HN019 não foi capaz reduzir totalmente o número de células viáveis. Entretanto, após 5 e 7 dias consecutivos de tratamento do biofilme formado na superfície de espécimes de resina acrílica houve apenas redução do número de células Candida albicans viáveis.
(Apoio: Unoeste  N° 4813 /2018)
PN0699 - Painel Efetivo
Área: 3 - Fisiologia / Bioquimica / Farmacologia

Toxicidade do flúor em linhagens celulares do sistema nervoso central de humanos: análise citotóxica, transcriptômica e proteômica
Lima RR, Bittencourt LO, Lima LAO, Dionizio A, Buzalaf MAR, Oliveira EHC, Puty B
Instituto de Ciências Biológicas - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou investigar os efeitos da exposição ao flúor (F) em cultura de células de linhagens neuronais (IMR-32) e gliais (U87) do sistema nervoso (SN). Para isso, as células foram expostas por 3,5 e 10 dias ao meio DMEM+10% FBS contendo F a 0, 0.095, 0.19 ou 0.22μg/mL. Após, avaliou-se a viabilidade e metabolismo celular, produção de ATP, apoptose/necrose, peroxidação lipídica (PL), espécies reativas de oxigênio (ERO), razão de glutationa reduzida/oxidada (GSH/GSSG), danos ao DNA, análise diferencial de genes (DEG) por micoarray e proteoma por espectrometria de massas. O proteoma foi analisado pelos softwares ProteinLynx Global SERVER e Cytoscape, e o transcriptoma pelo GeneSpring; os demais resultados foram analisados por ANOVA e pós-teste Tukey (p<0,05). Os resultados não apontam efeitos deletérios do F sobre as células IMR-32 nos tempos e concentrações avaliados; No entanto, as células U87 foram suscetíveis aos efeitos do F na concentração de 0.22µg/mL após 10 dias de exposição, diminuindo a viabilidade e produção de ATP, aumentando o metabolismo e morte por necrose. Houve diminuição dos níveis de GSH/GSSG, sem modulação nos níveis de ERO e PL, e aumento na fragmentação do DNA. A análise DEG apontou modulação em vários genes das vias TNF-alfa e NFK-B, além de processos mitocondriais. O proteoma apontou alterações em proteínas do citoesquelo e na formação dos nucleossomos em comparação ao controle.
Conclui-se que entre as células do SN, as gliais se mostraram mais suscetíveis aos efeitos toxicológicos do F em comparação às neuronais.
(Apoio: CNPq  N° 435093/2018-5 )
PN0703 - Painel Efetivo
Área: 3 - Controle de infecção / Microbiologia / Imunologia

