Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 929 Resumo encontrados. Mostrando de 311 a 320


PN0478 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Physicochemical, biological and antimicrobial properties of White-MTAFlow (Ultradent)
Pelepenko LE, Saavedra FM, Gomes BPFA, Zaia AA, Almeida JFA, Ferraz CCR, Soares AJ, Marciano MA
Faculdade de Odontologia de Piracicaba - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

This study evaluated the properties of the new White-MTAFlow (Ultradent) endodontic reparative material. The powder color was altered from grey to white, and the former-radiopacifier bismuth oxide was replaced with tantalum oxide. Color luminosity (L), color change (ΔE), elemental migration to dentin, radiopacity, setting time, linear flow, volumetric central filling and lateral flow, pH, chemical characterization, volume change, inhibition halo, and direct contact antimicrobial activity, and MTT cytotoxicity using fibroblast cells were assessed and compared to ProRoot MTA (Dentsply) and Biodentine (Septodont). Statistical analysis used unpaired t-test, and Kolmogorov-Smirnov for comparisons. White-MTAFlow presented the highest L value (91.5) and ProRoot MTA the lowest (78.1) due to dentin staining caused by bismuth migration, and all materials presented ΔE after 90 days. White-MTAFlow exhibited proper radiopacity values and the longest setting time. The volumetric lateral flow was higher than that found for volumetric filling for this material. Alkalinity was observed after 28-day immersion, and calcium hydroxide (portlandite) deposition was detected in chemical characterization. Similar White-MTAFlow volume loss to those obtained in Biodentine was observed. No material presented measurable inhibition halos, and similar turbidity values were obtained after 48 hours. Cytocompatibility was comparable to ProRoot MTA.
White-MTAFlow presents comparable properties to ProRoot MTA and Biodentine and does not cause discoloration in dentin.
(Apoio: Fapesp  N° 2017/18413-0  |  Fapesp  N° 2018/16722-9  |  Fapesp  N° 2018/06515-6)
PN0479 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Efeito da cor da estrutura dental na leitura da saturação de oxigênio pelo oxímetro de pulso
Henriques DHN, Silva D, Souza CFF, Alves AMH, Duque TM, Bortoluzzi EA, Garcia LFR, Teixeira CS
Pós-graduação - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da cor da estrutura dental na leitura da saturação de oxigênio (SpO2) pelo oxímetro de pulso (OP), antes e após o clareamento. Foram utilizados 50 dentes anteriores de humanos, com coroas hígidas que foram desgastadas na face palatina/lingual e distribuídas em 2 grupos (n=25) de acordo com a espessura: 3,0 mm ou 5,0mm. Cada coroa teve a cor inicial (C1) aferida por espectrofotômetro. Na sequência, o OP efetuou a leitura da saturação de oxigênio (SpO2) a partir de um dedo óptico que simulava parâmetros de alta (98% de SpO2 e 75 bpm) ou de baixa perfusão (86% de SpO2 e 75 bpm). Para isso, cada coroa foi posicionada com o terço médio vestibular sob o diodo emissor de luz do sensor e este conjunto, dente e sensor, envolveu o dedo óptico durante a leitura. Um controle da leitura de SpO2 foi feito sem a interposição dental. Após, as coroas foram submetidas ao clareamento (Whiteness HP AutoMixx PH 35%) e armazenadas em soro por 07 dias, quando nova leitura da cor (C2) e da SpO2 (L2) foram realizadas. A análise dos dados (ANOVA 2 vias, α = 5%) mostrou que não houve diferença significativa entre a cor avaliada (ΔE) antes e após o clareamento (p > 0,05). Porém, nos dois modos de perfusão foi observada diferença significativa na SpO2, com maiores valores lidos após o clareamento dental (Wilcoxon, p < 0,05).
Concluiu-se que, apesar da alteração da cor não ter sido significativa, o clareamento dental influiu na leitura da SpO2 pelo OP, com maiores valores lidos através das coroas clareadas, independente da espessura dental ou do modo de perfusão avaliado.
