Siga-nos nas redes sociais:

RESUMOS APROVADOS

Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2369 Resumo encontrados. Mostrando de 11 a 20


AO0011 - Apresentação Oral
Área: 5 - Dentística

Avaliação clínica longitudinal do clareamento dental de consultório com luz LED violeta (405-410 nm): resultados preliminares
Mayer-Santos E, Silva BB, Twiaschor CV, Brugnera Junior A, Zanin FAA, Shimokawa CAK, Freitas PM
Dentística - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse estudo clínico foi avaliar o efeito do tratamento clareador realizado com a luz LED violeta (405-410 nm), associado ou não a um gel clareador, na alteração cromática do dente e sensibilidade dental. Sessenta participantes foram selecionados e aleatoriamente divididos em um dos grupos de tratamento (n=15): G1 - Gel clareador a base de peróxido de hidrogênio 35% (4 sessões, 1 sessão/semana); G2 - LED violeta (405-410 nm, 4 sessões, 1 sessão/semana); G3 - LED violeta (405-410 nm, 4 sessões, 2 sessões/semana); G4 - técnica híbrida (LED violeta + PH 35% + LED violeta) (4 sessões, 1 sessão/semana). A avaliação de cor foi realizada antes, 14 dias e 3 meses após a finalização do clareamento, e avaliada pelos testes colorimétricos (objetivo e subjetivo). Adicionalmente, foi avaliada a sensibilidade dental durante e 48 horas após o clareamento. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística, considerando um nível de significância de 5%. O teste ANOVA dois fatores e teste de Tukey mostraram que, durante os diferentes momentos da avaliação, a variação de cores foi semelhante nos grupos G1 e G4, e não significante nos grupos G2 e G3, em ambas as avaliações colorimétricas. Os testes ANOVA um fator e teste de Tukey mostraram que, na avaliação de sensibilidade, G2 e G3 não apresentaram valores significantes enquanto G4 e G1 apresentaram, sendo G4 menor que G1.
Dentre as técnicas avaliadas, a técnica híbrida pode ser considerada uma alternativa promissora, pois apresentou os melhores resultados comparando-se as avaliações colorimétricas e de sensibilidade.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2016/24126-1)
AO0012 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Análise clínica da cor: tratamentos com laminados cerâmicos
Garcia GS, Batista LAP, Theodorovicz KV, Rocha F, Tonet A, Vieira-Junior WF, Sundfeld-Neto D, Pini NIP
Odontologia - ASSOCIAÇÃO MARINGÁ DE ENSINO SUPERIOR
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo avaliou, in vivo, a alteração da cor por laminados cerâmicos, em relação a espessura do laminado e tipo de dente. Dez pacientes foram incluídos. A análise de cor (VITA EasyShade) foi realizada no início, após o preparo, após a cimentação e no follow-up (7 meses). A espessura de cada laminado foi anotada. Os dados obtidos foram submetidos a análises: ANOVA e Tukey - para comparar os resultados por dente (∆L *, ∆a *, ∆b *, ∆E, ∆E00); Teste de Pearson para correlacionar espessura e mudança de cor (ⲁ=5%); e Teste de Friedman e Kruskal-Wallis ( ∆SGU). Os laminados (espessura média de 0,9 mm) resultaram em alterações em ∆b* (final X inicial, p<0,05). Apenas os caninos apresentaram alterações de ∆E perceptíveis (p<0,05). Para ∆E00, não foram encontradas diferenças (p>0,05). Houve correlação significativa (p<0,05) entre espessura da cerâmica e ∆L* (r=-0,372), ∆a * (r=0,49) e ∆b * (r=0,37). A variação de ∆SGU foi significativa ao se comparar as análises pós-cimentado X pós-preparo (p<0,05).
Os laminados cerâmicos resultam em mudança de cor (b*), produzindo diferenças objetivas em relação à análise ∆E, principalmente para caninos. Existe uma correlação em relação à espessura da cerâmica e mudança de cor após o preparo.
