Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2365 Resumo encontrados. Mostrando de 191 a 200


AO0196 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Relação entre fármacos prescritos pelo cirurgião dentista e doping no atleta
Berard LT, Yonamine M, Rodrigues CH, Rabelo IJ, Pinto HG, Cometti GF, Dias RB, Coto NP
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do presente estudo foi analisar os medicamentos mais indicados na Odontologia e verificar os fármacos que podem ser considerados doping. Por meio das redes sociais, foi aplicado um questionário aos cirurgiões dentistas, sobre quais os medicamentos mais receitados em sua rotina profissional. Foi avaliado também, o nível de conhecimento dos participantes da pesquisa sobre os medicamentos que podem ser considerados doping, bem como, o envolvimento dos cirurgiões dentistas com a Odontologia do esporte em relação ao atendimento ao atleta. Na segunda etapa, os medicamentos apontados foram analisados de acordo com a lista da World anti-doping agency (WADA) e, identificados possíveis fármacos considerados dopantes. A classe dos anti-inflamatórios foi a que apresentou o maior número de fármacos considerados doping, com 6 medicamentos proibidos (indicados por 48% dos cirurgiões dentistas); seguida por analgésicos, com 5 medicamentos proibidos (indicados por 18%); ansiolíticos, com 2 medicamentos proibidos (indicados por 2%); antibióticos (indicados por 1,1%) e antifúngicos (indicados por 28%), ambos com 1 medicamento proibido. Além disso, 83,53% dos profissionais da Odontologia indicaram não saber quais drogas podem ser consideradas doping e apenas 41,18% já atenderam atletas.
O conhecimento do cirurgião dentista em terapêutica medicamentosa é fundamental para que o paciente atleta seja conscientizado e orientado quanto aos fármacos que podem acusar doping, garantindo assim a integridade física e saúde geral do atleta em sua plenitude.
AO0197 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Impacto da energia livre de superfície de novas vitrocerâmicas odontológicas no crescimento subcrítico de trincas
Prado PHCO, Ricco P, Ramos NC, Campos TMB, Villas Bôas MOC, Zanotto ED, Soares VO, Melo RM
Materiais Odontológicos e Prótese - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo tem o objetivo de determinar as propriedades mecânicas, microestrutura, susceptibilidade ao crescimento subcrítico de trincas (CST), a topografia superficial e energia livre de superfície do dissilicato de lítio (IPS E.max CAD, IvoclarVivadent), silicato de lítio reforçado com dióxido de zircônia (Celtra Duo, Dentsply), e vitrocerâmicas experimentais a base de dissilicato de lítio e a base de metassilicato de lítio do Departamento de Engenharinha de Materiais (DEMa/UFSCar). 60 discos de cada material foram confeccionados (1,2 x 12 mm). Para a determinação dos parâmetros de CST, foi realizado o teste de resistência à flexão biaxial em meio inerte. Os resultados foram submetidos à análise de Weibull. A maior e menor média de resistência e módulo de Weibull foram de 382,8 MPa e 10,15 e 233,5 MPa e 5,04 para o Emax e o Dissilicato experimental. Foi determinada a energia livre de superfície (ELS) através da goniometria, onde a vitrocerâmica Emax apresentou o maior valor de energia polar e total. A análise fractográfica foi realizada em Estereomicroscópio e Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV). Para avaliar o padrão de cristalização das cerâmicas foi usada a análise por difração de raios-X (DRX). As médias de dureza e tenacidade à fratura (MPa.m1/2) foram de 605,40 HV para Emax, 663,3 HV e 1,24 para Celtra Duo, 576,50 HV e 1,60 para o Dissilicato experimental e 560,60 HV e 1,9 para o Metassilicato experimental
O material que apresentou a maior susceptibilidade ao CST foi o Metassilicato experimental, e o que apresentou o maior coeficiente de CST foi o Celtra Duo.