Existe infecção bacteriana nos dentes de indivíduos falcêmicos com necrose pulpar? Um estudo transversal aninhado a uma coorte
Costa CPS, Alves MS, Lima-Neto LG, Monteiro Neto V, Souza SFC
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo foi investigar a existência de infecção bacteriana em dentes hígidos com NP de indivíduos falcêmicos por meio dos parâmetros clínicos, imagenológicos e microbiológicos. Este é um estudo transversal aninhado a uma coorte. Foram selecionados dez indivíduos falcêmicos que apresentaram pelo menos um dente com coroa hígida e diagnóstico clínico de NP obtido por meio da oximetria de pulso adaptada a Odontologia e do teste de sensibilidade pulpar ao frio (n=27 dentes) que participaram do estudo de coorte (2010-2011). Alterações na câmara pulpar, raiz e ligamento periodontal (LP) foram identificadas em análises tomográficas. A reação em cadeia de polimerase em tempo real com primers para região 16S rRNA foi utilizada para identificar a presença de bactérias. O microbioma foi determinado pelo sequenciamento MiSeq (Illumina, San Diego, CA). As diferenças de prevalência de NPA entre as co-variáveis do estudo foram identificadas pelo teste exato de Fisher (α=0.05). O diagnóstico de NP foi confirmado clinicamente em 81.5% (22/27) dos dentes, com maior prevalência nos maxilares superiors (p=0.016). Nódulo pulpar, hipercementose e espessamento do LP ≤ 0.5 mm foram observadas em 14% (3/22) destes dentes. Quantidades de DNA bacteriano inferior a 100 cópias/µL foram detectadas em 23% (5/22) dos dentes com NP. Treze espécies bacterianas foram identificadas.
As avaliações clínica prospectiva, imagenológica e microbiológica revelam que a carga bacteriana identificada não é suficiente para estabelecer infecção endodôntica nesses dentes.
(Apoio: FAPs - FAPEMA  N° 00666/14)
PN0726 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Avaliação da ocorrência de hipomineralização do esmalte afetando outros dentes permanentes em pacientes com HMI - estudo piloto
Jorge RC, Reis PPG, Americano GCA, Gomes TA, Athayde GS, Soviero VM
Odontologia Preventiva e Comunitária - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo piloto foi avaliar a ocorrência de hipomineralização do esmalte em outros dentes permanentes, além dos 1os molares e incisivos, em pacientes com HMI. Dois examinadores calibrados realizaram os exames seguindo o critério da EAPD. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição. De um total de 123 pacientes com HMI, foram incluídos 41 pacientes que apresentavam os caninos permanentes superiores irrompidos, sendo 27 (65,9%) meninas e 14 (34,1%) meninos, com idade média de 11,5 (DP = 1,4). Destes, 17 (44,5%) apresentavam hipomineralização em outros dentes permanentes. O grupo de dentes mais afetado foi o dos 2os molares permanentes (7/98; 7,1%), seguido dos 2os pré-molares (8/147; 5,4%), 1os pré-molares (8/160; 5,0%) e caninos 8/162 (4,9%). O acometimento de outros dentes permanentes não esteve associado ao número de 1os molares afetados (p = 0,56), mas foi mais frequente quando havia incisivos afetados (p = 0,03). Embora não significativa, observou-se uma tendência de maior acometimento de outros dentes, nos casos de HMI severa (p = 0,30). A ocorrência de hipomineralização em outros dentes permanentes foi relativamente alta, tendo acometido quase metade da amostra.
Com base neste dados preliminares, recomenda-se que a avaliação da hipomineralização do esmalte deveria abranger toda a dentição permanente. Além disso, os dados sugerem que os fatores causais relacionados à HMI podem se manifestar por um período mais longo do que aquele que compreende a mineralização dos 1os molares e incisivos permanentes.
PN0793 - Painel Efetivo
Área: 4 - Odontopediatria

Percepção estética de crianças e adolescentes com defeitos de desenvolvimento do esmalte dentário e de seus pais
Rocha CT, Rodrigues RAA, Raposo F, Leal SC, Takeshita EM
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da hipomineralização molar-incisivo (HMI) e fluorose dentária (FD) na percepção estética de crianças/adolescentes e de seus pais. Sessenta e seis crianças entre 08 e 14 anos foram examinadas para presença de HMI e FD, usando o critério MIH-SSS (Molar incisor-hypomineralization-scoring severity system) e o Índice de Thylstrup e Fejerskov, respectivamente, e distribuídas em: 1- presença de HMI em incisivos; 2- ausência de HMI em incisivos, 3- presença de FD em incisivos e 4- ausência de FD em incisivos. O Child´s and Parent´s questionnnaire abouth teeth appearance foi aplicado para as crianças e seus pais. Uma análise estatística foi realizada com os testes Kruskal-Wallis e coeficiente de correlação de Spearman (p<0,05). Os resultados mostraram que a percepção estética em relação aos defeitos obteve diferença significativa entre as crianças (p<0,05). Porém, o acometimento ou não dos incisivos não mostrou diferença estatística na percepção entre as crianças e entre os pais (p≥0,05). De acordo com a gravidade, houve diferença estatisticamente significante com relação à preocupação das crianças e dos pais, bem como a percepção dos pais quanto à aparência dentária dos filhos (p˂0,05).
Concluiu-se que a percepção estética das crianças com HMI ou FD e de seus pais foi igualmente observada independente dos incisivos estarem acometidos. A HMI foi mais percebida pelas crianças. Os pais estavam preocupados e insatisfeitos com a aparência dentária dos filhos e as crianças estavam preocupadas, de acordo com a gravidade dos defeitos.