AO0013 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Influência de diferentes tratamentos de superfície na resistência de união adesiva de coroas de ZrO2 translúcida na estrutura dentária
Souza JPV, Monteiro RV, DeSouza GM, Santos DM, Goiato MC, Bernardon JK
Materiais Odontológicos e Prótese - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARAÇATUBA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi avaliar a influência de diferentes tratamentos de superfície na resistência de união de coroas de zircônia ao dente após envelhecimento. Para tal, 44 terceiros molares humanos hígidos receberam preparo para coroa. Para cada dente, uma coroa de zircônia translúcida foi fabricada e divididas em dois grupos: sem envelhecimento (NA) e envelhecidas (A). As coroas do grupo NA receberam tratamento de superfície com o adesivo Scotchbond universal (SBU). As coroas do grupo A foram divididas em três subgrupos, de acordo com o tratamento de superfície: controle (A.C) - SBU; alumina - jateamento com partículas de Al2O3 + SBU; sílica - silicatização + SBU. As coroas foram cimentadas com cimento resinoso RelyX Ultimate. Os espécimes do grupo NA foram armazenados em água destilada à 37ºC e os espécimes do grupo A foram envelhecidos. A resistência de união adesiva das coroas foi avaliada usando uma máquina de teste universal. A força de remoção foi registrada e a resistência de união adesiva calculada com base na força de remoção e na área superficial preparada. A análise estatística e a comparação foi realizada com ANOVA one-way e teste de Tukey (p<0,05), respectivamente.
O tratamento de superfície com alumina ou silicatização resultou em uma resistência de união maior em comparação com as coroas do grupo A.C. Quando os espécimes não foram jateados, o tratamento químico não foi suficiente para reter as coroas após o envelhecimento. A adesão de coroas de zircônia translúcida à estrutura dental é melhorada após o jateamento e não é influenciada pelo conteúdo de sílica.
(Apoio: CAPES)
AO0014 - Apresentação Oral
Área: 6 - Oclusão / ATM

Desenvolvimento de um material teste mastigável clínico para a avaliação da função mastigatória
Carneiro DE, Costa CA, Martinello PA, Wendling MM, Silva FP, Farago PV, Sánchez-Ayala A
Odontologia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo foi desenvolver um material teste mastigável de aplicação clínica. Foi confeccionada ma goma de mascar com metades ácida e básica e um indicador de pH (eritrosina). A mastigação causa a mistura entre as metades e uma reação ácido-base tornando-a neutra e gradualmente rosa. Dez sujeitos dentados mastigaram a goma e 17 cubos de Optosil® de 10 a 100 ciclos. Cada amostra foi fotografada para obter os eixos L*, a*, b* e ΔE para confeccionar uma escala de cores, segundo o número de ciclos mastigatórios. A diferença entre as amostras foi determinada por ANOVA e post-hoc de Tukey. Três examinadores compararam 30 amostras com a escala de cores para determinar a reprodutibilidade (Kappa ponderado quadrático). A equivalência entre a escala e o tamanho mediano de partícula (X50) foi dada por uma curva equidimensional. A cor inicial ficou no espectro do verde e, com o avanço da mastigação, os valores de L* e b* diminuiram e os de a* e ΔE aumentaram, indicando a mudança gradual para rosa. As médias de L*, a* e b* geraram uma escala de 11 cores, dividida em secções de acordo com as diferenças significativas: normal, deficiente, e muito deficiente. A reprodutibilidade da escala foi considerada muito boa (k > 0,9). Foi determinado o valor de X50 equivalente a cada cor da escala, segundo o número de ciclos mastigatórios, sendo estes inversamente proporcionais aos de a*.
A viabilidade de um alimento teste que permite a avaliação clínica da função mastigatória por meio da sua mudança controlada de cor e correspondência à redução de tamanho conforme o número de ciclos mastigatórios foi comprovada.