AO0198 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Repercussões das perdas dentárias na qualidade de vida dos indivíduos e nos distúrbios respiratórios do sono
Silva VA, Seraidarian PI
Odontologia - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O edentulismo ainda é característica marcante na população e o desequilíbrio causado por esta mutilação reflete na qualidade de vida, além de ser potencial desencadeador de outras disfunções, podendo estar relacionado a distúrbios sistêmicos, como risco para doenças respiratórias do sono. Este estudo avalia o impacto do edentulismo na qualidade de vida e o risco de desenvolvimento de distúrbios respiratórios do sono desencadeado pelas ausências dentárias. Foi estudado, pela aplicação de questionários o impacto das perdas dentárias seriadas na qualidade de vida e na qualidade do sono dos participantes da pesquisa. Os 109 pacientes foram incluídos em quatro grupos, sendo grupo teste G1 (0-4 perdas dentárias), G2 (5-8), G3 (9-31) e G4 (desdentados totais). Os participantes foram avaliados e entrevistados através de dois questionários, um medindo a qualidade de vida (OHIP-14) e outro a qualidade do sono (PSQI). O teste de Kruskal-Wallis mostrou que há efeito do grupo sobre a qualidade de vida [X²(3) = 11,641; p < 0,05] e as comparações em pares mostraram que a qualidade de vida em G1 foi diferente de G2. O teste de Kruskal-Wallis mostrou que há efeito do grupo sobre a qualidade do sono [X²(3) = 37,569; p < 0,001] e as comparações em pares mostraram diferenças entre a qualidade do sono de G1 e todos os outros grupos. Houve diferenças também entre G2 e G3.
A correlação positiva e moderada entre a qualidade do sono e a progressão de perdas dentárias determinou que pacientes com menos perdas apresentaram melhor sono e menor risco a doenças respiratórias do sono, dentro da metodologia.
AO0199 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Incidência de ajustes/substituição da matriz de retenção em overdentures mandibulares retidas por 1 ou 2 implantes e dois tipos de sistemas
Melo PB, Resende GP, Leles CR
Faculdade de Odontologia - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo coorte prospectivo foi avaliar a incidência de ajustes e substituições das matrizes de retenção de overdentures mandibulares com um ou dois implantes, sendo utilizados os sistemas bola-o'ring com matriz de nylon (Neodent, Brasil - Grupos N1 e N2) ou bola-matriz elíptica com lamela de ouro (Straumann, Suíça - Grupo S1 e S2). A amostra incluiu 71 pacientes (N1=11; N2=13; S1=23; S2=24) acompanhados por um período máximo de 35 meses (média±DP=19,7±6,9), em visitas anuais de retorno (n=34) ou em consultas não programadas em caso de queixas relacionadas à retenção (38). Foram calculadas as incidências cumulativas, densidades de incidência e estimativa tempo-evento utilizando análise de Kaplan-Meier e regressão de Cox. Ocorreram 72 eventos de substituições (n=37) ou ajustes (n=35) da matriz de retenção em 40 (57,3%) pacientes (média±DP=1,04±1,26 por paciente). Não houve diferença no número total de eventos nos grupos de 1 (n=33; 45.8%) ou 2 (n=39; 54,2%) implantes (p=0.351). Nos grupos S1 e S2 foram realizados 35 ajustes e 5 substituições. O tempo para ocorrência do evento variou de 1,4 a 33,2 meses com média de 9,8 (IC95%=8,2-11,3; P50=8,5; P75=12,9), sendo que não houve diferença entre o sistema de retenção (p=0,187), número de implantes (p=0,685) e se o evento foi programado ou não (p=0,577).
Concluiu-se que a necessidade de ajuste ou substituição das matrizes de retenção é um evento recorrente em pacientes tratados com overdenture mandibular, sendo que em 75% dos casos a manutenção anual é requerida.