(Apoio: CAPES)
PN0483 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Perfil microbiano da reintervenção endodôntica devido ao insucesso do tratamento ou por motivo protetico
Godoi Jr. EP, Francisco PA, Bícego-Pereira EC, Lima AR, Soares AJ, Marciano MA, Ferraz CCR, Gomes BPFA
Odontologia Restauradora - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A principal causa do insucesso endodôntico é a presença de microrganismos e seus subprodutos no sistema de canais radiculares (SCR). Dessa forma, os objetivos do presente estudo foram: a) Investigar o perfil bacteriano associado a dentes indicados para reintervenção endodôntica por motivos protéticos (G1), e a dentes indicados ao retratamento devido a periodontite apical crônica (G2); b) Monitorar o perfil bacteriano do SCR durante o preparo químico mecânico (PQM) e o uso de medicação intracanal [clorexidina 2% gel + hidróxido de cálcio] (MIC) por 30 dias nos grupos G1 e G2. Foram selecionados 20 dentes em cada grupo e coletadas amostras iniciais, após PQM e após MIC. O DNA das amostras foi extraído e submetido ao Nested PCR, onde 17 primers espécie-específicos foram investigados. Bactérias foram detectadas em todas as amostras inicias do G1 e G2. As espécies mais prevalentes nas amostras provenientes do G1 foram E. faecalis (14/20); G. morbillorum (6/20), P. micra (5/20) e F. nucleatum (4/20) e no G2 as espécies mais prevalentes foram E. faecalis (17/20); F. nucleatum (14/20); P. gingivalis (11/20) e G. morbillorum (8/20). Foi utilizado teste t pareado (p<0,05) para avaliar a redução da carga bacteriana durante as etapas do tratamento endodôntico. Observou-se uma redução na carga de DNA bacteriano após o PQM, no entanto não houve uma redução após a MIC em ambos os grupos (p<0,05).
Concluiu-se que a frequência de microrganismos detectados no G1 e G2 é diferente e que o retratamento endodôntico foi eficaz em reduzir os níveis bacterianos em ambos os grupos.
(Apoio: CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 303852/2019-4,  |  2015/23479-5  N° FAPESP)
PN0484 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Avaliação clínica e tomográfica da presença do quarto canal em primeiros molares superiores
Dorigon-Santos J, Vitali FC, Braghini AP, Olbertz J, Silveira PF, Alves AMH, Duque TM
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi avaliar a eficácia de diferentes métodos clínicos em identificar a presença do canal mesiopalatal (MP) em primeiros molares superiores (MS). Para isso, 66 MS foram selecionados e previamente submetidos à Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC) para confirmar a presença do canal MP. O acesso endodôntico tradicional foi realizado por um operador e em seguida, dois especialistas em Endodontia, previamente calibrados, avaliaram a presença do MP através de três métodos clínicos: visualização direta (VD); lupa odontológica com ampliação de 4x (LO); e microscópio operatório com ampliação de 12x (MO). Os dados foram tabelados e avaliados estatisticamente pela análise da curva ROC associada aos testes Q de Cochran e Qui-Quadrado. Os resultados mostraram diferença estatística entre VD e MO (p=0,000). No entanto, não houve diferença entre VD e LO (p=0,111) e LO e MO (p=0,421). Mesmo a TCFC apresentando o MP em 100% da amostra, ele foi identificado em maior porcentagem pela MO (65,15%), seguido da LO (48,48%) e VD (34,84%).