(Apoio: CAPES  |  FAPs - Fundação Araucária)
AO0015 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Infraestruturas de protocolos All-on-four confeccionadas em zircônia ou cobalto-cromo: avaliação do comportamento biomecânico
Barbin T, Del-Rio-Silva L, Velôso DV, Borges GA, Presotto AGC, Barão VAR, Groppo FC, Mesquita MF
Prótese e Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Foram avaliados os materiais zircônia (Zr) e liga de cobalto-cromo (Co-Cr) para confecção de infraestruturas de protocolos suportados por quatro implantes (All-on-four), e o efeito da aplicação de cerâmica, eletroerosão e simulação mastigatória sobre desajuste marginal, estabilidade dos parafusos protéticos e tensão. Foram usinadas dez infraestruturas de protocolos maxilares em Zr e Co-Cr (n=5/grupo). O desajuste marginal foi avaliado através do protocolo do parafuso único. A estabilidade foi avaliada 24h após o torque dos parafusos protéticos, e a tensão foi avaliada por extensometria. As análises foram realizadas antes e após aplicação cerâmica em todas as peças, e após eletroerosão apenas nas infraestruturas em Co-Cr. A estabilidade dos parafusos protéticos foi reavaliada após 106 ciclos mecânicos para ambos os materiais. A análise estatística foi feita por testes de Kruskal-Wallis e Dunn (α=0,05). Não foi observada diferença de desajuste marginal, estabilidade e tensão entre os materiais antes e após aplicação de cerâmica (P>0.05). A eletroerosão reduziu os valores de desajuste marginal e tensão para o Co-Cr (P<0.05). A simulação mastigatória reduziu a estabilidade dos parafusos para ambos os materiais (P<0.05).
A usinagem e aplicação cerâmica podem ser considerados processos seguros para confecção de protocolos em Zr e Co-Cr. A eletroerosão melhorou a adaptação para o Co-Cr. A ciclagem mecânica reduziu a estabilidade para ambos materiais.
(Apoio: FAPs - FAPESP  N° 2017/15297-0 e 2017/16303-3  |  CAPES  N° 001  |  CNPq  N° 306373/2015-7)
AO0016 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Ação antimicrobiana de dentífricos para próteses totais à base de óleos essenciais
Santos ACM, Silva-Lovato CH, Ogasawara MS, Watanabe E, Macedo AP, Oliveira VC, Bastos JK, Paranhos HFO
Reabilitação Oral - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho in vitro foi avaliar dentifrícios específicos para higienização de próteses totais à base de óleos essenciais de Bowdichia virgilioides Kunth (BvK), Copaifera officinalis (Co), Curcuma longa (Cl), Eucalyptus citriodora (Ec), Ricinus communis (Rc), Melaleuca alternifolia (Ma) e Pinus strobus (Ps) quanto a ação antimicrobiana frente a Staphylococcus aureus (Sa), Streptococcus mutans (Sm) e Candida albicans (Ca) pelo método de Poço de Difusão em Ágar. Os micro-organismos foram semeados em meios de cultura específicos (106 CFU/ mL) e posteriormente, com auxílio de canudos plásticos, foram confeccionados 03 orifícios (5,0 mm de diâmetro) em cada placa de Petri, que receberam ~20μL dos dentifrícios (01 sem óleo essencial-Grupo Controle, 01 dentifrício convencional e 07 dentifrícios experimentais). Decorrido o período de incubação, os halos de inibição do crescimento microbiano foram mensurados com régua milimétrica em 3 pontos distintos para obtenção de uma média. O teste foi realizado em 3 momentos distintos, sendo obtidos 9 medidas para cada microrganismo. Os dados foram submetidos ao teste de Kruskal-Walis e pós teste de Dunn (α=0,05) e mostraram que os dentifrícios experimentais não apresentaram ação antimicrobiana contra Sa. Entretanto, houve efetividade de BvK (p=0,543), Co (p=0,734) e Ec (p=1,000) contra Sm e de BvK, Co, Cl, Ec e Rc (p=1,000) contra Ca.