AO0200 - Apresentação Oral
Área: 6 - Oclusão / ATM

Avaliação dos mecanismos envolvidos na hiperalgesia inflamatória na articulação temporomandibular induzida por contato prematuro
Guimarães MFS, Abdalla HB, Napimoga MH, Silva CAT, Santos PCV, Silva WAB, Silva FA, Clemente-Napimoga JT
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Recentemente demonstramos que a oclusão traumática experimental induz um processo de hiperalgesia inflamatória na articulação temporomandibular (ATM) de ratos. Assim, o objetivo deste estudo foi elucidar os mecanismos moleculares envolvidos na hiperalgesia inflamatória induzida pela oclusão traumática em ratos. Para isso, ratos machos Wistar (± 250g n=9) foram utilizados. Os animais foram aleatoriamente divididos em 3 grupos experimentais: i) controle ou Sham; ii) 0,4mm (animais submetidos a cimentação de coroa metálica no molar inferior direito com 0,4 milímetros de discrepância oclusal); iii) 0,7mm (0,7 milímetros de discrepância oclusal). Após o período de 28 dias, os animais foram eutanasiados e o tecido periarticular sobre a ATM foi coletada para as análises moleculares. Nossos resultados demonstram que o protocolo de oclusão traumática experimental induz o aumento da liberação das citocinas inflamatórias TNF-α, IL-1β, IL-6, FKN/CX3CL1, mas não IFN-γ, quando comparados ao grupo controle (P < 0.05). Ainda, houve aumento significativo da expressão de ADAM-17 no grupo 0,7mm quando comparado aos demais (P < 0.05). A expressão de DC-STAMP não apresentou diferença estatística entre os grupos testes (P > 0.05).
Em conclusão, a hiperalgesia inflamatória na ATM induzida pelo trauma oclusal experimental é decorrente da liberação de citocinas inflamatórias que sensibilização os neurônios periféricos. Além disso, a ativação da via FKN/CX3CL1/ADAM-17 indicam processo inflamatório crônico na ATM.
AO0202 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Influência do substrato dentinário humano e bovino na citotoxicidade de materiais utilizados para cimentação de restaurações indiretas
Souza IR, Leite MLAS, Ribeiro RAO, Hebling J, de-Souza-Costa CA
Fisiologia e Patologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou se a dentina bovina (DB) pode ser uma opção segura para substituir a dentina humana (DH) em testes de citotoxicidade transdentinária de cimentos resinosos. Para isso, células odontoblastóides MDPC-23 foram semeadas sobre a superfície pulpar de discos de DH e DB (3x104/disco) posicionados em câmaras pulpares artificiais. Sobre a superfície oclusal dos discos, os seguintes tratamentos foram realizados: G1/DH e G1/DB: sem tratamento (controle negativo); G2/DH e G2/DB: Single Bond Universal (controle positivo); G3/DH e G3/DB: RelyX Luting 2; G4/DH e G4/DB: RelyX U200; G5/DH e G5/DB: RelyX Ultimate. A viabilidade das células aderidas à dentina foi determinada. Então, os extratos (meio de cultura + componentes dos materiais difundidos pelos discos) foram aplicados sobre as células cultivadas em placas de 96 compartimentos, o que permitiu analisar a viabilidade, adesão e espalhamento celular, bem como a atividade de fosfatase alcalina (ALP) e formação de nódulos de mineralização (NM) (ANOVA/Tukey; α=5%). Em G2, G3 e G5 as células exibiam menor viabilidade, atividade de ALP, formação de NM (p<0,05) e adesão quando comparadas a G1 para ambos os substratos. Esses mesmos parâmetros celulares foram estatisticamente semelhantes entre G4 e G1 (p>0,05). Não houve diferença significativa entre DH e DB quando o mesmo material foi aplicado sobre estes substratos (p>0,05).