Concluiu-se que mesmo o MP sendo identificado na TCFC, nem sempre o diagnóstico clinico é possível. Porém o MO é o mais indicado para sua identificação.M
PN0487 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Comparação tomográfica entre dois sistemas rotatórios na desobturação e repreparo de canais radiculares ovalados
Savaris JM, Paula HD, Kuntze MM, Corrêa LR, Teixeira CS, Garcia LFR, Silveira MPC, Bortoluzzi EA
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo foi avaliou a eficácia dos sistemas ProTaper Universal Retratamento (PTUR) e TruShape (TSH) na desobturação e repreparo de canais radiculares ovalados por meio de Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico (TCFC). 42 réplicas de pré-molares inferiores foram instrumentadas com ProTaper Universal e obturadas com cones de guta-percha e AH Plus pelas técnicas do cone único + compactação lateral. Os espécimes foram distribuídos em 2 grupos (n = 21) de acordo com o sistema utilizado na desobturação e repreparo dos canais: G1-PTUR e G2-TSH. Imagens volumétricas foram adquiridas por meio do TCFC antes e após os procedimentos. Dois examinadores atribuíram escores em relação à quantidade de material obturador remanescente (MOR) nos canais: I - completamente removido; II - menos de 2mm de MOR; III - presença de uma a três "ilhas" de MOR com menos de 2mm de extensão; IV - presença de mais de três "ilhas" de MOR com menos de 2mm de extensão; V - mais de 2mm de MOR; VI - mais de 4mm de MOR. Os resultados foram analisados pelo teste t (α=5%). No terço cervical, G1 e G2 receberam escore VI em 61,9% e 90,4% dos espécimes, respectivamente. Nenhum dos espécimes dos grupos recebeu escore I neste terço. No terço médio, G1 apresentou escore I em 42,8% dos espécimes e G2 recebeu escore V em 33,3%. No terço apical, 61,9% dos espécimes do G1 receberam escore I e 33,3% do G2 o escore V.
O grupo PTUR foi mais eficaz na remoção de material obturador do terço apical, quando comparado ao TSH (p<0,05). Nenhum dos sistemas rotatórios foi capaz de remover completamente o material obturador dos canais radiculares.
PN0488 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Controle da inflamação pulpar e reabsorção óssea periapical por AINEs: estudo experimental in vivo
Carvalho MS, Athayde FRRS, Lucisano MP, Arnez MFM, Silva LAB, Faccioli LH, Paula-Silva FWG
Clínica Odontológica - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivos deste estudo foi avaliar o efeito de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) no controle na inflamação pulpar e reabsorção óssea periapical, após inoculação de lipopolissacarídeo (LPS) na câmara pulpar de primeiros molares de camundongos. Inoculou-se na câmara pulpar de camundongos C57BL/6 (n=144), uma solução contendo LPS de E. Coli (1,0mg/ml) e os animais foram tratados diariamente com Indometacina e Celecoxibe. Após 7, 14, 21 e 28 dias, os tecidos foram removidos para avaliaçãohistopatológica e da expressão gênica. Os efeitos do bloqueio farmacológico no recrutamento de células inflamatórias foi quantificado na polpa radiculare na expressão gênica de RANK, RANKL, OPG foram investigados por qRT-PCR. A inoculação de LPS na câmara pulpar induziu a expressão gênica dePtgs2, responsável pela codificação da enzima ciclooxigenase-2 (COX-2), assim como dos receptores Ptger1, Ptger3 ePtger4para prostaglandina E2. Concomitantemente houve a indução da expressão dos genes Tnfrsf11a, Tnfsf11 e Tnfrsf11b, responsáveis pela codificação dos moduladores da osteoclastogênese RANK, RANKL e OPG, respectivamente. Indometacina e Celecoxibe modularam diferencialmente o recrutamento de células inflamatórias e a expressão gênica. A administração de Indometacina por 28 dias resultou emdesenvolvimento lesão periapical, diferentemente do Celecoxibe.