Concluiu-se que os dentifrícios de BvK, Co e Ec apresentaram ação antimicrobiana moderada contra Sm e Ca, podendo ser úteis na higienização de próteses totais.
(Apoio: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo  N° 2019/02404-8)
AO0017 - Apresentação Oral
Área: 6 - Oclusão / ATM

Avaliação do impacto do trauma oclusal experimental na sensibilização do gânglio trigeminal de ratos
Lopes MF, Abdalla HB, Napimoga MH, Santos PCV, Silva CAT, Silva WAB, Silva FA, Clemente-Napimoga JT
Odontologia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O trauma oclusal induz um estado de hiperalgesia inflamatória na articulação temporomandibular (ATM) de ratos, resultado da sensibilização dos neurônios primários periféricos que foram sensibilizados por mediadores inflamatórios. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a sensibilização do gânglio trigeminal (GT) e possível "cross-talk" com as células satélites. Para isso, ratos machos Wistar (n=12) foram submetidos a cimentação de coroas metálicas no primeiro molar inferior. Após 28 dias, os animais foram eutanasiados e amostras do gânglio trigeminal foram coletadas. Os níveis de Glutamato e Substancia P foram dosados através de ELISA. A expressão dos receptores AMPA e NMDA, assim como a ativação da ERK foram avaliadas por Western Blotting. Imunofluorescência foi utilizada para confirmar a localização da ERK. A expressão dos genes de IL-1β e COX-2 foram avaliadas através do qRT-PCR. Nossos resultados demonstram aumento significativo da expressão dos receptores AMPA e NMDA, bem como nos níveis dos neurotransmissores Glutamato e Substancia P nos grupos induzidos ao trauma oclusal (P<0,05). Ainda, aumento nos níveis de RNAm da IL-1β e da expressão de ERK foram observadas nos grupos induzidos ao trauma oclusal (P<0,05). A imunofluorescência revelou ativação das células satélites pela localização da marcação da ERK.
Em conclusão, nossos resultados demonstram que o trauma oclusal induz um mecanismo de sensibilização neuronal no GT. O "cross-talk" entre células neuronais e satélites sugerem forte indícios de um processo de cronicidade da dor.
AO0018 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Epidemiologia das perdas faciais e avaliação da perspectiva de qualidade de vida antes da reabilitação Protética Bucomaxilofacial
Dantas BCK, Gomes B, Berard LT, Elchin CB, Pinto HG, Melo RMO, Santos RLO, Coto NP
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi avaliar a epidemiologia das perdas faciais e a perspectiva de qualidade de vida de pacientes antes da reabilitação bucomaxilofacial. Por meio de um questionário preenchido em entrevista, foram investigadas as variáveis: identificação do sujeito (sexo, idade, escolaridade); origem e região da perda facial. Procurou-se identificar como os pacientes se sentiam em relação a sua perda facial, os dados foram submetidos a análise descritiva. Os pacientes apresentaram idade média de 53 anos onde a grande maioria era do gênero masculino (65,3%) de baixa escolaridade (67,4%), considerado abaixo de ensino fundamental completo. Quanto a perda facial, a adquirida foi a mais prevalente, cerca de 94,7%, dentre elas a patológica foi a mais observada (61,1%); a região mais acometida foi a ocular (80%) seguida das regiões nasal, auricular, oculopalpebral e faciais extensas (20%). Com relação à percepção de qualidade de vida foi observado que os pacientes se sentem confortáveis com a perda (65,8%), porém, esperam melhora após a reabilitação (98%).
Foi notado que para muitos pacientes a reabilitação bucomaxilofacial é um meio eficaz para a melhora da qualidade de vida do paciente mutilado.