Concluiu-se que a dentina bovina tem potencial para substituir a dentina humana em testes in vitro de citotoxicidade transdentinária de materiais dentários resinosos.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2019/05788-1)
AO0203 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Análise microestrutural e propriedades mecânicas de cerâmicas vítreas cristalizadas por energia de micro-ondas
Carvalho ABG, Ramos NC, Luz JN, Diamantino PS, Riquieri H, Grassi EDA, Cardoso BF, Saavedra GSFA
Odontologia Restauradora - INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA / ICT-UNESP-SJC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este trabalho verificou a viabilidade do processo de cristalização por energia de micro-ondas e estabeleceu um protocolo de cristalização para vitrocerâmicas, avaliando o efeito do processo na microestrutura e propriedades mecânicas das mesmas. Foram confeccionados discos em três materiais: dissilicato de lítio (DL: IPS e.max CAD) e silicatos de lítio reforçados por zircônia (SLZ1: Suprinity; SLZ2: Celtra Duo). Foram testadas três temperaturas de cristalização em forno de micro-ondas (mo): 700ºC, 770ºC e 850ºC. Testes de flexão biaxial, MEV e DRX foram utilizados para definir qual a temperatura em que as cerâmicas apresentaram melhor comportamento. Testes de densidade, translucidez, rugosidade, dureza e desgaste foram realizados com as amostras cristalizadas nas temperaturas selecionadas. Para o grupo DL-mo, a temperatura de cristalização foi 850ºC e sua resistência aumentou. Para os grupos SLZ1-mo e SLZ2-mo, a temperatura de cristalização foi 770ºC, com resistências aproximadas ao grupo controle. Translucidez e densidade demonstraram-se propriedades diretamente proporcionais. O teste de rugosidade não apresentou diferença estatística para Ra e Rsm, apenas para Rz. No teste de desgaste de três corpos, amostras cristalizadas em micro-ondas sofreram menor taxa de desgaste do que o grupo controle; enquanto para desgaste de dois corpos a forma de cristalização não foi uma variável significante.
O processo de cristalização é viável para vitrocerâmicas, e diferentes temperaturas resultam em diferentes microestruturas e propriedades mecânicas.
(Apoio: FAPESP  N° 2018/09577-2  |  FAPESP - BEPE  N° 2019/06458-5)
AO0204 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Tendência das buscas por informações relacionadas à cárie da primeira infância no Google e sua associação com a carga da doença para crianças
Aguirre PEA, Lotto M, Strieder AP, Rios D, Oliveira TM, Machado MAAM, Pereira AFF, Cruvinel T
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Cole - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo objetivou avaliar as tendências de busca dos usuários do Google sobre informações relacionadas à cárie da primeira infância (CPI) em diferentes países. Os dados relacionados aos indicadores Search Volume Index (SVI) para CPI e Disability Adjusted Life Years (DALYs) para carga da doença para crianças menores de 5 anos de idade foram respectivamente coletados nas bases Google Trends e healthdata.org. As médias anuais do índice SVI foram calculadas para observar a associação com o índice DALYs em modelos de regressão linear. As tendências das séries temporais dos valores de SVI foram analisadas por meio dos gráficos de autocorrelação e autocorrelação parcial. Modelos preditivos foram construídos para determinar a variação do índice SVI nos próximos 12 meses, de acordo com os menores valores de BIC normalizado (P<0,05). Em todos os países estudados, o nível de interesse dos usuários do Google por informações relacionadas à CPI foi mantido constante ao longo do tempo. Não foram observadas associações significativas entre a variação temporal dos indicadores SVI e DALYs.