Os medicamentos AINEs Indometacina e Celecoxibe modularam diferencialmente o recrutamento de células inflamatórias, a expressão de genes envolvidos no metabolismo ósseo e a reabsorção óssea.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2010/17611-4)
PN0492 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Consequências da formação de resíduo químico durante potencialização da irrigação final - estudo in vitro
Barros MC, Coelho JA, Duarte MAH, Pinto LC, Andrade FB
Dentística, Endodontia e Materiais - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A associação do hipoclorito de sódio (NaOCl) com a clorexidina (CHX), na irrigação final, devido as excelentes características que ambos apresentam, tem sido estudada a fim de potencializar a desinfecção do sistema de canais radiculares. A literatura mostra que a associação dessas substâncias leva a formação de um precipitado acastanhado, porém sem mensurar a intensidade deste precipitado e sua penetração nos túbulos dentinários. Este estudo teve como objetivo avaliar a alteração de cor dentária e a obliteração dos túbulos dentinários após a associação de NaOCl com CHX na irrigação final. 50 pré-molares inferiores humanos esterilizados foram preparados com um único instrumento 35.05, divididos em 6 grupos. Foram testadas quatro diferentes concentrações de NaOCl (0,5%; 1%; 2,5% e 5,25%) associadas a CHX a 2%, além de 2 grupos controles, utilizando apenas NaOCl a 2,5% e CHX a 2%. Após o protocolo de irrigação final, a alteração de cor da dentina foi avaliada por espectrofotometria, e a obliteração dos túbulos dentinários, por microscopia eletrônica de varredura. Verificou-se que independente da concentração de NaOCl utilizada, quando associado a CLX, um resíduo químico era formado, com consequente pigmentação dentinária e obstrução tubular, entretanto, houve uma tendência no aumento da pigmentação dentinária e de obstrução tubular devido a deposição do resíduo químico formado pela associação.
Pode-se concluir que todas as concentrações de NaOCl associadas ao CHX causam alterações de cor e obstrução tubular, sendo proporcional a concentração de NaOCl utilizada.
PN0493 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Propriedades físico-químicas de cimentos endodônticos obturadores à base de silicato tricálcio
Janini ACP, Zaia AA, Soares AJ, Gomes BPFA, Almeida JFA, Ferraz CCR, Marciano MA
Clínica Odontológica - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Materiais à base de silicato de cálcio têm sido propostos como cimentos obturadores para o tratamento endodôntico. O objetivo do estudo foi avaliar as propriedades físico-químicas dos cimentos: EndoSequence BC Sealer, EndoSequence BC Sealer HiFlow, BioRoot RCS e Bio-C Sealer em comparação com um cimento à base de resina epóxi AH Plus. As propriedades foram avaliadas de acordo com a norma ISO 6876/2012. Foram testados (n = 6): escoamento (mm), tempo de presa (min) por meio de duas metodologias diferentes (ambiente seco e úmido), radiopacidade (mm de Al), solubilidade (%), pH após 1, 7, 14 e 21 dias, e caracterização química em MEV/EDX. Os dados foram analisados por meio dos testes de ANOVA/Tukey (p<0,05). O cimento Bio-C Sealer apresentou escoamento significativamente maior (p<0,05). O maior tempo de presa foi obtido para o EndoSequence BC Sealer, em ambas as metodologias, com diferença estatística em relação aos demais cimentos à base de silicato tricálcio (p < 0,05). Todos os cimentos apresentaram radiopacidade acima de 3 mmAl. A solubilidade foi semelhante entre os cimentos EndoSequence BC Sealer HiFlow, BioRoot RCS e Bio-C Sealer (11-13%) (p>0,05), porém elevada em comparação com o AH Plus (0,24%) (p<0,05). O pH para todos os cimentos reduziu de 1 para 21 dias. Os cimentos testados apresentaram partículas de silício e cálcio com radiopacificadores interpostos.
Os cimentos à base de silicato tricálcio apresentaram adequado escoamento, tempo de presa, radiopacidade e pH. A solubilidade foi elevada em comparação com o cimento à base de resina epóxi.