AO0019 - Apresentação Oral
Área: 6 - Oclusão / ATM

Anestesia local diminui a hiperalgesia do masseter induzida pelo fator de crescimento nervoso
Ardestani SS, Exposto FG, Castrillon EE, Conti PCR, Bonjardim LR, Svensson P, Costa YM
Prótese e Periodontia - FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Anestésicos locais podem ser aplicados para investigar o papel das aferências periféricas em modelos de dor experimental e condições clínicas. O principal objetivo dessa investigação foi avaliar os efeitos da anestesia local na hiperalgesia do masseter induzida pelo fator de crescimento nervoso (NGF). Assim, 45 participantes saudáveis receberam de forma randomizada uma única injeção intramuscular de solução de salina isotônica (grupo IS) ou NGF e uma segunda injeção de lidocaína (grupo NGF + lidocaína) ou IS (grupo NGF + IS) no músculo masseter direito. Os parâmetros avaliados foram os escores de sensibilidade mecânica do masseter direito e esquerdo e a avaliação clínica da intensidade de dor muscular e função mandibular. As avaliações ocorreram no basal, 48 horas após a primeira injeção, imediatamente após a segunda injeção de lidocaína ou IS (exceto para o grupo IS) e 72 horas após a primeira injeção. Os testes ANOVA, Cochran Q e χ foram aplicados aos dados. O NGF causou dor muscular ao mastigar 48 e 72 horas após a primeira injeção quando comparado ao grupo IS, mas sem diferenças entre os grupos NGF + lidocaína e NGF + IS. No entanto, a sensibilidade mecânica do masseter direito imediatamente após a segunda injeção no grupo NGF + lidocaína foi significativamente menor que a do grupo NGF + IS e similar ao grupo IS.
Injeções intramusculares de anestésicos locais podem fornecer informações relevantes em relação a contribuição de mecanismos periféricos na manutenção de condições dolorosas persistentes musculoesquelética.
(Apoio: FAPs - Fapesp  N° 2015/09913-4  |  FAPs - Fapesp  N° 2018/00614-2)
AO0020 - Apresentação Oral
Área: 6 - Prótese

Avaliação de auto cuidado e higiene oral dos pacientes acometidos por perdas faciais
Gomes B, Dantas BCK, Elchin CB, Melo RMO, Berard LT, Guiguer Pinto VA, Santos RO, Coto NP
Cirurgia, Prótese e Tra - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo desse trabalho foi avaliar o auto cuidado e higiene oral dos pacientes com perdas faciais. Por meio de um questionário preenchido na forma de entrevista, foram investigadas as variáveis: Gênero, escolaridade, idade, frequência de escovação e uso do fio dental, última vez que foi ao cirurgião-dentista e sua frequência e se a perda facial influenciou na sua vontade de escovar os dentes. Foi realizado um exame físico intraoral observando a quantidade de dentes presentes na boca e a presença ou não de prótese dentária, apresentadas de forma descritiva.
Foi visto que os pacientes apresentaram idade média de 53 anos onde a grande maioria era do gênero masculino e de baixa escolaridade. Com relação a sua higiene oral, a frequência de escovação da grande maioria foi de 2 a 3 vezes ao dia ( 83,8%), e o uso de fio dental de 1 a 2 vezes ao dia (79,9%). Quanto a frequência das consultas e a última visita ao cirurgião dentista, 26,5% relatam visitas anuais porém 57,1% sequer se lembram. Cerca de 53,3% relata já ter recebido orientações sobre higiene oral. Quando questionados se a perda facial influenciou na frequência de escovação a grande maioria, cerca de 90,9%, relata maior interesse e cuidado nesse quesito. Quanto aos dados coletados referente ao exame físico intraoral, a grande maioria, cerca de 94%, já havia perdido mais de 4 dentes e possuíam próteses reabilitadoras. Pode-se observar que os pacientes acometidos de perdas faciais apresentaram saúde oral deficiente e hábitos de higiene e foram estimulados após a perda mostrando seu maior interesse no auto cuidado.