Portanto, o interesse dos usuários do Google por informações relacionadas à CPI não está associado à dinâmica da carga da doença, podendo indicar uma falta de conhecimento da população sobre o impacto da doença na qualidade de vida das crianças e suas respectivas famílias.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2018/02563-6)
AO0205 - Apresentação Oral
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Associação da literacia em saúde com condições clínicas de saúde bucal em usuários do serviço único de saúde
Tenani CF, Sousa MLR, Batista MJ
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Atualmente as pessoas são cada vez mais desafiadas a fazer escolhas de estilo de vida saudáveis e gerenciar sua saúde. E sendo a literacia em saúde (LS) a habilidade de obter e compreender informações e serviços básicos necessários para tomar decisões em saúde, torna-se essencial nesse paradoxo saúde-doença do indivíduo. O objetivo foi investigar a LS associada à saúde bucal de usuários do serviço de saúde pública. O estudo transversal foi conduzido de julho a dezembro de 2019, com 238 adultos usuários do serviço público de saúde, em amostra probabilística de 10 Unidades básicas de saúde, em Piracicaba. Foi aplicado um questionário para obter dados socioeconômicos, de LS, e realizados exames clínicos bucais. O desfecho foi a LS (alta, média e baixa) e as variáveis independentes: condições clínicas bucais (cárie, dor, doença periodontal, perda dentária (possuir 20 e 27 elementos), placa visível, perda de inserção (>4mm e edentulismo). Foi realizada análise estatística descritiva, e teste do Qui-Quadrado, (nível de significância de 5%). Os usuários apresentaram níveis de baixa literacia 35,3% (n=84), média 35,7% (n=85), e alta 29,0% (n=69). Menores níveis da LS foram associados a mulheres mais idosas, com menor grau de instrução, clinicamente apresentando perda dentária, perda de inserção, e edentulismo.
Os resultados desse estudo mostram a associação da menor LS com desfechos de pior condição de saúde bucal, demostrando a necessidade de maior atenção do papel da LS no processo saúde-doença entre usuários de saúde pública, para estratégias de promoção de saúde pública.
(Apoio: CAPES)
AO0206 - Apresentação Oral
Área: 9 - Odontogeriatria

Influência da função mastigatória sobre o estado nutricional e a qualidade de vida relacionada à saúde bucal de idosos institucionalizados
Medeiros MMD, Pinheiro MA, Figueredo OMC, Oliveira LFS, Wanderley RL, Cavalcanti YW, Rodrigues Garcia RCM
FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Objetivou-se avaliar a influência da presença de dentes e próteses sobre a performance mastigatória (PM) e limiar de deglutição (LD) de idosos de instituições de longa permanência (ILP). A correlação da função mastigatória com o estado nutricional e qualidade de vida associada à saúde bucal (QVRSB) também foi investigada. Idosos (n=344) de ILP foram divididos em: desdentados totais usuários ou não de próteses totais (PT), e parcialmente dentados usuários ou não de próteses parciais removíveis (PPR). A PM foi avaliada por meio de goma de mascar de duas cores. O LD foi determinado por contagem dos ciclos mastigatórios realizados para mastigar 3,7g de amendoim até deglutir. O estado nutricional foi verificado por questionário Mini Nutrition Assessment Short-Form e análise de bioimpedância. A QVRSB foi avaliada utilizando Geriatric Oral Health Assessment Index (GOHAI) e Oral Health Impact Profile (OHIP-14). Kruskal-Wallis e correlação de Spearman (α<0,05) foram aplicados para análise de dados. Desdentados totais sem PT apresentaram menor PM comparado àqueles com PT e parcialmente dentados com e sem PPR (p<0,05). O LD dos idosos com PT e PPR foi maior comparado àqueles sem PT e PPR (p<0,05). A função mastigatória não foi correlacionada com o estado nutricional. Entretanto, a PM foi correlacionada (p<0,05) com GOHAI (r2=-0,154), e o LD com GOHAI (r2=0,162) e OHIP-14 (r2=-0,146).
Conclui-se que a ausência de dentes e próteses afetou negativamente a função mastigatória de idosos de ILP, a qual não foi correlacionada com o estado nutricional, mas impactou negativamente a QVRSB.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2018/06185-6)