(Apoio: CNPq  N° 42972120188)
PN0495 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Acurácia da tcfc de campo reduzido e alta resolução na medição da espessura das paredes do canal radicular
Chaves DMS, Schulz T, Corrêa M, Dias-Junior LCL, Teixeira CS, Garcia LFR, Duque TM, Bortoluzzi EA
Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O estudo avaliou a acurácia da TCFC de campo reduzido e alta resolução na medição da espessura das paredes de dentina radicular. Dez pré-molares inferiores selecionados e incluídos em resina acrílica de poliestireno. A seguir, foram seccionados transversalmente em duas marcações pré-determinadas. Imagens fotográficas das secções foram obtidas e mensuradas no programa Image J, gerando uma medida anatômica da espessura das paredes vestibular, palatina, mesial e distal dos canais radiculares (grupo controle = padrão ouro). As imagens tomográficas das secções correspondentes foram obtidas no aparelho Prexion 3D®, com resolução de 0.09mm e FOV de 5 cm, e mensuradas no software CoDigital®. Os dados obtidos foram submetidos ao teste Anova (Two-Way) e ao de Tukey HSD para localizar as diferenças entre os grupos (α=5%). A diferença entre as médias das espessuras tomográficas em relação ao padrão ouro nos terços médio e apical foi de apenas 0.09 e 0.15 mm, respectivamente. No terço médio não houve diferença significante entre os grupos (p>0,05), mesmo havendo uma leve superestimação das medidas tomográficas em relação ao padrão ouro. No terço apical houve diferença estatística entre os grupos (p<0,05), devido a uma superestimação das medidas tomográficas. A TCFC de campo reduzido e alta resolução mostrou acurácia em medir as paredes do canal radicular do terço médio, porém superestimou as do terço apical.
A TCFC de campo reduzido e alta resolução mostrou acurácia em medir as paredes do canal radicular do terço médio e sobrestimou as do terço apical.
PN0496 - Painel Aspirante
Área: 2 - Terapia endodôntica

Efeito do sangue nas propriedades físico-químicas e escurecimento de cimento de silicato experimental e do MTA
Titato PCG, Canali LCF, Zancan RF, Morais CAH, Andrade FB, Vivan RR, Duarte MAH
Dentísitica, Endodontia e Materiais - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo investigou cimentos experimentais à base de cimento Portland contendo diferentes radiopacificadores comparado ao MTA HP (Angelus) quanto á interferência do sangue verificando possíveis alterações nas suas propriedades. Os materiais foram divididos em seis grupos: I- Cimento de Portland (CP), II - 60% CP + 30% tungstato de cálcio (TC) e 10% sulfato de bário (SB), III- 60% CP + 20% TC e 20% SB, IV - 60% CP + 30% TC e 10% óxido de zircônio (OZ), V- 60% CP + 20% TC e 20% OZ, e VI - MTA HP. Os cimentos experimentais foram manipulados utilizando 70% de água destilada e 30% de glicerina, em volume. O tempo de presa dos cimentos foi seguindo a norma ASTM C266/08. A análise de radiopacidade foi de acordo com a norma ISO 6876/2001. O teste de escoamento e espessura realizados de acordo com a norma ISO 6876/2001. Para a espectrofotometria foram utilizados critérios pela International Commision on Illumination. A força de compressão realizado de acordo com a ISO 1997.
Os cimentos experimentais comparados com o MTA HP resultaram em um tempo de presa mais prolongado e sem interferência quando exposto ao sangue, a radiopacidade em ambos os grupos se apresentou dentro do recomendado pelas normas ou ainda acima dela; os cimentos experimentais apresentaram um escoamento maior e uma menor espessura de filme em comparação ao MTA HP, a espectrofotometria indicou ausência de alteração de cor para os cimentos com exceção do G2 e MTA HP, e na força de compressão os cimentos experimentais apresentaram uma boa resistência a força de compressão sem interferência quando em contato com sangue.
(Apoio: CAPES)